You are on page 1of 61

Ps Graduao em QSMS

Gesto de Resduos e Impactos Ambientais Prof. Dr. Felipe da Costa Brasil

2013

Felipe da Costa Brasil


- Eng. Agrnomo, Mestre e Doutor em Cincia do Solo UFRRJ/Univ. vora Portugal (2005).

- Professor do Mestrado Profissional em Cincias do Meio Ambiente UVA/RJ. (Atual)


- Professor do Mestrado Profissional em Cincias Ambientais USS/RJ. (Atual)

- Pr Reitor de Pesquisa e Ps Graduao USS (2008-2009)


- Prof. e Coordenador de Ps Graduao UNIFAL/AL. (Atual) - Prof. Curso de Planejamento e Gesto Ambiental UNESA/RJ. (Atual)

- Prof. Curso de Eng. Seg. do Trabalho UNESA/LABORO/Portal F. (Atual)


- Prof. Curso de Turismo UVA/RJ. (Atual) - Coordenador do Frum Regional de Mudanas Climticas da Regio Sul Fluminense Vassouras RJ (Atual). - Diretor Tcnico da Ambiente Brasil / BioRio - Consultoria e Assessoria em Meio Ambiente RJ. (Atual)

O que resduo? O que fao com estes resduos?

Lixo ou resduo? Porque se preocupar?

Reciclar? Reutilizar?

Lixo ou Aterro ?
Destinao? Disposio?

DEFINIO DE RESDUOS SLIDOS:

Resduos nos estados slido e semi-slido, que resultam de atividades de origem industrial, domstica, hospitalar, comercial, agrcola, de servios e de varrio.

Ficam includos nesta definio os lodos provenientes de sistemas de tratamento de gua, aqueles gerados em equipamentos e instalaes de controle de poluio, bem como determinados lquidos cujas particularidades tornem invivel o seu lanamento na rede pblica de esgotos ou corpos de gua, ou exijam para isso solues tcnica e economicamente inviveis em face melhor tecnologia disponvel.
(FONTE : ABNT/NBR 10.004/2004)

DEFINIO pela Lei 12.305 de 2010 - PNRS

Art. 3 - XVI

Resduos slidos:
material, substncia, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinao final se procede, se prope proceder ou se est obrigado a proceder, nos estados slido ou semisslido, bem como gases contidos em recipientes e lquidos cujas particularidades tornem invivel o seu lanamento na rede pblica de esgotos ou em corpos dgua, ou exijam para isso solues tcnica ou economicamente inviveis em face da melhor tecnologia disponvel;

OUTRAS DEFINIES
Restos ou Sobras de Processos Produtivos ou Ps Consumo.

Insumos no aproveitados ou desperdiados nos processos produtivos. Os resduos podem apresentar-se sob forma slida, lquida ou gasosa e, desta forma, so convencionalmente denominados de: Resduos de forma slida: denominados genericamente slidos. resduos

Resduos na forma lquida: denominadas efluentes lquidos ou, simplesmente, efluentes. Resduos na forma gasosa: denominados emisses atmosfricas ou, simplesmente, emisses.

Sistema de Gesto Ambiental ISO 14.001/2004 Aspectos Ambientais

a) emisses atmosfricas, b) lanamentos em corpos dgua, c) lanamentos no solo, d) uso de matrias-primas e recursos naturais, e) uso da energia, f) energia emitida, por exemplo, calor, radiao, vibrao, g) resduos e subprodutos.

PRINCIPAIS ASPECTOS AMBIENTAIS


ASPECTOS AMBIENTAIS %

Resduos Slidos No Perigosos


Uso Intenso de Energia e Combustveis

68,9
59,3

Efluentes Lquidos
Uso Intenso de gua Emisses Atmosfricas Resduos Slidos Perigosos Odor
Fonte: Pesquisa Gesto Ambiental, FIRJAN (2006)

45,4
30,6 26,8 14,5 12,8

IMPACTO AMBIENTAL
Qualquer alterao no meio ambiente, seja adversa (Negativa) ou benfica (Positiva), que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais de uma organizao.

PREVENO DE POLUIO
Uso de processos, prticas, tcnicas, materiais, produtos, servios ou energia para evitar, reduzir ou controlar (de forma separada ou combinada) a gerao, emisso ou descarga de qualquer tipo de poluente ou rejeito, para reduzir os impactos ambientais adversos.

EXEMPLOS DE DESTINAO FINAL INCORRETA E ILEGAL

Resduos Slidos Urbanos LIXO

Resduos Slidos Urbanos LIXO

Caso CENTRES Queimados - RJ

15

16

LEGISLAO AMBIENTAL

Lei 6938 de 1981: Poltica Nacional de Meio Ambiente


Art.2 - A Poltica Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visando assegurar, no Pas, condies ao desenvolvimento scio econmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana.

Art.3 IV - poluidor, a pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradao ambiental.

ART. 225 DA CONSTITUIO FEDERAL 1988:


Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

Lei 9605/98 LEI DE CRIMES AMBIENTAIS


Art. 2 Quem, de qualquer forma, concorre para a prtica dos crimes previstos nesta Lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida da sua culpabilidade, bem como o diretor, o administrador, o membro de conselho e de rgo tcnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatrio de pessoa jurdica, que, sabendo da conduta criminosa de outrem, deixar de impedir a sua prtica, quando podia

agir para evit-la.


Art. 33 Provocar, pela emisso de efluentes ou carreamento de materiais, o

perecimento de espcimes da fauna aqutica existentes em rios, lagos, audes,


lagoas, baas ou guas jurisdicionais brasileiras: Pena - deteno, de um a trs anos, ou multa, ou ambas cumulativamente.

Lei 9605/98 LEI DE CRIMES AMBIENTAIS


CAPTULO V Dos Crimes Contra o Meio Ambiente Seo III Da Poluio e outros Crimes Ambientais Art. 54 - Causar poluio de qualquer natureza em nveis tais que resultem ou

possam resultar em danos sade humana, ou que provoquem a mortandade de


animais ou a destruio significativa da flora: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Art. 54, 2, V Causar poluio por lanamentos de resduos em desacordo com as exigncias estabelecidas em leis e regulamentos. Pena: Recluso de 1 a 5 anos.

Lei 9605/98

LEI DE CRIMES AMBIENTAIS

Art. 56 - Produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depsito ou usar produto ou substncia txica, perigosa ou nociva sade humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigncias estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos:

Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa.


Art. 60 - Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do territrio nacional, estabelecimentos, obras ou servios potencialmente poluidores, sem licena ou autorizao dos rgos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes:

Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

NORMALIZAO
Exemplos de NBRs da ABNT para Gesto de Resduos:
NBR 12235 Armazenamento de resduos slidos perigosos. NBR 7500 Identificao para o Transporte Terrestre, Manuseio, Movimentao e

Armazenamento de produtos.
NBR 7501 Transporte de produtos perigosos - Terminologia. NBR 7503 Ficha de emergncia e envelope para o transporte terrestre de produtos

perigosos Caractersticas, dimenses e preenchimento.


NBR 11174 Armazenamento de resduos classes II (no inertes) e III (inertes). NBR 13221 Transporte Terrestre de Resduos.

NBR 13463 Coleta de resduos slidos.


NBR 12807 Resduos de servio de sade. NBR 12809 Manuseio de resduos de servios de sade.

Lei n 12.305 de 02.08.2010


Institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos; altera a Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e d outras providncias. Art. 1 Esta Lei institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos, dispondo sobre seus princpios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes

relativas gesto integrada e ao gerenciamento de resduos slidos, includos


os perigosos, s responsabilidades dos geradores e do poder pblico e aos instrumentos econmicos aplicveis.

1 Esto sujeitas observncia desta Lei as pessoas fsicas ou jurdicas, de


direito pblico ou privado, responsveis, direta ou indiretamente, pela gerao de resduos slidos e as que desenvolvam aes relacionadas gesto integrada ou ao gerenciamento de resduos slidos.

Lei n 12.305 de 02.08.2010


Responsabilidade Compartilhada Incluso dos Resduos Perigosos

Complementao a Lei Federal 11.445 de 2007.


Logstica Reversa Anlise do Ciclo de Vida dos Produtos Prazo para apresentar o Plano Municipal de Resduos (2012) Prazo para acabar com os Lixes 4 anos (2014)

Art. 9. Na gesto e gerenciamento de resduos slidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: no gerao, reduo, reutilizao, reciclagem, tratamento dos resduos slidos e disposio final ambientalmente adequada dos rejeitos.

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAES SOBRE A GESTO DOS RESDUOS SLIDOS SINIR


http://www.sinir.gov.br Resduos sujeitos logstica reversa Pilhas e Baterias Pneus leos Lubrificantes, seus Resduos e Embalagens Lmpadas Fluorescentes, de Vapor de Sdio e Mercrio e Luz Mista Produtos eletroeletrnicos e seus componentes Embalagens em geral Embalagens de Agrotxicos

PROTEO AMBIENTAL
Pbico e Privada
Prioritrio: A obteno da Licena Ambiental em Qualquer estgio, LP, LI, LO;

Avaliao de Impactos Ambientais;


- Reduo dos riscos associados aos impactos ambientais. - Reduo dos riscos do investimento.

Gesto de Resduos Slidos; Emisses Atmosfricas;

Tratamento dos Efluentes e do Esgoto Sanitrio;


Recomposio e Conservao da Flora e Fauna.

ADEQUAO AMBIENTAL
-Prioritrio: A obteno da Licena Ambiental em qualquer estgio, LP, LI, LO. - Avaliao de Impactos Ambientais - Reduo dos riscos associados aos impactos ambientais - Reduo dos riscos do investimento

Gesto de Resduos Slidos. Emisses Atmosfricas Tratamento dos Efluentes e do Esgoto Sanitrio.

GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS


Conceito: So as etapas associadas ao controle da gerao, segregao, manuseio, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposio final. A CONAMA 5/1993, define os procedimentos mnimos para o gerenciamento dos resduos slidos. Estas medidas visam manter o controle e a rastreabilidade dos resduos gerados do bero ao tmulo.

OBJETIVOS DO PGRS
O objetivo do Plano de Gerenciamento de Resduos o estabelecimento de
medidas de atendimento aos requisitos legais e normalizao vigente, visando reduo dos resduos na fonte geradora, a adequada segregao na origem, o

controle dos riscos ambientais, o correto acondicionamento, manuseio e coleta,


armazenamento temporrio, transporte, tratamento e/ou a disposio final dos resduos gerados e coletados. Pretende-se que o PGRS atenda as necessidades de gerenciamento de resduos slidos em todas as operaes da Empresa, sendo parte integrante do Sistema de

Gesto Ambiental (SGA).

Plano de Gerenciamento de Resduos - PGR


Documento da empresa que estabelece todas as aes e atividades relacionadas ao manejo dos resduos slidos, contemplando desde o momento de sua gerao at sua disposio final.

recomendado que toda empresa tenha seu PGR, com as aes bem definidas e periodicamente revisado, contemplando no mnimo as seguintes aes:

Plano de Gerenciamento de Resduos - PGR


Gerao Segregao

Manuseio
Coleta Armazenamento Temporrio

Transporte
Tratamento Disposio Final

LEGISLAO CONAMA ABNT / NBRs ANVISA CNEN

Inventrio
Contingenciamento Indicadores de Desempenho

FLUXOGRAMA DE GERENCIAMENTO
UNIDADES DA EMPRESA (Resduos previamente separados e acondicionados) - Requisitos Legais

Demais Setores de Gerao

Transporte interno
1 Via do Manifesto

Armazenamento Temporrio de Resduos 4 Via do Manifesto - CDF

Transporte externo
2 Via do Manifesto

Transportador Terrestre de Resduos

3 Via do Manifesto

Destinadores e Disposies Finais de Resduos

GERAO
Laboratrios de Anlises Qumicas;

Setor de Estocagem, Abastecimento, e Manuteno de Equipamentos e Maquinrios; rea Administrativa e Almoxarifado;


Setor de Limpeza e Conservao; Reformas, Ampliaes e Obras em Geral.

CLASSIFICAO
Origem Periculosidade

ORIGEM
Lei 12.305/2010 a) resduos domiciliares: os originrios de atividades domsticas em residncias urbanas; b) resduos de limpeza urbana: os originrios da varrio, limpeza de logradouros e vias pblicas e outros servios de limpeza urbana; c) resduos slidos urbanos: os englobados nas alneas a e b;

d) resduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de servios: os gerados nessas atividades, excetuados os referidos nas alneas b, e, g, h e j;
e) resduos dos servios pblicos de saneamento bsico: os gerados nessas atividades, excetuados os referidos na alnea c; f) resduos industriais: os gerados nos processos produtivos e instalaes industriais;

g) resduos de servios de sade: os gerados nos servios de sade, conforme definido em regulamento ou em normas estabelecidas pelos rgos do Sisnama e do SNVS; h) resduos da construo civil: os gerados nas construes, reformas, reparos e demolies de obras de construo civil, includos os resultantes da preparao e escavao de terrenos para obras civis;

i) resduos agrossilvopastoris: os gerados nas atividades agropecurias e silviculturais, includos os relacionados a insumos utilizados nessas atividades; j) resduos de servios de transportes: os originrios de portos, aeroportos, terminais alfandegrios, rodovirios e ferrovirios e passagens de fronteira;
k) resduos de minerao: os gerados na atividade de pesquisa, extrao ou beneficiamento de minrios;

CLASSIFICAO TCNICA
ABNT/NBR 10.004/2004 - RSU, RSI e Outros

Resduos Classe I perigosos apresentam risco a sade pblica ou ao meio ambiente. ou apresentam as seguintes caractersticas: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. Ex.: Tinta e Borra Oleosa Resduos classe II no-perigosos
Classe II A no inertes quando no se enquadram como classe I ou II B. Ex.: Resduo Orgnico.

Classe II B inertes quando submetidos a contato esttico ou dinmico com gua, no tem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentraes superiores aos padres de potabilidade da gua. Ex.: vidro, papel, papelo, etc...

CONAMA 307/2002, 348/2004, 431/2011 e 448/2012 - RCC Classe A - so os resduos reutilizveis ou reciclveis como agregados, tais como: a) de construo, demolio, reformas e reparos de pavimentao e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem; b) de construo, demolio, reformas e reparos de edificaes: componentes cermicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto; c) de processo de fabricao e/ou demolio de peas pr-moldadas em concreto (blocos, tubos, meio-fio etc.) produzidas nos canteiros de obras; Classe B - so os resduos reciclveis para outras destinaes, tais como: plsticos, papel/papelo, metais, vidros, madeiras e outros;

Classe C - so os resduos para os quais no foram desenvolvidas tecnologias ou aplicaes economicamente viveis que permitam a sua reciclagem/recuperao. Ex: Lixas e Estopas usadas;

Classe D: so resduos perigosos oriundos do processo de construo, tais como tintas, solventes, leos e outros ou aqueles contaminados ou prejudiciais sade oriundos de demolies, reformas e reparos de clnicas radiolgicas, instalaes industriais e outros, bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos sade. (nova redao dada pela Resoluo n 348/04). CONAMA 358/ 2005 RSS GRUPO A: Resduos com a possvel presena de agentes biolgicos que, por suas caractersticas de maior virulncia ou concentrao, podem apresentar risco de infeco. GRUPO B: Resduos contendo substncias qumicas que podem apresentar risco sade pblica ou ao meio ambiente, dependendo de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

GRUPO C: Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionucldeos em quantidades superiores aos limites de eliminao especificados nas normas da Comisso Nacional de Energia Nuclear-CNEN e para os quais a reutilizao imprpria ou no prevista. a) enquadram-se neste grupo quaisquer materiais resultantes de laboratrios de pesquisa e ensino na rea de sade, laboratrios de anlises clnicas e servios de medicina nuclear e radioterapia que contenham radionucldeos em quantidade superior aos limites de eliminao. GRUPO D: Resduos que no apresentem risco biolgico, qumico ou radiolgico sade ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resduos domiciliares.

GRUPO E: Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodnticas, pontas diamantadas, lminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lminas e lamnulas; esptulas; e todos os utenslios de vidro quebrados no laboratrio (pipetas, tubos de coleta sangunea e placas de Petri) e outros similares.

COLETA SELETIVA
POR QUE FAZER COLETA SELETIVA NA EMPRESA?
Atendimento legal; Poltica da empresa (social e ambiental);

Questes financeiras alto custo para tratamento adequado;


Falta de destinao adequada.

BENEFCIOS DA COLETA SELETIVA:


Diminuio de material jogado em lixes a cu aberto, rios, lagos, etc reduz a poluio;

Reduo na utilizao de recursos naturais;


Gerao de emprego e renda; Reduo do consumo de energia, etc.

COLETA SELETIVA
O que separar?
A seleo dos materiais que devero ser reciclados na empresa muito importante, pois a partir desta definio que ser traada a melhor estratgia para implementao.

Materiais mais comuns de serem reciclados:


Papel/papelo; Plstico; Metal: Vidro; leo; Toalhas industriais; Lmpadas, etc.

COLETORES
CDIGO DE CORES (CONAMA 275/2001)

ACONDICIONAMENTO
Resduos de Risco Biolgico RSS: Estes resduos sero mantidos permanentemente acondicionados em sacos de cor branco leitosa, impermeveis, de materiais resistentes ruptura e vazamento de resduos contidos no seu interior, respeitando seus limites de peso; Resduos Qumicos Classe 1: Os recipientes de acondicionamento sero de material resistente aos impactos e esforos previstos, decorrentes de todas as fases do gerenciamento, adequados para cada tipo de substncia qumica, respeitando as suas caractersticas fsico - qumicas garantindo a conteno total de gases, lquidos e vapores aps seu fechamento definitivo. Resduo Classe 2 A : Quando os resduos forem acondicionados em sacos, estes sero de material resistente ruptura e vazamento, impermevel, respeitados os limites de peso, devendo ser substitudos sempre que necessrio, ou quando atingirem 2/3 de sua capacidade, ou pelo menos uma vez ao dia, sendo proibido o seu esvaziamento ou reaproveitamento.

MANUSEIO
Para o manuseio de resduos, os envolvidos devem ser devidamente treinados e

equipados com os EPI e EPC adequados, que devem estar descritos no PGR.
O PGR deve definir como manusear os diversos tipos de resduos gerados na empresa, considerando a periculosidade dos mesmos. Alguns tipos de resduos possuem normas especficas para seu manuseio. Ex.: resduos radioativos, PCBs, etc...

COLETA
A coleta dos resduos deve ser definida considerando as caractersticas dos mesmos, com pessoal treinado, utilizando veculos e equipamentos prprios (EPI NR6) em que os resduos no possam contaminar uns aos outros.

Armazenamento Temporrio
A rea destinada ao Armazenamento Temporrio deve estar localizada
em local estratgico, isolado e suficientemente afastado, em especial, das reas destinadas aos terminais de passageiros, prdios administrativos,

reservatrios centrais de gua potvel e instalaes relacionadas ao preparo


de alimentos, de modo a garantir a ausncia de risco sade pblica. NBR 12235 Armazenamento de resduos slidos perigosos. NBR 11174 Armazenamento de resduos classes II (II-A: no inertes) e III (IIB: inertes).

TRANSPORTE EXTERNO

O transporte de resduos uma da etapa muito importante do processo de gerenciamento. Muitas normas e Leis tratam do assunto, destacando como mais importantes o Decreto 96.044/88 e a Resoluo ANTT 420/2004. Os procedimentos adotados para o transporte correto e seguro dos resduos gerados pela empresa seguiro: Decreto 96.044/88 - Aprova o Regulamento para o Transporte Rodovirio de Produtos Perigosos. Resoluo ANTT 420/2004 - Aprova as Instrues Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos

Decreto 96.044/88 - Aprova o Regulamento para o Transporte Rodovirio de Produtos Perigosos.


Exemplo de rtulos de risco.

49

Decreto 96.044/88 Painel de Segurana.


O painel de segurana comporta, conforme o caso, os nmeros de identificao de risco (n de risco) e do produto (n ONU). Os painis devem ser de cor alaranjada e os nmeros de identificao de risco e do produto devem ser de cor preta e indelveis. Os painis de segurana podem ser de material refletivo, fosforescente ou outro que tenha por objetivo facilitar a visualizao. So permitidos nmeros adesivos no painel de segurana, desde que atendido ao estipulado nos anexos D e E, referentes medida e colocao dos nmeros e letras.
No permitida a sobreposio de nmero(s) no painel de segurana.

Decreto 96.044/88 - FISPQ.

Art. 30 O fabricante de produtos perigosos fornecer ao expedidor: I - informaes relativas aos cuidados a serem tomados no transporte e manuseio do produto, assim como as necessrias ao preenchimento da Ficha de Emergncia;

DESTINAO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADA


Lei Federal 12.305/2010, Art. 3. VII.: - Reduo na Fonte; - Reutilizao; - Reciclagem X Aproveitamento; - Aproveitamento energtico do LIXO; - Compostagem x Biogs, incinerao, etc.

- Aproveitamento de Resduos como Fertilizantes; - Co-gerao.

RECICLAGEM
O processo de reciclagem se constitui com a reintroduo do resduo, como matria na fabricao de outro produto. Com este conceito, muito importante a Mudana do Paradigma:
Resduo X Matria Prima

RE

CYCLE

RECICLAGEM
FATORES DE ECONOMIA
1 REDUO NO CONSUMO DE ENERGIA 2 REDUO NA POLUIO DO AR

LATA DE ALUMNIO
95%

VIDRO

PAPEL

PLSTICO

LATA DE AO
74%

13%

71%

79%

95%

20%

74%

85%

3 REDUO NA POLUIO DA GUA 4 REDUO NO CONSUMO DE GUA

97%

35%

76%

50%

40%

DESTINAO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADA

Reciclagem Co-processamento

Incinerao

Compostagem

REAPROVEITAMENTO DE RESDUOS ASPECTOS SOCIAIS

DISPOSIO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADA

ATERRO CLASSE I
Destina-se a resduos industriais perigosos, no-reativos e no inflamveis, com baixo teor de solventes, leos ou gua. (lodos de ETE, borras de retfica e de tintas, cinzas de incineradores, entre outros.

ATERRO CLASSE II (IIA)


Destina-se disposio de resduos industriais no-perigosos e noinertes, e tambm para a disposio de resduos domiciliares.

ATERRO CLASSE III (II B)


O Aterro Classe III dispensa a impermeabilizao do solo. Esse aterro possui sistema de drenagem de guas pluviais e um programa de monitoramento ambiental que contempla o acompanhamento geotcnico (movimentao, recalque e deformao) do macio de resduos.

ATERRO INDUSTRIAL
Os aterros industriais so construdos com tecnologia de ltima gerao de impermeabilizao de solos, adotam a tcnica de confinamento total dos resduos, possuem drenagem e tratamento de efluentes lquidos e so continuamente monitorados para a mxima segurana ambiental.

Lixo: Lanamento a cu aberto

Aterro controlado

Aterro Sanitrio

ATERRO SANITRIO

Ps Graduao em QSMS

Muito Obrigado!!!
febrasil@bol.com.br felipebrasil@ambientebrasil.net www.ambientebrasil.net

You might also like