You are on page 1of 4

1. Diferencie legislatura e sesso legislativa.

Legislatura: O perodo das atividades da Cmara compreendido entre a posse dos Vereadores e o trmino de seus respectivos mandatos, perodo compreendido em quatro anos, este perodo denominado legislatura. Assim, a durao da Legislatura corresponde ao tempo do mandato dos vereadores. A legislatura consiste no perodo de quatro anos de exerccio das atividades do Congresso Nacional (art. 44, pargrafo nico, CR/88), que se inicia com a posse dos parlamentares, correspondendo a seus mandatos eletivos. Sesso Legislativa: Cada Legislatura composta de quatro Sesses Legislativas, que so perodos anuais das atividades da Cmara. As sesses legislativas dividem-se em Perodos Legislativos A sesso legislativa ordinria, por sua vez, compreende o perodo que se estende de 02 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro de cada ano (art. 57, CR/88). Trata-se, portanto, do perodo anual em que ocorrem as reunies do Congresso Nacional. A sesso legislativa extraordinria aquela que, nos moldes do art. 57, 6, CR/88, ocorre durante o perodo de recesso parlamentar, convocada para fins excepcionais.

2. Analise as competncias do Congresso Nacional que dependem de sano do Presidente da Repblica.


O Congresso Nacional o rgo constitucional que exerce, no mbito federal, as funes do Poder Legislativo, quais sejam, aprovar leis e fiscalizar o Estado Brasileiro (suas duas funes tpicas), bem como administrar e julgar (funes atpicas). Ao Congresso Nacional compete dispor, com a sano do presidente da Repblica, sobre todas as matrias de competncia da Unio, em especial as descritos pelo artigo 48 da constituio da repblica: Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, no exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre: - Sistema tributrio, arrecadao e distribuio de renda; - Plano plurianual, diretrizes oramentrias, oramento pblico, operaes de crdito, dvida pblica e misses de curso forado; - Fixao e modificao do efetivo das Foras Armadas; - Planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento; - Limites do territrio nacional, espao areo e martimo e bens do domnio da Unio; - Incorporao, subdiviso ou desmembramento de reas de Territrios ou Estados, ouvidas as respectivas Assemblias Legislativas; - Transferncia temporria da sede do Governo Federal; - Concesso de anistia; - Organizao administrativa e judiciria do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio, dos Territrios e do Distrito Federal; - Criao, transformao e extino de cargos, empregos e funes pblicas; - Criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica; - Telecomunicaes e radiodifuso; - Matria financeira, cambial e monetria, instituies financeiras e suas operaes; - Moeda, seus limites de emisso, e montante da dvida mobiliria federal. - Fixao do subsdio dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

3. Analise as competncias do Congresso Nacional que no dependem sano do Presidente da Repblica.


O Congresso Nacional possui atribuies que no necessitam da sano presidencial estas esto descritas na segunda parte do artigo 48, onde enumera os artigos 49, 50 e 51 tambm da constituio da republica de 88. Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, no exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre: de competncia exclusiva do Congresso Nacional:

- Resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional; - Autorizar o Presidente da Repblica a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar; - Autorizar o presidente e o vice-presidente da Repblica a se ausentarem do Pas, quando a ausncia exceder a quinze dias; - Aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas; - Sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa; - Mudar temporariamente sua sede; - Fixar idntico subsdio para os Deputados Federais e os Senadores; - Fixar os subsdios do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica e dos Ministros de Estado; - Julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo; - Fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, includos os da administrao indireta; - Zelar pela preservao de sua competncia legislativa em face da atribuio normativa dos outros Poderes; - Apreciar os atos de concesso e renovao de concesso de emissoras de rdio e televiso; escolher dois teros dos membros do Tribunal de Contas da Unio; - Aprovar iniciativas do Poder Executivo referentes a atividades nucleares; - Autorizar referendo e convocar plebiscito; - Autorizar, em terras indgenas, a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais; - Aprovar, previamente, a alienao ou concesso de terras pblicas com rea superior a dois mil e quinhentos hectares.

4. Analise as competncias da Cmara dos Deputados.


A Cmara Dos Deputados compe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema proporcional, o nmero de deputados varia de acordo com a populao do Estado, respeitando-se o limite mnimo de oito e o mximo de setenta Deputados Federais por Estado. A Constituio cita as competncias privativas da Cmara dos Deputados (artigo. 51), sendo as principais: - Autorizar a instaurao de processo contra o Presidente da Repblica; - Elaborar seu regimento interno; - Dispor sobre sua organizao e seus servidores; - Eleger membros do Conselho da Repblica.

5. Analise as competncias do Senado Federal.


O Senado a casa legislativa que representa os Estados, sendo que, ao invs de seguir o sistema proporcional, segue o princpio majoritrio. Cada Estado e o Distrito Federal elegem trs senadores. O artigo. 52 da Constituio Federal de 1988 enumera as atribuies do Senado Federal, sendo que as principais so: - Processar e julgar o Presidente da Repblica e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade (quando um Ministro de Estado ou Comandante das Foras Armadas praticar um crime conexo com o Presidente da Repblica e Vice-Presidente, tambm julgado pelo Senado, ao invs de ser processado junto ao Supremo Tribunal Federal); - Processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, o Procurador-Geral da Repblica e o Advogado-Geral da Unio nos crimes de responsabilidade; - Aprovar a escolha de alguns magistrados, Ministros do Tribunal de Contas da Unio, Procurador-Geral da Repblica. - Estabelecer limites globais para a dvida dos Estados, Distrito Federal e Municpios; - Elaborar seu Regimento Interno; - Dispor sobre sua organizao e seus servidores; - Eleger membros do Conselho da Repblica.

6. Analise as competncias das comisses das Casas Legislativas do Congresso Nacional.

O Congresso Nacional e suas casas possuiro comisses, com formao e competncias prprias. Essas comisses se dividem em permanentes e temporrios. Os permanentes possuiro a mesma formao durante a legislatura e trataro de assuntos predeterminados. As comisses temporrias sero constitudas por tempo determinado para tratarem de matrias especficas, sejam quais forem. As comisses podero: - Votar matrias que dispensem a apreciao do plenrio; - Convocar Ministros de Estado para prestarem informaes (vide art. 50, CF/88); - Receber reclamaes de entidades pblicas; - Solicitar depoimentos; - Apreciar planos e programas nacionais ou regionais. A Constituio estipula duas comisses que tero um papel extremamente importante nas atividades do Congresso Nacional. So elas: a Comisso Representativa e as Comisses Parlamentares de Inqurito (CPIs).

7. Analise os requisitos para criao e atuao da Comisso Parlamentar de Inqurito.


As atividades inerentes a CPI esto descritas na constituio da republica em seu artigo 58, 3: 3 - As comisses parlamentares de inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, sero criadas pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um tero de seus membros, para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. Pode ser mista, isto , realizada pelo Congresso (Cmara dos Deputados + Senado Federal). Seu propsito investigar assuntos de relevncia pblica. Tendo como finalidade, Investigar um fato especfico (p. penal), podemos citar como exemplo: Investigar atos de improbidade (conceito amplo). Toda CPI e iniciada mediante requerimento, sendo necessrio a participao de 1/3 das assinaturas da casa legislativa. Como requisitos para a CPI, requerimento de 1/3 dos componentes da casa legislativa, fato certo e determinado. No pode ser genrico. Como a CPI inicia suas atividades e pode suscitar outros fatos supervenientes a direo inicial ocorre o entendimento do STF que, se durante as investigaes forem descobertos fatos conexos, a CPI pode abraar e investigar. Podemos citar como exemplo, investiga-se uma licitao. No decorrer da investigao descobre que as irregularidades atingem outras licitaes. A CPI pode investig-las. Toda CPI necessita de tempo determinado, sendo 120 dias, tambm ato de improbidade, A improbidade deve ser interpretada em sentido amplo. As CPIs possuem poderes para determinadas atividades, e pacificado pelo STF, no ser possvel atropelar a inviolabilidade familiar. Nesses casos necessria a autorizao judicial. Embora no esteja na lei, a jurisprudncia entende que a CPI pode: a) Determinar a quebra do sigilo bancrios / fiscal / dados telefnicos (No confundir com escuta telefnica); b) Determinar a busca e apreenso de documentos e bens necessrios investigao; c) Efetuar a priso em flagrante para crime de falso testemunho. A este propsito vale lembrar que a Constituio garante o direito de ficar calado ao depoente. Por precauo os interessados vm apresentando CPI um HC preventivo. Como restrio as atividades de uma CPI temos clusula de reserva jurisdicional: Somente o juiz, atravs de mandado judicial, pode determinar a entrada no domiclio e a interceptao telefnica. A CPI deve observar tambm o Poder geral de Cautela, a CPI no possui poder geral de cautela, isto , no pode determinar atos e arresto, penhora e indisponibilidade de bens. Todas as decises devem ser colegiadas (maioria absoluta dos membros da CPI), toda CPI deve ter como resultado um relatrio conclusivo que deve ser levado a plenrio e posteriormente encaminhado ao rgo lesado e ao Ministrio Pblico. Para a possibilidade do trabalho da CPI ela ocorre com carter inquisitorial, no possuindo ampla defesa e contraditrio. Existindo apenas o direito de acompanhamento por parte do advogado (at em sesso secreta, investigaes e testemunhos). O trabalho da CPI deve respeitar o princpio da Federao, onde cada casa legislativa tem poder de investigao de assuntos no mbito de sua esfera federativa, podemos citar como exemplo o Municpio no pode investigar a Unio.
08Sao posicionamentos do STF quanto as CPIs:

--> CPI direito da minoria, assim sendo, atingidos os requisitos legais, no precisa ser levada a votao em plenrio. --> CPI no podem dar publicidade indevida a dados sigilosos. --> CPI por deciso fundamentada poder quebrar sigilo bancrio e de dados telefnicos. --> O parlamentar pode retirar sua assinatura para a criaco de uma CPI ate o momento de sua protocolizao. --> Reserva Judiciria, determinados atos so privativos do poder judicirio. 09- A imunidade material retira a natureza delituosa do fato, vez que ela garante aos deputados e senadores inviolabilidade penal e civil , para suas opinies, palavras e voto. absoluta e permanente, perdura, inclusive, at aps o fim do mandato. Entretanto no se aplica a palavras completamente alheias ao trabalho legislativo. Quando deputados estaduais, por simetria so idnticas as dos federais, os vereadores tem apenas dentro de seu municpio. 16- O nmero de deputados estaduais ser calculado de acordo com a representao do respectivo Estado na Cmara dos Deputados. Ou seja, chegar-se-a o nmero de deputados estaduais, multiplicando os federais, por trs at o limite de doze, somando-se ao produto o excedente a regra. Exemplo: Minas Gerais tem 53 deputados federais, destes, subtraia doze, logo excedem 41. Os doze subtrados sero multiplicados por 3, como manda a regra, obtendo-se 36. Agora, pegamos os 41 excedentes e somamos ao produto da multiplicao (36), logo, 41+36=77 deputados estaduais em Minas Gerais. 17- Nos termos do artigo 29, IV, da CR/88, obter-se-a o nmero de vereadores de determinado municpio, de acordo com escalonamento, constitucionalmente definido, que determina, nmero exato de vereadores, para cidades, de acordo com sua populao. Exemplo: Belo Horizonte tem aproximadamente 2.300.000 habitantes, logo, enquadra-se na regra da alnea q do referido inciso, ou seja, ter 41 vereadores 18- Os deputados estaduais tero as mesmas prerrogativas que os federais, em homenagem ao princpio da simetria constitucional. Ambos tero imunidade formal e material alem de simetria na durao do mandato, remunerao, perda de mandato, licena, impedimentos e incorporao as foras armadas. 19- A lei orgnica do municpio ser votada em dois turnos de votao, com intervalo mnimo de 10 dias, com anuncia mnima de 2/3 dos membros da Cmara Municipal, que o promulgar, nos termos do art. 29, caput, CR/88. 20 - A Constituio determina que em territrios com mais de 100.000 habitantes, lei dispor sobre a formao de eleio de uma Cmara Territorial. Valendo lembrar que tal lei no existe, em razo da inexistncia de territrios. Caso existam, sero representados na C amara dos Deputados Federais pelo nmero fixo de 4 deputados. 21-

22-

23- Ocorrera a perda de mandato do parlamentar, quando houver provocao, por um partido ou pela mesa diretora: iIncidncia de incompatibilidade; iiquebra de decoro parlamentar; iiicondenao criminal transitada em julgado. Lembrando que deve-se garantir ao parlamenta o direito a ampla defesa e contraditrio. A perda ocorrer caso seja aprovada por maioria absoluta dos membros da casa em votao secreta. Alem iiidas hipteses Perder Quando anteriores, perder o tiver o automaticamente suspensos decretar o mandato, seus a o parlamentar que: direitos polticos; justia eleiral

24- Deputados e Senadores no perdero seus cargos, nos termos do art. 56, CR/88, quando: Se tornarem i- Ministros de Estado, Secretrios de Estado, Territrios, Distrito Federal ou Prefeitura de Capital; iiGovernador de Territrio; iiiChefe de misso diplomtica temporria. Ou, iiilicenciado tratamento; remunerao.

remunerado,

por

motivo sem

de

doena

25- Nos termos do art. 56, 2 da CR/88, ocorrendo a vacncia do cargo de Senador da Repblica ou Deputado Federal e, no existindo suplente habilitado para a funo, eleger-se-a algum para o cargo, desde que restem mais de 15 meses para o termino do mandato. 26- Segundo o STF, o parlamentar afastado para exercer cargo no poder executivo, em qualquer ente federativo, deixa de gozar de suas prerrogativas parlamentares durante o perodo. Deixa tambm de estar sobre a mira do decoro parlamentar, vez que agora, licenciado do legislativo, membro do poder executivo, devendo obedecer as regras inerentes a sua funo. 27- Haver sesso conjunta do Congresso Nacional, quando for o momento de: i- Inaugurar a sesso legislativa; ii- elaborar o regimento interno comum e regular a criao de servios comuns as duas casas; iii- receber o compromisso do presidente e vice; iv- conhecer do veto e sobre ele deliberar.

You might also like