You are on page 1of 4

COMISSO DIRETORA PARECER N 542, DE 2013

Redao final do Projeto de Lei do Senado n 240, de 2013 Complementar.

A Comisso Diretora apresenta a redao final do Projeto de Lei do Senado n 240, de 2013 Complementar, que altera a Lei Complementar n 62, de 28 de dezembro de 1989, a Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1966 (Cdigo Tributrio Nacional), e a Lei n 8.443, de 16 de julho de 1992 (Lei Orgnica do Tribunal de Contas da Unio), para dispor sobre os critrios de rateio do Fundo de Participao dos Estados e do Distrito Federal (FPE); e revoga dispositivos da Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1966.

Sala de Reunies da Comisso, em 18 de junho de 2013.

ANEXO AO PARECER N 542, DE 2013.

Redao final do Projeto de Lei do Senado n 240, de 2013 Complementar.

Altera a Lei Complementar n 62, de 28 de dezembro de 1989, a Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1966 (Cdigo Tributrio Nacional), e a Lei n 8.443, de 16 de julho de 1992 (Lei Orgnica do Tribunal de Contas da Unio), para dispor sobre os critrios de rateio do Fundo de Participao dos Estados e do Distrito Federal (FPE); e revoga dispositivos da Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1966.

O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1 O art. 2 da Lei Complementar n 62, de 28 de dezembro de 1989, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 2 Os recursos do Fundo de Participao dos Estados e do Distrito Federal (FPE), observado o disposto no art. 4, sero entregues da seguinte forma: I os coeficientes individuais de participao dos Estados e do Distrito Federal no FPE a serem aplicados at 31 de dezembro de 2015 so os constantes do Anexo nico desta Lei Complementar; II a partir de 1 de janeiro de 2016, cada entidade beneficiria receber valor igual ao que foi distribudo no correspondente decndio do exerccio de 2015, corrigido pela variao acumulada do ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA) ou outro que vier a substitu-lo e pelo percentual equivalente a 75% (setenta e cinco por cento) da variao real do Produto Interno Bruto nacional do ano anterior ao ano considerado para base de clculo; III tambm a partir de 1 de janeiro de 2016, a parcela que superar o montante especificado no inciso II ser distribuda proporcionalmente a coeficientes individuais de participao obtidos a partir da combinao de fatores representativos da populao e do inverso da renda domiciliar per capita da entidade beneficiria, assim definidos:

a) o fator representativo da populao corresponder participao relativa da populao da entidade beneficiria na populao do Pas, observados os limites superior e inferior de, respectivamente, 0,07 (sete centsimos) e 0,012 (doze milsimos), que incidiro uma nica vez nos clculos requeridos; b) o fator representativo do inverso da renda domiciliar per capita corresponder participao relativa do inverso da renda domiciliar per capita da entidade beneficiria na soma dos inversos da renda domiciliar per capita de todas as entidades. 1 Em relao parcela de que trata o inciso III do caput, sero observados os seguintes procedimentos: I a soma dos fatores representativos da populao e a dos fatores representativos do inverso da renda domiciliar per capita devero ser ambas iguais a 0,5 (cinco dcimos), ajustando-se proporcionalmente, para esse efeito, os fatores das entidades beneficirias; II o coeficiente individual de participao ser a soma dos fatores representativos da populao e do inverso da renda domiciliar per capita da entidade beneficiria, observados os ajustes previstos nos incisos III e IV deste pargrafo; III os coeficientes individuais de participao das entidades beneficirias cujas rendas domiciliares per capita excederem valor de referncia correspondente a 72% (setenta e dois por cento) da renda domiciliar per capita nacional sero reduzidos proporcionalmente razo entre o excesso da renda domiciliar per capita da entidade beneficiria e o valor de referncia, observado que nenhuma entidade beneficiria poder ter coeficiente individual de participao inferior a 0,005 (cinco milsimos); IV em virtude da aplicao do disposto no inciso III deste pargrafo, os coeficientes individuais de participao de todas as entidades beneficirias devero ser ajustados proporcionalmente, de modo que resultem em soma igual a 1 (um). 2 Caso a soma dos valores a serem distribudos, nos termos do inciso II do caput, seja igual ou superior ao montante a ser distribudo, a partilha dos recursos ser feita exclusivamente de acordo com o referido inciso, ajustando-se proporcionalmente os valores. 3 Para efeito do disposto neste artigo, sero considerados os valores censitrios ou as estimativas mais recentes da populao e da renda domiciliar per capita publicados pela entidade federal competente. (NR) Art. 2 O art. 92 da Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1966 (Cdigo Tributrio Nacional), passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 92. O Tribunal de Contas da Unio comunicar ao Banco do Brasil S.A., conforme os prazos a seguir especificados, os coeficientes individuais de participao nos fundos previstos no art. 159, inciso I, alneas a, b e d, da Constituio Federal que prevalecero no exerccio subsequente:

I at o ltimo dia til do ms de maro de cada exerccio financeiro, para cada Estado e para o Distrito Federal; II at o ltimo dia til de cada exerccio financeiro, para cada Municpio. Pargrafo nico. Far-se- nova comunicao sempre que houver, transcorrido o prazo fixado no inciso I do caput, a criao de novo Estado a ser implantado no exerccio subsequente. (NR) Art. 3 Para os coeficientes dos Estados e do Distrito Federal que vigoraro no exerccio de 2013, a comunicao referida no caput do art. 92 da Lei n 5.172, de 1966, ser feita at 30 (trinta) dias aps a publicao desta Lei Complementar. Art. 4 O art. 102 da Lei n 8.443, de 16 de julho de 1992 (Lei Orgnica do Tribunal de Contas de Unio), passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 102. Entidade competente do Poder Executivo federal far publicar no Dirio Oficial da Unio, para os fins previstos no inciso VI do art. 1 desta Lei, a relao das populaes: I at 31 de dezembro de cada ano, no caso dos Estados e do Distrito Federal; II at 31 de agosto de cada ano, no caso dos Municpios. Pargrafo nico. Far-se- nova comunicao sempre que houver, transcorrido o prazo fixado nos incisos I e II do caput, a criao de novo Estado ou Municpio a ser implantado no exerccio subsequente. (NR) Art. 5 Revogam-se os arts. 86 a 89 e 93 a 95 da Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1966 (Cdigo Tributrio Nacional). Art. 6 Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicao, produzindo efeitos financeiros no primeiro ms que se iniciar aps 60 (sessenta) dias dessa data.

You might also like