You are on page 1of 3

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS ESTADO DA BAHIA Secretaria de Educao e Cultura Ncleo de Apoio Educao Infantil - NAPEI

SEQUNCIA DE ATIVIDADES ARTES VISUAIS1 O Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil (RCNEI) organiza os contedos de Artes Visuais em dois blocos. O primeiro se refere ao fazer artstico e o segundo trata da apreciao. Esta seqncia de trabalho tem como foco o fazer artstico ainda que a apreciao se faa presente. A proposta criar situaes didticas nas quais as crianas utilizem diferentes procedimentos, materiais e suportes para criar suas produes. imprescindvel valorizar o que as crianas produzem, propiciando situaes para que avancem no seu percurso de criao artstica. Objetivos: Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu prprio repertrio e da utilizao dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espao, textura etc. Explorar e utilizar alguns procedimentos necessrios para desenhar, pintar, modelar etc. Explorar e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessrios para o fazer artstico. Explorar os espaos bidimensionais e tridimensionais na realizao de projetos artsticos. Organizar e cuidar dos materiais no espao fsico da sala. Respeitar e cuidar dos objetos produzidos individualmente e em grupo. Valorizar as suas prprias produes, as de outras crianas e a produo de arte em geral.

Seqncia provvel de atividades: 1 atividade: Oferecer s crianas diferentes materiais (lpis preto, lpis de cor, lpis de cera, tinta, carvo, giz, gravetos, botes, palitos, canudos, barbantes, retalhos etc) e diferentes suportes (papel ofcio, cartolina, lixa, papelo, papel metro etc). Organizar os materiais na sala de forma que as crianas tenham acesso. Cada criana, com o auxlio da professora, escolhe os materiais e o suporte que vai usar e, desenhando, pintando, colando etc. constri sua arte. Roda de Apreciao. Exposio dos trabalhos. Convidar as crianas a dar um passeio pelo bairro e a coletar tudo o que encontrarem que possa ser usado em uma colagem. De volta a sala, na rodinha, cada criana socializa o que coletou. Propor que faam a colagem com o que conseguiram. Roda de apreciao. Exposio dos trabalhos. Propor que desenhem o que quiserem com giz molhado em gua aucarada. Roda de apreciao. Exposio dos trabalhos. Convidar as crianas a desenharem com giz no cho (da sala, ptio ou calada). Cada criana apresenta e comenta o que desenhou (o que desenhou, que cores usou). Na rodinha, perguntar se gostaram da atividade, se foi como desenhar com giz no papel ofcio etc. Solicitar que tragam de casa objetos que possam servir para uma colagem: caixinhas, retalhos, barbantes, fios, tampilhas etc (a professora tambm deve levar algum material). Na rodinha, cada criana socializa os materiais que trouxe. Convid-las a montar um painel coletivo com os objetos. Colocar todos os objetos no centro da roda, bem como o papel metro. As crianas, com o auxlio da professora, organizam os objetos no painel e s depois colam. Ainda na rodinha, cada criana comenta o que achou da atividade e do resultado final do trabalho do grupo. Expor o painel. Propor que modelem livremente. Oferecer palitos de fsforo e picol. Roda de apreciao.

2 atividade: 3 atividade: 4 atividade: 5 atividade: 6 atividade: 7 atividade: 8 atividade:


1

Entregar a cada criana uma folha com uma colagem de parte de uma figura para que desenhem a partir disso. Roda de apreciao. Exposio do painel. Realizar a leitura de uma histria.

Seqncia elaborada pela coordenao pedaggica da Educao Infantil

9 atividade: 10 atividade: 11 atividade:

Perguntar as crianas o que mais gostaram na histria. Convid-las a desenhar a parte da histria que mais gostaram. Roda de apreciao. Exposio dos trabalhos. Propor que faam uma pintura livre com tinta guache, utilizando o pincel. Incentivar as crianas a misturar cores. Roda de apreciao: Cada criana comenta quais misturas fez e quais resultados obteve. Exposio. Convidar as crianas a reproduzir o desenho que fizeram na aula 8 em escala maior. Fornecer a cada criana um pedao de papel metro maior que a folha de ofcio. Roda de apreciao. Exposio. Disponibilizar de forma organizada (em caixas, por exemplo), os diferentes materiais que as crianas e a professora vem trazendo de casa desde o incio da sequncia (caixas, pedaos de madeira, embalagens, retalhos, tampilhas, barbante etc) e propor que escolham o que vo usar para construir algo (um objeto, um brinquedo). A professora deve auxiliar na escolha dos materiais e na construo dos objetos. Concluir a construo do objeto. Roda de apreciao Desenho raspado: Colorir toda a extenso do papel com lpis de cera, pintado forte e livremente. Cobrir toda a pintura com tinta guache preta. Depois de seco desenhar com prego, tampa de caneta esferogrfica ou qualquer outro material pontiagudo. Roda de apreciao. Exposio. Pintura soprada: Molhar a ponta de um canudo de refrigerante em guache e soprar em papel oficio. Roda de apreciao. Exposio. Colocar um objeto sobre a mesa e sugerir que faam o seu desenho. Roda de apreciao. Exposio. Solicitar que cada criana traga uma lixa para a prxima aula. Propor que desenhem livremente sobre a lixa. Roda de apreciao: Como foi desenhar na lixa? Exposio. Propor que modelem livremente. Oferecer palitos de fsforo e picol. Roda de apreciao. Construo de mais um objeto. (Repetir as aulas 12 e 13) Propor que pintem a dedo com tinta guache. Roda de apreciao Exposio.

12 atividade: 13 atividade:

14 atividade: 15 atividade: 16 atividade: 17 atividade: 18 atividade: 19 atividade: Avaliao

Alguns aspectos a serem observados no processo avaliativo: A forma como a criana escolhe os materiais a serem utilizados, se planeja ou se escolhe aleatoriamente. A evoluo das produes da criana: desenho, colagem, pintura, modelagem, construes: o traado, as cores que utiliza, o planejamento, a aproximao entre a inteno e o produto final. Se valoriza e cuida de suas prprias produes e das produes do grupo. A forma como se posiciona ao apreciar sua prpria produo e as dos colegas. Observaes: - Ao iniciar a seqncia didtica, o professor deve solicitar que as crianas estejam trazendo os materiais necessrios para construo de objetos, tais como: retalhos, pedaos de madeira, barbante, pedaos de fio, papel, papelo, caixas e embalagens em geral, tampilhas etc.

- Roda de Apreciao: Momento em que cada criana apresenta o que produziu; comenta sobre o que foi fcil e o que foi difcil fazer; que materiais utilizou; o que achou do resultado; se gostou da atividade, por que; quais cores usou, por que; o que achou do trabalho do outro etc. - Todas as produes das crianas precisam ser datadas e expostas, seja no varal da sala, no mural da escola ou em um outro espao. Depois de alguns dias devem ser arquivadas a fim de acompanhar o processo evolutivo de cada criana.

You might also like