You are on page 1of 3

Sugesto de Atividades Histria 7 ano Unidade 6

1. (UEL) Entre 1519 e 1522, Cortez vence e domina o Imprio Asteca. Da sangrenta guerra que arrasou suas cidades, os astecas deixaram um testemunho: Nos caminhos jazem lanas quebradas, Os cabelos esto espalhados. Destelhadas esto as casas, Ensanguentados tm seus muros
MOCELI, R. Histria dos povos americanos. So Paulo: Editora do Brasil, 1990.

Sobre o contexto da dominao espanhola dos povos americanos, considere as seguintes afirmativas: I Na conquista dos territrios americanos, cabia Coroa espanhola uma parte das riquezas arrebatadas aos nativos. II Cortez tirou proveito da desunio dos ndios, organizando estratgias de guerra que, somadas ao seu poderio blico, acabaram por derrotar os astecas. III A conquista espanhola teve incio com a tomada da Cidade do Mxico e foi concluda na segunda metade do sculo XVII. Assinale a alternativa correta. a) Apenas as afirmativas I e II so corretas. b) Apenas a afirmativa I correta. c) Apenas a alternativa III correta. d) Apenas as afirmativas II e III so corretas. e) Todas as alternativas so corretas. 2. Leia atentamente. Na ilha de Espanhola, que foi a primeira, como dissemos, onde entraram os cristos e comearam os estragos e perdies destas gentes e que primeiro destruram e despovoaram, comeando os cristos a tomar as mulheres e filhos dos ndios para servir-se e para usar mal deles, e comer suas comidas que vinham de seus suores e trabalhos, no contentando-se com o que os ndios lhes davam de seu agrado () e o que basta para trs casas de dez pessoas (30
1

Sugesto de Atividades Histria 7 ano Unidade 6


ndios) para um ms, come um cristo e destri em um dia, e outras muitas foras e violncias e vexaes que lhes faziam, comearam a entender os ndios que aqueles homens no deveriam ter vindo do cu.
Bartolomeu de Las Casas, 1542

a) Quem eram os cristos citados no texto? b) Quais seriam os objetivos desses cristos? c) De acordo com o que voc aprendeu, comente a seguinte afirmao do texto: comearam a entender os ndios que aqueles homens no deveriam ter vindo do cu. 3. A colonizao da Amrica do Norte foi empreendida por companhias inglesas, organizadas por comerciantes e banqueiros e autorizadas pela Coroa. As principais empresas eram a Companhia de Londres, que tinha o monoplio das regies localizadas mais ao norte, e a Companhia de Plymonth, que recebeu o monoplio dos territrios do sul. Assinale a resposta que melhor corresponde aos tipos de colonizao das treze colnias inglesas da Amrica do Norte. a) As colnias do sul e as do norte possuam mo de obra escrava africana. b) As colnias do norte tiveram a instalao de grandes propriedades, onde predominava o cultivo de um s produto (monocultura). c) Nas colnias do norte e nas do sul o clima era o subtropical, que favoreceu a produo de artigos tropicais. d) Nas colnias do norte houve a instalao de pequenas propriedades rurais, nas quais predominou o cultivo de vrios produtos agrcolas (policultura). e) Nenhuma das alternativas anteriores. 4. Complete com V para verdadeiro e F para falso. a) Os franceses nunca fundaram povoamentos na Amrica do Norte. ( ) b) O Canad foi fundado com o nome de Nova Frana. ( ) c) Na metade do sculo XVIII a Inglaterra dominou a Louisiana. ( ) d) A Louisiana foi dada de presente aos Estados Unidos pelos holandeses. ( e) O principal povoado ingls em 1717 foi Nova Orleans. ( )

5. A presena de colonos holandeses foi de poucos ncleos de povoamento. Indique como se


2

Sugesto de Atividades Histria 7 ano Unidade 6


deu o processo de colonizao holandesa na Amrica. Explique em sua resposta quais eram os interesses dos holandeses. 6. O frei dominicano Bartolomeu de Las Casas foi um dos mais ardentes crticos da violncia promovida pelos espanhis em suas colnias na Amrica. Elabore um texto que contenha as principais caractersticas das aes do frei Bartolomeu de Las Casas na Amrica espanhola. 7. Observe a imagem abaixo.

Pocahontas. Direo: Mike Gabriel e Eric Goldberg. Estados Unidos, 1995.

Agora responda. a) A que contexto histrico pertence esse filme? Explique. b) Faa um breve resumo sobre o que acontece com Pocahontas. 8. O pequeno controle exercido pela Inglaterra sobre as colnias do norte e do centro permitiu que elas desenvolvessem uma poderosa marinha mercante, construssem grandes veleiros e pesqueiros e participassem do comrcio mundial. Explique em poucas palavras o comrcio triangular. 9. Para os peregrinos, o lugar desconhecido (a Amrica) parecia assustador. Explique o horror que os peregrino sentiam em seu novo lar. 10. Quais os alimentos servidos pelos peregrinos na festa chamada de Dia de Ao de Graas em 1621?
3

You might also like