You are on page 1of 2

Sheet1

TABELAS DE DIRETORIOS NO LINUX


DIRETORIO / /bin /boot /dev /etc /home /lib /lost+found /media /mnt /opt /proc /root /sbin DESCRIAO Este diretrio root forma a base do sistema de arquivos.Todos os arquivos e diretrios esto contidos em root, no importando sua localizao fisica. Diretrio de programas executveisque fazem parte do S.O. Muitos comandos do Linux esto localizados neste diretrio. Contm o KERNEL Linux e outros arquivos necessrios para os gernciadores de inicilizao GRUB ou GRUB 2 e LILO. Contm arquivos especiais que representam os dispositivos anexados ao sistema: parties do HD, pen-drives, hd externos, floppy, cameras e etc... Contm a maioria dos arquivos de configurao de sistema e scripts de inicializao ( /etc/rc.d ). localizao convencional dos arquivos dos usurios. (Por exemplo: o diretrio raizdo usurio USUARIO /home/USUARIO). Tambm representado no terminal por: ~ Locallizao convencional dos arquivos das bibliotecas de todos os programas utilizados pelos usurios, que esto armazenados nos diretrios: /sbin e /bin (incluindo os modulos de drivers carregaveis - modules). OBS: Modules, nada mais so do que partes do kernel, carregadas em memria quando solicitadas por algum programa ou dispositivo, e descarregadas quando no estiverem mais em uso. Diretrio de arquivos perdidos. Cada partio do disco tem um diretrio /lost+found Diretrio usado para se montar sistemas de arquivos em midias removveis, como drivers de CD/DVD-ROM, disquetes e drivers zip.Comtm sub-diretrios /media/floppy/ para montar disquetes, /media/cdrom/ para montar drivers de CD/DVD-ROM e assim por diante... Diretrio de sistemas de arquivos montados temporariamente. Fornece uma grande rea para instalao de grandes pacotes de software. OpenOffice.org um exemplo de pacopte que instalado no / opt . um diretrio especial que contm varias informaes sobre os processos executados no sistema LINUX. diretrio raizx para o usurio ROOT Contm os arquivos executaveis que representam os comandos utilizados em tarefas de administrao do sistema pelo usurio ROOT. Comandos como 'halt' e 'shutdown' residem no diretrio /sbin .
Page 1

Sheet1

/srv /sys /tmp /usr * /var ** /selinux

Contm os dados para os servios de FTP, por exemplo, oferecidos pelo sistema e outros. Diretrio especial que contm informaes sobre os dispositivos e como eles so vistos pelo KERNEL Linux. um diretrio temporrio que qualquer usurio pode usar como rascunho ou seja significa que todo o contedo neste diretrio no considerado importante e, geralmente, excludo sempre que o sistema reinicializado. Contm os subdiretrios para muitos programas importantes, como o Sistema X Window (no diretrio /usr/X11R6) e o manualonline. contem diversos arquivos do sistema (registros). Bem como os diretrios para abrigar outras informaes, como arquivos do servidor FTP e servidor WEB annimo. O diretrio citado contm uma estrutura de segurana do Linux usada para servi,os de servidores. A estrutura SELinux (Security Enhanced Linux) uma camada de segurana extra para servidores que limita as aes dos usurios e programas pela imposio de polticas de segurana por todo o sistema operacional. As restries impostas por suas polticas fornecem segurana extra contra acesso no autorizado.

*ANEXO 1 - SUBDIRETRIOS /usr


/usr/X11R6 /usr/bin /usr/games /usr/include /usr/lib /usr/local /usr/sbin Contm o software do sistema X Window Contm arquivos executveis para muitos outros comandos Linux, inclusive programas utilitrios que geralmente so disponibilizados em Linux, mas que no fazem parte do S.O central do linux Contem alguns jogos antigos do Linux Contm os arquivos principais (nomes de arquivos que terminam com .h) para as linguagens de programao C e C++. tambem inclui arquivos do X11 em diretrio especificos /usr/include/X11 e os arquivos principais do Kernel Linuxno diretrio /usr/incude/linux. onde ficam as bibliotecas para linguagens C e C++ e muitas outras como as dos BD's e de kits de ferramentas graficas. O prprio nome j uma dica. Contm arquivos locais. Nele deve conter qualquer programa executvel desenvolvido em seu sistema e o mesmo estar no subdiretrio /usr/local/bin

Page 2

You might also like