You are on page 1of 3

TEXTO FINAL APROVADO PELA COMISSO DE ASSUNTOS SOCIAIS PROJETO DE LEI DO SENADO N 268, DE 2002

Dispe sobre o exerccio da medicina.

O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1 O exerccio da medicina regido pelas disposies desta Lei. Art. 2 O objeto da atuao do mdico a sade do ser humano e das coletividades humanas, em benefcio da qual dever agir com o mximo de zelo, com o melhor de sua capacidade profissional e sem discriminao de qualquer natureza. Pargrafo nico. O mdico desenvolver suas aes profissionais no campo da ateno sade para: I a promoo, a proteo e a recuperao da sade; II a preveno, o diagnstico e o tratamento das doenas; III a reabilitao dos enfermos e portadores de deficincias. Art. 3 O mdico integrante da equipe de sade que assiste o indivduo ou a coletividade atuar em mtua colaborao com os demais profissionais de sade que a compem. Art. 4 So atividades privativas do mdico: I formulao do diagnstico nosolgico e respectiva prescrio teraputica; II indicao e execuo da interveno cirrgica e prescrio dos cuidados mdicos pr e ps-operatrios; III indicao da execuo e execuo de procedimentos invasivos, sejam diagnsticos, teraputicos ou estticos, incluindo os acessos vasculares profundos, as bipsias e as endoscopias; IV intubao traqueal; V definio da estratgia ventilatria inicial para a ventilao mecnica invasiva, bem como as mudanas necessrias diante das intercorrncias clnicas; VI superviso do programa de interrupo da ventilao mecnica invasiva, incluindo a desintubao traqueal; VII execuo da sedao profunda, bloqueios anestsicos e anestesia geral; VIII emisso de laudo dos exames endoscpios e de imagem, dos procedimentos diagnsticos invasivos e dos exames anatomopatolgicos; IX indicao do uso de rteses e prteses, exceto as rteses de uso temporrio;

X prescrio de rteses e prteses oftalmolgicas; XI determinao do prognstico relativo ao diagnstico nosolgico; XII indicao de internao e alta mdica nos servios de ateno sade; XIII realizao de percia mdica e exames mdico-legais, excetuados os exames laboratoriais de anlises clnicas, toxicolgicas, genticas e de biologia molecular; XIV atestao mdica de condies de sade, deficincia e doena; XV atestao do bito, exceto em casos de morte natural em localidade em que no haja mdico. 1 Diagnstico nosolgico privativo do mdico, para os efeitos desta Lei, restringe-se determinao da doena que acomete o ser humano, aqui definida como interrupo, cessao ou distrbio da funo do corpo, sistema ou rgo, caracterizada por no mnimo 2 (dois) dos seguintes critrios: I agente etiolgico reconhecido; II grupo identificvel de sinais ou sintomas; III alteraes anatmicas ou psicopatolgicas. 2 No so privativos do mdico os diagnsticos funcional, cinsio-funcional, psicolgico, nutricional e ambiental, e as avaliaes comportamental e das capacidades mental, sensorial e perceptocognitiva. 3 As doenas, para os efeitos desta Lei, encontram-se referenciadas na dcima reviso da Classificao Estatstica Internacional de Doenas e Problemas Relacionados Sade. 4 Procedimentos invasivos, para os efeitos desta Lei, so os caracterizados por quaisquer das seguintes situaes: I invaso da epiderme e derme com o uso de produtos qumicos ou abrasivos; II invaso da pele atingindo o tecido subcutneo para injeo, suco, puno, insuflao, drenagem, instilao ou enxertia, com ou sem o uso de agentes qumicos ou fsicos; III invaso dos orifcios naturais do corpo, atingindo rgos internos. 5 Exetuam-se do rol de atividades privativas do mdico: I aplicao de injees subcutneas, intradrmicas, intramusculares e intravenosas, de acordo com a prescrio mdica; II cateterizao nasofaringeana, orotraqueal, esofgica, gstrica, enteral, anal, vesical, e venosa perifrica, de acordo com a prescrio mdica; III aspirao nasofaringeana ou orotraqueal; IV punes venosa e arterial perifricas, de acordo com a prescrio mdica; V realizao de curativo com desbridamento at o limite do tecido subcutneo, sem a necessidade de tratamento cirrgico; VI atendimento pessoa sob risco de morte iminente. 6 O disposto neste artigo no se aplica ao exerccio da Odontologia, no mbito de sua rea de atuao.

7 O disposto neste artigo ser aplicado de forma que sejam resguardadas as competncias prprias das profisses de assistente social, bilogo, biomdico, enfermeiro, farmacutico, fisioterapeuta, fonoaudilogo, nutricionista, profissional de educao fsica, psiclogo, terapeuta ocupacional e tcnico e tecnlogo de radiologia. Art. 5 So privativos de mdico: I direo e chefia de servios mdicos; II coordenao, percia, auditoria e superviso vinculadas, de forma imediata e direta, a atividades privativas de mdico; III ensino de disciplinas especificamente mdicas; IV coordenao dos cursos de graduao em medicina, dos programas de residncia mdica e dos cursos de ps-graduao especficos para mdicos. Pargrafo nico. A direo administrativa de servios de sade no constitui funo privativa de mdico. Art. 6 A denominao de mdico privativa dos graduados em cursos superiores de medicina e o exerccio da profisso, dos inscritos no Conselho Regional de Medicina com jurisdio na respectiva unidade da Federao. Art. 7 Compreende-se entre as competncias do Conselho Federal de Medicina editar normas sobre quais procedimentos podem ser praticados por mdicos, quais so vedados e quais podem ser praticados em carter experimental. Pargrafo nico. A competncia fiscalizadora dos Conselhos Regionais de Medicina abrange a fiscalizao e o controle dos procedimentos especificados no caput, bem como a aplicao das sanes pertinentes em caso de inobservncia das normas determinadas pelo Conselho Federal. Art. 8 Esta Lei entra em vigor 60 (sessenta) dias aps a data de sua publicao.

You might also like