You are on page 1of 4

Introduo Eu gostaria que voc olhasse para essas fotos. Qual o sentimento que voc teve?

Caso em algum momento voc se achou melhor que essas pessoas por no ser igual a elas, esse sermo para mim e pra voc. Abra sua bblia em Lucas 18.9-14 Orao Lucas foi escrito em Roma, e tinha com propsito anunciar Jesus tanto para o judeu quanto para o gentio. Foi escrito mais ou menos no ano 70 d.C A diviso dos captulos ocorreu em 1214 por um arcebispo ingls, 1551 foi divida por captulo pelo tipgrafo Roberto Stefano. 9 A alguns que confiavam em sua prpria justia e desprezavam os outros, Jesus contou esta parbola: 10 Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. 11a O fariseu, em p, orava no ntimo: Deus, eu te agradeo porque no sou como os outros homens: 11b ladres, corruptos, adlteros; nem mesmo como este publicano. 12 Jejuo duas vezes por semana e dou o dzimo de tudo quanto ganho. 13a Mas o publicano ficou a distncia. Ele nem ousava olhar para o cu, 13b mas batendo no peito, dizia: Deus, tem misericrdia de mim, que sou pecador. 14a Eu digo que este homem, e no o outro, foi para casa justificado diante de Deus. 14b Pois quem se exalta ser humilhado, e quem se humilha ser exaltado.

INTRODUO DOIS SOBEM FARISEU, PUBLICANO (PARTE 1) SUA MANEIRA SUA ORAO (PARTE 2) COLETOR DE IMPOSTOS IMAGEM (PARTE 3) A SUA PRPRIA JUSTIA (PARTE 4) COLETOR DE IMPOSTOS (A REALIDADE) (PARTE 5) A SUA MANEIRA SUA ORAO (PARTE 6) DOIS DESCEM PUBLICANO, FARISEU (PARTE 7) CONCLUSO

INTRODUO 9 A alguns que confiavam em sua prpria justia e desprezavam os outros, Jesus contou esta parbola: Lucas disse para ns leitores que essa parbola so para aqueles que se consideram justos ou desprezam os outros, portanto, se voc como eu, eu j desprezou algum ou j se considerou bonzinho, que dizer que essa parbola foi escrita para mim e para voc. DOIS SOBEM; FARISEU, PUBLICANO (PARTE 1) 10 Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu mencionado em primeiro lugar. Essa orao no era uma orao particular, mas sim, um ato de adorao pblica. Por que sabemos disso? Primeiro: Duas pessoas sobem a um lugar de adorao ao mesmo tempo. Segundo: Elas descem ao mesmo tempo.

E porque eles tinham que ir ao templo? Todos os dias eram realizados dois sacrifcios expiatrios no templo, um de manha e outro a tarde (3 horas). Assim como o publicano e o fariseu foram juntos adorar, devemos compreender que nos dias de hoje publicanos e fariseus tambm esto juntos adorando a Deus. Ns no temos a capacidade de saber se o outro publicano ou fariseu, mas ns sabemos se agimos como publicanos ou como fariseus. SUA MANEIRA; SUA ORAO (PARTE 2) 11a O fariseu, em p, orava (sozinho) no ntimo: Deus, eu te agradeo porque no sou como os outros homens: O termo orava no ntimo, deve ser traduzido por orava sozinho. E por que ele orava sozinho? Porque ele se considerava melhor do que os outros. A recluso, o no querer andar com o outro, pode significar que ns nos achamos melhor do que esse outro. Devemos questionar lderes que no conseguem andar com o seu povo. Era natural o judeu orar em voz alta nesse momento do culto. Devemos lembrar que nesse momento o sacerdote estava fazendo a expiao, e nessa hora todos os impuros deviam ir ficar diante do porto do templo. E o fariseu, devia estar com raiva por ver o publicano ali perto. Os fariseus compreendiam que algumas impurezas eram contradas pelo fato de assentar, viajar ou at encostar em algo impuro, no caso as roupas de um publicano. Todo judeu devia comear a sua orao da seguinte maneira: agradecendo e louvando a Deus por todos os seus dons; peties em relao as suas necessidades. Porm, esse fariseu nem agradece, nem pede nada, ele crtica o outro e se vangloria por no ser igual a ele. Ns agradecemos a Deus pelo o que Ele ? Ou pensamos, falamos e arquitetamos o mal para o outro? COLETOR DE IMPOSTOS; IMAGEM (PARTE 3) 11b ladres, corruptos, adlteros; nem mesmo como este publicano. Essas palavras so para o cobrador de impostos, que est l em evidncia, distante e em p. Qualquer cobrador de impostos era considerado persona non grata pela comunidade e, era considerado ladro e corrupto, o adltero ficou por conta de uma pressuposio do publicano. No sabemos como era a vida desse publicano, porm, o fariseu o julga por conta dos esteretipos. Quais so os esteretipos que voc tem no seu corao? Prostitutas, bandidos, pobres, ricos, gays, catlicos, pessoas inteligentes, pessoas ignorantes? O maior problema de falar mal do outro, de alm de envenenar a nossa alma, ns sempre achamos o outro pior do que ele realmente . Nos colocamos no pedestal da moralidade e julgamos o outro como se fossemos pequenos deuses.

A SUA PRPRIA JUSTIA (PARTE 4) 12 Jejuo duas vezes por semana e dou o dzimo de tudo quanto ganho. Aqui encontramos o que o fariseu entende como justia. Moiss estipulava apenas um jejum no dia da expiao, o fariseu fazia dois. O costume era pagar o dzimo apenas dos produtos agrcolas, o fariseu dava o dzimo de tudo. Temos o fariseu em p, separado, agradecendo por no ser como o publicano e agora no auge da parbola cria uma verdade para ele mesmo, dizendo que justia o que ele faz. O auge da arrogncia, da cegueira espiritual e da prepotncia de um cristo quando ele comea a criar as suas prprias verdades baseadas nos conceitos que ele mesmo desenvolve sobre a vida. COLETOR DE IMPOSTOS (A REALIDADE) (PARTE 5) 13a Mas o publicano ficou a distncia. Ele nem ousava olhar para o cu, Agora temos um contraste entre tudo aquilo que o fariseu disse e, como o publicano realmente se apresenta, como um homem que se considera indigno, pecador e que estava afastado, no porque no gostava ou queria ficar longe dos fariseus, mas sim, porque se achava indigno. Muitas vezes afastamos o outro da graa de Cristo, porque quando ele olha para ns, no ver a expresso amorosa de Deus, mas sim, uma imagem agressiva e prepotente. A nica coisa que pode chocar o pecador a cruz de Cristo. Ele no pode se sentir chocado e menosprezado pela minha falsa espiritualidade. A SUA MANEIRA; SUA ORAO (PARTE 6) 13b mas batendo no peito, dizia: Deus, tem misericrdia de mim, que sou pecador. A postura usual para a orao era cruzar as mos sobre peito e conservar os olhos abaixados. O gesto de bater no peito era raro e demonstrava extrema angustia, alm disso, raramente era feito por homens, apenas as mulheres demonstravam tristeza dessa forma. Esse gesto to raro que em toda a bblia s aparece em duas ocasies: Neste passagem e em Lucas 23:48, quando Jesus morre. Porque ele bate no peito? Pois no peito que fica o corao para o judeu o corao era a fonte de todos os desejos maus. A palavra misericrdia pode ser traduzida pelo fato daquele homem ansiar pelos benefcios da expiao. Ele estava ali, de longe, vendo o sacerdote oferecer o cordeiro em favor do povo, depois ele queima o incenso e depois vai para os degraus e pronuncia a beno com os braos estendidos, enquanto que o povo se curvava. O fariseu faz uma orao longa, participa do culto, mas seu corao est distante de Deus. O publicano, faz uma orao curta, de apenas uma linha, est longe do culto, mas, seu corao est quebrantado diante de Deus. Mais importante do que palavras bonitas, boas aes, intelectualidade termos um corao humilhando diante de Deus e prximo da cruz.

DOIS DESCEM; PUBLICANO, FARISEU (PARTE 7) 14a Eu digo que este homem, e no o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Na parte 1 dos haviam subido ao templo mesma hora, indo o fariseu na frente. Agora os mesmos dois descem (novamente ao mesmo tempo). O culto acabou. O coletor de impostos agora mencionado em primeiro lugar, pois, ele quem foi justificado na presena de Deus. O fariseu no foi justificado, pois quem tem justia prpria volta para casa sem ser justificado. CONCLUSO 14b Pois quem se exalta ser humilhado, e quem se humilha ser exaltado. Voc no ser exaltado pela sua bondade, pela sua liderana, pela sua generosidade, pela sua inteligncia, pela sua verdade, pela sua convico. Voc e eu, s podemos ser exaltados por Deus. No importa se estamos agindo como fariseus ou como publicanos, afinal de contas, ambos so pecadores inteis diante de Deus. Alguns pecam dentro da lei, outros pecam foram da lei, uns pecam dentro do ambiente religioso, outros pecam fora. No importa. O que importa que a justia uma ddiva que Deus tornou possvel por meio do sacrifcio expiatrio de Cristo, que recebido por aqueles que, humildemente, se aproximam Dele como pecadores, confiando na graa de Deus e, no em sua prpria justia. Nem tudo fcil difcil fazer algum feliz, assim como fcil fazer triste. difcil dizer eu te amo, assim como fcil no dizer nada difcil valorizar um amor, assim como fcil perd-lo para sempre. difcil agradecer pelo dia de hoje, assim como fcil viver mais um dia. difcil enxergar o que a vida traz de bom, assim como fcil fechar os olhos e atravessar a rua. difcil se convencer de que se feliz, assim como fcil achar que sempre falta algo. difcil fazer algum sorrir, assim como fcil fazer chorar. difcil colocar-se no lugar de algum, assim como fcil olhar para o prprio umbigo. Se voc errou, pea desculpas... difcil pedir perdo? Mas quem disse que fcil ser perdoado? Se algum errou com voc, perdoa-o... difcil perdoar? Mas quem disse que fcil se arrepender? Se voc sente algo, diga... difcil se abrir? Mas quem disse que fcil encontrar algum que queira escutar? Se algum reclama de voc, oua... difcil ouvir certas coisas? Mas quem disse que fcil ouvir voc? Se algum te ama, ame-o... difcil entregar-se? Mas quem disse que fcil ser feliz? Nem tudo fcil na vida...Mas, com certeza, nada impossvel Precisamos acreditar, ter f e lutar para que no apenas sonhemos, Mas tambm tornemos todos esses desejos, realidade!!! Ceclia Meireles

You might also like