You are on page 1of 9

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

Curso: Educao e Comunicao Multimdia Ps-laboral Disciplina: Laboratrio Audiovisual: Hipermdia Docente: Valter Gouveia Discente: Paulo Alexandre Roxo Fernandes Aluno n 110236010 Data: 11 de Abril de 2013

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

O poder da Web est na sua universalidade. O acesso por todos, independentemente das suas incapacidades um aspeto essencial.
Tim Bernes-Lee

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

ndice
Introduo Definio de Acessibilidade Web Diretivas/regras a ter em conta quando se elabora um Website Concluso Webgrafia pg. 4 pg. 4 pg. 5 pg. 8 pg. 9

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

Introduo
Neste trabalho pretende-se abordar o tema acessibilidade web e fornecer algumas das diretivas a ter em, em termos de acessibilidade, quando se elabora um website.

Definio de Acessibilidade Web


A acessibilidade visa eliminar barreiras para que todos os indivduos,

independentemente de terem ou no necessidades especiais, possam utilizar produtos, servios e informao de uma forma amigvel e segura.

A acessibilidade consiste na facilidade de acesso e de uso de ambientes, produtos e servios por qualquer pessoa e em diferentes contextos. Envolve Design Inclusivo, oferta de um leque variado de produtos e servios que cubram as necessidades de diferentes populaes (incluindo produtos e servios de apoio), adaptao, meios alternativos de informao, comunicao, mobilidade e manipulao. (Godinho, F., 2000 cit in www.acessibilidade.net/web/ )

Assim, acessibilidade Web significa que indivduos com necessidades especiais, mesmo que sejam apenas temporrias, consigam navegar e interagir com a Web e que possam mesmo dar o seu contributo para esta. A acessibilidade permite igualdade de acesso e de oportunidades. A acessibilidade facilita a incluso na sociedade uma vez que a Web tem um papel cada vez mais importante na educao, no trabalho, nos servios e como forma de
4

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

sociabilizao, entre outros. Ela permite a remoo das barreiras fsicas que muitos experimentam no dia-a-dia.

Diretivas/regras a ter em conta quando se elabora um Website


Um princpio chave da acessibilidade Web desenhar websites e software que sejam flexveis, de modo a ir de encontro s diferentes situaes, necessidades e preferncias dos utilizadores. Para tal existem algumas diretivas que devem ser tidas em conta aquando da sua construo:

1. Deve-se garantir que todas as imagens se encontram legendadas ou descritas com texto. O leitor de ecr utilizado pelos invisuais ir ler o texto associado imagem. Isto essencial em botes e ligaes feitos com recurso imagem.

2. O tamanho do texto deve poder ser aumentado com as opes do navegador. Facilita a utilizao por pessoas com algumas dificuldades visuais.

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

3. O comprimento do texto na pgina deve ser ajustado ao tamanho da janela. Facilita a utilizao de software de ampliao.

4. Os campos dos formulrios devem estar identificados. Todos os campos de um formulrio devem ter etiquetas que indiquem a sua funcionalidade.

5. Deve permitir-se a ativao dos elementos da pgina atravs do teclado. O teclado pode ser a nica alterativa de utilizao para pessoas com mobilidade reduzida ou incapacidade de ver o ecr

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

6. Os textos das ligaes devem ser compreensveis mesmo fora do contexto. Ligaes com o texto clique aqui no so esclarecedoras para quem apenas ouve a informao. O texto tambm deve ser sempre diferente para ligaes diferentes.

7. Deve ser fornecida uma forma simples de contactar o responsvel do website. Assim o utilizador pode inform-lo das dificuldades sentidas no acesso aos contedos.

8. Devem usar-se ferramentas acessibilidade. Para tal

e servios

automticos as

de anlise

da de

podemos

verificar

funcionalidades

acessibilidade do software de criao de contedos web utilizado; utilizar a barra de acessibilidade para o Internet Explorer; utilizar uma ferramenta de avaliao automtica, cuja lista atualizada pode ser encontrada no website da W3C (www.w3.org)

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

9. Deve afixar-se o smbolo de acessibilidade na web para indicar que o site tem funcionalidades de acessibilidade. Este deve ser colocado na pgina de entrada.

Em Portugal, a Fundao para a Cincia e Tecnologia criou um website www.acessibilidade.gov.pt onde so disponibilizados recursos e informaes sobre acessibilidade eletrnica para cidados com necessidades especiais.

Concluso
A construo de um website cada vez mais um desafio. Este deve ter um aspeto visual cuidado e original mas tambm deve cada vez mais ser tida em conta a sua acessibilidade, pois cada vez mais a internet faz parte do dia-a-dia dos indivduos e, no caso daqueles com necessidades especiais deve mesmo agir como facilitador de tarefas e de sociabilizao. Assim, deve ser feito um esforo para continuar a melhorar a acessibilidade na Web de modo a que todos possam ter acesso.

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

Webgrafia
www.acessibilidade.gov.pt (acedido em 05/04/2013) www.acessibilidade.net/web (acedido em 05/04/2013) www.w3.org/wai/ (acedido em 05/04/2013) http://pt.wikipedia.org/wiki/Acessibilidade (acedido em 05/04/2013) http://pt.wikipedia.org/wiki/W3C (acedido em 05/04/2013)

You might also like