You are on page 1of 5

ATIVIDADES VARIANTES

A oralidade na sala de aula Muitos alunos tm dificuldade de escrever pelo fato de o fazerem como falam. Por isso, a escola deve trabalhar a oralidade, mostrando as diferenas e semelhanas entre estas duas modalidades lingusticas, fala e escrita. O educando precisa saber que para a lngua falada, no existe uma gramtica pronta e que h diferenas lxicas na constituio de textos falados e de textos escritos, uma vez que a escrita possui palavras mais longas, um vocabulrio mais variado e mais adjetivos atributivos. Alm disso, segundo Fvero (1999), professor deve reforar a noo de que a interao da fala face a face e da escrita distncia, por isso a fala no previamente planejada e a escrita sim. A escrita pode ser revisada e a fala no admite apagamento, ao se escrever podem ser feitas consultas e ao falar no. A fala mostra seu processo de criao e a escrita mostra o resultado.

SUGESTES PARA O TRABALHO COM A ORALIDADE EM SALA DE AULA importante ressaltar que os estudos gramaticais no devem ser abandonados. Pelo contrrio, precisam ser trabalhados de forma a ampliar a capacidade comunicativa do aluno. Para isso, o professor deve partir da produo e da recepo de textos, porque no texto que as palavras ganham sentido. O texto d ao aluno um panorama geral da lngua em funcionamento e no um panorama fragmentado. As sugestes de atividades que seguem privilegiam o trabalho com textos, embora no se deva esquecer de que o trabalho com a gramtica terica, segundo Travaglia (2001), deve ser utilizado como um recurso a mais no desenvolvimento da capacidade comunicativa do aluno. Para o autor, o conhecimento da gramtica terica importante, j que permite ao aluno conhecer a lngua como uma instituio social. A viso corrente em relao concordncia verbal que quem no a domina, no domina o padro culto da lngua. Porm, at pessoas cultas, ao falarem, deixam de empregar, por vezes, regras de concordncia de verbal. Como j foi dito, o aluno precisa reconhecer que h diferena entre a fala e a escrita e que a falta de concordncia verbal nem sempre aceita, principalmente na escrita.

1) Reflita a respeito da msica Intil interpretada pela banda Ultraje a rigor, respondendo s questes abaixo: Intil A gente no sabemos escolher presidente A gente no sabemos tomar conta da gente A gente no sabemos nem escovar os dente Tem gringo pensando que nis indigente (Refro)

Intil A gente somos intil A gente faz carro e no sabe guiar A gente faz trilho e no tem trem pra botar A gente faz filho e no consegue criar A gente pede grana e no consegue pagar (Refro) A gente faz msica e no consegue gravar A gente escreve livro e no consegue publicar A gente escreve pea e no consegue encenar A gente joga bola e no consegue ganhar a) H nessa msica alguma ocorrncia inadequada em relao ao padro culto da lngua? Justifique: b) H nessa msica particularidades em relao concordncia do verbo. Qual a inteno do autor ao utilizar esse recurso? c) A msica Intil se aproxima da lngua falada. Justifique essa afirmao. d) Reescreva essa letra, transformando-a no padro culto da lngua. e) Ao realizar a transformao, a mensagem da msica perdeu seu significado? Justifique.

2) O texto que segue se refere a sujeitos no plural, reescreva-os fazendo referncia ao sujeito no singular. Faa as alteraes necessrias. nibus de torcedores, vindos principalmente do Rio de Janeiro, sero fiscalizados pela Polcia Militar e podero ser apreendidos se forem encontrados fogos de artifcio, armas, bebida alcolica, drogas, paus ou bambus. Os integrantes das caravanas sero levados para a 93 DP e impedidos de assistirem ao Fla-Flu de hoje noite, no Estdio da Cidadania. Pelo critrio armado pela PM, os primeiros nibus a deixarem a cidade sero os alugados pela torcida que sair vencedora do clssico. Meia hora depois partem os nibus dos perdedores. (Dirio do Vale, 21/09/2005).

3) O texto que segue a reproduo da lngua falada. A fala coloquial, por vezes, apresenta a no concordncia verbal. Observe no texto abaixo as inadequaes no que se refere a esse aspecto e faa as devidas correes. Tava tendo um baile na pracinha Da veio dois homens de carro E chegou uma moto e bateu no carro Os cara da moto caiu e teve fratura Da levaram os homens pro mdico

Aps esses exerccios, o professor dever explicar que os indivduos no uso da fala coloquial, tendem a no fazer a concordncia do verbo. Entretanto, um texto escrito na modalidade formal no admite esse fenmeno. Os erros de pontuao so bastante freqentes e acarretam problemas de compreenso do texto. O papel do professor levar o aluno a entender que o uso inadequado da pontuao pode prejudicar o sentido do texto. Na fala, a pontuao representada pela pausa na respirao e entonao da voz.

1) Leia o texto Noites do Bogart, de Luis Fernando Verssimo, e responda s questes seguintes: Noites do Bogart Ana Paula... Jorge Alberto! Escuta, eu... Jorge Alberto, este o serge, meu namorado. Serge, Jorge Alberto, meu ex-marido. Prazer, Srgio. Ana, eu... Serge. Hein? O nome dele no Srgio, Serge. Ah. Escuta, eu posso sentar? Claro! Voc Parece tima. Eu estou tima. Nunca estive to bem. Pois , Ana. Sei l. Voc no devia estar assim, to bem. Desculpa, viu, Sere? Ele fala portugus? Ele de Canoas. Ah. Desculpa, viu, Serge. No tem nada a ver com voc, mas puxa. Ana! Ns nos separamos h, o qu? Trs semanas? E voc est a, radiante. Voc queria que eu estivesse o qu? Arrasada? No, podia estar bem. Mas na assim, em pblico, p. Ah, voc acha que eu no devia sair de casa? Olha, depois que meu pai morreu, minha me levou dois anos para parecer na janela. Entendeu? No sair de casa: aparecer na janela. Mas Jorge Alberto, voc no morreu. Eu na sou viva. Ns s nos separamos. A vida continua, meu querido! Serge, no repare. Mas aqui, Ana? Logo aqui? Lembrada ltima vez que ns danamos juntos? Foi aqui. Lembro muito bem. Alis, foi na noite em que ns nos decidimos nos separar. Pois ento. Isso no significa nada para voc? Eu no quero bancar o antigo e tal, Ana. Mas algumas coisas devem ser respeitadas. Alguns valores ainda resistem, pombas!

Mas vem c: Voc tambm no est aqui? Sim, mas olha a minha cara. Eu pareo radiante? Vim aqui curtir fossa. Estou sozinho. No estou me divertindo. Homem pode sofrer em bar. Mulher no. Mas eu no estou sofrendo, estou tima. Exatamente. E est pegando mal pra burro. Voc No podia fazer isso comigo, Aninha. Eu no acredito... Deixa eu perguntar pro Serge aqui... Deixa o Serge fora disto. No, o Serge homem e vai me dar razo. Serge, suponhamos o seguinte... a) O texto reproduz caractersticas da fala. Exemplifique essas caractersticas com trechos do texto. b) Em certas partes do texto observa-se maior apego s regras da escrita do que s da fala, dando a entender que o que est escrito no representa o que deveria ser dito. Justifique e exemplifique essa afirmao com trechos do texto. c) Observe a pontuao das duas primeiras frases do texto e diferencie o estado de esprito de Ana Paula e Jorge Alberto. d) Explique o papel das reticncias nesse texto e explique por que elas so mais presentes na fala de Jorge Alberto. e) Diferencie o efeito de sentido do ponto de exclamao empregado nas falas de Ana Paula e de Jorge Alberto. f) Explique o significado do constante uso da interrogao.

3) selecionar uma notcia de jornal e a copiar sem usar sinais de pontuao. Trocar as notcias com seus colegas, ou seja, pontuar a notcia do outro. Em seguida, comparar o texto redigido com o original e observar as diferenas e os motivos pelos quais utilizaram ou no determinado sinal de pontuao. Os erros mais freqentes de ortografia so os de identificao entre fonemas e letras; os decorrentes da influncia do aluno (subjetivo) e os decorrentes do modo de pronunciar as palavras. A ortografia faz parte de uma conveno, os pases que falam o mesmo idioma se renem e decidem como sero grafadas as palavras por meio e uma conveno ortogrfica. Na elaborao de um texto, que tem objetivo de seguir a norma culta, a no observao da ortografia correta diminui a credibilidade do redator. Sendo assim, importante que o trabalho com a lngua portuguesa tambm vislumbre tarefas que colaborem para a sedimentao das regras ortogrficas em benefcio da boa comunicao.

1) Reescreva o texto que segue, eliminando a grafia inadequada de acordo com a modalidade culta da lngua. Era uma vez um robo que se chamava pinoque.

Um dia um homem comesou a tamformar um pinoqueo que seria seu filho querido. ia da uma dedicaso para ele ele foi a escola estuda. E seus amigos comesou a ri dele cassou dois amigo na rua e covidou ele para ir para um cinema. Seu pai falou com ele nais ele no obedeseu falou netira seus nariz queceu. Ele nunca mais falou netirar virou uma pessoa e seu amigo comesou a gosta dele. Embora saibamos que, de acordo com Koch e Travaglia (2002), a coeso no garante a coerncia, esse tambm constitui um aspecto importante para o processamento adequado do texto, ou seja, para que ele seja compreendido. Isso se deve ao fato de a coeso estar relacionada clareza das idias. Sendo assim, relevante que se trabalhem atividades que levem os alunos a refletirem sobre os conceitos de coeso e de coerncia e a evitarem alguns erros comuns na redao de textos, como a existncia de oraes incompletas e sem conexo; escolha inadequada de elementos de ligao; ambigidade de referncia anafrica. Observemos a sugesto que segue: 1) Reescreva o texto abaixo com a finalidade de torn-lo mais objetivo. Para isso, elimine as redundncias, pontue-o e reordene-o, se necessrio. Observao: caso existam erros ortogrficos, eles podero tambm ser corrigidos. Pinquio 3000 Era uma vez um senhor de idade que se chamava Gipeco ele era muito inteligente at que construiu um pingim chamado Senhor Estubou com o passar do tempo Gipeco construiu um rob com o nome de Pinquio e nesse rob tambm colocou inteligncia tecnolgica 3000 Gipeco todo feliz j foi logo ensinando a Pinquio as coisas ruins e boas da vida dizendo que existia um homem muito ruim que era o prefeito ele era muito rico e com sua riqueza construiu um parque s para as crianas humanas. Gipeco com tanta felicidade colocou Pinquio na escola. Pinquio todo feliz partiu pra l e conheceu uma menina muito severa at mesmo cruel, esta menina dizia para o Pinquio que ele no poderia estudar por ele ser rob ento Pinquio j foi logo dizendo para ela posso estudar sim sou criana feito voc ento eu tenho direito a estudar. Pinquio ento entrou no colgio e l conheceu pessoas boas e ruins como a filha do prefeito.

CONCLUSO Diante do que foi apresentado, pode-se concluir que o ensino tradicional tende a trabalhar apenas com a modalidade culta escrita da lngua, no considerando a lngua falada. Para isso, utiliza frases soltas, desconsiderando a situao comunicativa. J a Lingustica Aplicada valoriza o trabalho com o texto e com as diversas variedades lingusticas, tornando o estudo gramatical uma prtica textual-discursiva, o que facilita a compreenso e a utilizao adequada da lngua.

You might also like