You are on page 1of 18

1

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ALESSANDRO JNIOR DA SILVA

CRIANDO TENDNCIAS

Morrinhos 2013

ALESSANDRO JNIOR DA SILVA

CRIANDO TENDNCIAS

Trabalho apresentado ao Curso (analise e desenvolvimento de sistemas) da UNOPAR Universidade Norte do Paran. Prof. Reinaldo Nishikawa Marco lkuro hisatomi Adriane Aparecida Lopes Everson Morais Paulo Kiyoshi Nishitani Veronice de Freitas

Morrinhos 2013

SUMRIO 4.5 Projeto para Sistemas .........................................................................................14 1 CONCLUSO...........................................................................................................17

3 1 INTRODUO O objetivo deste trabalho aplicar os conceitos das disciplinas do 5 semestre, abordando e elaborando as etapas como informar 6 livros de redes de computadores para o auxlio para criao de um sistema . Tambm falamos sobre comunicabilidade entre o Design e o usurio. Realizei uma pesquisa sobre sistemas com Multiprogramveis e com mltiplos processadores, falando sobre suas caractersticas. Com tudo levantamos uma pesquisa sobre projeto de sistemas. 2 Desenvolvimento Livros sobre redes de computadores 1- OBRA: Engenharia de Redes de Computadores AUTOR: Alencar Marcelo Sampaio de Sinopse O livro apresenta as redes de computadores com enfoque para Engenharia e mostra a evoluo da rede mundial at a Internet, com base em tecnologia da informao. A Teoria de Filas e as principais definies da rea, incluindo fluxo de dados, classes e modelos de filas e redes locais, so colocadas, alm dos protocolos e arquiteturas de redes e o modelo de referncia ISO. O fluxo de pacotes na rede apresentado, assim como o protocolo Internet para voz. As redes de comunicaes pticas, de alta velocidade e a gerncia integrada de redes e servios so abordadas. O texto pode ser utilizado por estudantes, para treinamento de engenheiros de empresas de Tecnologia de Informao e Comunicao e demais profissionais da rea. 2OBRA: Segurana AUTOR: Sinopse Este livro lhe conduz por um passeio ao cerne das tecnologias que compreendem e controlam a Segurana de Redes. Sumrio Captulo 1 - Deve Haver De Tom Redes Thomas

4 Hackers Aqui!; Captulo 2 - Polticas de Segurana e Respostas; Captulo 3 - Viso Geral das Tecnologias de Segurana; Captulo 4 - Protocolos de Segurana; Captulo 5 - Firewalls; Captulo 6 - Segurana de roteadores; Captulo 7 - Redes Privadas Virtuais IPSec (VPNs); Captulo 8 - Segurana de Redes sem-fio; Captulo 9 - Deteno de invaso e HoneyPots; Captulo 10 - Ferramentas do negcio; Apndice A; Respostas das questes de reviso dos captulos; Glossrio. 3- OBRA: - Redes de Computadores AUTOR: Diane Barrett; Todd King Sinopse Redes de Computadores traz os conceitos bsicos do assunto: j no incio do livro os autores tratam das comunicaes de dados (multiplexao, sina lizao e codificao), para depois introduzir o modelo de referncia OSI. Em seguida, equipamentos de rede e tecnologias so discutidos. Com essa base, os protocolos das camadas de enlace e rede so apresentados partindo-se da pilha de protocolos TCP/IP para propor outras pilhas.

A estrutura do texto permite aos estudantes exercitar e sintetizar os contedos tratados em cada captulo. Esta obra possui caractersticas que a tornam uma excelente escolha para livro-texto dessas disciplinas, pois aborda os conceitos bsicos, tecnologias e protocolos de redes, associados a uma viso prtica e a exerccios que estimulam os estudantes a sintetizar o contedo abordado. 4: OBRA: Rede de Computadores - Tecnologia e Convergncia de Redes AUTOR: Almir Wirth Lima Junior Sinopse Nosso livro fornece detalhes sobre praticamente todas as reas das comunicaes de dados, desde assuntos bsicos e prticos, at profundas informaes. Portanto, esse livro indicado tanto para alunos e profissionais do nvel tcnico, quanto para universitrios, ps-graduandos e profissionais de nvel superior. Nosso trabalho fornecer ao mais experiente profissional da rea de comunicao de dados, os conhecimentos necessrios para a sua formao profissional, reciclagem e/ou acompanhamentos de cursos de ps-graduao.

5 Trata-se de uma obra cuidadosamente elaborada, a qual engloba assuntos desde princpios bsicos sobre a teoria de transmisso digital, at os assuntos referentes s redes de computadores, assuntos bsicos e aprofundando-se at a incluso da convergncia das redes (trfego simultneo de voz, vdeo e multimdia em uma nica rede).

Ao final da leitura deste trabalho, o leitor ter adquirido todas as informaes para a sua completa atualizao nessa rea de trabalho, incluindo configurao e protocolos de rede, interfaces, modems, redes multi-plataforma, redes locais (LANs), redes com enlaces de longa distncia (WANs), e redes sem fio ("wireless"), incluindo topologias, switches, roteadores e os demais componentes dessas redes. 5 OBRA: Criptografia e Segurana William de Redes Stallings AUTOR: Sinopse Guia definitivo sobre o assunto, "Criptografia e Segurana de Redes", 4 edio, apresenta a teoria, a prtica e os princpios para o desenvolvimento de sistemas que visam a segurana de computadores e redes, bem como das informaes armazenadas e que trafegam nesses meios. Seguindo o estilo didtico caracterstico de William Stallings, o livro inicialmente traz, em detalhes, conceitos e padres criados e utilizados para a criptografia, tais como cifras, assinaturas digitais e criptografia de chaves pblica e simtrica. Em seguida, aborda a parte prtica da segurana de redes, apresentando os recursos de ltima gerao para a segurana de autenticao, IP e Web. Por fim, discute os desafios da segurana de sistemas, explicando como se do e como evitar os mais comuns e danosos ataques da atualidade. Uma ampla gama de recursos e informaes disponveis on-line, no site exclusivo do livro, complementa a obra, indispensvel para professores e estudantes de segurana de redes e criptografia, nos cursos de cincia da computao, e para qualquer profissional que queira se destacar no mercado de trabalho. 6 OBRA: Infra-Estrutura Eltrica Para Rede De Computadores Jos Maurcio Pinheiro

AUTOR:

6 A difuso da Informtica, da automao e dos sistemas de telecomunicaes modernos tem levado ao uso cada vez maior de novas tecnologias e de novos equipamentos eletroeletrnicos com finalidades diferentes. Com efeito, essa difuso de tecnologias muitas vezes cria efeitos conflitantes que exigem cuidados no momento de se utilizar um ou outro tipo de equipamento. Impe-se, portanto, o conhecimento de tcnicas que permitam a coexistncia de sistemas de fabricantes diferentes, com aplicaes diferenciadas, mas que necessitam funcionar em conjunto. disso que trata Infra-estrutura Eltrica para Rede de Computadores. Saiba de que forma garantir a segurana de sua rede e de seus equipamentos simplesmente por entender melhor os elementos eltricos que suas mquinas utilizam para operar. Entenda de que forma utilizar a sua instalao eltrica de modo a preservar a vida til e o bom funcionamento do seu equipamento.

Comunicabilidade Comunicabilidade e quando o designer deve se expressar

adequadamente por meio da interface, assegurando que o usurio consiga prever e compreender o que fazer no sistema para realizar tarefas sozinho, com eficincia, facilidade e com uma comunicao em mo dupla entre usurio e sistema. Assim, o usurio entende a mensagem do designer e consegue interagir com o sistema, e o sistema responde s aes do usurio informando o que est acontecendo, evitando que o usurio fique angustiado e insatisfeito. A comunicabilidade diz respeito capacidade da interface de comunicar ao usurio a lgica do design: as intenes do designer e os princpios de interao resultantes das decises tomadas durante todo o processo de design, Por isso que o usurio, atravs de sua interao com a aplicao, seja capaz de compreender as premissas, intenes e decises tomadas pelo projetista durante o processo de design. Nesse sentido um sistema de alta comunicabilidade, os designer devem responder s seguintes questes ao usurio:

Para que o sistema serve?

Qual a vantagem de utiliz-lo? Como funciona? Quais so os princpios gerais de interao com o

sistema? Uma interface com alta comunicabilidade permite que os usurios usem com facilidade, confiana, eficincia e rapidez o sistema interativo, contribuindo para a usabilidade. Entretanto, a usabilidade e a comunicabilidade so comprometidas diante de outro conceito crtico, principalmente em websites, a acessibilidade. Sistemas multiprogramveis com mltiplos processadores Se caracterizam por permitir que vrios programas (tarefas) residam simultaneamente na memria e concorram pelo uso dos recursos disponveis (apenas um programa detm, num determinado instante, o controle da UCP). Veja a imagem abaixo.

Sistemas com mltiplos processadores so arquiteturas que possuem duas ou mais UCPs interligadas e que funcionam em conjunto na execuo de tarefas independentes ou no processamento simultneo de uma mesma tarefa. Inicialmente, os computadores eram vistos como mquinas sequenciais, em que o processador executava as instrues de um programa uma de cada vez. Com a implementao de sistemas com mltiplos processadores, o conceito de paralelismo pode ser expandido a um nvel mais amplo.

A evoluo desses sistemas se deve, em grande parte, ao elevado custo de desenvolvimento de processadores mais rpidos. Em funo disso, passou-se a dar nfase a computadores com mltiplos processadores, em vez de arquiteturas com um nico processador de alto desempenho. Outra motivao so aplicaes que necessitam de grande poder computacional, como sistemas de previso do tempo, dinmica dos fluidos, genoma humano, modelagens e simulaes. Com mltiplos processadores, possvel reduzir drasticamente o tempo de processamento destas aplicaes. Inicialmente, as configuraes limitavam-se a poucos processadores, mas, atualmente existem sistemas com milhares de processadores.

Os primeiros sistemas com mltiplos processadores surgiram na dcada de 1960, com o objetivo principal de acelerar a execuo de aplicaes que lidavam com um grande volume de clculos. Por muito tempo, esses sistemas foram utilizados quase que exclusivamente em ambientes acadmicos e centros de pesquisas voltados para o processamento cientfico. O mercado corporativo comeou realmente a utilizar os sistemas com mltiplos processadores na dcada de 1980, para melhorar o desempenho de suas aplicaes comerciais e reduzir o tempo de resposta dos usurios interativos. Posteriormente, as empresas reconheceram tambm nesse tipo de sistema uma maneira de aumentar a confiabilidade, a escalabilidade e a disponibilidade, alm da possibilidade do balanceamento de carga de suas aplicaes. Atualmente, a maioria dos servidores de banco de dados, servidores de arquivos e servidores Web utiliza sistemas com mltiplos processadores. Alm disso, sistemas com mltiplos processadores esto sendo utilizados em estaes de trabalho e, at mesmo, em computadores

9 pessoais. Isso foi possvel devido reduo de custo dessas arquiteturas e evoluo dos sistemas operacionais, que passaram a oferecer suporte a mltiplos processadores. Vantagens e Desvantagens

Escalabilidade Escalabilidade a capacidade de adicionar novos processadores ao hardware do sistema. Em ambientes que permitam apenas um processador, para aumentar a capacidade computacional necessrio substituir a UCP por uma outra com maior poder de processamento. Com mltiplos processadores, possvel ampliar a capacidade de computao apenas adicionando-se novos processadores, com um custo inferior aquisio de um outro sistema com maior desempenho.

Relao

custo/desempenho

Sistemas com um nico processador, por mais poderosos que sejam, apresentam limitaes de desempenho inerentes sua arquitetura, devido s limitaes existentes na comunicao da UCP com as demais unidades funcionais, principalmente memria principal. Alm disso, o custo do desenvolvimento de um processador que oferea desempenho semelhante a um sistema com mltiplos processadores muito elevado.

Sistemas com mltiplos processadores permitem utilizar UCPs convencionais de baixo custo, interligadas s unidades funcionais atravs de mecanismos de interconexo. Desta forma, possvel oferecer sistemas de alto desempenho com custo aceitvel.

Tolerncias

falhas

disponibilidade

10

Tolerncia a falhas a capacidade de manter o sistema em operao, mesmo em casos de falha em algum componente. Nesta situao, se um dos processadores falhar, os demais podem assumir suas funes de maneira transparente aos usurios e suas aplicaes, embora com menor capacidade computacional. A disponibilidade medida em nmero de minutos por ano que o sistema permanece em funcionamento de forma ininterrupta, incluindo possveis falhas de hardware ou software, manutenes preventivas e corretivas.

Uma alta disponibilidade obtida com sistemas com maior tolerncia a falhas. Sistemas de alta disponibilidade so utilizados em aplicaes de misso crtica, como sistemas de trfego areo e de comrcio eletrnico na internet.

Segurana em php Este texto para informar os erros comuns em segurana que

podem ser encontrados em scripts PHP. Enquanto muitos dos seguintes conceitos podem parecer ser um senso comum, eles infelizmente no so sempre uma prtica comum. Quando falamos de segurana temos que ter noo que um projeto j deve nascer com esta preocupao. Que os programadores deste projeto tambm tenha esta preocupao na construo do cdigo. Ou seja segurana no apenas um "coisa" de rede ou de administrador de sistema, mais tambm uma "coisa" de programador. Vamos ver aqui alguns exemplos simples de cdigos inseguros que podem comprometer todo um sistema. 1) (Cross site script) regra Numero um, nunca passe dados importantes via GET

11 Exemplo. Uma pagina que usa templates onde o link para o template passado via GET. http://exemplo.com.br/exemplo.php?link=faleconosco.html Isto poderia gerar um grande transtorno pois a pessoa poderia passar qualquer endereo acima, o que poderia fazer por exemplo, que esta pagina funcionaria como um site porn. 2) (tratamento de dados) regra numero dois, sempre que passar um dado via GET tratar esse dado usando REGEX ou qualquer tipo de mascara, para ter certeza do tipo de dado recebido. http://exemplo.com.br/exemplo.php?cod=123 $cod = int($_GET["cod"]); //isto j transformaria qualquer dado para inteiro 3) query. Exemplo: Cdigo html <input type=text name=login> <input type=password name=senha> cdigo php <?php $sql = "SELECT * FROM users WHERE user=$login AND pass=$senha"; ?> Ou seja as variveis $login e $senha chegam direto no banco de dados sem nenhum tratamento ou o que pode acontecer. Se o usurio digitar no login ou na senha OR "1=1", ou seja, $user = a nada OR 1=1 -->passou (Sql injection) Esta regra comumente usada por

programadores desatentos. Nunca passe dados de um formulrio direto para um

$senha = a nada OR 1=1 -->passou e pode-se fazer muito mais....

12 Uma simples validao de senha e login evitaria isso, sendo este tipo de invaso muito comum e de responsabilidade do programador no do servidor de hospedagem. 4) (tipo de dados) Quarta regra: Sempre verificar e indicar a origem da variavel. Exemplo: $cod = $_GET["cod"] //tipo get $cod = $_POST["cod"] //tipo post $cod = $_SESSION["cod"] //tipo session $cod = $_COOKIE["cod"] //tipo cookie j que por padro as verses superiores a 4.2 trazem a varivel global desabilitada 5) restrio de html htmlspecialchars. Exemplo: um formulrio padro com campos abertos como de observao onde o usurio poderia colocar no lugar de simples texto um cdigo html comum, um link de foto ou at um javascript malicioso. Para impedir isso existe um tratamento importante com a funo htmlspecialchars() (ver documentao do php) que transforma cdigos html em simples cdigos texto. Obs. Teremos uma classe de validao de formulrios com um mtodo com esta funo seu uso ser descrito na documentao da classe. 6) Gravar arquivos via upload . Sempre que for gravar um arquivo via upload tenha certeza do tipo de arquivo que est gravando. Por exemplo um arquivo de imagem pode ser simplesmente tratado usando uma validaco de tipos. Exemplo: function type_up() {//Verifica se o mime-type do arquivo de imagem if(!eregi("^image\/(pjpeg|jpeg|png|gif|bmp)$", >arquivo["type"])){ $this-

13 return 0; }else{ return 1; } } Poderamos citar N outros casos de invaso ou insegura de um sistema. Porm o mais importante ter a conscincia de projetarmos desde o inicio o sistema pensado sempre na responsabilidade de termos SEGURANA

14 4.5 PROJETO PARA SISTEMAS Planejar o seu sistema significa velocidade de desenvolvimento, reduo de custos, menos manuteno, mais produtividade e vantagem competitiva. A anlise e projeto de sistemas so processos que envolvem: o levantamento de informaes por analista de sistemas sobre necessidades especficas do negcio da empresa; o estudo, organizao e ilustrao das necessidades; e a elaborao da soluo que ser utilizada no desenvolvimento do sistema. Este procedimento semelhante ao processo de construo de uma casa ou um prdio de qualidade. essencial fazer um planejamento detalhado, com a finalidade de pensar sobre as formas de construo, fazer estimativas de tempo, recursos, pessoas para a realizao desse projeto. Para fazer bons projetos a Viso I utiliza uma linguagem de modelagem dotada de diagramas que permitam a representao de sistemas em diferentes vises. Isso facilita o entendimento tanto do cliente quanto do programador. Cada fase do processo de produo de software da Viso-i est associada a metodologias e padres de desenvolvimento. Os diagramas e documentao elaborados pela nossa empresa seguem a notao da UML (United Modeling Language ou Linguagem de Modelagem Unificada) que uma linguagem visual utilizada para modelar os sistemas computacionais por meio de paradigmas de Orientao a Objetos. 1.1 ANLISE

A anlise enfatiza a investigao do problema, o seu objetivo produzir uma compreenso ampla, e pouco profunda sobre o sistema. Nesta etapa o analista tem a misso de formular junto ao cliente o que ser o sistema, quais as regras de negcio que esto envolvidas, quem, e como ser usado o sistema. A anlise consiste no estudo de documentaes e entrevistas com colaboradores da empresa a fim de definir a caracterstica do software, tais como seus requisitos, comportamento, estrutura e dinmica de seus processos. A etapa de anlise de grande relevncia porque alm de documentar o sistema requerido, permite: (1) o entendimento do sistema tanto pelo analista, quanto pelo cliente; (2) a organizao e padronizao da linguagem, documentos e recursos; (3)

15 as descobertas de novas necessidades no pensadas na definio do escopo do projeto; (4) o desenvolvimento mais rapidamente dos mdulos atuais e futuros; (5) diminuio do custo com o projeto em razo de resoluo de na etapa da anlise. No final da etapa da anlise j possvel ter uma estimativa mais precisa de investimento e tempo para a produo do sistema desejado.

Nesta fase correspondem os seguintes documentos:


Levantamento de Requisitos Diagrama de Caso de Uso Modelo conceitual

1.2

PROJETO

O projeto basicamente enfatiza a proposta de soluo do problema que atenda os requisitos levantados na anlise. Em outras palavras, a anlise a investigao para tentar descobrir o que o cliente quer e o projeto consiste em propor a soluo com base no estudo levantado na anlise.

Por fim, o projeto uma extenso do modelo de anlise e diferente da mesma, o resultado produzido para ser compreendido pelos programadores na construo do sistema.

Ao trmino j possvel ter uma noo mais concreta dos recursos necessrios, tempo, investimento e tecnologias adicionais necessrias para o desenvolvimento do sistema. Abaixo a lista dos documentos que podero ser produzido na etapa de projeto:

Diagrama de classes: Diagrama de sequncia:

16

Diagrama de estados Diagrama de atividade Diagrama de Implantao Diagrama de entidade e relacionamento:

17 1 CONCLUSO

Conclua-se que neste trabalhos observamos pontos estudados em todo semestre como Conceito de redes de computadores (Levantar 6 livos de redes de Comutadores) Comunicabilidade utilizar no desenvolvimento de sistemas para que o usurios no fique perdidos no sistema oferecido pelo o fornecedor. Tambm falamos sobre segurana em cdigos php para melhor ajudar o programador, Em relao Analise de projetos e sistemas, esta descrito todas os processos e foco, e entre outros assuntos. Referencias

http://www.linhadecodigo.com.br http://www.coacyaba.com.br/livroacessibilidade/index.php? title=Acessibilidade_X_Usabilidade_X_Comunicabilidade http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o https://unopar.bv3.digitalpages.com.br/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_de_software http://www.coacyaba.com.br/livroacessibilidade/index.php? title=Acessibilidade_X_Usabilidade_X_Comunicabilidade

You might also like