You are on page 1of 6

Guia para principiantes sobre bombas de calor atravs de energia geotrmica

Artigo apresentado por Neil Packer, Staffordshire University, RU Abril 2011

Perspetiva Geral O que uma bomba de calor? semelhante a uma bomba de gua? Bem, na realidade um pouco mas existem algumas distines significativas. Uma bomba de gua serve para mover a gua de um local para outro. Uma bomba de calor um aparelho para mover energia de um local (fonte de calor) para outro (um depsito de calor) atravs da alterao do seu estado (lquido ou gasoso) e presso feito por uma substncia que transporta calor e serve de intermedirio. Para podermos ponderar sobre estas questes necessitamos de alguma Termodinmica (nada mais que o estudo da energia).

Evaporao e condensao Falemos primeiramente de gua, substncia com a qual todos estamos familiarizados. Sabemos que a gua muda de propriedades ou estado da forma lquida para a gasosa temperatura de 100C de presso atmosfrica. Dizemos que evapora ou ferve Se for arrefecida abaixo dos 100C de presso atmosfrica ir transformar-se novamente em estado lquido. Se elevarmos a presso ambiental torna-se mais difcil de as molculas da gua se separarem sem qualquer tipo de energia adicional e por consequncia a temperatura para fervura aumenta com o aumento da presso. Por exemplo a uma presso atmosfrica de 2x o ponto de ebulio da gua aumenta para 120C

A presses que se encontrem abaixo da presso atmosfrica acontece precisamente o mesmo, a gua muda do estado lquido para o gasoso mais facilmente. Por exemplo a 0.5x de presso atmosfrica a gua ir ferver a uma temperatura de 81C.

Os lquidos refrigerantes so substncias que se comportam de forma muito semelhante com a exceo de que a qualquer presso atmosfrica tendem a ferver com temperaturas mais reduzidas do que as necessrias para a gua. Por exemplo o refrigerante R-134a sujeito presso atmosfrica ferve a -26C.

Qual a razo para nos darmos ao trabalho de fazer com que uma substncia evapore ou condense? Bem, ao comparar com a transferncia energtica que ocorre devido a uma simples alterao de

temperatura, vastas quantidades de energia de calor podero ser absorvidas ou rejeitadas pela evaporao ou condensao e este o fenmeno explorado nos aparelhos de refrigerao e bombas de calor.

Aparelhos de refrigerao e bombas de calor A ter em conta os frigorficos de uso dirio.

Imagine que acabou de adquirir um frigorfico novo em folha e que o ligou pela 1 vez.

O ar dentro da parte de congelao (ou evaporatrio) encontra-se inicialmente temperatura ambiente e existe mais do que energia suficiente para ferver o refrigerante embutido na serpentina. Aps ter perdido alguma energia o ar um pouco arrefecido. (o ar poder ficar to frio que qualquer vapor de gua que contenha no s fica condensado como acaba por congelar criando gelo no interior do congelador tornando-se um inconveniente).

necessrio rejeitar o calor proveniente do frigorfico de forma a poder ser novamente circulado atravs do evaporatrio para continuar a refrigerar o contedo do congelador temperatura necessria para a conservao dos alimentos.

Apesar de o frigorfico absorver uma grande quantidade de energia atravs da evaporao nunca aquece demasiado pelo que no ser capaz de rejeitar qualquer aumento da temperatura do ar que o rodeia devido a uma pequena alterao da temperatura. A resoluo para o problema aumentar ou Bombear a presso originando assim um ponto de fervura do frigorfico controlado atravs de um compressor eltrico (regra geral um depsito negro localizado na parte traseira do fundo do frigorfico). frigorficos de temperatura mais alta podero no s rejeitar mais facilmente o calor libertado pelo ambiente envolvente, causando uma condensao nas espirais (ou condensador) situado na parte traseira do mesmo. O lquido refrigerante ento novamente posto em circulao para a parte do congelador para repeti o processo.

A funcionalidade do frigorfico de uso domstico precisamente o de arrefecer o seu contedo. O calor extrado apenas um incmodo do qual nos queremos ver livres.

Apesar de ser basicamente idntico, quando a preocupao principal no se prende com o

arrefecimento da fonte de calor mas sim torna-se num fator chave necessrio de extrair, o aparelho passa a ser denominado de Bomba de Calor.

As bombas de calor so assim aparelhos que combina um fonte de calor de nvel reduzido com alguma energia eltrica reduzida de forma a produzir um elevado nvel de fonte de calor.

A eficcia do desempenho de uma bomba de calor descrita atravs do seu coeficiente de desempenham (COP) que definido como:

COP = quantidade de calor rejeitado pelo condensador/ entrada de potncia eltrica feita atravs de um compressor. Quanto maior for o resultado do COP, melhor visto que se est a obter mais calor para direcionar para o consumo energtico (pelo qual paga).

Bombas de calor subterrneas

as bombas de calor subterrneas usam o soo, gua superficial ou subterrnea com fontes de calor de baixo nvel para elevar a temperatura da gua para o aquecimento de espaos ou uso de guas quentes e sanitrias.

Neste tipo de sistemas importante notar que existem, normalmente, trs circuitos separados (ver figura abaixo) onde os fluxos de trs materiais de transporte de energia ficam a uma distncia reduzida uns dos outros (dentro dos transmissores de calor) possibilitando assim a transferncia de energia. Contudo os fludos nunca se misturam. Os circuitos so:

O circuito de fonte de calor um circuito de gua/ anti-congelante bombeada atravs de um circuito fechado de tubagens, ligado a nvel trmico entre o solo e o refrigerador instalado no evaporatrio conectado travs de uma transferncia de calor (EXH).

Circuito de refrigerao um sistema de canos em circuito fechado que contm o conversor de calor evaporado (EHX), um compressor, o conversor de calor condensado (CHX) e uma vlvula de pressurizao ou de compensao (PRV). Circuito de depsito de calor um circuito fechado de tubagens ligando a nvel trmico o refrigerador dentro do conversor de calor condensado (CHX) com a carga de aquecimento, por exemplo radiadores, tubagens de aquecimento de cho etc.

Do solo dos edifcios

Bomba

EXH

PRV

CHX

Para os circuitos

Circuito de Fonte de calor Circuito de refrigerao Circuito de depsito de calor

c
Para o solo edifcios Bomba Dos circuitos de aquecimento dos

Compressor

Bomba de Calor

Apesar de o apresentado acima ser meramente um esquema bastante indicativo do aspeto de uma bomba de calor, ou seja, uma caixa com quatro tubos, dos quais um par se dirige para o circuito do solo e outro par que alimenta o circuito de aquecimento do edifcio.

O circuito da Fonte de calor (de e para o solo) Primeiro necessitamos de fazer a distino entre sistemas de fonte terrestre e sistemas geotrmicos.

Os sistemas geotrmicos usam fontes de calor geolgicas das profundezas da Terra onde as fontes rochosas podem atingir 100 graus centgrados.

Por comparao os sistemas de fonte terrestre extraem, por norma, o calor de profundidades de 100m ou menos onde a energia armazenada resulta do acumular da energia solar. Normalmente isto pode resultar em temperaturas que variam entre 20C superfcie e vai reduzindo para aproximadamente 10C a profundidades de mais e 15m. Isto no parece ser muito promissor para fazer o aquecimento de um edifcio mas, precisamente o tipo de energia de calor de baixo nvel que pode ser usada numa bomba de calor. Tal como descrito anteriormente, extrair a energia do solo ir implicar o uso de um circuito fechado de canalizao de gua/ anticongelante bombeado no solo. Existem duas formas de direcionar o

circuito fechado de canalizao: em valas e furos de sondagem. A escolha ir depender das condies do solo e da rea disponvel.

Valas horizontais so utilizadas em situaes em que a rea disponvel bastante e a remoo de detritos no um problema. As dimenses tpicas de uma vala horizontal so: 1m de largo x 1,2m de profundidade. As valas verticais podero ser usadas em locais de acesso limitado e ausncia de grandes pedregulhos.

Os furos de sondagem so utilizados em casos extremos de reas reduzidas. normal verificarem-se profundidades e 60-100m com um dimetro de 110-150m. Em todos os casos, o nmero de valas ou furos de sondagem ir depender das caratersticas termais do solo e a quantidade de calor a ser fornecido.

O circuito de Depsito de Calor (de e para os edifcios)

As caldeiras alimentadas por combustveis fsseis aquecem a gua a uma temperatura entre 70 e 80C. As Bombas de Calor Terrestres so capazes de produzir gua quente a uma temperatura de cerca de 35-50C. Portanto existe energia suficiente disponvel a uma temperatura um pouco mais baixa. Consequentemente se um sistema de radiadores tradicionais for usado necessria uma superfcie maior de elementos de emisso. Por exemplo, um sistema que funcione a 50C ir necessidade 2x superior de elementos de radiadores que a de um sistema que funcione a 70C. A 35C, necessrio uma superfcie 4-5x maior. Uma soluo para este problema abandonar completamente os radiadores de parede em prol de tubagem de aquecimento instalada no cho o que permite abranger uma rea maior, bem como uma situao mais adequada para baixas temperaturas.

Pensamento Final as bombas de calor no so tecnologia nova. A sua aplicao para aquecimento de espaos usando o solo como fonte de calor um pouco mais recente. Sugestes de leitura e pesquisa

Sistemas de energia e aplicaes, BK Hodge, Wiley, 2010, ISBN 978-0-470-14250-9

Bombas de calor de Fonte de energia Terrestre, Publicaes CORGI, 2008.

http://www.heatpumpcentre.org/en/Sidor/default.aspx http://www.energysavingtrust.org.uk/Generate-your-own-energy/Ground-source-heat-pumps http://www.gshp.org.uk/gshp.htm http://www.ehpa.org/

Neil Parker um engenheiro licenciado e orador veterano na Faculdade de Informtica, Engenharia e Tecnologia, da Universidade de Staffordshire, RU. Tem ensinado engenharia termofluida e ambiental durante cerca de 20 anos e trabalha como Consultor de baixas Emisses de Carbono fornecendo um vasto leque de servios energticos para negcios, industrias e autoridades locais.

Detalhes de contacto: faculdade de Informtica, Engenharia e Tecnologia

Universidade de Straffodshire Beaconside, Strafford, ST18 0AD Phone Number 01785 353243 e-mail n.parker@staff.ac.uk

Esta informao foi apresentada como parte do Projeto de Sistemas de Transferncia de Energias Renovveis (RETS) financiado pelo INTERREG IVC atravs do Fundo de Desenvolvimento Regional Europeu. O tempo de ao do projeto de Janeiro de 2010 a Dezembro de 2012. para mais informaes e para entrar na nossa comunidade on-line visite-nos em http://www.retscommunity.eu/

You might also like