You are on page 1of 3

Oque so efluentes

Efluentes so despejos lquidos ou gasosos provenientes de estabelecimentos industriais ou resultantes dos esgotos domsticos urbanos, que so lanados no meio ambiente e podem levar poluio ambiental. Cabe aos rgos ambientais a determinao e a fiscalizao dos parmetros e limites de emisso de efluentes industriais, agrcolas e domsticos. Para isso, necessria a implantao de um sistema de monitoramento confivel. As exigncias da legislao ambiental levaram as empresas a buscar solues para tornar seus processos mais eficazes. cada vez mais freqente o uso de sistemas de tratamento de efluentes visando a reutilizao de insumos (gua, leo, metais, etc), minimizando o descarte para o meio ambiente.

Efluentes Industriais
As caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas do efluente industrial so variveis com o tipo de indstria, com o perodo de operao, com a matria-prima utilizada, com a reutilizao de gua etc. Com isso, o efluente lquido pode ser solvel ou com slidos em suspenso, com ou sem colorao, orgnico ou inorgnico, com temperatura baixa ou elevada. Entre as determinaes mais comuns para caracterizar a massa lquida esto as determinaes fsicas (temperatura, cor, turbidez, slidos etc.), as qumicas (pH, alcalinidade, teor de matria orgnica, metais etc.) e as biolgicas (bactrias, protozorios, vrus etc.).

Efluentes lquidos
Este tipo de efluente tem origem em diversas fontes Domsticos: So caracterizados por portarem uma grande quantidade de material orgnico, pois so compostos de fezes, resto de comida, etc. Trazem ainda uma carga poluente por virem contendo produtos qumicos como os de limpeza; Industriais: Sua composio varia de acordo com o ramo da indstria que o libera. Por exemplo, indstria agrcola e alimentcia, so ricos em matria orgnica. Por outro lado, outros ramos da indstria produzem efluentes ricos em diversos compostos qumico-txicos; Agrcolas: Decorrem das atividades agrcolas. Ricos em nitrognio, fsforo e enxofre, por conta dos adubos e agrotxicos utilizados em plantaes. De duas formas principais, os poluentes agrcolas atingem as guas: penetrando no solo e alcanando o lenol fretico e quando levado pelas guas da chuva que lavam os solos contaminados por tais; Pluviais urbanos: Possuem mecanismo fcil de ser entendido. A gua das chuvas que ocorrem nos centros urbanos, lava o ambiente das cidades, trazendo consigo os poluentes presentes nestas. Poluentes estes como fuligem, compostos de carbono liberados por carros, dentre outros;

Depsitos de resduos slidos: Os lixes, como so popularmente conhecidos os depsitos urbanos de resduos slidos, produzem um composto concentrado de matria orgnica e com grande potencial poluente: o chorume.

SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LQUIDOS


Os sistemas de tratamento so constitudos de etapas (operaes unitrias), que objetivam a remoo dos poluentes. Para a remoo dos slidos grosseiros utilizamos as grades, peneiras, sedimentadores eflotadores. Nveis de tratamento Preliminar - destina-se remoo de slidos sedimentveis grosseiros (areia, terra diatomcea, carvo, p de pedra e similares), em caixas de areia; slidos com dimetros superiores a 1 mm (penas, plsticos, fios e similares), so removidos em peneiras; slidos com dimetros superiores a 10 mm podem ser removidos em grades. Primrio - destina-se remoo de slidos por sedimentao ou flotao para a remoo de matria orgnica coloidal ou leos e gorduras emulsionados e metais pesados (dissolvidos). Secundrio - destina-se remoo de matria orgnica biodegradvel dissolvida ou coloidal. Nesta etapa podem ser tambm removidos os nutrientes: nitrognio e/ou fsforo. Tercirio - destina-se melhoria da qualidade dos efluentes tratados pelas remoes de cor residual; turbidez (remoo de colides, metais pesados, nitrognio, fsforo, compostos orgnicos refratrios aos nveis de tratamento anteriores); e desinfeco do efluente tratado.

Efluentes gassosos
Chamins industriais so os maiores emissores deste tipo. Seus nveis de emisso foram determinados pelo famoso Protocolo de Kioto. Os efluentes gasosos so liberados em maiores quantidades em reas urbanas industriais devido ao, principalmente, da indstria e da liberao de gases pelos veculos automotores.

Monxido de Carbono(CO) - Escape dos veculos motorizados; alguns processos industriais Doxido de Enxofre(SO) Centrais termoeltricas a petrleo ou carvo; fbricas de cido sulfrico Chumbo (Pb) Escape dos veculos motorizados; centrais termoeltricas; fbricas de bateria xidos de Azoto(NO,NO) Escape dos veculos motorizados; centrais termoeltricas; fbricas de fertilizantes, de explosivos ou de cidos ntricos Etano, Etileno, Propano, Butano, Acetileno, Pentano Escape de veculos motorizados; evaporao de solventes; processos industriais; lixos slidos Dixido de carbono (Co) Todas as combustes
Sistema de tratamento

preveno poluiode gases refere-se a qualquer prtica que vise a reduo e/ou eliminao, seja em volume, concentrao ou toxicidade, das cargas poluentes na prpria fonte geradora. Inclui modificaes nos equipamentos, processos ou procedimentos, reformulao ou replanejamento de produtos e substituio de matrias-primas e substncias txicas que resultem na melhoria da qualidade ambiental.

Tratamentos dos gases Filtros de

partculas

Coletores midos Precipitador Eletrosttico

Baia de Minamata Japo Costa Norte da Gr -Bretanha Cubato Vila Soc Brasil Bhopal ndia

Indstria Nhion Chiosso Navio-Tanque Almoco Cadiz Romp.Tubulao Oleoduto Santos Union Carbide

Contaminao por Mercrio Vazamento de 22.300 ton. De Petrleo Vazamento 1200 m gasolina Vazamento de 25 ton. Isocianato de metila Efeito 30 vezes maior do que a bomba de Hiroshima Vazamento de 40.000m gasolina

1200 Mortos 10.000 Contaminados 25000 Pssaros mortos 9 horas de incndio 93 mortos 2500 Mortos 200.000 Intoxicados

Chernobil URSS Alaska USA

Acidente em Usina Nuclear Navio EXXON VALDEZ

Baa de Guanabara Brasil Fabrica Cataguazes Brasil

Vazamento de petrleo 1.300.000 m Vazamento de resduos da indstria de papel 1.400.000m

Contaminao Vida aquticas,aves Danos a pesca Contaminao do Rio Pomba e outros ,inclusive o Rio Paraba do Sul

60 mortos 100.000. Pessoas c/danos genticos 260.000 Pssaros 250 Aguias 22 Baleias orcas 2800 Lontras Multas e Indenizaes (petrobras) 500.000 pessoas sem gua ptavel Danos ao ecossistema Possibilidade de contaminao ao solo

Bibliografia

You might also like