You are on page 1of 53

LEI DE INTRODUO AO CDIGO CIVIL

Conceito, contedo e funo da LICC A LICC o complexo de leis preliminares que antecedem o Cdigo Civil. A LICC no parte integrante do CC, sendo, na verdade, to-somente uma lei anexa que torna possvel uma mais fcil aplicao das leis. muito mais abrangente do que o Cdigo Civil, uma vez que no engloba s a matria de direito civil, mas tambm, princpios determinativos para aplicao das normas, questes de hermenutica relativas ao direito privado e ao direito pblico, alm de conter normas de direito internacional privado. uma lei autnoma, independente do CC apesar de levar seu nome. No uma lei introdutria do CC, e sim uma lei de introduo s leis, pois no abrange somente normas de direito privado, mas uma interpretao e uma introduo a todas as leis do ordenamento jurdico, inclusive a Constituio Federal. A LICC trata-se, na verdade, de uma norma preliminar totalidade do ordenamento jurdico nacional. Assim, a LICC um cdigo de normas, que tem a funo de disciplinar as normas jurdicas, predeterminando as fontes do direito positivo, a classificao hierrquica dos preceitos, indicando-lhes as dimenses do espao e do tempo, etc. A lei de Introduo ao Cdigo Civil de to grande importncia que, o magistrado, na aplicao do direito, pode se socorrer a ela, sempre que as leis constantes do ordenamento jurdico, no apresentarem solues expressas aos caos concretos. A lei de introduo do Cdigo Civil apresenta solues para lacunas 1 ou antinomias2 que o direito em algumas ocasies apresenta, ela aponta critrios para solucionar estas lacunas, estas antinomias, at porque, o magistrado no pode se negar a julgar um processo, em virtude de no haver previso legal que solucione o caso. Anlise Terico-Cientfica da Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro Lei como fonte jurdica formal A legislao nos pases como o Brasil, por exemplo, que possuem o direito escrito, positivado, a mais importante das fontes formais estatais. No Brasil a formulao do direito obra exclusiva do legislador, havendo, com isto, uma supremacia da lei com relao aos costumes, bem como uma tendncia de codificao do direito, a fim de garantir aos indivduos, maior segurana e certeza nas relaes jurdicas, por ser de mais
1

A lacuna da lei um vazio existente no ordenamento legislativo, caracterizando-se assim, a inexistncia de uma norma jurdica aplicada in concreto
2

antinomia a situao que se verifica entre duas normas incompatveis, pertencentes ao mesmo ordenamento jurdico e tendo o mesmo mbito de validade.

fcil conhecimento e de contornos mais precisos, principalmente porque se apresenta atravs de textos escritos. Assim a atividade legiferante, ou seja, a atividade do legislador em aditar leis, tida como a fonte jurdica mais importante, j que garante ao indivduo uma maior segurana e certezas jurdicas. Processo Legislativo O processo legislativo compreende a elaborao de leis. A atuao do processo legislativo na elaborao das leis, em todas as espcies existentes no ordenamento jurdico, esto descritos no artigo 59 da Constituio Federal. O processo de elaborao de leis compreende um conjunto de fases pelas quais h de passar o projeto de lei, at sua transformao em lei vigente. Em regra, os trmites constitucionais para elaborao das leis compreendem: a iniciativa, a discusso, a deliberao, a sano, a promulgao e a publicao. A iniciativa a apresentao de um projeto de lei propondo a adoo de um direito novo. Logo depois da iniciativa vem a discusso a respeito do projeto, contudo antes de ser levado discusso, o projeto submetido ao pronunciamento de comisses especializadas na matria sobre a qual versa, a fim de averiguarem se ao substncia do projeto no precisa de emendas, ou se a redao da lei no precisa ser emendada. Depois deste fase ser o projeto, ento, submetido discusso e aprovao. A deliberao ou votao ocorrer de acordo com o processo de aprovao de cada tipo de lei, e ser submetido por parte de cada assemblia. Se for, por exemplo, lei ordinria, dever Ter aprovao da maioria simples, se for complementa dever Ter a aprovao da maioria absoluta. Se aprovado pelo Poder Legislativo o projeto ser submetido sano ou veto pelo Executivo. O projeto poder ser vetado, ou seja, recusado, se for considerado inconstitucional ou inconveniente, podendo ser total ou parcial. Se ocorrer o veto o projeto voltar ao Legislativo para que aceite a recusa e termine o processo legislativo, ou ainda, se o veto no for acatado pela maioria qualificada, o projeto voltar ao executivo para promulgao. O veto, na verdade, serve como forma de reapreciao do projeto pelos parlamentares. Depois disso ocorrer a sano do projeto pelo executivo, e depois de realizada esta sano a lei promulgada pelo executivo, que impe sua obrigatoriedade.

A promulgao o ato pelo qual o Executivo atesta a existncia da lei, ordenando sua aplicao e cumprimento, uma vez que passar a fazer parte do ordenamento jurdico. Aps a promulgao vem a publicao da lei no Dirio Oficial, visando tornar pblica a nova regra jurdica, possibilitando, assim, o conhecimento pela comunidade. A publicao o ato pelo qual a lei levada ao conhecimento de todos que a partir da lhe devem obedincia, tornando-se obrigatria. A lei s se torna obrigatria aps sua publicao, porque antes disto no h como afirmar que ela chegou ao conhecimento dos indivduos.
DETALHADAMENTE, AS FASES (ou tramitao) DO PROCESSO (ou do procedimento) LEGISLATIVO so: 1 Fase = INICIATIVA = a faculdade que a Constituio atribui a algum ou a algum rgo para apresentar projeto de lei, inaugurando o processo legislativo; 2 Fase = COMISSES TCNICAS = Divide-se: Comisses Temporrias (aquela que inicia e termina o trabalho dentro da mesma legislatura) e Comisses Permanentes (aquela que passa de uma legislatura para outra legislatura);

OBSERVAO: A matria aplica-se nas trs esferas, de maneira identicas. Quando Federal,

3 Fase = REVISO O projeto podee ser naFederal. Cmara ouQuando no SenadoEstadual, Federal. Iniciado na Cmara, oo Senado funcionar trabalhar com o= Legislativo o apresentado Executivo trabalhar com Legislativo como Casa revisora e vice-versa, com a circunstncia de que os projetos encaminhados pelo Presidente da Repblica, Supremo e o Executivo Estadual. Quando trabalhar pela com o Legislativo e o Se Executivo Tribunal Federal e Tribunais Federais sero Municipal, apreciados primeiramente Cmara dos Deputados. a Casa revisora aprov-lo, dever ser encaminhado Presidncia da Repblica para sano, promulgao e publicao; se o rejeitar, ser arquivado; se Municipal; respectivamente (exemplos): Congresso Nacional e Presidente da Repblica apresentar emenda, volver Casa de origem para novo estudo. No admitida a emenda, o projeto ser arquivado.

(Federal). Depois, Assemblias Legislativas e Governadores (Estado); e por fim, Cmaras

4 e 5 Fases = DISCUSSO E VOTAO = Na Cmara dos Deputados ou no Senado Federal de acordo com a apresentao do Municipais e Prefeitos (Municpio). projeto. A primeira cmara que examina o projeto chamada de iniciadora. A segunda, de revisora. Na iniciadora, o projeto passa primeiro pelo crivo das comisses permanentes e, posteriormente, levado discusso e votao em plenrio (que o ato de deciso que se toma por maioria dos votos) = Atos do Poder Legislativo; 6 e 7 Fases = SANO E VETO = Respectivamente, so o ato pelo qual o Presidente da Repblica d a sua aquiescncia ao projeto de texto legal que lhe submetido, ou seja, o projeto de lei que acaba de chegar do Congresso Nacional discutido e votado. Vetar significa dizer, discordar dos termos de um projeto de lei. O veto pode ser total ou parcial; A sano, atribuio exclusiva do Presidente da Repblica, a manifestao de sua concordncia para com o projeto. O Preside nte da Repblica ter o prazo de 15 (quinze) dias para manifestar (artigo 66, 1 da CR/88). Pode-se dizer que se esse prazo decorrer sem que ele se manifeste, ocorrer a sano tcita, ou seja, considera-se que o Presidente aprovou o projeto, conforme determina o art. 66, 3 da CR/88. Uma vez vetado o projeto de lei, o mesmo retornar ao Congresso Nacional, onde ser apreciado em sesso conjunta, no prazo de 30 (trinta) dias. Pode o veto presidencial ser derrubado pela maioria absoluta dos deputados e senadores, que votaro em sigilo, conforme estipulado pelo artigo 66, 4 da CR/88.

8 Fase = PROMULGAO = Uma das fases da elaborao da lei. Ela atesta oficialmente a existncia de uma lei nova que no foi votada pelo Congresso Nacional (geralmente nas matrias de iniciativa do Presidente da Repblica) = Atos do Poder Executivo; No caso do Presidente da Repblica no vetar o projeto, ou o veto presidencial ser derrubado no Congresso Nacional, haver a promulgao da lei, que a declarao formal de existncia da lei no mundo jurdico, sendo atribuio do presidente da Repblica. Se este no o fizer em 48 (quarenta e oito) horas, torna-se funo do Presidente do Senado, que, tambm no o fazendo, passa-se atribuio do Vice - Presidente do Senado (artigo 66, 7 da CR/88). 9 Fase = PUBLICAO = ltima fase da elaborao de uma lei. Com ela a lei se torna executvel (vigente eficaz) em todo o Territrio Nacional. o modo oficial estabelecido para possibilitar o conhecimento da lei por todos. A publicao ocorre na imprensa oficial, ou seja: Dirio Oficial da Unio (DOU). Dirio Oficial do Estado (DOE). Dirio Oficial do Municpio(DOM). Por fim, verifica-se a publicao da lei, que a sua divulgao para a sociedade, devendo ser feita por rgo oficial. Vale dizer que os efeitos da lei iniciam-se, normalmente, 45 (quarenta e cinco) dias aps a publicao, conforme o artigo primeiro da Lei de Introduo ao Cdigo Civil.

Vacatio legis A obrigatoriedade de uma norma de direito no se inicia, normalmente, no dia de sua publicao, salvo se a lei assim o determinar. Nos casos em que a lei no entra em vigor na mesma data de sua publicao, o legislador acaba concedendo um prazo para que todos se interajam com a nova norma, bem como, concede um prazo para que os rgos aplicadores da lei, se preparem e se familiarizam com os novos preceitos. Este perodo de espera para que uma lei entre em vigor normalmente determinado pela prpria lei, que pode fixar o incio da vigncia com a prpria publicao, pode fixar um tempo determinado, uma data pr-fixada, como ocorreu, por exemplo, com o Cdigo Civil de 2002, que foi publicado em 11 de janeiro de 2002, e s entrou em vigor um ano aps sua publicao. H casos, no entanto, que a lei no tratar da data em que entrar em vigor, aplicando-se nestas ocasies, a norma geral descrita pelo artigo 1 da LICC, que dispe que a lei entrar em vigor depois de 45 (quarenta e cinco dias) depois que foi publicada. Art. 1. Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o Pas 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente publicada. Assim, sempre que a lei for omissa quanto ao prazo que a lei passar a vigorar, ser obrigatria para os indivduos, deve-se aplicar o artigo 1 da LICC, que dispe que a lei entre em vigor, quarenta e cinco dias depois de sua publicao. Este perodo de tempo da publicao at a entrada em vigor de uma lei chamado pelo direito de vacatio legis, ou seja, perodo de vacncia da lei, sendo que, antes deste perodo, a lei no ter eficcia obrigatria nenhuma sobre a coletividade, por ainda estar em vigor a lei antiga. De acordo com o artigo 8, da Lei Complementar 95/98 e com o Decreto n. 4.176/2002, a contagem do prazo da vacatio legis inclui o dia da publicao da lei e tambm o ltimo dia do prazo, entrando em vigor somente no dia subsequente sua consumao integral. Diferentemente do que ocorre com os prazos no processo civil, se o primeiro dia da entrada em vigor da lei cair no feriado ou em um final de semana no se prorrogar para o dia til subsequente, por no se tratar de cumprimento de uma obrigao, mas sim de incio da vigncia da lei, que deve ser obedecida mesmo nos domingos e feriados. Prazo para a entrada em vigor da lei brasileira no estrangeiro Quanto obrigatoriedade da lei brasileira no exterior, trs meses o perodo da vacatio legis, caso a prpria lei no fixe um prazo determinado para o incio de sua vigncia. Art. 1 (...) omissis.

1. Nos Estados Estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia em 3 (trs) meses depois de oficialmente publicada. Com isso, caso a lei no tenha fixado prazo certo para sua entrada em vigor no ordenamento jurdico brasileiro, ser de trs o prazo de vacncia, para que esta lei nova passe a ter obrigatoriedade tambm no exterior, sendo que, antes deste perodo, mesmo que a lei nova j esteja valendo dentro do territrio nacional, ainda no territrio estrangeiro ter eficcia a lei antiga. Exemplo: Suponhamos que a nova lei brasileira veda o casamento por procurao. Por no ter a lei que proibiu o casamento por procurao, fixado prazo para o incio de sua vigncia, entrar ela em vigor, no territrio nacional em 45 dias, e no exterior em 3 meses. Suponhamos que uma noiva brasileira, residente em Paris, queira se casar com um brasileiro residente no Brasil, e elegem a procurao como meio para realizarem seu casamento, ser perfeitamente possvel e vlido que realizem o casamento, nesta modalidade, junto ao consulado brasileiro dentro do territrio francs, mesmo que a lei j tenha entrado em vigor no Brasil, desde que claro, esteja no perodo de vacncia de 03 meses, com relao sua obrigatoriedade no exterior. Art. 1 (...). 3. Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo deste artigo e dos pargrafos anteriores, comear a correr da nova publicao. Se o perodo de vacncia da lei, dentro do territrio nacional for superior a trs meses, tambm ser o mesmo o prazo para que no exterior tal lei se torne obrigatria, uma vez que seria um contra senso a lei passar a Ter validade primeiramente no exterior, antes mesmo de produzir efeitos em seu prprio territrio. Correo da lei Apesar do juiz poder aplicar a correo de erros materiais 3 da lei sem que haja a necessidade de uma nova lei alterando o(s) dispositivo(s) incorreto(s), faz-se necessrio que haja a correo da lei por intermdio do legislativo nos casos em que o erro envolva a substncia da lei.

Erros materiais so erros como incorrees ortogrficas, ou erros de palavras, em que a palavra inserida no texto no faz sentido ou tem um significado absolutamente estranho ao pensamento que o texto exprime enquanto palavra, ou ainda, em face de omisses ou transposies.

Tendo em vista o erro substancial ter o poder alterar total ou parcialmente o sentido legal da palavra, imprescindvel que haja nova publicao. Entretanto, existem diferenas quando esta lei for alterada durante ou antes de sua vigncia. a) alterao antes da vigncia da lei Se durante o perodo da vacatio legis forem corrigidos erros substanciais em uma lei, ela entrar em vigor contados 45 dias aps a data da sua nova publicao, nos casos, claro, que a lei no tiver fixado prazo para o incio de sua vigncia. Nestes casos, v-se que o perodo j transcorrido da lei anterior anulado, e passa a contar novamente. Se, contudo, apenas parte da lei for corrigida, o prazo recomear a fluir somente para a parte retificada, pois seria inadmissvel, no que atine parte certa, um prazo de espera excedente ao limite imposto para o incio dos efeitos legais, salvo se a retificao alterar integralmente o esprito da norma. Entretanto, se estivermos diante de um caso em que a vacatio legis tiver data certa para terminar, ou seja, nos casos em que a lei estipular o perodo em que entrar em vigor, o prazo no comear a contar novamente se a publicao para corrigir o erro substancial se der dentro do perodo da vacncia da lei. Alterao depois de iniciada a vigncia da lei Mesmo que editada somente para corrigir erros ortogrficos necessrio uma nova lei para alterar erros materiais ou substanciais que constem da lei antiga. Nestes casos a lei reparadora deve se submeter a um novo perodo de vacncia para poder entrar em vigor, e enquanto isto ter validade a lei antiga que possui erros materiais e/ou substanciais. (o perodo ser de 45 dias se silenciar a lei quanto ao perodo de vacncia, ou ser no tempo e na data que ela mencionar). Todos os atos ocorridos e realizados dentro do perodo da lei antiga, mesmo que contrrio lei nova, sero considerados vlidos para o ordenamento jurdico. ARTIGO 2 DA LICC 1. Cessao da Obrigatoriedade das Leis Da mesma forma que a lei tem incio para comear a vigorar, tem tambm, ou pode ter, prazo para findar seus efeitos. A cessao da eficcia da lei pode ser verificada em virtude de causas intrnsecas e da revogao.

1.1 Cessao por causas instrnsecas Ocorre quando a prpria natureza da lei traz um limite de durao para a sua validade. Podem ocorrer nas seguintes situaes: a) decurso de tempo para a qual a lei foi decretada , como por exemplo, as leis temporrias; b) a consecuo pela lei, dos fins a que se prope, ou seja, quando a lei alcana o fim a que se prope e no existe mais razo de ser. Exemplo 1: A lei que manda pagar uma subveno 4, depois de ter sido cumprida a subveno, a lei perde sua eficcia, seu objeto. Exemplo 2: uma lei que suspende a realizao de um concurso para preencher vagas com os contratados,a fim de que se efetivem. Ento esta lei deixar de ter validade a partir do momento em que no tiverem mais contratados para serem efetivados. c) cessao do estado de coisas no permanentes: Exemplo: lei criada para atender situao de calamidade pblica, ou para atender situao de estado de stio; leis que so criadas em situaes de guerra, onde vrias disposies so tomadas, atendendo s condies anormais da poca, sem que se justifique a permanncia, quando volte o perodo de normalidade perfeita. 1.1 Cessao por revogao Revogar tornar em efeito uma norma, retirando sua obrigatoriedade. A cessao por revogao dar-se- naquelas ocasies em que a lei foi criada par vigorar permanentemente, contudo, em algum momento deixa de ter validade, em decorrncia de uma nova lei que a revogou, ou seja, a substituiu no todo ou em parte. Art. 2. No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. 1. A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior.

A lei nova comea a vigorar a partir do dia em que a lei revogada vier a perder a sua fora, ou seja, somente a lei velha vai deixar de ter validade em um territrio, depois do perodo de vacncia da lei nova.
4

Subveno Social, uma modalidade de transferncia de recursos financeiros pblicos, para instituies privadas e pblicas, de carter assistencial, sem fins lucrativos, com o objetivo de cobrir despesas de custeio.

A revogao gnero que admite duas espcies, quais sejam, a ab-rogao e a derrogao. a) ab-rogao a supresso total da norma anterior, tendo em vista ter a nova lei regulado inteiramente a matria, ou por haver entre ambas as leis, incompatibilidades. Exemplo a revogao por completo do CC/1916 e entrada em vigor do CC/02. b) derrogao a revogao que torna sem efeito somente parte da norma, a lei toda no ficar sem vigncia, mas somente as determinaes que forem incompatveis com a lei nova, que no tero mais eficcia e obrigatoriedade. Exemplo: Logo que foi possibilitado o divrcio ele s podia ser concedido, em sua forma direta, ou seja, sem prvia separao judicial, depois de trs anos da separao de fato dos cnjuges. Esta determinao posteriormente foi derrogada, porque o divrcio passou a ser concedido por lei, em sua forma direta, depois de dois anos da separao de fato do casal. 1.1.1 Revogao quanto forma a) expressa: quando a lei declarar qual a lei que ser extinta (no caso da ab-rogao), e/ou quais os dispositivos da antiga lei que consideram-se revogados (nos casos da revogao). b) Tcita: quando a nova lei nada tratar sobre a revogabilidade da antiga lei, passa a revogao a existir diante da incompatibilidade parcial ou integral entre os termos da antiga lei e as disposies da lei nova, mesmo que no texto da lei no conste a expresso revogam-se as disposies em contrrio. Contudo, para que haja revogao tcita da lei, necessrio que a lei que antiga tenha desaparecido totalmente, sem que tenha mais nenhuma razo de existir. Ocorre, ainda, a revogao tcita todas as vezes em que for promulgada ou modificada a Constituio e as normas infraconstitucionais apresentarem dispositivos contrrios a ela, uma vez que todas as normas que possuem poder hierrquico inferior ao da Constituio, devem com ela guardar pertinncia. O efeito da ab-rogao da Constituio imediato sobre todas as normas e atos normativos que com ela conflitarem, no sendo nem mesmo necessrio quaisquer clusulas expressas de revogao. As normas no conflitantes com a nova Constituio subsistem, no necessitando ser renovadas. Assim a reforma constitucional ou a substituio de uma Constituio por outra no implicar a revogao de todas as normas do regime anterior, mas to-somente das que forem incompatveis

com a nova ordem. Uma parte do velho ordenamento jurdica permanecer vlida dentro da nova ordenao. 1.1.2 Revogao das leis, considerada em ateno s leis gerais e s leis especiais Antes de entrar propriamente na questo desenvolvida neste tpico, necessrio conceituar e diferenciar as leis especiais das leis gerais. Norma geral aquela que aborda todo um ramo especfico do Direito, por exemplo: o Cdigo Civil. A Norma especial aquela que se atm a contedo especializado, dentro de certo ramo: por exemplo a lei do inquilinato, que se desvincula do CC. A norma especial traz todos os preceitos da ordem geral, alm daquelas da ordem especial. A lei especial traz um elemento a mais do que a lei geral Vistos os conceitos de norma geral e especial, tem-se que explicar que a norma geral no revoga a especial, e a norma especial no revoga a geral, ou seja, a norma geral somente revogar a norma geral, e a norma especial somente revogar a especial. Por exemplo: Alm do Cdigo Civil possuir previso quanto obrigatoriedade dos pais em educar e sustentar seus filhos, existe uma lei especial, que o estatuto da criana e do adolescente, que prev minuciosamente esta obrigao, bem como, as punies aplicadas aos pais que no cumprirem cm este dever. Assim, nem o ECA pode revogar o CC, nem o Cdigo Civil pode revogar o ECA. A norma especial somente poder revogar a geral quando dispor sobre esta revogao de forma explcita ou implcita, momento em que dever dispor da mesma matria que a geral, e deve modificar seu contedo. No entanto, quando a lei especial regular matria contida num Cdigo ou em outra lei geral, e contiver, inclusive, outras disposies a mais que no se encontram no Cdigo ou na lei geral, e que no contradizem o novo direito, tanto a lei especial como a geral continuaro em vigor, uma destinando maior fora outra. Portanto, no se enquadrando no pargrafo antepenltimo, ento norma geral e especial coexistiro conjuntamente 1.1.3 Irrevogabilidade das clusulas ptreas Clusulas Ptreas so aquelas clusulas que no podem ser alteradas, so clusulas definitivas.

Esto descritas no ordenamento jurdico no artigo 60, 4, da CF. Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: 4. No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. . As clusulas ptreas somente podem ser modificadas se for elaborada Nova Constituio. 1.2 Antinomias no Ordenamento Jurdico inegvel a possibilidade da existncia de antinomias (conflitos entre as leis) no ordenamento jurdico, uma vez que diante da imensido de leis vigentes, no existe como o legislador ter conhecimento da existncia e teor de cada uma delas. O ordenamento jurdico apresenta alguns critrios criados com o fito de resolver as eventuais antinomias verificadas entre suas normas, quais sejam: o critrio hierrquico, o critrio cronolgico e o critrio da especialidade. 1.2.1 Critrio Hierrquico O critrio hierrquico baseado na superioridade de uma fonte de produo jurdica sobre a outra. Num conflito entre normas de diferentes nveis, a de nvel mais alto, qualquer que seja a poca de sua edio, ter preferncia com relao de nvel mais baixo. Exemplo: qualquer norma inferior Constituio Federal, e em havendo conflitos entre a CF e uma norma infraconstitucional, sempre prevalecer a CF, mesmo que a lei infraconstitucional seja mais nova que a prpria Constituio. A norma inferior nunca poder afetar a superior. Se por acaso vier a afetar, ela quem ser a norma antinmica. Contudo, o critrio hierrquico nem sempre ser suficiente para dirimir as antinomias das leis, at porque podem ocorrer situaes de duas leis de escalo iguais possam ser conflitantes entre si, motivo pelo qual, o ordenamento jurdico utiliza de outros critrios para resolver os conflitos entre as leis.

1.2.2 Critrio Cronolgico O critrio cronolgico estabelece que, havendo conflito entre duas leis de mesmo grau hierrquico, prevalecer a norma daquela que mais nova, at porque, desta forma que se opera a revogao. No seria concebvel aplicar o contrrio, principalmente porque, se existe uma lei nova tratando sobre o mesmo assunto, porque o propsito do legislador era afastar a lei anterior.

1.2.3 Critrio de Especialidade O critrio da especialidade determina que, havendo conflito entre norma geral e especial, prevalecer a geral, quando ela modificar implcita ou explicitamente todas as regras da norma geral, caindo, portanto, na exceo declinada no tpico 1.1.2 1.2.4 Antinomias de Segundo Grau Ocorrem as antinomias de segundo grau todas as vezes que pudermos aplicar mais que um critrio para resolver uma antinomia. Nestes casos h que se ter em mente que: - concorrendo os critrios hierrquico e cronolgico, prevalecer o hierrquico; - concorrendo os critrios de especialidade e cronolgico, prevalecer o critrio de especialidade; - concorrendo o critrio hierrquico e o de especialidade, prevalecer o hierrquico. Com isto conclui-se que, o critrio hierrquico sempre prevalecer sobre todos os critrios, e que o critrio da especialidade prevalecer sobre o cronolgico. 1.3 Repristinao Repristinao significa voltar ao estado anterior, ao estado primitivo. Repristinao da norma jurdica seria, ento, fazer voltar vida uma norma j revogada, pelo fato de a norma revogadora ter perdido sua vigncia. A repristinao vedada pelo ordenamento jurdico, uma vez que aceitar que uma lei revogada volte a ter vigncia pelo simples fato de ter sido revogada a lei que a revogou, o mesmo que causar uma insegurana jurdica para a coletividade.

Dizendo de outra maneira: suponhamos que a lei 1 esteja em vigor. Surge a lei 2, que expressamente a revoga. Logo, a lei 1 deixa de existir e viger por ter sido revogada. Da surge a lei 3, que revoga a lei 2 e no coloca nada em seu lugar.Com isso, a lei 2 tambm perde a vigncia. Todavia, a lei 1, que havia sido revogada pela lei 2 (que acabou tambm sendo revogada), no volta a viger. O fenmeno da repristinao, segundo a autora Maria Helena Diniz, somente possvel se autorizado expressamente pela prpria lei. Art. 2. No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. (...) 3. Salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. ARTIGO 3. DA LICC Art. 3. Ningum se escusa de cumprir a lei, alegando que no a conhece. 1. Obrigatoriedade da Norma e Princpio da Ignorantia juris neminem excusat Conforme j leciona o artigo 1. da LICC, a lei passa a ter vigor no momento de sua publicao, ou ainda, no prazo em que a lei ou o ordenamento jurdico fixarem. Assim, depois de publicada no rgo oficial, presume-se que a norma, passou a ser de conhecimento de todas as pessoas, j que posta disposio em local de acesso toda a coletividade, ou seja, j que publicada no Dirio Oficial, que pode ser lido por todos os que tiverem interesse. A publicao da lei no Dirio Oficial j acontece para evitar o desconhecimento de qualquer que seja o ente, a pessoa, pertencente a coletividade, foi o meio que o Estado escolheu para cientificar a todos sobre a vigncia das leis, principalmente diante da impossibilidade do Estado em notificar individualmente cada um dos seus integrantes. Desta feita, depois de publicada a lei passa a ser obrigatria para toda a coletividade, e ningum poder furtar-se de seu cumprimento mesmo sob a alegao de erro ou ignorncia, ou seja, mesmo sob a alegao de desconhecimento da lei. Por atender ao interesse pblico, e diante da necessidade da administrao da justia, uma vez publicada, passa a lei a vigorar tanto para as que tomaram conhecimento dela, tanto para aqueles que no buscaram se atualizar pelo Dirio Oficial, ou seja, ela ser obrigatria para todos. Esta regra observada pelo princpio: Ignorantia juris neminem excusat, ou seja, ningum poder alegar a ignorncia da lei. E isto s vem ajudar num Estado como o Brasil, por exemplo, em que sequer os prprios legisladores possuem conhecimento de todas as leis existentes no pas.

atravs deste princpio que mantemos a organizao do pas, j que certamente seria uma anarquia, se no fosse possvel aplicar ao indivduo, uma legislao que ele no conhece. 1.2 Excpetio Ignoratiae Juris exceo da ignorncia da lei Conforme j relatado anteriormente, com a publicao da lei, h ento a presuno de que todos tomaram conhecimento dela, no podendo se escusar 5 quanto ao seu cumprimento. No h excees quanto ignorncia da lei, uma vez que admitir excees seria o mesmo que derrogar alguns aspectos, algumas determinaes da lei, o que no possvel no nosso ordenamento jurdico. Assim, e para alguns juristas, um erro considerar que todos conhecem a lei, pois seria o mesmo que atribuir o ttulo de doutores a pessoas que sequer conhecem quaisquer termos de direito. Seria o mesmo que dizer que um aluno de primeiro ano, seja ele aprovado ou reprovado para a prxima etapa, seja conhecedor de todo o direito. Desta feita a presuno do conhecimento da lei totalmente errada, o que na verdade ocorre que a lei, por uma necessidade social, impe-se a todos no ato da sua publicao, e no que ela seja de conhecimento de todos. Ento no existe exceo da ignorncia da lei, pois na verdade, no h como admitir que a lei seja de conhecimento de todos, principalmente porque, se isso fosse possvel, at o juiz poderia se eximir de sentenciar, de julgar os conflitos de interesses entre as pessoas, alegando que no conhece a lei. Bem na verdade, a publicao nada mais serve do que para neutralizar a ignorncia das pessoas com relao as leis, j que humanamente impossvel que algum as conhea em sua totalidade. E quando se fala em neutralizar, no sentido de no fazer valer, de que no seja levada em conta, qualquer alegao de ignorncia que possa existir com relao a existncia e aplicao da lei. Na verdade este o real objetivo do princpio da irrelevncia do desconhecimento da lei, razo pela qual no h falar em exceo da ignorncia da lei. 1.4 Possibilidade da escusabilidade do error juris Alm da ignorncia da lei, o artigo 3. Da LICC, abrange, tambm, a falsa interpretao, chamado, ento de erro de direito, que nada mais do que um falso juzo sobre aquilo que a lei dispe. Apesar de ningum poder escapar da observncia da lei, alegando sua ignorncia, tambm no possvel que se deixe fazer valer um negcio jurdico que apresente erro de direito, pelo fato dos contratantes no terem conhecimento da lei, ou pelo fato de t-la interpretado de maneira errada,
5

Escusa a alegao aduzida por algum para esquivar-se obedincia da lei ou s conseqncias da desobedincia por omisso ou comisso, quer como defesa contra pretenso legtima de outrem, quer como fundamento para se obter de outrem uma pretenso ilegtima. - Escusar arranjar uma desculpa, uma justificativa.

pois o Estado alm de primar pela boa-f, prima, tambm, pelo equilbrio entre as partes, que evitam que ocorram danos entre os negociantes. Assim, o Estado no pode deixar valer algo que foi elaborado em desacordo com a lei pela ignorncia dos contratantes, ou sobre a falsa interpretao sobre o que a norma dispunha, sendo, portanto, motivo de anulao mencionado negcio jurdico (que pode se dar por sobre o todo do negcio jurdico, ou sobre somente algumas clusulas). Quanto diferena entre a ignorncia da lei e o erro de direito pondera Venezian que O princpio de que a lei, transcorrido o tempo da vacatio legis, obrigatria para todos os cidados, independentemente do conhecimento de qualquer pessoa, deve entende-se unicamente, no sentido de que a ignorncia da lei no pode ser alegada para escusar a ignorncia dela e fugir s suas conseqncias; mas o erro e a ignorncia do direito podem ser invocados, a par do erro de fato, quando se trata de mostrar a existncia de um pressuposto, do qual a prpria lei faz depender a admisso ou a excluso de determinados efeitos jurdicos, isto , quando a alegao do erro se destina a tornar sem efeito atos em que foi ele que determinou a vontade, ou a aproveitar os efeitos legais da boa-f Desta feita no se levar em conta o erro de direito quando se almejar suspender a eficcia da lei, para livrar-se das conseqncias de sua inobservncia, somente se tiver por escopo evitar efeito do ato negocial, cuja formao foi viciada pelo erro decorrente da ignorncia ou interpretao errada da lei. Exemplo: algum realizar negcio jurdico de compra e venda internacional de exportao, contudo no sabia que aquele tipo de exportao estava proibido no pas; esta pessoa pode pleitear a anulao do negcio jurdico alegando erro de direito, a qual provavelmente ser admitida, porque no caso no houve recusa da aplicao da lei. ARTIGO 4. DA LICC Art. 4. Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito. 1.1 Integrao e Lacunas no Direito Nem sempre ao solucionar um caso em concreto o Juiz vai encontrar um dispositivo legal que seja aplicvel quele caso que ele est julgando. Tais espaos, ou seja, tais faltas (ausncias) de disposies legais sobre determinado assunto chamam-se lacunas, que precisam ser solucionadas, integradas, principalmente porque o ordenamento jurdico veda ao juiz que ele se escuse de julgar os casos que a ele so levados para julgamento.

perfeitamente possvel que um ordenamento jurdico apresente lacunas, uma vez que o legislador no pode conhecer e prever todos os fatos, conflitos e comportamentos que so capazes de surgir nas relaes sociais, bem como, diante do processo dinmico em que vivemos, impossvel pretender que no ordenamento existam normas regulando e prescrevendo relaes jurdicas presentes e todas as que o progresso trar. E com este sentido de preencher, de integrar6 as lacunas do Direito, que os artigos 4 e 5. da LICC vm contribuir para o ordenamento jurdico, dispondo que quando a lei for omissa, o juiz decidir de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito. Deve-se entender, no entanto, que esta atividade do juiz de preencher as lacunas, no uma atividade legislativa, nem tampouco uma delegao legislativa ao juiz, pois o juiz no cria normas jurdicas gerais como fazem os legisladores, mas, somente, normas jurdicas individuais, capazes de atender ao caso que ele est analisando. 1.2 Preenchimento das Lacunas Conforme j relatado anteriormente, o modo de preenchimento das lacunas apresentadas pelo Ordenamento Jurdico, encontram-se descritos na Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro, e so a analogia, os costumes, os princpios gerais de direito e a equidade. Passemos a estudar um a um destes meios supletivos, integrativos das lacunas: 1.2.1 Analogia O primeiro dos modos de integrao elencados pela lei analogia, que o meio integrativo que primeiramente utilizado pelo magistrado para preencher as lacunas do Direito. Usar o mtodo da analogia significa aplicar ao caso em concreto uma soluo j aplicada a um caso semelhante (um caso que possui mais semelhanas do que divergncias). Segundo o Professor Trcio Sampaio de Ferraz a aplicao da analogia envolve duas fases, quais sejam: a primeira que a constatao, por comparao, de que h uma semelhana entre fatostipos diferentes e a segunda que um juzo de valor que mostra a relevncia das semelhanas sobre as diferenas. Em outras palavras significa dizer que para aplicao d analogia imprescindvel realizar um juzo de valor entre o caso em concreto e aquele do qual quer se retirar a deciso semelhante, e concluir quais seus pontos comuns e seus pontos diferentes, para depois disto analisar, utilizando a razo, se realmente aquela deciso semelhante a correta para ser aplicada quele caso em
6

Integrar nada mais do que criar uma norma individual dentro dos limites estabalecidos pelo Direito.

concreto (uma vez que onde existe a mesma razo de decidir, deve-se aplicar o mesmo dispositivo de lei princpio da ubi eadem legis ratio, ibi eadem legis dispositivo). A Professora Maria Helena Diniz enumera que para aplicao da analogia so indispensveis os seguintes procedimentos: 1. que o caso em concreto no tenha previso na norma jurdica, e no possa ser resolvido com interpretao extensiva. 2. que o caso no em concreto tenha pelo menos uma semelhana com aquele do qual se pretende retirar a soluo. 3. que a semelhana existente entre o caso em concreto e o que se pretende retirar a deciso, no mantenham qualquer semelhana, mas, sim, uma identidade fundamental. Analogia, portanto, o raciocnio pelo qual se passa de um ou mais casos particulares para outro caso particular. uma induo imperfeita, pois dela se obtm outra afirmao particular e no uma concluso universal, da qual se conclui do singular ao singular. 1.2.2 Costumes Costume uma norma no escrita, que surge da prtica longa, diuturna e reiterada da sociedade. Assim como a lei, tambm obrigatrio, contudo, distingue-se dela, por ser no-escrito. Para ser considerado costume no basta a prtica reiterada pela sociedade, mas tambm, e principalmente a relao de obrigatoriedade que a tanto a lei, como tambm, a sociedade, exigem que seja aplicado. por isso, que costume no se confunde com os usos e costumes sociais, uma vez que os usos e costumes sociais no possuem obrigatoriedade, j que ningum obrigado a andar na moda, freqentar a igreja , etc. Os costumes de que trata o direito, so aqueles de cunho obrigatrio, aqueles que devem ser observados pela sociedade. Para o ordenamento jurdico o costume deve ser cumprido, mesmo que no se saiba ao certo se havero conseqncias sancionatrias para o seu descumprimento. E apesar de algumas vezes no existir uma sano, j que o costume no escrito, tem-se ao menos a possibilidade de exigilo judicialmente, j que todos esto obrigados a observ-lo. O costume jurdico nasce da prtica inveterada da sociedade, que alm de tudo o torna obrigatrio. O Poder Judicirio exerce importante papel para a existncia do costume, uma vez que todas as vezes que o costume observado em uma deciso, o Judicirio acaba colaborando com sua caracterizao.

O costume, no entanto, precisa ser provado pelas partes, caso queiram que os juzes utilizem dele para julgar os seus casos, o que pode ser feito atravs de testemunhas, por meio de cpias de decises anteriores (jurisprudncias), etc. Um exemplo de costume aquele que fixa taxa devida ao corretor na venda de imveis. O valor da corretagem varia de cidade em cidade. 1.2.2.1 Classificao dos costumes a) Segundo a lei (secundum legem): aquele em que a prpria lei determina sua aplicao. Ex artigo 1242 b) Na falta da lei (praeter legem): quando intervm na falta ou omisso da lei, quando o ordenamento jurdico apresenta lacunas. Neste caso, no entanto, deve o magistrado primeiramente recorrer a todas as potencialidades legais para preencher as falhas do ordenamento jurdico, para s depois, e na falta de mtodos integrativos retirados da prpria lei (analogia), utilizar-se do costume para dar soluo ao caso em concreto. Ex. forma de tratar o cheque como forma e pagamento parcelada, quando na verdade o cheque ttulo de crdito vista. No h previso legal para o cheque ps-datado (pr-datado), o ordenamento, utilizando o costume, teve de dar soluo queles casos que envolviam tal situao.. c) Contra a lei (contra legem), quando contraria o disposto na lei, e acaba levando ao seu desuso (e no revogao, porque s lei revoga lei). Em algumas situaes uma lei deixa de ser aplicada por no mais corresponder realidade vivida pelas pessoas, tendo em seu lugar a aplicao de novas regras costumeiras. Exemplo de costume contra a lei o caso decidido em Barretos. Consta do Cdigo de Processo Civil que a prova exclusivamente testemunhal num processo, s pode ser utilizada se o conflito de interesses for inferior a 10 salrios mnimos da poca em que o negcio jurdico foi realizado entre as partes. Contudo, apesar de existir norma neste sentido, na cidade de Barretos, decidiu um juiz que tendo em vista haver o costume, naquela regio, dos fazendeiros realizarem contratos de compra e venda de gado de forma verbal, somente na palavra, no exigiria das partes prova diferente do que a testemunhal, pois no seria ele que inseriria naquela sociedade o fracasso dos contratos j realizados. V-se, neste caso, que a regra entrou em desuso nos casos re contrato de compra e venda de gado, contudo, no foi revogada, pois continua sendo aplicada em outros casos e em outros lugares.

1.2.3 Princpios Gerais de Direito H muita divergncia na doutrina sobre o que vem a ser os princpios gerais de direito. O que se conclui, no entanto, que os princpios gerais de direito so os princpios que inspiram e do embasamento a toda e qualquer norma jurdica, inclusive e especialmente a Constituio, assim como os valores sociais que afetam o sistema e dirigem sua finalidade. So exemplos de princpios gerais de direito: a Justia, a dignidade do homem, a isonomia, o sistema republicano. Segundo NORBERTO BOBBIO, "Os princpios gerais so apenas, normas fundamentais ou generalssimas do sistema, as normas mais gerais. Os princpios gerais de direito, observados em determinado Estado, contm, em seu seio, valores prezados pela comunidade. 1.2.4 Equidade Se ainda assim a lacuna no puder ser preenchida, o ltimo recurso integrativo a equidade, que no considerada fonte do direito. Eqidade sinnimo de equilbrio. De forma muito singela, de dar a cada um o que seu, consoante os princpios mais basilares do bom senso, da racionalidade, da lgica. O equilbrio somente pode ser encontrado onde a verdade se faa presente, caso contrrio estar se tateando em terreno movedio, arenoso, que, por conseguinte, no oferece solidez para um julgamento. Eqidade. a disposio de reconhecer igualmente o direito de cada um. Buscar a equidade dentro de um processo, traduz o juzo de valor que o magistrado faz sobre o que representaria o justo no caso concreto. A equidade pressupe a utilizao dos critrios de justia e razoabilidade pelo juiz, para que ele aplique ao caso em concreto. A equidade se contrape a norma escrita, ou seja, se contrape ao critrio de submisso do juiz lei, permitindo que ele adote a soluo que entender mais justa ao caso concreto. No entanto, a eqidade no direito brasileiro s admissvel quando a lei permitir (artigo 127 do Cdigo de Processo Civil), ou quando no caso de lacunas, no for possvel aplicar os outros critrios de integrao, quais sejam, analogia, costumes e princpios gerais de direito, pois ser nula a deciso que utilizar a eqidade em casos que no estes autorizados pelo Direito.

ARTIGO 5. DA LICC Art. 5. Na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum. Aprendemos nas outras aulas que diante de um caso em concreto a solucionar, o juiz necessita, antes de mais nada, verificar se existe alguma norma de direito positivo que lhe permita fazer a subsuno, e analisar se naquele caso aquele texto de lei, o legtimo e exato para aplicar concretamente. Ocorre muitas vezes que, o texto de lei contm incorrees, seja com mudana de letras, algarismos, pontuao alterada, omisses, que acabam deturpando o real sentido da norma. E neste sentido, alguns juristas admitem que, pode o juiz quando se deparar com tais situaes, interpretar a norma existente para aplic-la da forma mais correta no caso em concreto, uma vez que o esprito da lei vale mais do que sua letra, ou seja, aquilo que levou a lei a ser criada, aquilo que se desejou regulamentar, vale mais do que o que est realmente escrito na lei. Seria um contra-senso no admitir que o juiz fizesse tal interpretao, mesmo quando relacionada a substncia da lei. Admitindo tal absurdo, admitiramos, tambm, que o tipgrafo e o copista tivessem o poder de alterar a lei, coisa que somente o legislativo pode fazer. Assim, o que o artigo 5. Da LICC, autoriza ao jurista a interpretao do Direito, a interpretao da lei, mas no s para interpret-la nos casos de correes de erros, mas tambm de realizar a interpretao para trazer a norma para a realidade, uma vez que as leis precisam se adequar ao dinamicismo em que vivemos. O jurista para aplicar o direito ao caso concreto deve, portanto, fazer uma considerao/interpretao dinmica do Direito, construindo um sistema ftico e valorativo, a fim de poder alcanar realmente os fins sociais a que a norma se dirige, e a finalidade para qual foi criada, sem deixar, contudo, de considerar o ordenamento jurdico como um todo, ou seja, sem deixar de analisar todas as regras e princpios que norteiam o ordenamento. Para buscar o fim social da norma e o atendimento do bem comum da sociedade, necessrio se faz interpretar a norma. 1.2 Interpretao da Norma Por mais simples e mais clara que seja uma norma, ela sempre requerer interpretao, pois vrios so os modos de retirar os sentidos de suas palavras, seja retirando seu significado do momento histrico em que foi produzida, seja para retirar o seu sentido literal, ou ainda, para atingir o fim social a que se destina, etc. O magistrado quando vai aplicar a lei ao caso em concreto, deve interpret-la vez a vez que for utilizar sua disposio, uma vez que a cada tempo, a cada caso em concreto, a norma, por mais simples que parea, ter uma conotao diferente diante do caso sub judice. Assim, ao interpretar a norma o jurista deve procurar compreend-la. O intrprete deve levar em conta o contexto social nela contido, com base no momento histrico em que est se vivendo. O

que significa dizer que no se chegar a somente a uma soluo concreta, mas a vrias solues de igual valor, que, contudo, sero preteridas dentre aquela em que o rgo julgador decidir aplicar. E, apesar de o julgador ter escolhido uma interpretao e no as outras, no faz com que, em casos semelhantes tenha que tomar a mesma deciso, pois, nestes casos, a liberdade do Judicirio completa, independente de suas decises anteriores, de decises de outros tribunais e opinio da doutrina. Desde que o magistrado fundamente sua deciso, ser considerada vlida aquela interpretao que deu ao caso concreto. O juiz, inclusive, e dependendo de sua convico, pode julgar contra uma srie de casos julgados uniformemente. Interpretar significa, assim, estabelecer uma norma individual, desde que claro atenda a norma do artigo 5. Da LICC, no sentido de no ir contra ao ordenamento jurdico brasileiro e contra o meio social. A norma do artigo 5o, com suas disposies no s autoriza, como determina a realizao da interpretao das normas. 1.3 Mens Legis (mensagem da lei) ou Mens Legislatoris (mensagem do legislador) Grande a polmica a respeito de como se deve interpretar a lei, ou seja, se devemos interpretla de acordo com a vontade do legislador, ou se devemos buscar o sentido prescrito na lei. Da forma com que esta questo tratada, d-se a impresso de que devemos optar por uma das duas interpretaes, o que no verdade, pois uma interpretao no exclui a outra, e, ainda, no h um entendimento geral e consolidado para qual das formas devemos aplicar. Desta feita, e por enquanto, necessrio pelo menos conhecer o que manifestam as duas teorias. A Teoria da Interpretao Subjetiva entende que a meta da interpretao da lei, buscar a vontade do legislador, os aspectos histricos e psicolgicos que levaram e influenciaram a criao da lei. A Teoria da Interpretao Objetiva, acatada pela maioria dos doutrinadores, entende que deve-se atender vontade da lei, que independe da vontade do legislador, isso porque depois de completados os atos legislativos, a lei desliga-se do seu elaborador. Quem coaduna com a Teoria da Interpretao Objetiva, defende que ela correta pois permite que a lei acompanhe as circunstncias mutveis da vida social, no sentido de que, se sempre se aplicasse a vontade do legislador no se teria a dinamicidade da lei, de amold-la ao caso em concreto e ao longo dos tempos, aplicando a Teoria da Interpretao Objetiva, possvel modificar a norma para ajust-la nova realidade, revivendo-a. Sem contar no fato de poder ampliar as disposies da lei, para poder utiliz-la para muitos mais casos do que aqueles que o legislador entendia que se enquadrava na norma em concreto.

1.4 Tcnicas Interpretativas

Para orientar a tarefa do intrprete e do aplicador do direito vrios so os processos interpretativos, utilizados para desvendar as vrias possibilidades de aplicao da norma. a) Tcnica Gramatical (tambm chamada de literal ou semntica) Com este mtodo de interpretao, o intrprete busca o sentido literal do texto normativo, busca estabelecer quais so os reais conceitos dos vocbulos utilizados pela norma, que muitas vezes podem ser vagos ou ambguos. Por exemplo, se a norma utiliza a palavra veculo, o intrprete deve buscar o que veculo significa para o ordenamento jurdico. Assim, por esta tcnica o aplicador do direito buscar cada termo utilizado pelo texto normativo, primeiro de forma isolada e depois contextualmente, atendendo pontuao, colocao de vocbulos, etc. b) Interpretao Lgica O que se pretende com a interpretao lgica buscar, desvendar o alcance da norma, estudando-a por meio de raciocnios lgicos, analisando os perodos da lei e combinando-os entre si. A interpretao lgica pode ser utilizada tanto como uma atitude formal, no sentido de verificar regras atinentes a revogabilidade das leis, seja no que tange a especialidade, na retroatividade, na irretroatividade, como, tambm, como regras de atitudes prticas, visando evitar incompatibilidades e revisando disposies normativas, buscando uma soluo mais eqitativa para os conflitos, e, ainda, como uma atitude diplomtica, reinterpretando a prpria relao jurdica existente entre as partes. c) Interpretao Sistemtica A interpretao sistemtica aquela que determina interpretar a norma no individualmente, mas, sim, relacionada com todo o sistema em que ela se insere, e com outras normas concernentes ao mesmo objeto. Pela interpretao sistemtica, tem-se a necessidade de comparar o texto normativo com outros do mesmo diploma legal ou de leis diversas, referentes ao mesmo objeto, pois por uma das normas pode-se desvendar o sentido de outras. Exemplo da orientao sistemtica: Na leitura da norma no se deve ler o segundo pargrafo sem antes ter lido o primeiro, nem deixar de ler o segundo pargrafo depois de ter lido o primeiro; nunca se deve ler um s artigo, leia-se o artigo vizinho.

A interpretao sistemtica deve levar em conta, ainda, a estrutura do sistema jurdico, qual seja, a hierarquia, a coeso e a unidade.

d) Interpretao Histrica aquela que visa averigar os antecedentes da norma: como ela surgiu; porque surgiu; quais eram as condies sociais do momento em que ela foi criada; quais eram as justificativas do projeto; que motivos polticos levaram a sua aprovao, etc. Enfim, o intrprete tenta verificar historicamente o nascimento da norma, bem como, acompanhar seu desenrolar at o dia presente, o que permite descobrir o real sentido e alcance da norma. e) Interpretao Teleolgica A interpretao teleolgica a retratada pelo artigo 5 da LICC, uma vez que atravs da interpretao teleolgica que se busca os fins aos quais a norma jurdica se dirige. A interpretao tecnolgica procura o fim, a razo do preceito normativo, para a partir dele determinar o seu sentido, ou seja, o resultado que ela precisa alcanar com sua aplicao. Para se alcanar a interpretao teleolgico preciso: a) fazer uma anlise dos fins sociais para as quais as leis foram elaboradas, b) analisar a concepo do direito como um sistema, c) analisar o apelo s tcnicas lgicas e b) analisar a presena e devida submisso a fins maiores e irrenunciveis, que so os princpios que norteiam o direito, tais como, boa-f, isonomia, dignidade, atender ao bem comum, etc. Na interpretao teleolgica deve a norma Ter um fim social, que deve coincidir com o bem comum, por isso que o intrprete deve atender as mudanas socioeconomicas e valorativas, examinando a influncia do meio social e as exigncias da poca, ao desenvolvimento cultural do povo e os valores vigentes na sociedade atual. Apesar do artigo 5 indicar a aplicao da interpretao teleolgica, isto no quer dizer que os outros modelos de interpretao no possam ou no devam ser aplicados, isto porque todas elas trazem sua contribuio para a descoberto do sentido e do alcance da norma. Tambm no significa que um meio de interpretao seja mais supremo do que o outro, pois sero nos casos em concreto que verificaremos qual melhor tipo de interpretao para a norma. O ideal combinar todos os tipos de interpretao. O artigo 5 da LICC, consagra nada mais nada menos do que a eqidade, no sentido de que deve atender ao bem comum e aos fins sociais, no sentido de que deve ser justa. O artigo 5 prima pelo predomnio do carter valorativo, poltico social, da interpretao. 1.5 Interpretao quanto aos seus efeitos a) Interpretao meramente declarativa ou especificadora.

aquela em que o intrprete se limita em declarar o sentido da norma jurdica interpretada, sem ampli-la e sem restringi-la. Ocorre quando o sentido da norma condiz com a sua letra. b) Interpretao Restritiva a que restringe o sentido e o alcance apresentado pela expresso literal da norma jurdica. A interpretao restritiva aquela que limita o alcance do sentido das palavras, uma vez que uma simples palavra pode abranger muito mais do que a norma pretende significar. o caso, por exemplo, da norma que fala que o proprietrio tem direito de pedir o prdio para seu uso. Neste caso em concreto o termo proprietrio no inclui o nu-proprietrio, que aquela pessoa que apesar de possuir a propriedade de algum bem, no possui o direito de uso e gozo, pois ele pertence a outro, como nos casos, por exemplo, do dono de um bem que recaia um usufruto. Enquanto persistir o usufruto, o dono do bem no poder requerer usar e gozar da propriedade. Assim, a norma acima explicitada restringe o termo proprietrio, pois limita seu sentido quando no inclui o nu-proprietrio. c) Interpretao Extensiva A interpretao extensiva amplia o sentido e o alcance da norma no que tange a representao literal da palavra. Ela admite interpretaes muito maiores do que o prprio sentido literal da linguagem engloba.

Fim social No h lei que no contenha uma finalidade social imediata. O alcance da finalidade da lei norteia toda a tarefa interpretativa da sua mensagem. Quem desatende a finalidade da lei, est desatendendo a prpria lei. Quem desatende a finalidade da lei, mantm conduta anti-social, uma vez que a lei guarda valores da sociedade e no existe nenhuma lei que seja contra ela. difcil conceituar fim social dentro e para o ordenamento jurdico. Ento, ser o aplicador do direito que conceituar fim social dentro de cada processo, e na anlise de cada caso em concreto. O que se deve ter em mente que o fim social o objetivo da sociedade, o til, o necessrio e o equilbrio dos indivduos, por isto, sem desprezar os outros critrios de interpretao, deve o magistrado deve buscar a finalidade social da lei, sempre que for aplic-la no caso sob julgamento. O que a lei, seno um meio de produzir efeitos positivos na esfera social, efeitos estes que so valiosos, justos, convenientes para a sociedade, se no fosse isto as leis seriam palavras vazias, sem contedo. De uma maneira geral e sociolgica, poder-se-ia dizer que so os fins sociais que criam as leis.

Bem comum Assim como o fim social difcil tambm definir o que bem comum. A noo de bem comum se compe de vrios elementos, tais como, a liberdade, a paz, a justia, a segurana, a utilidade social, a solidariedade, etc. O bem comum resulta do equilbrio, da harmonizao de tais elementos. No h uma justaposio destes elementos, pois para cada um dos indivduos, uns elementos possuem mais importncia que os outros, e por isso que eles devem harmonizar-se entre si, a ponto de numa situao jurdica, no lhe faltar qualquer um destes elementos. Bem comum no sentido jurdico, seria um ideal de justia. Seria a felicidade social. O bem geral da sociedade. O bem comum consiste na preservao dos valores positivos vigentes na sociedade, que do sustento a determinada ordem jurdica. 1. Eficcia da lei no tempo ou direito intertemporal O direito intertemporal consiste na eficcia das leis no tempo, ou seja, em saber resolver a dvida a respeito de qual norma deve ser aplicada, quando duas ou mais leis se sucederem no tempo e ambas regularem a mesma situao de modo diferente . Assim o direito intertemporal consiste em tirar aquelas nossas dvidas concernentes revogao das leis, quando substitudas por outras que regulam a mesma matria que a primeira, s que de modo totalmente diverso do que era tratado. Consiste em resolver sobre a extenso da eficcia da lei nova, no sentido de delimitar se podem ou no alcanar as relaes que se deram sobre a vigncia da lei antiga, se podem ou no modificar os efeitos de um ato produzido e acabado ainda quando dentro da vigncia da lei antiga. A fim de elucidar melhor esta questo, traz-se o seguinte exemplo: Sabemos que a maioridade se alcana atualmente com 18 anos de idade, e com isto a pessoa passa a administrar sozinha sua vida, sem necessitar mais de um representante para isso. Suponhamos, no entanto, que entre em vigor uma lei que aumente para 21 anos a maioridade civil. Pergunta-se: como ficaro os negcios jurdicos (contratos) realizados dentro da vigncia da lei antiga? Estes contratos ainda tero validade, mesmo tendo sido elaborados por pessoas maiores de 18 anos, mas menores de 21? Estes contratos devem ser considerados nulos? Ou ainda, suponhamos que ainda estivssemos na poca em que o casamento s se dissolvia com a morte de um dos cnjuges, e que entrasse em vigor uma nova lei que autorizasse a separao e o divrcio. Seria possvel aplicarmos e autorizarmos a separao e o divrcio queles casamentos realizados dentro do perodo em que no havia previso de extino do vnculo conjugal seno pela morte de um dos cnjuges? So por estes e por outros exemplos que a doutrina e o legislador acabaram editando algumas regras de aplicao do direito intertemporal, regras estas que vm da prpria lei, e tambm de interpretao doutrinria.

As regras de aplicao de direito intertemporal advinda da lei, so aqueles em que o legislador da lei nova, coloca ao final da nova norma, disposies chamadas de disposies finais e transitrias, as quais regularam como funcionar a aplicao da lei nova com relao aos fatos e efeitos produzidos dentro e pela lei anterior. Estas disposies finais e transitrias, normalmente se encontram no final de cada lei. Entretanto, mesmo tendo o legislador a maior cautela e inteno de solucionar todos os conflitos da aplicao das leis no tempo, atravs da edio das disposies transitrias, ainda assim, no sero possveis solucionar todos os problemas intertemporais, razo pela qual a doutrina, atravs de vrios princpios, e da prpria lei, vm enfrentar tal questo que reserva tantas dvidas aos aplicadores do direito. PRINCPIO DA IRRETROATIVIDADE Aplica-se no ordenamento jurdico brasileiro a regra trazida pelo princpio da irretroatividade, que aquele que leciona que a lei nova, rege, em princpio, somente aos fatos futuros, no devendo retroagir aos fatos passados, ocorridos anteriormente sua entrada em vigor, o que no indica dizer, no entanto, que sua eficcia, ou seja, seus efeitos no atingiro o passado. Foi com vistas a regular a eficcia da lei nova com reao lei antiga que o ordenamento jurdico brasileiro optou por adotar a teoria do fato do passado, no sentido de regular que a lei nova se aplica somente ao futuro, e no aos atos do passado, que ocorreram na vigncia da lei revogada. H de se ressaltar, no entanto, que apesar da lei nova ter o poder de produzir seus efeitos sobre aqueles fatos do passado que no foram instantneos, ou seja, que se prolongaram no tempo, como, por exemplo, a aposentadoria, decidiu-se que a lei nova no alcanar o ato jurdico perfeito, a coisa julgada e o direito adquirido, conforme disposio do artigo 5, inciso XXXVI, da CF e artigo 6., da LICC. Artigo 5., inciso XXXVI. A lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. ARTIGO 6 Artigo 6., da LICC. A lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitados o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. Antes, no entanto, de explicar cada um destes institutos, importante mencionar que o fato de aplicar a irretroatividade como regra intertemporal, isto no significa que a retroatividade no possa ser autorizada por lei. Possvel, portanto, afirmar que, no ordenamento jurdico brasileiro, a irretroatividade regra, enquanto a retroatividade a exceo, esta ltima possvel somente quando no prejudicar o direito adquirido.

1.1.1 ATO JURDICO PERFEITO De acordo com o que dispe o artigo 6 , pargrafo primeiro da LICC, reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. Ato jurdico perfeito o ato completo, acabado, aquele que nada falta, cujos requisitos todos se cumpriram na pendncia da lei sob cujo o imprio se realizou, e que no alcanado pela lei nova. Ser exemplo de ato jurdico perfeito um contrato que tenha sido firmado (assinado por ambas as partes) na vigncia da lei antiga, mesmo que seus efeitos se prolonguem pelo tempo no podero ser alcanados pela lei nova. Entretanto, se este mesmo contrato somente tivesse sido assinado por uma s das partes, no teria como no ser alcanado pela nova lei, uma vez que no estava completado, pois faltava a concordncia da outra parte do negcio jurdico. importante ressaltar que para se configurar ato jurdico perfeito necessrio que o ato tenha acontecido durante a vigncia da lei que contempla aquele direito, bem como, necessita ser vlido, ou seja, precisa atender aos preceitos legais exigveis pela lei contempladora, no podem conter de maneira alguma quaisquer erros capazes de invalid-lo. 1.1.2 DIREITO ADQUIRIDO aquele direito que j se incorporou ao patrimnio e ou personalidade (moral) do sujeito. O direito adquirido est descrito no artigo 6. , pargrafo 2. Da LICC, e dispe que: consideramse adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou algum por ele, possa exercer, como aqueles cujo comeo do exerccio tenha termo pr-fixo, ou condio preestabelecida inaltervel, a arbtrio de outrem. Antes de aprofundar melhor o que direito adquirido, necessrio se faz distingui-os da expectativa do direito e das faculdades legais. Assim, direito adquirido a conseqncia de um fato aquisitivo (de aquisio) que se realizou por inteiro em consonncia com a lei velha e ao tempo de sua vigncia, que se incorpora ao patrimnio de seu titular. J expectativa de direito uma esperana de que o ato jurdico que est para se completar, se complete por inteiro, a fim de poder fazer parte do patrimnio material ou moral de seu titular, pois at o momento ainda no faz. Desta feita considera-se somente como direito adquirido, aquele que se completou dentro do perodo da lei antiga e de acordo com ela, no sentido de que, por haver se completado, j faz parte do patrimnio e ou da personalidade do seu titular de direito. Entretanto para que haja o direito adquirido no necessariamente h a necessidade do exerccio deste direito pelo seu titular, ou seja, podem ser aqueles que podiam ter sido exerccios em momento anterior pelo sujeito, mas ainda no o foram; podem ser aqueles que dependem de um

prazo para o seu exerccio, ou ainda, aqueles subordinados a uma condio, inaltervel pelo arbtrio de outrem. Um exemplo de um direito adquirido que apesar de j fazer parte do patrimnio ou da personalidade do titular, sem, contudo, ele estar exercendo este direito, o caso do direito de aposentadoria dos homens quando completarem 35 anos de servio. Assim, se algum que j tiver alcanado o direito de requerer a aposentadoria por idade (com mais de 35 anos de servio) e no o faz por motivos prprios, no ter seu direito ferido caso amanh entre em vigor uma lei que altere este prazo para 40 anos, uma vez que ao tempo da vigncia da lei antiga, ele j tinha adquirido o direito de se aposentar por tempo de servio. Um exemplo de direito adquirido com prazo de incio para o exerccio, o caso de duas pessoas celebrarem contrato de locao, estabelecendo que o incio do exerccio da locao ser depois de 6 meses depois da assinatura do contrato. No ser possvel que uma lei nova que foi editada depois de trs meses depois da assinatura do contrato, e que proba a realizao de locaes, atinja o direito adquirido do locatrio de ter o imvel locado para si, uma vez que apesar de poder exercer seu direito sobre o negcio pactuado depois de seis meses somente, o ato e o direito j fazem parte de seu patrimnio, estando somente suspensos por um perodo certo de tempo. A ltima das menes que faz o pargrafo segundo do artigo 6, com relao quelas direitos adquiridos subordinados a uma condio, que seja inaltervel ao arbtrio de outrem. Antes de mais nada precisamos aprender o que condio. Condio clusula que condiciona a realizao do negcio jurdico a efeito futuro e incerto. Ou seja, a realizao de um contrato, apesar de devidamente assinado (completo e por isso direito adquirido), somente vai se dar se esta condio acontecer futuramente (exemplo: de do uma casa se voc se casar at os 25 anos). Entretanto, para que seja considerado direito adquirido, neste caso, a condio do negcio jurdico no pode ter seu acontecimento subordinado ao arbtrio de algum, como no exemplo que eu dei, pois a pessoa se quiser se casar at os 25, somente poder ser subordinada a eventos que no envolvam arbtrio das pessoas, como, por exemplo, aqueles eventos ligados a aspectos da natureza (ex. se chover semana que vem te do um carro), estes ltimos sim tero validade, porque no subordinados ao arbtrio de terceiros, e mesmo que outra lei venha proibir o ato pactuado, ter validade por ser clusula condicional no subordinada a arbtrio de terceiro. 1.1.3 COISA JULGADA Tambm considera-se como imutvel deciso judicial da qual no caiba mais recurso, ento no se pode modificar, portanto, com uma nova lei, decises que tenham transitado em julgado, ou seja, decises que no caibam mais qualquer tipo de recurso, de discusso nos tribunais sobre o assunto, sobre processos j encerrados. Coisa julgada, portanto, a imutabilidade e indiscutibilidade da sentena 1.2 CRITRIOS PARA APLICAO DO PRINCPIO DA RETROATIVIDADE E DA IRRETROATIVIDADE DA LEI NOVA

a) leis processuais: Determina o ordenamento jurdico brasileiro que, quando se tratar de regras processuais, elas entraro em vigor para aplicar, inclusive, para os processos em curso. Assim se a lei nova alterar mtodos e regras processuais, elas se aplicaro desde logo, mesmo nos processos que esto em curso, e no somente naqueles que passaro a existir depois da lei, entretanto nos processos em curso, aproveitar-se- todos os atos processuais que foram completados pela lei antiga, no refazendo-os. b) inconstitucional a norma que retroage para atingir ato jurdico perfeito, direito adquirido e coisa julgada. c) o juiz no pode aplicar a nova lei s relaes jurdicas j consumadas na vigncia da norma anterior, caso no esteja autorizado para tanto, e o legislador, por sua vez, no pode promulgar lei retroativa sem que resguarde o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. d) a irretroatividade regra, e assim deve ser aplicada mesmo quando houver o silencio da lei sobre o assunto. Somente poder haver retroatividade quando expressamente autorizado, e desde que, claro, resguarde o direito adquirido, a coisa julgada, e o ato jurdico perfeito. e) a lei antiga poder ser aplicada a efeitos futuros de fatos anteriores nova norma. f) retroatividade x lei interpretativa. as leis interpretativas so aquelas que visam determinar o sentido das leis existentes, sem introduzir legislao nova, de acordo com o que entende MARIA HELENA DINIZ podem retroagir, j Eduardo Espinola diz que no pode. g) retroatividade X normas de ordem pblica tem-se entendido que o direito adquirido pode ser atingido para ceder interesse s normas de ordem pblica, ou seja, normas de interesse de toda a populao, que no podem ser modificadas pelo arbtrio das partes, entretanto este no o nico entendimento, uma vez que alguns juristas e aplicadores do direito dizem que mesmo sendo matria de ordem pblica, no pode a lei retroagir para atingir o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. h) retroatividade no estado e na capacidade das pessoas. No que tange ao estado das pessoas (que nada mais do que a situao jurdica em que uma pessoa se encontra perante o ordenamento, como por exemplo, estado de casada, estado de solteira, de viva, de filho, de pai) e tambm capacidade das pessoas (que a possibilidade do indivduo de administrar e decidir sozinho todos os atos de sua vida). Com relao ao estado da pessoa, a lei nova no retroagir para aqueles estados que j tiverem se constitudo, desde que completados durante a vigncia e de acordo com a lei antiga. Ento se algum estrangeiro tiver se naturalizado brasileiro em consonncia com a lei antiga, no poder a lei nova exigir ou deixar de considera-lo naturalizado brasilleiro, pelo simples fato de ter mudado as regras para naturalizao. O mesmo ocorre com a

capacidade das pessoas, uma vez que a lei no poder atingir situaes constitudas dentro da lei antiga, ou seja, se de acordo com a lei alcanava-se a maioridade com 18 anos, uma lei nova que altere este prazo para vinte e um anos no poder atingir aqueles que j tiveram seus 18 anos completados durante a lei antiga. i) retroatividade e normas de direito de famlia: Apesar de no poder a lei nova retroagir para modificar o estado das pessoas dentro da famlia, ou seja, alterar o estado de casados, de solteiros, de cnjuges, etc, bem como, de no poderem alterar as relaes de carter patrimonial entre os membros (por exemplo, alterar o regime de casamento estipulado pelas partes para reger sua situao patrimonial), pode a lei retroagir para ser aplicada s relaes de carter pessoal, no que tange, por exemplo, modificao dos direitos e deveres dos cnjuges (mtua assistncia, coabitao, etc). j) retroatividade e leis sobre prescrio: somente se aplicar a lei nova para os casos de prescrio que forem por ela aumentados, sendo que, para aqueles que a lei nova diminuiu, comear-se- a contar o prazo prescricional por inteiro do perodo em que entrou em vigor a lei nova. k) IRRETROATIVIDADE E DA RETROATIVIDADE BENFICA DA LEI NO DIREITO PENAL No direito penal a irretroatividade est resguardada pelo artigo 5. Inciso XXXIX do CF, que leciona que no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal., chamado tambm pelo princpio da reserva legal, ou da legalidade. Referido norma leciona que ningum poder ser condenado ou punido criminalmente por fato que tenha praticado, sem que este fato no tiver sido antes tipificado como crime em lei, ou seja, para que o ato praticado pela pessoa seja considerado crime necessrio que antes de seu acontecimento, este ato tenha sido como crime pela lei. Assim a lei nova nunca retroagir para transformar em crimes, atos que na poca em que foram realizados no eram considerados criminosos. Entretanto, em direito penal, somente possvel que a lei retroaja para atingir aquelas situaes que eram consideradas crimes, mas que em virtude de lei nova deixaram de ser. Assim a lei nova que deixa de considerar como crime uma conduta, aproveita quelas pessoas que esto sendo processados ou esto cumprindo pena por este mesmo crime, no sentido de que no mais precisaro cumprir pena ou responder processos por tais fatos, pois em direito penal a lei pode retroagir para beneficiar o ru.

ARTIGO 7. DA LICC 1.1 Eficcia da lei no espao Assim como podem existir conflitos com a lei no tempo, tambm podem existir conflitos da lei no espao, diante das infindveis ordem jurdicas existentes (uma vez que cada Estado tem sua prpria ordem jurdica e os seus cidados esto, em princpio, sujeitos a ela), que normalmente regulam o mesmo assunto de forma totalmente diferente. A eficcia da lei no espao importante porque regula aquelas situaes daqueles cidados de um pas, que vivem em outro pas, daqueles que celebram negcios fora de seu pas, que se casam com cidados estrangeiros, a fim de que possam saber qual lei, e de qual Estado, aplicar-se-, no caso em que esto vivenciando. 1.2 Principais critrios de soluo de conflitos de normas. 1.2.1 Princpio da Territorialidade e da Extraterritorialidade As normas jurdicas tm seu campo de abrangncia limitado por espaos territoriais, em nvel nacional, pelas fronteiras do Estado, o que incluiu sua extenso de guas territoriais e ilhas alo localizadas, os avies, os navios e as embarcaes nacionais, as reas de embaixadas e consulados, etc, bem como o subsolo e a atmosfera. Essa delimitao chamada de princpio da territorialidade das normas jurdicas. O princpio da extraterritorialidade dita que possvel a aplicao da lei em territrio de outro Estado, de conformidade com o estabelecido em princpios e convenes internacionais. Com este princpio a norma tem autorizao de ultrapassar suas fronteiras para atender os interesses de vrios pases. Assim, a territorialidade significa a aplicao da lei em ater-se s normas aliengenas de outros Estados, e a extraterritorialidade designa os efeitos legais das normas alm dos limites dos Estados. O Brasil aplica o princpio da territorialidade moderada, que diz que no territrio brasileiro so aplicadas as leis brasileiras, admitindo o abrandamento do princpio da territorialidade para aqui ter a aplicao estrangeira, em situaes especiais autorizadas pela lei brasileira. 1.3 Noes de Direito Internacional Privado O Direito Internacional Privado o conjunto de princpios e regras que determina os limites no espao da competncia legislativa dos Estados, quando tem de aplic-las s relaes jurdicas que podem ser submetidas a mais de uma legislao. O DIP ao contrrio do que se pensa, no dita normas de carter individual, ao contrrio disso, somente procura indicar qual sistema jurdico deve ser aplicado no caso em concreto, quando houver conflitos de leis de Estados Diferentes disciplinando o assunto.

E a LICC traz parte destes critrios utilizados pelo DIP para solucionar estes conflitos entre as leis no espao. 1.4 Estatuto Pessoal O estatuto pessoal a situao jurdica que rege o indivduo. No Brasil, inicialmente, o estatuto pessoal se regia pela lei da nacionalidade que dispe que lei nacional do cidado a lei que em princpio o deve acompanhar, regulando suas relaes jurdicas privadas mesmo que em outro pas. Entretanto, por ser o Brasil um pas formado por imigrantes, restaria muito dificultoso e viraria uma algazarra se cada um tivesse como lei que regesse sua vida a aplicao da lei advinda da sua nacionalidade, razo pela qual o Estatuto Pessoal, no direito brasileiro, regido, atualmente, pela lei do domiclio que dispe que a lei que deve ser aplicada ao indivduo a lei donde ele firmou sua moradia. Com esta viso somente se ter a certeza do estatuto pessoal do indivduo aps anlise de que pas ele est domiciliado, ou seja, o lugar onde a pessoa estabeleceu sua residncia com nimo definitivo, e nestes casos a lei relativiza o princpio da territorialidade para aplicar, ento para aquela pessoa, a lei do seu domiclio. 1.5 Caput, do artigo 7. Da LICC O Estatuto Pessoal, portanto, regido no Brasil pela lei do domiclio, que tem seu conceito determinado tambm pelo ordenamento jurdico brasileiro. Conforme j explicado anteriormente domiclio para o ordenamento jurdico brasileiro, o lugar onde a pessoa estabeleceu sua residncia com nimo definitivo. Desta feita e de acordo com o que se retira do que dispe o caput do artigo 7 da LICC, regem-se pela lei do domiclio, as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. Artigo 7. A lei do pas em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. Assim, com o intuito de elucidar melhor, necessrio se faz conceituar personalidade, nome, estado civil e direito de famlia. Personalidade a aptido, reconhecida pela ordem jurdica, para exercer direitos e contrair obrigaes. Necessrio se faz informar que, como a pessoa pode nascer e morrer em instantes, ou ainda, nascer em local que no o de domiclio dos seus pais (por exemplo francesa que de frias no Brasil acabe tendo eu parto aqui), ser o domiclio de seus pais que fixar a lei que ser aplicada para o incio da sua personalidade, assim mesmo que uma estrangeira tiver parto em outro pas que no o seu, o filho dela ter como as regras da personalidade, a regra do domiclio da me e no o do local do parto.

Estado civil, conforme j mencionado na aula anterior a situao jurdica de uma pessoa em relao famlia ou sociedade, considerando-se o nascimento, filiao, sexo, etc. (solteiro, casado, desquitado, vivo, etc.). Nome a designao patronmica da pessoa; nome de famlia; sobrenome, apelido. A regra do nome segue tambm a do domiclio da pessoa. Aqui no Brasil a pessoa possui o direito adquirido de levar o nome do pai, que no pode ser alterado nem com o casamento, pois neste acrescenta-se o patronmico do marido ou da esposa ao nome de solteiro. Capacidade a medida da personalidade, uma vez que o ser humano precisa preencher alguns requisitos necessrios para agir, por si s, como sujeito de uma relao jurdica. Existe a capacidade de direito ou de gozo, que aquela que nasce junto com a pessoa, pode contrair direitos e deveres, entretanto, tem-se a capacidade de fato, que a aptido de poder exercer sozinho, ou seja, por si s, os atos da vida jurdica (para ter capacidade de fato a pessoa te prudncia, ter juzo, ter inteligncia, aptido para saber distinguir o certo do errado tendo-se isto, depois do alcance da maioridade, que no direito brasileiro se d aos 18 anos de idade). Direitos de famlia so aqueles que envolvem o casamento, a entidade familiar, as relaes de parentesco, a tutela, a curatela, etc. Desta feita, tudo o que envolver direito de famlia, aplicar-se- a regra do domiclio da pessoa para saber qual lei deve ser aplicada naquele caso em concreto. 1.6 Pargrafo 1., do artigo 7. Da LICC Diante da importncia do casamento e dos efeitos por ele produzidos, prev a lei certas formalidades que devem preced-lo, com o escopo de verificar a existncia de impedimentos e de demonstrar que os nubentes esto em condies de convolar npcias, impedindo assim que se realizem casamentos em desacordo com as normas jurdicas ou em desacordo com os requisitos legais que determinam sua celebrao. Este pargrafo estabelece uma exceo regra da lei do domiclio, no sentido de que determina que a lei que reger os impedimentos e s formalidades da celebrao do casamento, ser a lei do local em que o casamento for celebrado, mesmo que diferente seja a forma ordenada . 1., do artigo 7. Da LICC. Realizando-se o casamento no Brasil, ser aplicada a lei brasileira quanto aos impedimentos dirimentes e s formalidades da celebrao. Em qualquer lugar e pas do mundo possvel que um estrangeiro se case em outro pas que no aquele da sua nacionalidade. Contudo, se o casamento foi realizado no Brasil, aplicar-seo as regras descritas pelos artigos 1525 a 1542 do Cdigo Civil, mesmo que os nubentes sejam estrangeiros. Desta feita, para os casamentos realizados no pas devero os nubentes observar todas as normas quanto ao impedimento para o casamento, bem como, suas formalidades. Assim, mesmo que a pessoa em seu pas de origem no possuam os mesmos Impedimentos dirimentes que os descritos no Brasil, devero os noivos observar tais regras, se desejam realmente se casar aqui.

E, somente para elucidar o que so impedimentos dirimentes, explica-se que so impedimentos que podem tornar nulo ou anular o negcio jurdico. Sero impedimentos dirimentes absolutos quando levaram nulidade do negcio jurdico, por ferirem matria de ordem publica, ou seja, de interesse pblico, e sero impedimento dirimentes relativos, se puderem gerar a anulao do negcio jurdico, relacionando-se a normas de interesse privado. Somente para exemplificar tem-se que aquele que casado legalmente no exterior no pode se casar aqui no Brasil, uma vez que isto uma causa de impedimento dirimente absoluta, e esta proibio vai existir mesmo que em seu pas de origem a pessoa tenha permisso de ser polgama. de se ressaltar, no entanto, que aos impedimentos impedientes ou impeditivos (descritos no artigo 1523, I a IV, do CC) que so aqueles impedimentos que probem o ato nupcial sem, contudo, gerar sua invalidao, sujeitando os infratores a somente uma sano de ordem econmica, no so alcanados pela regra do 1. Do artigo 7. Da LICC, pois com relao a eles aplica-se a lei do domiclio, assim, como as normas de capacidade para o casamento e os direitos de famlia. 1.6 Pargrafo 2., do artigo 7. Da LICC Dispe o artigo 7., 2. Da LICC, que: O casamento de estrangeiros poder celebrar-se perante autoridades diplomticas ou consulares do pas de ambos os nubentes. Segundo o entendimento deste artigo, possvel que os nubentes, quando pertencerem mesma nacionalidade optem por realizar o casamento perante as autoridades diplomticas ou consulares7 e no perante as autoridades brasileiras, uma vez que assim se submetero s leis donde as autoridades diplomticas ou consulares pertenam, quanto forma da celebrao do ato. Entretanto, obvio que para realizarem o casamento em tais locais, preciso que, assim como faz o Brasil, o pas do consulado, precisa ter outorgado poderes para suas autoridades diplomticas e cnsules realizem casamentos. Necessrio ressaltar, no entanto, que apesar de se casarem perante a autoridade diplomtica ou consular de outro pas, ainda assim os efeitos do casamento se aplicaram os da nacionalidade brasileira, at porque residem aqui, ou seja, somente a forma do ato respeitar a norma estrangeira. Outro dado importante que se tem que lembrar que se os estrangeiros que residam no pas, resolvam fazer uso do que dispe este artigo para poderem perante outras autoridades consulares ou diplomticas se casarem, no podero posteriormente, requerer a anotao de seu casamento no Brasil, nos cartrios de registro civil.

Cnsul um funcionrio diplomtico de uma nao encarregado, em pas estrangeiro, de proteger os cidados dessa nao, de fomentar-lhe o comrcio, etc.

Para os brasileiros que residam fora do pas, e que queiram casar-se de acordo com as leis brasileiras possvel que casam no consulado brasileiro que se encontra no pas em que os nubentes residam, desde que, claro, ambos sejam brasileiros. O casamento de brasileiros realizados perante o consulado brasileiro em outro pas valido, entretanto, eles precisam at 180 (cento e oitenta) dias depois de voltarem ao pas, providenciarem a inscrio, atravs de traslado, do casamento no cartrio de registro civil de seu domiclio, ou do 1. Ofcio da Capital do Estado em que passarem a residir (artigo 1544 do CC). Os brasileiros no podem se casar com estrangeiros perante outro consulado que seno o brasileiro. 1.7 Pargrafo 3., do artigo 7. Da LICC Como j descrito no caput, do artigo 7. , Da LICC, aplicam-se s relaes familiares, a lei do domiclio das pessoas. Entretanto, nem sempre os cnjuges tero domiclios iguais, o que muito dificulta saber qual ser a lei que dever ser aplicada nos casos de invalidade do casamento. Desta feita, para dirimir mais este conflito dispe o 3., do artigo 7., da LICC que: Tendo os nubentes domiclio diverso, reger os casos de invalidade do matrimnio a lei do primeiro domiclio conjugal. Assim, sempre que os cnjuges tiverem domiclio conjugal diverso, ser a lei do primeiro domiclio conjugal do casal, a competente para analisar os casos da invalidade do matrimnio, que devem possuir cunho intrnseco e substancial, e no devem guardar relao com vcios advindos da celebrao do casamento, pois com relao celebrao aplica-se a lei do local da celebrao. Exemplo: brasileira que mora no Brasil e que se casa com Alemo que mora na Alemanha. Se o primeiro lugar que juntos fixarem seu domiclio, somente aqui podero pleitear a invalidade do casamento, mesmo que aqui no tenham se casado. Exemplos: artigo 1595 do CC. 1.8 Pargrafo 4., do artigo 7. Da LICC Dispe o 4., do artigo 7., da LICC, que: o regime de bens, legal ou convencional, obedece lei do pas em que tiverem os nubentes domiclios, e, se este for diverso, do primeiro domiclio conjugal. De acordo com a norma deste pargrafo, se os cnjuges que antes do casamento e depois dele sempre tiveram domiclio diverso, acabarem por optar ir morar logo depois das npcias em um pas diferente de onde se casaram, valer as leis deste pas, por seu o primeiro domiclio conjugal do casal, o qual reger a situao patrimonial do casal. Entretanto, se depois das npcias tiverem ido morar em pas diferente, fixando ali seu domiclio, no ser a lei deste novo pas que reger o regime patrimonial deles, se ambos tinham o mesmo domiclio antes de se casarem e no tiverem feito pacto antenupcial.

1.9 Pargrafo 5., do artigo 7. Da LICC Apesar de ser vedado aos cnjuges o regime patrimonial de bens que rege sua situao patrimonial mude de acordo com o pas que passarem a residir. De acordo com o que dispe o 5. Da LICC, possvel que o estrangeiro casado com brasileira e domiciliado no Brasil, que requeira, com a anuncia do outro cnjuge que, o regime de bens que rege sua sociedade conjugal, seja alterado para o regime legal de comunho parcial de bens, desde que, claro, faa este pedido de forma justificada e com fundamento em argumentos justos, no momento do ato da entrega do decreto de naturalizao. Assim, o mencionado artigo permite que o estrangeiro casado, que se naturalizou brasileiro, adote o regime da comunho parcial de bens, que o regime legal no nosso pas. necessria a expressa anuncia do cnjuge e o momento da alterao do regime se d somente no ato da entrega do ttulo de naturalizao, no depois. A opo pelo regime levada a registro e no pode prejudicar direitos de terceiros (para estes a situao ficar como se no tivesse sido alterada). Artigo 7, 5. O estrangeiro casado que se naturalizar brasileiro, pode, mediante expressa anuncia de seu cnjuge, requerer ao juiz, no ato da entrega do decreto de naturalizao, se apostile ao mesmo a adoo do regime de comunho parcial de bens, respeitados os direitos de terceiros e dada esta adoo ao competente registro. 1.10 Pargrafo 6., do artigo 7. Da LICC Pargrafo 6., do artigo 7. Da LICC. O divrcio realizado no estrangeiro, se um ou ambos ou cnjuges forem brasileiros, s ser reconhecido no Brasil depois de trs anos da data da sentena, salvo se houver sido antecedida de separao judicial por igual prazo, caso em que a homologao produzir efeito imediato, obedecidas as condies estabelecidas para a eficcia das sentenas estrangeiras no pas. O Supremo Tribunal Federal, na forma de seu Regimento, poder reexaminar, a requerimento dos interessados, decises j proferidas em pedidos de homologao de sentenas estrangeiras de divrcio de brasileiros, a fim de que passem a produzir os efeitos legais. O prazo de trs anos mencionado neste artigo foi modificado pela Constituio Federal de 1988, e hoje o divrcio de cnjuges estrangeiros, domiciliados no Brasil, reconhecido no nosso pas, mas se se tratar de divrcio efetivado no estrangeiro, sendo um ou ambos os cnjuges brasileiros, s ser admitido em nosso pas aps um ano da data da sentena que decretou o divrcio (artigo 226, 6., Da CF), salvo se houver sido antecedida de separao judicial por igual prazo, caso em que a homologao ter efeito imediato, desde que obedeam as condies estabelecidas para a eficcia das leis estrangeiras no pas.

Para habilitao do casamento no Brasil de pessoa divorciada no estrangeiro, ser necessrio juntar a certido da sentena de divrcio proferida no estrangeiro, com a devida homologao pelo STF. 1.11 Pargrafo 7., do artigo 7. Da LICC Pargrafo 7., do artigo 7. Da LICC. Salvo o caso de abandono, o domiclio do chefe da famlia estende-se ao outro cnjuge e aos filhos no emancipados, e do tutor ou curador aos incapazes sob sua guarda. Este pargrafo tambm sofreu modificaes com a Constituio Federal de 1988, que igualou os direitos do homem e da mulher, e hoje onde l-se o domiclio do chefe da famlia, lse o domiclio conjugal dos pais, pois o domiclio dos pais que fixar qual o domiclio dos filhos menores e no emancipados. O tutelado e o curatelado, depois de assumido o encargo tutelar, tero o domiclio de seu tutor ou curador, por estarem sob sua guarda, em virtude de lei. Conseqentemente, os direitos e deveres da tutela e da curatela submeter-se-o lei domiciliar do tutor ou curador. Tem-se pela lei a unidade do domiclio no sentido de sempre fixar um s domiclio para a famlia. Entretanto, isto nem sempre vai acontecer, razo pela qual, em havendo abandono dos filhos e da esposa pelo pai, ser o da me o domiclio das crianas, e se ao contrrio disso houver abandono da me, sero do pai o domiclio dos filhos no emancipados. 1.12 Pargrafo 8., do artigo 7. Da LICC Pargrafo 8., do artigo 7. Da LICC. Quando a pessoa no tiver domiclio, considerarse- domiciliada no lugar de sua residncia ou naquela em que se encontre. Admide a pessoa sem domiclio, do qual no se pode retirar nem o domiclio de origem, ou seja, nem o domiclio que possuam seus pais para fixar-lhe uma origem. Para estas pessoas em que impossvel aferir seu domiclio, considerar-se-o domiciliadas no local onde possurem residncia mesmo que ela (a residncia) tenha sido instituda de forma provisria ou transitria, ou seja, como morada ocasional. Ainda, na falta, inclusive de moradia provisria, possvel, para efeitos de ajuizamento de ao, que as aes sejam ajuizadas aes no local onde o admide se encontre.

ARTIGO 8. DA LICC Art. 8. Para qualificar os bens e regular as relaes a eles concernentes, aplicar-se- a lei do pas em que estiverem situados. 1. Aplicar-se- a lei do pas em que for domiciliado o proprietrio, quanto aos bens mveis que ele trouxer ou se destinarem a transporte para outros lugares. 2. O penhor regula-se pela lei do domiclio que tiver a pessoa, em cuja posse se encontre a coisa apenhada. a) caput do artigo 8. Da LICC De acordo com o que dispe o artigo 8. Da LICC, aplicam-se aos bens, o princpio da territorialidade, no sentido de que a lei que reger a situao da coisa, seja com relao outra coisa ou da coisa com outra pessoa, de acordo com a lei do local onde ela se situar. Somente com o intuito de situar melhor a matria em exame, no se pode deixar de mencionar que o princpio da territorialidade determina que as normas de um determinado Estado so aplicveis dentro de seu territrio a todas as situaes que nela se encaixarem, ou seja, a lei territorial a que se aplica somente no territrio nacional, atendendo a interesses internos relativos nao de origem, obrigando unicamente dentro do territrio, ou seja, o rgo judicante somente poder aplicar no territrio nacional aquela norma. Entretanto, apesar de ser esta a regra geral, no significa dizer que no comporta excees, que so os casos dos pargrafos do artigo 8., que sero tratados mais posteriormente. De acordo com o Cdigo de Bustamante, que serviu de base para a elaborao da LICC, aos bens mveis de situao permanente (que no sero mais transportados para outros lugares), aos de uso pessoal, e aos bens imveis (ius in re: direito real, que significa direito sobre a coisa), aplicam-se as regras do local onde se situam. 8 Diante deste princpio, as coisas no possuem nacionalidade, ou seja, no conservam laos de procedncia. importante ressaltar que a lei onde se situa a coisa (lex rei sitae) regular apenas os bens mveis ou imveis considerados individualmente ( uti singuli), pertencentes a nacionais ou estrangeiros, domiciliados no pas ou no; enquanto que os bens universais (uti universitas),

Conceito: bens so as coisas materiais ou imateriais que tm valor econmico e que podem servir de objeto a uma relao jurdica. Bens mveis e imveis: mveis so os que podem ser transportados por movimento prprio ou removidos por fora alheia; imveis so os que no podem ser transportados sem alterao de sua substncia.

como p. ex. o esplio e o patrimnio conjugal, so regidos pela lei reguladora da sucesso ( lex domicilii do autor da herana).9 Nas hipteses de mudana de situao de um bem mvel, a lei que disciplina a nova situao dever ser aplicada, respeitados os direitos adquiridos. Acerca do tema, Pillet e Neboyet afirmam que todo o direito adquirido sobre um mvel corpreo, na conformidade das disposies da l ei do lugar da sua situao, deve ser respeitado no segundo pas, para o qual tenha sido transportado, at que nasa um direito diferente, segundo a lei deste ltimo pas . Em relao aos navios e aeronaves, os mesmos sero regidos pela lei do pavilho, ou seja, pela lei do pas em que estiverem matriculados e cuja competncia s ser afastada nos casos em que a ordem pblica o exigir. b) 1. Aplicar-se- a lei do pas em que for domiciliado o proprietrio, quanto aos bens moveis que ele trouxer ou se destinarem a transporte para outros lugares. O 1 do art. 8 da LICC prev a aplicao da lex domicilii do proprietrio no que tange aos bens mveis que o mesmo trouxer consigo, para uso pessoal ou em razo de negcio mercantil, que podem transitar por vrios lugares (pases) at chegar ao local de destino. Em funo da instabilidade de localizao ou mesmo da mudana transitria de tais bens, afastase aqui a aplicao da lei onde se situa a coisa (lex rei sitae), aplicada aos bens localizados permanentemente, e aplica-se a lei do domiclio (lex domicilii) de seu proprietrio, ou seja, o direito de Estado no qual o mesmo tem domiclio, visando a atender interesses econmicos, polticos e prticos. c) 2. O penhor regula-se pela lei do domiclio que tiver a pessoa, em cuja posse se encontre a coisa apenhada. No que tange ao penhor10, a LICC dispe que a lei do domiclio do possuidor da coisa empenhada que ser aplicada, tanto no que diz respeito ao objeto sobre o qual recair o direito real e quais seus efeitos, quanto nas questes atinentes publicidade, necessidade ou dispensa de tradio real para sua validade.
9

Bens universais correspondem a todos os bens pertencentes a uma pessoa, no precisam ser somente os bens corpreos. Podendo ser, tambm, os incorpreos. Bens corpreos e incorpreos: corpreos so os que tm existncia material, como uma casa, um terreno, um livro; so o objeto do direito; incorpreos so os que no tm existncia tangvel e so relativos aos direitos que as pessoas fsicas ou jurdicas tm sobre as coisas, sobre os produtos de seu intelecto ou com outra pessoa, apresentando valor econmico, tais como os direitos reais, obrigacionais e autorais.
10

A palavra penhor vem do latim pignus, por isso se diz credor pignoratcio o credor que tem uma coisa empenhada como garantia. No confundam penhor com penhora; penhor direito real de garantia; penhora ato do oficial de justia no processo de execuo, assunto que vocs vo estudar em processo civil; a coisa objeto de penhora se diz penhorada, e a coisa objeto de penhor se diz empenhada. Conceito de penhor: direito real de garantia sobre coisa mvel alheia cuja posse, no penhor comum, transferida ao credor, que fica com o direito de promover a sua venda judicial e preferir no pagamento a outros credores, caso a dvida no seja paga no vencimento. O penhor s incide sobre mveis (ex: jias, mquinas, animais, veculos) e que a posse da coisa, no penhor comum (ex: jias), se transfere ao credor antes logo do vencimento.

Importante salientar que pouco importar a localizao do bem dado em penhor, pois pela lei este estar situado no domiclio do possuidor (fictio iuris) no momento de ser constitudo o direito real de garantia, resguardando assim a segurana negocial, e garantindo direitos de terceiros.

ARTIGO 9. DA LICC Art. 9. Para qualificar e reger as obrigaes, aplicar-se- a lei do pas em que se constiturem. 1. Destinando-se a obrigao a ser executada no Brasil e dependendo de forma essencial, ser esta observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos extrnsecos do ato. a) caput do artigo 9. Da LICC Antes de explicar o caput do artigo 9. Da LICC, necessrio se faz explicar o que so obrigaes. A palavra obrigao, em sentido amplo, significa um dever. No mbito jurdico, h um dever, que se relaciona observncia de uma lei especfica, ou um contrato firmado entre as partes. Assim, exemplos de obrigaes jurdicas seriam a obrigao de pagar um tributo, de comparecer a uma audincia, de cumprir um contrato de prestao de servios, dentre muitas outras. O direito das obrigaes, tambm chamado de Direito Pessoal, um conjunto de normas que regem as relaes jurdicas de ordem patrimonial, onde um sujeito tem o dever de prestar e o outro tem o direito de exigir essa prestao, ou seja, um deve fazer algo e o outro deve receber esse algo. No que diz respeito s obrigaes, o art. 9 da LICC dispe que a lei do pas onde elas se constiturem que sero aplicadas para qualific-las e reg-las. Em se tratando de obrigaes ex lege (de acordo com a lei), o art. 165 do Cdigo Bustamante afirma que elas sero regidas pelo direito que as estiver estabelecido, j que so conseqncia de uma relao jurdica principal, da qual so acessrias. Devido ao fato de no serem autnomas, acabam reguladas pela mesma lei que disciplina a relao principal. Assim, as obrigaes decorrentes da lei so aquelas que no tem carter autnomo, nascendo independentemente da vontade do homem, surgem como conseqncia de uma relao jurdica principal, e seguem a natureza destas, como por exemplo: a obrigao de alimentar que os pais tm com relao aos seus filhos, que so decorrentes do direito de famlia, das relaes de parentesco (que a relao principal). As obrigaes decorrentes da prtica de um ato ilcito (contrrias lei), so regidas pela lei do lugar onde o delito foi cometido (lex loci delicti commissi), por exemplo, se um americano atropelar algum na Alemanha, ser a lei da Alemanha que reger se o atropelamento um ato ilcito naquele pas, e se em virtude disto vai o americano vai responder civil (atravs de indenizao) e criminalmente.

No caso de o ilcito ter sido praticado em vrios lugares, levar-se- em conta o local onde ocorreu o ltimo fato necessrio para a caracterizao da responsabilidade do lesante. Em relao s obrigaes convencionais (civis e comerciais) e as decorrentes de atos unilaterais, as mesmas se regero a) quanto forma ad probationem tantum (simplesmente para provar) e ad solemnitatem (para a solenidade) pela lei do local onde se originaram, ou seja, deve ser apreciada a forma da manifestao volitiva pelo direito vigente no local onde o ato for realizado. Importante ressaltar que essa norma somente vigorar no frum que aceitar que o ato seja realizado no exterior, pela forma estabelecida no ius loci actus; b) quanto capacidade, pela lei pessoal das partes (art. 7) que a lei domiciliar, observando-se a ressalva em relao ordem pblica, uma vez que a lex fori no admitir que produza efeito o ato que tiver contedo contrrio lei, moral e ordem pblica do pas. Na hiptese de as partes estiverem domiciliadas em Estados diferentes, a capacidade de cada uma obedecer sua lei domiciliar. Necessria se faz a delimitao da norma que disciplina as condies intrnsecas dos atos jurdicos decorrentes da declarao de vontade, antes de analisar qual a lei competente para reger os efeitos das obrigaes deles resultantes. Quando se tratar de ato unilateral 11, prevalecer a lei pessoal do declarante, enquanto que nos atos bilaterais, como nos contratos, p. exemplo, existem cinco correntes doutrinrias: a) competncia da lei pessoal dos contratantes, atravs da qual as declaraes de vontade devem ser examinadas separadamente, cada uma de acordo com a lei do declarante (Frankenstein, Dreyfus, J. Aubry e Audinet); b) competncia da lei do local da celebrao negocial (Pillet e Neboyet); c) competncia da lei que rege a relao constituda pelo ato jurdico (Machado Villela); d) competncia da lei escolhida internacionalmente pelos contratantes para reger o acordo (proper law of the contractI ou applicable law dos ingleses) e e) competncia da lex fori nos conflitos de lei que surjam entre o Brasil e os pases signatrios do Cdigo Bustamante (art. 177) e a da lei do local da constituio da obrigao entre os demais Estados que no o ratificaram. Em se tratando da forma extrnseca do ato, a locus regis actum, norma de direito internacional privado, que aceita pelos juristas para indicar a lei aplicvel. Atravs dessa norma, o ato, revestido de forma externa prevista pela lei do lugar e do tempo onde foi celebrado, ser vlido e poder servir de como prova em qualquer local onde tiver que produzir efeitos. Em se tratando de contratos internacionais, o princpio da autonomia da vontade no acolhido como elemento de conexo para reger contratos na seara do direito internacional, preconizando a liberdade contratual dentro das limitaes fixadas em lei, ou seja, a mesma s prevalecer quando no for conflitante com norma imperativa ou ordem pblica, ressaltando-se a previso que a prpria LICC faz em seu artigo 17 quando considera ineficaz qualquer ato que ofenda a ordem pblica interna, a soberania nacional e os bons costumes. Isso no significa que o art. 9 afasta a autonomia da vontade, pois a manifestao da livre vontade dos contratantes admitida pela LICC quando o for pela lei do contrato local, desde que observada a norma imperativa.

11

atos unilaterais so aqueles que dependem da vontade somente de uma pessoa, como por exemplo o testamento, que s depende da vontade do testador para existir

Nos casos em que a inteno do agente for de burlar a lei nacional, praticando negcio em pas estrangeiro com o intuito de fugir s exigncias da lei ptria, ou seja, tal ato no subsistir, por tratar-se de fraude. 1. Destinando-se a obrigao a ser executada no Brasil e dependendo de forma essencial, ser esta observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos extrnsecos do ato. De acordo com o disposto no 1 do art. 9 da LICC, a obrigao contrada no exterior e executada no Brasil ser observada segundo a lei brasileira, atendendo as peculiaridades da lei aliengena em relao forma extrnseca. Isto significa que a lei da constituio do local da obrigao mantm-se, pois admitidas sero suas peculiaridades, como a validade e a produo de seus efeitos, enquanto a lei brasileira ser competente para disciplinar os atos e medidas necessrias para a execuo da mesma em territrio nacional, tais como a tradio da coisa, forma de pagamento ou quitao, indenizao nos casos de inadimplemento, etc. Em relao aos contratos no exeqveis no Brasil, mas aqui acionveis, no se aplicar o disposto no art. 9, 1, da LICC, mas sim o locus regis actum, ou seja, a lei local que reger o ato. 2. A obrigao resultante do contrato reputa-se constituda no lugar em que residir o proponente. O 2. Fala dos contratos entre ausentes. O lugar onde se tem por concludo o contrato de fundamental importncia para o direito internacional privado, j que atravs dele emanar qual a lei dever ser aplicada para a disciplinar a relao contratual e tambm a apurao do foro competente. O art. 9, 2 da LICC afirma que a obrigao resultante do contrato se constitui no lugar em que residir o proponente, sendo aplicvel quando os contratantes estiverem em Estados diversos, enquanto que o art. 435 do Cdigo Civil reputa celebrado o contrato no lugar em que foi proposto. Maria Helena Diniz afirma que o verbo residir significa estabelecer morada ou achar -se em, estar, e nessa ltima acepo que vem sendo empregado o disposto no 2, do art. 9 da LICC, significando que o lugar em que residir o proponente seja o lugar onde estiver o proponente, afastando assim o critrio domiciliar por entender que a adoo do elemento residncia daria mais mobilidade aos negcios, j que no raro os mesmos se efetivam fora do domiclio dos contratantes. Assim, de acordo com a LICC, a obrigao contratada entre ausentes ser regida pela lei do pas onde residir o proponente, no importando o momento ou local da celebrao contratual, aplicando-se a lei do lugar onde foi feita a proposta. Em relao aos contratos entre presentes, no que diz respeito ao direito internacional, sero regidos pela lei do lugar em que foram contrados, desconsiderando-se a nacionalidade, domiclio ou residncia dos contratantes.

3. Artigo 10 da LICC Art. 10. A sucesso por morte ou por ausncia obedece lei do pas em que era domiciliado o defunto ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situao dos bens. 1. A sucesso de bens de estrangeiros, situados no Pas, ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, ou de quem os represente, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do de cujus. 2. A lei do domiclio do herdeiro ou legatrio regula a capacidade para suceder. 1.1 caput do artigo 10 da LICC Antes de adentrar ao tema, necessrio se faz conceituar sucesso para o ordenamento jurdico brasileiro, que nada mais do que ato ou efeito de suceder, de transmitir o patrimnio de um finado a seus herdeiros e legatrios12. Trata o caput, do artigo 10 da LICC, da sucesso legtima (que aquela imposta pela lei), da testamentria, que aquela em que o autor da sucesso deixa disposies de ltima vontade (testamentos, codicilos), e tambm da sucesso por ausncia (que o incio da partilha da pessoa desaparecida). De acordo com o entendimento da LICC, a lei que rege a sucesso a lei do domiclio do falecido, que pelo direito chamado de de cujus, uma vez que com isto h um tratamento igualitrio e harmonioso entre todos os herdeiros, mesmo que eles residirem em pases diferentes. Assim, a lei que rege a abertura da sucesso a lei do ltimo domiclio do autor da herana, ou seja, do falecido. Logo na sucesso no sero levados em conta a nacionalidade do autor da herana e/ou dos seus sucessores, nem o local da situao dos seus bens mveis ou imveis pertencentes ao falecido Exemplo: Se um estrangeiro domiciliado no pas falecer, ser a lei brasileira que regular a abertura da sua sucesso, mesmo que ele tenha herdeiros ou legatrios estrangeiros. Assim, muito importante saber onde domiciliava o autor da herana antes de, falecer. Entretanto, se porventura ele tivesse vrias residncias, estar autorizado a realizar o inventrio 13 o primeiro dos lugares em que for requerido seu processamento. 1.2 Variao do Direito Sucessrio em Benefcio do Cnjuge ou filhos brasileiros

12

Legatrio o herdeiro testamentrio, para o qual foi deixou algum bem ou direito individual, esta pessoa no precisa ser parente daquele que morreu para receber um legado. 13 Processo, formado em juzo competente, com o fim de legalizar a transferncia do patrimnio do defunto a seus herdeiros e sucessores na proporo exata de seus direitos mediante a partilha. V. benefcio de inventrio.

1. A sucesso de bens de estrangeiros, situados no Pas, ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, ou de quem os represente, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do de cujus. De acordo com o que dispe o 1. do artigo 10 da LICC, que a lei do domiclio do autor da herana no se aplicar para o estrangeiro que for casado com brasileiro, tiver filhos brasileiros, e deixar bens a serem partilhados no Brasil, uma vez que o ordenamento jurdico brasileiro somente permitir que a lei estrangeira seja aplicado nestes casos em concreto, se a lei do domiclio do autor da herana ao tempo da abertura da sucesso, for mais benfica ao cnjuge e/ou filhos brasileiros. Assim se um Mexicano domiciliado no Mxico, que no possui filhos, que seja casado com uma mulher brasileira, e que tenha bens para serem partilhados aqui no Brasil, em tese teria que aplicar sucesso dos bens brasileiros a lei brasileira, entretanto, por ser a lei mexicana mais benfica para o cnjuge do que a lei brasileira, j que determina que o cnjuge sobrevivente deve receber 50% da herana deixada pelo falecido quando concorrer com os pais dele, ser aplicada a lei mexicana, uma vez que a lei brasileira menos benfica para o cnjuge brasileiro, pois manda nestas ocasies dividir a herana em trs partes iguais. 1.2 Capacidade para suceder De acordo com o 2, da LICC, a lei que reger a capacidade do herdeiro ou legatrio para suceder (aptido para herdar os bens deixados pelo de cujus ou a qualidade de suceder na herana), a lei do domiclio do herdeiro ou do legatrio. Ento se de acordo com a lei do domiclio do herdeiro ele for deserdado ou for considerado indigno, ele no poder participar da sucesso, mesmo que tais normas quanto aplicao da sucesso no se apliquem ao domiclio do falecido. ARTIGO 11 DA LICC

Art. 11. As organizaes destinadas a fins de interesse coletivo, como as sociedades e as fundaes14, obedecem lei do Estado em que se constiturem.

14

Fundao uma pessoa jurdica de direito privado sem fins lucrativos. constituda pela destinao de um patrimnio para a execuo de determinados fins. O seu instituidor, que pode ser uma pessoa fsica ou pessoa jurdica, estabelece a sua criao mediante dotao de bens e declarao de fins. Para ser atribuida personalidade jurdica fundao, preciso ainda a declarao do seu modo de funcionamento e a aprovao do estatuto pelo Ministrio Pblico. Os fins a que visam tais entidades devem ser necessariamente de natureza altrustica, ora estimulando a cultura e investigao cientfica, artstica e literria, ora realizando finalidades filantrpicas.

O artigo 11 da LICC trata das sociedades e fundaes particulares, e impe que a lei do Estado em que as pessoas jurdicas15 de direito privado se constiturem que ir determinar as condies de sua existncia ou do reconhecimento de sua personalidade jurdica, sendo o seu foro competente para versar sobre sua criao, funcionamento e dissoluo, pouco importando o lugar onde se d o exerccio de sua atividade. Tal regra foi adotada para evitar confuso uma vez que a sede da empresa pode ser num pas, seus scios podem possuir vrias nacionalidades, vrios domiclios, etc, o que muito dificultaria qual regra adotar. A nacionalidade das pessoas jurdicas16 no mencionada expressamente pela LICC, mas entende-se prevista implicitamente no art. 11 da LICC e expressamente nos arts. 1.126 a 1.141 do Cdigo Civil, no sentido de que determinada pela lei na qual tem sua origem, pelo princpio locus regit actum. Assim sendo, o local da constituio da pessoa jurdica que determinar as suas regras e sua nacionalidade. Assim uma pessoa jurdica ser brasileira se tiver sido constituda no Brasil, possuindo aqui sua sede, mesmo que os scios no sejam brasileiros, e que possua contrato social arquivado no pas.

1. No podero, entretanto, ter no Brasil filiais, agncias ou estabelecimentos antes de serem os atos constitutivos aprovados pelo Governo brasileiro, ficando sujeitas lei brasileira. O 1 do art. 11 da LICC condiciona a abertura de filiais, agncias ou estabelecimentos de pessoa jurdica estrangeira no Brasil aprovao de seu estatuto social ou ato constitutivo pelo governo brasileiro, com o intuito de evitar fraudes lei e fazendo com que a mesma se sujeite lei brasileira, uma vez que adquirir domiclio no Brasil (CC, arts. 1.134 a 1.141). No ser necessria a autorizao governamental nos casos em que a pessoa jurdica estrangeira no pretenda fixar no Brasil agncia ou filial, pois obedecer lei do pas de sua constituio, sendo possvel exercer atividade no Brasil desde que no contrria nossa ordem social.
15

A pessoa jurdica um sujeito de direito personalizado. a pessoa jurdica uma mquina jurdica, ou seja, "uma instrumentao jurdico-formal utilizvel para a consecuo de fins aceitos e valorizados pela ordem jurdica". Segundo o doutrinador Rubens Requio, entende-se por pe15ssoa jurdica o ente incorpreo que, como as pessoas fsicas, pode ser sujeito de direitos. No se confundem, assim, as pessoas jurdicas com as pessoas fsicas que deram lugar ao seu nascimento; pelo contrrio, delas se distanciam, adquirindo patrimnio autnomo e exercendo direitos em nome prprio. Por tal razo, as pessoas jurdicas tm nome particular, como as pessoas fsicas, domiclio e nacionalidade; podem estar em juzo, como autoras ou como rs, sem que isso se reflita na pessoa daqueles que a constituram. Finalmente, tm vida autnoma, muitas vezes superior s das pessoas que as formaram; em alguns casos, a mudana de estado dessas pessoas no se reflete na estrutura das pessoas jurdicas, podendo, assim, variar as pessoas fsicas que lhe deram origem, sem que esse fato incida no seu organismo. o que acontece com as sociedades institucionais ou de capitais, cujos scios podem mudar de estado ou ser substitudos sem que se altere a estrutura social. O certo que a pessoa jurdica hoje uma instituio, atravs da qual um agrupamento adquire personalidade distinta das de seus componentes.
16

A nacionalidade da pessoa jurdica aqui tratada como a vinculao e relao da pessoa jurdica com certo Estado.

A competncia para decidir e praticar os atos de funcionamento no Brasil de organizaes estrangeiras destinadas a fins de interesse coletivo, incluindo-se aqui alteraes de estatuto e cassao de autorizao de funcionamento, ficou delegada ao Ministro de Estado de Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, sendo vedada a subdelegao. A sujeio lei brasileira no est ligada personalidade da pessoa jurdica estrangeira, mas sim ao seu exerccio no pas, que deve estar de acordo com o nosso ordenamento jurdico (por exemplo, o pas no autorizaria sociedade ou propriedade estrangeira destinada divulgao de notcias rea jornalstica). 2. Os Governos estrangeiros, bem como as organizaes de qualquer natureza, que eles tenham constitudo, dirijam ou hajam investido de funes pblicas, no podero adquirir no Brasil bens imveis ou suscetveis de desapropriao 17. O 2 do art. 11 da LICC versa sobre as restries submetidas s pessoas jurdicas de direito pblico em relao aquisio, gozo e exerccio de direito real no territrio brasileiro. Tal posio se justifica pelo entendimento que a ausncia de tais restries representariam um perigo soberania nacional, integridade do solo ptrio, segurana nacional, atravs da possvel ocorrncia de problemas diplomticos, at porque os governos estrangeiros poderiam aqui instalar seus sditos Maria Helena Diniz, ao tratar do tema, afirma que as pessoas jurdicas de direito pblico externo, sero, por lei, absolutamente incapazes para adquirir a posse e a propriedade de imvel situado no Brasil ou de bens suscetveis de desapropriao, como direitos autorais, patentes de inveno, direitos reais sobre coisa alheia de fruio, aes de sociedade annima, etc. Tal impedimento dar-se- no somente via testamento, como tambm atravs de qualquer ttulo, como compra e venda, doao, permuta, etc. 3. Os Governos estrangeiros podem adquirir a propriedade dos prdios necessrios sede dos representantes diplomticos ou dos agentes consulares. O 3 do art. 11 da LICC trata de exceo ao disposto no pargrafo anterior quando permite que as pessoas jurdicas de direito pblico possam adquirir prdios para sede de representantes diplomticos ou agentes consulares, assegurando o livre exerccio de funes diplomticas e de atividades consulares. Assim, o direito de propriedade imobiliria de um Estado estrangeiro ficar restrito ao edifcio de sua embaixada, consulado e legaes, necessrios prestao de servios diplomticos, e aos

17

Desapropriao o procedimento administrativo atravs do qual o poder pblico compulsoriamente despoja algum de uma propriedade e a adquire para si, mediante indenizao, fundada em um interesse pblico. Nos dizeres de Digenes Garparini; "o procedimento administrativo pelo qual o Estado compulsoriamente retira de algum certo bem por necessidade ou utilidade ou por interesse social e o adquire, originariamente, para si ou para outrem mediante prvia e justa indenizao, paga em dinheiro, salvo os casos que a prpria constituio em mera".

prdios residenciais dos agentes consulares e diplomticos, mesmo que neles no se encontre a chancelaria. Art. 12. competente18 a autoridade judiciria brasileira, quando for o ru domiciliado no Brasil ou aqui tiver de ser cumprida a obrigao. O art. 12 da LICC fixa a competncia da autoridade judicial brasileira nos casos em que o ru, seja ele brasileiro ou estrangeiro, tenha domiclio no Brasil, podendo aqui ser intentada qualquer ao que lhes diga respeito. Nas hipteses em que dois sejam rus e apenas um deles esteja aqui domiciliado, admite-se a competncia do juiz que vier a tomar conhecimento da causa em primeiro lugar, de acordo com o princpio da preveno 19. Admite-se assim que o estrangeiro, aqui domiciliado ou no, possa comparecer, como autor ou ru, perante o tribunal brasileiro quando haja alguma controvrsia de seu interesse, desde que sua capacidade para estar em juzo obedea lex domicilii (lei do domiclio) e com a ressalva da lex fori (lei do foro) no que diz respeito a preceito de ordem pblica (art. 7 da LICC). Nos casos em que a obrigao for exeqvel no Brasil, competente ser a autoridade brasileira, visto tratar-se de competncia especial, prevalecendo sobre a competncia do local onde a obrigao foi constituda e sobre a competncia da lei domiciliar. Alguns entendem que tal competncia obrigatria, enquanto parte da doutrina entende apenas que o seja em relao ao 1 do art. 12, nas hipteses de aes concernentes aos bens imveis situados no Brasil, afirmando que o art. 12 da LICC c.c. os arts. 314 e 316 do Cdigo Bustamante, contm norma supletiva, na medida que entende permitida a competncia estrangeira nos casos em que o ru no for domiciliado no Brasil, se a obrigao no tiver que ser aqui executada, e nos casos em que a ao no verse sobre imveis situados no territrio brasileiro. 1. S autoridade judiciria brasileira compete conhecer das aes, relativas a imveis situados no Brasil. O 1 do art. 12 da LICC diz respeito no s s aes reais imobilirias mas sim a todas as aes que tratem de imveis situados no Brasil e trata-se de norma compulsria, na medida que impe a competncia judiciria brasileira para processar e julgar aes que versem sobre imveis
18

Competncia o poder, capacidade ou aptido legal que tem a pessoa, em razo de sua funo, ou cargo pblico, de praticar os atos inerentes a este ou quela, e resolver qualquer assunto. Medida de jurisdio ou poder conferido ao juiz ou tribunal, para conhecer e julgar certo feito submetido sua liberao dentro de determinada circunscrio judiciria.
19

Em algumas situaes vrios Juzos sero competentes para julgar um certo assunto, entretanto, no pode existir mais de um processo para julgar o mesmo caso, razo pela qual deve-se aplicar a preveno, que nada mais do que a fixao da competncia para julgar o caso, daquele juzo em que se tenha verificado o despacho, na inicial, em primeiro lugar." A preveno, portanto, "no se afigura como um critrio de determinao da competncia, porm, de fixao da competncia, dentre rgos cuja competncia j estava determinada e era a mesma".

situados no territrio brasileiro, competindo a nossa justia fazer a qualificao do bem e a natureza da ao intentada. Nas hipteses de o imvel estar localizado em pases diversos, cada Estado ser competente para julgar ao relativa parcela do bem que se encontrar em seu territrio. No que diz respeito s aes que versem sobre bens mveis, devero ser propostas no foro do domiclio do ru (CPC, art. 94) e quando tratarem sobre bens mveis que venham a se deslocar aps proposta a demanda, ser competente o foro do domiclio das partes no momento em que a ao foi proposta (CPC, art. 87). 2. A autoridade judiciria brasileira cumprir, concedido o exequatur20 e segundo a forma estabelecida pele lei brasileira, as diligncias deprecadas por autoridade estrangeira competente, observando a lei desta, quanto ao objeto das diligncias 21. A previso do 2 do art. 12 da LICC diz respeito ao cumprimento, pela autoridade judiciria brasileira, das cartas e comisses rogatrias com a finalidade de investigao, e das diligncias deprecadas pelas autoridades locais competentes, satisfazendo o que lhes foi requerido pela autoridade estrangeira. As cartas rogatrias so pedidos feitos pelo juiz de um pas ao de outro solicitando a prtica de atos processuais, sem carter executrio, e subordinam-se lei do pas rogante, no que tange ao contedo ou matria de que so objeto e, em relao ao procedimento, so disciplinadas conforme a lei do pas do rogado. As diligncias de carter executrio, como por exemplo arresto e seqestro, no podero ser objeto de carta rogatria ( RTJ, 72:659, 93:517 e 103:536). O art. 17 da LICC impede o cumprimento de rogatria quando a mesma for ofensiva ordem pblica e aos bons costumes, j que os atos processuais esto sujeitos lex fori, sendo inadmitidos os que atentem contra a legislao brasileira. A carta rogatria remetida atravs da via diplomtica e ao Procurador-Geral da Repblica dado vista da mesma para que possa impugn-la nos casos de contrariedade da ordem pblica, soberania nacional22 ou falta de autenticidade. Uma vez concedido o exequatur ou cumpra-se, a rogatria enviada ao juiz da comarca onde dever ser cumprida a diligncia, observado o direito estrangeiro quanto ao seu objeto. Tendo sido cumprida, a rogatria devolvida justia rogante atravs do Ministrio da Justia.

20

Ordenana (cumpra-se) que o Presidente do Supremo Tribunal Federal expede para que se cumpra, no pas, uma sentena de justia estrangeira, ou certa diligncia deprecada em carta rogatria.
21

Sada do juz ou serventurio de justia, para presidir ou praticar, fora dos auditrios ou dos cartrios, qualquer ato do seu ofcio (audincias, vistorias, arrecadaes, citaes, penhoras, avaliaes, buscas e epreenses e outras).
22

Segundo a lio de Jos Afonso da Silva: Soberania "o poder supremo consistente na capacidade de autodeterminao". O Brasil uma nao soberana. Decises de outros pases s tero efeito no Brasil somente se for consentido. Um exemplo disso as decises judiciais de outros pases, que s tero eficcia no Brasil, se o Superior Tribunal de Justia - STJ homolog-la (art. 105, I, CF).

Art. 13. A prova dos fatos ocorridos em pas estrangeiro rege-se pela lei que nele vigorar, quanto ao nus e aos meios de produzir-se, no admitindo os tribunais brasileiros provas que a lei brasileira desconhea. O art. 13 da LICC diz respeito prova dos fatos ocorridos em pas estrangeiro, preconizando que a mesma ser regida pela lei do lugar onde ocorrer ( lex loci), enquanto que o nus e meio de produzi-la sero regidos pela lex fori, no sendo admitida, no curso da ao, qualquer prova no autorizada pela lei do juiz, sob pena de contrariar o sistema da territorialidade da disciplina do processo. Importante ressaltar que mesmo o modo de produo de provas sendo de competncia da lex fori, no pode-se em hiptese alguma, permitir quaisquer meios probatrios no autorizados pela lei do rgo judicante, ou seja, a prova do fato ocorrido no estrangeiro deve ser produzida por meio conhecido do direito ptrio, caso contrrio no ser aplicvel por juiz local.

Art. 14. No conhecendo a lei estrangeira, poder o juiz exigir de quem a invoca prova do texto e da vigncia. Estando o magistrado diante de um caso de direito internacional privado, ele dever decidir se aplicvel o direito brasileiro ou o estrangeiro, e, verificando a inaplicabilidade da norma brasileira, determinar qual a legislao estrangeira aplicvel quele caso concreto. A aplicao da lei estrangeira pelo juiz pode ser dar ex officio (de plano), quando dela tenha conhecimento e mesmo sendo esta contra a vontade das partes. Nos casos em que desconhecer a norma estrangeira, j que no obrigado a conhec-la e nem tem o dever de prov-la, permitido ao juiz, pelo art. 14 da LICC, reclamar a prova do direito estrangeiro de quem a alega (no sentido de que faam prova da vigncia e contedo da norma estrangeira aplicvel ao caso), tendo o juiz o dever de inteirar-se das normas mesmo quando no fornecida pelas partes. Maria Helena Diniz, ao discorrer sobre o tema, dispe que, a observncia do direito estrangeiro, seja ex officio pelo juiz (atravs de socorro diplomtico para obter conhecimento seguro da lei) ou quando invocado pela parte litigante, poder se dar das seguintes formas: a) o magistrado dever aplicar a lei estrangeira, mesmo sem alegao e prova da parte interessada, sempre que o direito privado (lex fori) julgar competente aquela lei; b) se o juiz no conhecer o direito estrangeiro poder exigir prova da parte a quem aproveita (CPC, art. 337); c) o interessado, sem a provocao do juiz, poder alegar a lei que lhe aplicvel, propondo-se a provar sua existncia e contedo e d) o rgo judicante poder de ofcio investigar a norma estrangeira alegada pela parte, se a prova apresentada no o convencer, no estando o mesmo adstrito s afirmaes ou provas produzidas por ela. Existe o entendimento de que a parte que invoca a aplicao do direito estrangeiro ao caso concreto fica obrigado a provar sua existncia, contedo e vigncia, uma vez que para o

ordenamento jurdico brasileiro, a norma estrangeira tida como fato, e sendo fato, necessita ser comprovado por quem o alega. Eis algumas provas que a parte que invoca o direito aliengena pode produzir: - jornal contendo a publicao da lei; - pareceres de juristas; - doutrina estrangeira; - declaraes de dois advogados que militam no pas aliengena; - certido autenticada por autoridade diplomtica ou consular; Nos casos em que, mesmo tomando todas as providncias necessrias, seja impossvel determinar com segurana qual o direito aliengena deva ser aplicado, os juristas tm apontado algumas solues, como: a) a converso do julgamento em diligncia, no sentido de averiguar qual realmente a lei aplicvel e vigente para solucionar o caso concreto, o que vai se obter perante o pas aliengena; b) o julgamento do litgio contra a parte que alegou o direito estrangeiro e no o demonstrou; c) a aplicao do direito comum vigente no foro de julgamento, na falta de prova concludente do direito aliengena; d) rejeio da demanda fundada em tal lei, julgando a ao improcedentes; e) a deciso conforme a norma provavelmente em vigor no pas em que se cogita e f) julgamento de acordo com os princpios gerais de direito, ou seja, com um direito comum a que a norma aliengena se coaduna. Art. 15. Ser executada no Brasil a sentena proferida no estrangeiro, que rena os seguintes requisitos: a) haver sido proferida por juiz competente; b) terem sido as partes citadas 23 ou haver-se legalmente verificado revelia 24; c) ter passado em julgado e estar revestida das formalidades necessrias para a execuo no lugar em que foi proferida; d) estar traduzida por intrprete autorizado; e) ter sido homologada pelo Supremo Tribunal Federal. Pargrafo nico. No dependem de homologao as sentenas meramente declaratrias do estado das pessoas. A sentena de mrito proferida no estrangeiro destituda tanto de obrigatoriedade quanto de fora executria na jurisdio de outro pas, em virtude da independncia das jurisdies. O art. 15 da LICC versa justamente sobre a hiptese em que sentena estrangeira deva ser executada no Brasil, j que tal sentena, para ser aqui executada, necessita da aprovao do nosso rgo judicirio, constituindo o exequatur- cumpra-se. O exequatur o processo atravs
23

Citao, para o Direito, consiste no ato processual no qual a parte r comunicada de que se lhe est sendo movido um processo e a partir da qual a relao triangular deste se fecha, com as trs partes envolvidas no litgio devidamente ligadas : autor, ru e juiz. Quando uma ao judicial proposta perante a Justia, a pessoa em relao a quem se pretende fazer valer um direito tem que ser chamada a compor a relao processual, sendo tal chamamento realizado por um ato formal, definido em lei: o ato de citao.
24

Situao jurdica de quem citado a comparecer em juzo e no o faz.

do qual a jurisdio local aceitar a sentena como produto de um tribunal, mas indicar se ela poder ou no ser aqui executada, submetendo-a a exame preliminar. O critrio utilizado adotado no Brasil em relao ao problema da eficcia jurdica e da fora executiva da sentena estrangeira o do juzo de delibao (juzo superficial). O juzo de delibao uma modalidade de exequatur, atravs do qual se reconhece a eficcia da sentena estrangeira para ser executada no territrio do Estado ou para atender aos direitos adquiridos dela recorrentes, constituindo um prvio juzo, sem apreciao do mrito, limitado ao exame de requisitos extrnsecos (competncia, regularidade da citao e respeito ordem pblica nacional) e da competncia da autoridade prolatora da sentena. O processo de exequatur no admite a apresentao de novo pedido que no tenha sido apreciado pelo juiz estrangeiro, cabendo ao juiz do exequatur somente a concesso ou a recusa da homologao, sem poder alterar o julgamento feito no exterior. A execuo de sentena estrangeira no juzo brasileiro somente se dar quando presentes determinados requisitos externos e internos. Os requisitos externos so que a sentena seja formalmente vlida em sua jurisdio de origem, que esteja traduzida na lngua portuguesa por tradutor juramentado ou intrprete autorizado e que seja autenticada pelo cnsul brasileiro (Smula 259 do STF), exceto se tiver sido requisitada por via diplomtica. Os requisitos internos para que a sentena aliengena seja executada em nosso pas so os seguintes: que tenha sido prolatada por juiz com competncia internacional para tanto; citao vlida das partes ou verificada sua revelia, de acordo com a lei do local onde tenha sido prolatada a deciso; trnsito em julgado da sentena proferida no estrangeiro (Smula 420 do STF) (deciso da qual no cabe mais recurso); sentena no contrria ordem pblica, soberania nacional e aos bons costumes e que tenha sido previamente homologada pelo Superior Tribunal Federal, com ouvida das partes e do Procurador-Geral da Repblica. Pargrafo nico. No dependem de homologao as sentenas meramente declaratrias do estado das pessoas. No que tange sentena estrangeira meramente declaratria de estado de pessoa, a homologao dispensada, em funo de que este tipo de sentena independe de execuo, pois por si s representa documento idneo para determinar uma qualidade ou um fato, tendo mera eficcia documental. o exemplo das aes investigatrias de paternidade, as que declaram a interdio do indivduo e nomeiam curador. Entretanto, se a sentena sobre o estado envolver relaes patrimoniais, a homologao necessria, porque ser o ttulo executivo, que o indivduo apresentar, invocando a coao do poder pblico, a fim de lhe serem assegurados os direitos, que a sentena declara lhe pertencerem. Art. 16. Quando, nos termos dos artigos precedentes, se houver de aplicar a lei estrangeira, ter-se- em vista a disposio desta, sem considerar-se qualquer remisso por ela feita a outra lei.

As normas de direito internacional privado, vigentes nos diferentes Estados, no so uniformes a respeito dos critrios normativos, motivo pelo qual se justificam os conflitos entre as prprias normas de direito internacional privado. O artigo 16 da LICC busca, atravs da corrente da referncia ao direito material estrangeiro solucionar tais conflitos, pela qual a norma de direito internacional privado remete o aplicador para reger dada relao jurdica ao direito substancial aliengena, qualificador do fato sub judice (sob julgamento), e no ao direito internacional privado estrangeiro. Essa teoria preconiza que o juiz atenda somente norma de direito internacional privado de seu pas, sem se preocupar com a norma de Direito Internacional Privado de outro Estado, seja ela idntica ou no. Assim, o art. 16 da LICC admite to-somente a aplicao de norma substancial brasileira aplicvel ao caso vertente, por ordem da norma de direito internacional privado do frum e na da norma de direito internacional aliengena, j que as nicas normas sobre conflito normativo que podero ser levadas em conta, para a resoluo de um dado fato interjurisdicional, sero as do frum e no as de outro Estado. Art. 17. As leis, atos e sentenas de outro pas, bem como quaisquer declaraes de vontade, no tero eficcia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes. O art. 17 trata da ineficcia das leis estrangeiras no Brasil quando as mesmas forem contrarias soberania nacional, ordem pblica ou aos bons costumes, submetendo a eficcia dos atos aliengenas aos princpios descritos acima. sabido que o juiz obrigado a aplicar a lei estrangeira no caso concreto quando o impuser a norma de direito internacional privado. O art. 17 da LICC confere ao magistrado o poder-dever de afast-la quando a mesma contrariar a soberania nacional, ordem pblica e os bons costumes, visto que os mesmos constituem limites que visam a assegurar a ordem social. Na prtica, a anlise da aplicao ou no da lei estrangeira dar-se- no momento em que o rgo judicante apreciar o caso concreto, averiguando se sua aplicao no ser contrria aos nossos princpios de organizao poltica, jurdica e social. Assim, atravs deste artigo, observa-se uma restrio ou limitao aplicao de lei estrangeira no Brasil, pois quando contrria nossa ordem social, mesmo quando regularmente aplicvel a certo caso, ter sua competncia normal afastada, acarretando a aplicao da lex fori. Art. 18. Tratando-se de brasileiros, so competentes as autoridades consulares brasileiras para lhes celebrar o casamento e os mais atos de Registro Civil e de tabelionato, inclusive o registro de nascimento e de bito dos filhos de brasileiro ou brasileira nascido no pas da sede do Consulado. O artigo 18 da LICC versa sobre a competncia consular brasileira para redigir atos notariais em Estado aliengena, possibilitando aos brasileiros que estejam no exterior, domiciliados ou no no Brasil, possam se dirigir aos representantes consulares do Brasil para requererem a lavratura de

atos de competncia normal de juiz de casamento, de tabelio ou oficial do registro civil, de acordo com sua lei nacional, que a brasileira. Importante ressaltar que os atos consulares constituem exceo ao princpio locus regit actum, j que os cnsules, no exerccio de seus cargos no exterior, devem seguir as formalidades prescritas em sua lei nacional, e no as do pas onde esto a servio do Brasil. No que diz respeito ao casamento, o art. 18 da LICC, com a alterao do art. 3 da Lei n 3.238/57, permite que o mesmo seja celebrado no exterior perante cnsul brasileiro, ressaltando que ambos os nubentes devam ser brasileiros, j que no direito brasileiro exige-se a vinculao da nacionalidade dos contraentes autoridade consular. Ou seja, quando os nubentes tiverem nacionalidades diversas, a cerimnia somente poder ser realizada perante a autoridade local, no tendo o cnsul brasileiro competncia para celebr-la, no podendo faz-lo quando apenas um dos cnjuges for brasileiro e o outro for estrangeiro ou aptrida. Aps a celebrao do casamento pelo cnsul, necessrio o registro do mesmo no livro competente, no prazo de 180 dias contados da volta de um ou de ambos os cnjuges ao Brasil, no Cartrio do respectivo domiclio ou, na falta deste, no 1 Ofcio da Capital do Estado em que passarem a residir, expedindo a certido do casamento. Se porventura o prazo de 180 dias no for cumprido, o casamento no invalidado, mas nova habilitao ser necessria para retomar a possibilidade do registro. No caso de a lei do pas em cujo territrio se realizou o casamento de brasileiros no reconhecer o casamento consular, o mesmo ter validade no Brasil. Art. 19. Reputam-se vlidos todos os atos indicados no artigo anterior e celebrados pelos cnsules brasileiros na vigncia do Decreto-lei n 4.657, de 4 de setembro de 1942, desde que satisfaam todos os requisitos legais. Pargrafo nico. No caso em que a celebrao desses atos tiver sido recusada pelas autoridades consulares, com fundamento no artigo 18 do mesmo Decreto-lei, ao interessado facultado renovar o pedido dentro em 90 (noventa) dias contados da data da publicao desta lei. Com este artigo passou-se a permitir que brasileiros domiciliados no estrangeiro tambm casassem perante o consulado brasileiro. O art. 19 da LICC versa sobre a validade do casamento celebrado por cnsul brasileiro no estrangeiro, de nubentes de nacionalidade brasileira, mesmo que no sejam domiciliados no Brasil, ou seja, validando tambm as npcias de brasileiros domiciliados no exterior. O pargrafo nico do artigo 19 determina um prazo de noventa dias para que se renove o pedido para a celebrao do casamento quando a autoridade consular se recusar a celebr-lo com fundamento no disposto no art. 18 da LICC. Oscar Tenrio entende que o simples pedido de reconsiderao no processo de habilitao, quando fundamentado legalmente, j obrigaria o cnsul a celebrar as npcias, deixando de lado a exigncia do domiclio no Brasil.

Assim, observa Maria Helena Diniz que a Lei n 3.238/57 veio a alterar os arts. 7, 2, e 18 da LICC, eliminando a exigncia do domiclio e considerando apenas o elemento de conexo nacionalidade, motivo pelo qual brasileiros, domiciliados ou no no Brasil, passaram a pode contrair npcias no exterior perante autoridade consular brasileira.

You might also like