You are on page 1of 4

Sugesto de Atividades Histria 7 ano Unidade 2

1. D o significado de: CAABA: TRIBO: YEMMEN: 2. (USP-SP) Assinale, de acordo com o seguinte cdigo: I A Hgira foi a fuga de Maom pra Yatrib, que em sua homenagem passou a ser chamada Medina. II Sob a direo do Califa Omar, a conquista muulmana rapidamente englobou o Oriente Mdio, sendo conduzida para o Ocidente, no tempo dos Omadas. III Maom quebrou os dolos existentes na Caaba, em Meca, no ano 630, marcando com esse ato o incio oficial do Islo. a) I, II e III corretas. b) Apenas a I est correta. c) I e II corretas. d) I e III corretas. e) II e III corretas. 3. Leia atentamente: Os omadas iriam salvar a comunidade muulmana pela fora e construir o Imprio rabe. Com a morte de Utman, o partido dos homens pios levou ALI ao poder. MOAVI OMADA, governador da Sria, primo de Utman, recusou-se a reconhec-lo. A batalha teve lugar na plancie de Siffin, entre o Iraque e a Sria. (). ALI foi assassinado pelo Khariditas, em 661, e MOAVI se tornou Califa. Muito enrgico, instalou seu poder sobre a Sria e o Egito, mudando sua capital para Damasco.
HISTORAMA. Buenos Aires: CODEX. Vol III. p.27.

Agora responda: a) O episdio apresentado no texto trata da chegada de qual famlia muulmana ao poder?
1

Sugesto de Atividades Histria 7 ano Unidade 2


b) De acordo com os seus estudos, quais as mudanas ocorreram no Imprio durante o governo dessa famlia? c) Qual o nome dos substitutos dessa famlia? 4. (Fuvest-SP) A arquitetura geralmente considerada a mais importante das artes na civilizao islmica, na qual a pintura e a escultura no tiveram o mesmo desenvolvimento, devido: a) proibio da representao da forma humama. b) ao apego aos padres geomtricos caractersticos do mundo rabe. c) ao carter pragmtico da cultura rabe. d) ao carter politesta e contrrio idolatria da religio maometana. e) forte influncia bizantina assimilada no Mediterrneo oriental. 5. Escolha duas dessas reas e escreva no espao correspondente os progressos tcnicos e cientficos ocorridos no Imprio rabe. MATEMTICA - ALQUIMIA - ARQUITETURA - MEDICINA

6. Leia atentamente: As primeiras informaes a respeito do reino de Gana foram encontradas na obra do escritor rabe Al-Fazari, no sculo VIII. Esse autor relata que, no Marrocos, Gana j era conhecida como a terra do ouro desde o sculo VIII, por conta da existncia de reservas desse metal e do comrcio estabelecido com o Norte da frica, que trocava, entre outros produtos, o ouro por sal.
MATTOS, Regiane Augusto de. Histria e cultura afro-brasileira. So Paulo: Contexto, 2008.

Agora responda:
2

Sugesto de Atividades Histria 7 ano Unidade 2


a) Qual o principal artigo retirado de Gana a partir do sculo VIII e para onde era destinado? b) Comente a sociedade pr-colonial de Gana. c) Indique quais das principais atividades econmicas de Gana atualmente. 7. As histrias do imprio Mali, na epopia mandinga, esto ligadas a Sundiata, uma criana enferma que escapou com vida quando seu pai, o soberano do pequeno reino do Mali, foi massacrado com seus filhos pelo rei do Sosso do ento imprio de Gana. (Kabengele Munanga). Cite as principais caractersticas do Imprio Mali. 8. Pinte no fluxograma as caractersticas dos reinos apontados nas legendas:

Acreditavam que a cidade havia sido criada pelos deuses.

Esculturas com cabeas de reis.

Placas com os feitos de Ob.

Dirigidos por chefes intitulados Onis.

If Benin 9. Complete com V (verdadeiro) e F (falso): a) A Universidade de Sankore era muito parecida com as escolas medievais europias. ( ) b) A Universidade de Sankore possua uma administrao central, com registros de estudantes e cursos. ( ) c) Os estudantes da Universidade de Sankore tinham de 8 a 10 professores em salas de aulas
3

Sugesto de Atividades Histria 7 ano Unidade 2


fechadas. ( ) d) Os objetivo de ensino na Universidade de Sankore era transmitir os ensinamentos do Alcoro. ( ) 10. Estabelea a conexo entre a formao dos reinos africanos e o imprio muulmano.

You might also like