You are on page 1of 3

INFLAO Contexto inflacionrio Primeiramente, devemos analisar o real significado deste termo que to utilizado e supostamente conhecido.

. Tecnicamente podemos definir inflao como sendo "Uma taxa de variao relativa dos preos". Dentro deste contexto surge o termo indexao de uma determinada economia como forma de eliminar o efeito inflacionrio do contexto econmico. Tipos de Inflao Existem basicamente em uma economia, trs tipos distintos de inflao. Na verdade, geralmente, um desses trs tipos mais preponderante em uma determinada economia, entretanto, dificilmente existir somente um tipo de inflao na economia. Os tipos de inflao tambm mantm uma certa relao com a estrutura de mercado (oligopolista, monopolista, monopsonista, etc.) onde esteja ocorrendo. Os tipos de inflao se classificam portanto em: 1. INFLAO DE DEMANDA A inflao de demanda acarretada basicamente por uma certa defasagem entre a quantidade ofertada e a quantidade demandada, sendo esta ltima bem maior do que a primeira, causando dessa forma uma presso nos preos em funo de um certo patamar de demanda reprimida. Dentro deste contexto a inflao da moeda estreitamente relacionada com a inflao de demanda, pois quando o governo pratica a emisso de moeda (aumentando a base monetria) cria na populao, a curto prazo, a idia do aumento do poder aquisitivo. Esse aumento entretanto bastante ilusrio pois a prpria moeda quando chega na economia, j est com valor menor do que aquele que esta deveria representar. No entanto essa "riqueza" inesperada poder efetivamente pressionar determinados segmentos de mercado que apresentam baixa elasticidade (baixa capacidade de absorver variaes na demanda sem repass-las para os preos dos produtos). Um outro efeito tambm negativo associado essa questo de elasticidade, se refere ao fato do empresrio no ter capacidade de repassar para o produto um certo aumento de custo (impostos por exemplo) pois o seu segmento de mercado se apresenta extremamente inelstico. Neste caso a tendncia no sentido de uma falncia, infelizmente, bastante forte. 2. INFLAO DE CUSTOS Este tipo de inflao se caracteriza basicamente por uma majorao exgena de determinados componentes do produto, tais como matria prima, salrios, impostos, combustvel, etc. Nestes casos o comportamento da demanda no um fator muito determinante do preo final das mercadorias.

Geralmente a inflao de custos est bastante associada a estruturas de mercado oligopolizadas onde a disputa por segmentos de mercado no feita atravs dos preos. Com uma significativa elevao dos custos de produo, os preos finais da mercadoria, consequentemente ficaro fixados num patamar mais elevado, independentemente do nvel de demanda no segmento de mercado. Um timo exemplo deste tipo de inflao pode ser verificado no setor automobilstico, que fortemente oligopolizado (formado por cartis). Neste setor mesmo em perodos nos quais as vendas baixem significativamente, os preos no seguiro essa tendncia. O que muitas empresas ou particularmente revendedoras fazem para sobreviver durante determinadas crises promover certas ofertas ou promoes, entretanto sem baixar os preos, que so conseqncia direta dos custos de fabricao, montagem, distribuio e comercializao. Obviamente, mesmo neste tipo de mercado oligopolizado, a questo da elasticidade deve ser considerada. Todo empresrio trabalha com uma certa margem de lucro ou como tambm denominada "mark-up". Esta margem de lucro pode representar nesses momentos de esfriamento do mercado uma importante "arma estratgica" para se manter no mercado. Dessa forma a elasticidade do empresrio em absorver a crise em seu setor est bastante associada sua capacidade de reduzir sua margem de lucro sem comprometer sua sobrevivnncia empresarial. Tanto a determinao do percentual da margem de lucro como o quanto e quando reduzir, no devem ser arbitrados empiricamente. 3. INFLAO ESTRUTURAL A inflao estrutural est estreitamente relacionada com a ineficincia de servios fornecidos pela infra-estrutura de uma determinada economia. Essa ineficincia, obviamente eleva desnecessariamente os custos dos servios prestados pelo governo, acarretando dessa maneira uma majorao dos custos de produo e em seguida o aumento dos preos das mercadorias no mercado. Fica claro perceber que se as estradas de um determinado pas esto em pssimo estado de conservao, consequentemente os custos de transporte e distribuio ficaro mais elevados. Se os portos so ineficientes, as exportaes acabaro ficando mais caras e o produto ficar pouco competitivo no mercado internacional. Assim como esses exemplos, uma srie de outros podem ser dados como forma de explicar, embora no justificar, de que forma a infra-estrutura de uma economia ou mesmo de um segmento de mercado poder influenciar o nvel de inflao e a estrutura de preos das atividades desse setor. Geralmente em economias em desenvolvimento como o caso do Brasil, onde o processo tecnolgico ainda dependente e muitas vezes obsoleto, isso evidentemente provoca elevao nos custos de produo, distribuio, comercializao, com conseqncia direta para a formao dos preos de mercado nas diversas instncias do comrcio.

Obs: A inflao inercial no mais um tipo de inflao e sim uma certa conseqncia "natural" de todo processo inflacionrio. Esta inrcia inflacionria pode ser entendida como se fosse um efeito de manuteno da taxa inflacionria. Entre todos os agentes de determinado segmento de mercado ou at mesmo da economia como um todo existe um efeito psicolgico tendendo ao repasse das expectativas de inflao do momento para os preos de seu produtos. Isso provoca a manuteno da taxa de inflao em um determinado patamar ou at mesmo um crescimento acentuado tendendo para a hiperinflao. ( Fonte: www.economiabr.net 19/maio/02 )

You might also like