You are on page 1of 49

Exerccios de Qumica Classificao Peridica

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Ufpe) Na(s) questo(es) a seguir escreva nos parnteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa. 1. Considere os seguintes processos: (a) X (g) X (g) + e- (g) (b) X (g) X (g) + e- (g) (c) Y (g) + e- (g) Y- (g) Pode-se afirmar que: ( ) A variao de entalpia da reao (c) a eletroafinidade do tomo Y. ( ) Se Y for o tomo de um halognio, podemos dizer que o processo (c) libera energia. ( ) A energia necessria para a realizao do processo (b) menor que a necessria para o processo (a). ( ) Os processos (a) e (b) exprimem, respectivamente, a primeira e segunda energias de ionizao do tomo X. ( ) O raio inico de X maior que o de X. TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES. (Uerj) A tabela de Mendeleiev, ao ser apresentada Sociedade Russa de Qumica, possua espaos em branco, reservados para elementos ainda no descobertos. A tabela foi assim organizada a partir da crena de Mendeleiev na existncia de relaes peridicas entre as propriedades fsico-qumicas dos elementos. 2. Ao analisar a tabela de Mendeleiev, Berlikov, um jovem qumico, criticou-a fazendo a seguinte pergunta: "Pode a natureza ter espaos em branco?" Do ponto de vista do mtodo cientfico, a pergunta reflete a ausncia de:

a) lei fsica b) hiptese plausvel c) modelo matemtico d) observao experimental

3. Dois dos elementos, ento representados pelos espaos em branco, hoje so conhecidos como glio (Ga) e germnio (Ge). Mendeleiev havia previsto, em seu trabalho original, que tais elementos teriam propriedades qumicas semelhantes, respectivamente, a: a) estanho (Sn) e ndio (In) b) alumnio (A) e silcio (Si) c) cobre (Cu) e selnio (Se) d) zinco (Zn) e arsnio (As)

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Cesgranrio) A gota ocorre quando h muito cido rico no sangue, nos tecidos e na urina. O cido rico cristaliza-se nas articulaes, agindo como abrasivo e causando sensibilidade e dor. O cido rico um subproduto de determinados alimentos, portanto, esse problema est intimamente relacionado alimentao. As purinas, por exemplo, so constituintes das nucleoprotenas das quais derivado o cido rico. Com relao gota, o texto abaixo faz outras recomendaes sobre os suplementos nutricionais. Suplemento: Complexo B mais cido flico. Comentrios: Evite ingesto de niacina; cido flico importante no metabolismo de nucleoprotena. Suplemento: Vitamina C. Comentrios: Reduz cido rico plasmtico. Suplemento: Germnio. Comentrios: Alivia a dor; reduz a sensibilidade. Suplemento: Vitamina E. Comentrios: Neutraliza radicais livres e melhora a circulao. Suplemento: Zinco. Comentrios: importante no metabolismo de protenas e na regenerao de tecidos.

1|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Suplemento: Clcio e Magnsio(quelado). Comentrios: Funcionam durante o sono. Suplemento: Vitamina A. Comentrios: poderoso antioxidante. 4. A respeito dos elementos qumicos indicados no texto de suplementos nutricionais e que se localizam no grupo 2A da tabela peridica dos elementos, est correto afirmar que: a) o nmero de oxidao deles, em qualquer composto, sempre-2 (negativo 2). b) os seus xidos tm carter cido. c) os seus tomos se unem aos tomos de cloro (na formao de sais) por meio de ligaes covalentes. d) os seus tomos no estado fundamental possuem 2 eltrons na camada de valncia. e) possuem eletronegatividade maior do que todos os elementos situados no grupo 7A. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Ufc) Na(s) questo(es) a seguir escreva no espao apropriado a soma dos itens corretos. 5. A tabela peridica dos elementos contm uma grande quantidade de informaes e utilizada na previso das propriedades fsicas e qumicas dos elementos e seus compostos, servindo de base para a compreenso das ligaes qumicas. Assinale as alternativas corretas, consultando a tabela peridica: 01. Os elementos qumicos so distribudos na tabela peridica em ordem crescente de seus nmeros atmicos, de forma que elementos possuidores de propriedades fsicas e qumicas semelhantes situemse em colunas verticais denominadas grupos. 02. As propriedades peridicas dos elementos so, tambm, funo das suas massas atmicas. Portanto, excepcionalmente, as posies relativas de alguns elementos, tais como Iodo e Telrio, Argnio e Potssio, Cobalto e Nquel so mantidas invertidas na tabela peridica moderna em homenagem a Mendellev.

04. Dentre os elementos: Mg, S, A e Te, o que possui maior eletronegatividade o Te. 08. A configurao eletrnica do on Cu no estado fundamental representada por [Ar]3d. 16. O elemento de configurao eletrnica, no estado fundamental, [Ar]3d4s o Ferro. Soma ( )

TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES. (Uel) A(s) questo(es) a seguir est(o) relacionada(s) com a representao da classificao peridica abaixo. Nessas questes, os elementos qumicos esto genericamente representados por A, B, C, D, E, F, G, H, J, K, V, W, X, Y e Z. 6.

Considere as informaes a seguir sobre os elementos qumicos A, B, C, D e E. - O tomo neutro do elemento A tem 10 eltrons. - A, B- e C so isoeletrnicos. - D pertence ao 5 perodo e ao mesmo grupo de C, da classificao peridica. - Entre os elementos de transio, E o de menor nmero atmico. Com base nessas informaes, INCORRETO afirmar: a) A um gs nobre. b) B um halognio. c) C um metal alcalino terroso. d) A configurao eletrnica da camada de valncia de D 5s. e) E pertence ao 4 perodo da classificao peridica.

2|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

7.

8. Identifique, entre os trs elementos qumicos mencionados, aquele que pertence ao terceiro perodo da tabela peridica. Escreva seu smbolo e o nmero total de eltrons do seu nvel mais energtico. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Ufpr) Na(s) questo(es) a seguir, escreva no espao apropriado a soma dos itens corretos. 9. A respeito da classificao dos elementos qumicos na tabela peridica, correto afirmar que:

Considere as informaes a seguir sobre os elementos qumicos F, G, H, J e K. - O elemento F forma uma substncia simples diatmica, essencial para a respirao. - G, H e J pertencem ao mesmo perodo da classificao peridica. - K e F formam um composto covalente, de P.F. igual a 0C e P.E. igual a 100C, a 1atm de presso, essencial para os processos vitais. - G e F formam um composto inico de frmula GF. - O nmero atmico de H 34 e o ncleo de J tem um prton a mais. Com base nessas informaes, INCORRETO afirmar. a) F pertence ao grupo 16 e ao 2 perodo da classificao peridica. b) G um metal alcalino-terroso do 4 perodo da classificao peridica. c) F e H pertencem ao mesmo grupo da classificao peridica. d) O nmero atmico de K 1. e) F e J formam um composto inico de frmula JF. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Ufrj) O carbono apresenta diferentes formas cristalinas alotrpicas. O diamante, de ocorrncia natural rara, tem a mesma estrutura cristalina do silcio e do germnio, os quais podem ser empregados na fabricao de dispositivos semicondutores. Recentemente, foi descoberto como produzir diamante com pureza suficiente para, tambm, ser utilizado na fabricao de semicondutores.

01) O fato dos elementos de um mesmo grupo apresentarem o mesmo nmero de eltrons na camada de valncia no faz com que suas propriedades fsico-qumicas sejam semelhantes. 02) Os elementos pertencentes a um mesmo perodo esto dispostos, na tabela peridica, em ordem crescente de numero atmico. Cada perodo se encerra quando o elemento apresenta configurao eletrnica estvel de gs nobre. 04) Elementos de uma mesma famlia apresentam o mesmo nmero quntico principal da camada de valncia. 08) Todos os elementos que possuem configurao eletrnica igual a ns na camada de valncia so chamadas de metais alcalinos. 16) Todos os elementos que possuem configurao eletrnica a ns na camada de valncia so chamadas de metais alcalinoterrosos. 32) No final de cada perodo, observam-se os elementos que possuem pequena tendncia reatividade qumica. Este comportamento reflete a configurao da camada de valncia com octeto completo. Soma = ( )

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Unb) Linus Pauling desenvolveu o conhecimento relativo a princpios fundamentais relacionados natureza das ligaes qumicas e estrutura das molculas, propiciando explicaes em torno das propriedades da matria. A partir de 1936, juntamente com assistentes e colegas, dedicou-se ao estudo das propriedades de sistemas vivos. Em 1960, introduziu a Medicina Ortomolecular, termo utilizado por Pauling para denominar uma nova rea do conhecimento, que consiste no estudo do s racional de nutrientes, que

3|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

inclui a administrao de megadoses de minerais e vitaminas. Pauling assegurou, em 1972, que a vitamina C poderia aliviar, prevenir e, em certos casos, curar o cncer, o que gerou uma polmica que dura at hoje. Tanto as vitaminas quanto os sais minerais agem nos diferentes ciclos metablicos do organismo, ajudando na produo de trifosfato de adenosina (ATP), fone mais comum de energia nos sistemas biolgicos. 10. A Medicina Ortomolecular estuda o papel bioqumico de certos metais, que so fundamentais para o equilbrio de determinados metabolismos do organismo. O ferro, por exemplo, por participar do transporte de oxignio, determina, quando deficitrio, um decrscimo da produo de energia na oxidao dos substratos alimentares, resultando na diminuio da atividade celular e da disponibilidade de energia para o esforo. A compreenso da atuao dos metais no metabolismo celular pode ser feita com base no estudo de suas propriedades, incluindo a natureza de suas ligaes qumicas, a partir da tabela peridica. Com o auxlio do texto, julgue os itens que se seguem. (1) O desenvolvimento da Medicina Ortomolecular deveu-se a Mendeleyev, que determinou o nmero atmico dos metais estudados em sua proposta de classificao peridica. (2) No "transporte de oxignio" no organismo humano, as ligaes qumicas formadas com os tomos de ferro devem ser ligaes metlicas. (3) A "oxidao dos substratos alimentares" um processo cuja variao de entalpia negativa. (4) Utilizando-se o diagrama proposto por Linus Pauling, correto concluir que um elemento qumico cujo tomo tenha doze prtons deve ser metal e pertencer ao grupo 2 e ao terceiro perodo da tabela peridica. (5) Espera-se que a energia necessria para remover um eltron de um tomo de ferro isolado no estado gasoso seja menor que a energia necessria para fazer o mesmo com um tomo de oxignio, nas mesmas condies.

11. (Udesc) O elemento qumico bismuto usado em ligas metlicas para prteses sujeitas a grande atrito; alm disso, a farmacopia de seus sais bastante vasta. O carbonato bsico de bismuto neutralizante gstrico; o citrato de bismuto indicado contra diarria e irritao gstrica; e o galato bsico, cuja frmula

usado como anti-sptico de feridas, queimaduras, lceras e eczemas. a) DISCORRA sobre as propriedades fsicas e qumicas gerais do bismuto que favoream o seu emprego (tenha por base sua posio na tabela peridica). Cite, por exemplo, o nmero atmico, compare seu ponto de fuso e sua densidade com outros elementos, citando tambm o estado fsico, e o(s) nmero(s) de oxidao(es) provvel(eis), etc. b) DESCREVA os grupos funcionais que compem a estrutura, no texto, do galato bsico de bismuto. c) Mantendo-se os mesmos grupos funcionais, que modificaes poderiam ser introduzidas na estrutura do galato bsico de bismuto? 12. (Unirio) O diagrama a seguir representa tomos de elementos com eltrons distribudos em quatro nveis energticos e que se situam nos blocos s, p e d da Classificao Peridica.

4|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Considerando que s, p e d so conjuntos de tomos que apresentam, respectivamente, orbitais s no ltimo nvel, orbitais p no ltimo nvel e orbitais d no penltimo nvel e que formam os subconjuntos R, X e Q, s no podemos afirmar corretamente que: a) um tomo situado em Q pertence ao subgrupo A, do grupo 1 ou 2 da Classificatria Peridica. b) um tomo situado em Q tem nmero atmico 19 e 20. c) os tomos situados em X tm nmeros atmicos que variam de 19 a 36. d) os tomos situados em R tm nmeros atmicos que variam de 21 a 30. e) os tomos situados em R so elementos classificados como metais. 13. (Puccamp) Os tomos ISBAROS X e Y pertencem a metal alcalino e alcalino-terroso do mesmo perodo da classificao peridica. Sabendose que X formado por 37 prtons e 51 nutrons, pode-se afirmar que os nmeros atmicos e de massa de Y so, respectivamente, a) 36 e 87 b) 37 e 87 c) 38 e 87 d) 38 e 88 e) 39 e 88 14. (Fei) Sabendo-se que o subnvel mais energtico de um tomo do elemento A o 4s e de outro tomo do elemento B o 3p, assinale a alternativa correta: a) os ons dos tomos dos referidos elementos so isoeletrnicos b) o tomo do elemento A apresenta menor raio atmico que o tomo do elemento B c) o tomo do elemento A apresenta 3 camadas d) o tomo do elemento B apresenta um total de 18 eltrons e) os elementos A e B so metais

15. (Cesgranrio) O elemento mangans no ocorre livre na natureza e, combinado, encontra-se na forma de uma variedade de minerais, como pirolusita (MnO), manganita (MnO.HO), ausmanita (MnO) e outros. Extrado dos seus minerais, pode ser empregado em ligas de ao (britadores, agulhas e cruzamentos ferrovirios), ligas de baixo coeficiente trmico (bobinas de resistncia), etc. A respeito desse elemento qumico, correto afirmar que: a) lquido em condies ambientais. b) se trata de um ametal. c) se trata de um metal alcalino terroso. d) os seus tomos possuem dois eltrons no subnvel de maior energia. e) os seus tomos possuem dois eltrons na camada de valncia. 16. (Ufrj) O elemento cloro apresenta dois istopos mais abundantes na natureza, um com 18 nutrons e o outro com 20 nutrons. a) Determine os nmeros de massa desses dois istopos do cloro. b) Selecione, na tabela peridica, o metal mais eletronegativo que pertence ao mesmo perodo que o cloro. Escreva a frmula qumica e o nome do composto formado pelo cloro e por esse metal. 17. (Ufmg) Com relao aos ons K e C-, INCORRETO afirmar que Dados Nmeros atmicos: K = 19; C = 17; Ar = 18 a) ambos apresentam o mesmo nmero de eltrons que o tomo de argnio. b) o nion C- maior que o tomo neutro de cloro. c) o tomo neutro de potssio absorve energia para se transformar no ction K. d) um eltron transferido do C- para o K, quando esses ons se ligam.

5|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

18. (Ita) Considere as seguintes afirmaes: I. O nvel de energia de um tomo, cujo nmero quntico principal igual a 4, pode ter, no mximo, 32 eltrons. II. A configurao eletrnica 1s 2s 2p 2p representa um estado excitado do tomo de oxignio. III. O estado fundamental do tomo de fsforo contm trs eltrons desemparelhados. IV. O tomo de nitrognio apresenta o primeiro potencial de ionizao menor que o tomo de flor. V. A energia necessria para excitar um eltron do estado fundamental do tomo de hidrognio para o orbital 3s igual quela necessria para excitar este mesmo eltron para o orbital 3d. Dado P (Z = 15); O (Z = 8) Das afirmaes feitas, esto CORRETAS a) apenas I, II e III. b) apenas I, II e V. c) apenas III e IV. d) apenas III, IV e V. e) todas. 19. (Ufc) O glio, que utilizado na composio dos "chips" dos computadores, apresenta-se como um elemento qumico de notveis propriedades. Dentre estas, destaca-se a de fundir a 30C e somente experimentar ebulio a 2403C, presso atmosfrica. Com relao a este elemento, correto afirmar que: a) sua configurao eletrnica, no estado fundamental, [Ne]3d4s4p , tendendo a formar nions. b) apresenta, no estado fundamental, trs eltrons desemparelhados, encontrando-se sempre no estado lquido, independente da temperatura. c) seu on mais estvel representado por Ga, resultando na mesma configurao eletrnica do elemento nenio. d) apresenta-se no estado slido, em temperaturas acima de 30C e, no estado lquido, em temperaturas abaixo de 2403C. e) experimenta processo de fuso ao ser mantido por um longo perodo de tempo em contato com a mo de um ser humano normal.

20. (Ufpel) O oxignio, indispensvel vida na Terra, um dos elementos mais abundantes na natureza, sendo encontrado na proporo de 21%, em volume, no ar atmosfrico. Combina-se com qualquer elemento, com exceo dos gases nobres, constituindo-se em um dos mais poderosos oxidantes. Uma das formas de obt-lo puro, em laboratrio, atravs da reao de pirlise ou decomposio por aquecimento, podendo o KCO ser utilizado nesse processo, de acordo com a reao no balanceada abaixo: KCO KC+O Com relao aos elementos potssio, cloro e oxignio, e reao acima, podemos afirmar que a) os coeficientes corretos para balancear a reao acima so, respectivamente, 1; 1 e 2. b) o potssio e o cloro so elementos metlicos e representativos. c) o potssio e o cloro possuem eltrons distribudos at a camada M. d) os tomos K e o O apresentam, respectivamente, 20 e 10 nutrons. e) os elementos citados pertencem s famlias dos metais alcalinos, halognios e calcognios, respectivamente. 21. (Unesp) Linus Pauling, recentemente falecido, recebeu o prmio Nobel de Qumica em 1954, por seu trabalho sobre a natureza das ligaes qumicas. Atravs dos valores das eletronegatividades dos elementos qumicos, calculados por Pauling, possvel prever se uma ligao ter carter covalente ou inico. Com base nos conceitos de eletronegatividade e de ligao qumica, pede-se: a) Identificar dois grupos de elemento da Tabela Peridica que apresentam, respectivamente, as maiores e as menores eletronegatividades. b) Que tipo de ligao apresentar uma substncia binria, formada por um elemento de cada um dos dois grupos identificados?

6|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

22. (Unirio) Analise a posio de alguns elementos na Classificao Peridica (Tabela A) e as suas tendncias em formarem ligaes qumicas (Tabela B), como especificado adiante:

25. (Ufmg) O quadro a seguir apresenta alguns dos principais elementos constituintes do corpo humano e a sua participao na massa total.

A nica opo que relaciona corretamente o elemento qumico e sua caracterstica, quando ocorre a possvel ligao, : a) 1D; 2A; 3C; 4F b) 1D; 2B; 3A; 4F c) 1D; 2F; 3E; 4C d) 1D; 2B; 3A; 4E e) 1D; 2F; 3A; 4C 23. (Ufrj) O correto uso da tabela peridica permite determinar os elementos qumicos a partir de algumas de suas caractersticas. Recorra tabela peridica e determine: a) o elemento que tem distribuio eletrnica sp no nvel mais energtico, o mais eletronegativo de seu grupo e forma, com os metais alcalinos terrosos, composto do tipo XY. b) o nmero atmico do elemento que perde dois eltrons ao formar ligao inica e est localizado no 3 perodo da tabela peridica. 24. (Fatec) O tomo "A" pertence famlia dos metais alcalinos terrosos da tabela peridica. O tomo "B" pertence famlia dos halognios da tabela peridica. O composto resultante da ligao entre os tomos "A" e "B" a) um sal do tipo AB - inico. b) um sal do tipo AB - inico. c) uma base do tipo AB - molecular. d) um sal do tipo AB - molecular. e) uma base do tipo AB - inico.

Com relao aos dados apresentados no quadro, assinale a alternativa INCORRETA. a) O metal com a maior frao da massa alcalinoterroso. b) O hidrognio, em nmeros de tomos, mais abundante que o oxignio. c) O quadro apresenta quatro metais. d) O quadro apresenta dois halognios.

26. (Unesp) Os elementos que: 1) formam xidos que em gua produzem solues bsicas; 2) tm a primeira energia de ionizao pequena e a segunda muito maior; 3) em gua liberam hidrognio gasoso, so: a) halognios. b) calcognios. c) semi-metais. d) metais de transio. e) metais alcalinos. 27. (Pucsp) Considerando-se os elementos do 3 perodo da Tabela Peridica, correto afirmar: a) o elemento de menor raio atmico o Na. b) o elemento de maior potencial de ionizao o C. c) o elemento que reage, violentamente, com gua o de maior nmero atmico.

7|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

d) o elemento que forma com o oxignio composto inico de frmula XO o de menor nmero atmico. e) o elemento mais eletronegativo o Ar. 28. (Unicamp) A Lei Peridica observada por Mendeleyev permitiu prever propriedades macroscpica de elementos e de compostos desconhecidos. Mais tarde verificou-se que propriedades como comprimento e entalpia de ligaes covalentes tambm so propriedades relacionadas com a periodicidade. A seguir esto, parcialmente tabelados, os comprimentos e as energias de ligaes das molculas dos haletos de hidrognio:

30. (Unesp) Os elementos I, II e III tm as seguintes configuraes eletrnicas em suas camadas de valncia: I: 3s 3p II: 4s 4p III: 3s Com base nestas informaes, assinale a alternativa "errada". a) O elemento I um no-metal. b) O elemento II um halognio. c) O elemento III um metal alcalino terroso. d) Os elementos I e III pertencem ao terceiro perodo da Tabela Peridica. e) Os trs elementos pertencem ao mesmo grupo da Tabela Peridica. 31. (Unicamp) Um elemento metlico X reage com cloro dando um composto de frmula XC. Um outro elemento Y, tambm metlico, reage com cloro dando um composto de frmula YC. As massas atmicas relativas de X e Y so prximas. a) Em que grupo da Tabela Peridica estariam os elementos X e Y? b) Consulte a Tabela Peridica e d o smbolo de dois elementos que poderiam corresponder a X e a Y.

Com base nos valores tabelados estime as energias de ligao do H-F e do H-Br mostrados claramente como voc percebeu. 29. (Unitau) Considere as seguintes afirmaes: I - Quanto menor o raio do on, maior ser sua quantidade de eltrons quando comparado com seu tomo. II - O potencial de ionizao aumenta medida que o raio atmico aumenta em uma famlia. III - A afinidade eletrnica ser maior quando o raio atmico diminuir. Indique a alternativa correta: a) Todas so verdadeiras. b) Somente III verdadeira. c) Somente II e III so verdadeiras. d) Somente I verdadeira. e) Todas so falsas.

32. (Fuvest-gv) O csio e o sdio so elementos da mesma famlia da Tabela Peridica. Assim, propriedade do csio: a) reagir com gua, produzindo hidrognio. b) reagir apenas com cidos oxidantes. c) formar nion monovalente nos sais correspondentes. d) formar ction divalente nos sais correspondentes. e) formar cloreto insolvel em gua.

8|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

33. (Cesgranrio) Analise as colunas a seguir e estabelea a correta associao entre elas, de acordo com a classificao peridica. I. B II. Ba III. Be IV. Bk V. Br a. actindeo b. alcalino c. alcalino terroso d. calcognio e. elemento de transio f. gs nobre g. halognio h. semimetal A associao correta : a) I - c ; II - b ; III - b ; IV - d ; V - e b) I - h ; II - c ; III - c ; IV - a ; V - g c) I - e ; II - f ; III - f ; IV - h ; V - d d) I - f ; II - c ; III - c ; IV - h ; V - g e) I - h ; II - b ; III - b ; IV - f ; V - h 34. (Cesgranrio) O brio um metal utilizado em velas para motores, pigmento para papel e fogos de artifcio. A respeito de algumas caractersticas do brio, assinale a opo INCORRETA: a) Tem altos pontos de fuso e de ebulio. b) Conduz bem a corrente eltrica no estado slido. c) Forma composto inico quando se liga ao flor. d) Pertence famlia dos metais alcalino-terrosos. e) Tende a receber 2 eltrons quando se liga ao oxignio. 35. (Cesgranrio) Sabendo-se que: X on isoeletrnico do gs nobre do 3 perodo da tabela peridica Q halognio mais eletronegativo O nmero de moles contido em 3,90g do composto XQ de:

a) 1,0x10- b) 5,0x10- c) 1,0x10- d) 5,0x10- e) 5,0Dados: Massas molaresQ = 19,0 g/molX = 20,0 g/mol 36. (Cesgranrio) Os tomos A e B so istopos. O tomo A tem 66 nutrons. Assinale, entre as opes a seguir, a posio no quinto perodo da classificao peridica do elemento que apresenta como istopos os tomos A e B. a) grupo IB b) grupo IIB c) grupo IIIA d) grupo IIIB e) grupo IVA 37. (Ufes) Os ons O-, F-, Na, Mg e A possuem todos os mesmos nmeros de eltrons. O que possui o maior raio inico a) A b) Fc) Mg d) Na e) O38. (Fei) Considere os seguintes tomos neutros: X(16 eltrons), Y(17 eltrons), Z(18 eltrons) e W(19 eltrons). A alternativa correta : a) X metal alcalino. b) Y gs nobre c) W halognio d) Z chalcognio e) os ons X, Y, W e o tomo Z so isoeletrnicos 39. (Fei) As configuraes eletrnicas no estado fundamental dos tomos dos elementos E, E e E so: E E E 1s 2s 2p 3s 1s 2s 2p 3s 3p 1s 2s 2p 3s 3p 4s

A alternativa correta :

9|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

a) o elemento E tem maior raio atmico que o elemento E b) o elemento E tem maior potencial de ionizao que o elemento E c) o elemento E tem maior afinidade eletrnica que o elemento E d) os elementos E e E so metais e o elemento E no metal e) o elemento E e os ons E e E so isoeletrnicos 40. (Uel) Na classificao peridica, a energia de ionizao dos elementos qumicos AUMENTA a) das extremidades para o centro, nos perodos. b) das extremidades para o centro, nas famlias. c) da direita para a esquerda, nos perodos. d) de cima para baixo, nas famlias. e) de baixo para cima, nas famlias. 41. (Uel) A anlise da localizao dos elementos qumicos na tabela peridica permite inferir que a) o selnio mais eletronegativo do que o cloro. b) o arsnio tem 3 eltrons de valncia. c) a energia de ionizao do sdio maior do que a do csio. d) alumnio e silcio pertencem mesma famlia. e) bismuto e nitrognio tm igual eletronegatividade. 42. (Ufmg) Todas as alternativas contm propriedades cujos valores aumentam medida que cresce o nmero atmico dos elementos em um mesmo perodo da Tabela Peridica, EXCETO a) A energia de ionizao. b) O carter cido dos xidos. c) O carter covalente das ligaes elemento-cloro. d) O nmero de eltrons de valncia. e) O nmero de nveis de energia preenchidos. 43. (Ufmg) Considere os hidretos formados pelos elementos do grupo 6A da Tabela Peridica. Nesses hidretos, o aumento do nmero atmico dos elementos acompanhado de a) aumento da polaridade das ligaes covalentes. b) aumento do nmero de oxidao dos elementos. c) aumento do tamanho da molcula. d) diminuio da acidez. e) diminuio do comprimento das ligaes covalentes.

44. (Ufmg) As sucessivas energias de ionizao do nitrognio esto representadas no grfico.

a) EXPLIQUE a variao observada nos valores de energia de ionizao entre o primeiro e o quinto eltron. b) EXPLIQUE por que o valor da energia de ionizao do sexto eltron muito maior do que a do quinto. Dados: N (Z = 7) 45. (Ufmg) A propriedade cujos valores DIMINUEM medida que aumenta o nmero atmico na coluna dos halognios a) densidade da substncia elementar. b) primeira energia de ionizao do tomo. c) raio atmico. d) temperatura de ebulio da substncia elementar. e) temperatura de fuso da substncia elementar. 46. (Ufmg) Com relao ao elemento glio (nmero atmico 31), a afirmativa FALSA a) forma um xido de frmula GaO. b) seu tomo possui trs eltrons de valncia. c) seu principal nmero de oxidao 3+. d) trata-se de um elemento do 4 perodo. e) trata-se de um metal de transio. 47. (Unirio) Quando ocorrer distribuio eletrnica nas envolventes de um tomo de um elemento qumico e o subnvel mais energtico for do tipo d e, teoricamente, apresentar quatro orbitais completos e um incompleto, na realidade, um dos eltrons do subnvel anterior estar situado neste orbital incompleto. O grupo da Classificao Peridica em que se encontra este elemento :

10 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

a) IB b) IIB c) IIIB d) VB e) VIIIB 48. (Unesp) Associar os nmeros das regies da tabela peridica esquematizada a seguir com: a) os metais alcalinos, b) os no-metais, c) os gases nobres, d) os metais de transio.

51. (Unesp) Considerando-se as propriedades dos elementos qumicos e a tabela peridica, INCORRETA a afirmao: a) um metal uma substncia que conduz a corrente eltrica, dctil e malevel. b) um no-metal uma substncia que no conduz a corrente eltrica, no dctil e nem malevel. c) um metalide (ou semi-metal) tem aparncia fsica de um metal, mas tem comportamento qumico semelhante ao de um no-metal. d) a maioria dos elementos qumicos constituda de no-metais. e) os gases nobres so monoatmicos. 52. (Unaerp) Considere os tomos dos seguintes elementos: I - tomo de Li II - tomo de F III - tomo de Na Considere as seguintes bolas: A - bola de tnis B - bola de pingue-pongue C - bola de gude

49. (Unesp) Tem-se dois elementos qumicos A e B, com nmeros atmicos iguais a 20 e 35, respectivamente. a) Escrever as configuraes eletrnicas dos dois elementos. Com base nas configuraes, dizer a que grupo de tabela peridica pertence cada um dos elementos em questo. b) Qual ser a frmula do composto formado entre os elementos A e B? Que tipo de ligao existir entre A e B no composto formado? Justificar. 50. (Unesp) A energia liberada quando um eltron adicionado a um tomo neutro gasoso chamada de a) entalpia de formao b) afinidade eletrnica c) eletronegatividade d) energia de ionizao e) energia de ligao

Para representar, com as bolas, os tomos, a melhor seqncia seria: a) 1-B, 2-A, 3-C. b) 1-B, 2-C, 3-A. c) 1-C, 2-A, 3-B. d) 1-C, 2-C, 3-A. e) 1-C, 2-C, 3-B. 53. (Mackenzie) Se X, Y e Q apresentam nmero de oxidao mximo nas espcies qumicas XO, MgYO e HQO, ento pertencem, respectivamente, famlia dos: (Dados: Mg = 2A) a) Metais Alcalinos, Carbono e Nitrognio. b) Halognios, Carbono e Boro. c) Gases Nobres, Metais Alcalino-Terrosos e Calcognios. d) Halognios, Metais Alcalino-Terrosos e Calcognios. e) Calcognios, Carbono e Nitrognio.

11 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

54. (Ufc) Consulte a tabela peridica e identifique, dentre os elementos da 1 srie de transio, aqueles que, ao se ionizarem segundo o processo: MM+3e-, assumem configuraes eletrnicas dos ons livres, no estado fundamental, contendo 4 eltrons desemparelhados. 55. (Pucsp) Considere 4 elementos qumicos representados por: X, A, B e C. Sabe-se que: - os elementos A e X pertencem ao mesmo grupo da tabela peridica; - A, B e C apresentam nmeros atmicos consecutivos, sendo o elemento B um gs nobre. correto afirmar que: a) o composto formado por A e C molecular e sua frmula AC. b) o composto formado por A e C inico e sua frmula CA. c) O composto AX apresenta ligao coordenada, sendo slido a 20C e 1 atm. d) Os elementos A e X apresentam eletronegatividades idnticas, por possurem o mesmo nmero de eltrons na ltima camada. e) C um metal alcalino-terroso e forma um composto molecular de frmula CX . 56. (Uece) Dados os elementos qumicos: G: 1s J: 1s 2s L: 1s 2s M: 1s 2s 2p 3s Apresentam propriedades qumicas semelhantes: a) G e L, pois so gases nobres b) G e M, pois tm dois eltrons no subnvel mais energtico c) J e G, pois so metais alcalinos d) L e M, pois so metais alcalinos-terrosos

57. (Mackenzie) Relativamente aos elementos A, B, C e D da tabela a seguir, correto afirmar que:

a) A e B pertencem mesma famlia da tabela peridica b) C metal alcalino terroso. c) A pertence famlia dos calcognios. d) B mais eletronegativo que A, C e D. e) tm nmero atmico igual a 2. 58. (Puccamp) Seja AB uma substncia comumente adicionada gua na preveno da crie dentria. Sabendo que A metal alcalino do 3 perodo da classificao peridica, conclui-se que B pertence famlia dos elementos com eltrons de valncia a) ns b) ns c) ns np d) ns np e) ns np 59. (Uel) O silicato de magnsio formado por elementos qumicos pertencentes s seguintes famlias da tabela peridica: a) 5A, 6A e 7A b) 4A, 6A e 7A c) 3A, 5A e 6A d) 2A, 4A e 6A e) 1A, 5A e 6A

12 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

60. (Uel) Considere as afirmaes a seguir, acerca da tabela peridica. I - Na famlia 6A, a eletronegatividade aumenta de cima para baixo. II - Os nmeros atmicos dos elementos qumicos aumentam da esquerda para a direita, nos perodos. III - Na famlia 1A, a energia de ionizao aumenta de baixo para cima. IV - A eletronegatividade aumenta da esquerda para a direita, nos perodos. V - Na famlia 7A, a temperatura de ebulio aumenta de cima para baixo. As afirmaes corretas so em nmero de a) 5 b) 4 c) 3 d) 2 e) 1 61. (Ufrj) EUA BUSCAM SADA ECOLGICA PARA O LIXO DA INFORMTICA. Washington - O Governo americano e a indstria de informtica juntaram esforos para projetar um "computador verde", totalmente reciclvel e com baixo consumo de energia. Com esse projeto os EUA vo tentar resolver um dos seus maiores problemas ambientais, que so os dez milhes de computadores que vo anualmente para o lixo. Esses equipamentos, que a evoluo tecnolgica torna rapidamente obsoletos, tm componentes txicos como o chumbo para a proteo eletromagntica, o arsnico dos circuitos integrados, o cdmio, o mercrio, o fsforo, o boro e plsticos no reciclveis. ("O Globo") - 22/09/94 O texto refere-se ao problema ecolgico causado pela presena de alguns elementos qumicos nos computadores, tais como o chumbo, o cdmio, o mercrio, o fsforo e o boro. a) Classifique cada um desses seis elementos como metal, ametal ou semi-metal. b) Dois desses elementos esto localizados no mesmo grupo da Tabela Peridica. Qual entre os dois apresenta menor eletronegatividade? Justifique sua resposta.

62. (Cesgranrio) Fazendo-se a associao entre as colunas a seguir, que correspondem s famlias de elementos segundo a Tabela Peridica, a seqncia numrica ser: 1- Gases Nobres 2- Metais Alcalinos 3- Metais Alcalinos Terrosos 4- Calcognios 5- Halognios ( ( ( ( ( ) Grupo 1 A ) Grupo 2 A ) Grupo 6 A ) Grupo 7 A ) Grupo O

a) 1, 2, 3, 4, 5 b) 2, 3, 4, 5, 1 c) 3, 2, 5, 4, 1 d) 3, 2, 4, 5, 1 e) 5, 2, 4, 3, 1 63. (Cesgranrio) Considerando um Grupo ou Famlia na Tabela Peridica, podemos afirmar em relao ao raio atmico: a) Aumenta com o aumento do nmero atmico, devido ao aumento do nmero de camadas. b) Aumenta medida que aumenta a eletronegatividade. c) No sofre influncia da variao do nmero atmico. d) Diminui medida que aumenta o nmero atmico, devido ao aumento da fora de atrao do ncleo. e) Diminui com o aumento do nmero atmico, devido ao aumento do nmero de eltrons. 64. (Fei) Durante uma prova de Qumica um aluno do 2 grau deveria citar caractersticas do elemento qumico flor. Esse aluno tinha como fonte de consulta apenas uma tabela peridica. Assinale a alternativa que contm uma caracterstica que ele NO poderia ter retirado de sua fonte. a) possui 7 eltrons na camada de valncia b) possui nmero atmico igual a 9 c) possui alta eletronegatividade d) possui alta viscosidade e) pertence famlia 7A

13 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

65. (Cesgranrio) Dados os elementos de nmeros atmicos 3, 9, 11, 12, 20, 37, 38, 47, 55, 56 e 75, assinale a opo que s contm metais alcalinos: a) 3, 11, 37 e 55 b) 3, 9, 37 e 55 c) 9, 11, 38 e 55 d) 12, 20, 38 e 56 e) 12, 37, 47 e 75 66. (Cesgranrio) Assinale, entre os elementos abaixo, qual o halognio do 3 perodo da Tabela Peridica: a) Alumnio; b) Bromo; c) Cloro; d) Glio; e) Nitrognio. 67. (Cesgranrio) Assinale a afirmativa correta quanto aos metais alcalino-terrosos: a) O Ba tem maior carter metlico que o Mg; b) O Sr tem 1 energia de ionizao maior que o Ca; c) So mais eletronegativos que os halognios; d) Tem pontos de fuso mais baixos que seus vizinhos respectivos, metais alcalinos; e) Formam xidos de frmula geral MO. 68. (Uece) Do leite ao peixe, os minerais esto presentes em todos os alimentos. So fundamentais para o corpo humano, atuando como poderoso coadjuvantes da sade fsica e psquica ao manter bem ajustado um sem-nmero de funes. Pela sua importncia, so classificados: Macrominerais: Ca, Fe e P Microminerais antioxidantes: Cu, Mg, Zn e Se Microminerais dos recursos hdricos: K e Na correto afirmar que: a) Na, Cu, Zn e Se pertencem ao mesmo perodo da classificao peridica b) Fe possui em seu estado fundamental o subnvel d incompleto c) Mg, Ca e K so metais alcalino terrosos e, portanto, apresentam as mesmas propriedades qumicas d) com relao afinidade eletrnica a ordem correta P>Se>Na>Cu

69. (Uece) Sejam os seguintes tomos neutros representados pelos smbolos hipotticos X, Y, Z e T e suas respectivas configuraes eletrnicas: X 1s Y 1s 2s Z 1s 2s 2p 3s 3p T 1s 2s 2p 3s 3p 4s O que apresenta maior energia de ionizao : a) Y b) Z c) T d) X

70. (Fei) Relativamente aos elementos A, B, C e D cujos tomos, no estado fundamental, possuem nmeros atmicos respectivamente 12, 17, 20 e 35, assinale a alternativa falsa: a) D pertence ao 4 perodo, famlia 7A b) A e C so metais alcalinos terrosos c) a frmula do composto resultante da unio de A e B AB d) C possui o maior raio atmico e) B apresenta o menor potencial de ionizao 71. (Ufrs) Dadas as equaes e os respectivos valores de energia de ionizao para os elementos representados por X, Y e Z . X (g) X (g) + 1 e- E.I. = 5,4 eV Y (g) Y (g) + 1 e- E.I. = 14,5 eV Z (g) Z (g) + 1 e- E.I. = 21,6 eV e sabendo-se que X, Y e Z representam elementos do segundo perodo da tabela peridica, pode-se afirmar que a) X pode ser o oxignio e Y pode ser o berlio. b) X pode ser o nenio e Z pode ser o boro. c) Y pode ser o nitrognio e Z pode ser o ltio. d) X pode ser o ltio e Z pode ser o nenio. e) X pode ser o flor e Y pode ser o berlio.

14 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

72. (Ufrs) Um elemento X que apresenta distribuio eletrnica em nveis de energia, K=2, L=8, M=8, N=2, forma com a) um halognio Y um composto molecular XY. b) um calcognio Z um composto inico XZ . c) o hidrognio um composto molecular HX. d) um metal alcalino M um composto inico MX. e) um halognio R um composto molecular XR. 73. (Uel) Na tabela peridica, os elementos mais eletronegativos esto localizados a) no primeiro perodo. b) no segundo perodo. c) no perodo incompleto. d) na famlia 5A. e) na famlia dos gases nobres. 74. (Uel) Em qual das transformaes a seguir, no sentido indicado, a energia envolvida mede o chamado "potencial de ionizao"? a) C(g) +1e- C-(g) b) 2C(g) C(g) c) H(aq) + OH(aq) HO() d) Na(g) Na(g) + 1ee) H(aq) + 1e 1/2H(g) 75. (Unicamp) Freqentemente tem-se recorrido exumao de ossadas para investigao policial e arqueolgica. Os ossos que restaram aps um longo perodo de sepultamento resistiram ao do tempo por serem constitudos, principalmente, por um tipo de fosfato de clcio, muito estvel, de frmula genrica Ca(PO)(OH). a) Qual o nome do elemento qumico que, no composto acima citado, aparece na forma de ction? b) Consulte a tabela peridica e indique outro elemento que poderia substituir o ction do referido composto. c) Determine o valor de x indicado na frmula acima. Lembre-se de que a frmula do cido fosfrico HPO.

76. (Unicamp) Considere as seguintes informaes sobre os elementos qumicos X, Y e Z:

a) Quais so os elementos X , Y e Z? b) A combinao de dois desses elementos pode formar substncias no inicas e gasosas a temperatura e presso ambientes. Escreva a frmula de uma dessas substncias. c) Escreva a frmula de uma substncia inica e slida formada pela combinao dos trs elementos. 77. (Cesgranrio) Com relao aos tomos da classificao peridica dos elementos qumicos, so feitas as seguintes afirmativas: I - os tomos de cloro so os mais eletronegativos do terceiro perodo da tabela peridica; II - os tomos do titnio so maiores que os tomos do cobalto; III - os tomos do frncio so mais eletropositivos que os do ltio; IV - a configurao eletrnica, por subnveis, em ordem crescente de energia, para os tomos do ferro 1s2s2p3s3p4s3d. So afirmativas corretas: a) I e II apenas. b) III e IV apenas. c) I, II e III apenas. d) II, III e IV apenas. e) I, II, III e IV.

15 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

78. (Ufmg) Considere o grfico a seguir, referente produo mundial, de 1980, dos metais mais comumente usados.

81. (Mackenzie) Da frmula eletrnica na figura adiante, pode-se concluir que:

A anlise do grfico permite concluir que todas as afirmativas esto corretas, EXCETO: a) O metal mais produzido no mundo um metal de transio. b) O metal representativo menos produzido, entre os relacionados, tem massa molar igual a 82 g/mol. c) O segundo metal mais produzido pertence ao mesmo grupo do boro. d) Os metais de transio relacionados pertencem primeira srie de transio.

a) o potssio pertence famlia dos metais alcalinoterrosos. b) o tomo de oxignio tem seis eltrons na camada de valncia e, ao ligar-se, adquire uma configurao eletrnica igual de um gs nobre. c) ocorre somente uma ligao inica. d) a substncia formada no eletricamente neutra. e) o tomo de oxignio cede dois eltrons para dois tomos de potssio. 82. (Mackenzie) A respeito dos tomos Mg, P, K, F, so feitas as afirmaes: I - O raio atmico do magnsio menor do que o seu raio inico. II - O raio atmico do fsforo menor do que o seu raio inico. III - O potssio mais eletropositivo que o flor. IV - O fsforo mais eletronegativo que o flor. So corretas, apenas: a) I e III. b) I e II. c) II e III. d) III e IV. e) II e IV.

79. (Pucmg) Um elemento X do terceiro perodo da Tabela Peridica forma com o magnsio o composto MgX e, com o hidrognio, HX . O nmero de eltrons da ltima camada de X : a) 1 b) 2 c) 4 d) 6 e) 7 80. (Pucmg) O hidrognio mais eletronegativo que os metais e menos eletronegativo que os no-metais e semimetais. Apresenta-se mais eletronegativo, se estiver ligado ao elemento: a) sdio (NaH) b) nitrognio (NH) c) boro (BH) d) silcio (SiH) e) flor (HF)

16 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

83. (Puccamp) Robert Curl, Richard Smalley e Harold Kroto foram premiados com o Nobel de Qumica de 1996 por estudos relacionados com o fulereno, substncia simples formada pelo elemento qumico de configurao eletrnica 1s2s2p. Com essa configurao possvel afirmar que o elemento qumico a) est localizado no 4 perodo da classificao peridica. b) pertence a famlia dos halognios. c) tem nmero atmico 12. d) mais eletronegativo do que o chumbo. e) tem 1 energia de ionizao igual 1 energia de ionizao do silcio. 84. (Cesgranrio) Uma das utilizaes da Classificao Peridica dos Elementos o estudo comparativo de suas propriedades. Dos elementos a seguir, aquele que, ao mesmo tempo, mais denso que o BROMO e tem maior potencial de ionizao do que o CHUMBO o: a) N b) O c) Ge d) Fe e) Kr 85. (Pucsp) Dois elementos designados por X e Y pertencem ao 2 perodo da Tabela Peridica. Sabese que o nmero atmico de X menor que o de Y. Com base nos experimentos representados a seguir, Combusto de X A Combusto de Y B A + HO C Neutralizao total do C por B XYO + HO propem-se as seguintes afirmaes: I. X o ltio e Y o carbono. II. X o berlio e Y o flor. III. A xido inico e B xido molecular. IV. C base forte. V. XYO um sal, slido a TPN e solvel em gua.

Das afirmaes feitas, so corretas a) I, II, III, IV e V. b) somente I, III, IV e V. c) somente II, III, IV e V. d) somente II, III e IV. e) somente I, IV e V. 86. (Uff) Analisando-se a classificao peridica dos elementos qumicos, pode-se afirmar que: a) O raio atmico do nitrognio maior que o do fsforo. b) A afinidade eletrnica do cloro menor que a do fsforo. c) O raio atmico do sdio menor que o do magnsio. d) A energia de ionizao do alumnio maior que a do enxofre. e) A energia de ionizao do sdio maior que a do potssio. 87. (Unirio) O mercrio e o chumbo so ameaa constante para o homem. A inalao de vapores de mercrio, que atinge os garimpeiros que empregam o mercrio para extrair ouro, provoca vertigens, tremores e danos aos pulmes e ao sistema nervoso. No caso do chumbo, que sob forma metlica no venenoso, seus compostos, usados durante muito tempo como pigmentos de tintas, podem ocasionar infertilidade e envenenamento (plumbismo), causa provvel da morte de alguns pintores renascentistas. Pela posio desses dois elementos na tabela peridica, podemos afirmar que: a) o chumbo mais eletronegativo do que o mercrio. b) chumbo e mercrio pertencem ao mesmo grupo da tabela peridica. c) chumbo e mercrio no possuem o mesmo nmero de camadas ocupadas. d) chumbo e mercrio possuem o mesmo raio atmico. e) cloreto de mercrio II, HgC, possui massa molar maior do que cloreto de chumbo II, PbC.

17 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

88. (Ita) Dadas as configuraes eletrnicas dos seguintes tomos no seu estado fundamental: I) 1s 2s 2p 3s 3p II) 1s 2s 2p 3s III) 1s 2s 2p 3s 3p 4s IV) 1s 2s 2p 3s 3p ERRADO afirmar que: a) Dentre os tomos anteriores, o tomo I tem o maior potencial de ionizao. b) A perda de dois eltrons pelo tomo II leva formao do ction Mg. c) Dentre os tomos anteriores, o tomo III tem a maior afinidade eletrnica. d) O ganho de um eltron pelo tomo IV ocorre com a liberao de energia. e) O tomo IV o mais eletronegativo. 89. (Unesp) Nesta tabela peridica, os algarismos romanos substituem os smbolos dos elementos.

90. (Ufmg) Ao estudar a tabela peridica, um estudante fez vrias anotaes sobre as propriedades das substncias simples de um grupo de elementos qumicos, todos localizados na mesma coluna: - tm grande afinidade qumica por metais; - reagem diretamente com hidrognio, formando cidos; - apresentam tomos de alta eletronegatividade; - so agentes oxidantes. Na tabela peridica, esses elementos ocupam a a) coluna 13 (III A). b) coluna 17 (VII A). c) coluna 1 (I A). d) coluna 15 (V A).

91. (Ufrj) Desde o primeiro trabalho de Mendeleyev, publicado em 1869, foram propostas mais de quinhentas formas para apresentar uma classificao peridica dos elementos qumicos. A figura a seguir apresenta um trecho de uma destas propostas, na qual a disposio dos elementos baseada na ordem de preenchimento dos orbitais atmicos. Na figura, alguns elementos foram propositadamente omitidos.

Sobre tais elementos, correto afirmar que a) I e II so lquidos temperatura ambiente. b) III um gs nobre. c) VII um halognio. d) o raio atmico de IV maior que o de V e menor que o de IX. e) VI e X apresentam o mesmo nmero de camadas eletrnicas.

a) Identifique os elementos qumicos da quarta linha da figura apresentada. b) Identifique o elemento qumico de maior potencial de ionizao dentre todos os da terceira linha da figura apresentada.

18 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

92. (Ufrj) A crosta terrestre composta principalmente por sais e xidos. Nestes compostos, alguns dos metais mais abundantes so: Na, Mg, A, K e Ca. a) Identifique o metal de maior raio atmico, dentre os citados, e escreva a frmula qumica do composto formado pelo ction desse metal e o nion sulfato. b) Apresente a frmula qumica do nico xido anftero formado por estes metais. 93. (Ufrj) A tabela a seguir complementa as informaes contidas no primeiro e segundo perodos da tabela peridica e mostra os raios atmicos, em picmetros, de alguns elementos: a) Identifique o elemento representado pela letra C e apresente a equao da sua reao com o cido clordrico. b) Escreva a frmula e classifique o xido do elemento representado pela letra A. 95. (Ufrs) O quadro a seguir apresenta valores comparativos de DUAS propriedades peridicas, medidos em unidades convenientes propriedade.

Note que, nas colunas verticais, os raios atmicos crescem de cima para baixo e, nas linhas horizontais, os raios atmicos crescem da direita para a esquerda. a) Explique por que o raio atmico do elemento sdio maior do que o raio atmico do elemento cloro. b) Escreva a frmula e o nome do sal composto pelos elementos ltio, carbono e oxignio, sabendo que o carbono se encontra no seu mais alto grau de oxidao. 94. (Ufrj) O desenvolvimento da cincia depende tanto da formulao de teorias quanto de experimentos rigorosamente realizados; por esse motivo, a produo e a interpretao de dados obtidos experimentalmente deve ser o fundamento bsico do ensino da Qumica. A tabela a seguir fornece valores experimentais das 1, 2 e 3 energias de ionizao dos cinco nicos metais localizados no segundo e no terceiro perodos da classificao peridica, representados pelas letras A, B, C, D e E.

As propriedades 1 e 2 podem ser, respectivamente, a) potencial de ionizao e eletropositividade. b) raio atmico e potencial de ionizao. c) afinidade eletrnica e raio atmico. d) eletronegatividade e potencial de ionizao. e) eletronegatividade e eletropositividade. 96. (Uerj) Sou o tomo (Y) de maior raio atmico do 3 perodo da classificao peridica e formo com os halognios (X) sais do tipo YX. Eu sou representado pelo seguinte smbolo: a) A b) C c) Mg d) Na

19 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

97. (Unb) Para produzir a grande quantidade de materiais de que necessita, o homem tem ao seu dispor cerca de 90 diferentes tipos de tomos, sem contar com os elementos artificiais que no so utilizados pela indstria. Para melhor organizar as informaes sobre os elementos qumicos, o cientista russo Mendeleyev props a utilizao de uma tabela peridica similar que se utiliza hoje. Na indstria de computadores, dois elementos importantssimos so o silcio (elemento que constitui aproximadamente 27,2% da massa da crosta terrestre) e o germnio, que so utilizados para a confeco dos chips. Estes, cada vez menores, mais complexos e eficientes, j so feitos tambm a partir de diamantes (sintticos), que so uma forma alotrpica do carbono. No caso da memria de um computador, os chips possuem a seguinte estrutura:

98. (Unb) Em geral, a composio mdia de uma planta de, aproximadamente, 90% de gua e 10% de matria seca. Carbono, oxignio e hidrognio so os elementos qumicos que constituem a maior parte de uma planta. Alm desses, existem outros elementos considerados essenciais s plantas, que, em funo da quantidade exigida, so classificados em: . elementos macronutrientes: N, P, K, Ca, Mg e S; . elementos micronutrientes: B, C, Cu, Fe, Mn, Mo e Zn. Com relao estrutura atmica desses elementos e s informaes constantes da tabela peridica, julgue os itens que se seguem. (1) Elementos qumicos de um mesmo perodo da tabela peridica possuem propriedades qumicas semelhantes. (2) Uma vez que o potssio se localiza na coluna1 da tabela peridica, seu on mais comum o K. (3) Todos os tomos de cloro possuem 17 prtons. 99. (Ufrj) As tintas so feitas com base na combinao de pigmentos inorgnicos, materiais formadores de pelcula e solventes. A mistura de diferentes pigmentos responsvel pela grande variedade de tons e cores existentes. Na composio dos pigmentos, podemos encontrar diversos elementos qumicos tais como Pb, Fe, A, Si, Hg, Cr e Ba. a) Qual, dentre esses elementos, apresenta menor potencial de ionizao? b) Quais desses elementos so metais de transio? 100. (Ufrj) Os elementos do 4 perodo da tabela peridica so aqueles que apresentam eltrons distribudos pelos quatro primeiros nveis de energia. a) Apresente a frmula e o nome do composto inico formado pelos elementos de maior e de menor eletronegatividade desse perodo. b) Os trs metais do grupo 8B desse perodo apresentam propriedades magnticas. Tal fato est relacionado presena de eltrons desemparelhados em suas distribuies eletrnicas. Selecione o metal de menor massa atmica dentre esses trs e faa sua distribuio eletrnica.

Com o auxlio das informaes contidas no enunciado e na tabela fornecida nesta prova, julgue os itens que se seguem. (0) Os smbolos qumicos do silcio e do fsforo so, respectivamente, S e F. (1) Alguns elementos que constam da tabela peridica recebem o nome de gases nobres porque no reagem com nenhuma substncia. (2) O silcio e o fsforo so usados na fabricao dos chips porque pertencem mesma famlia na tabela peridica. (3) A utilizao do germnio, em vez do silcio, para a confeco de chips, pode ser entendida a partir de uma anlise da tabela peridica.

20 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

101. (Uerj) As fotoclulas so dispositivos largamente empregados para acender lmpadas, abrir portas, tocar campainhas etc. O seu mecanismo baseia-se no chamado "efeito fotoeltrico", que facilitado quando se usam metais com energia de ionizao baixa. Os metais que podem ser empregados para esse fim so: sdio, potssio, rubdio e csio. a) De acordo com o texto anterior, cite o metal mais eficiente para fabricao das fotoclulas, indicando o nome da famlia a que ele pertence, de acordo com a Tabela de Classificao Peridica. b) Escreva a frmula mnima e o nome do composto formado pelo nion O- e o ction potssio. 102. (Puccamp) A afirmao: "nmero de prtons nmero de eltrons = 2" vlida para os ons dos elementos da tabela peridica que esto no grupo a) 1A b) 2A c) 3A d) 6A e) 7A 103. (Puc-rio) O grfico a seguir mostra a variao do potencial de ionizao (eixo das ordenadas) em funo do nmero atmico (eixo das abscissas). Considerando que a escala no eixo das abscissas no comea necessariamente de zero, os nmeros atmicos dos elementos A, B e C s podem ser, respectivamente: a) A = 1; B = 9; C = 10. b) A = 11; B = 18; C = 19. c) A = 10; B = 19; C = 20. d) A = 12; B = 17; C = 18. e) A = 2; B = 10; C = 11.

104. (Uerj) Um dos elementos qumicos que tem se mostrado muito eficiente no combate ao cncer de prstata o Selnio (Se). Com base na Tabela de Classificao Peridica dos Elementos, os smbolos de elementos com propriedades qumicas semelhantes ao Selnio so: a) C, Br, I b) Te, S, Po c) P, As, Sb d) As, Br, Kr

105. (Pucmg) Considere as proposies a seguir: I. Para elementos da coluna 1A, os pontos de fuso aumentam de baixo para cima. II. Os elementos de potenciais de ionizao mais elevados so da coluna 7A. III. Para os elementos de uma mesma coluna, o raio atmico cresce com o aumento do nmero de camadas. IV. O ction de meta alcalino tem mesma configurao eletrnica que o gs nobre do mesmo perodo. V. Na coluna 6A, medida que aumenta o nmero atmico dos elementos, a eletronegatividade diminui. So proposies CORRETAS: a) I, II e V b) I, III e IV c) I, III e V d) II, III e V e) III, IV e V 106. (Pucmg) A propriedade que decresce com o aumento do nmero atmico : a) no perodo, a eletronegatividade. b) na coluna, o raio atmico. c) calor especfico. d) no perodo, potencial de ionizao. e) no perodo, a afinidade eletrnica.

21 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

107. (Ufrrj) O elemento "X", do terceiro perodo, que tem maior afinidade eletrnica, combina-se com o elemento "Z", do quarto perodo, que possui menor energia de ionizao. A frmula do composto resultante ser a) ZX. b) ZX. c) ZX. d) ZX. e) ZX. 108. (Ufv) Eletronegatividade uma propriedade peridica importante. Em relao a esta propriedade, assinale afirmativa CORRETA: a) O potssio (K) mais eletronegativo que o clcio (Ca). b) O carbono (C) mais eletronegativo que o silcio (Si). c) O sdio (Na) o mais eletronegativo de todos os elementos. d) O flor (F) o menos eletronegativo de todos os elementos. e) O frncio (Fr) o mais eletronegativo de todos os elementos. 109. (Ufv) Energia de ionizao a energia necessria para se retirar um eltron de um tomo neutro no estado gasoso. Complete a tabela a seguir com os elementos Ca, I e K, ordenando-os de acordo com os valores de energia apresentados:

110. (Ufv) A seguir encontra-se destacada uma das famlias da tabela peridica.

Em relao aos elementos desta famlia (coluna 2), a nica afirmativa INCORRETA : a) Todos so muito eletronegativos. b) So chamados metais alcalinos terrosos. c) Os tomos de menor raio atmico so os do elemento berlio. d) Formam com os halognios (coluna 17) sais de frmula geral MA. e) Os tomos neutrons, no estado fundamental, apresentam dois eltrons na ltima camada. 111. (Uel) Considere o texto a seguir. "Os tomos de cloro, bromo e iodo tm o mesmo nmero de ...X... na camada de valncia e por isso possuem propriedades ...Y... . Todavia no apresentam mesma aparncia. temperatura ambiente e sob presso de 1atm, cloro um gs verde-amarelado, bromo um ...Z... vermelho escuro e iodo um slido violeta." Completa-se corretamente o texto, substituindo-se X, Y e Z, respectivamente, por a) prtons, diferentes e gs. b) eltrons, diferentes e lquido. c) eltrons, semelhantes e lquido. d) prtons, semelhantes e gs. e) eltrons, semelhantes e gs.

22 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

112. (Uel) "Quando todos os elementos so arranjados em ordem crescente de seus pesos atmicos, elementos com propriedades semelhantes ocorrem em intervalos peridicos regulares." Essa maneira de se referir aos elementos qumicos foi precursora da classificao atual e foi proposta por a) A. Einstein e M. Planck. b) L. Meyer e D. Mendeleev. c) N. Bohr e E. Rutherford. d) J. Dalton e R. Boyle. e) A. Lavoisier e J. Gay-Lussac. 113. (Uel) Considere os itens a seguir. Na tabela peridica I. os elementos representativos so os das famlias indicadas com letras A (1A, 2A etc...). II. Na, Mg, Ca, Rb, Ba e Ra so os elementos alcalinos. III. F, O e C esto entre os elementos mais eletronegativos. Pode-se afirmar que, SOMENTE a) I correto. b) II correto. c) III correto. d) I e II so corretos. e) I e III so corretos. 114. (Ufes) Na tabela a seguir so dadas informaes sobre os ncleos de 4 tomos neutros.

115. (Ufsm) Entre os pares de elementos qumicos, o par que rene elementos com propriedades qumicas mais semelhantes a) Na e K. b) C e Ar. c) Ca e Cu. d) F e Ba e) H e I. 116. (Ufsm) Considerando as configuraes eletrnicas no estado fundamental para os elementos qumicos representados por x = 1s, 2s, 2p, y = 1s, 2s, 2p, 3s e z = 1s, 2s, 2p, 3s, 3p Analise as afirmativas: I. x e y so gases nobres. II. z um elemento representativo metlico. III. O 1 potencial de ionizao de y menor que o 1 potencial de ionizao de z. Est(o) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) I, II e III. 117. (Ufsc) Dados os seguintes elementos qumicos, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). Li Fr He F C A

Associe os pares de tomos que possuem propriedades qumicas semelhantes. Justifique.

01. O flor mais eletronegativo que o frncio. 02. O elemento ltio um metal alcalino. 04. O elemento hlio um gs nobre. 08. O elemento cloro liga-se ao elemento alumnio na proporo de um tomo de cloro para um tomo de alumnio. 16. O raio atmico do ltio menor que o raio do on Li. 32. O elemento alumnio um semimetal.

23 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

118. (Ufu) A tabela peridica organiza os mais de 100 elementos conhecidos, fornecendo informaes acerca de suas propriedades. Relacione corretamente as propriedades abaixo com as famlias. I - Combinam-se com poucos elementos, so encontrados no estado gasoso a 25C e 1atm, normalmente, na forma monoatmica. II - Fundem a baixas temperaturas e geram hidrognio quando em contato com gua. III - Elementos geralmente encontrados, na formao de sais na natureza, como nions. (a) Metais alcalinos. (b) Metais de transio. (c) Halognios. (d) Gases nobres. a) I (d); II (a); III (c) b) I (c); II (a); III (b) c) I (b); II (d); III (a) d) I (d); II (b); III (c) e) I (b); II (a); III (c) 119. (Ufmg) Um dos fatores que favorecem a solubilidade de um metal em outro a semelhana de suas redes cristalinas. No entanto preciso, tambm, que os seus tomos no sejam muito diferentes quanto a - raio atmico; - eletronegatividade; e - valncia. Os metais alcalinos e o ferro, que apresentam redes cristalinas semelhantes, no formam ligas por causa das grandes diferenas quanto a essas propriedades. Considerando-se as propriedades peridicas do ferro e dos metais alcalinos, INCORRETO afirmar que a) a eletronegatividade do tomo de ferro maior que a do tomo de sdio. b) o nmero de oxidao mais comum dos metais alcalinos +1. c) o raio atmico do ferro maior que o do potssio. d) o raio atmico do ferro menor que o do rubdio.

120. (Ufrj) O quadro a seguir relaciona em ordem crescente os raios, em picmetros, dos ons correspondentes aos elementos do 2 e 3 perodos da tabela peridica pertencentes aos grupos 1A, 2A, 6A e 7A. Observe que os metais alcalinos formam ons 1, os alcalino-terrosos 2, os halognios 1- e os calcognios 2-.

a) Escreva a frmula molecular e o nome da substncia formada pelos elementos IV e VI. b) Identifique, com base nas diferenas de eletronegatividades, o tipo de ligao existente entre os tomos do composto formado pelos elementos III e VII. Justifique sua resposta.

24 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

121. (Unesp) Os elementos qumicos C, Si, Ge, Sn e Pb pertencem ao grupo IVA (ou 14) da tabela peridica. Sobre esses elementos, so feitas as cinco afirmaes seguintes. I) C, Si e Ge so semimetais. II) Sn e Pb so os nicos metais do grupo. III) C existe em vrias formas alotrpicas, como o grafite, o diamante e os fulerenos. IV) Esses elementos formam, com cloro e hidrognio, somente compostos de frmulas EC e EH, onde E um desses elementos. V) Si o elemento mais abundante da crosta terrestre e encontrado em muitos minerais na forma de SiO. Dessas afirmaes, esto corretas: a) I, II e V, somente. b) I, III e IV, somente. c) II, III e V, somente. d) II e IV, somente. e) I, II, III, IV e V. 122. (Puccamp) Os tomos de certo elemento metlico possuem, cada um, 3 prtons, 4 nutrons e 3 eltrons. A energia de ionizao desse elemento est entre as mais baixas dos elementos da tabela peridica. Ao interagir com halognio, esses tomos tm alterado o seu nmero de a) prtons, transformando-se em ctions. b) eltrons, transformando-se em nions. c) nutrons, mantendo-se eletricamente neutros. d) prtons, transformando-se em nions. e) eltrons, transformando-se em ctions.

123. (Ufsm) Assinale as afirmativas: I. Os elementos de transio interna tm a distribuio eletrnica (n-2)f ns e so chamados actindios e lantandios. II. Os elementos representativos tm distribuio eletrnica terminada em s ou p e so sempre bons condutores de eletricidade e calor. III. Os elementos de transio tm distribuio eletrnica (n-1)d ns, sendo o ferro um exemplo deles. Est (o) correta (s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas I e III. d) apenas II e III. e) I, II e III. 124. (Ufg) Escolha um elemento do grupo 1 ou do 2, e outro do grupo 16 ou do 17 da Tabela Peridica. Escreva as configuraes eletrnicas dos estados fundamentais desses elementos. Cite trs substncias que podem ser formadas, utilizando-se esses elementos. Explique uma propriedade fsica e uma qumica de uma das substncias, correlacionando-as com as configuraes eletrnicas dos elementos.

25 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

125. (Ufg) A tabela, a seguir, apresenta propriedade de substncias e de seus tomos constituintes.

126. (Ufsc) Recentemente foi divulgada pela imprensa a seguinte notcia: "Uma equipe de cientistas americanos e europeus acaba de acrescentar dois novos componentes da matria tabela peridica de elementos qumicos, anunciou o laboratrio nacional Lawrence Berkeley (Califrnia). Estes dois recm-chegados, batizados elementos 118 e 116, foram criados em abril num acelerador de partculas, atravs do bombardeamento de objetivos de chumbo com projteis de criptnio, precisou o comunicado do laboratrio, do Departamento Americano de Energia. A equipe que 'criou' os dois novos elementos composta de cientistas europeus e americanos". DIRIO CATARINENSE - 13/06/99. Com base neste texto, assinale a(s) proposio(es) VERDADEIRA(S) de acordo com a classificao peridica atual. 01. O elemento de nmero 116 ser classificado como pertencente famlia dos halognios. 02. O elemento de nmero 118 ser classificado como um gs nobre. 04. Os dois novos elementos pertencero ao perodo nmero 7. 08. O elemento chumbo utilizado na experincia representado pelo smbolo Pb. 16. O novo elemento de nmero 118 tem 8 eltrons no ltimo nvel, quando na sua configurao fundamental. 32. Esses dois novos elementos so caracterizados como elementos artificiais, uma vez que no existem na natureza. 127. (Uff) Conhece-se atualmente, mais de cem elementos qumicos que so, em sua maioria, elementos naturais e, alguns poucos, sintetizados pelo homem. Esses elementos esto reunidos na Tabela Peridica segundo suas caractersticas e propriedades qumicas. Em particular, os Halognios apresentam: a) o eltron diferenciador no antepenltimo nvel b) subnvel f incompleto c) o eltron diferenciador no penltimo nvel d) subnvel p incompleto e) subnvel d incompleto

Faa desenhos que representam essas substncias, segundo o modelo atmico de Dalton. Considere sistemas mantidos a 25C, 1atm. Bromo Cloro Iodo Oznio Sdio

26 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

128. (Unb) Uma das atividades importantes realizadas pelos qumicos o estudo de propriedades qumicas macroscpicas observadas em substncias simples e compostas. A constatao de regularidades permite ao qumico elaborar teorias para explicar, ao nvel microscpico, essas propriedades. A posio de um elemento no quadro peridico permite deduzir algumas propriedades de seus tomos, de sua(s) substncia(s) simples e de substncias compostas nas quais ele est presente. Considerando as propriedades peridicas mais comumente estudadas, julgue os itens que se seguem. (1) O potencial de ionizao uma propriedade dos tomos dos elementos qumicos. (2) A eletronegatividade uma propriedade do grafite e do diamante. (3) Em um mesmo grupo da tabela peridica, os elementos localizados nos ltimos perodos tm raio menor que aqueles localizados nos primeiros perodos. (4) Tanto para os elementos representativos quanto para os de transio, dentro de um mesmo grupo, as propriedades qumicas so muito semelhante. 129. (Uepg) Mediante consulta tabela peridica, assinale o que for correto sobre o elemento qumico que possui a configurao eletrnica 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 01) um elemento de transio cujos nmeros qunticos principal e secundrio so, respectivamente, 3 e 2. 02) Dentre todos os elementos situados em perodos anteriores, o que apresenta maior densidade. 04) um halognio e situa-se no terceiro perodo da tabela. 08) Trata-se de um elemento muito eletronegativo. 16) O nmero quntico magntico para o eltron diferencial deste elemento +1.

130. (Fuvest) Em seu livro de contos, "O Sistema Peridico", o escritor italiano Primo Levi descreve caractersticas de elementos qumicos e as relaciona a fatos de sua vida. Dois trechos desse livro so destacados a seguir: (I) "[Este metal] mole como a cera...; reage com a gua onde flutua (um metal que flutua!), danando freneticamente e produzindo hidrognio." (II) "[Este outro] um elemento singular: o nico capaz de ligar-se a si mesmo em longas cadeias estveis, sem grande desperdcio de energia, e para a vida sobre a Terra (a nica que conhecemos at o momento) so necessrias exatamente as longas cadeias. Por isso, ... o elemento-chave da substncia viva." O metal e o elemento referidos nos trechos (I) e (II) so, respectivamente, a) mercrio e oxignio. b) cobre e carbono. c) alumnio e silcio. d) sdio e carbono. e) potssio e oxignio. 131. (Uff) Dois ou mais ons ou, ento, um tomo e um on que apresentam o mesmo nmero de eltrons denominam-se espcies isoeletrnicas. Comparando-se as espcies isoeletrnicas F-, Na, Mg e A, conclui-se que: a) a espcie Mg apresenta o menor raio inico; b) a espcie Na apresenta o menor raio inico; c) a espcie F- apresenta o maior raio inico; d) a espcie A apresenta o maior raio inico; e) a espcie Na apresenta o maior raio inico.

27 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

132. (Pucmg) Certa famlia de elementos qumicos apresenta os seguintes nmeros atmicos: 9, 17, 35, X e 85. Para esses elementos, foram feitas as afirmaes a seguir. I. O primeiro elemento tem nmero de massa 9. II. O terceiro elemento tem um prton a menos que o gs nobre do seu perodo. III. O nmero atmico de X 53. IV. O tomo eletricamente neutro do ltimo elemento tem configurao eletrnica de gs nobre. V. Os tomos de X formam a espcie qumica X por ligao covalente. So CORRETAS as afirmaes: a) I e II apenas b) II e III apenas c) II, III e V d) II, III e IV

135. (Fatec) A figura a seguir mostra um fragmento da Tabela Peridica, no qual esto indicados alguns elementos, suas respectivas massas atmicas e a frmula do xido comumente formado pelo elemento:

133. (Pucmg) Os elementos que apresentam maiores energias de ionizao so da famlia dos: a) metais alcalino-terrosos b) gases nobres c) halognios d) metais alcalinos

Com base nesses dados, assinale a alternativa que contm, respectivamente, um valor plausvel para a massa atmica e a provvel frmula do xido do elemento identificado como X: a) 37,9; XO b) 41,0; XO c) 54,4; XO d) 55,9; XO e) 72,6; XO

134. (Ufscar) Dos grupos de elementos qumicos que compem a tabela peridica, so semi-metais (ou metalides): a) Ge, As e Sb. b) B, A e Ga. c) P, Se e Sn. d) Be, Mg e Ca. e) Ar, Kr e Xe.

28 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

136. (Ufpr) A figura a seguir representa parte da tabela peridica. As posies sombreadas esto ocupadas pelos elementos qumicos do conjunto I = {A, E, M, Q, X, Z}, no necessariamente nesta ordem. Sobre esses elementos so fornecidas as informaes descritas a seguir.

Soma (

- Dentre os elementos qumicos do conjunto I, o elemento Z o mais eletronegativo. - O ncleo de A contm 1 prton a mais que o ncleo do frncio. - O elemento qumico situado imediatamente direita de M na tabela peridica um elemento de transio do 4 perodo. - Rb e X so isoeletrnicos. - A primeira energia de ionizao de E maior que a de Q. Sobre os elementos do conjunto I e com base nas informaes acima, correto afirmar: (01) Os elementos desse conjunto pertencem ao mesmo grupo ou famlia da classificao peridica; devem, portanto, apresentar propriedades qumicas semelhantes. (02) A configurao eletrnica da camada de valncia dos elementos desse conjunto pode ser representada genericamente por ns. (04) Os elementos desse conjunto combinam-se com o oxignio para formar xidos, na proporo de um tomo do elemento para cada tomo de oxignio. (08) O nmero atmico do elemento A 88. (16) O raio atmico dos elementos A, M e Z cresce na mesma ordem. (32) A ordem dos elementos desse conjunto segundo o valor crescente de seus nmeros atmicos Z, Q, M, X, E e A.

137. (Ufpe) A eletronegatividade e o raio atmico dos elementos so duas propriedades peridicas, e portanto importantes para a previso das caractersticas qumicas dos compostos. Os primeiros cinco elementos do grupo 2 (metais alcalinos terrosos) so: Be, Mg, Ca, Sr e Ba, em ordem crescente do nmero atmico. Com o aumento do nmero atmico ao longo do grupo, podemos afirmar que: a) a eletronegatividade e o raio atmico crescem. b) a eletronegatividade cresce e o raio atmico decresce. c) a eletronegatividade e o raio atmico decrescem. d) a eletronegatividade decresce e o raio atmico cresce. e) a eletronegatividade se mantm, enquanto o raio atmico cresce. 138. (Ufrs) Sobre um elemento X, que est localizado no grupo 14 e no 4 perodo da tabela peridica, um elemento T, com trs prtons a mais do que o elemento X, e um elemento Y, do mesmo grupo de X, mas com um nvel de energia a mais do que esse, so apresentadas as consideraes a seguir. I - O elemento T mais eletronegativo do que o elemento X. II - O elemento Y tem menor raio atmico do que o elemento X. III - O elemento X apresenta maior energia de ionizao do que o elemento Y. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

29 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

139. (Puc-rio) Considere as afirmaes sobre elementos do grupo IA da Tabela Peridica: I- So chamados metais alcalinos. II- Seus raios atmicos crescem com o nmero atmico. III- Seu potencial de ionizao aumenta com o nmero atmico. IV- Seu carter metlico aumenta com o nmero atmico. Dentre as afirmaes, so verdadeiras: a) I e II. b) III e IV. c) I, II e IV. d) II, III e IV. e) I, II, III e IV. 140. (Pucsp) O ponto de fuso de compostos inicos est relacionado com a fora de atrao entre os ons no retculo (energia reticular). A lei de Coulomb uma boa aproximao para determinar essa fora de atrao: || = (K . q . q) / d onde K uma constante, q a carga do ction, q a carga do nion e d a soma dos raios inicos (d = r ction + r nion). Considerando a lei de Coulomb e as propriedades peridicas, assinale a alternativa que apresenta os pontos de fuso (P.F) dos compostos inicos NaF, NaC, MgO e NaBr em ordem crescente de temperatura. a) P.F. NaC < P.F. MgO < P.F. NaF < P.F. NaBr b) P.F. NaBr < P.F. NaC < P.F. NaF < P.F. MgO c) P.F. MgO < P.F. NaBr < P.F. NaC < P.F. NaF d) P.F. NaF < P.F. NaC < P.F. NaBr < P.F. MgO e) P.F. NaBr < P.F. MgO < P.F. NaC < P.F. NaF

141. (Ufrrj) Considere as seguintes configuraes eletrnicas dos tomos dos elementos qumicos genricos (X, Y, Z, T e V), no estado fundamental: X 1s. Y 1s2s2p3s3p4s. Z 1s2s2p3s. T 1s2s2p. V 1s2s2p. a) Indique o elemento que apresenta a maior energia de ionizao e o elemento que apresenta a menor energia de afinidade. Justifique. b) Estabelea a ordem crescente de raios das espcies isoeletrnicas: V-, Z e T. Justifique. c) Qual dentre os elementos (X, Y, Z, T e V) o mais eletronegativo? Justifique. d) Dentre os elementos (X, Y, Z, T e V), quais apresentam, para o eltron mais energtico, o nmero quntico secundrio igual a 1. Explique. 142. (Ufrs) Considerando-se os elementos potssio (Z=19), clcio (Z=20) e brio (Z=56) e suas posies na tabela peridica, pode-se concluir que o tomo de a) brio apresenta maior eletronegatividade que o tomo de clcio. b) potssio apresenta um maior nmero de nveis de energia que o tomo de brio. c) clcio tem propriedades semelhantes ao tomo de potssio, pois ambos esto na mesma famlia. d) brio apresenta mais eltrons na camada de valncia que o tomo de potssio. e) clcio apresenta um valor de potencial de ionizao menor que o do tomo de brio, pois tem menor nmero de eltrons em sua eletrosfera.

30 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

143. (Ufsm) O sal de cozinha (NaC) contm iodeto de potssio (KI) em concentraes muito pequenas, pois traos do on iodeto na dieta ajudam a prevenir o alargamento da glndula da tireide. Em relao aos ons presentes nesses sais, pode(m)se afirmar: I. Os ons Na e K pertencem ao mesmo perodo da Tabela Peridica. II. O on I- tem raio inico maior que o on C-, pois Item um maior nmero de camadas. III. O on K tem potencial de ionizao maior que o on I-, pois os eltrons do on K se encontram mais afastados do ncleo. Est(o) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) I, II e III. 144. (Ufv) Dentre os ons a seguir relacionados, aquele que apresenta MENOR raio : a) K b) Ga c) Na d) A e) Mg 145. (Ufes) A primeira energia de ionizao de bromo (Z=35) 1.139,9kJ/mol. Assinale a alternativa que contenha as primeiras energias de ionizao do flor (Z=9) e do cloro (Z=17), respectivamente, em kJ/mol. a) 930,0 e 1.008,4 b) 1.008,4 e 930,0 c) 1.251,1 e 1.681,0 d) 1.681,0 e 1.251,1 e) 1.251,0 e 930,0

146. (Ufc) O on positivo estvel (M) de um determinado elemento (M) possui a seguinte configurao eletrnica no estado fundamental: 1s2s2p. Com base nesta informao, correto afirmar que o elemento (M) pertence ao: a) terceiro perodo e ao grupo I A da tabela peridica. b) primeiro perodo e ao grupo III A da tabela peridica. c) primeiro perodo da tabela peridica e possui nmero atmico 11. d) grupo III A da tabela peridica e possui nmero atmico 10. e) primeiro perodo e grupo I A da tabela peridica. 147. (Pucrs) Com relao classificao peridica dos elementos, pode-se afirmar que o a) hidrognio um metal alcalino localizado na 1 coluna. b) nitrognio o elemento mais eletropositivo da 15 coluna. c) sdio o elemento mais eletronegativo do 3 perodo. d) mercrio um ametal lquido temperatura ambiente. e) potssio tem maior raio atmico que o Br. 148. (Ufc) O efeito fotoeltrico consiste na emisso de eltrons provenientes de superfcies metlicas, atravs da incidncia de luz de freqncia apropriada. Tal fenmeno diretamente influenciado pelo potencial de ionizao dos metais, os quais tm sido largamente utilizados na confeco de dispositivos fotoeletrnicos, tais como: fotoclulas de iluminao pblica, cmeras fotogrficas, etc. Com base na variao dos potenciais de ionizao dos elementos da Tabela Peridica, assinale a alternativa que contm o metal mais susceptvel a exibir o efeito fotoeltrico. a) Fe b) Hg c) Cs d) Mg e) Ca

31 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

149. (Uel) A tabela fornece dados sobre as quatro primeiras energias de ionizao de quatro elementos qumicos.

151. (Ufal) Considere as seguintes afirmaes: I. A Tabela Peridica atual mais semelhante Classificao Peridica proposta por Newlands do que a proposta por Mendeleev. II. A energia de ionizao de um halognio maior do que a de um metal alcalino. III. Quanto maior a diferena de eletronegatividade de dois elementos, maior o carter inico da ligao entre eles. IV. Os elementos da famlia IIA da Tabela Peridica tendem, nas reaes, a formar ons de nmero de carga 2-. Dessas afirmaes so corretas, SOMENTE a) I e II b) I e IV c) II e III d) II e IV e) III e IV 152. (Ufes) Os elementos qumicos A, B e C apresentam potenciais de ionizao aproximadamente iguais a 24,6eV (A), 21,6eV (B) e 15,8eV (C). Esses elementos A, B e C podem ser, respectivamente, a) He, Ne, Ar. b) K, Na, Li. c) Li, Be, B. d) I, Br, C. e) Si, Ge, C. 153. (Ufrrj) A semelhana de comportamento qumico, na formao de ons, que se observa em um certo grupo (famlia) da tabela peridica deve-se a) ao nmero de camadas. b) ao nmero de eltrons da ltima camada. c) ao nmero total de prtons. d) mesma estrutura nuclear. e) ao nmero de massa dos elementos.

Dois desses elementos tm apenas um eltron de valncia. So eles: a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV 150. (Uel) A tabela fornece dados sobre as quatro primeiras energias de ionizao de quatro elementos qumicos.

Devem unir-se, entre si, por ligaes inicas tomos a) do elemento I b) dos elementos I e II c) dos elementos II e III d) dos elementos III e IV e) do elemento IV

32 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

154. (Ufv) Considere as afirmativas abaixo: I - A primeira energia de ionizao a energia necessria para remover um eltron de um tomo neutro no estado gasoso. II - A primeira energia de ionizao do sdio maior do que a do magnsio. III - Nos perodos da tabela peridica, o raio atmico sempre cresce com o nmero atmico. IV - A segunda energia de ionizao de qualquer tomo sempre maior do que a primeira. So afirmativas CORRETAS: a) I, II, III e IV b) I e IV c) I e II d) II e III e) II e IV 155. (Ufrn) A Tabela Peridica representa, graficamente, a lei peridica e um dos recursos de maior utilidade para o trabalho dos qumicos. a) Consultando a Tabela Peridica, escolha um elemento representativo com energia de ionizao inferior do potssio. Justifique a resposta. b) Explique por que, nas condies de laboratrio, o cloreto de potssio (KC) um slido. c) Explique por que, na famlia dos halognios, a temperatura de fuso aumenta com o nmero atmico. 156. (Pucrs) Tanto os compostos de clcio como os de magnsio podem ser utilizados no tratamento da osteoporose. Com relao a esses elementos, podese afirmar que apresentam semelhanas quanto ao a) nmero de camadas. b) nmero de eltrons na camada de valncia. c) valor de eletropositividade. d) valor de raios inicos. e) valor das propriedades fsicas.

157. (Ufal) A tabela seguinte fornece valores de eletronegatividade de quatro elementos qumicos, todos do terceiro perodo da tabela peridica.

Um desses elementos o cloro e outro o enxofre, que esto representados, respectivamente, por a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e IV e) III e IV 158. (Unirio) "Quando o relgio soar meia-noite de hoje, a exploso de 13.480 bombas espalhadas ao longo da Praia de Copacabana produzir um show de luzes e cores no cu carioca, abrindo as portas para o novo milnio. (...) Partculas de xidos de MAGNSIO e ALUMNIO, resultantes da queima de fogos, flutuaro na atmosfera podendo ser aspiradas por algumas pessoas. A inalao dessas substncias poder desencadear acessos de tosse e espirros, alm de reaes alrgicas..." ("Jornal do Brasil" / 2000) Dados: Mg: grupo 2 (IIA), 3 perodo A: grupo 13 (IIIA), 3 perodo Em relao aos dois elementos qumicos assinalados no texto acima, qual a opo correta: a) O alumnio possui maior raio atmico b) O magnsio possui maior eletronegatividade c) O alumnio um ametal d) O magnsio possui menor nmero de prtons e) O magnsio e o alumnio, na configurao eletrnica, pertencem ao bloco d

33 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

159. (Ufsm) O duralumnio uma liga metlica formada pela mistura de vrios metais, principalmente o alumnio e o cobre. Por ser leve, mas resistente ao desgaste, usado na fabricao de peas de bicicletas, carros e avies. Analisando as afirmativas em relao aos elementos ALUMNIO e COBRE, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma delas. ( ) Os dois so classificados como metais de transio. ( ) Os dois so elementos com eletronegatividade alta. ( ) O alumnio se ioniza facilmente, formando ons positivos. ( ) O cobre tem alta afinidade eletrnica. A seqncia correta a) V - F - F - V. b) F - V - F - V. c) V - V - F - F. d) V - F - V - F. e) F - F - V - F. 160. (Ufrs) Considerando a posio dos elementos na tabela peridica e as tendncias apresentadas por suas propriedades peridicas, pode-se afirmar que a) um tomo de halognio do 4 perodo apresenta menor energia de ionizao do que um tomo de calcognio do mesmo perodo. b) um metal alcalino terroso do 3 perodo apresenta menor raio atmico do que um metal do 5 perodo e do mesmo grupo. c) um tomo de gs nobre do 2 perodo tem maior raio atmico do que um tomo de gs nobre do 6 perodo. d) um tomo de ametal do grupo 14 mais eletronegativo do que um tomo de ametal do grupo 16, no mesmo perodo. e) um tomo de metal do grupo 15 mais eletropositivo do que um tomo de metal do grupo 1 , no mesmo perodo.

161. (Ufrj) A solubilidade de vrios sais em gua em funo da temperatura apresentada no diagrama a seguir:

Comentrios: - O composto I formado por tomos cujos subnveis de maior energia, dos estados fundamentais, so 4 s e 5 p. - O composto II tem o maior calor de dissoluo. - O composto III formado por tomos pertencentes ao mesmo perodo da tabela peridica. - O composto IV se decompe em altas temperaturas, formando nitrito de sdio e oxignio. Com base nos comentrios, no diagrama e na tabela peridica, d o nome dos compostos I, II, III e IV.

34 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

162. (Ufrj) O diagrama 1 representa a variao do ponto de fuso de quatro sais em funo da soma dos raios do ction e do nion de cada um dos sais. Note que um dos valores permanece incgnito (Y). Os sais representados no diagrama so formados por ons isoeletrnicos. O valor do raio inico (em Angstrons) de diferentes ctions e nions apresentado na tabela a seguir.

164. (Mackenzie) O alumnio que tem nmero atmico igual a 13: a) pertence ao grupo 1A da tabela peridica. b) forma ction trivalente. c) tem smbolo Am. d) pertence famlia dos metais alcalino-terrosos. e) lqido temperatura ambiente. 165. (Ufv) Localize os seguintes elementos na tabela peridica:

Escreva a equao da reao cujos produtos so unicamente o sal de maior ponto de fuso e gua. 163. (Ufrj) O diagrama 1 representa a variao do ponto de fuso de quatro sais em funo da soma dos raios do ction e do nion de cada um dos sais. Note que um dos valores permanece incgnito (Y). Os sais representados no diagrama so formados por ons isoeletrnicos. O valor do raio inico (em Angstrons) de diferentes ctions e nions apresentado na tabela a seguir. Dentre os elementos acima relacionados, aquele que apresenta o menor raio atmico : a) A b) B c) C d) D e) E

Escreva a frmula qumica do sal de menor ponto de fuso.

35 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

166. (Ufsc) A energia de ionizao dos elementos qumicos uma propriedade peridica, isto , varia regularmente quando os mesmos esto dispostos num sistema em ordem crescente de seus nmeros atmicos. O grfico, a seguir, mostra a variao da energia de ionizao do 1 eltron, em e.V, para diferentes tomos. Com base na ilustrao, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S).

167. (Ufpr) As bases da atual classificao peridica foram estabelecidas em 1869 por Mendeleev, um qumico russo. Na poca, nem todos os elementos eram conhecidos; o mrito de Mendeleev foi deixar espaos em branco, como o ocupado pelo elemento X, na figura ao lado, prevendo a existncia e, ainda mais importante, as propriedades qumicas (posteriormente confirmadas) de alguns elementos ainda desconhecidos naquela poca. Atualmente o elemento X muito utilizado na tecnologia eletrnica.

(01) A carga nuclear o nico fator determinante da energia de ionizao. (02) Selecionando-se trs tomos com maior dificuldade para formarem ctions monovalentes, teramos os tomos de He, Li e Na. (04) O potssio o metal que apresenta o menor potencial de ionizao, entre os elementos representados. (08) No intervalo Z = 3 a Z = 10, observa-se que o aumento da carga nuclear tende a aumentar a fora de atrao do eltron pelo ncleo. (16) Os elevados valores da energia de ionizao para os gases He, Ne e Ar so evidncias de que "camadas eletrnicas completas" so um arranjo estvel. (32) Considerando os elementos que formam um perodo da tabela peridica, a tendncia da energia de ionizao diminuir com o aumento do nmero atmico. (64) As menores energias de ionizao correspondem aos metais alcalinos. Soma ( )

Embora a classificao de Mendeleev tenha sofrido algumas modificaes, possvel prever propriedades dos elementos qumicos a partir da sua posio na tabela peridica atual. Por exemplo, com base na posio do elemento X na tabela peridica representada parcialmente na figura, correto afirmar sobre esse elemento: (01) A configurao eletrnica da sua camada de valncia 2s 2p. (02) Seu carter metlico mais acentuado que o do silcio. (04) Seu ncleo contm um prton a mais que o ncleo do glio. (08) Combina-se com o oxignio, formando um composto de frmula mnima XO. (16) Sua eletronegatividade menor que a do glio e maior que a do arsnio. (32) Sua energia de ionizao maior que a do criptnio. Soma ( )

36 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

168. (Ufv) Consulte a Tabela Peridica e assinale a alternativa CORRETA sobre os elementos Ltio, Clcio e Cloro: a) Os trs elementos possuem as mesmas propriedades qumicas. b) O Ltio possui eltrons nas camadas K, L e M. c) O tomo de Cloro, ao doar um eltron, se transforma em um nion. d) O Ltio e o Clcio se ligam com o Cloro formando LiC e CaC. e) O Ltio e o Clcio so chamados de metais alcalino-terrosos. 169. (Ufpe) Considere os tomos X, Y e Z. O tomo X um metal alcalino, Y representa um elemento do grupo VA (ou 15) da tabela peridica e Z um halognio. Considere que todos os trs tomos pertenam ao mesmo perodo (2 ou 3). A partir destas informaes julgue as afirmativas a seguir: ( ) o tomo X possui maior afinidade eletrnica que o tomo Z ( ) dos trs tomos, o tomo Z possui a maior energia de ionizao ( ) os tomos X e Z formaro slidos cristalinos inicos ( ) o on X possui raio maior que o on Y( ) os tomos Y e Z formam molculas com ligaes covalentes polares

170. (Fuvest) Um astronauta foi capturado por habitantes de um planeta hostil e aprisionado numa cela, sem seu capacete espacial. Logo comeou a sentir falta de ar. Ao mesmo tempo, notou um painel como o da figura

em que cada quadrado era uma tecla. Apertou duas delas, voltando a respirar bem. As teclas apertadas foram a) 1 e 2 b) 2 e 3 c) 3 e 4 d) 4 e 5 e) 5 e 6 171. (Ufpi) Os fabricantes e importadores esto obrigados, por lei, a recolher as baterias usadas em telefones celulares por conterem metais pesados como o mercrio, o chumbo e o cdmio. Assinale a afirmativa correta: a) esses trs metais so classificados como elementos de transio. b) esses metais so slidos temperatura ambiente. c) os elementos de massa molar elevada so denominados de metais pesados. d) a pilha que no contm metais pesados pode ser descartada no lixo domstico. e) a contaminao da gua por metais pesados ocorre devido a sua grande solubilidade neste solvente.

37 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

172. (Ufpi) Os elementos carbono (C) e chumbo (Pb), embora pertencentes ao mesmo grupo da tabela peridica, apresentam caracterstica, respectivamente, de ametal e metal. A propriedade peridica que justifica essa observao : a) densidade. b) dureza qumica. c) energia de ionizao. d) polaridade. e) energia reticular. 173. (Uff) Nas anotaes estava escrito um pormenor que primeira vista me escapara, ou seja, que o Zinco to terno, delicado e dcil diante dos cidos que o corroem imediatamente, comporta-se, porm, diferente quando muito puro; ento resiste obstinadamente. LEVI, Primo. "A tabela Peridica". Rio de Janeiro: Relume - Dumar, 1994 O fragmento acima revela a viso particular do romancista italiano sobre o comportamento experimental do metal zinco perante os cidos. Consultando a Tabela Peridica, encontram-se metais que, em particular, no reagem com o HCl. Identifique-os: a) Fe, Co e Hg b) Au, Ag e Pt c) Au, Fe e Ni d) Ni, Co e Pt e) Fe, Pt e Hg

174. (Uem) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Na tabela peridica, as famlias 1 ou IA, 2 ou IIA, 17 ou VIIA so conhecidas como alcalinos, alcalinoterrosos e calcognios, respectivamente. 02) Os tomos H, H e H so istopos e conhecidos como hidrognio ou prtio, deutrio e trtio, respectivamente. 04) Sublimao a passagem direta do estado slido para o gasoso e vice-versa. 08) Na tabela peridica, os elementos qumicos so agrupados em ordem crescente de nmero atmico, observando-se a repetio peridica de vrias propriedades. 16) Os ons J e G, com seus respectivos nmeros atmicos, possuem a distribuio eletrnica de um gs nobre. 32) Na tabela peridica, de modo geral, a eletronegatividade aumenta de baixo para cima nas famlias; aumenta da esquerda para a direita nos perodos e a eletroafinidade varia da mesma forma.

38 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

175. (Ufsc) Observe os elementos qumicos:

177. (Fuvest) Cinco amigos resolveram usar a tabela peridica como tabuleiro para um jogo. Regras do jogo: Para todos os jogadores, sorteia-se o nome de um objeto, cujo constituinte principal determinado elemento qumico. Cada um joga quatro vezes um dado e, a cada jogada, move sua pea somente ao longo de um grupo ou de um perodo, de acordo com o nmero de pontos obtidos no dado. O incio da contagem pelo elemento de nmero atmico 1. Numa partida, o objeto sorteado foi "latinha de refrigerante" e os pontos obtidos com os dados foram: Ana (3,2,6,5), Bruno (5,4,3,5), Clia (2,3,5,5), Dcio (3,1,5,1) e Elza (4,6,6,1).

Com base nas informaes constantes do quadro acima, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S), considerando a posio do elemento na Tabela Peridica. (01) A gs nobre. (02) E calcognio. (04) C halognio. (08) B alcalino terroso. (16) D alcalino. 176. (Ufsc) Seja um elemento qumico representado pela notao X. Com relao ao elemento dado, consulte a classificao peridica dos elementos qumicos e assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). (01) Considerando os elementos N, Se, F, o Se o elemento que tem propriedades qumicas mais semelhantes s de X.. (02) Sua configurao eletrnica fundamental 1s 2s - 2p. (04) Sabe-se que ocupa o terceiro perodo da classificao e seu nome oxignio. (08) classificado como um metal alcalino terroso. (16) Seu estado fsico gasoso. Assim, quem conseguiu alcanar o elemento procurado foi a) Ana b) Bruno c) Clia d) Dcio e) Elza 178. (Ita) Qual das opes abaixo apresenta a comparao ERRADA relativa aos raios de tomos e de ons? a) raio do Na < raio do Na. b) raio do Na < raio do F-. c) raio do Mg < raio do O-. d) raio do F- < raio do O-. e) raio do F- < raio do Mg.

39 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

179. (Ita) Considere as seguintes configuraes eletrnicas e respectivas energias da espcie atmica (A), na fase gasosa, na forma neutra, aninica ou catinica, no estado fundamental ou excitado: I. ns np (n + 1) s; EI. II. ns np (n + 1) s (n + 1)p; EII. III. ns np (n + 1) s; EIII. IV. ns np; EIV. V. ns np (n + 1) s; EV. VI. ns np; EVI. VII. ns np (n + 1) s (n + 1)p; EVII. VIII. ns np (n + 1) s; EVIII. Sabendo que |EI| a energia, em mdulo, do primeiro estado excitado do tomo neutro (A), assinale a alternativa ERRADA. a) |EIII - EVI| pode representar a energia equivalente a uma excitao eletrnica do ction (A). b) |EII - EV| pode representar a energia equivalente a uma excitao eletrnica do nion (A-). c) |EIV - EVI| pode representar a energia equivalente ionizao do ction (A+). d) |EII - EVIII| pode representar a energia equivalente afinidade eletrnica do tomo neutro (A). e) |EVII - EVIII| pode representar a energia equivalente a uma excitao eletrnica do tomo neutro (A). 180. (Pucmg) Considere os elementos: B, Al, C e Si. Consultando uma tabela peridica, sobre eles CORRETO afirmar: a) o Al possui o maior carter metlico. b) o B apresenta o maior raio atmico. c) o C o tomo menos eletronegativo. d) o Si apresenta a maior energia de ionizao.

182. (Ufc) A denominao popular de "lixeiro", dada aos moluscos martimos, tem base cientfica no conhecimento de que estas espcies apresentam grande concentrao de uma classe particular de protenas denominadas metatioeneinas. A elevada quantidade de tomos de enxofre, espcie rica em eltrons, nas metatioeneinas, justifica a afinidade destas por elementos metlicos, tais como Cr, Mn e Cu. Assinale a alternativa que relaciona corretamente propriedades comuns aos metais citados. a) So classificados como elementos representativos que apresentam baixos valores de potencial de ionizao e, por conseqncia, apresentam baixa densidade. b) So elementos de transio interna que apresentam elevado carter metlico tendo forte afinidade, portanto, por cidos de Lewis (). c) So elementos de transio que apresentam facilidade em experimentar reaes de oxidao, originando ons que atuam como cidos de Lewis. d) So elementos que, por se encontrarem na poro intermediria da tabela peridica, apresentam elevados valores de afinidade eletrnica e grande facilidade em formar nions. e) So elementos que, por apresentarem elevado carter metlico, so pobres condutores de eletricidade e encontram-se no estado lquido a temperatura ambiente. 183. (Unirio) A presena da cianobactria 'Microcystis' em um corpo d'gua indesejvel, pois alm de ser um sinal de eutrofizao, ela libera substncias txicas ao homem, o que faz com que o tratamento da gua seja bastante dispendioso. Por outro lado, numa determinada pesquisa, foi verificado que a 'Microcystis' retira metais pesados da gua e, quanto maior a eletronegatividade do metal estudado, maior foi a capacidade de absoro deste pela cianobactria. Considerando os dados acima, assinale a alternativa que indica o nmero atmico do metal estudado que apresentou a maior capacidade de absoro pela cianobactria. a) Z = 29 b) Z = 27 c) Z = 25 d) Z = 23 e) Z = 21

181. (Pucpr) Para melhorar a tenacidade, a resistncia corroso e tambm a resistncia mecnica, costuma-se colocar Vandio como constituinte do ao. O Vandio (Z = 23) um elemento de transio, pois: a) gasoso temperatura e presso ambientes. b) sua camada de valncia pode ser representada por nsnp. c) apresenta o eltron mais energtico no subnvel d. d) apresenta grande afinidade eletrnica. e) Na classificao peridica, situa-se no 3 perodo.

40 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

184. (Uff) Vrios xidos anfteros (xidos que reagem com cidos e bases e no reagem com a gua) apresentam importncia econmica, tais como: AlO matria prima da qual se extrai o alumnio; CrO fonte de cromo usado na fabricao de ao inox; ZnO utilizado em pomadas medicinais; PbO em baterias e o MnO em pilhas e nas baterias alcalinas. Dentre os elementos qumicos constituintes dos xidos mencionados acima, assinale os de transio externa: a) Al, Pb, Zn b) Cr, Zn, Mn c) Cr, Pb, Mn d) Mn, Al, Pb e) Al, Pb, Cr 185. (Ufscar) Considere as seguintes propriedades: - configurao eletrnica da camada de valncia nsnp; - boa condutividade eltrica; - baixa energia de ionizao; - alta afinidade eletrnica. A seqncia de elementos que apresentam as propriedades relacionadas, na ordem dada, a) N, Pt, Cl e F. b) Ca, Cu, K e Br. c) Al, Au, Cl e Na. d) P, Cu, Na e Cl. e) As, Cl, K e Br.

186. (Ufv) O raio atmico uma propriedade peridica fundamental, pois tem implicaes diretas sobre outras propriedades peridicas importantes, tais como energias de ionizao e eletronegatividade. A figura a seguir ilustra a variao dos raios atmicos para os elementos representativos (excludos os metais de transio):

Analisando a figura acima, assinale a afirmativa INCORRETA: a) O elemento csio tem energia de ionizao bem menor que o elemento flor. b) O oxignio mais eletronegativo que o alumnio. c) As energias de ionizao diminuem, nas colunas, com o aumento dos raios atmicos. d) A eletronegatividade aumenta nos perodos com a diminuio dos raios atmicos. e) Os tomos de cloro perdem eltrons mais facilmente do que os de clcio.

41 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

187. (Fatec) Imagine que a Tabela Peridica seja o mapa de um continente, e que os elementos qumicos constituem as diferentes regies desse territrio.

188. (Fuvest) Em um bate-papo na Internet, cinco estudantes de qumica decidiram no revelar seus nomes, mas apenas as duas primeiras letras, por meio de smbolos de elementos qumicos. Nas mensagens, descreveram algumas caractersticas desses elementos. - produzido, a partir da bauxita, por um processo que consome muita energia eltrica. Entretanto, parte do que produzido, aps utilizao, reciclado. - o principal constituinte do ao. Reage com gua e oxignio, formando um xido hidratado. - o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre. Na forma de xido, est presente na areia. empregado em componentes de computadores. - Reage com gua, desprendendo hidrognio. Combina-se com cloro, formando o principal constituinte do sal de cozinha. - Na forma de ction, compe o mrmore e a cal. Os nomes dos estudantes, na ordem em que esto apresentadas as mensagens, podem ser a) Silvana, Carlos, Alberto, Nair, Fernando. b) Alberto, Fernando, Silvana, Nair, Carlos. c) Silvana, Carlos, Alberto, Fernando, Nair. d) Nair, Alberto, Fernando, Silvana, Carlos. e) Alberto, Fernando, Silvana, Carlos, Nair.

A respeito desse "mapa" so feitas as seguintes afirmaes: I - Os metais constituem a maior parte do territrio desse continente. II - As substncias simples gasosas, no metlicas, so encontradas no nordeste e na costa leste desse continente. III - Percorrendo-se um meridiano (isto , uma linha reta no sentido norte-sul), atravessam-se regies cujos elementos qumicos apresentam propriedades qumicas semelhantes. Dessas afirmaes, a) apenas I correta. b) apenas I e II so corretas. c) apenas I e III so corretas. d) apenas II e III so corretas. e) I, II e III so corretas.

42 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

189. (Pucpr) Entre os diagramas a seguir, relacionados com a tabela peridica, quais esto corretos?

191. (Udesc) O valor ideal do pH do solo para o desenvolvimento das plantas depende da espcie vegetal e do tipo de solo. Para eliminar os efeitos txicos do A e Mn nas plantas, a elevao do pH at 5,5 talvez seja suficiente. Por outro lado, em solos com altos teores de matria orgnica, h possibilidades de o efeito txico do A deixar de existir em valores de pH menores que 5,5 devido s reaes desse elemento com constituintes orgnicos. (Texto adaptado - V Seminrio Catarinense de Iniciao Cientfica, Florianpolis, 17 e 18 de agosto de 1995. OLIVEIRA, L., ERNANI, P.R., NASCIMENTO, J.A. . &, Faculdade de Agronomia da UDESC e APAGRI, Lages, SC. Adubao e calagem de forragem para produo de silagem, p.237) RESPONDA: a) Qual a classificao qumica dos elementos citados? Apresente algumas propriedades de cada um deles. b) Quantas vezes a concentrao de on H numa soluo deve aumentar, para o pH passar de 5,5 para 4,5? Apresente seus clculos.

a) II e V b) II e III c) I e V d) II e IV e) III e IV 190. (Unesp) O elemento qumico com Z=2, massa molar=4,00g/mol e ponto de ebulio de -268,9C, o; a) Berlio. b) Hidrognio. c) Hlio. d) Nenio. e) Carbono.

43 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

GABARITO
1. V V F V V 2. [D] 3. [B] 4. [D] 5. 01 + 08 = 09

21. a) maior eletronegatividade: 7A menor eletronegatividade: 1A b) ligao inica 22. [E] 23. a) Oxignio. b) O elemento magnsio apresenta Z = 12. 24. [B]

6. [C] 25. [D] 7. [E] 26. [E] 8. - Silcio (Si). Nmero de eltrons no nvel mais energtico: 4 9. 34 10. F F V V V 11. a) Usado como catalisador na preparao de borrachas, fusveis tipo "diazed", vidro, cermica, ataduras contra queimaduras, etc... um metal do grupo VA, Z = 83, dentro do seu grupo, possui alto ponto de fuso e alta densidade, slido e seu nox provvel +3. 12. [E] 13. [D] 32. [A] 14. [A] 33. [B] 15. [E] 34. [E] 16. a) C, C 35. [B] b) AC, cloreto de alumnio 36. [C] 17. [D] 37. [E] 18. [E] 38. [E] 19. [E] 39. [B] 20. [E] 27. [D] 28. Entalpia de ligao: H - F = 497 kJ / mol H - Br = 365 kJ / mol 29. [B] 30. [E] 31. a) x grupo IA (metal alcalino) y grupo IIA (metal alcalinoterroso) b) Podem ser os pares: Li/Be, Na/Mg, K/Ca, Rb/Sr, Cs/Ba ou Fr/Ra

44 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

40. [E] 60. [B] 41. [C] 42. [E] 43. [C] 44. a) A energia necessria para arrancar o 2 eltron maior do que a necessria para o 1 e assim, sucessivamente. b) Mudanas para o nvel mais interno. 45. [B] 46. [E] 47. [A] 48. a) I - alcalinos b) III - metais de transio c) VI - no-metais d) VII - gases nobres 49. a) A: 1s2s2p3s3p4s (grupo IIA) 68. [B] B: 1s2s2p3s3p4s3d4p (grupo VIIA) 69. [D] b) AB ligao inica, onde A=metal e B=ametal. 70. [E] 50. [B] 71. [D] 51. [D] 72. [B] 52. [B] 73. [B] 53. [E] 74. [D] 54. Mn e Co 55. [B] 56. [D] 57. [D] 58. [E] 59. [D] 76. a) Os elementos X, Y e Z so, respectivamente, o oxignio, carbono e potssio. b) A combinao de X e Y pode originar gs carbnico - CO 75. a) Clcio b) Brio c) x = 2 61. a) Chumbo - metal Arsnio - semi-metal Cdmio - metal Mercrio - metal Fsforo - no metal Boro - semi-metal b) Arsnio, pois apresenta maior nmero de camadas. 62. [B] 63. [A] 64. [D] 65. [A] 66. [C] 67. [A]

45 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

c) KCO = carbonato de potssio 96. [D] 77. [E] 97. F F F V 78. [B] 98. F V V 79. [D] 80. [A] 81. [B] 82. [C] 83. [D] 84. [C] 85. [B] 86. [E] 87. [A] 88. [C] 89. [D] 90. [B] 91. a) Na (sdio) e Mg (magnsio) b) Ne (nenio) 92. a) K (potssio) e KSO b) AO 93. a) Ambos apresentam eltrons em 3 nveis de energia. Como o sdio tem uma carga nuclear menor, ele atrai menos os eltrons, resultando em um raio atmico maior. b) LiCO (Carbonato de Ltio) 112. [B] 94. a) C = Magnsio Mg + 2HC MgC + H b) AO = xido anftero 95. [B] 113. [E] 114. Pares A - C B-D b) Frmula mnima: KO Nome do composto: xido de potssio 102. [B] 103. [B] 104. [B] 105. [C] 106. [C] 107. [A] 108. [B] 109. I 1008 kJ . mol- Ca 590 kJ . mol- K 419 kJ . mol- 110. [A] 111. [C] 99. a) Ba (brio) b) Fe, Hg, Cr (Ferro, Mercrio, Cromo) 100. a) KBr; brometo de potssio b) Fe: 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 101. a) Metal: Csio ou Cs Nome da famlia: Metais Alcalinos

46 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

apresentam o mesmo nmero de eltrons na camada de valncia, pertencem mesma famlia 115. [A] 116. [C] 117. 01 + 02 + 04 = 07 118. [A] 119. [C] 120. a) NaO - xido de sdio b) Eletronegatividade Mg 1,2 C 3,0 1,8 Ligao inica 121. [C] 122. [E] 123. [C] 124. grupo 1 Na 1s 2s 2p 3s ou grupo 2 Mg 1s 2s 2p 3s grupo 16 O 1s 2s 2p ou grupo 17 F 1s 2s 2p O: um no metal (6 na camada de valncia); tem alta reatividade tem PF e PE baixos (sua subst. simples gasosa na temperatura ambiente) 125. Observe as figuras a seguir: 126. 02 + 04 + 08 + 16 + 32 = 62 127. [D] 128. V F F V 129. 19 130. [D] 131. [C] 132. [C] 133. [B] 134. [A] 135. [B] 136. 01 + 02 + 04 = 07 137. [D] 138. [C] 139. [C] 140. [B] 141. a) O elemento que apresenta a maior energia de ionizao o X e o elemento de menor energia de afinidade o Y. Pois X possui o menor raio atmico e Y apresenta maior raio atmico com apenas 2 eltrons na ltima camada.

47 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

b) Ordem crescente de raio: Z, T, V ou Z, T, V-. Quando um tomo cede eltrons os eltrons restantes sero mais atrados pelo ncleo (contrao). Portanto, o raio fica menor. Quando um tomo recebe eltrons, os eltrons j existentes provocam uma certa repulso. Portanto, o raio fica maior. Logo, o T como no recebe nem cede eltrons ficar entre Z e V. c) O elemento mais eletronegativo o V porque tem maior facilidade de receber eltron para atingir a configurao de gs nobre. d) Os elementos que apresentam para o eltron mais energtico o nmero quntico secundrio=1 so: o T e o V, porque o eltron mais energtico est no subnvel p. 142. [D] 143. [B] 144. [D] 145. [D] 146. [A] 147. [E] 148. [C] 149. [B] 150. [D] 151. [C] 152. [A] 153. [B] 154. [B] 155. a) Rubdio, pois apresenta uma camada a mais. b) um slido, pois a ligao da frmula inica.

c) Devido ao aumento da nuvem eletrnica dos tomos. 156. [B] 157. [C] 158. [D] 159. [E] 160. [B] 161. I = Iodeto de Potssio II = Nitrato de Prata III = Cloreto de Sdio IV = Nitrato de Sdio 162. Sal de maior ponto de fuso = NaF Reao: HF + NaOH NaF + HO 163. CsI 164. [B] 165. [C] 166. 04 + 08 + 16 + 64 = 92 167. 02 + 04 + 08 = 14 168. [D] 169. F V V F V 170. [D] 171. [D] 172. [C] 173. [B] 174. 62 175. 01+02+04+08+16=31 176. 01

48 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

177. [E] 178. [E] 179. [D] 180. [A] 181. [C] 182. [C] 183. [A] 184. [B] 185. [D] 186. [E] 187. [E] 188. [B] 189. [D] 190. [C] 191. a) A - metal (grupo 3A) o metal mais abundante da crosta terrestre. branco, brilhante e muito leve. Mn - elemento de transio (grupo 7B) aplicado na obteno de aos especiais. b) Aumentar 10 vezes.

49 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

You might also like