You are on page 1of 7

FICHAMENTO DO LIVRO NOVA HISTRIA CRTICA MARIO SCHMIDT CAPTULO 46 A ERA VARGAS A Aliana Liberal - A crise de 1929 que

ue teve incio nos EUA, interferiu de forma significativa na economia do Brasil. - Cafeicultores faliram pela baixa exportao de caf. Logo, os bancos que os financiavam tambm e os comerciantes que lidavam com a exportao. - Os que ainda no tinham falido, exigiam ajuda do Estado Brasileiro. - A crise afetou as alianas polticas, o pacto do caf com leite se desfez. - O presidente Washington Lus, paulista, ao invs de apoiar um mineiro na eleio seguinte, preferiu o cafeicultor paulista Jlio Prestes. - o presidente de Minas Gerais, Antnio Carlos de Andrada, latifundirio, procurou as liderana do Rio Grande do Sul, que era a terceira fora oligrquica. - Oferecem a eles o cargo mximo: o candidato a presidente seria Getlio Vargas. - So Paulo estava se dividindo. - O PRP j no conseguia reunir todos os grupos, por causa disso, foi fundado o Partido Democrtico (PD) que propunha reformas polticas como o voto secreto, coisa que os tenentes e a classe mdia tambm queriam. - O PD era cheio de jovens advogados e filhos de cafeicultores cheios de sonhos polticos liberais. - Havia um preconceito do PC contra os imigrantes que enriqueceram, ou seja, no tinha ligao com a burguesia industrial paulista. -A unio gacho-mineira criou a aliana liberal, cujo objetivo principal era eleger Vargas presidente. O PD paulista aderiu. - Para se aliar com o nordeste colocaram Joo Pessoa (governador da Paraba) como vice. - A Aliana Liberal buscava apoio de todos os insatisfeitos com o domnio da oligarquia, especialmente a dos cafeicultores paulistas. - O seu programa defendia muito a exportao, leis trabalhistas e reformas na lei eleitoral. - No meio da campanha eleitoral, aconteceu a crise da bolsa de Nova Iorque, onde muitas fazendas foram falncia e as que sobreviveram pediram ajuda para o Governo, Washington Lus negou, pois, o pas iria a falncia, logo, os cafeicultores ficaram contra o governo. - O mais importante tenentista ( Lus Carlos Prestes), declarou ser socialista revolucionrio. - O BOC (Bloco Operrio campons) ganhou voz nas grandes capitais e demonstrou qu os operrios j tinham capacidade de se organizar politicamente. - O problema que o BOC estava ligado ao PCB, que avaliava o proletariado. - Na eleio Jlio Prestes era eleito, mas nunca tomou posse.

Getlio Vargas - Nasceu no RS, seu pai era fazendeiro e general. - Estudou em Ouro Preto (MG), porm se meteu em brigas demais e foi expulso. - Tentou entrar no exrcito e pediu baixa quando seus colegas foram injustiados. - Estudou Direito em So Paulo. - Se inspirou nas ideias positivistas e autoritaristas. - Foi ser advogado na cidade natal. - Deputado estadual, federal, governador do Rio Grande do Sul. - Capacidade de conciliar os contrrios, jogo de cintura. Pica-Pau Amarelo (1921) -Monteiro Lobato escreveu o Stio o Pica Pau amarelo e escrever tambm para adultos, onde em uma de suas histrias, havia um personagem de um caipira ignorante que acabou virando a imagem estereotipada do brasileiro, um tempo depois, escreve que se arrependeu e comea a fazer campanhas nacionais a favor da sade pblica e da educao do povo brasileiro. Infelizmente, o ideal preconceituoso prevaleceu. Trinta (1930) -Joo pessoa, governador da Paraba, tentou centralizar o poder para submeter os coronis do serto e libertar o Estado das ligaes com o Pernambuco. - Ordenou que o comrcio de algodo fosse feito pelo mar. - Revolta de Princesa os pernambucanos se revoltaram na cidade de princesa. - encontraram fotos das amantes de Joo Pessoa, que se suicidaram. - Poder nas mos dos gachos, fim da Repblica Velha. Revoluo... Revoluo? - A revoluo de 30, no mudou tanto o Brasil assim como foi descrita. - Imprimia-se a imagem de que era o fim das oligarquias. - O Brasil continuou por muitos anos numa economia baseada na agroexportao. - A ideia de oligarquias estaduais foi derrotada por um Estado que, acima das lutas de classes, promoveu a unio e desenvolvimento nacionais, foi criada pelo novo governo. - No Governo de Vargas, o Estado teve forte interferncia na economia, se baseando no New Deal dos EUA para suprir a crise de 29. - As classes dominantes arrumaram um jeito para se estabilizarem.

- A agroexportao no ia se sustentar sozinha, logo, passou a investir na indstria. - O mais importante de tudo isso foi que o crescimento urbano tornou o movimento operrio ameaador s classes altas. - a revoluo pode ser vista como o incio do processo de constituio de um Estado com o objetivo de dominar o movimento operrio. O Poder Fala Com Cimento e Tijolos O governo Vargas mandou erguer prdios pblicos grandes e de arquitetura moderna para passar a imagem de um governo slido, poderoso e moderno. O Governo Provisrio (1930- 1934) - Vargas ficou no poder durante quinze anos. - tentou passar a imagem de revolucionrio. - Seu governo no era democrtico, afinal no tinha sido eleito. - Todas as leis foram feitas por ele, por meio de decreto-lei. - Vargas no recorreu apenas a fora bruta, mas tambm criou leis trabalhistas para conter a classe trabalhadora. - Prendeu anarquistas e comunistas. A Constituio de 1934 -A constituio aprovada seguia os princpios da democracia liberal. - O federalismo foi preservado, mas o poder central foi ampliado. - Havia harmonia entre os trs poderes. - O voto era obrigatrio, direto e secreto, inclusive para as mulheres. - Porm, a maioria dos brasileiros era analfabeta e no tinham esse direto eleitoral. - direitos trabalhistas. - Todas as crianas deveriam cursar o primrio. - Essa constituio durou poucos meses. - O perodo democrtico durou muito pouco tempo. At o golpe que instaurou a ditadura do Estado novo, em 1937. Fascismo Mais Verde Do Que Amarelo: O Integralismo -Nos anos 30, a crise mundial fez com que as correntes polticas radicais crescessem cada vez mais. - Na europa, o comunismo ganhava prestgio defendendo uma revoluo socialista de operrios e camponeses. - Do outro lado, fascistas.

- No Brasil, as ideias fascistas aglomeravam se em torno da Ao integradalista brasileira (AIB), chefiada pelo Sr. Plnio Salgado. - Atraiam muitas pessoas por causa do ideal nacionalista que se criava. - Falavam em combater o capitalismo financeiro internacional. - A igreja catlica em todo mundo defendia o fascismo. - Grande parte dos integralistas eram empresrios, em menor escala, oficiais da marinha e do Exrcito, e at gente humilde. - Os integralistas apreciavam imitar os fascistas europeus, inclusive nas roupas e manifestaes pblicas. - Eles podiam ser muito violentos com quem tinha ideias diferentes das deles. - A resistncia popular foi um dos motivos para que o fascismo tivesse massacrado no Brasil. Aliana Nacional Libertadora (ANL) - Na Alemanha, os nazistas se aproveitaram da desunio dos partidos de esquerda para tomar o poder atravs de um golpe de Estado em 1933. - Na Frana e na Espanha, as Frentes populares venceram as eleies. - Aqui no Brasil tambm houve uma Frente popular: a Aliana Nacional Libertadora (ANL). O Levante da ANL em 1935 - O sr. Miranda, militante do PCB, tinha ido a Moscou fazer um relatrio sobre a situao revolucionria do Brasil. - A ANL, foi quase toda para a cadeia. - O PCB praticamente deixou de existir. - Com efeito, a participao do comunistas, foi fundamental, mas eles lutavam pelas propostas da ANL e no para uma Revoluo socialista.

A Tragdia de Olga Benrio Prestes - Desde cedo, se destacou na militncia do Partido Comunista. - Um dia, os jornais da Europa inteira estamparam o nome de Olga Benrio depois que ela, ousada, liderou um comando que libertou especularmente o namorado comunista da priso. - Forgida da polcia, foi para URSS. - Olga e Lus Carlos prestes se apaixonaram. - Nos pores da polcia, os presos polticos eram barbaramente torturados. - Finalmente, Prestes e Olga foram presos. - Getlio pensou em deport-la para a Alemanha, porm, ela estava grvida de um pai brasileiro. - Alm de comunista, era judia e estava grvida, foi enviada para Alemanha nazista por obra e graa de Vargas.

- Olga foi executada pelos nazistas numa cmera de gs. A Ditadura do Estado Novo (1937-1945) - Getlio usou o pretexto da preservao da democracia ameaada pelos comunistas em 1935 para ir fechando regime cada vez mais. - Prises arbitrrias, inclusive de deputados, invaso de sindicatos, valia quase tudo. - Plano Cohen era um plano de tomado do poder pelos comunistas, a partir do assassinato de autoridades, residncias invadidas para a execuo de pais de famlia, incndios de escola com crianas na sala de aula e outras barbaridades que obviamente eram falsas. - Getlio sabia disso, mas fingiu que era verdadeiro, ele e seus aliados aproveitaram esse pretexto para dar o golpe do Estado. - Cancelou as eleies presidenciais, estava dado o golpe que implantava a ditadura do Estado Novo. - Na mesma noite, anunciaram a nova Constituio do Brasil. - A constituio de 1937 foi redigida por um jurista polons, por isso tambm chamada de Constituiao Polaca. Populismo e Trabalhismo - O governo Vargas proibiu greves, prendeu operrios, perseguiu comunistas e anarquistas. - O Estado Novo era o tpico Estado populista. - O populismo tinha o nome de trabalhismo. - A economia brasileira tinha se afundado em 1929. - No mundo inteiro, aps a crise de 29, o Estado cresceu de tamanho. - No Brasil, no foi diferente. - O Estado ficou muito forte e atuante. - Vargas criou as leis trabalhistas notveis. - A constituio de 1934 j tinha previsto a criao da lei do salrio mnimo. - Essas leis trabalhistas foram todas enfeixadas na famosa CLT Consolidao das leis do trabalho (1943). - No Estado Novo foi criado o DIP (Departamento de imprensa e propaganda), orientado para a censura e propaganda poltica. Estado Novo e a Educao - Com ideias liberais, defendiam o corte na ajuda financeira do governo s escolas catlicas. - Para os filhos do povo, o Estado no reservava o estudo profundo. O Servio Pblico Profissionalizado

- o crescimento do Estado exigia quantidade maior de funcionrios pblicos. - Na Repblica Velha, os funcionrios eram nomeados na base do clientelismo, ou seja, em troca de apoio poltico para quem tinha indicado para um emprego. - Os funcionrios que seriam servidores pblicos (de todos) e no servidores deste ou daquele poltico ou grupo de interesse. O Samba do Getlio -A crise de 29 tinha feito todos os pases capitalistas abandonarem o liberalismo econmico. - O Brasil seguiu a linha do New Deal, ou seja, interveno do Estado na Economia. - Para comear, a interveno na produo do principal produto de exportao. - O governo comprava caf e queimava para aumentar o preo automaticamente. - Aumentavaa a conscincia, nas elites dirigentes de que no era mais possvel o Brasil se limitar economia agroexportadora. - Atravs da substituio de importaes, ns passaramos a produzir aqui muitos produtos que antes eram importados. - A instalao da Companhia Siderrgica Nacional (CNS), ainda hoje, uma das maiores do mundo, resultou da habilidade de Vargas, que fez jogo duplo com os EUA e a Alemanha nazista. - O petrleo ainda no era uma preocupap muito grande para o Brasil.. - O primeiro poo de petrleo, pequeno, s foi descoberto em 1939, na Bahia. - Getlio criou a Petrobrs. Fim da Era Vargas? -Nos anos 1990, quas 40 anos depois do falecimento de Getlio, cresceu a fora dos defensores do neoliberalismo, ou seja, a reduo drstica da interferncia estatal na economia. - O Estado Nacional deixou de ser o grande promotor de desenvolvimento econmico.

Concluso - Getlio Vargas assumiu o poder em 1930, aps comandar a Revoluo de 1930, que derrubou o governo de Washington Lus. -Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. - Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. - Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. -Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestaes contrrias ao seu governo. - Perseguiu opositores polticos, principalmente partidrios do comunismo. Enviou Olga Benrio , esposa do lder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista. - Vargas criou a Justia do Trabalho (1939), instituiu o salrio mnimo, a Consolidao das Leis do Trabalho, tambm conhecida por CLT. - Desta forma apesar de Vargas ter sido um ditador com ideais fascistas, de certa forma, com a implantao das leis do trabalho a classe de trabalhadores brasileiros foi parcialmente favorecidas

You might also like