You are on page 1of 126

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

Thiago Antnio Paixo de Sousa Costa Vincius Santos Lima

Caracterizao e vulnerabilidades da Cadeia de Valor da Castanha do Par em Alenquer: um enfoque sobre os efeitos das variaes climticas e o desmatamento.

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como requisito parcial para obteno do Ttulo de Graduao em Engenharia Ambiental, Universidade do Estado do Par. Orientadora: Profa. Dra. Norma Ely Santos Beltro.

Belm 2010

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

Thiago Antnio Paixo de Sousa Costa Vincius Santos Lima

Caracterizao e vulnerabilidades da Cadeia de Valor da Castanha do Par em Alenquer: um enfoque sobre os efeitos das variaes climticas e o desmatamento.

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como requisito parcial para obteno do Ttulo de Graduao em Engenharia Ambiental, Universidade do Estado do Par.

Data da aprovao:

Banca Examinadora

__________________________________________ - Orientadora

Profa. Norma Ely Santos Beltro


Dr . em Economia Agrcola Justus-Liebig-Universitt Giessen, Alemanha.
a

__________________________________________

__________________________________________

Belm 2010

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. AGRADECIMENTOS Agradeo,

Antes de tudo a DEUS, que me deu sade, sabedoria, que capacitou a mim e ao meu amigo e parceiro de trabalho, Vincius, desenvolver este trabalho de concluso de curso. Agradeo a DEUS tambm, por fazer parte da minha vida, por NUNCA me abandonar. Agradeo a DEUS por ter me cercado de pessoas maravilhosas, que muito contriburam para a minha formao acadmica e pessoal. Agradeo a DEUS pelo dom da minha vida, pelo dom da vida do meu Pai, pelo dom da vida da minha me, pelo dom da vida do meu irmo, pelo dom da vida dos meus familiares, amigos, daqueles que conheo e daqueles que ainda no tive a oportunidade de conhecer. Obrigado Senhor! Ao meu Pai Edilson, minha Me Vnia e ao meu irmo Cleyton, por serem os melhores Pai, Me e Irmo do mundo. Simplesmente obrigado por serem do jeito que vocs so, por me amarem, por me deixarem am-los. Obrigado pela criao a mim dada, obrigado por terem, muitas vezes, se privado dos seus sonhos para investir no meu futuro. Obrigado, enfim, pelo silencioso AMOR gritado nos mais singelos gestos trocados, como um simples olhar. Para estar junto, no preciso estar perto, e sim do mesmo lado. (Leonardo da Vinci). A minha tia e Madrinha Silvana, que ao lado dos meus pais, teve imprescindvel participao na minha formao. Agradeo minha madrinha por ser uma batalhadora, por no ter exitado em ajudar-me quando precisei. A minha Av Adrina, por ser a matriarca de uma famlia maravilhosa, que deu toda a base de amor, que sempre permeou minha vida. Ao meu av Fernando, por ter sempre me conduzido por caminhos seguros; pelo seu amor incondicional. minha Av Lourdes e Av Antnio, que mesmo sem ter conhecido, tenho certeza que, onde estiverem, oraram para que eu alcanasse esse sonho. Agradeo aos meus tios e tias, primos e primas, por terem propiciado o melhor ambiente e condies necessrias para a minha formao. Amo muito todos vocs!

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

A minha namorada Julianne, por ter participado de todo o cansativo processo de elaborao do estudo, sendo compreensiva e companheira. Agradeo tambm toda sua famlia pelo carinho que sempre tiveram por mim. Ao Japons e ao Geraldo, amigos que apesar da distncia, tambm contriburam para essa realizao. Belinha, minha cunhada querida, por fazer meu irmo feliz e por ter feito parte desse sonho. Aos meus amigos da UEPA, incansveis guerreiros em busca da aprovao. Eu diria que vocs foram IMPERIOSOS para que eu tivesse motivao e o prazer de estar todo dia as 13:30 na universidade. Luis, Joo, Antnio, Fbio, Glauby, Vincius e Thira, bem como toda a turma ENA 2006, tenham a certeza de que cada um teve sua parcela de contribuio na elaborao desse trabalho. Ao meu amigo e parceiro de TCC, Vincius, que dividiu comigo a responsabilidade de elaborar um trabalho digno de ENGENHEIROS. Apesar das diferenas, construmos uma amizade, unida pelo amor de DEUS. Obrigado meu amigo! A orientadora deste trabalho, Dra. Norma Ely Beltro, que auxiliou na elaborao da pesquisa, e foi a responsvel por eu ter sido inserido no projeto coordenado pelo Dr. Jan Borner da Iniciativa Amaznica, de onde surgiu esse trabalho de concluso de curso. Ao Dr. Jan Borner, por ter confiado no meu trabalho e me dado a oportunidade de fazer parte do projeto. Agradeo tambm, aos demais integrantes da pesquisa: Meghan Doiron, Vanessa Rodriguez, Edilson, Christiane Eringhaus, Cristiane Raiol, Carolina Shizue, bem como aos colegas feitos em Alenquer: Maia e Preto Maia. Por fim, aos meus professores e facilitadores, que tornaram isso possvel atravs do conhecimento transmitido ao longo desses 5 anos. A todos, meus sinceros agradecimentos. Thiago Costa.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. AGRADECIMENTO ESPECIAL

Ao meu Deus Triuno que um dia, to amorosamente abraou a minha alma, me deu uma nova forma de vida e me conduziu verdadeira felicidade. Ao meu guardador de todas as horas, quele que me concede a esperana da glria e tem me agraciado com o seu sublime amor, todo o meu louvor em eterno reconhecimento e gratido, a Ele, e s a Ele, rendo todo o meu ser em infinita adorao. OUTROS AGRADECIMENTOS Agradeo a minha me pela dedicao incansvel com que tem me instrudo a cada dia, pelo seu amor, carinho e cuidado. Agradeo ao meu padrasto pelo auxlio na formao do meu carter e pela presena em nossas vidas. Agradeo ao meu Pai, que mesmo com a distncia, sempre me proporcionou valiosas lies. Tambm agradeo aos meus irmos que alegram os meus dias e me proporcionam momentos nicos e inesquecveis. Agradeo as minhas avs e ao meu av, tios e tias, primos e primas, por tudo que tem feito por mim. Agradeo a minha namorada e futura esposa, Rafaela, que tem sido minha companheira em todos os momentos, me confortando com o seu amor e ateno. Agradeo tambm a toda sua famlia pelo apoio e carinho que sempre demonstram por mim. Agradeo aos meus amigos e irmos em Cristo pelas infindveis oraes feitas por mim ao longo deste processo. Agradeo aos meus colegas de turma, pelos momentos agradveis vividos ao longo desses 5 anos de curso, agradeo aos amigos que fiz nesse perodo, pelo companheirismo e verdadeira amizade. Agradeo ao meu grande amigo e parceiro na realizao deste trabalho, Thiago, pela dedicao, pacincia e principalmente pelo apoio de amigo valoroso que .

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

Agradeo aos professores que se empenharam no intuito de fazer o possvel para nos transmitir todo o conhecimento acadmico e principalmente valores ticos essenciais para qualquer profissional. A todos aqueles que de alguma forma contriburam para o cumprimento desta jornada, o meu muito obrigado.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura e nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poder separar do amor de Deus, que est em Cristo Jesus, nosso Senhor! Romanos 8:37-39

Vincius Lima.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. RESUMO

O real efeito de fatores como as variaes climticas e o desmatamento sobre a biodiversidade global um tema amplamente debatido hoje pelos veculos de comunicao, comunidades cientficas e sociedade civil. Os riscos e desafios enfrentados pelas populaes que so diretamente atingidas pelo carter severo dos eventos climticos vivenciados nos ltimos anos so barreiras a serem transpostas pela cincia no incio deste novo sculo. Em meio a essa realidade est a regio amaznica que abriga a maior floresta tropical do planeta, igualmente atingida pela instabilidade climtica. As secas, enchentes e variaes trmicas afetam diretamente as atividades extrativistas, a produo rural e trazem transtornos aos habitantes da regio. O intuito deste trabalho analisar as etapas da cadeia de valor da Castanha do Par no municpio de Alenquer-PA situado na Amaznia, regio da Calha Norte, com o objetivo de identificar, prever e mitigar riscos inerentes s influncias climticas e antrpicas presente neste processo. Para tal, foram usadas ferramentas de anlise como a modelagem ambiental, para a previso de cenrios vindouros, entrevistas e observaes in loco, alm de reviso bibliogrfica. Palavras Chaves: Variaes Climticas, Desmatamento, Castanha do Par, Cadeia de Valor, Modelagem Ambiental, Alenquer.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. ABSTRACT

The real effect of factors such as climate change and deforestation on the global biodiversity is a topic widely debated today by media, scientific communities and civil society. The risks and challenges faced by populations that are directly affected by the severe character of weather events experienced in recent years are obstacles to be overcome by science in the early of this new century. Inserted in this context is the Amazon region, home to the largest rainforest in the world, also reached by climate instability. Droughts, floods and temperature variations affect directly the extractive activities and rural production, bringing troubles to local residents. The purpose of this study is to analyze stages of the value chain of Brazil nuts in the city of Alenquer-PA located in the Amazon region of the Calha Norte, in order to identify, to predict and mitigate risks inherent to climate and anthropogenic influences presents in this process. To this end, we used analysis tools such as environmental modeling for business forecasting come, interviews and in situ observations, as well as literature review. Keywords: Climatic Variations, Deforestation, Brazil nuts, Value Chain,

Environmental Modeling, Amazon region.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. SUMRIO

1. INTRODUO ___________________________________________________ 11
1.1. Histrico da Pesquisa _______________________________________________________ 13 1.2. Justificativa _______________________________________________________________ 15 1.3. Objetivos _________________________________________________________________ 16
1.3.1. 1.3.2. GERAL ________________________________________________________________________ 16 ESPECFICOS ___________________________________________________________________ 16

1.4. Limitaes do Trabalho _____________________________________________________ 16 1.5. Estrutura do Trabalho _______________________________________________________ 17

2. REVISO BIBLIOGRFICA ________________________________________ 19


2.1. Mudanas e Variaes Climticas Globais _______________________________________ 19 2.2. Alteraes Climticas na Amaznia ____________________________________________ 21 2.3. Riscos e adaptaes s variaes climticas _____________________________________ 23 2.4. A economia da Castanha do Par ______________________________________________ 27
2.4.1. 2.4.2. 2.4.3. ASPECTOS BIOLGICOS DA CASTANHEIRA (Bertholletia excelsa H. & B.) ___________________ 27 A ATIVIDADE EXTRATIVISTA ______________________________________________________ 30 CONTEXTO ECONMICO _________________________________________________________ 31

2.5. A Cadeia de Valor __________________________________________________________ 34 2.6. A modelagem como ferramenta de anlise ambiental. ____________________________ 36

3. MATERIAL E MTODOS __________________________________________ 40


3.1. Caracterizao da Pesquisa ___________________________________________________ 40 3.2. rea de Estudo ____________________________________________________________ 42 3.3. Coleta e Anlise de Dados ____________________________________________________ 47
3.3.1. METODOLOGIA VALUELINKS ________________________________________________________ 48

4. A CADEIA DE VALOR (CDV) DA CASTANHA DO PAR _________________ 51

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

10

4.1. Caracterizao dos atores integrantes da CDV da Castanha do Par em Alenquer. ______ 51
4.1.1. 4.1.2. 4.1.3. 4.1.4. PRODUTORES __________________________________________________________________ 51 ATRAVESSADORES INTERMEDIRIOS _______________________________________________ 54 MARRETEIROS _______________________________________________________________ 55 ATRAVESSADORES DA CIDADE ____________________________________________________ 60

4.2. Principais Etapas da Cadeia de Valor da Castanha do Par Alenquer. _______________ 71 4.3. Mapeamento da cadeia de valor ______________________________________________ 72 4.4. Principais riscos (gargalos) para o funcionamento da cadeia de valor. ________________ 74

5. MODELAGEM DA RELAO ENTRE O DESMATAMENTO E A PRODUO DE CASTANHA DO PAR EM ALENQUER. _____________________________ 77


5.1. Definio do Modelo ________________________________________________________ 77 5.2. Caractersticas locais e Hipteses do modelo _____________________________________ 82 5.3. Representao Grfica do Modelo _____________________________________________ 86 5.4. Resultados da Modelagem __________________________________________________ 101

6. CONCLUSES E RECOMENDAES ______________________________ 110 REFERNCIAS ___________________________________________________ 114 ANEXOS ________________________________________________________ 121

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. 1. INTRODUO

11

As variaes climticas em escala global tem ocupado um espao de destaque nos holofotes da mdia nos ltimos anos. crescente a preocupao por parte da comunidade cientfica e da sociedade acerca do comportamento futuro do clima mundial e as suas implicaes nas relaes sociais e de produo que estamos atualmente acostumados. Sugere-se atravs da anlise de dados obtidos em amostras de rvores, corais, geleiras e outros mtodos indiretos (MARENGO 2001), que as atuais temperaturas da superfcie da Terra estejam mais altas do que em qualquer poca dos ltimos 600 anos. De acordo com Nobre (2001), mantendo-se o padro atual de emisses de gases do efeito estufa (GEE), resultantes de aes antrpicas, para a atmosfera, h altssima probabilidade de haver alteraes climticas globais de grande magnitude ocorrendo nos prximos 100 anos. J Cndido et al. (2007), realizaram uma sntese dos ltimos resultados divulgados pelo Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas (IPCC, na sigla em ingls), indicando que haver, no decorrer deste sculo, um aumento de temperatura por todo o planeta, sendo esse aumento mais severo sobre os continentes do que sobre os oceanos, com um aumento do nvel destes. Haver ainda, de acordo os mesmos autores, uma elevao das precipitaes nas regies que j so bem providas de chuvas e uma diminuio nas regies que hoje sofrem com a escassez de gua, alm do aumento da frequncia e da intensidade de eventos extremos, como furaces, inundaes e secas prolongadas. Inmeros so os estudos prevendo ou constatando os efeitos das mudanas climticas globais (p. ex. NOBRE, 2001; NOBRE et al., 2007; MARENGO 2004), no entanto importante destacar que catstrofes naturais sempre existiram ao longo dos sculos, estando as suas ocorrncias alheias mudana verificada no que diz respeito ao ritmo de aquecimento global das ltimas dcadas. Contudo, as

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

12

alteraes climticas tem potencializado a freqncia e os efeitos nocivos de tais eventos (CNDIDO et al., 2007). No que diz respeito ao Brasil, em concordncia com Nobre (2001), os vrios cenrios de mudanas climticas para o pas em funo de variadas previses de emisses de gases do efeito estufa (principalmente o dixido de carbono, metano e xido nitroso, CO2, CH4 e N2O, respectivamente) para os prximos 100 anos, indicam a possibilidade de impactos climticos significativos. Entre eles, os mais representativos so o aumento de temperatura, modificaes nos padres de chuvas e alteraes na distribuio de extremos climticos tais como estiagens, enchentes, penetrao de frentes frias, geadas, tempestades severas, vendavais, granizo etc. Evidncias cientficas recentes apontam para uma intensificao da variabilidade climtica associada aos eventos El Nio/La Nia em funo do aumento do efeito estufa. O previsto aumento do nvel mdio do mar poder trazer consequncias para os ecossistemas e populaes humanas nas reas costeiras e ribeirinhas que sofrem influncia das mars (NOBRE, 2001). Inserida neste conturbado cenrio, e grande responsvel pela manuteno da estabilidade climtica global, encontra-se a regio amaznica, bero da maior floresta tropical do mundo e portadora de um dos mais ricos e exuberantes ecossistemas naturais do planeta, alm de detentora de ampla diversidade de recursos naturais e moradia de inmeras comunidades ribeirinhas (VERSSIMO, 2001). A Amaznia desempenha um papel importante no ciclo de carbono planetrio, e pode ser considerada como uma regio de grande risco do ponto de vista das influncias das variaes climticas globais (NOBRE et al., 2007). Por meio de observaes em campo (GASH & NOBRE, 1997) e modelos matemticos (NOBRE et al., 1991), contatou-se que as mudanas no clima de uma regio ampla como a amaznica podero afetar as condies climticas regionais, bem como de outras reas do planeta.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

13

Alm disso, o equilbrio trmico e suas consequncias na prpria regio merecem ateno especial por parte da comunidade cientfica, em virtude das relaes de produo estabelecidas por produtores rurais que dependem de variveis ambientais adequadas para desenvolverem suas atividades, como a extrao de Castanha-do-Par, que atualmente encontra-se ameaada pelo quadro de variaes climticas que acarreta intempries ambientais potencialmente danosas para a existncia de cultivos com resultados minimamente aceitveis. Outro fator de risco para a manuteno do equilbrio trmico e ecolgico na regio so os altos ndices de desmatamento verificados, inclusive nas reas de Castanhais, prejudicando a extrao do fruto tanto pelo distanciamento das reas de coleta, quanto pela contribuio ao processo de alteraes climticas verificado no local. Diante do exposto, o presente trabalho trata da elucidao de questes concernentes ao rumo que as relaes de produo da Castanha do Par tomaro na Amaznia, diante das mudanas climticas. Especificamente, Qual o real efeito dos eventos climticos sobre a cadeia de Valor da Castanha do Par no municpio de Alenquer-PA?; Existe relao entre o desmatamento e a queda na produo de Castanha do Par no municpio de Alenquer-PA nos ltimos anos?; As variaes climticas interferem na renda dos atores envolvidos na cadeia de valor da Castanha do Par em Alenquer-PA? e ainda H a possibilidade de adaptao s mudanas climticas por parte dos produtores de Castanha do Par, preservando assim o comrcio da amndoa? 1.1. Histrico da Pesquisa Este trabalho de concluso de curso um dos frutos do projeto Adaptao da pequena produo rural a riscos climticos na Amaznia Brasileira: promovendo conhecimento para agir atravs da colaborao em pesquisa e cooperao tcnica, o qual teve como alguns dos resultados. Alm deste TCC, h ainda outros dois trabalhos de concluso de curso, defendidos na Universidade do Estado do Par -

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

14

UEPA e uma dissertao de mestrado, apresentada junto universidade de Colnia Alemanha. O projeto foi proposto pelo ITT - Instituto para Tecnologia nos Trpicos da Universidade de Cincias Aplicadas, Colnia Alemanha, e apresentou uma nova parceria entre instituies alems e brasileiras envolvidas em pesquisa, educao e desenvolvimento. Contou com a participao das seguintes instituies: CIAT, Consrcio Iniciativa Amaznica - IA, CIFOR, GTZ, UNAMAZ, UFPA e UEPA. O objetivo geral do projeto o de fornecer aos formuladores de polticas locais e cooperao tcnica alem, ferramentas e recomendaes para avaliar provveis cenrios de variaes climticas, com o intuito de desenvolver intervenes visando reduzir a vulnerabilidade da populao rural e suas economias na regio da Calha Norte, tendo como foco de anlise as cadeias de valor dos principais produtos de trs setores econmicos: pesca, agricultura e extrao florestal, os quais representam a principal fonte de renda da populao rural na Calha Norte. Trs estudantes de graduao de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Par, todos brasileiros, uma estudante de mestrado, boliviana, da Universidade de Colnia Alemanha, uma pesquisadora e coordenadora administrativa canadense e dois pesquisadores doutores, alemes, trabalharam diretamente na aquisio dos dados de campo, efetuados no municpio de Alenquer, bem como contriburam para a elaborao dos resultados finais do presente trabalho. Como este projeto foi realizado por trs estudantes de graduao e havia trs setores econmicos sendo estudados, achou-se conveniente que cada estudante ficasse responsvel por um produto pertencente a cada um dos setores econmicos previstos em Alenquer, e a partir dos dados adquiridos fossem elaborados trs Trabalhos de Concluso de Curso.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

15

Portanto, a metodologia de mapeamento empregada foi a mesma, divergindo apenas no enfoque dado para cada produto, tendo em vista as peculiaridades inerentes a cada atividade, de modo que fosse possvel o isolamento dos resultados especficos de cada TCC, incluindo o aqui exposto que versa sobre aspectos relacionados a Castanha do Par. 1.2. Justificativa A crescente preocupao com as variaes climticas ao redor do planeta um tema diretamente relacionado com a regio amaznica. A rica biodiversidade presente no local desperta a ateno de variadas instituies no planeta, contudo, a anlise sob a tica do produtor nativo da regio vem sendo colocada margem desse contexto. Eventos climticos extremos como secas e enchentes tem afetado diversas culturas agrcolas, incluindo a da Castanha do Par, prejudicando diretamente a economia em torno do extrativismo e comercializao da amndoa em municpios, tal como Alenquer-PA, que apresentou vertiginosa queda na produo da Castanha nos ltimos anos. Aliada a esse preocupante quadro, existe a carncia de estudos voltados para a anlise de riscos e estratgias de adaptao das economias locais na regio da calha norte, que pode ser explicada pela insuficincia de projees climticas globais e regionais que possibilitem tal propsito. Este trabalho se prope a contribuir para a identificao e mitigao de riscos associados s variaes climticas com implicaes sobre a cadeia de valor da Castanha do Par, na regio da calha norte amaznica, mais especificamente no municpio de Alenquer-PA.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. 1.3. Objetivos 1.3.1. GERAL

16

Fornecer aos tomadores de decises locais, ferramentas e recomendaes para avaliarem provveis cenrios oriundos de variaes climticas, com o intuito de desenvolver intervenes, visando reduzir as vulnerabilidades, e propor estratgias de adaptao, aos riscos inerentes Cadeia de Valor da Castanha do Par no municpio de Alenquer. 1.3.2. ESPECFICOS Mapear a cadeia de valor da Castanha do Par no municpio de Alenquer; Analisar os riscos decorrentes da extrao e comercializao da Castanha do Par neste municpio; Elaborar um modelo computacional para simular a relao entre o desmatamento e a produo de Castanha do Par para os prximos 50 anos; Contribuir para a difuso de conhecimento entre os atores inseridos na cadeia produtiva da Castanha do Par, bem como entre os governantes locais. 1.4. Limitaes do Trabalho A realizao da pesquisa que resultou no presente trabalho possui limitaes que foram ocasionadas por fatores, tais como: a carncia de estudos voltados para a temtica aqui abordada na rea de estudo em questo, de tal forma que houvesse referncias especficas para o foco do estudo; a ausncia de dados ambientais e socioeconmicos oficiais por partes de instituies governamentais (secretarias estaduais, secretarias municipais, governo federal, etc.) que pudessem embasar as anlises; a dificuldade de acesso s comunidades estudadas na ocasio da obteno de dados primrios para a formao de uma amostra representativa da populao dos locais estudados.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

17

Em relao elaborao da cadeia produtiva, foram encontradas limitaes quanto incipiente participao de atores integrantes dos ltimos nveis da cadeia (atravessadores da cidade e empresas beneficiadoras). Houve ainda dificuldades no momento das entrevistas devido resistncia dos entrevistados em divulgar valores relativos renda e comercializao da Castanha, dificultando a obteno de valores confiveis e representativos para a elaborao dos modelos desenvolvidos. 1.5. Estrutura do Trabalho O trabalho se divide em seis captulos organizados com o propsito de proporcionar um avano gradativo do tema aqui abordado, elucidando todas as etapas da execuo da pesquisa, por meio da exposio dos mtodos utilizados, alm do detalhamento dos resultados alcanados e recomendaes propostas para a mitigao das problemticas constatadas. Este captulo que trata da introduo ao tema versado, expe consideraes iniciais sobre o panorama das variaes climticas em escala global e regional, com nfase na regio amaznica. Na seqncia, so expostos a justificativa da pesquisa e os objetivos pretendidos pelo estudo. Em seguida, o captulo II trata da reviso bibliogrfica utilizada como arcabouo terico para a fundamentao dos trabalhos de pesquisa, tratando de temticas inerentes ao tema em questo, como as variaes climticas, o extrativismo da Castanha do Par, o conceito de cadeia de valor e a modelagem ambiental utilizada como ferramenta computacional para o desenvolvimento dos estudos. A metodologia da pesquisa explanada no captulo III, que contm informaes referentes caracterizao da pesquisa e rea de estudo, alm da exposio dos mecanismos utilizados para a coleta de dados e informaes realizadas in loco. Os captulos IV e V expem os resultados obtidos pela anlise detalhada da cadeia de valor da Castanha do Par no municpio de Alenquer-PA, identificando os riscos da mesma, bem como a relao entre o desmatamento e a

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

18

produo da Castanha mediante s variaes climticas existentes, verificada por meio da modelagem ambiental. Finalizando o trabalho, o captulo VI apresenta as concluses e recomendaes concernentes pesquisa realizada, propondo medidas que visem dirimir os riscos e problemticas verificadas pela influncia das variaes climticas no processo extrativista e de comercializao da Castanha do Par no local de estudo.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. 2. REVISO BIBLIOGRFICA 2.1. Mudanas e Variaes Climticas Globais

19

A problemtica das variaes climticas globais tem sido uma pauta constantemente presente nas rodas de discusses acerca do meio ambiente na comunidade cientfica. Os eventos catastrficos e a instabilidade de temperatura ligada a esse fenmeno preocupam por seu poder devastador e pressionam cada vez mais os pesquisadores a buscarem modelos de previso e controle do clima, com o propsito de evitar tragdias naturais e garantir terreno frtil para a agricultura e criao de animais, alm de preservar a segurana das populaes nos quatro cantos do planeta. Em virtude dessa crescente preocupao com a evoluo negativa do panorama ambiental global, vrias conferncias internacionais foram realizadas com o intuito de promover a discusso sobre caminhos para a reduo da influncia antrpica sobre o meio ambiente, incluindo a adoo de metas a serem cumpridas em acordos entre os pases, visando, por exemplo, a diminuio da emisso de gases causadores do efeito estufa. Em 1968, cientistas, economistas, funcionrios pblicos de alto escalo e diversos profissionais de outros setores da sociedade se reuniram para debater o processo de desenvolvimento estabelecido pela sociedade e a sua relao com a crescente poluio e as catstrofes ambientais existentes. O evento, que ficou conhecido como Clube de Roma, elaborou em 1972 pela primeira vez na histria um documento sobre impactos ambientais, denominado Limites Para o Crescimento representando um marco para a pauta ambiental. Ainda em 1972, a ONU - Organizao das Naes Unidas organizou a Conferncia das Naes Unidas Sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, que contou com a participao de representantes de 113 pases e mais de 400 organizaes no-governamentais, consolidando desta forma o surgimento de polticas de gerenciamento ambiental.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

20

Aps Estocolmo-1972, vrios encontros foram realizados tendo em vista a proposio de planos e medidas que visem mitigao de impactos ambientais em busca da sustentabilidade do modelo de desenvolvimento global. Dentre esses eventos, pode-se destacar a Rio-92, Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada em junho de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, que consagrou o conceito de desenvolvimento sustentvel e teve como resultado principal a AGENDA 21, documento que contm reflexes sobre a importncia de cada pas poder cooperar no estudo de solues para os problemas scio-ambientais. O motivo maior para a realizao de tais debates so os indicadores ambientais alarmantes que se potencializaram no decorrer das ltimas quatro dcadas, apontado ameaas climticas como o aquecimento global, a expanso do efeito estufa, alm da maior ocorrncia de eventos climticos extremos num futuro prximo. De acordo com Marengo (2006) em seu livro: Mudanas Climticas Globais e seus efeitos sobre a biodiversidade, Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas (International Panel on Climate Change - IPCC) concluiu no seu Terceiro Relatrio de Avaliao TAR (IPCC 2001 a), que a temperatura mdia da atmosfera tem aumentado em 0.6C +/- 0.2C durante o sculo XX. Os modelos globais do IPCC tm mostrado que entre 1900 e 2100 a temperatura global pode subir entre 1.4C e 5.8C, o que representa um aquecimento mais rpido do que aquele detectado no sculo XX e que, aparentemente, no possui precedentes durante, pelo menos, os ltimos 10.000 anos. Ainda conforme Marengo (2006), existem evidncias (IPCC 2001b - citado por OSUNA, 2009) de que eventos extremos como secas, enchentes, ondas de calor e de frio, furaes e tempestades, tm afetado diferentes partes do planeta e produzido enormes perdas econmicas e de vidas. Como exemplos, podem ser citados a onda de calor na Europa em 2003, a qual constituiu-se como o vero mais quente dos ltimos 500 anos e matou entre 22 mil e 45 mil pessoas, os furaces

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

21

Katrina, Wilma e Rita no Atlntico Norte em 2005 e o inverno extremo da Europa e sia em 2006. O aquecimento tambm deve exacerbar o problema das ilhas de calor em todas as grandes cidades, uma vez que prdios e o asfalto retm muito mais radiao trmica do que as reas no-urbanas (MARENGO, 2006). Tambm se pode mencionar no Brasil, o furaco Catarina em maro de 2004, a recente seca da Amaznia em 2005 e as secas j observadas no Sul do Brasil em 2004, 2005 e 2006. H ainda impactos relacionados como alteraes na biodiversidade, aumento no nvel do mar, prejuzo agricultura e gerao de energia hidreltrica, que j podem estar afetando o Brasil, assim como o restante do planeta. 2.2. Alteraes Climticas na Amaznia Inserida nesse contexto, e tida perante a comunidade cientfica como a principal responsvel pela estabilidade climtica global, a regio amaznica tem sofrido com as ondas de calor decorrentes dos efeitos das mudanas climticas globais, apresentando vulnerabilidades e evidenciando um cenrio futuro incerto, o que alarma lideranas governamentais e a sociedade quanto conservao de sua rica biodiversidade. A floresta Amaznica (que em 2001 cobria aproximadamente 5,4 milhes de km2 (SOARES & FILHO et al., 2006) aporta cerca de 15% da fotossntese terrestre global (FIELD et al., 1998). A evaporao e a condensao sobre a Amaznia tm um papel fundamental na circulao atmosfrica global (MALHI et al., 2008) e representa uma fonte de umidade para algumas regies fora da Amaznia (MARENGO et al., 2004; NOBRE et al., 1991). Nas dcadas recentes, a taxa de aquecimento sobre a Amaznia tem sido de 0,25C/dcada (MALHI & WRIGHT, 2004), e as projees de mudanas climticas indicam aumento mdio de 3,3C sob um cenrio intermedirio de emisses de gases de efeito estufa para finais do sculo XXI. As projees de precipitao, embora sem consenso com relao ao sinal da anomalia anual, indicam diminuio na estao seca, o que sem dvida o fator mais crtico para a

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

22

manuteno da floresta no futuro (MALHI et al., 2008; NOBRE et al., 2005; SALAZAR et al., 2007). A precipitao na Amaznia influenciada tanto pelas variaes no oceano Pacfico (eventos de El Nio) quanto pelo gradiente de temperatura norte-sul no Atlntico tropical (fator determinante na seca da Amaznia ocorrida no ano de 2005 (MARENGO et al., 2008). Portanto, mudanas nas temperaturas superficiais do mar levaro mudanas nos regimes de precipitao na Amaznia. Estudos de modelagem tm encontrado que mudanas na forante ocenica externa e nas condies de retroalimentao internas resultantes do aumento de CO 2 atmosfrico podem levar ao decrscimo da precipitao e seca persistente sobre a Amaznia, causando um dieback na floresta e amplificando o aumento de CO2 atmosfrico no sculo XXI (COX et al., 2004). A diminuio da precipitao (devido ao desmatamento ou ao aquecimento global) e o aumento da estao seca em algumas regies da Amaznia, poderiam levar a substituio da floresta tropical por outro tipo de vegetao mais resistente a mltiplos estresses causados pelo aumento de temperatura, perodos de secas e fogo. Esta hiptese de savanizao (NOBRE et al., 1991) coloca a regio leste da Amaznia num cenrio de alta vulnerabilidade s mudanas climticas (NOBRE et al., 2005). Experimentos de campo (PHILLIPS et al., 2009) e de modelagem

(SALAZAR et al., 2007) mostram a vulnerabilidade desta regio a condies de estresse. Segundo as projees de mudanas climticas, as secas podem ser mais intensas e freqentes neste sculo como resultado do aquecimento global (COX et al., 2004; MALHI et al., 2008), o que, alm do efeito direto nas populaes e biodiversidade da Amaznia, pode alterar o balano de carbono global e acelerar o aquecimento do planeta (PHILLIPS et al., 2009). Quando a floresta fica sujeita a perodos anomalamente secos, aumenta a probabilidade de ocorrncia de queimadas que podem destruir centenas de milhares de hectares de floresta e injetar na atmosfera grandes quantidades de fumaa e

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

23

aerossis que poluem o ar em extensas reas, afetando a populao e com potencial de afetar o incio da estao chuvosa e a quantidade de chuva na regio (ANDREAE et al., 2004 citado por NOBRE et al., 2007). Considerando os cenrios de mudanas climticas do modelo do HADCM3 para o IPCC/AR4, a durao da estao seca poderia aumentar em at dois meses ou mais na maior parte da Amaznia, o que levaria ao aumento da estao seca dos atuais 3-4 meses para 5-6 meses na Amaznia central e oriental. Esse aumento implicaria numa elevao do risco da ocorrncia de queimadas e mudana na climatologia da chuva o que favoreceria a substituio da floresta por savana (LI et al., 2006 citado por NOBRE et al., 2008). Tais impactos ecolgicos afetam a possibilidade de manejo sustentvel da floresta na regio, o que uma premissa bsica para a economia regional (BROWN et al., 2006 citado por NOBRE et al., 2007). Sampaio et al (2007) afirmam que essas projees de variaes climticas na Amaznia esto diretamente ligadas com o acelerado processo de

desmatamento imprimido nas ltimas dcadas, o que poderia resultar no j citado processo de savanizao (SALAZAR et al. 2007). 2.3. Riscos e adaptaes s variaes climticas As predies de clima futuro indicam um risco considervel para a Amaznia, assim como uma incerteza significativa. A maneira em que estes dois fatores esto incorporados em decises sobre polticas pblicas pode fazer uma grande diferena nas aes tomadas e, consequentemente, na sobrevivncia da floresta amaznica. A Incerteza se refere falta de conhecimento sobre valores dos parmetros ou sobre quais so as verdadeiras probabilidades de cada resultado diferente acontecer. Tal problemtica tem sido constantemente indicada como um empecilho para a tomada de delicadas decises sobre as variaes climticas (FEARNSIDE, 2009).

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

24

Entretanto, apesar das incertezas que envolvem as predies do clima futuro, os fatos reais ocorridos nas ltimas dcadas condizem com os modelos climticos regionais e globais, os quais predizem consistentemente uma maior freqncia de eventos climticos extremos na Amaznia (IPCC, 2007; MALHI, 2008), e acredita-se que as comunidades de pequenos agricultores sejam uma das mais negativamente afetadas (IPCC, 2007; STERN, 2007). Embora o conhecimento dos processos que ocorrem na floresta Amaznica tenha avanado nos ltimos anos a partir de programas de pesquisa, fluxos de torres e informao de satlites, ainda so necessrios experimentos de campo de grande escala para entender alguns processos que ocorrem na floresta e que podem acelerar ou diminuir o dieback projetado por alguns modelos (VELSQUEZ, 2007). evidente que o entendimento da magnitude das alteraes climticas na Amaznia no sculo XXI e seus possveis impactos na floresta Amaznica, constitui um foco de pesquisa muito importante atualmente, que reflete a importncia do bioma floresta tropical e dos sistemas climtico, hidrolgico e social associados a ele (MALHI & PHILLIPS, 2004 Citado por VELSQUEZ, 2007). Dentro desse contexto, faz-se necessrio tambm considerar os modos de produo e comercializao e os riscos que incidem sobre as atividades produtivas dos habitantes da regio, que por diversas ocasies apresentam vulnerabilidades ao comportamento climtico (volume pluviomtrico, ocorrncia de enchentes, secas, etc.) em suas localidades, alm de identificar as medidas de adaptao passivas de adoo por parte desses produtores e comerciantes, de acordo com a realidade em que esto inseridos. Nesse grupo de habitantes que utilizam a floresta como meio de subsistncia, encontram-se os extrativistas de Castanha do Par, ou Castanha do Brasil, amndoa (sementes) da Castanheira (Bertholletia excelsa HBK), espcie nativa da Amaznia que tem por habitat as terras no inundveis (SALOMO, 2009).

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

25

Como suporte a anlise dos riscos relativos s atividades produtivas das populaes amaznicas, necessrio primeiramente que haja a perfeita

compreenso do conceito de vulnerabilidade e as suas manifestaes na realidade vivenciada por tais atores sociais. Vulnerabilidade o grau em que um sistema sujeito aos efeitos oriundos das alteraes climticas, aliado a sua incapacidade de lidar com tais situaes, que podem incluir tanto a variabilidade climtica quanto os eventos extremos (IPCC, 2007). Tal conceito tambm depende do carter, magnitude e taxas de variaes climticas, bem como da sensibilidade e capacidade de reao (capacidade adaptativa) do sistema afetado (IPCC, 2007; SMIT & PILIFOSOVA, 2001). Estudos realizados por Brooks et al. (2005), apontam que sensibilidade e a capacidade de adaptao so conceitos inter-relacionados, j que a um nvel determinado e fixo de exposio, a capacidade adaptativa influencia o nvel de sensibilidade (vulnerabilidade biofsica) e vice-versa. Assim, a sensibilidade combinada com a capacidade de adaptao corresponde ao total da vulnerabilidade. De acordo com Deressa et al. (2008), vrios tipos de indicadores ou variveis podem ser utilizados para a avaliao da vulnerabilidade. As principais classes de indicadores para avaliar vulnerabilidade so: o nvel de educao ou taxa de alfabetizao, idade, unidade de trabalho por unidade de consumo, bens de valor da terra, o valor da casa, o tamanho das residncias, os agregados familiares chefiados por mulheres, fonte de gua potvel, os membros da famlia, rendas noagrcolas, diversidade de fontes de renda, auto-suficincia alimentar e medidas de adaptao. Entre os indicadores biofsicos esto: condies de solo, clima atual, secas e reas propensas s inundaes e vegetao. H tambm indicadores institucionais, como participao nas redes sociais (membros de grupos ou associaes) e os arranjos institucionais. As duas ltimas categorias de indicadores esto relacionadas s caractersticas das exploraes agrcolas e da economia, onde posse de animais, tipos de culturas, sistemas de cultivo, uso de fertilizantes ou de insumos, fonte e taxas de irrigao esto

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

26

relacionados com as caractersticas de explorao, enquanto que o nvel de renda, percentual de domiclios abaixo da linha da pobreza, gastos com alimentao e infraestrutura so indicadores associados economia. Alm disso, existem indicadores que apontam para a capacidade de adaptao de um sistema, comunidade ou setor aos riscos e vulnerabilidades existentes em funo das variaes climticas, so eles: opes tecnolgicas disponveis, recursos disponveis e sua distribuio, a estrutura das instituies de crtica, o capital humano, capital social, o acesso aos processos de disperso de riscos, os gestores polticos e as habilidades do pblico quanto percepo da fonte de perturbao e do significado de exposio s suas manifestaes (YOHE & TOL, 2002; SMIT & PILIFOSOVA, 2001; SZLAFSZTEIN, 2009). importante destacar que o conceito de capacidade de adaptao um requisito para o planejamento e implementao de estratgias de adaptao eficazes na reduo da probabilidade e dimenso de efeitos adversos oriundos das variaes climticas (BROOKS et al., 2005). Alm do que, o reforo da capacidade de adaptao representa uma forma prtica de lidar com incertezas e variaes climticas, reduo da vulnerabilidade da comunidade, e promoo do

desenvolvimento sustentvel (SMIT & PILIFOSOVA, 2001).

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. 2.4. A economia da Castanha do Par

27

2.4.1. ASPECTOS BIOLGICOS DA CASTANHEIRA (BERTHOLLETIA EXCELSA H. & B.)

Imagem 01: Castanheira (Bertholletia Excelsa) Alenquer, PA.

Encontrada na floresta de terra firme da Amaznia, a Castanheira uma rvore de grande porte que se sobressai acima da copa de outras rvores, podendo atingir at 50 metros de altura. Seu tronco pode chegar a dimetros de mais de 4 metros, ou roda de 10 a 12 metros. Possui tronco ereto e liso, ramificando-se somente na sua poro superior numa copa proporcionalmente pequena. Tem casca escura e marcada por fendas longitudinais; folhas simples, onduladas e brilhantes, de colorao verde-escura e flores branco-amareladas vistosas e aromticas que aparecem, em condies climticas normais, de novembro a fevereiro. uma rvore considerada "social", ocorrendo desde o Maranho at 14 de latitude sul. A espcie ocorre na Venezuela, Colmbia, Peru, Bolvia e Guianas, mas no Brasil existe em maior nmero e formaes compactas, nos estados do Par, Amazonas, Acre, Maranho, Mato Grosso, Rondnia, Amap e Roraima (EMBRAPA, 2010). O fruto da Castanheira chamado de ourio e em seu interior abriga entre 10 a 25 sementes (amndoas), que so utilizadas para o consumo humano

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

28

principalmente na regio norte, alm de ser exportado para os Estados Unidos e Europa. Tem alto valor nutritivo, sendo muito utilizada como ingrediente da culinria. Seu valor protico to significativo que tambm chamada de "carne vegetal"

(EMBRAPA, 2010).
Imagens 02 e 03: Fruto e semente da castanheira: Ourio e Castanha do Par (amndoa).

A Castanheira apresenta vrias aplicaes: a) " ourio como combustvel ou na confeco de objetos, mas o maior valor a amndoa, alimento rico em protenas, lipdios e vitaminas podendo ser consumida ou usada para extrao de leo; b) do resduo da extrao do leo obtm-se torta ou farelo usada como misturas em farinhas ou raes; c) "leite" de Castanha, que de grande valor na culinria regional; c) madeira com boas propriedades, sendo indicada para reflorestamento e empregada tanto na construo civil como naval (EMBRAPA, 2010). A madeira moderadamente pesada, macia ao corte, de textura mdia, gr direita, superfcie sem brilho e lisa ao tato, de boa resistncia ao ataque de organismos xilfagos. Pode tambm ser considerada como boa fonte de celulose. Atualmente, a explorao de exemplares nativos proibida por lei, mas o que no impede seu plantio com a finalidade de reflorestamento tanto em plantios puros quanto em sistemas consorciados. (EMBRAPA, 2010) Considerada uma das maiores riquezas na regio dos Castanhais amaznicos, cada vez mais valorizada no mercado por seu alto valor nutritivo e

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

29

sua relao com a conservao ambiental; a nica semente comercializada internacionalmente que tem que ser coletada na floresta. Tentativas de cultivar a Castanheira para explorao comercial falharam, pois a rvore s produz o fruto no habitat natural. Desenvolvem-se melhor em clareiras e em reas no alagadas, com solos argilosos ou argilo-arenosos. A densidade de Castanheiras na floresta muito varivel, podendo divergir de densidades abaixo de um espcime por hectare e reas com mais de 10 Castanheiras por hectare, reas estas chamadas de Castanhais. A densidade estabelecida pela natureza. Segundo Schwartz (2008), a distribuio espacial mdia das Castanheiras est estimada em 2,53 rvores por hectare, com desvio padro de 1.37, Enquanto que Kainer et al. (2007) monitoraram 140 rvores durante cinco anos consecutivos e obtiveram nmero mdio de frutos, coletados por ano, de 66,298 e 9,3 kg por rvore. A espcie encontrada em estado nativo em reas onde ocorrem os tipos climticos Aw, Am e Af de acordo com a classificao de Koppen mas concentra-se especialmente em locais com Aw ou Am. Requer precipitaes mdias anuais entre 1400 e 2800 mm. A temperatura mdia anual ideal para o seu cultivo oscila entre 24,3 e 27,2C, a mdia anual da umidade relativa do ar entre 79% e 86% variando durante os meses entre 66% e 91% e no suporta ventos frios (DINIZ & BASTOS, 1974). De acordo com Salomo (2009), as Castanheiras apresentam considervel vulnerabilidade s variaes climticas que se manifestam por meio de extremos de temperatura e pela ocorrncia de perodos de seca ou enchentes de elevadas propores. Conforme o explicitado anteriormente, as Castanheiras so sensveis s condies climticas e demandam faixas especficas de temperatura e umidade para se desenvolverem de forma adequada e assim frutificarem em quantidade normal no tempo de sua produo.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

30

A disperso da Castanheira zoocrica, realizada por um roedor, a cotia, que usa a Castanha na sua alimentao (SOUSA & FERREIRA, 2006). O animal faz a abertura do ourio da Castanha com os dentes para retirar as amndoas de seu interior, na finalidade de us-la como alimentao. A polinizao das rvores, bem como a disperso, efetuada por um animal, as abelhas grandes, evidenciando o carter natural de produo e reproduo das Castanheiras. A produo de Castanha se realiza no perodo das chuvas, que na regio se estende de janeiro a junho, quando os ourios caem da copa da Castanheira para o solo. Esses frutos de consistncia lenhosa, pesando entre 500 e 1500g, se mantem por certo tempo preso rvore. As famlias coletam os frutos cados e, com a ajuda de uma machadinha, quebram os ourios e retiram as amndoas de seu interior. (SOUSA & FERREIRA, 2006) 2.4.2. A ATIVIDADE EXTRATIVISTA O fruto da castanheira o produto florestal no-madeireiro (PFNM) mais conhecido e solidamente estabelecido nos mercados domstico e de exportao h mais de um sculo (SALOMO, 2009). Talvez, em virtude disso (da importncia para a economia local e nacional) e do fato de sua explorao, nos moldes da agricultura familiar, no agredir a floresta (por ser um PFNM) (HOMMA et al., 2000; ZUIDEMA, 2003), a Castanheira uma das espcies smbolo do desenvolvimento sustentvel em vrios planos de manejo e estratgias para a conservao da Amaznia (CLAY, 1997 Citado por TONINI et al., 2008). Atividades extrativistas, como a que envolve a Castanha do Par, apresentam de maneira geral, uma srie de caractersticas intrnsecas peculiares da atividade, que se estendem desde a colheita dos ourios nos Castanhais at a chegada do produto nas mos do consumidor, caractersticas essas que podem inviabilizar um melhor desenvolvimento e aperfeioamento do processo de produo e comercializao da Castanha (TOMIYASU, 2007).

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

31

Desta forma, processos de adaptao que mitiguem os impactos dos eventos climticos sobre culturas agrcolas, como a Castanha-do-Par, na regio amaznica, so imprescindveis para que, partindo da colheita, passando pelo armazenamento que precede a comercializao, at o destino final, os frutos desses processos sejam preservados com plena qualidade, no permitindo assim, que a economia em torno das culturas extrativistas venha a fenecer na regio amaznica e em outras partes do globo. O extrativismo uma das formas da relao homem/natureza com os ecossistemas da Amaznia. A bibliografia histrica especializada relata que as populaes indgenas que habitavam essa regio antes da presena dos colonizadores europeus viviam da coleta de produtos presentes na natureza, uma sobrevivncia que se complementava com o cultivo de alguns produtos agrcolas, em especial tubrculos, como a mandioca, o car e a batata doce. (SOUSA & FERREIRA, 2006) Entretanto, em conformidade com ngelo-Menezes (1994), citado por Sousa & Ferreira (2006), influncias, principalmente europeias, sofridas no sistema de produo dos indgenas da Amaznia, no perodo de 1669 a 1800, diz respeito s prticas executadas no preparo da rea para plantio, as quais introduziram no sistema tcnico dos ndios, as prticas da derrubada das rvores maiores e a coivara, prticas no utilizadas por eles, mas que com o aldeamento, passaram a incorpor-las, embora para isto tivessem que desprender um maior esforo fsico e tempo, renunciando, assim, a outras atividades. 2.4.3. CONTEXTO ECONMICO A Castanheira uma das mais importantes rvores amaznicas conhecidas e sua explorao tem um papel fundamental na organizao scio-econmica de grandes reas extrativistas da floresta (ZUIDEMA, 2003). A colheita e o beneficiamento das sementes constituem importantes atividades econmicas das populaes amaznicas.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

32

Aps a decadncia da borracha, a Castanha do Par passou a constituir o principal produto extrativo para exportao da Regio Norte do Brasil, na categoria de produtos bsicos. Contudo, o avano da fronteira agrcola na Amaznia vem reduzindo progressivamente o extrativismo da Castanha, sua derrubada pelas frentes de penetrao da madeira e da pecuria, empurrou os Castanhais para reas cada vez mais distantes, dificultando sua coleta. (EMBRAPA, 2010) Em concordncia com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), a regio amaznica responsvel por 98% da produo nacional de Castanha, atividade que rene aproximadamente um milho de pessoas s no territrio amaznico. Toda a produo derivada da explorao dos Castanhais nativos, feita por um tipo de trabalhador da regio, o castanheiro. De acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amaznia IMAZON (2010), historicamente, as principais reas produtoras de Castanha no Brasil foram o sudeste do Par (o chamado polgono dos Castanhais, hoje quase inteiramente desmatado ver Homma, 2000), a regio do Acre e reas contguas e a regio de bidos, Alenquer e Oriximin, no Par. H explorao tambm no Amap e no Mato Grosso, mas os volumes no so significativos. Hoje, as regies de Pando e Beni, na Bolvia, e Madre de Dios no Peru (ambas fronteirias com o Brasil) abastecem grande parte da demanda mundial. Tomando por base dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), em 2009 a produo nacional somou 37.467 toneladas, o principal estado produtor, o Amazonas, concentrou 42,74% do total coletado. Seguem-no o Acre (27,53%), o Par (18,72%) e Rondnia (5,62%). O municpio de Alenquer representou em 2009, para o estado do Par, 11,69% de toda quantidade produzida nesta unidade federativa, sendo suprimido estadualmente apenas pelos municpios de Oriximin (23,16%) e bidos (15,97%).

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

33

PRODUO PARAENSE DE CASTANHA DO PAR - 2009

49% 23%

16%

12%

Alenquer

bidos

Oriximin

Outros

Fonte: Dados IBGE (2010). Grfico 01: Contribuio dos municpios na produo paraense de Castanha do Par no ano de 2009.

Por ser um produto quase totalmente extrativista, a produo de Castanha do Par varia muito segundo as condies naturais. Tendencialmente, contudo, a produo de Castanha do Par na Amaznia brasileira reduziu consideravelmente em 20 anos, sobretudo, em funo do acelerado avano do desmatamento sobre essa regio (HOMMA, 2000) para a criao de pasto, abertura de reas para cultivos de monoculturas, implantao dos grandes projetos e serrarias na Amaznia, queimadas sucessivas, bem como pela ocorrncia de outros pases produtores, como a Bolvia (SIMES, 2004, citado por SOUZA, 2006). Mais especificamente para o municpio de Alenquer, a expanso da pecuria, invadindo as zonas de Castanhais tem sido o grande causador da perda da produtividade da floresta para esse produto.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

34

PRODUO DE CASTANHA DO PAR EM ALENQUER


4.500 4.000 3.500 3.000 Toneladas (t) 2.500 2.000 1.500 1.000 500 0

Fonte: Dados IBGE (2010) Grfico 02: Produo de Castanha do Par no municpio de Alenquer nos ltimos 20 anos.

Portanto, a Castanha somente poder ocupar um local de destaque na pauta de exportaes e de mercado interno a partir do momento em que houver uma poltica de estmulo destinada ao produtor extrativista, mantendo o homem na floresta e aumentando a produo extrativista (EMBRAPA, 2010). 2.5. A Cadeia de Valor O conceito de cadeia de valor formulado por Porter (1986) destaca a agregao de valor atravs da realizao de atividades primrias e secundrias. Muitos autores destacam ainda que a cadeia de valor um modelo que descreve como um produto se movimenta desde a etapa da matria-prima at o consumidor final, sendo que o objetivo adicionar o mximo de valor aos elos da cadeia de maneira menos dispendiosa possvel. A otimizao da produo est intimamente ligada localizao, descoberta das vulnerabilidades e tomadas de aes que visem eficincia do processo.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

35

Segundo Shank & Govindarajan (1997), a cadeia de valor constituda por um conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matrias-primas bsicas, passando por fornecedores de componentes e indo at o produto final entregue nas mos do consumidor, e tem por objetivo identificar os principais fluxos de processos dentro de uma organizao. O modelo essencialmente um fluxograma de processos especficos de alto nvel, interligados para mostrar fluxos de processo, os quais podem ainda ser divididos em sub-processos e suas atividades de apoio. Portanto, tomando por base o estudo da cadeia de valor de determinada atividade, tem-se um apanhado geral de todos os processos desenvolvidos, sua agregao de valor em cada fase, suas potencialidades e vulnerabilidades em cada etapa da cadeia. De acordo com Kaplinsky & Morris (2003), citado por Tomyiasu (2007), a cadeia de valor descreve uma ampla gama de atividades necessrias para trazer um produto ou servio da concepo, atravs das diferentes fases da produo, entrega para o consumidor final at o descarte aps o uso. Todavia, esta definio bastante genrica e permite ao pesquisador definir nvel de detalhamento que a cadeia de valor deve conter. Ainda segundo Kaplinsky e Morris (2003), h trs razes principais que ilustram a importncia da anlise da cadeia de valor, especialmente no contexto do mundo globalizado: O crescimento da diviso do trabalho e a pulverizao global da produo de componentes tm feito com que a competitividade sistemtica se tornasse cada vez mais relevante. Eficincia na produo uma condio necessria para a penetrao de mercados globais de forma bem sucedida. Participar de mercados globais que ofeream margens atrativas requer um amplo entendimento da dinmica dos fatores que regem toda a cadeia de valor.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

36

Conforme Tomiyasu (2007), embora essas razes paream justificar a utilizao da anlise da cadeia de valor apenas para grandes indstrias, esta ferramenta tambm pode ser empregada para beneficiar pequenos produtores de Produtos Florestais No-Madeireiros da Floresta Amaznica. As duas ltimas razes fazem muito sentido no contexto da comercializao de PFNM. Eficincia na produo uma pr-condio para o sucesso; entretanto pode ser considerado um critrio qualificador para as comunidades. Como muitos produtos so nativos da regio amaznica, a competio no ocorre em mbito to global quanto para outros produtos. Indicar oportunidades para melhorar a atuao de certo ator no mercado o objetivo principal da anlise da cadeia de valor. Neste caso a melhoria definida como sendo a conquista de uma posio que oferea maior lucratividade, um nvel maior de autonomia, ou qualquer outra caracterstica desejada. Na literatura, quatro tipos de melhorias so mencionadas (KAPLINSKY e MORRIS, 2003): Melhoria no processo - pode ser alcanada pelo aumento da eficincia dos processos internos a fim de torn-los consideravelmente melhores que os de seus competidores. Melhoria no produto ocorre atravs do lanamento de novos produtos ou aprimoramento de produtos j comercializados. Melhoria funcional caracterizada pelo aumento do valor agregado ao produto por meio da absoro de atividades realizadas por outros atores da cadeia. Melhoria na cadeia cobre todos os tipos de movimentao dentro das cadeias de valor. 2.6. A modelagem como ferramenta de anlise ambiental. As pessoas observam o mundo, diretamente ou com auxlio de instrumentos, e percebem fenmenos da natureza que se modificam com maior ou menor

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

37

intensidade em funo do tempo e do espao (BURROUGH & MCDONNELL, 1998), ou seja, apresentam uma variao contnua espao-temporal. Segundo Steyaert (1993), os processos ambientais no mundo real so, tipicamente, tridimensionais, dependentes do tempo e complexos. Essa complexidade pode incluir comportamentos no lineares, componentes estocsticos e realimentaes em mltiplas escalas de tempo e de espao. Assim sendo, a natureza espao temporal dos fenmenos ambientais, devido a sua importncia para compreenso do fenmeno em estudo, coloca algumas questes modelagem ambiental. Estas questes se referem criao de modelos matemticos e computacionais com representaes, uma vez que o fenmeno deve ser de alguma forma, representado. Portanto, os modelos ambientais devem permitir avaliaes integradas que combinem fatores econmicos, ecolgicos, demogrficos, modelando a realidade dos sistemas complexos atravs de princpios matemticos. De acordo com Felgueiras (1999), a modelagem deve considerar que os processos da natureza resultam de interaes espao-temporais complexas entre os diversos elementos que os compem, ou seja, as propriedades ambientais. No modelo de um processo, as propriedades ambientais so tratadas como variveis do modelo enquanto que suas inter-relaes so representadas por operaes aritmticas ou lgicas. Segundo Odum (1983), assim como Felgueiras (1999), a modelagem ambiental que lida com a representao de fenmenos complexos, deve levar em considerao os fatores econmicos, sociais, climticos e ecolgicos entre outros. Odum (1983) ainda define modelo como uma formulao simplificada que imita um fenmeno ou um sistema do mundo real, de tal maneira que situaes complexas podem ser compreendidas e, eventualmente, previstas. Os modelos simulam vrias relaes de causas e efeitos e so muito importantes, porque auxiliam na tomada de decises e no gerenciamento ambiental e econmico. A modelagem computacional consiste na representao por meio de linguagem computacional do que acontece na natureza a partir de um modelo

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

38

conceitual, idealizado com base no levantamento e interpretao de dados e observaes do sistema real, tendo como objetivo uma melhor compreenso do sistema atual, possibilitando prever situaes futuras, algumas vezes passadas, porm sempre buscando direcionar aes de deciso (IRITANI, 1998 citado por SILVA, 2010). Dessa forma, os modelos computacionais constituem excelentes

ferramentas, quando a compreenso do sistema real se torna necessria para a previso e comparao de alternativas de cenrios futuros possibilitando a tomada de aes preventivas, com o intuito de mitigar, ou at mesmo evitar possveis ocorrncias indesejveis, bem como permite uma constante atualizao de dados utilizados na definio das variveis que participaro do modelo e das regras que regem a sua dinmica. Tendo em vista o exposto, a modelagem vem ganhando espao na rea ambiental, pois permite que as organizaes privadas ou pblicas possam gerenciar melhor seus custos com as atividades ambientais e a capacidade suporte dos recursos naturais usados nos variados processos produtivos. Bonganha, (2005) diz que: "A aplicao da tcnica da modelagem e a interpretao dos resultados qualitativos e quantitativos em estudos de preveno de possveis impactos ambientais vem ganhando destaque na literatura". Logo, cada vez mais os computadores vem sendo utilizados como ferramentas de apoio a procedimentos de estudos, de anlises e de simulaes em vrios campos do conhecimento humano. Sistemas complexos para anlises e modelagens foram desenvolvidos para se trabalhar dados relacionados com reas especficas, como finanas, transportes, geologia, solos, etc. (FELGUEIRAS, 1999). Enfim, a modelagem computacional apresenta vantagens em relao s demais metodologias de avaliao. Permite, por exemplo, simulaes de cenrios futuros, possibilitando uma constante atualizao de dados utilizados na definio das variveis que participaro do modelo e das regras que regem a sua dinmica.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

39

Atravs da modelagem possvel tambm, dar suporte a modelos tericos e empricos, permitindo rpidas adaptaes e insero de novos modelos, com mnimas modificaes no restante do ambiente computacional, alm de ter um meio amigvel de interao (interface) entre o usurio e o ambiente de modelagem. Entretanto, para garantir um modelo adequado e eficiente, diversas variveis devem ser levadas em considerao, entre elas a tica e o senso de observao do modelador so muito importantes, bem como a confiabilidade dos dados levantados. De acordo com Aguiar et al. (2004), "A qualidade do modelo matemtico construdo depende de vrios fatores, entre os quais se destacam a confiabilidade dos dados levantados e a sua interpretao".

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. 3. MATERIAL E MTODOS 3.1. Caracterizao da Pesquisa

40

No momento da escolha do mtodo que ser utilizado na pesquisa, necessrio considerar os resultados que sero obtidos a partir de sua opo e utilizao, na medida em que estes nos aproximam ou afastam da realidade que ser o objeto de estudo. Qual deles ser o mais til ou adequado para a investigao proposta? Sabe-se, de princpio, que existe uma grande variedade de mtodos que podem ser utilizados na pesquisa cientfica, dentre os quais: pesquisa qualitativa, quantitativa, comparativa, estudo de caso, etc. Desta maneira, de acordo com Miranda (2008), ao iniciar o processo de investigao, deve-se inquirir sobre a natureza do objeto da pesquisa e dos problemas a investigar, de forma que possam ser escolhidos melhor os caminhos metodolgicos a seguir, levando em conta a aplicabilidade de cada ferramenta metodolgica nas caractersticas peculiares ao estudo em questo. imperioso salientar que a opo por determinado mtodo no implica no descarte das hipteses de complementaridade que a triangulao com outro mtodo permitiria, enriquecendo a abordagem da pesquisa. Nesse trabalho, foram utilizados os mtodos quantitativo e qualitativo para a caracterizao econmico-social da cadeia de valor da Castanha do Par no municpio de Alenquer-PA, incluindo anlises da rea de estudo e dos atores integrantes da referida cadeia. Convm ento caracterizar cada um dos mtodos, reconhecendo as suas principais caractersticas. A investigao quantitativa caracteriza-se pela atuao nos nveis de realidade e apresenta como objetivos a identificao e apresentao de dados, indicadores e tendncias observveis. Este tipo de investigao mostra-se geralmente mais adequado quando existe a possibilidade da utilizao de medidas quantificveis de variveis e inferncias a partir de amostras de uma populao. Usa medidas numricas para testar hipteses, mediante um rigoroso levantamento de

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

41

dados, ou procura padres numricos relacionados com conceitos cotidianos. Numa fase posterior, os dados so sujeitos anlise estatstica, atravs de modelos matemticos (ou software prprio), no sentido de testar as hipteses levantadas. Como tal, a sua utilizao est geralmente ligada investigao experimental ou quase experimental. Um ponto desfavorvel utilizao dos mtodos quantitativos o fato de tornarem-se fracos ou debilitados em termos de validade interna (mediro o que queriam medir?), muito embora sejam eficientes em termos de validade externa, uma vez que os resultados obtidos so generalizveis para o conjunto da comunidade. Pode-se afirmar que se estabelece ento uma relao causa-efeito e se procede a uma previso dos fenmenos quantificados pela pesquisa. Em virtude de sua natureza rigorosa e meticulosa, este mtodo implica o aprofundamento na reviso da literatura e a elaborao de um plano de investigao delineado quanto aos seus objetivos, de forma coesa e bem estruturada. Ainda de acordo com Miranda (2008), a investigao qualitativa, ao inverso da investigao quantitativa trabalha com valores, crenas, representaes, hbitos, atitudes e opinies. Este tipo de investigao indutivo e descritivo, na medida em que o investigador desenvolve conceitos, idias e entendimentos a partir de padres encontrados nos dados presentes nas respostas obtidas ao longo de entrevistas, em vez de recolher dados para comprovar modelos, teorias ou verificar hipteses. Embora esse mtodo seja menos estruturado, proporciona, todavia, um relacionamento mais extenso e flexvel entre o investigador e os entrevistados. O investigador , portanto, mais sensvel ao contexto. Isto significa que, ao contrrio do mtodo quantitativo, os investigadores trabalham atravs deste mtodo, com a subjetividade, com as possibilidades quase infinitas de explorao que a riqueza dos detalhes pode proporcionar. Este tipo de investigao contempla uma viso holstica, na medida em que as situaes e os indivduos so vistos como um todo e estudados numa base histrica que leva em considerao as caractersticas intrnsecas de cada populao e sua localidade

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

42

Os mtodos qualitativos empregam, na sua generalidade, procedimentos interpretativos, no experimentais, com valorizao dos pressupostos relativistas e a representao verbal dos dados (privilegia a anlise de caso ou contedo), em contraposio representao numrica, anlise estatstica, abordagem positivista, confirmatria e experimental proporcionada pelos mtodos quantitativos. (MIRANDA, 2008). A pesquisa desenvolvida no decorrer deste trabalho utilizou de forma conjunta e complementar os mtodos acima abordados. A metodologia quantitativa de pesquisa foi utilizada para a quantificao, organizao e anlise de dados referentes comercializao de Castanha do Par no municpio de Alenquer-PA, por meio de entrevistas semi-estruturadas, com o intuito de traar um panorama da variao dos valores ao longo dos ltimos anos, estabelecendo as possveis relaes de tais variaes com o comportamento scio-econmico e ambiental da regio no mesmo perodo. J a metodologia qualitativa foi adotada com a finalidade de se analisar de forma holstica e contextualizada os pareceres e relatos obtidos por meio de entrevistas informais e observaes realizadas in loco das formas de produo e comercializao dos atores envolvidos na atividade extrativista de Castanha, de forma que fossem elucidadas com mincia as relaes sociais e econmicas inseridas na cadeia de valor da amndoa, com destaque para as suas vulnerabilidades. Alm disso, esta modalidade de anlise tambm possibilitou a caracterizao dos atores sociais inseridos na cadeia produtiva da Castanha em Alenquer-PA. 3.2. rea de Estudo O municpio de Alenquer-PA pertence meso-regio do Baixo Amazonas e faz parte da regio denominada Calha Norte. Est inserido na micro -regio de Santarm, margem esquerda do Rio Amazonas. A extenso do municpio gira em torno de 22.282 km (IBGE, 2007) e o mesmo vizinho dos municpios de Almerim (ao norte), Monte Alegre (a leste), Santarm (ao sul), alm de bidos e Curu (a

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

43

oeste) de acordo com o IPAM (2008), a sede municipal de Alenquer tem as seguintes coordenadas: 1 56' S e 54 44' WGr. A regio da Calha Norte, por sua vez, fica localizada entre as latitudes 2N e 2S e entre as longitudes 53W e 57W e inclui a micro-regio de bidos, Santarm e Almerim. Essa regio ocupa uma rea total de 280.490 km, correspondendo a 22.44% da rea total do estado do Par. A regio da Calha Norte margeada ao sul pelo Rio Solimes/Amazonas e vizinha a norte das fronteiras do Pas (CON&SEA LTDA., 2008 citado por OSUNA, 2009).

Mapa 01: Localizao do municpio de Alenquer.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

44

A vegetao bastante diversificada assinalada pela floresta equatorial mida que est presente nas terras firmes, apresentando espcies variadas, incluindo a presena da castanheira que ocorre de modo constante, nas reas de solo com acidez mais baixa. Nas reas mais baixas sujeitas a uma umidade mais elevada, a vegetao de vrzea, com a presena freqente de palmeiras, intercalada com a vegetao herbcea rasteira dos campos de vrzea (SEPOF, 2008). Os acidentes geogrficos mais importantes so os rios Amazonas e Curu, este com o seu principal afluente, o Cuminapanema. O rio Curu contm vrias cachoeiras, entre elas: Cachoeirinha (uma das menores existentes no rio Curu), Cajuti, Benfica, Japi, Brigadeiro, Cumaru, Tracaj, Trs Botas, Birimbau, Ariramba, Frieira e do Pilo. Como patrimnio natural pode-se incluir, ainda, a rea indgena Cuminapanema/Urucuriana com 2.175.000 ha (21.750 km), sendo que parte dele se localiza no municpio de bidos (SEPOF, 2008). A topografia do Municpio apresenta variaes altimtricas de certa relevncia, considerando-se sua poro setentrional, localizada em reas do Planalto Dissecado Norte da Amaznia, cuja comprovao facilmente percebida pelos trechos encachoeirados dos rios Curu e Cuminapanema, e cujas maiores elevaes ao norte, atingem cerca de 400m (SEPOF, 2008).

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

45

rea de concentrao da pesquisa

Figura 1: Mapa por de Localizao Fonte: Cedido Orleno do Municpio de Alenquer Fonte: Cedido por Orleno Mapa 02: Localizao do municpio de Alenquer, evidenciando a rea de concentrao

da pesquisa.

A temperatura relativamente alta ao longo de todo o ano com uma media de 25,6o C, mxima de 30.9C e mnima de 22.5C. A umidade relativa do ar

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

46

elevada com valores que oscilam entre 79% e 92%. A precipitao pluviomtrica anual de aproximadamente 2 000 mm. Existem duas estaes bem definidas: a primeira vai de dezembro at julho, com chuvas abundantes e a segunda de agosto at novembro, sendo considerada uma estao seca com precipitaes mensais girando em torno de 60 mm (EMATER, 2008). Existem dois importantes sistemas florestais na rea de estudo do presente trabalho, so eles: Terra Firme (TF), que ocupa as terras altas; e Vrzea (VA), sistemas de plancie de florestas alagadas pelo rio (DE LEITE et al., 2007, citado por OSUNA, 2009). A Terra Firme hospeda uma grande variedade de espcie de vegetais, incluindo a Castanheira que freqente em reas de solos levemente cidos. A rea de VA baixa e mais mida. So mais comuns nesse sistema a proliferao de palmeiras e herbceas. Segundo a contagem da populao feita pelo IBGE em 2007, a populao do municpio de Alenquer est estimada em 52.661 habitantes, enquanto que em toda a regio do Baixo-Amazonas a populao de 323.688, apresentando um crescimento de 25,92%, referente ao perodo de 1991 a 2000. Tal crescimento pode ser considerado lento, se o compararmos ao acontecido em todo o estado do Par que foi de 46,45% no mesmo perodo. No municpio de Alenquer o crescimento foi de apenas 9,9%. Vale destacar que apenas 4,4% de toda a populao do estado vive nessa regio (IBGE, 2007). A densidade demogrfica no municpio de Alenquer de 1,15

habitantes/km2 (2007), tambm pequena se comparada a do estado como um todo (5,81 hab/km2). A maioria da populao dessa regio vive nas reas rurais. (IBGE,2007). Segundo o Relatrio feito pelos Tcnicos da EMATER - Alenquer (EMATER, 2009) o municpio apresenta mais de 200 comunidades, porm s se tem catalogadas 156 comunidades.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. 3.3. Coleta e Anlise de Dados

47

Os dados foram coletados em trs momentos distintos, todos em 2009. A primeira visita ao municpio de Alenquer, em maro, teve o objetivo de apresentar oficialmente o projeto Adaptao da pequena produo rural a riscos climticos na Amaznia Brasileira: promovendo conhecimento para agir atravs da colaborao em pesquisa e cooperao tcnica populao e autoridades locais, e realizar uma coleta inicial de dados e informaes para a elaborao dos roteiros de entrevista aos atores locais. Na segunda visita, foram aplicadas as primeiras entrevistas

semiestruturadas com os produtores, com o propsito de entender melhor o sistema produtivo, as potencialidades e os riscos relacionados produo. Alm disso, foram coletadas informaes sobre os principais comerciantes que atuavam na cadeia produtiva da Castanha do Par em Alenquer. Utilizando as informaes adquiridas na 2 visita, fora planejada a 3 coleta de dados, bem como a elaborao de um segundo roteiro de entrevista, visando obteno de informaes especficas sobre os demais atores integrantes (Atravessadores intermedirios, Marreteiros e Atravessadores da Cidade) da cadeia produtiva da Castanha do Par de Alenquer, tais como volume comercializado, preo pago e vendido pela Castanha, alm de perguntas sobre riscos inerentes atividade, com enfoque maior sobre os riscos relacionados ao clima. Tambm no 3o momento do projeto, no dia 10 de agosto de 2009, foi realizada na sede da Unio Esportiva, em Alenquer, a Oficina sobre Riscos no Comrcio Rural. Um dos objetivos desse encontro foi o de construir, de forma interativa com os atores produtivos (produtores, atravessadores, autoridades locais, representantes de instituies, etc.), o mapeamento participativo da Cadeia de Valor (CV) da Castanha do Par (Bertholletia excelsa H. & B.). Dentre os produtos alcanados com a oficina, destacam-se o mapa geral da cadeia de valor da Castanha do Par e os riscos associados a esta cadeia. Como norteadora da oficina, foi utilizada a Metodologia ValueLinks

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

48

Imagens 04 e 05: Mapeamento participativo da CDV Castanha do Par Metodologia ValueLinks.

Os dados coletados, mencionados nessa seo, foram organizados atravs de um banco de dados criado com uso do software Microsoft Access e posteriormente analisados por meio do software Microsoft Excel, no qual foi realizado o refinamento dos dados primrios e secundrios e a gerao de grficos para a ilustrao da anlise realizada. Tambm foi utilizado o software Stella para a criao de um modelo relacionando o desmatamento com a produo de Castanha no municpio de Alenquer e a renda dos comerciantes do referido produto na cidade. Aliado aos dados obtidos nas visitas de campo, para a elaborao desse trabalho foi feito um levantamento bibliogrfico para respaldar e embasar o estudo aqui desenvolvido. 3.3.1. METODOLOGIA VALUELINKS A metodologia ValueLinks aporta o conhecimento essencial sobre as maneiras de incrementar os postos de trabalho e a renda de micro e pequenas empresas; de agricultores familiares e de comunidades tradicionais, atravs do fomento de cadeias de valor com as quais a metodologia opera. A metodologia ValueLinks est totalmente orientada ao. A metodologia comea com a deciso de empreender ou no. O fomento da cadeia de valor combina o fomento do processo com outros enfoques de

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

49

desenvolvimento (Mdulo 0). O primeiro passo no fomento da cadeia de valor a identificao de uma cadeia para seu fomento (Mdulo 1), seguido por uma anlise da cadeia de valor (Mdulo 2) e a formulao de uma estratgia de melhoramento (upgrading) da cadeia (Mdulo 3). O Mdulo 4 apresenta o know-how para os facilitadores dos projetos de fomento da cadeia de valor. Os mdulos seguintes (510) tratam da implementao de projetos. Distinguem-se trs campos principais de ao vnculos comerciais (Mdulos 5-6), servios (Mdulos 7-8) e entorno comercial, incluindo padres (Mdulos 9-10). Finalmente, o Mdulo 11 fecha o ciclo com o know-how sobre monitoramento de impacto e gesto dos resultados de desenvolvimento. A ValueLinks no recomenda nenhuma seqncia em particular sobre o uso dos mdulos. Na verdade, a metodologia interativa. Os profissionais, de modo geral, tm que se deslocar entre a implementao e a anlise. A perspectiva promover a capacitao em cadeias de valor, de modo a ser utilizada como uma estratgia para incluso social e produtiva de comunidades, bem como para o desenvolvimento, a reduo da pobreza e o uso sustentvel dos recursos naturais. Parte-se do princpio que, embora a pobreza de renda esteja no foco do desenvolvimento orientado para o mercado, outros aspectos tambm so extremamente relevantes. Os direitos de propriedade, o acesso educao e a servios sociais e a participao poltica so fatores que permitem o engajamento em negcios que aumentam a renda no futuro. Assim, a promoo de cadeias de valor pode ser um projeto autnomo ou um componente de um programa de desenvolvimento que tambm utiliza outras abordagens. Nesta oficina a metodologia ValueLinks aplicada em outros momentos pela GTZ foi modificada da seguinte forma: a) Em vez de trabalhar uma s cadeia de valor e avanar do seu mapeamento at a identificao de limitaes e oportunidades,

elaborao de viso de futuro, estratgias e plano de ao, neste caso foram mapeadas trs cadeias de valor simultaneamente (Castanha do

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

50

Par, farinha de mandioca e pesca artesanal). As outras etapas foram adiadas para o final do projeto de pesquisa, quando os seus resultados podem servir de insumo para qualificar as decises.

b) Destaca-se o acrscimo de uma anlise de riscos na discusso das cadeias de valor. Foram identificados riscos gerais e riscos especficos aos diferentes setores de cada cadeia de valor.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. 4. A CADEIA DE VALOR (CDV) DA CASTANHA DO PAR

51

A cadeia de valor da Castanha do Par no municpio de Alenquer relativamente simples, formada apenas por etapas bsicas desde a produo at o consumo final. No municpio de Alenquer, o fluxo da Castanha ocorre entre quatro diferentes atores integrantes da CDV, antes da sada do produto para longe das fronteiras do municpio. So eles, definidos neste trabalho como: Produtores, Atravessadores intermedirios, Marreteiros e Atravessadores da cidade, todos caracterizados no tpico a seguir. 4.1. Caracterizao dos atores integrantes da CDV da Castanha do Par em Alenquer. 4.1.1. PRODUTORES esse ator o responsvel pela coleta e quebra dos ourios, armazenamento das amndoas (Castanha) ainda dentro da floresta (Castanhais) e, de maneira geral, pelo 1 transporte da Castanha, que feito das zonas de Castanhais at a comunidade por vezes o primeiro transporte tambm realizado pelo atravessador intermedirio. O armazenamento, normalmente, feito dentro de sacas (50 kg ou 60 kg), sem qualquer tipo de controle e seleo. Os produtores so os atores que mais sofrem com os riscos inerentes s variaes climticas, estando suas rendas diretamente relacionadas aos efeitos do clima na produtividade castanheira. Tendo em vista essa forte dependncia, e com o intuito de eliminar o risco aliado a esse fato, essa relao direta tem sido quebrada nos ltimos anos, j que atualmente os produtores de Castanha no desenvolvem exclusivamente a atividade extrativista como fonte principal de renda, passando a atuar tambm em outros ramos, tais como agricultura, roado, venda de mo de obra, criao de

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

52

animais, etc., estando a deciso de investimento do tempo de trabalho, condicionada s situaes mercadolgicas de cada atividade. No que diz respeito ao fluxo monetrio inerente comercializao da Castanha do Par, no municpio de Alenquer, os produtores representam o grupo que menos tem acesso ao capital oriundo do comrcio da amndoa dentre os demais atores da Cadeia de Valor, menor relao custo-benefcio. O produto sai das mos dos produtores in natura, sem qualquer agregao de valor, sendo comercializado, portanto, por preos que muitas vezes no compensam o desgaste da coleta do produto na floresta. O preo mdio de venda da saca de Castanha do Par por parte dos produtores no municpio de Alenquer, segundo os entrevistados, aproximadamente R$ 38,00 nos meses de fevereiro, julho e agosto, oscilando entre R$ 22,00, nos meses de dezembro, janeiro e junho e R$ 50,00 em maro, abril e maio, valores esses muito abaixo dos preos pagos pela saca do produto h alguns anos atrs, os quais variavam entre R$ 60,00 e R$ 80,00, de acordo com os prprios entrevistados. Nos meses de setembro, outubro e novembro a venda de Castanha praticamente inexiste, portanto no foi determinado preo de venda para esse perodo.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

53

Preo de venda da Castanha do Par - Extrativistas


R$60,00 R$50,00 Preo / Saca (60 kg) R$50,00 R$40,00 R$30,00 R$20,00 R$10,00 R$R$22,00 R$22,00 R$38,00 R$38,00 R$22,00

Grfico 03: Variao mensal do preo de venda da saca com Castanha do Par, no municpio de Alenquer Extrativista.

Segundo os mesmos, o desmatamento tem prejudicado a viabilidade do extrativismo e comercializao da Castanha, em decorrncia do distanciamento das reas em que se situam os Castanhais em relao s comunidades, o que aumenta os custos da coleta e diminui a margem de lucro dos vendedores, em virtude do baixo preo pago pelo fruto in natura. Em virtude da desmotivao financeira quanto ao comrcio da Castanha, diminui o comprometimento por parte dos produtores em manter a floresta preservada. Em contrapartida, com o bom andamento do comrcio do fruto, a atividade extrativista ser valorizada e a floresta em p ser valorizada pelos extrativistas que se constituem, desta forma, como peas fundamentais na conservao das reas florestais. Em entrevistas com representantes locais, comerciantes de Castanha e os prprios extrativistas, foi estimado em 800 o nmero de famlias que ainda desenvolvem o extrativismo como principal fonte de renda familiar.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. 4.1.2. ATRAVESSADORES INTERMEDIRIOS

54

Atualmente, quase inexiste a funo de atravessador intermedirio, h poucas pessoas que desenvolvem essa atividade em todo municpio de Alenquer. O tipo de comrcio desenvolvido por este ator o de realizar a compra diretamente do produtor ainda dentro dos Castanhais, fazer o 1 transporte (do interior da mata para as comunidades) e ao chegar comunidade repassar (a preos baixos R$ 5,00 por lata 5 latas equivalem a 1 saca de 60 kg) para o marreteiro. De maneira geral, essa espcie de comerciante contratada pelo marreteiro para garantir a compra do produto ainda no ponto de coleta, eliminando assim, o leilo da Castanha dentro das comunidades, prtica essa que inflaciona o mercado da amndoa. Esse elo da cadeia trabalha com pequenos volumes de Castanha, em torno de 20 a 30 sacas por safra, e no faz nenhum tipo de armazenamento, o qual ser feito de forma primria pelo marreteiro, portanto esse ator atua como um mero veculo de transporte do produto. incomum que o atravessador intermedirio desenvolva suas funes fora da comunidade em que reside. Dessa forma, cria-se um vnculo com os marreteiros com os quais negocia a Castanha. Tal comerciante caracteriza-se pela simplicidade de suas atividades, indispondo, por exemplo, de qualquer infra-estrutura para o transporte do produto dos Castanhais at as comunidades onde realizar o repasse do mesmo. Em decorrncia da realizao do primeiro transporte da Castanha, sem os meios adequados, diretamente dos Castanhais at as comunidades, prtica esta realizada em perodos chuvosos (quando os rios encontram-se em nveis elevados e com muitas corredeiras), essa atividade est exposta a vrios riscos de acidentes, que so potencializados pelas alteraes climticas na regio. Em anos cujo perodo chuvoso intenso, como o ano de 2009, o nvel dos rios eleva-se, alagando terras no inundveis (em condies normais), o que obriga

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

55

esses comerciantes a navegarem por mais tempo em rios com forte corredeiras, potencializando os riscos da atividade desenvolvida por esse tipo de ator. Vale ressaltar que esta participao no comrcio da Castanha nunca se constitui como a nica atividade desenvolvida por estes atores, j que movimenta nfimos valores, no se constituindo como uma atividade que apresenta boa relao de custo-benefcio. Em virtude disto, explica-se a eminente extino deste grupo de trabalhadores. A partir de entrevistas realizadas com pessoas envolvidas neste ramo, obteve-se a informao de que existem aproximadamente cinco atravessadores intermedirios em todo municpio de Alenquer. Portanto, tendo em vista o reduzido nmero dessa espcie de comerciante no municpio e a dificuldade de visitar as comunidades informadas da presena desse ator, no foi possvel entrevistar nenhuma pessoa que se enquadrasse nessa caracterizao. 4.1.3. MARRETEIROS Esse tipo de comerciante se caracteriza por residir em comunidades que distam, em mdia, 50 km de Alenquer e na maioria das vezes realizam as atividades de comercializao em suas prprias residncias. De maneira geral, essa espcie de comerciante desenvolve concomitantemente as atividades de comercializao de Castanha do Par e Cumar, em virtude da complementaridade entre esses dois produtos, no que diz respeito ao perodo de safra. enquanto um d na chuva, o outro d no vero Marreteiro de Castanha. Por outro lado, uma parcela desse grupo, encontrou na realizao de outras atividades (cultivo de feijo, arroz, milho, produo de farinha, pequena criao de gado, apicultura, etc.) uma forma de complementao da renda familiar. Outra forma constatada de complementao da renda familiar a posse de um mercantil, onde so comercializados bens durveis e no-durveis, bem como produtos perecveis e no perecveis.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

56

Essa espcie de comerciante geralmente reside em comunidades plo. Essas comunidades so tomadas como referncia em um grupo composto por outras comunidades. Os plos so os responsveis por concentrar e escoar a produo das comunidades vizinhas. Em mdia, o atravessador local de Alenquer desenvolve a atividade de comercializao da Castanha h 12 anos e utiliza, de forma geral, motocicletas prprias como meio de transporte para auxiliar no deslocamento entre as comunidades. No que tange aos vnculos mercadolgicos referentes a essa classe de trabalhadores no municpio de Alenquer, pertinente destacar que ocorre um financiamento por parte dos atravessadores da cidade, para que os marreteiros possam efetuar a compra da Castanha diretamente nas comunidades junto aos produtores. Portanto a relao atravessador da cidade / marreteiro, no municpio de Alenquer, muitas vezes confunde-se com a relao patro / empregado, com o diferencial da no oficializao do vnculo empregatcio. Por vezes, esse ator da cadeia fornece insumos (sementes, ferramentas de trabalho, alimentos, etc.) e, esporadicamente, capital em espcie (R$) para os produtores, com o propsito de garantir a produo do extrativista e a subsequente compra da Castanha por preos inferiores aos praticados no mercado. Quando indagados nas entrevistas quanto s implicaes oriundas dos fatores ambientais no ciclo de produo da Castanha, essa espcie de atravessador apontou o desmatamento como um dos viles envolvidos na reduo da produtividade de amndoas no municpio. Segundo os mesmos, tal impacto ambiental resulta no afastamento dos Castanhais em relao s comunidades, desestimulando a realizao da extrao por parte dos coletores, quando o preo do produto no mercado no compensa o nus envolvido no processo. Em virtude disto, explica-se o senso comum entre os marreteiros de Alenquer acerca da vertiginosa reduo da produo de Castanha no municpio nos ltimos 20 anos, que outrora se

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

57

posicionava como o maior produtor deste produto florestal no madeireiro no estado do Par. Os fluxos monetrios e de produto entre essa espcie de comerciante so elevados, entretanto, o valor efetivamente agregado por esse ator da cadeia de valor baixo, atuando meramente como elo entre os produtores e os atravessadores da cidade. Usualmente os marreteiros compram a Castanha diretamente dos produtores, a preos baixos e vendem o produto para os atravessadores da cidade, a um preo previamente estipulado pelo patro (atravessador da cidade), ganhando nesses casos uma espcie de comisso em cima do valor de compra. De acordo com os dados obtidos nas entrevistas realizadas com marreteiros do municpio de Alenquer, o volume de Castanha comercializado por esse ator varia mensalmente e est diretamente relacionado com a intensidade da safra. Os meses de fevereiro e maro so os meses em que h maior fluxo de compra e os meses de julho e agosto os de menor fluxo de aquisio do produto, excetuando agosto, setembro, outubro e novembro, perodo que no h, ou raramente ocorre comercializao de Castanha realizada pelos marreteiros. Da mesma forma como ocorre na compra, na venda, os meses de fevereiro e junho, e julho e agosto, so os meses de maior e menor volume de venda, respectivamente, conforme ilustrado nos grficos abaixo. A explicao para tal resultado est diretamente relacionada ao perodo de safra, o qual se inicia ao final de novembro, chegando ao pice de coleta pelos extrativistas, em fevereiro e maro, findando no trmino de Agosto. Portanto, tendo em vista esse fator, explica-se o incipiente ou inexistente fluxo de compra de Castanha do Par nos meses de setembro, outubro e novembro.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

58

Volume de compra de Castanha do Par - Marreteiros


160 140 120 100 80 60 40 20 0 Hectolitro (Saca - 60 kg)

SAFRA "FORTE"

SAFRA "NORMAL"

SAFRA "FRACA"

Grfico 04: Volume mdio de compra de Castanha do Par por ms em funo da intensidade da safra Marreteiro.

Volume de venda de Castanha do Par - Marreteiros


160 140 120 100 80 60 40 20 0

Safra "Forte"

Safra "Normal"

Safra "Fraca"

Grfico 05: Volume mdio de venda de Castanha do Par por ms em funo da intensidade da safra Marreteiro.

No que tange aos preos referentes ao comrcio das amndoas em Alenquer, segundo os entrevistados, o preo mdio de compra, da saca com

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

59

Castanha do Par, que ocorre nos meses de fevereiro, julho e agosto de R$ 38,00, oscilando entre R$ 22,00, nos meses de janeiro, junho e dezembro e R$ 50,00 em maro, abril e maio.

Preo de compra da Castanha do Par - Marreteiros


R$60,00 R$50,00 Preo / Saca (60 kg) R$50,00 R$40,00

R$38,00
R$38,00 R$22,00

R$30,00
R$20,00 R$10,00

R$22,00

R$22,00

R$-

Grfico 06: Variao mensal do preo de compra da saca com Castanha do Par, no municpio de Alenquer Marreteiro

No que diz respeito venda, o valor mdio repassado pela saca R$ 47,00, nos meses de fevereiro, julho e agosto. Os meses de maro, abril e maio so considerados, por essa espcie de comerciante, como os meses cujo preo de venda o mais elevado, em mdia R$ 65,00 o valor pago pela saca com Castanha. J os meses de janeiro, junho e dezembro representam o pior perodo para a venda de Castanha do Par, j que os valores pagos pela saca gira entornam de R$ 30,00. Segundo os entrevistados, o perodo que inicia no final de agosto e finda no ms de novembro, no h comercializao considervel de Castanha, pois so considerados os meses de acmulo, ou perodo de transio entre as safras.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

60

Preo de venda da Castanha do Par - Marreteiros


R$70,00 Preo / Saca (60 kg) R$60,00 R$50,00 R$40,00 R$30,00 R$20,00 R$10,00 R$R$30,00 R$30,00 R$47,00 R$47,00 R$30,00 R$65,00

Grfico 07: Variao mensal do preo de venda da saca com Castanha do Par, no municpio de Alenquer Marreteiro

4.1.4. ATRAVESSADORES DA CIDADE Nessa classe de comerciante encontram-se os chamados Patres da Castanha do Par. So essas pessoas que detm grande parte do capital de giro que movimenta o comrcio do produto no municpio. O atravessador da cidade compra Castanha de todos os atores integrantes da cadeia produtiva (produtor, atravessador intermedirio e marreteiro), embora sejam os marreteiros os que mais contribuem, em volume de sacas contendo Castanha, para o estoque dos patres. Geralmente, essa espcie de comerciante desenvolve a atividade de compra e venda de Castanha aliada comercializao de bens durveis e no durveis em comrcios de sua propriedade. comum que a atividade castanheira se entrelace com a prtica comercial desses estabelecimentos (mercado, armazm, etc.), tornando-se dependentes desses comrcios. Essa inter-relao criada entre as atividades se d em virtude do fornecimento de produtos comercializados nesses estabelecimentos em troca de Castanha. Tal prtica de troca (espcie de aviamento) cria um vnculo de dependncia entre as pessoas que recebem o benefcio e o

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

61

atravessador da cidade, dessa forma este garante a compra da produo desses extrativistas. O explicitado acima tambm fora comentado no Projeto Castanha, que faz parte do Programa de Gesto Pblica e Cidadania, implantado no estado do Amap. Segundo o estudo, o atravessador fornece ao trabalhador que vai para a mata os mantimentos e utenslios necessrios realizao do seu trabalho (faces, botas, querosene, leo, sal, acar, farinha, etc.). Depois, este mesmo atravessador compra, a preos nfimos, toda a produo retirada da floresta. Alm de pagar pouco pela Castanha, ele cobra muito pelas mercadorias que fornece, levando o extrativista a entrar em um crculo vicioso de dvidas, numa espcie de escravido branca. O que foi nomeado apenas de Atravessador no Projeto Castanha, no presente trabalho subdividido em trs: atravessador intermedirio, marreteiro e da cidade. Sendo o ltimo, o ator que desenvolve essa prtica. Em Alenquer, pode-se estender essa prtica de aviamento tambm para os marreteiros, pois no somente os produtores ficam a merc dos patres, amarrados em dvidas que no tem fim. De maneira geral, o nmero de atravessadores da cidade pequeno, se comparado ao de produtores (extrativistas) e aos demais atravessadores (intermedirio e marreteiros). Esse nmero varia de acordo com a fora mercadolgica para o produto e a extenso da regio. No municpio de Alenquer, existem dois grandes atravessadores da cidade, os quais sero chamados neste trabalho de Comerciante A e Comerciante B. Comerciante A: Essa comerciante residente do municpio de Alenquer e desenvolve a atividade de comercializao h 19 anos. Trabalha com Castanha, Cumaru e Pecuria, alm de ser proprietrio de um mercantil, denominado Smea. A comerciante dispe tambm de um armazm prprio para o comrcio da Castanha e de uma fazenda, onde cria gado para engorda.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

62

Segundo a mesma, o comrcio da Castanha e do Cumar representam, cada um, 10% da renda anual de sua famlia, enquanto que o boi vivo, criado para engorda responsvel por 70% e o mercantil contribui em 10% com a referida renda. Tal disparidade nas participaes da renda familiar entre o comrcio de Castanha e pecuria, segundo a entrevistada, est intimamente ligada abertura de novos pastos nas reas de Castanhais (desmatamento), reduzindo o volume de produo da amndoa e dificultando a extrao do produto, sobretudo pelo maior distanciamento dos Castanhais das comunidades, forando os atores que antes integravam essa atividade, a procurarem novas formas de capitalizao. A Comerciante A carrega consigo, segundo trabalhadores que

desenvolvem a atividade de comercializao de Castanha, a alcunha de Rainha da Castanha, pois responsvel por escoar grande parte da produo de Castanha do municpio, apesar de extrair, segundo o atravessador, apenas 10% da renda familiar de tal atividade. Inexiste no negcio da Castanha desenvolvido por A a formalizao contratual, haja vista que no comrcio praticado com os produtores, bem como com os marreteiros, o compromisso de compra e venda assumido pela fidelidade, confiana, financiamento de insumos, financiamento monetrio ou por saldo de dbitos pr-existentes. O estoque de Castanha dessa atravessadora da cidade abastecido por cerca de 50 produtores e 60 marreteiros, todos residentes no municpio de Alenquer, com a importncia relativa de fornecimento de 20% para os produtores e 80% para os marreteiros. No que tange s questes referentes ao fluxo de Castanha comercializado por A, no foi possvel obter dados confiveis com a aplicao do questionrio, pois os pesquisadores observaram disparidades e contradies, quanto ao volume informado de Castanha comprada e vendida e o constatado em campo, bem como quanto representatividade dessa atividade na renda desse comerciante, evidenciando omisso de informaes.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

63

Sendo assim, buscou-se estimar o volume de Castanha negociado por essa comerciante em 2009. Para tanto, partiu-se da informao dada em entrevista concedida por A em maio do referido ano, a qual afirmou terem sido embarcadas mais de 9.000 sacas de Castanha at quela data. A partir desse dado, analisando os valores obtidos em entrevistas com os marreteiros que fornecem produto para esse comerciante, foi possvel estimar que no ano de 2009, aproximadamente 12.000 sacas saram do municpio de Alenquer por intermdio dessa atravessadora da cidade. Tendo em vista tal estimativa, possvel concluir que o fluxo monetrio decorrente dessa atividade bastante representativo, pois se considerarmos um preo de venda de R$ 50,00, para a saca com Castanha (valor considerado baixo para esse nvel de comerciante, como ser observado nos grficos abaixo), o capital arrecadado seria de aproximadamente R$ 600.000,00, e segundo informaes do comerciante A, o lucro por saca fica em torno de 15%, dessa forma, a renda lquida, para esse cenrio econmico, seria de aproximadamente R$ 90.000,00. Entretanto, se considerarmos os valores de preo obtidos no municpio, o fluxo monetrio apresentado, bem como a renda lquida, seriam potencializados. Segundo informaes dos marreteiros e algumas respostas do comerciante A foi possvel, assim como o volume, estimar o preo de compra e venda pela saca com Castanha, praticado pelo comerciante A, conforme ilustrado nos grficos a seguir:

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

64

Preo de compra da Castanha do Par - Comerciante "A"


R$70,00 R$60,00 Preo / Saca (60 kg) R$60,00 R$50,00 R$50,00

R$50,00
R$40,00 R$30,00 R$30,00

R$20,00
R$10,00 R$-

Grfico 08: Variao mensal do preo de compra da saca com Castanha do Par, no municpio de Alenquer Atravessador da cidade Comerciante A.

Conforme a comerciante A, o preo pago pela saca varia muito durante o ano, comeando a safra, normalmente, a um preo baixo (R$ 30,00), em janeiro, chegando ao pice (R$ 60,00) nos meses mais chuvosos (perodo em que a coleta de Castanha reduz, reduzindo a oferta do produto), maro e abril, estabilizando a partir do ms de maio, findando em julho. Vale ressaltar que a comerciante A informou que de julho a dezembro que no compra Castanha, pois no tem mais para quem vender, ou a qualidade est muito baixa.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

65

Preo de venda da Castanha do Par - Comerciante "A"


R$100,00 R$90,00 R$80,00 R$70,00 R$60,00 R$50,00 R$40,00 R$30,00 R$20,00 R$10,00 R$R$90,00 R$75,00

Preo / Saca (60 kg)

Grfico 09: Variao mensal do preo de venda da saca com Castanha do Par, no municpio de Alenquer Atravessador da cidade Comerciante A.

Quanto ao preo de venda da Castanha, pelo fato de o comrcio ocorrer diretamente com empresas exportadoras, o valor pago pela saca com Castanha no varia muito entre os meses (conforme ilustrado no grfico a seguir), j que as empresas definem o preo que ser pago antecipadamente. Tendo em vista essa previso de preo, os riscos referentes queda brusca do valor da Castanha so amenizados para os atravessadores da cidade, j que eles podem programar o preo de compra conforme o preo de venda. A totalidade de Castanha comercializada por A endereada a trs empresas: FLORESAN, situada em Oriximin, responsvel pela maior parcela de compra das Castanhas de A, no ano de 2009; MUTRAN, em Belm, empresa que comercializa constantemente, mas em menor volume que a FLORESAN; e CAIBA, em bidos, a qual nos ltimos anos no tem negociado com esse atravessador. A proporo de sacas de Castanha, comercializada com cada empresa no foi informada pelo comerciante A, impossibilitando a elaborao de grficos ilustrando o fluxo de venda por empresa. Entretanto, sabe-se que tudo que comprado por esse comerciante vendido, no sendo estocado nada de uma safra para outra.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

66

No h entre a comerciante e as empresas, assim como na relao A/marreteiro, qualquer espcie de contrato formal de fornecimento de Castanha. A empresa simplesmente define a quantidade de sacas que ir comprar e o preo que ir pagar por essa unidade de Castanha (um hectolitro uma saca) e a partir desse valor, A define o preo que ir desembolsar para os marreteiros, estes por sua vez definem, de acordo com o valor firmado pelo atravessador da cidade ( A), o preo que ser pago aos produtores. A comerciante, quando da aplicao do questionrio, ressaltou a relao direta entre a sazonalidade climtica na regio de Alenquer e o ritmo de compra e venda de Castanha, j que ao longo do perodo de estiagem (abril-setembro) realizada a venda do produto e, em contrapartida, ao longo perodo chuvoso (quando ocorre a colheita das amndoas) se d a compra do mesmo. Sendo os meses de maro e abril os de maior fluxo de entrada (compra) e os de abril e maio os de maior fluxo de sada (venda) de Castanha. De acordo com o explicitado no grfico abaixo.

Volume de compra de Castanha Do Par - Comerciante "A"


Hectolitro - Saca (60 kg) 4000 3000 2000 1000 0

SAFRA "FORTE"

SAFRA "NORMAL"

SAFRA "FRACA"

Grfico 10: Variao estimada do volume de compra de Castanha do Par, realizada pelo comerciante A, em funo da intensidade da safra.

A destacou ainda que a comercializao de Castanha apresenta riscos de natureza biolgica, climtica e mercadolgica. De acordo com ele, o excesso de

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

67

chuva dificulta o armazenamento adequado da Castanha, sobretudo pela falta de compromisso dos extrativistas em manter a qualidade do produto. Essa mazela quanto ao armazenamento primrio e falta de seleo das Castanhas gera uma considervel perda (retorno do produto) quando as sacas chegam s usinas das empresas beneficiadoras da Castanha, j que nelas feita uma rigorosa avaliao da qualidade das amndoas, sendo rejeitadas as sacas que no estiverem nos padres de qualidade para exportao. Por sua vez, as queimadas, oriundas da perda de controle do fogo no preparo do roado, nas reas prximas aos Castanhais e o desmatamento praticado, geralmente para a abertura de pastagens, so fatores que prejudicam, em concordncia com o Comerciante A, o so desenvolvimento e a posterior frutificao das castanheiras, afetando assim a cadeia produtiva da Castanha no municpio. A queda inesperada do preo foi outro risco destacado por A, j que o valor pago pela empresa varia muito em um curto espao de tempo, provocando, em alguns casos, a venda de sacas por preos mais baixos que os comprados. Resultando em um prejuzo para o comerciante. Comerciante B O outro grande atravessador da cidade, representado aqui por Comerciante B, pratica a atividade de comercializao h 25 anos. Trabalha com a compra e venda de Castanha do Par, alm de comercializar carne bovina oriunda da atividade pecuria que realiza, fornecendo tambm carne de gado para a venda em aougues da regio. Dispe de um armazm para o comrcio de Castanha (onde feito o armazenamento do produto) e de um aougue onde realiza a comercializao da carne, alm de possuir duas motos que so utilizadas para auxiliar no transporte de Castanha das comunidades at o armazm, bem como para o transporte pessoal no desenvolvimento das atividades cotidianas de administrao do aougue.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

68

Quando questionado acerca da importncia dos produtos na gerao de renda da famlia, o Comerciante B classificou com 60% de importncia o fornecimento de carne para os aougues, em seguida a Castanha com 30% e por ltimo, com 10% de contribuio, a venda de carne no seu prprio aougue. Segundo esse comerciante, o comrcio de Castanha em Alenquer tem regredido substancialmente nas ltimas dcadas. Em virtude dessa queda de rendimento do comrcio da amndoa, como forma de adaptao, B passou a investir mais na pecuria, tornando essa atividade a mais importante para a renda da famlia. No concernente compra da Castanha que posteriormente revende, o comerciante B informou que esta transao se d em contato com cerca de 10 produtores e 5 marreteiros. Entretanto, apesar da aparente predominncia de fornecimento ser dos produtores, o volume de Castanha adquirida via marreteiros maior, sendo a importncia relativa de 20% e 80%, respectivamente. Este comerciante destina a totalidade dos seus estoques de Castanha comercializao com a empresa FLORESAN, situada no municpio de Oriximin. Analogamente ao comerciante A, inexiste nas prticas comerciais de B a formalizao dos negcios envolvendo a Castanha sob a forma de contrato, tanto com aqueles que vendem para ele o produto (produtores e marreteiros), como para com aqueles que compram o produto por ele fornecido. No que diz respeito aos preos de compra e venda praticados pelo comerciante B, ambos os valores variam proporcionalmente ms a ms. Nos meses de compra a preos altos, o preo de venda tambm aumenta, bem como nos meses de compra baixa, em que o preo de venda reduz. A notvel diferena entre os meses de compra a preos altos e baixos entre os dois atravessadores da cidade de Alenquer corroboram a ideia de que cada comerciante possui seus fornecedores fixos de Castanha, elucidando uma espcie de fidelidade de compra, sendo que um atravessador no interfere na compra do outro.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

69

Assim como a comerciante A, o comerciante B no adquire Castanha nos meses de julho a dezembro, tendo em vista a incipiente oferta, ou a baixa qualidade do produto oferecido.

Preo de compra da Castanha do Par - Comerciante "B"


R$80,00 R$70,00 R$60,00 Preo / Saca (60 kg) R$60,00 R$70,00 R$70,00

R$50,00
R$40,00 R$30,00 R$20,00 R$10,00 R$35,00

R$-

Grfico 11: Variao mensal do preo de compra da saca com Castanha do Par, no municpio de Alenquer Atravessador da cidade Comerciante B.

Preo de venda da Castanha do Par - Comerciante "B"


R$90,00 R$80,00 R$70,00 R$60,00 R$50,00 R$40,00 R$30,00 R$20,00 R$10,00 R$R$85,00 R$75,00 R$85,00

Preo / Saca (60 kg)

R$40,00

Grfico 12: Variao mensal do preo de venda da saca com Castanha do Par, no municpio de Alenquer Atravessador da cidade Comerciante B.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

70

O Comerciante B escoa seu estoque de Castanha atravs do transporte fluvial com a freqncia de dois embarques mensais, no perodo de safra. Segundo o mesmo, so transportados de 1500 a 2000 sacas nos meses de comercializao intensa, em anos de safra forte. O grfico abaixo ilustra a variao do volume de compra mensal, realizada pelo comerciante B, evidenciando os meses de maro e abril como os meses de maior volume de compra de sacas com Castanha.

Volume de compra de Castanha do Par - Comerciante "B"


Hectolitro - Saca (60 kg) 2000 1500 1000 500 0

SAFRA "FORTE"

SAFRA "NORMAL"

SAFRA "FRACA"

Grfico 13: Variao volume de compra de Castanha do Par, realizada pelo comerciante B, em funo da intensidade da safra.

B informou que as variaes climticas tem influenciado de maneira direta no perodo de safra da Castanha e citou como exemplo o ano de 2009, em que as maiores colheitas se deram de dezembro a agosto (em anos normais a safra finda em maro) em funo do carter severo do regime pluviomtrico verificado no referido espao de tempo, o que se constitui em um fator preponderante para a frutificao das castanheiras, segundo referncia. Dessa forma os meses de maro e abril foram os que apontaram um maior fluxo de compra e venda do produto. De acordo com o explicitado no grfico.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

71

Vale ressaltar que o ano de 2009 foi um ano anmalo, tendo em vista que a intensidade de chuvas verificada e as enchentes oriundas desse evento perduraram at o ms de agosto, enquanto que normalmente vo at junho. O comerciante citou o excesso de chuva e as constantes enchentes como riscos climatolgicos que interferem diretamente na prtica de extrao e comercializao da Castanha, assim como na pecuria. Com relao aos riscos de origem mercadolgica, A apontou como principais a queda abrupta de preos e o no-cumprimento de contratos firmados, sendo o primeiro atrelado ao negcio da Castanha, enquanto que o segundo est relacionado com a pecuria. 4.2. Principais Etapas da Cadeia de Valor da Castanha do Par Alenquer. A cadeia tem incio no fornecimento de insumos para os produtores (extrativistas), o qual realizado por lojas e/ou atravessadores por vezes o atravessador da cidade dono da loja que fornece o insumo para o produtor. O extrativismo da Castanha no municpio de Alenquer realizado ainda em sistemas tradicionais de coleta onde o extrativista passa vrios dias na floresta em condies precrias. Depois de findada a coleta, a Castanha passa por um 1 transporte, chamado de Transporte I, realizado normalmente pelos prprios produtores, e algumas vezes por atravessadores intermedirios ou marreteiros. Passada essa etapa, realizado o 1 armazenamento, chamado de Armazenamento I, realizado exclusivamente pelo marreteiro. Ao prosseguir na cadeia, tem-se o 2 transporte e o 2 armazenamento, denominados Transporte II e Armazenamento II, respectivamente. O primeiro feito pelo atravessador da cidade e/ou pelo importador (representante de empresa), j o 2 realizado apenas pelo atravessador da cidade. Por fim, o produto chega at o mercado consumidor.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

72

O consumo da Castanha do Par de Alenquer , em mais de 95%, realizado pelo mercado externo: bidos, Oriximin e Belm, cidades que possuem empresas beneficiadoras de Castanha do Par. O consumo interno (menos de 5%) fica por conta da venda do produto nas feiras e em alguns armazns na cidade. Entretanto praticamente desprezvel para a renda dos atores envolvidos no comrcio da Castanha, se comparado ao consumo externo, sendo at mesmo desconsiderado por alguns desses atores da cadeia. 4.3. Mapeamento da cadeia de valor O mapa apresentado a seguir foi gerado a partir da contribuio de extrativistas, membros do STTR de Alenquer, e de organizaes pblicas municipais e estaduais, em oficina realizada no municpio de Alenquer, a qual teve como metodologia utilizada a metodologia ValueLinks, aplicada sob o apoio dos demais integrantes da equipe da Iniciativa Amaznica e de consultores da GTZ.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

73

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. 4.4. Principais riscos (gargalos) para o funcionamento da cadeia de valor.

74

As atividades que compem a cadeia de valor da Castanha do Par no municpio de Alenquer, em virtude de sua natureza tradiconal, sem qualquer tipo de tcnica que vise melhoria dos sistemas de produo e comercializao, esto sujeitas a riscos de natureza climtica, biolgica, mercadolgica e de acidentes. Tais riscos sero detalhados na seqncia. Vale ressaltar que todas as constataes que sero explicitadas a seguir, so fruto da execuo de entrevistas com os atores que integram a cadeia de valor, representantes de instituies locais, bem como representantes de autoridades do local, alm de observaes in loco realizadas pela equipe elaboradora do projeto. Em relao aos riscos climticos, segundo os entrevistados, as alteraes climticas tem afetado diretamente a produo primria (produo total da floresta) da Castanha no municpio de Alenquer, sobretudo pelo aspecto biolgico da Castanheira que se caracteriza por ser sensvel a extremos climticos (SALOMO, 2009), de tal forma que em ocasies de secas prolongadas ou perodos chuvosos demasiadamente longos, apresenta decrscimos em sua produo. Nos perodos de seca intensa e prolongada, como a ocorrida em 2005, o risco de alastramento de queimadas ocasionais decorrentes do processo de preparo do solo para a lavoura se intensifica, invadindo as reas onde se localizam os Castanhais e conseqentemente queimando a base das rvores, causando a morte ou severos danos ao vegetal, danos estes que afetam a produo de frutos pela rvore. Os perodos de forte estiagem tambm favorecem a proliferao de pragas que diminuem a qualidade e a quantidade dos frutos produzidos. Os perodos de chuva prolongada, por sua vez, em ocasies de eventos extremos, quando sua durao excede o normal, podem elevar os nveis de umidade do solo (ver DINIZ & BASTOS, 1974) onde se encontram os Castanhais, afetando o desenvolvimento e frutificao das rvores, o que incide diretamente sobre a produo do fruto. H tambm a ocorrncia de quedas de Castanheiras em

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

75

virtude de fortes tempestades e a dificuldade de polinizao das rvores por parte de abelhas que no voam mediante a existncia de precipitao. Outra problemtica potencializada em decorrncia das alteraes climticas, segundo os entrevistados, a umidificao do fruto na ocasio do seu armazenamento, feito de maneira inadequada em sacas dispostas em galpes improvisados ou na prpria floresta no momento da coleta. O fruto mido facilita a proliferao de fungos produtores de aflotoxinas que so substncias altamente nocivas sade humana. No que diz respeito aos riscos mercadolgicos que incidem na atividade de comercializao da Castanha do Par em Alenquer, foi unssono entre todas as classes de atores da cadeia de valor entrevistados, a queda inesperada do preo pago pelo produto no mercado interno, como o principal gargalo da cadeia de valor da Castanha, influenciada pela flutuao da oferta e demanda do produto no mercado, seja por problemas relacionados qualidade do produto coletado, reduzindo a quantidade comprada no mercado externo, acumulando-o no mercado interno, seja pela disposio (estmulo) dos extrativistas em praticar a coleta das amndoas nos Castanhais. De acordo com os atravessadores da cidade entrevistados, o mercado de Manaus o que mais tem afetado o comrcio da Castanha no municpio, muito em funo da concorrncia de produtos oriundos de outros municpios, como Oriximin, bidos, ou at de outros pases, como Bolvia e Peru. Afirmaram ainda, apesar do completo desconhecimento do fluxo seguido pela Castanha aps a sada das fronteiras do municpio, que a demanda pelo produto na Europa e nos EUA influencia diretamente no preo da amndoa em Alenquer. Portanto, em virtude da constante flutuao do preo da Castanha do Par no mercado, a compra de grandes volumes do produto consolida-se como um risco mercadolgico, j que a qualquer momento o preo do fruto pode despencar, causando grandes desfalques nas finanas do comerciante.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

76

Existem ainda os riscos relacionados a acidentes sofridos pelos atores sociais que constituem a cadeia de valor. No momento da coleta das amndoas, existe a possibilidade de acidentes provocados pela queda de ourios nos extrativistas, alm da exposio destes a ataques de animais peonhentos, bem como exposio a doenas transmitidas por vetores comumente encontrados no interior dos Castanhais. Nos perodos em que ocorre o alagamento das reas que do acesso aos Castanhais, os produtores se locomovem por meio de pequenas embarcaes para a realizao do transporte da Castanha, o que representa um risco que se potencializa em decorrncia das altas quantidades de frutos transportados, que na maioria dos casos excede a capacidade de acondicionamento das canoas utilizadas, deixando a embarcao propensa a acidentes ao longo dos percursos.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

77

5. MODELAGEM DA RELAO ENTRE O DESMATAMENTO E A PRODUO DE CASTANHA DO PAR EM ALENQUER. 5.1. Definio do Modelo Com o intuito de criar um cenrio de previso dos efeitos ambientais e sociais causados pelo avano do desmatamento na rea florestal do municpio de Alenquer, adotou-se a modelagem computacional como metodologia de anlise. Para o desenvolvimento do modelo supracitado, foi escolhido o software stella. O stella, uma ferramenta de modelagem computacional, utilizada primordialmente para a criao de modelos de sistemas dinmicos, complexos, envolvendo diversas variveis que se inter-relacionam por meio de equaes matemticas. O programa caracteriza-se por apresentar interface amigvel e corresponder de forma eficaz ao que se prope, rodando os modelos de maneira rpida e eficiente. Portanto, tendo em vista a funcionalidade do programa e o que proposto pelo presente trabalho, adotou-se o programa stella como ferramenta para modelar a relao existente entre o desmatamento, a produo de Castanha do Par no municpio de Alenquer e a renda das famlias envolvidas na extrao dessa semente no referido municpio para os prximos 50 anos.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

78

Figura 01: Interface do programa, ilustrando algumas ferramentas do stella.

As principais funes do programa apresentam-se na forma de cones: os estoques, os fluxos e os conversores. Esses elementos so os responsveis pela construo dos modelos, pois atravs deles so inseridos os valores de entrada, ou seja, os valores iniciais que daro start ao modelo. Os valores de entrada so inseridos manualmente durante a modelagem. Podem ser de origem secundria, em que os dados so retirados de referncias bibliogrficas; ou primrios, em que os dados obtidos so oriundos de coletas realizadas em campo. Para a elaborao do modelo apresentado nesse trabalho, foram utilizados dados secundrios e dados primrios, obtidos em visita ao municpio de Alenquer nos meses de maro e agosto de 2009 (ver tpico 4.4), atravs da realizao de entrevistas semi-estruturadas, conversas informais e observaes feitas em campo. importante salientar que todas as relaes existentes entre as diferentes variveis que constituem o modelo em questo: os fluxos, os estoques e os conversores, somente foram compreendidas e compiladas na linguagem

computacional, aps a elaborao de um mapa da cadeia de valor, consolidando

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

79

essa etapa do trabalho, como de fundamental importncia para os resultados apresentados no presente estudo. A seguir sero apresentados os significados dos elementos componentes do programa: a) ESTOQUE Na terminologia do stella, o stock (Estoque) condiz a um substantivo. Representa algo que se acumula. De maneira geral, os estoques so interligados por flows (Fluxos), os quais regem a entrada (acmulo) ou a sada (retirada) de valores do estoque. Cada stock pode ter diversos fluxos regendo a entrada ou a sada de valores desse. Caso o estoque tenha apenas fluxos entrando, tender a acumular indefinidamente, em contrapartida, caso o mesmo tenha apenas fluxos de sada, a tendncia ser de esvaziar completamente o que tiver nele, at zerar o estoque. Normalmente os valores de entrada dos estoques correspondem a constantes, valores esses inseridos manualmente pelo elaborador do modelo, como exemplos, os habitantes de uma cidade, a rea de floresta, a concentrao de determinado elemento qumico, etc.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

80

Graficamente os estoques apresentam-se como retngulos, conforme ilustrado abaixo.

Figura 02: Representao grfica do stock.

Para o modelo apresentado no presente trabalho, foram determinados os seguintes estoques: Floresta Total Floresta Acessvel Pasto Castanha na Floresta Floresta Distante Lavoura Capoeira

b) FLUXO Enquanto o estoque corresponde, na linguagem stella a um substantivo, o flow (Fluxo) visto como um verbo. O fluxo o elemento que altera a concentrao de um estoque, adicionando ou retirando valores deste. Os fluxos so regidos pelos Conversores, e regem os estoques, conforme explicado acima. Os valores de entrada dos flows podem corresponder a constantes que no variam com o tempo, ou a equaes matemticas, as quais regero o acmulo ou a retirada de valores dos estoques, de acordo com a formulao matemtica definida. Graficamente o fluxo representado por uma seta com uma circunferncia no centro, conforme ilustrado abaixo.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

81

Figura 03: Representao grfica do flow.

Os fluxos criados para modelo elaborado no trabalho foram: Desmatamento 1; Desmatamento 2; Produo de Castanha; Perda de Castanha; Coleta; Venda 1a; Venda 1b; Venda 1c; Venda 2a; Venda 2b; Venda 3b; CastanhaDesqualificada.

c) CONVERSOR O converter (conversor) o elemento que fornece as ferramentas para os fluxos. Esse cone, tambm chamado de taxa, fornece, de maneira geral, as diretrizes para a ao realizada pelo fluxo. Entretanto um conversor tambm pode ser conectado a outro conversor, e posteriormente a um fluxo. Esse elemento capaz de armazenar equaes matemticas ou constantes. Graficamente o conversor apresenta-se como uma circunferncia, conforme ilustrado abaixo:

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

82

Figura 04: Representao grfica do converter.

Os principais conversores criados para modelo elaborado no trabalho foram: PerdaCapoeira1; PerdaCapoeira2; DensidadeCastFloresta; TaxaProduoFruto; TaxaProduaoKg; CastOcasionais; InflDistCast; RendaLiqKgFarinha; RendaLiqLgCastanha; RendaLiqFarinhaDia; RendaLiqCastDia; DecisaoColeta; TaxaColetaCast.

5.2. Caractersticas locais e Hipteses do modelo O cenrio climtico do municpio de Alenquer apresenta-se com temperatura relativamente elevada durante todo o ano, com clima de tipo xiroquimnico, apresentando diferenas insignificantes entre as mdias mensais e anuais. A mdia de 25,6 C com mxima de 30,9 C e mnima de 22,5 C. A umidade relativa elevada, com valores entre 79 % e 92 %. A precipitao pluviomtrica varia entre 1.600 a 1.800 mm anuais (SEPOF, 2008). O clima segundo Kppen, varia de Aw' a Ami. H duas estaes bem definidas, a que vai de dezembro a julho, com chuvas abundantes e outra de agosto a novembro, caracterizada por uma estao seca, com totais mensais inferiores a 60 mm.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

83

Contudo, por meio de relatos de moradores e informaes obtidas nos meios de comunicao locais, foi possvel chegar concluso de que o clima do municpio tem sofrido alteraes nos ltimos anos, evidenciado pela cheia que acometeu o municpio de Alenquer no ano de 2009, a qual foi a mais intensa dos ltimos 25 anos, ultrapassando a ocorrida em 2006, que teve o nvel do rio Tapajs elevado a mais de 8 metros (medio realizada na cidade de Santarm). Segundo um representante do corpo de bombeiros, no ano de 2006, o pice da cheia ocorreu no perodo de 14 a 31 de maio, perodo em que foi verificado o at ento maior nvel, j observado nos ltimos 25 anos, do rio Tapajs. Ainda de acordo com o bombeiro militar, na cheia de 2009, j no ms de abril, o nvel do rio j marcava 8,77 m, ultrapassando a marca de 2006, consolidando o evento extremo ocorrido em 2009, como o de maior intensidade j catalogado. No que diz respeito ao uso e ocupao do solo do municpio, at a dcada de 90, quando predominavam as atividades de subsistncia, desenvolvidas por pequenos produtores rurais, tais como as prticas agrcolas e o extrativismo florestal, bem como a criao de animais de pequeno porte e a baixa criao de cabeas de gado, o desmatamento no sofria um incremento anual considervel (PRODES, 2010) e os eventos extremos ocorriam ocasionalmente e com baixa intensidade, segundo relatos dos moradores mais antigos entrevistados. Ainda conforme os moradores, j em meados da dcada de 90, e principalmente a partir do sculo XXI, foi constatado um avano significativo das reas de pasto e lavoura sobre a floresta (PRODES, 2010; IBGE, 2010), e nesse mesmo perodo foi constatado o aumento da frequncia e intensidade dos eventos extremos incidentes sobre o municpio, como pode ser observado abaixo. Nos grficos 14 e 15 elucidado o aumento da produo de gado e a reduo da produo de Castanha do Par em Alenquer nos ltimos anos, evidenciando a suposio de que h relao direta entre a expanso da pecuria, as alteraes climticas e a produo de Castanha no municpio de Alenquer.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

84

Segue abaixo uma listagem dos principais eventos ocorridos, tais como intensas cheias e secas, relacionados s variaes climticas, na tica da populao do municpio de Alenquer e o grfico da criao de gado em Alenquer de 1990 a 2009, elucidando a linha de tendncia: 1918; 1919; 1950 - as comunidades passaram a perceber a ocorrncia de cheias mais intensas; 1955 Ocorrncia de enchente de grandes propores; 1970 Ocorrncia de nova grande cheia; 1974-1975-1976 Perodo de cheia intensa Populao ribeirinha foi expulsa das reas de vrzea;; 1980 Forte estiagem - Ocorrncia de queimadas na regio da Calha Norte; 1981 - Baixos nveis de precipitao, ocasionando a perda de roado; 1982 Intensa estiagem (afetou praticamente a totalidade da regio da calha norte); 1992 Intensa estiagem, menor do que a ocorrida em 1982, entretanto causou a morte de animais e a perda de grandes reas de castanhais, devido aos baixos nveis de pluviosidade; 2005 Intensa estiagem: igaraps secaram, ou apresentavam baixo nvel hdrico, grande mortandade de peixe e perdas na agricultura; 2006 Ocorrncia de intensa cheia segunda maior, perdendo apenas para a ocorrida em 2009, segundo os moradores; 2007-2008 Intensificao das chuvas no perodo mais seco; 2009 Enchente mais intensa, j catalogada.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.


180.000 160.000 140.000 120.000 100.000 80.000 60.000

85

Cabeas de gado

40.000
20.000 0

Grfico 14: Criao de gado em Alenquer nos ltimos 20 anos, elucidando a linha de tendncia.

4.500 4.000 3.500

Toneladas (t)

3.000 2.500 2.000

1.500
1.000 500 0

Grfico 15: Produo de Castanha do Par em Alenquer nos ltimos 20 anos, elucidando a linha de tendncia.

Dessa forma, tendo em vista a concomitncia da intensificao e aumento da frequncia dos eventos extremos, do avano do desmatamento, reduzindo as reas de floresta, e da queda da produo de Castanha do Par em Alenquer, h indcios de que o avano do desmatamento sobre as reas de floresta tem influncia direta na potencializao das variaes climticas na regio, afetando a cadeia de valor da

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

86

Castanha do Par no municpio e consequentemente os atores que desenvolvem o comrcio das amndoas. Portanto, as hipteses levantadas no trabalho, consideradas no modelo so: 1. O desmatamento efetivamente tem influencia na ocorrncia e

potencializao das variaes climticas e consequentemente na produo de Castanha do Par em Alenquer; 2. O desmatamento afeta a renda dos extrativistas e comerciantes envolvidos na CDV da Castanha do Par nesse municpio; 5.3. Representao Grfica do Modelo

Fluxograma 01: Relaes existentes entre as variveis adotadas para a criao do modelo.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. ESTOQUES

87

Floresta total: rea total de floresta no municpio de Alenquer at o ano de 2009. Dados do PRODES INPE 2010. Dessa forma, valor de entrada incial: Floresta distante: rea de floresta que no ser diretamente afetada nos prximos 50 anos, devido a sua distncia at as comunidades. Estimado em 70% da floresta total. Logo, valor de entrada inicial: Floresta acessvel: Poro da floresta efetivamente explorada para a realizao da atividade de extrao de Castanha. Estimou-se em cerca de 30% do total de floresta constatado pelo INPE 2009, do municpio de Alenquer. essa parcela da floresta que sofrer diretamente os efeitos do desmatamento, para a abragncia temporal do trabalho (previso para os prximos 50 anos). Logo, Valor de entrada incial: Pasto: Representa a rea de pasto presente no municpio de Alenquer. Foi mensurada atravs do clculo entre a proporo de gado/ha e a quantidade de gado produzido, tendo como base os dados de 2008 do IBGE. A proporo 0,86 gado/ha foi definida por meio de estudos voltados para a produo de gado, que estimam esse valor. Portanto, o valor de entrada inicial foi calculado na seguinte base:

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. Onde:

88

112.400 Valor efetivo do rebanho bovino (em cabea) do municpio de Alenquer. (IBGE - 2008); 0,86 Proporo de cabeas de gado por hectare.

Lavoura: rea plantada de lavoura permanente e lavoura temporria. Dados obtidos no IBGE, ano base 2008. Valor de entrada inicial: Capoeira / Floresta seca: Poro de terra no-florestal livre, no utilizada para roado ou pasto. Para quantificar essa rea, estimou-se, de acordo com o observado em campo e em entrevistas informais, que em cada propriedade, para cada area de roado, os produtores tem em mdia 5 hectares de capoeira nova (entre 1 e 5 anos). Isto contabiliza 141050 ha. Alm disso, existem capoeiras antigas de 5 a 20 anos. A rea de capoeira varia muito entre propriedades, algumas possuem pequenas reas (1 ou 2 hectares), outros tem reservas grandes de 20 hectares. Para tanto, adicionou-se mais 10 hectares por familia (ca. 3482 em 2007, IBGE) isto d: 34820 ha. Por outro lado, tem reas de capoeira oriundas de grandes desmatamentos no passado (pasto, etc), de fogos escapados, etc. que foram estimadas em 10000 ha. Portanto, Valor de entrada inicial:

Castanha Floresta: Estoque inicial de Castanha, produzido por toda floresta acessvel. Para o clculo do valor de entrada inicial, multiplicou-se a rea de floresta acessvel pela densidade de castanheira na floresta, obtendo-se a quantidade de rvores na rea. Feito isso, multiplicou-se essa quantidade pela produo mdia de frutos por castanheira, chegando ao valor total de produo em frutos. Para converter o valor em frutos para kg, multiplicou-se o valor obtido pela taxa de converso de frutos em kg, segundo referncias.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. A base de clculo para esse estoque foi:

89

Onde: Densidade Densidade mdia de castanheiras na floresta, estimado em 2,53 rvores por hectare, com desvio padro de 1.37, Segundo Schwartz (2008). Frutos/rvore Representa a quantidade mdia de frutos (ourios) produzidos em uma castanheira. Para o presente trabalho, ser adotado uma taxa de 66 frutos, com desvio padro de 99. (KAINER et al., 2007) Kg/fruto Taxa de converso de fruto para kg. Segundo Lucia Wadt, da embrapa do Acre, os frutos pesam Aproximadamente 160 g. Este ser o valor adotado para a converso de frutos em kg. FLUXOS Desmatamento1: Desmatamento para abertura de novos pastos. Para o presente trabalho, por meio de entrevistas informais com representantes de instituies pblicas, como a ADEPAR - Alenquer, foi estimado que essa forma de desmatamento tem contribudo em 70% para a taxa de desmatamento anual no municpio de Alenquer. Logo, o fluxo para esse tipo de desmatamento ter a seguinte base de clculo:

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. Onde:

90

0,7 - 70% de contribuio do desmatamento 1 no desmatamento total do municpio; 0,0012 - taxa anual de desmatamento no municpio (0,12%), calculado atravs da mdia da taxa de incremento do desmatamento, ano a ano 2000 a 2009 (PRODES 2010);

FlorestaAcessvel Estoque de floresta acessvel; PerdaCapoeira1 Sinal de acelerao para o desmatamento; PerdaCapoeira2 Sinal de acelerao para o desmatamento.

Desmatamento 2: Desmatamento para a criao de reas para lavoura. Representa 30% do desmatamento total do municpio de Alenquer, segundo os entrevistados. A base de clculo representada a seguir:

Onde: 0,3 - 30% de contribuio do desmatamento 2 no desmatamento total do municpio; 0,0012 - taxa anual de desmatamento no municpio (0,12%), calculado atravs da mdia da taxa de incremento do desmatamento, ano a ano 2000 a 2009 (PRODES 2010); FlorestaAcessvel Estoque de floresta acessvel; PerdaCapoeira1 Sinal de acelerao para o desmatamento; PerdaCapoeira2 Sinal de acelerao para o desmatamento.

Produo de Castanha: Este fluxo escoar a produo anual de Castanha da floresta acessvel para o estoque de Castanha segundo a equao apresentada a seguir:

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. Onde:

91

Perda de Castanha: Representa o fluxo de perda de Castanha, decorrente da no coleta do interior da floresta, alimentao de animais, etc. Ser considerada uma perda de 29% a 55% (WADT et al., 2008), sendo regida pela funo normal, representada a seguir: Portanto: Onde: Castanha Floresta Estoque de Castanha da floresta acessvel; Normal Funo normal ou Funo Gaussiana.

Coleta: Fluxo de escoamento de Castanha por meio de coleta pelos extrativistas. O fluxo de coleta variar conforme o avano do desmatamento, afastando as reas de Castanhal, e o preo pago pela farinha e Castanha no mercado externo. Base de clculo: Onde: Numero de Castanheiros Nmero de famlias extrativistas de Castanha no municpio de Alenquer; Taxa de coleta Estimado em 1000 kg por famlia/ano. Entretanto esse valor pode reduzir de acordo com a deciso de coletar ou no. Essa taxa varia tambm conforme ocorre o avano do desmatamento, afastando das comunidades as reas de Castanhais.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

92

Auto-Consumo: Fluxo de consumo de Castanha pelas prprias famlias extrativistas no municpio de Alenquer. Estimou-se em 8000 kg por ano (safra).

Venda Produtores Marreteiros: Representado no modelo pelo fluxo Venda1a, corresponde ao comrcio realizado entre os extrativistas e os marreteiros. Representa 95% da venda total de Castanha dos produtores.

Venda Produtores Mercado interno: Condiz ao fluxo de Castanha que consumido no prprio municpio (em feiras, vizinhos, etc.), ou comercializado com os, quase extintos, atravessadores intermedirios. Segundo os produtores e comerciantes que participaram do mapeamento da cadeia de valor, esse fluxo representa aproximadamente 5% da venda total dos produtores.

Venda Marreteiros Atravessadores da Cidade: Fluxo de Castanha entre os marreteiros e os atravessadores da cidade. Atravs dos dados obtidos nas entrevistas, concluiu-se que esse comrcio representa 72% do volume total de Castanha vendido pelos marreteiros.

Onde: Venda1a Representa o volume de Castanha comprada, junto aos extrativistas, pelos marreteiros. Venda Marreteiros Empresas: Os marreteiros tambm comercializam com empresas beneficiadoras de Castanha que exportam o produto para fora do Pas. Segundo os mesmos, o fluxo representa 28% do total comercializado.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

93

Venda Atravessadores da Cidade Empresa: Os atravessadores da cidade do municpio de Alenquer comercializam toda sua mercadoria com as empresas beneficiadoras. Dessa forma:

Onde: Castanha Desqualificada Volume de Castanha no qualificado pelas empresas. A taxa de desqualificao das empresas exportadoras, segundo informaes da comerciante A, chega a 12% da venda 2a, com desvio padro de 0,18. CONVERSORES Perda Capoeira 1: Taxa definida empiricamente, com o intuito de adicionar ao modelo um sinal de acelerao do desmatamento. Quanto menor a rea disponvel de floresta seca, maior ser a taxa de desmatamento da floresta nativa. Foi estimado que quando a rea de capoeira for menor que 10000 ha, a taxa de desmatamento ser multiplicada em 3. Para tanto foi utilizada frmula condicional, representada a seguir:

Perda Capoeira 2: Da mesma forma que a taxa explicada acima, a Perda Capoeira 2 representa um sinal de acelerao do desmatamento, entretanto essa multiplicar o desmatamento por 5 quando a rea de capoeira for menor que 5000 ha.

Densidade Castanheira Floresta: Densidade mdia de castanheiras na floresta, estimado em 2,53 rvores por hectare, com desvio padro de 1.37, Segundo Schwartz (2008). Para o modelo, a densidade ser regida pela funo normal. Logo:

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

94

Taxa de produo de fruto por rvore: Taxa de converso de rvore para fruto. Segundo Kainer et al. (2007), cada rvore tem uma produo mdia de 66 frutos. Ser considerado para anlise, ainda em conformidade com Kainer et al. (2007) um desvio padro de 99. Dessa forma, para o modelo, ser adotada a funo normal. Portanto: Taxa de Produo em kg de Castanha: Taxa de converso de fruto para kg. Segundo Lucia Wadt, da embrapa do Acre, os frutos pesam aproximadamente 160 g. Este ser o valor adotado para a converso de frutos em kg. Dessa forma: Nmero de Castanheiros Ocasionais: Nmero de famlias extrativistas que realizam a atividade de coleta dos ourios no interior dos Castanhais. Para o modelo, ser considerado um nmero de 800 famlias, valor estimado em campo. Portanto: Renda Lquida por kg de Farinha: Diferena entre o preo de venda do kg da farinha e o custo para produo.

Onde: Preo Preo de venda mdio do kg da farinha em Alenquer; 0,8 (R$) Custo para produo de farinha.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

95

Renda Lquida de Farinha por dia: Renda lquida de um dia de trabalho de uma famlia, dedicado produo de farinha.

Onde: 50 (kg) Capacidade mdia de produo diria de farinha de uma famlia.

Renda Lquida por kg de Castanha: Diferena entre o preo de venda do kg da Castanha e o custo para a extrao e transporte da Castanha. O preo de venda do kg da Castanha foi inserido tendo como base o valor para o mercado externo (EUA e Europa). Dessa forma, foi criada uma relao entre o preo da Castanha no mercado externo e o preo vendido pelo produtor, adotando como parmetros, os dados coletados no municpio por meio de entrevistas semi-estruturadas. Base de clculo:

Onde: Preo Castanha Europa Adotou-se o valor de R$ 10,00 pelo kg da Castanha, podendo variar entre R$ 5,00 e R$ 15,00. 0,04 Representa a relao entre o preo de venda no mercado externo e o preo de venda pelos produtores. Este equivale a 4% do preo vendido para o mercado externo. 0,15 (R$) Custo estimado para extrao e transporte para cada kg de Castanha. Renda Lquida de Castanha por dia: Renda lquida de um dia de trabalho de uma famlia, dedicado coleta de Castanha no interior da floresta.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. Onde: 90 (kg) Capacidade mdia de coleta diria de Castanha de uma famlia.

96

Deciso de coleta de Castanha: Tomada de deciso entre dedicar-se exclusivamente atividade extrativista de Castanha ou desenvolver paralelamente a produo de farinha. Para tanto, adicionou-se uma frmula condicional simples, que compara a renda lquida da famlia com a produo e comrcio de farinha e a coleta e comercializao da Castanha, tendo como variveis os preos do kg da farinha e da Castanha. Foi inserido na tomada de deciso, o aumento da distncia dos Castanhais at as comunidades, pelo avano do desmatamento. A base de clculo para essa taxa ser presentada a seguir:

Influncia da distncia de coleta: conversor definido a partir das informaes obtidas em campo com os extrativistas, os quais informaram que a distncia da comunidade para as reas de Castanhais tem influncia direta na deciso de coletar as amndoas no interior da floresta. Para tanto, os valores definidos neste conversor foram estimados levando em considerao as informaes fornecidas pelos extrativistas e a relao de crescimento do desmatamento com a distncia, na base da tendncia. Foi adotado que a cada aumento de 1 km de distncia da comunidade para os Castanhais, a influncia desse afastamento na deciso de coletar as amndoas cai em 0,3%. Dessa forma, tem-se:

Taxa de coleta de Castanha: Foi estimado, baseado em observaes feitas em campo, uma taxa mdia de produo anual de 1000 kg por famlia. Esse valor reduz de acordo com a taxa referente deciso de coleta.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. Base de clculo: ( Onde: ( ) - Adicionado para dar sinal de variao da taxa de coleta. )

97

Renda Lquida Produtores (famlia): O clculo para a obteno da renda lquida familiar dos extrativistas, dos marreteiros e atravessadores da cidade de Castanha do Par no municpio de Alenquer, foi realizado utilizando primordialmente dados primrios coletados no municpio, por meio de entrevistas semi-estruturadas, comunicao pessoal com integrantes da cadeia de valor do produto, bem como por observaes realizadas acerca dos aspectos envolvendo a atividade extrativista de Castanha em Alenquer. O primeiro passo para a base de clculo foi definir o volume e o fluxo realizado por essa espcie de ator. Feito isso, foram multiplicados esses valores de volume comercializado, pelo preo de venda do produto (R$/kg), obtendo-se, dessa forma, a renda bruta total dos extrativistas do municpio. Posteriormente, foi estimado o custo desses trabalhadores para desenvolver essa atividade. De posse desse valor, subtraiu-se a renda bruta do custo para a produo, fornecendo a renda lquida total dos extrativistas de Alenquer. Para determinar a renda lquida por famlia extratora de Castanha do Par, dividiu-se esse valor por 800, que representa o nmero estimado de famlias coletoras de Castanha do municpio. Base de Clculo:

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. Onde:

98

Venda 1a Fluxo de venda dos produtores com os marreteiros. Segundo os produtores e comerciantes entrevistados, esse fluxo representa 95% da venda total dos produtores.

Venda 1b Fluxo de venda dos produtores com o mercado interno (feira, vizinhos, etc.). Representa 5% do total comercializado por esse ator;

Preo Castanha Marreteiro Preo mdio pago pelos marreteiros aos extrativistas, pelo kg da Castanha: R$ 0,64 com desvio padro de 0,15.

Custo Produtor Valor estimado em campo, levando-se em considerao os produtos utilizados para a realizao da atividade de extrao, o valor da mo de obra do extrativista e o transporte at as zonas de Castanhais (distncia floresta). Chegou-se ao valor estimado de R$ 0,12 por kg para a venda aos marreteiros e R$ 0,10 por kg para a venda no municpio, ou para os atravessadores intermedirios, R$ 0,30 por km percorrido at a chegada. Estes dados podem ser melhorados em trabalhos futuros atravs da aplicao de questionrios especficos para avaliao de custos.

Renda Lquida Marreteiros (famlia): Para a base de clculo desse conversor, foi definido primeiramente o volume e o fluxo realizado por essa espcie de ator. Feito isso, foram multiplicados esses valores de volume comercializado, pelos respectivos preos de venda do produto (R$/kg) para cada comprador, obtendo-se dessa forma, a renda bruta total dos marreteiros do municpio. Posteriormente a isso, foi determinado o custo desses comerciantes para desenvolver essa atividade, ou seja, o valor gasto para a aquisio do produto e o custo relacionado perda de Castanha desqualificada. De posse desse valor, subtraiu-se a renda bruta do custo de aquisio, chegando-se renda lquida total dos marreteiros de Alenquer. Para determinar a renda lquida por famlia de marreteiros de Castanha do Par, dividiuse esse valor por 250, que representa o nmero de pessoas (famlias) que exercem essa atividade no municpio.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. Base de Clculo:

99

Onde: Venda 2b Fluxo de venda de Castanha entre os marreteiros e as empresas beneficiadoras. Representa 28% do total comercializado por esses atores. Venda 2 Fluxo de venda entre os marreteiros e os atravessadores da cidade. Representa 72% do total comercializado por esses atores. Preo Compra empresa Preo pago pelas empresas pelo kg da Castanha vendida pelos marreteiros: R$ 1,25 com desvio padro de 0,15. Preo Compra atravessador Preo pago pelos atravessadores da cidade aos marreteiros, pelo kg da Castanha: R$ 0,90 com desvio padro de 0,20. Custo Marreteiro O custo dos marreteiros condiz ao valor pago para a aquisio das Castanhas, junto aos extrativistas, mais o custo relacionado perda de produto pela desqualificao na hora da venda para os atravessadores da cidade e, sobretudo para as empresas beneficiadoras de Castanha, que precisam de um produto de elevada qualidade. As taxas de desqualificao das empresas apontaram para uma perda de 10%, com DP de 0,05. Renda Lquida Atravessadores da Cidade (famlia): Para o clculo da renda lquida dos atravessadores da cidade, foi definido primeiramente, o fluxo realizado por esse tipo de ator, posteriormente, foi multiplicado esse valor pelo preo de venda do produto (R$/kg) para as empresas beneficiadoras, nico comprador dos atravessadores da cidade, obtendo-se dessa forma, a renda bruta total dos marreteiros do municpio. Feito isso, foi determinado o custo desses comerciantes

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

100

para desenvolver essa atividade, ou seja, o valor gasto para a aquisio do produto mais o custo relacionado perda de Castanha desqualificada. Em posse desse valor, subtraiu-se a renda bruta do custo de aquisio, chegando-se renda lquida total dos atravessadores da cidade de Alenquer. Para determinar a renda lquida por famlia de atravessadores da cidade de Castanha do Par, dividiu-se esse valor por 2, que representa o nmero de pessoas (famlias) que exercem essa atividade no municpio.

Onde: Venda 3b: Fluxo de venda entre os atravessadores da cidade e as empresas exportadoras de Castanha. Representa 100% da venda dessa espcie de ator. Preo Compra Empresa: Valor pago pelo kg de Castanha aos atravessadores da cidade. Valor obtido nas entrevistas: R$ 1,25 com desvio padro de 0,15. Custo Atravessador da Cidade: O custo para esse ator refere-se ao valor pago para a aquisio das Castanhas, junto aos marreteiros, somado ao custo relacionado perda de produto pela desqualificao na hora da venda para as empresas beneficiadoras de Castanha, que precisam de um produto de elevada qualidade. A taxa de desqualificao das empresas exportadoras, segundo informaes da comerciante A, chega a 12%, com desvio padro de 0,18.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. 5.4. Resultados da Modelagem

101

Para a elaborao do modelo apresentado neste trabalho foi adotada como hiptese a efetiva influncia do desmatamento na ocorrncia e potencializao de variaes climticas, na produo de Castanha do Par e consequentemente na renda dos extrativistas e comerciantes envolvidos na CDV da Castanha do Par em Alenquer. O modelo foi desenvolvido tomando como base a mdia da taxa de desmatamento dos ltimos 10 anos. O modelo apresentou como resultados, diversos grficos inter-relacionando as variveis que influenciam o comrcio da Castanha do Par no municpio de Alenquer. Foi possvel por meio do modelo, fazer previses acerca da influncia da ocupao do solo em Alenquer no comrcio da Castanha para os prximos 50 anos. Obtiveram-se resultados satisfatrios, para o que foi proposto no escopo do trabalho, entretanto sabe-se da necessidade de melhoria do modelo atravs da insero de uma maior quantidade de dados primrios, levando em considerao uma amostragem populacional representativa do municpio, visando o fortalecimento dos resultados aqui obtidos. Visualizando os grficos apresentados a seguir ser possvel entender a influncia do avano do desmatamento e da lavoura nas reas de floresta, na renda da populao que desenvolve a atividade de extrao e comercializao de Castanha do Par, para os prximos 50 anos, caso seja mantida a taxa de desmatamento ocorrente nos ltimos 10 anos, divulgada pelo INPE. Portanto, o modelo prev o que ocorrer futuramente, a continuar as atuais aes lesivas do homem, principalmente no que diz respeito ocupao do solo, no municpio de Alenquer. Todavia, o modelo no prev variaes na taxa de desmatamento, possivelmente sendo falho caso haja divergncias significativas deste parmetro nos anos que viro.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

102

Grfico 16: Projeo para os prximos 50 anos da relao Floresta Acessvel, rea de Pasto e Lavoura.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

103

De acordo com o grfico apresentado acima, a continuar o padro de desmatamento, em menos de 50 anos a rea de floresta acessvel ser reduzida a 50% da constatada em 2009, o que representa uma perda anual superior a 5.500 ha, o equivalente a mais de 5.200 campos de futebol em suas dimenses mximas. Em contrapartida, j em 2012 a rea de pasto ter dobrado e em 2015 a rea de lavoura ser de duas vezes a do ano de 2009. Em menos de 30 anos a rea de pasto ser igual s dimenses de floresta acessvel e a rea de lavoura ser 6 vezes maior do que a estimada em 2009. Alm da perda biolgica incomensurvel trazida pelo desmatamento, eliminando inmeros exemplares da floresta nativa, dentre eles a Castanheira, o avano do pasto e da lavoura provocam o afastamento das reas de Castanhais das comunidades, reduzindo o volume de Castanha coletado do interior da floresta, j que as dificuldades para a realizao do extrativismo sero aumentadas, desestimulando os produtores a coletarem as amndoas.

Grfico 17: Influncia do desmatamento na produo de castanha pela floresta - Projeo para os prximos 50 anos.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

104

Ao passo que o desmatamento avana sobre as reas de floresta, ocorre o distanciamento das zonas de coleta, fato este que afeta negativamente a taxa de extrao das amndoas dos Castanhais. previsto no modelo que em menos de 10 anos a floresta estar duas vezes mais distante do que est hoje, o que provocar uma queda do fluxo de coleta em torno de 60% dos valores observados em 2009.

Grfico 18: Influncia do distanciamento das reas de castanhais na coleta de castanha Projeo para os prximos 50 anos.

Nos grficos 15 e 16, pode ser observado que a produtividade da floresta varia muito de um ano para outro, implicando portanto na variao da coleta de castanha no municpio. Segundo os comerciantes e extrativistas de Castanha entrevistados em Alenquer, tal fenmeno normal e tem como principal causa as condies climticas do municpio que afetam diretamente os aspectos biolgicos da castanheira, propiciando ou no as condies ideais de produtividade dos vegetais. Entretanto, o aumento da frequncia na ocorrncia de eventos extremos, como os que atingiram o municpio em 2005 (estiagem), 2006 (cheia) e 2009 (cheia) tem potencializado esse fenmeno, desestabilizando a produtividade florestal e extrapolando o carter de normalidade, de acordo com os entrevistados. Vale ressaltar que o avano do desmatamento tambm contribui diretamente para queda da produtividade florestal, conforme explicado anteriormente.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

105

Tendo em vista que a produo de Castanha ocorre nos perodos de chuva, em virtude das caractersticas biolgicas da castanheira, a princpio, com o prolongamento dos perodos chuvosos, como ocorrido em 2006 e 2009, haver a manuteno, ou at considervel aumento, em determinados anos, da produtividade atual nos prximos 20 anos. Entretanto, o aumento da frequncia e intensidade dos eventos extremos, tanto de cheia quanto de estiagem, desestabilizaro a produo de Castanha no municpio, o que far com que a produo alcance valores altssimos em determinados anos (por volta de 40.000 toneladas de Castanha, em 2019 ver grfico 15), e decline a valores muito baixos em anos subseqentes (ex: por volta de 8.000 toneladas ver grfico 15). Contudo a tendncia, conforme mostrado no grfico, de reduo paulatina da produtividade florestal, a partir do 25o ano. O grfico 17 demonstra o resultado do modelo, prevendo a variao da renda dos produtores e comerciantes envolvidos diretamente no comrcio de Castanha do Par, no municpio de Alenquer, para os prximos 50 anos. De acordo com o observado, a renda lquida familiar desses atores declinar medida que o avano do desmatamento sobre a floresta acessvel se consolidar. Para os extrativistas, o aumento da distncia dos Castanhais para as comunidades aumenta o custo para a coleta das amndoas, custo esse que no compensado pelo preo pago pelo produto no mercado, reduzindo, portanto, a renda lquida desses produtores. Com isso, a tendncia que o extrativista passe a dedicar parte do seu tempo a outras atividades, para a complementao da renda familiar, reduzindo ainda mais a contribuio da atividade extrativista na renda mensal. De acordo com o modelo, existe a tendncia de queda gradual da contribuio do comrcio de Castanha do Par na renda familiar dos extrativistas, sendo regido pelo polinmio apresentado no grfico a seguir, fruto dos resultados do modelo.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

106

Grfico 19: Influncia do desmatamento na floresta acessvel, afetando a renda lquida dos extrativistas e marreteiros - Projeo para os prximos 50 anos.

Renda Lquida Extrativista / Safra


600 500 400

y = 16,859x2 - 197,45x + 665,43

R$
300 200 100 0 2010 2019 2029 2039 2049 2059 Grfico 20: Projeo da renda lquida dos extrativistas (por famlia) para os prximos 50 anos, para o cenrio previsto no modelo.

Como pode ser observado no grfico acima, estima-se que em 2059, a contribuio da atividade de extrao de Castanha ser pouco maior a R$ 100,00 reais por safra, ou seja, menos que R$ 10,00 por ms.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

107

Quanto aos marreteiros, observa-se que o desestmulo dos extrativistas em coletar os ourios no interior da mata, afeta o volume de Castanha disponvel para compra no mercado, implicando no aumento da concorrncia entre esses atores para a aquisio do produto, onerando os custos de compra e reduzindo a renda lquida desses comerciantes. Segundo o modelo, assim como os extrativistas, h a tendncia de queda gradual da contribuio do comrcio de Castanha do Par na renda familiar dos marreteiros, sendo regido pelo polinmio apresentado no grfico a seguir, fruto dos resultados do modelo.

Renda Lquida Marreteiro / Safra


1200 1000 800

y = 36,104x2 - 361,51x + 1348,3

R$

600
400

200
0 2010 2019 2029 2039 2049 2059

Grfico 21: Projeo da renda lquida dos marreteiros (por famlia) para os prximos 50 anos, para o cenrio previsto no modelo.

Como pode ser observada no grfico, at o ano de 2039, a renda dos marreteiros sofrer vertiginosa queda, de uma mdia de R$ 950,00 para R$ 250,00 reais, estabilizando, a partir desse ano, entre R$ 350,00 e R$ 450,00. No imunes aos prejuzos econmicos decorrentes da queda da produtividade florestal, esto os atravessadores da cidade. Os comerciantes responsveis por escoar a produo de Castanha para fora das fronteiras do municpio de Alenquer, vero sua renda (proveniente do comrcio de Castanha) ser severamente afetada pela perda de rea verde e aumento das variaes de

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

108

produtividade da floresta, em funo das alteraes que incidiro diretamente sobre as condies para a produo de Castanha. A perda monetria, segundo estimativa do modelo gerado, tender a reduzir segundo o polinmio apresentado no grfico abaixo.

Grfico 22: Influncia do desmatamento na floresta acessvel, afetando a renda lquida dos atravessadores da cidade - Projeo para os prximos 50 anos.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

109

Renda Lquida Atravessaor da Cidade / Safra


60000 50000

y = 721,63x2 - 11423x + 61045

R$

40000 30000

20000
10000 0 2010 2019 2029 2039 2049 2059

Grfico 23: Projeo da renda lquida dos atravessadores da cidade (por famlia) para os prximos 50 anos, para o cenrio previsto no modelo.

Analisando o grfico acima, vale destacar primeiramente, a discrepncia entre as rendas dos extrativistas e marreteiros em comparao com a renda dos atravessadores da cidade, explicitando o carter desigual da partilha dos lucros referentes atividade de extrao de Castanha do Par no municpio de Alenquer. Entretanto, deixando de lado tal comparao, os atravessadores da cidade tero considerveis perdas financeiras para o cenrio previsto no modelo, passando de uma renda superior a R$ 50.000,00 por safra em 2010, estabilizando em 2059 na faixa de R$ 20.000,00, o que representa uma queda de 60% em 50 anos.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. 6. CONCLUSES E RECOMENDAES

110

Nas ltimas dcadas as variaes climticas e suas manifestaes mais agudas por meio de eventos extremos como furaces, maremotos, secas e enchentes se constituram como uma realidade que a cada dia desperta mais preocupao das sociedades em todo o planeta. A segurana das populaes e a agricultura so fatores que colocam em alerta os tomadores de deciso de regies como a Amaznia, que tem uma grande dependncia de sua disponibilidade ecolgica. Na regio amaznica existem ainda componentes agravadores, que contribuem para a severidade das variaes climticas. O desmatamento, por exemplo, interfere no equilbrio climtico e ecolgico da regio e traz consequncias danosas para as culturas vegetais existentes ao longo de sua vasta rea de extenso. A atividade extrativista da Castanha do Par no municpio de Alenquer tem sido, nos ltimos anos, substituda por outras atividades mais rentveis como a pecuria, entretanto altamente lesivas ao meio ambiente. Fatores como o desmatamento, que isola os castanhais, e os eventos extremos (secas e enchentes), que interferem na produtividade das safras, so diretamente responsveis pela falta de estmulo dos extrativistas no que diz respeito continuidade da comercializao da Castanha do Par. O desmatamento, aliado s variao do clima na regio em que est situado o municpio de Alenquer, tem se consolidado como fator determinante para a reduo da produtividade de Castanha do Par nesse municpio. A manuteno dos atuais uso e forma de ocupao do solo consolidou-se como insustentvel para a economia Castanheira de Alenquer, apresentando uma reduo superior a 60% da produtividade florestal de 2009 em menos de 50 anos. O aumento da frequncia e intensidade dos eventos extremos na regio da Calha Norte, possivelmente potencializado pelo indiscriminado avano do

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

111

desmatamento sobre as reas de floresta nativa, tem afetado e afetar ainda mais a renda dos pequenos produtores rurais que utilizam o extrativismo da castanha como atividade para complementao da renda familiar. Para o cenrio previsto no modelo, os extrativistas, primeiro ator da cadeia, sero os mais negativamente afetados, em virtude principalmente da alta vulnerabilidade deste integrante da CDV aos eventos extremos. Da mesma forma que os extrativistas, os atravessadores intermedirios tambm tero suas rendas oriundas do comrcio das amndoas drasticamente afetadas nos prximos 50 anos, todavia, tendo em vista a mobilidade desses atores dentro da cadeia e a menor vulnerabilidade desses aos eventos extremos, a influncia para o 2o e 3o ator da CDV, respectivamente, ser menor do que a sentida pelos extrativistas. Quanto aos atravessadores da cidade, 4o ator envolvido na cadeia da Castanha em Alenquer, em termos quantitativos (R$), ser o elo mais negativamente afetado, entretanto, em virtude do alto percentual de lucro adquiro por esse ator, os atravessadores da cidade sero os que tero maior possibilidade de adaptao, consolidando-os como os menos afetados para os prximos 50 anos. Dessa forma, tendo em vista os resultados obtidos no modelo elaborado, ser invivel at mesmo para os atravessadores da cidade a adoo da atividade de comrcio da amndoa como principal fonte de renda da famlia, tendo em vista a negativa previso para os prximos 50 anos. No que diz respeito ao mapeamento da cadeia de valor da Castanha do Par em Alenquer, esta impressiona pela sua simplicidade. Inexiste qualquer tipo de beneficiamento que venha agregar valor ao produto escoado da cidade, estabelecendo a verticalizao da produo, ou seja, a Castanha sai de Alenquer in natura, at mesmo sem seleo das amndoas. Alm disso, tal simplicidade e ausncia de aprimoramento tcnico acabam por expor os componentes da cadeia, a riscos inerentes a um processo que tem aspectos ambientais e scio-econmicos peculiares e complexos. Desde a coleta das amndoas, incluindo os transportes realizados, at o repasse ao consumidor

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

112

existem riscos que incidem diretamente sobre os atores sociais inseridos nesse contexto. O municpio de Alenquer, mesmo com uma srie de barreiras que impedem um melhor desenvolvimento da atividade de extrao da Castanha do Par e da falta de iniciativas que visem dirimir os riscos existentes para o bom funcionamento do processo da cadeia de valor de tal bem natural, apresenta uma grande potencialidade na comercializao do produto que pode ser otimizada, levando consigo a garantia da segurana dos que lidam diretamente com o produto. Portanto, recomenda-se que, para o aprimoramento da cadeia de valor da Castanha do Par em Alenquer - PA, haja a verticalizao da produo das amndoas, com o beneficiamento do produto ainda no municpio, atravs da criao de associaes de extrativistas, as quais seriam responsveis por padronizar e fiscalizar a qualidade das amndoas comercializadas, bem como por administrar a usina beneficiadora, o que agregaria valor ao mesmo e distribuiria de forma mais igualitria a renda proveniente dessa atividade entre os atores constituintes da CDV Castanha do Par, em Alenquer. Outra recomendao a existncia de um maior controle e fiscalizao por parte das autoridades locais e pelos prprios moradores do municpio sobre as prticas de desmatamento, tanto para o preparo do solo (roado) para agricultura, evitando a ocorrncia de queimadas pela perda do controle do fogo, quanto para a abertura de pasto, preservando assim as reas de castanhais existentes no municpio, impedindo o distanciamento das mesmas, o que desestimula a extrao e comercializao da Castanha, prejudicando a Cadeia de Valor e a gerao de renda na regio. Em relao s adaptaes necessrias para a reduo dos riscos ocasionados pelos eventos climticos, importante que exista maior

comprometimento com a preservao da qualidade do produto, atravs da realizao de um armazenamento mais adequado, pois em virtude de episdios de

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

113

chuvas intensas, ocorre a umidificao das amndoas que acaba por estragar o fruto. Alm disso, deve haver uma maior ateno na segurana dos barcos que auxiliam no transporte da Castanha, pois em razo da intensificao das enchentes, maiores trajetos so percorridos pelos extrativistas em pequenas embarcaes, desde as comunidades at os locais onde se encontram os castanhais, aumentando a ocorrncia de acidentes de trabalho. Por fim, tendo em vista a real intensificao e frequncia de eventos extremos na regio da calha norte, imperioso que os pequenos produtores rurais, tais como os extrativistas de Castanha do Par de Alenquer, se adaptem aos novos ciclos de produo, modificados em funo das alteraes climticas, atravs da

diversificao de suas fontes de renda por meio de outras atividades.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. REFERNCIAS

114

BONGANHA, et al. Conceitos e Fundamentos da modelagem matemtica para gerenciamento de recursos hdricos subterrneos. Universidade Federal de Viosa UFV. 2005. BROOKS, N., ADGER, W.N.; KELLY, P.M. 2005. The determinants of vulnerability and adaptive capacity at the national level and the implications for adaptation. Global Environment Change, Volume 15. ElServier Science Ltd. BURROUGH, P. A.; MCDONNELL, R. A. Principles of geographical information systems. New York: Oxford University Press, 1998. 333p. CANDIDO, Luiz Antonio et al. O clima atual e futuro da Amaznia nos cenrios do IPCC: a questo da savanizao. Cienc. Cult. [online]. 2007, v. 59, n. 3, pp. 4447. ISSN 0009-6725. COX P.M.; BETTS, R.A.; COLLINS, M.; HARRIS, P.P.; HUNTINGFORD, C.; JONES, C.D. Amazonian forest dieback under climate-carbon cycle projections for the 21st century. Theorethical and Applied Climatology, v. 78, p. 137-156, 2004. DERESSA, T.; HASSAN, R.; RINGLER, C. 2008. Measuring Ethiopian Farmers Vulnerability to Climate Change Across Regional States. Environment and Production Technology Division. DINIZ, T. D. de A; S, B. T. X. Contribuio ao clima tpico da Castanha do Brasil. Boletim Tcnico do IPEAN 64: p. 59-71. 1974. EMBRAPA. Disponvel em: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/>. Acesso em: 05 nov. 2010. EMPRESA DE ASSISTNCIA TCNICA E EXTENSO RURAL DO ESTADO DO PARA (2008). Plano Municipal EMATER 2009. Alenquer-PA. 53p.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

115

FEARNSIDE, Philip M. A vulnerabilidade da floresta amaznica perante as mudanas climticas. Manaus (AM): INPA, 2009. FELGUEIRAS, C. A. Modelagem ambiental com tratamento de incertezas em sistemas de informao geogrfica: o paradigma geostatstico por indicao / C. A. Felgueiras - So Jos dos Campos: INPE, 1999. 212p. FIELD, B. C.; BEHRENFELD, M. J.; RANDERSON, J. T.; FALKOWSKI, P. Primary production of the biosphere: Integrating terrestrial and Oceanic Componentes. Science, v. 281, n. 5374, pp. 237 - 240. 1998. GASH, J. H. C.; NOBRE, C. A. Climatic effects of Amazonian deforestation: some results from ABRACOS, Bull. Amer. Meteor. Soc., 78, 823-830. 1997. HOMMA, A. K. O. Carvalho, R. A.; Ferreira, C. A. P. & Nascimento Jr., J. D. B. 2000. A destruio de recursos naturais: O caso da castanha do Par no sudeste paraense. Belm: Embrapa Amaznia Oriental. 74 p. IBGE (2010). Malha municipal digital do Brasil: situao em 2007. Rio de Janeiro: IBGE. em: www.ibge.gov.br/cidades. IBGE ( 2009). Produo da Extrao Vegetal. Brasil. IMAZON. Relatrio Tcnico. Potencial Econmico nas Florestas Estaduais da Calha Norte: Madeira e Castanha-do-Brasil. Autores: BANDEIRA, Rodrigo, VERSSIMO, Adalberto, COSLOVSKY, Salo, PEREIRA, Jakeline & QUINTELLA, Reynaldo. 2010. IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia). 2008. Cadastro Institucional da Area de Influncia da Rodovia BR 163: Municpios dos estados do Par e Ama zonas. Belm, Par, pp. 252. IPCC 2001a: Climate Change 2001: The Scientific Basis-Contribution of Working Group 1 to the IPCC Third Assessment Report. Cambridge Univ. Press. 2001

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. IPCC. Climate Change 2007: Impacts, Adaptation and Vulnerability. Contribution of Working Group Intergovernmental Panel on II to Climate the Fourth Assessment Report of PARRY, M. L. et

116

the al.,

Change.

Capitulo 8. References 76 Cambridge University Press. Cambridge, UK, 976 pp. Disponvel no site: http://www.ipcc.ch/publications_and_data/ar4/wg2/en/contents.html. Acesso em: 13 out. 2010 KAINER, K. A.; WADT, L. H. O.; STAUDHAMMER, C. L. Explaining variation in Brazil nut fruit production. Forest Ecology and Management, v.250, p.244-255, 2007. KAPLINSKY, R.; MORRIS, M. A Handbook for Value Chain Research. IDRC. 2003. KELLY P. M.; ADGER, W.N.. 2000. Theory and practice in assessing vulnerability to climate change and facilitating adaptation. Climatic Change 47. Kluwer Academic Publishers. Netherlands, pp. 325-352. MALHI, Y. et al. Climate Change, Deforestation, and the Fate of the

Amazon. Science Volume 319, 2008. MALHI, Y.; WRIGHT, J. Spatial patterns and recent trends in the climate of tropical rainforest regions. Phil. Trans. R. Soc. Lond. B, v. 359, p. 311-329, 2004. MARENGO J. A., et al. The drought of Amazonia in 2005. Journal of Climate, v. 21, p. 495-516, 2008. MARENGO, Jos A. Interdecadal variability and trends of rainfall across the Amazon basin. Theoretical and Applied Climatology. 78, 79-96. 2004. MARENGO, Jos A. Mudanas climticas globais e seus efeitos sobre a biodiversidade: caracterizao do clima atual e definio das alteraes climticas

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

117

para o territrio brasileiro ao longo do sculo XXI / Jos A. Marengo Braslia: MMA, 2006. p. 19. (Srie Biodiversidade, v. 26). MARENGO, Jos A., Mudanas climticas globais e regionais: avaliao do clima atual do Brasil e projees de cenrios climticos do futuro. Revista Brasileira de Meteorologia, v.16, a.1, 01 -18, 2001. MIRANDA, Bruno. Metodologia: Mtodo Quantitativo versus Mtodo Qualitativo. Disponvel no site: http://adrodomus.blogspot.com/2008/06/mtodo-quantitativo-

versus-mtodo.html. Acesso em: 7 nov. 2010. NOBRE, Carlos A., Mudanas climticas globais: possveis impactos no ecossistema do pas. Modelos e cenrios para a Amaznia: o papel da cincia. Parcerias estratgicas nmero 12 Setembro, 2001. NOBRE, Carlos A.; ASSAD, E. D.; OYAMA, M. D. Mudana ambiental no Brasil: o impacto do aquecimento global nos ecossistemas da Amaznia e na agricultura. Sci. Am. Brasil, Special Issue: A Terra na Estufa, p. 70-75, 2005. NOBRE, Carlos A.; SAMPAIO, Gilvan; SALAZAR, Luis Fernando. Cenrios de mudana climtica para a Amrica do Sul para o final do sculo 21 . Parcerias Estratgicas, Braslia DF, N.27, dezembro 2008. NOBRE, Carlos A.; SAMPAIO, Gilvan; SALAZAR, Luis Fernando. Mudanas climticas e Amaznia. Cienc. Cult. [online]. 2007, v. 59, n. 3, pp. 22-27. ISSN 0009-6725. NOBRE, Carlos A.; SELLERS, P.J.; SHUKLA, J. Amazonian deforestation and regional climate change, J. Climate, 4, 957-988. 1991. ODUM, E.P. 1983. Ecologia. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. OSUNA, Vanessa Rodriguez. Smallholder Production and Climate Risk in the Baixo Amazonas Region, Brazil. Cologne Universtity Of Applied Sciences Institute For Technologies In The Tropics. Masters Thesis, 2009.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

118

PHILLIPS, O. L., et al. Drought sensitivity of the Amazon Rainforest. Science, v. 323, p. 1344-1347, 2009. PORTER, Michael E. Estratgia Competitiva: Tcnicas para anlise de indstrias e da concorrncia. (arquivo digital). Rio de Janeiro: Campus, 1986. SALAZAR, Luis Fernando. Consequncias das mudanas climticas dos biomas da Amrica do Sul, com nfase na Amaznia e Nordeste. So Jos dos Campos, SP: INPE, 2009.277p. SALAZAR, Luis Fernando.; NOBRE, C. A.; OYAMA, M. D. Climate change consequences on the biome distribution in tropical South America , Geophys. Res. Lett., v. 34, 2007. SALOMO, Rafael de Paiva. Densidade, estrutura e distribuio espacial de castanheira-do-brasil (Bertholletia excelsa H. & B.) em dois plats de floresta ombrfila densa na Amaznia setentrional brasileira. Bol. Mus. Para. Emlio Goeldi. Cincias Naturais, Belm, v. 4, n. 1, p. 11-25, jan.- abr. 2009. SAMPAIO, G. et al. Regional climate change over eastern Amazonia caused by pasture and soybean cropland expansion. Geophysical Research Letters, 34p, 2007. SANT'ANNA, N. M. G. Desenvolvimento e estudo de estabilidade e embalagem de alimentos formulados contendo Castanha do Par. Viosa, 1985. Dissertao (Mestrado) - Universidade Federal de Viosa. SCHWARTZ, Gustavo; NASCIMENTO, Nazarino Assuno do; MENEZES, Antnio Jos Elias Amorim de. Estrutura Populacional de Espcies de Interesse Florestal No-Madeireiro no Sudeste do Par, Brasil. Amaznia: Ci. & Desenv., Belm, v. 4, n. 7, jul./dez. 2008. SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORAMENTO E FINANAS SEPOF (2008). Estatstica municipal de Alenquer, Bel-PA, 51p.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

119

SILVA, Christian Luiz da. Gesto Estratgica De Custos: O Custo Meta Na Cadeia De Valor. Revista FAE, Curitiba, v.2, n.2, maio/ago., 1999, p.17-26. SILVA, Debora Sequinatto Monteiro da. Apoio na tomada de deciso em viabilidade econmica e ambiental. Artigo digital, publicado em NETSABER ARTIGOS, Disponvel no site:

http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_21402/artigo_sobre_apoio_na_tomada _de_decisao_em_viabilidade_economica_e_ambiental. Acesso em: 25 out. 2010. SMIT, B.; PILIFOSOVA, O. 2001. Adaptation to climate change in the context of sustainable development and equity. IPCC (Ed.), Climate change.Impacts, adaptations and vulnerability. Cambridge, UK, pp. Available online at: em

http://www.grida.no/climate/ipcc_tar/wg2/pdf/wg2TARchap18.pdf (14/11/10).

Acesso

SOARES-FILHO, B. S.; et al. Modelling conservation in the Amazon basin. Nature, v. 440, p. 520-523, 2006. SOUSA, Walter Paixo de; FERREIRA, Laura Anglica. Os sistemas agrrios com castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa H.B.K) na regio sul do estado do amap. Amaznia: Ci. & Desenv., Belm, v. 2, n. 3, jul./dez. 2006. SOUZA, Ivonete F. de. Cadeia produtiva de castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa) no Estado de Mato Grosso. Campo Grande, 2006. Dissertao de Mestrado (M) Universidade de Mato Grosso do Sul/Departamento de Economia e Administrao, 2006. STERN, N. The Economics of Climate Change. The Stern Review Cambridge University Press, New York. 2007. SZLAFSZTEIN, C. F. 2009. Lies para a Adaptao de Comunidades aos impactos das Mudanas Climticas na Amaznia: Uma Avaliao das Experincias do Programa PDA PADEQ. Relatrio preliminar GTZ. Brazil, pp. 90.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

120

TOMIYASU, Rodrigo Masao Kanno. Estudo da Cadeia de Valor da Castanha do Par para a Definio de Estratgia Sustentvel de Comercializao por Comunidades Ribeirinhas do Baixo Rio Madeira. 2007. 68 f. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em Engenharia de Produo Mecnica) Universidade de So Paulo, So Carlos, 2007. TONINI, Helio. et al. Perfil do extrativismo e caractersticas da cadeia produtiva da Castanha do Brasil em projetos de reforma agrria no sul do estado de Roraima. 1o Seminrio do projeto Kamukaia Manejo sutentvel de Produtos Florestais No-madeireiros na Amaznia. Rio Branco (AC). Embrapa Acre, 2008. 182 p. VERISSIMO et al. Biodiversidade na Amaznia Brasileira. So Paulo, SP: ISA, IPAM, GTA, ISPN,IMAZON, CI., 2001. 540 p. Wadt, L.H.O.; Kainer, K.A.; Staudhammer, C.L. & Serrano, R.O.P. 2008. Sustainable forest use in Brazilian extractive reserves : Natural regeneration of Brazil nut in exploited populations 141: 332-346. ZUIDEMA, P. A. Ecologia y manejo del rbol de castan (Bertholettia Excelsa). Bolvia: PROMAB, 2003. 118 p. (Srie Cientfica, 6).

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010. ANEXOS

121

Mapa 01: Localizao das comunidades no municpio de Alenquer.

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

122

Grfico 1: Expanso do desmatamento sobre a rea de floresta acessvel (resultado do modelo).

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

123

Grfico 2: Projeo da coleta de castanha na floresta e a distncia para a floresta (resultado do modelo).

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

124

Grfico 3: Projeo da renda dos extrativistas e dos marreteiro, o avano do desmatamento e a rea de floresta acessvel (resultado do modelo).

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

125

Grfico 4: Projeo da renda dos atravessadores da cidade, o avano do desmatamento e a rea de floresta acessvel (resultado do modelo).

Thiago A. P. S. Costa & Vincius S. Lima, 2010.

126

Foto 01: Entrevista com extrativista.

Foto 02: Entrevista com instituio pblica.

Foto 03: Enchente ocorrida em 2009.

Foto 04: Porto de entrada de Alenquer.

Foto 05: Enchente ocorrida em 2009.

Foto 06: Enchente ocorrida em 2009.

You might also like