You are on page 1of 4

FACULDADE FORTIUM

ANDR CARVALHO PEREIRA

A IMPORTNCIA DA ANTROPOLOGIA NO EXERCCIO DO DIREITO

Trabalho de Antropologia Geral e Jurdica. 4 Semestre/Direito. Professora: Kelly Nunes

BRASLIA, DF JUNHO/2013

Sabe-se e entende-se, que a antropologia cincia que delimita ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, ou seja, alteridade, aquela que busca estudar o outro, que so essencialmente distintos. O estudo do homem como ser social, biolgico e cultural, que intenta buscar fundamentos para os comportamentos humanos em sociedade, e do Direito como um conjunto de princpios de conduta universal e obrigatrias, decretadas pelo grupo social, designadas a disciplinar as relaes externas do ser humano, visando precaver e constituir conflitos. O Direito uma cincia cultural e um conjunto de normas que tem como objetivo a busca no que ocorre de fato na vida social, requerer um fim a ser atingido, atravs de regras e normas, que em ultima alada a justia. Desta forma, em diferentes sociedades com culturas diversificadas pode haver adversidades na concepo entre Justia e Direito. Portanto, uma lei imposta de forma competente em um local pode no atingir os mesmos efeitos em outro lugar. Com a Globalizao que alcanou o cenrio internacional, fica especifico um processo de Mundializao, onde uma cultura acaba adaptando-se elementos de outras e por consequncia, uma sociedade acaba obtendo as necessidades de outras. A cultura uma composio histrica, no uma coisa natural, um item coletivo da sociedade, assim para ter xito, as normas devem atingir os resultados esperados ou produzir os efeitos desejados. Devem estar adequadas a sociedade a qual sero inseridas. A nossa realidade social onde o direito encontra na antropologia uma forma de amplificar sua dimenso do mundo sobre uma viso da realidade. Desta forma, pode-se dizer que uma grande relevncia da antropologia no exerccio do Direito, que permite a fuga da individualizao, devolvendo a responsabilidade social aos cidados, assim, possvel determinar o que somos a partir da imagem que temos do outro. A relao comea no individuo para mudar a sociedade. Vale ressaltar que a alteridade, o respeito pelo outro, a principal fora atribuda aos direitos humanos e a dignidade da pessoa humana. Nota-se que os direitos humanos so inconclusos na medida em que no firmam a ligao entre a parte (o indivduo) e o todo, na proporo em que se centram no que meramente derivado, os direitos, em vez de se centrarem no dever das pessoas de encontrarem o seu lugar na ordem geral da sociedade.

Nota-se que com o problema central da antropologia, que pensar que a humanidade formada por seres que partilham uma mesma e exclusiva natureza, como uma coisa s; tem-se outro lado, que de compreender e definir essa natureza humana em relao divergncia scio-cultural produzida como sua marca distintiva e necessria. A antropologia e o Direito partilham muito mais do que um substrato social onde apoiam os ps. De acordo com Geertz (1997), alm de uma linguagem erudita prpria, o que afinal, caracterstico de muitas outras reas do saber, ambos consegue depreender "princpios gerais de fatos paroquiais". Alm disto, em relao conceituado aos Direitos Humanos, igualam-se na abordagem global, de

"descentramento" e reconhecimento da pluralidade de culturas e respeito alteridade. Portando, conclui-se que a importncia da antropologia para o Direito est em expandir sua dimenso do mundo, de forma a notar que no h culturas melhores ou piores, mas distintas, que alteram no tempo e espao, e a concepo que a diferena no pode motivar desigualdade para que o direito desempenhe verdadeiramente o seu papel emancipatrio. A imagem de que a antropologia um grande espelho no qual se reflete a infinita variedade humana, tambm desfrutada conotativamente para o Direito, por sua vez, um espelho completo a refletir toda a existncia social. No sensato supor, portanto, que dois espelhos possam revelar coisas to diversificadas, embora erguer elos entre estas duas cincias no seja de modo algum uma tarefa flexvel. indubitvel que o campo de estudo da antropologia pode progredir um trabalho favorvel na discusso dos direitos humanos, em especial no dilogo com a instncia jurdica, no mbito do Direito propriamente dito, nem sempre evidente articulao precisa entre direitos universais e os direitos autodeterminao. Desta forma, no deixa de ser uma tarefa complexa e rdua, conforme que uma esfera atravessada por conflitos, oposies e ausncia de entendimento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CAVALIERE FILHO, Srgio. Voc conhece Sociologia Jurdica? Rio de Janeiro: Forence, 1998. REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 19 Ed. So Paulo: Saraiva, 2002. SOUSA SANTOS, Boaventura. Por uma concepo multicultural de Direitos Humanos. Disponvel em

http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/boaventura/boaventura_dh.htm Acesso em 12/06/2013. SILVA, Anna Cruz de Arajo Pereira Da. Encontros entre Direito e Antropologia tendo Geertz por cicerone. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1431, 2 jun. 2007. Acesso em: 13/06/2013.

You might also like