You are on page 1of 6

Tipos de Copos Nome Imagem

Copo Americano: o copo do povo, com todo o respeito. Para se tomar uma boa cerveja na "padoca" o copo americano indispensvel.

Copo Baloon: algumas vezes esta denominao utilizada erroneamente para o copo do tipo snifter. Trata-se de um copo verstil servindo desde coquetis, cervejas atvinhos. Atualmente, para coquetis o copo do tipo hurricane mais utilizado. 450 600 ml. Brandy snifter ou copo de conhaque: o nome uma aluso ao ato de de se inalar os aromas do cognac e outrosbrandies. Tradicionalmente este copo tem a haste curta e o bojo arredondado de modo que a palma da mo possa aquecer o copo e assim desprender o bouquet da bebida. Atualmente os produtores decognacs tm direcionado o seu marketing para que se beba estes famosos brandiestambm com gelo, como comum nos EUA. Neste caso o copo mais apropriado seria um on-the-rocks. tambm conhecido como copo napolon. Com tamanhos desde 100 at 1.500 ml.

Caneca de Chopp: as mugs disputam com as tulipas a preferncia dos bebedores de chope. Muitas vezes so armazenadas em congeladores e existem nos mais diversos formatos e tamanhos, sendo algumas gigantescas, utilizadas principalmente em festivais.

Cognac / Sommelier: diferentemente do copo brandy snifter, este copo no to bojudo e tem a haste mais alta. Prprio para a degustao de cognacs. 180 ml.

Coquetel / Martini: a tradicional taa de coquetel imprescindvel em qualquer bar. A sua sofisticao e elegncia mpar contrasta com uma silueta de linhas retas e sbrias. Traduz todo o glamour dos anos de reinado dos coquetis clssicos. Serve coquetis gelados (mas sem gelo), no combina muito bem com decoraes mais vistosas e nem com canudos, mesmo que cortados. De 90 180 ml.

Coffee mug: tambm chamado de toddy ou caneca para hot drinks, usada especficamente para coquetis quentes, como o irish coffee. 450 ml.

Cordial, pony ou clice/taa de licor: um dos souveniers prediletos da clientela que gosta de embolsar (literalmente) lembranas dos restaurantes. Existem nos mais diversos formatos, tendo em geral de 35 60 ml.

Flute: esta taa fina e elegante, que tem o formato parecido com uma flauta, substituiu a antiga taa de champagne(semelhante uma taa martini um pouco mais arredondada) justamente por reter por mais tempo o perlage que se desprende do champagne ou espumante. Serve de 180 280 ml.

Highball: o tradicional copo long drink para servirbebidas destiladas ou coquetis refrescantes com bastante gelo e adicionandose club soda, gua, refrigerante ou suco. Os mais esguios so chamados de collins, numa referncia famlia de drinques do mesmo nome. 250 410 ml.

Hurricane: copo feito sob medida para servircoquetis tropicais e refrescantes. Combina com as mais extravagantes decoraes e pode ser substituido pelobaloon, menos usado atualmente. 450 ml.

Margarita: copo especfico para se servir o coquetel margarita, principalmente se for frozen.Em algumas marcas a haste tem o formato de um cacto. De 350 500 ml.

Old fashioned: clssico copo para servir whisky puro ou com gelo, tambm muito usado para vrios coquetis, como o prprio old fashioned. Tem de 180 350 ml.

On-the-rocks: tambm chamado de double old-fashioned, tem um formato mais apropriado para servir bebidas com gelo, conforme sugere o seu nome. Em geral, de 350 ml.

Pilsener / Copo de cerveja: semelhante a tulipa, sendo no entanto mais alto e com design mais sofisticado. De 350 500 ml.

Rocks: uma variao dos tipos on-the-rocks eoldfashioned. Tm se popularizado no pas com a proliferao de redes de restaurantes americanos. 250 350 ml.

Sherry: em ingls o mesmo que xerez (ou jerez) e o copo usado para servir vinhos fortificados. Alm do prprio xerez, omadeira e o vinho do porto. Tambm pode substituir o copo do tipo cordialpara servir licores ou ainda para grappa. 90 180 ml.

Shot: o tpico copo do cowboy americano e tambm chamado de yankee shot. Serve bebidas sem gelo e geralmente puras, mas tambm pode-se preparar coquetis em camadas neste pequeno copo que tem de 35 60 ml. O seu similar brasileiro o copo de pinga, muito popular em cachaarias, botecos e padarias.

Tulipa: disputa com a caneca a preferncia para se beber chope. Muito popular no Brasil, encontrada em quase todos os bares. Entre 350 e 370 ml.

Tumbler: tambm chamado de cooler, o tipo de copo para long ou tall drinks, servidos com bastante gelo, tanto para bebidas puras como para coquetis refrescantescom misturas de sucos, gua ou refrigerantes. Pode ser substitudo pelohighball. 300 450 ml.

Vinho: tinto, branco, bordeaux, bourgogne,chianti, ros, bea ujolais. A variedade de copos para vinhos quase proporcional variedade de vinhos disponveis. Exageros parte, muitos especialistas sugerem que, principalmente para iniciantes, basta um tipo de copo para o servio de vinhos, desde que observadas algumas "regras". Cristal fino transparente, incolor, liso, haste longa e com a abertura ligeiramente estreitada.

Vodka / Steinhger: copo semelhante ao shot porm um pouco mais alongado, tradicionalmente usado para servir destilados gelados, porm sem gelo, mas tambm pode ser usado para tequila pura e outras bebidas.

Obs.: . As medidas dos copos utilizados nesta relao visam apenas ser uma referncia do tamanho destes copos, uma vez que constumam variar de um fabricante para outro. . Existem outros tantos tipos de copos que no constam desta relao por considerarmos que os que aqui esto abrangem a maior parte dos tipos.

You might also like