You are on page 1of 21

Placenta e membranas extra-embrionrias

Introduo
- Os tecidos que constituem a interface feto-materna (placenta e crion) so estruturas derivadas do trofoblasto, que se separa da massa celular interna e envolve os precursores celulares do embrio mesmo quando o zigoto em processo de clivagem desce pela tuba uterina seguindo sua rota para implantar-se na parede uterina.

- Outros tecidos extra-embrionrios derivam da massa celular interna. Veja:

Introduo
- mnio: derivado ectodrmico que forma uma cpsula protetora cheia de lquido em volta do embrio. - Saco vitelino: derivado endodrmico que nos embries de mamferos j no cumpre mais sua funo nutritiva original. - Alantide: derivado endodrmico que est associado com a remoo dos produtos de excreo embrionrios. - Mesoderma extra-embrionrio: forma a poro principal do cordo umbilical, do tecido conjuntivo que sustenta as membranas extra-embrionrias e dos vasos sangneos que as irrigam.

Membranas extra-embrionrias
mnio
- Com o dobramento cefalocaudal e lateral do embrio inicial, a membrana mnitica envolve o corpo do embrio como um balo cheio de lquido. - Funes: serve como um amortecedor contra os traumas mecnicos sofridos pelo feto permite a movimentao fetal normal protege o feto de adeses

Membranas extra-embrionrias
mnio
- Com 33 ou 34 semanas de gravidez, o contedo lquido do mnio atinge um mximo de 1 litro. - Durante as 20 primeiras semanas de gravidez a pele fetal no queratinizada e fluidos e eletrlitos so capazes de se difundir atravs do ectoderma embrionrio da pele. O fluido amnitico um transudato diludo do plasma materno. - Aps 20 semanas, a epiderme fetal comea a queratinizar-se. - No ltimo trimestre de gravidez, o fluido amnitico se renova totalmente a cada 3h.

Membranas extra-embrionrias
mnio
- O feto engole em mdia 20 ml desse lquido por hora. - Hidrmnio: quantidade excessiva de lquido amnitico (gravidez mltipla e anencefalia).Indicam a importncia da deglutio fetal no equilbrio global da troca de fluido amnitico. - Oligoidrmnio: abaixo de 500 ml de lquido amitico (agenesia renal bilateral). Revela o papel da excreo urinria na dinmica do fluido amnitico. - Importncia da amniocentese.

Membranas extra-embrionrias
mnio
- O fluido amnitico possui propriedades bacteriostticas que podem ser responsveis pela baixa incidncia de infeces aps a realizao da amniocentese. - Concentrao elevada de alfa-fetoprotena (protena do sistema nervoso central) no fluido amnitico constitui forte indicao de um defeito do tubo neural.

Membranas extra-embrionrias
Saco vitelino
- revestido pelo endoderma extra-embrionrio e forma-se ventralmente ao embrio bilaminar na poca em que o mnio aparece em situao dorsal ao disco embrionrio.

Membranas extra-embrionrias
Saco vitelino
- pequeno e no tem vitelo, mas mesmo sendo vestigial em termos da sua funo nutritiva, permanece vital para o embrio por causa de outras funes que a ele se associam. - O pednculo do embrio torna-se muito longo e atenuado, sendo incorporado ao corpo do cordo umbilical.

Membranas extra-embrionrias
Saco vitelino
- Durante a terceira semana, clulas germinativas primordiais passam a ser reconhecveis no revestimento endodrmico do saco vitelino. - Essas clulas iro migrar para a parede do intestino e para o mesentrio dorsal durante o seu caminho para as gnadas, onde vo diferenciar-se em ovognias ou espermatognias. - Grupos de clulas mesodrmicas, situadas na parede do saco vitelino, organizam-se em ilhotas sanguneas e muitas destas clulas diferenciam-se em clulas do sangue.

Membranas extra-embrionrias
Alantide
- Surge como uma evaginao ventral do intestino posterior revestida por endoderma.

Membranas extra-embrionrias
Alantide

-Como o saco vitelino, retm apenas uma funo secundria nos mamferos respirao. - Entretanto, no ser humano essa funo esta funo realizada pelos vasos sanguneos que se diferenciam a partir da parede mesodrmica da alantide. Esses vasos formam as artrias e veias que suprem a placenta.

Placenta
- A placenta o local bsico das trocas de nutrientes e gases entre a me e o feto e um rgo maternofetal constitudo por dois componentes: poro fetal originria do saco corinico poro materna derivada do endomtrio -A placenta e o cordo umbilical funcionam como um sistema de transporte das substncias que passam entre a me e o feto. - Tipo hemocorial: o sangue materno nos espaos intervilosos separado do sangue fetal por um derivado corinico. Em geral, no h mistura de sangue fetal com sangue materno.

Placenta
- A placenta e as membranas fetais executam as seguintes funes e atividades: proteo nutrio respirao excreo produo de hormnios - Secundinas: placenta e membranas fetais expelidas do tero aps o nascimento.

Placenta
Decdua
- Decdua: refere-se ao endomtrio gravdico, a camada funcional do endomtrio de uma mulher grvida. Decdua basal: parte da decdua mais distante do concepto, que forma o componente materno da placenta. Decdua capsular: parte superficial da decdua que cobre o concepto. Decdua parietal: todo o restante da decdua.

Placenta
Membrana placentria
- formada por 4 camadas at cerca de 20 semanas: sinciciotrofoblasto citotrofoblasto tecido conjuntivo das vilosidades corinicas endotlio dos capilares fetais

- Aps 20 semanas, o citotrofoblasto acaba desaparecendo.

Placenta
Funes principais
Metablica: sntese de glicognio, colesterol e cidos graxos que servem de fonte de nutrientes e energia para o embrio/feto. Transporte: gases, substncias nutritivas, hormnios, eletrlitos, anticorpos (IgG), produtos de secreo, agentes infecciosos e drogas e seus metablitos. Funo facilitada pela grande superfcie da membrana placentria. Sntese e secreo endcrina: hCG, progesterona e estrgeno, tireotrofina corinica humana (hCT), corticotrofina corinica humana (hCACTH) e somatomamotrofina corinica humana (hCS) ou lactognio placentrio humano (hPL).

Transferncia atravs da membrana placentria

You might also like