You are on page 1of 11

Avaliao: para alm da forma escola

Luiz Carlos de Freitas

Educao: teoria e prtica, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN: 1981-8106 Est licenciada sob Licena Creative Commons

Resumo A forma que a avaliao assume no interior da escola capitalista no pode ser desvinculada da prpria forma de uma escola constituda para atender a determinadas funes sociais da sociedade. Excluir e subordinar tm sido as funes preferenciais que esto na base da organizao da atual forma escola. As razes para tais funes se devem ao fato de que, nesta viso, a sociedade apresentada como um dado pronto e acabado devendo a juventude conformar-se a esta. Isola-se a escola da vida e se elege o interior da sala de aula como palco privilegiado do processo educativo. A forma que a avaliao toma devedora destas decises. Ao isolar-se da vida, a escola isola-se do trabalho socialmente til, em seu sentido amplo, o qual poderia ser um elemento fundamental na prpria constituio do processo de avaliao da escola. Mas, para isso, a escola teria que assumir outra forma abrindo possibilidades para outras formas de avaliao tambm.

Palavras-chaves: Objetivos educacionais. Forma escola. Avaliao. Auto-organizao. Atualidade social.

Assessment: besides the school form


Abstract The form assumed by assessment in a capitalist school cannot be decoupled from the very format of a school which is built to meet certain social functions of society. To exclude and subordinate have been the favorite functions that underpin the organization of the current school form. It occurs because, from this view, society is presented as a ready and finished datum and youth must resign to it. School is isolated by life and classroom is chosen as a privileged stage of the educational process. The structure took by assessment owes these decisions. By isolating itself from life, school isolates itself from the socially useful work, in its widest sense, what could be a key element in the constitution of the assessment process of school. But for that, school would have to assume another form, also making possible other systems of assessment.

Key words: Educational targets. School form. Assessment. Self-organization. Social topicality.
EDUCAO: Teoria e Prtica - v. 20, n.35, jul.-dez.-2010, p. 89-99.

90

Em uma instigante palestra de encerramento do II Seminrio de Educao Brasileira proferida por Miguel Arroyo, ela nos chamava a ateno para o fato de que ao definirmos o outro como excludo a ser includo por ns, terminvamos vendo ao futuro includo como um ser caracterizado pela negatividade, desprovido de cultura, histria, personalidade e de territrio. Insistia: as pedagogias contemporneas, inclusive as progressistas, esto marcadas por esta forma de ver o outro e isso afeta sua prpria constituio. Ao vermos os que devero ser includos como marginalizados os vemos como estando na outra margem os quais para serem includos precisam cruzar uma ponte para vir ao nosso territrio e, ento, serem considerados includos, no marginalizados. Alertava ainda, para os mecanismos de avaliao neste contexto uma espcie de pedgio para transitar pela ponte da incluso. Via de regra, no nos colocamos mais estas questes. Tudo se passa como se estivssemos falando de uma mesma populao com cultura, interesses e anseios idnticos, apenas separadas pela sorte, pela vida. Aos mais aquinhoados, cabe um gesto de humanidade pela incluso do outro incluso sua viso de mundo, aos seus valores. Para outros, trata-se de incluir para garantir a cidadania (Qual? O direito de ser um consumidor?). Ou seja, a incluso se caracteriza como uma aculturao do excludo sob a tica daquele que inclui preciso disciplinar os brbaros... Esta forma de ver nos leva questo de quais so os objetivos da educao. So os mesmos para os dois lados da margem: includos e excludos? Quem fixa tais objetivos? Quais contedos educativos e instrutivos so deduzidos de tais objetivos? Que conceito e prtica de avaliao so institudos? sabido que a hegemonia da poltica educacional dos que j esto includos e que pretendem falar em nome dos excludos. Parte-se da idia de que haveria interesse dos excludos em dominar o que os includos dominam atravs das formas planejadas por estes: a atual forma escola. E caso no haja tal interesse h que obrig-lo a ter pela avaliao, h que conform-los. Sem dvida, os excludos querem ter acesso ao conhecimento, s bases das cincias e necessrio que tenham, mas tais conhecimentos no se encontram em estado puro, mas so veiculados no interior de uma forma planejada pela escola e que est vinculada aos interesses e anseios dos includos, o que antigamente chamvamos de classe dominante. Podemos torcer o nariz quanto quisermos ante esta anlise, mas a cincia no feita de gostos e preferncias pessoais. Tais conceitos tm razes nas nossas prticas.
Luiz Carlos de Freitas. Avaliao: para alm da forma escola

91

Passamos os ltimos anos louvando a incluso da pobreza na escola. De fato a cobertura aumentou. A incluso tem dominado o debate. Embora esta questo seja a mais abordada, ela no nem de longe a funo social mais relevante da atual forma escolar. Tragtenberg (1982) explicitou isso com muita clareza ao apontar que a excluso est combinada com a subordinao. A subordinao uma das funes sociais que a escola tem para adequar os estudantes ao poder escolar, na forma como ele se institui na escola atual. O que tanto Arroyo (2009) como Tragtenberg esto explicitando, em minha opinio, que a incluso tem este componente de subordinao ao poder (e suas esferas) que estrutura o acesso cultura escolar oficial tanto para os j includos como para os novos includos. Vincent, Lahire e Thin (2001) chamam a ateno para o fato de que a forma escola despersonalizou o trabalho escolar e sujeitou tanto professores (agora como funcionrios do Estado) e os estudantes a uma lgica impessoal que est acima deles (regras) entre as quais a avaliao. Incluso e subordinao so, portanto, faces de um mesmo processo. H que discuti-las juntas. A incluso s autorizada sob sua forma complementar de subordinao e para subordinar-se no necessrio que o contedo escolar tenha sido sequer assimilado, bastando a vivncia e adaptao forma escolar vigente. A simples incluso na escola j ensina a partir das relaes de poder vivenciadas. Quanto ao contedo escolar, est presente em um certo nvel que qualifique o aluno como consumidor e, a partir da, suas realidades de classe se incumbem de criar um campo de vrias possibilidades de incluso/excluso ao longo do sistema educacional. Tudo se passa como se tivesse havido uma opo do estudante ou como se ele no tivesse aproveitado as oportunidades de incluso oferecidas. Detalhes destes mecanismos podem ser encontrados em Bourdieu e Passeron (1975); Bourdieu (1989); Bourdieu (2001). Todo este processo deve ser visto como um campo de foras no determinstico, sujeito a vrias possibilidades de sada e resistncia. Entretanto, se nada contrariar esta lgica (nas foras constitutivas do campo escolar e seu entorno) ela se cumpre. A luta pela obteno dos conhecimentos historicamente sistematizados pela humanidade necessria no suficiente para alterar esta lgica e est limitada pelos processos de excluso/subordinao e suas metamorfoses. Isso tudo nos leva a afirmar que a luta pela incluso e acesso ao contedo escolar no pode separar-se da luta pela modificao da atual forma escolar, geradora de subordinao. Neste campo, no ser suficiente declarar que a gesEDUCAO: Teoria e Prtica - v. 20, n.35, jul.-dez.-2010, p. 89-99.

92

to escolar ser democrtica ou que os diretores sero eleitos. Nem suficiente propor que as relaes entre professores e alunos nas salas de aula sejam democrticas, ou ainda que o contedo deve ser crtico. No campo da avaliao no ser suficiente argumentar que a avaliao ser contnua, no classificatria, baseada em pareceres sobre o desenvolvimento do estudante. Que ela ser democrtica, inclusiva (a qu?), entre outros adjetivos frequentemente usados. A experincia destes ltimos vinte anos nos mostra que a atual forma escolar tem como lidar com todos estes adjetivos de forma a preservar suas funes sociais de excluir e subordinar (Bertagna, 2003; Freitas, 2002; 2003; Perez, 2009; Amaral, 2006). Dados procedentes de pesquisas longitudinais1 mostram que a diferenciao entre os alunos j est posta na chegada destes primeira srie do ensino fundamental e que esta diferenciao est associada ao seu nvel scio-econmico vale dizer: desigualdade social. Tambm mostram que a diferena, em mdia, permanece ao longo das demais sries. O grfico abaixo mostra os dados disponveis para as trs aplicaes iniciais.

Ev olu o da m d ia em m a tem tic a


C am p in a s
180 160 140 120 2 AN O S D E P O IS 100 80 60 40 20 0 M ar o 20 0 5 N ov2 0 05 N o v2 0 06 C H E GA D A 1 A N O D E PO IS E sta d ua l M un ic ip al P riv ad a

Fo nte: B oleti m Ge res

O Projeto GERES acompanhou, em Campinas, cerca de cinco mil alunos em 61 escolas privadas, estaduais e municipais entre 2005 e 2008, medindo-as no momento em que iniciavam a primeira srie do primeiro grau e depois sucessivamente aos finais de ano, at a 4. Srie do ensino fundamental (nomenclatura antiga). Foram usados testes com equivalncia baseados em TRI nas disciplinas de matemtica e portugus.
Luiz Carlos de Freitas. Avaliao: para alm da forma escola

93

Algumas razes para incluir e subordinar Uma das caractersticas da forma escolar vigente seu isolamento da vida, como j comentamos em Freitas (2003, 2009). O que preciso agregar quela anlise diz respeito aos motivos deste isolamento. De fato, o medo que a escola tem do seu entorno, do seu meio, advm do fato de que o meio ensina, o meio educa. E educa e ensina pelas contradies que contm em si, incluindo as lutas sociais que nele (aberta ou encobertamente) se realizam. Se a escola permitisse que as contradies de seu entorno penetrassem nela, ela jogaria seus alunos no interior destas lutas e contradies. Logo, estaria engendrando estudantes que pensam e se posicionam frente a tais lutas e contradies. Entretanto, como vimos anteriormente, a funo social da escola capitalista de produzir a subordinao, a conformidade com o sistema e no de produzir um pensamento crtico sobre este sistema. Os objetivos, portanto, da educao capitalista de conformar os estudantes ao entorno existente sem question-lo -, que orientam a configurao da atual forma escolar baseada no isolamento da juventude em seu interior. A escola capitalista no est, citando Krupskaya (In: Pistrak, 2009) promovendo a formao de lutadores e construtores de um novo mundo, mas produzindo a incluso e a conformidade ao mundo existente o mundo do consumo. Um mundo, como diz Bauman (2001) que no se identifica mais pela carteira de trabalho assinada, como no passado (j que o trabalho em parte inexiste ou est precarizado), mas que se identifica pelo carto de crdito e pela sua fugacidade nas relaes, onde a obsolescncia um mecanismo de alimentao do eterno consumo (seja em relao s mercadorias, seja em relao s pessoas). Afastando-se da vida social, das contradies e lutas sociais, a escola afasta-se consequentemente do prprio trabalho socialmente til (Shulgin, 1924). V-se, portanto, isolada da vida, da prtica social, do trabalho como atividade humana central para a existncia, enfim, v-se imersa na artificialidade de uma sala de aula sem significado para seus estudantes. este modelo voltado para a submisso e a ocultao da realidade da vida social que torna imperativo a existncia da avaliao na forma atual como a conhecemos em nossa escola. Ela surge como uma forma de tomar o lugar do trabalho socialmente til, o qual poderia ser uma avaliao natural feita pelo contato do estudante com a vida. Nossa avaliao, entretanto, subtitui este processo por uma avaliao formal, escolar, sujeita a regras impessoais, como um
EDUCAO: Teoria e Prtica - v. 20, n.35, jul.-dez.-2010, p. 89-99.

94

mecanismo de motivar artificialmente o aluno a aprender e a subordinar-se, j que a vida (motivador natural) ficou do lado de fora da escola. A restituio das ligaes da escola com a vida, com os processos formativos mais amplos, entretanto, impedido pelos objetivos educacionais fixados para a escola pela sociedade capitalista e corporificados na sua atual forma escolar. Mais uma vez, o contedo da formao est aprisionado na forma da escola vigente, impedindo seu desenvolvimento. Esta sonegao da vida social ao estudante complementada com a sonegao da prpria vida intra-escolar, a qual no est sob controle da participao e criao dos prprios estudantes. Na escola atual, os alunos no participam da vida escolar seno pontualmente. A prpria vida escolar ainda que artificial lhe sonegada, sendo colocado sempre na perspectiva de ser administrado por algum superior. A razo que, para a maior parte dos estudantes, em especial os filhos dos trabalhadores, a vida escolar deve ser dedicada aprendizagem do subordinar-se a algum, conformao de um papel a-histrico. No so vistos como sujeitos de seu desenvolvimento, de sua histria e de sua vida escolar. E assim devem ser na vida real tambm no-sujeitos. A forma da escola e a forma da avaliao Importante frisar, portanto, que a forma da avaliao existente nas escolas est intimamente ligada forma escolar constituda pelo sistema capitalista a partir de seus objetivos educacionais. Somente uma alterao nestes objetivos, poder gerar uma nova concepo de escola e, consequentemente, uma nova concepo e prtica de avaliao. Neste processo, cumpre funo especial a matriz formativa que orienta a concepo de educao. Como a escola capitalista se isola, por razes ideolgicas e polticas, da vida, ela se artificializa e se reduz do ponto de vista do planejamento pedaggico, formao cognitiva do estudante e do ponto de vista de seu funcionamento informal formao de atitudes e valores de interesse do mbito da sociedade atual. Para os ltimos nenhum esforo de planejamento feito, mas eles atuam embutidos nas prprias relaes existentes na escola. por isso que dizemos (Freitas, 2003) que na escola a avaliao no cumpre s a funo de verificar o conhecimento que o aluno tem, mas ainda controla seu comportamento na sala de aula e na escola, bem como, pelas prticas cotidianas da escola, inculca valores e atitudes, cuja ancoragem final est no processo de avaliao. O processo de avaliao, no esqueamos, autoriza o
Luiz Carlos de Freitas. Avaliao: para alm da forma escola

95

poder da escola e do professor. A associao entre avaliao e poder do professor (e da escola) joga muitas das propostas inovadoras da avaliao em um terreno dicotmico: formas autoritrias versus formas democrticas de avaliar. Entretanto, a soluo para as questes de avaliao so podem ser pautadas como um dilema entre o autoritarismo e o democratismo. H nos processos avaliativos uma contradio e no um dilema. Na verdade, o antagonismo entre professor e aluno, potencializado pela questo da avaliao, est definido pelos objetivos educacionais da escola, ao colocar o aluno em uma posio de subordinao e ao isolar a escola da vida e de seus motivadores naturais. Para a resoluo plena desta questo, a forma escolar deveria devolver esta relao (entre professor e aluno) ao seu leito natural, ou seja, uma relao que fosse baseada na maior experincia e conhecimento do professor, reconhecida pelo aluno, ao invs, de baseada na autoridade do professor. Mas isto esbarra com os objetivos da escola capitalista como j vimos. H que se concluir, tambm, por esta mesma via, que a questo da avaliao no se resolve pelo dilema: formas classificatrias de avaliar versus formas no classificatrias baseadas em pareceres, conceitos e que tais. Aqui tambm a mudana esconde uma relao bem mais complexa (Amaral, 2006). E, finalmente, h que se recusar cair em outro dilema: avaliao contnua, processual versus avaliao pontual, ou ainda, dito de outra forma, o dilema (ou complementariedade) da avaliao formativa versus avaliao somativa. Todas estas maneiras de lidar com a avaliao no resolvem a questo de sua relao com a legitimao do poder do professor e da escola, tarefa que desenvolvida no mbito escolar a mando dos objetivos educacionais da sociedade capitalista que v o jovem como uma pessoa a ser includa no mundo capitalista, pronto e acabado sem questionamentos relevantes quanto a seu funcionamento. Para as classes que dominam, o mundo adequado e est pronto devendo apenas ser aperfeioado dentro de seus parmetros atuais de funcionamento. Esta viso contrasta, claro, com a daqueles que sofrem com a sociabilidade vigente e negam os princpios de funcionamento do sistema capitalista e, para quem, a juventude deve ser preparada para construir uma outra realidade social. Aqui, portanto, o problema bem mais profundo do que tornar um contedo escolar mais crtico, ou mais complexo do que assegurar acesso ao conhecimento historicamente acumulado pela humanidade. Criticizar o conhecimento e garantir seu acesso necessrio, afinal as classes dominantes sempre se empenharam em sonegar tal conhecimento s classes trabalhadoras, mas est
EDUCAO: Teoria e Prtica - v. 20, n.35, jul.-dez.-2010, p. 89-99.

96

longe de ser suficiente, hoje. H que se garantir tudo isso, entretanto, fora dos parmetros da subordinao previstos na escola capitalista para os filhos dos trabalhadores, pois, afinal, queremos formar sujeitos histricos, portanto, com capacidade para lutar (por uma nova sociedade) e construir (a partir de agora tal sociedade nos limites das contradies sociais existentes). A questo, tambm, no se resume em ter ou no uma utopia. Mas, alm disso, ter uma utopistica (Wallerstein, 2002), ou seja, um estudo srio das estratgias e caminhos concretos de construo desta utopia hoje. Os processos de avaliao esto permanentemente na berlinda pelo fato de serem os principais responsveis pela manuteno das funes sociais previstas para nossa escola. A escola ganhou sua configurao atual em decorrncia destas funes. Se queremos uma nova forma de avaliao, ser necessrio repensar a escola que queremos a partir de novas funes sociais, as quais necessariamente conflitaro com os objetivos do atual sistema social. Isso coloca para a educao outros objetivos e requer outra forma escolar com repercusses para as formas de avaliao. Estas novas funes podem ser formuladas colocando-nos na tica das classes que desejam transformar a atual sociedade e que, por tanto, necessitam se auto-organizar para isso, conhecer a realidade e dominar o contedo das cincias. Sobre este trip, pode-se pensar qual seria a nova forma desejada para uma escola compromissada com tais funes. por esta razo que Shulgin (1924) e Pistrak (2009) colocam duas grandes categorias na base de sua proposta para uma nova forma escolar: a atualidade social e a auto-organizao dos estudantes. Ensaiando novas formas para a escola e a avaliao O grande problema das pedagogias crticas que elas querem formar cidados crticos que se envolvam na transformao social mas no definem nem o que entendem por transformao social (Freitas, 1987) e nem querem alterar significativamente a forma escolar contempornea. Permanecem no campo definido pelas classes dominantes, ou seja, o do acesso ou no ao conhecimento. Como o capitalismo sonega tal conhecimento classes trabalhadoras, haveria ento que garantir este aceso. Tudo que se consegue avanar alm disso, que tal conhecimento deveria ser acessado criticamente. A forma escolar se mantm. Como j vimos, o acesso ao conhecimento apenas uma das faces deste processo de criao de sujeitos histricos comprometidos com a transforLuiz Carlos de Freitas. Avaliao: para alm da forma escola

97

mao da sociedade capitalista. A outra face a conexo da escola com a realidade social. No porque preciso garantir uma etrea ligao entre teoria e prtica, mas porque na realidade social que esto as contradies sociais, ou seja, as lutas sociais. Como dizia Lenin: a escola margem da vida, margem da poltica, falsidade e hipocrisia (LENIN, 1986, v. 37, p. 79). Se queremos formar lutadores por uma nova sociedade, haver que formlos a partir da realidade das lutas sociais que se encontram na prtica social. Teremos que abrir a escola para a vida e impedir o isolamento da escola em relao a esta. Do ponto de vista metodolgico, deve emergir desta deciso um procedimento que retire a centralidade da sala de aula e da aula no ambiente formativo do aluno. A sala de aula e a aula so um refgio seguro contra a vida. A nova forma escolar deve, portanto, estar baseada na vivncia da vida, vivncia com propsitos formativos e na criao de seus instrumentos de insero. O trabalho produtivo apenas um destes instrumentos e no mbito do capitalismo, precrio dada suas condies histricas de assalariamento. A ao educativa deve ser precedida de um amplo levantamento etnogrfico das lutas sociais, do entorno formativo da escola nas vrias disciplinas que sero objeto de ensino, da cultura local e suas manifestaes, das formas de ocupao do espao no entorno escolar e, tomando por base este espao mais restrito, ampliar-se em direo aos espaos globais. Sobre esta base real se examinar o contedo das diversas disciplinas e seus desdobramentos. A excurso de reconhecimento etnogrfico do meio, de levantamento de contedos vivos, de trabalhos existentes no entorno da escola com os quais se pode conectar ou sobre os quais possa pensar criticamente dado o carter do trabalho assalariado , a participao nas lutas sociais, ora precedem e ora corporificam o contedo escolar que deve avanar em direo anlise, sistematizao e teorizao em nveis mais elevados de compreenso inclusive na sala de aula ou nos grupos de estudo, mas sem ocupar a centralidade que tem na escola capitalista. A intermediao entre estes dois estados - a prtica (realidade) e a teoria (sistematizao) - pode ser realizada pela pesquisa, pelo trabalho em oficinas, pelos laboratrios de ensino especficos e outros instrumentos. Organizados pela idade em grupos variados e flexveis, os estudantes podem desfrutar de tempo diferenciado para sua aprendizagem e de apoio constante da solidariedade do grupo. Mas a mudana fundamental se d na organizao dos estudantes. De
EDUCAO: Teoria e Prtica - v. 20, n.35, jul.-dez.-2010, p. 89-99.

98

um mero espectador do professor, ele colocado em um processo de ativao, de criao, seja em relao ao conhecimento j produzido, seja no exerccio das relaes sociais que operam no interior da escola. A vida escolar colocada nas mos dos estudantes sob o acompanhamento atento dos educadores. Eles aprendem a produzir a vida escolar e a auto-organizar-se para conduzi-la. Os instrumentos para tal so a participao em comisses responsveis pelo encaminhamento de aspectos da vida da escola (comunicaes, limpeza, infra-estrutura, laboratrios e equipamentos, biblioteca, produo, e outros), a assemblia da escola, os grupos de estudos, e outras instncias que permitem aos estudantes vivenciar a vida em coletividade seja a vida intra-escolar, seja a vida no entorno da escola. Uma escola com estas caractersticas existiu na Unio Sovitica, no perodo inicial da revoluo Russa (cf. Pistrak, 2009; Freitas, 2009a in Pistrak, 2009) e pode ser percebida nas experincias das escolas itinerantes do MST no Brasil (Camini, 2009). Mas e a avaliao, como fica? Ora, uma organizao escolar como esta tem no coletivo da escola e no princpio da solidariedade entre seus membros seu maior mecanismo de avaliao. Em contato direto com a vida, com o meio, as lacunas de conhecimento aparecem naturalmente bem como os acertos. A motivao para o estudo vem da luta e da necessidade de se construir o novo e no da nota do professor. a fora motivadora de um projeto de vida. Neste contexto, quem precisa da avaliao? Referncias
AMARAL, M. C. E. Avaliao da aprendizagem na escola ciclada de Mato Grosso: o caso dos relatrios descritivos de avaliao. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Educao da UNICAMP, 2006. ARROYO, M. Palestra proferida no II Seminrio de Educao Brasileira promovido pelo CEDES na UNICAMP. 03 de dezembro de 2009. Anotaes pessoais. BAUMAN, Z. Modernidade lquida. Rio: Zahar, 2001. BERTAGNA, R.H. Progresso continuada: limites e possibilidades. Tese de Doutorado. Campinas: Faculdade de Educao da UNICAMP, 2003. BOURDIEU, P. O poder simblico. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989. BOURDIEU, P. Escritos de Educao. Petrpolis: Vozes, 2001.
Luiz Carlos de Freitas. Avaliao: para alm da forma escola

99

BOURDIEU, P.; Passeron, J. C. A reproduo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. CAMINI, I. Escola Itinerante: na fronteira de uma nova escola. So Paulo: Expresso Popular, 2009. FREITAS, L. C. Projeto Histrico, cincia pedaggica e didtica. Educao e Sociedade, 27, p. 122-140, 1987. FREITAS, L. C. A internalizao da excluso. Educao e Sociedade, Campinas, No. 80, p. 301-327, 2002. FREITAS, L. C. Ciclos, seriao e avaliao. So Paulo: Moderna, 2003. FREITAS, L. C. A luta por uma pedagogia do meio: revisitando o conceito. In: Pistrak, M. M. A Escola-Comuna. So Paulo: Expresso Popular, 2009. FREITAS, L. C.; Sordi, M. R. L.; Malavasi, M. M. S.; Freitas, H. C. L. Avaliao educacional: caminhando pela contramo. Rio: Vozes, 2009. KRUPSKAYA, N. K. Prefcio. In: Pistrak, M. M. A Escola-Comuna. So Paulo: Expresso Popular, 2009. LENIN, V. I. Discurso pronunciado no I congresso nacional de instruo pblica. In: Obras Completas em cinqenta e cinco volumes. 5 edio. Moscou: Progresso, 1986, v.37. PEREZ, R. H. L. Progresso continuada: mais um captulo da reformulao do ensino no Estado de So Paulo. Tese de Doutorado. Faculdade de Educao da UNICAMP, 2009. PISTRAK, M. M. A Escola-Comuna. So Paulo: Expresso Popular, 2009. SHULGIN, V. N. Questes fundamentais da educao social . Moscou: Institut Kommunisticheskovo Vospitaniya. Izdatelstvo Rabotnik Prosveshcheniya, 1924. TRAGTENBERG, M. Sobre educao, poltica e sindicalismo. So Paulo: Cortez, 1982. VINCENT, G.; Lahire, B.; Thin, D. Sobre a histria e a teoria da forma escolar. Educao em Revista, UFMG, 33, p. 7-48, 2001. WALLERSTEIN, I. Aps o liberalismo. Rio: Vozes, 2002.

Enviado em mar./2010 Aprovado em jun./2010


Luiz Carlos de Freitas Prof. Dr. da Faculdade de Educao da UNICAMP Universidade de Campinas E-mail: freitas.lc@uol.com.br
EDUCAO: Teoria e Prtica - v. 20, n.35, jul.-dez.-2010, p. 89-99.

You might also like