You are on page 1of 6

Estado de Gois Municpio de Formosa Conselho Municipal de Educao

EDITAL N 001/2013 PARA ESCOLHA DOS NOVOS CONSELHEIROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAO DO MUNICPIO DE FORMOSA-GO O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAO DE FORMOSA GO como rgo pblico e autnomo de natureza normativa, propositiva, deliberativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora do Sistema Municipal de Ensino, no uso de suas atribuies legais, torna pblico o presente Edital, que, nos termos da Lei Municipal n 612 de 24 de setembro de 2012, regulamenta o processo para a escolha dos Novos Conselheiros titulares e suplentes para o mandato compreendido entre 2013/2016.

1. DAS DISPOSIOES PRELIMINARES 1.1 Fica convocada a escolha dos Novos Conselheiros, para o Conselho Municipal de Educao de Formosa GO, para o dia 29 (vinte e nove) de junho do corrente ano, das 08h s 16h, no Auditrio da Prefeitura Municipal de Educao. 1.2 Todo o processo de escolha ocorrer sobre a responsabilidade do Conselho Municipal de Educao com a participao dos representantes de: Escolas Pblicas Municipais; Escolas Privadas; Gestores das Escolas Pblicas Municipais; Conselho Tutelar; Instituies de Ensino Superior e Pais de alunos que compem o Sistema Municipal de Ensino. 1.3 O presente processo de escolha ser para o preenchimento de 08(oito) vagas para Conselheiros Titulares e 08(oito) vagas para Conselheiros Suplentes. 1.4 O mandato para o qual ocorre o presente processo de escolha ter incio no dia 01 de agosto do ano corrente, e trmino no dia 31 de julho de 2016.

2. DA CANDIDATURA E DOS REQUISITOS CONSELHEIRO (A) 2.1. Pode concorrer a funo de Conselheiro (a):

PARA

A FUNO DE

2.1.1. Professores da Educao Infantil da Rede Pblica Municipal, em efetivo exerccio como professor regente em sala de aula que possuam Licenciatura Plena em Pedagogia ou Curso Normal Superior e/ou Ps Graduao, com no mnimo 05 (cinco) anos de experincia em matria de educao e que tenha disponibilidade para participar das reunies. Sero escolhidos (as) por deliberao em assembleia dos professores das Escolas Pblicas Municipais que ministram a Educao Infantil.
Rua Modesto de Melo, n 423 Centro. CEP 73,801-350 cmefsa@yahoo.com.br 1

Estado de Gois Municpio de Formosa Conselho Municipal de Educao

2.1.2. Professores do Ensino Fundamental, incluindo a modalidade de Educao de Jovens e Adultos EJA 1 e 2 Etapa, em efetivo exerccio como professor regente em sala de aula, que possua Licenciatura Plena em Pedagogia ou em reas especficas e/ou PsGraduao, com no mnimo 05 (cinco) anos de experincia em matria de educao e que tenha disponibilidade para participar das reunies. Sero escolhidos (as) por deliberao em assembleia dos professores das Escolas Pblicas Municipais que ministram o Ensino Fundamental nos anos iniciais e finais e a Educao de Jovens e Adultos EJA 1 e 2 Etapa. 2.1.3. Professores regentes ou de apoio que atuam na Educao Inclusiva e Especial, em efetivo exerccio, que possuam Licenciatura Plena em Pedagogia ou reas afins e/ou PsGraduao em rea especfica, com no mnimo 05 (cinco) anos de experincia em matria de educao e que tenha disponibilidade para participar das reunies. Sero escolhidos(as) por deliberao em assembleia dos professores que atuam na modalidade de Educao Inclusiva e Especial nos estabelecimentos que compem o Sistema Municipal de Ensino. 2.1.4. Representantes das Escolas Privadas do Municpio, que possuam Licenciatura Plena em Pedagogia ou reas afins e/ou Ps Graduao, com no mnimo 05 (cinco) anos de experincia em matria de educao e que tenha disponibilidade para participar das reunies. Sero escolhidos (as) por deliberao em assembleia dos profissionais das Escolas Privadas que ofeream a Educao Infantil. 2.1.5. Gestores eleitos das Escolas Pblicas Municipais com no mnimo 05 (cinco) anos de experincia em matria de educao e que tenham disponibilidade para participar das reunies. Sero escolhidos (as) por deliberao em assembleia dos Gestores das Escolas Pblicas Municipais. 2.1.6. Pais de alunos das Escolas que compe o Sistema Municipal de Ensino, que possuam Ensino Superior completo e tenha disponibilidade para participar das reunies. Sero indicados (as) pelos Gestores das escolas que compem o Sistema Municipal de Ensino em assembleia especfica, para escolha entre os indicados. 2.1.7. Representantes do Conselho Tutelar, que possuam Educao Superior. Sero escolhidos (as) por deliberao em assembleia do Conselho Tutelar. 2.1.8. Representantes das Instituies de Ensino Superior do Municpio que possuam Licenciatura Plena em Pedagogia ou reas afins e/ou Ps-Graduao, com no mnimo 05 (cinco) anos de experincia em matria de educao e que tenha disponibilidade para participar das reunies. Sero escolhidos (as) por deliberao em assembleia dos profissionais das Instituies de Ensino Superior do municpio.

Rua Modesto de Melo, n 423 Centro. CEP 73,801-350

cmefsa@yahoo.com.br 2

Estado de Gois Municpio de Formosa Conselho Municipal de Educao

3. DOS DOCUMENTOS COMPROBATRIOS 3.1. Para comprovar atendimento aos requisitos, os candidatos a Conselheiro (a), representantes dos segmentos supracitados, devero apresentar obrigatoriamente, no dia da Assembleia Geral: a) Ficha de Inscrio ( em anexo), devidamente preenchida; b) Cpia da Carteira de Identidade; c) Cpia do CPF; d) Comprovante de concluso de escolaridade; e) Comprovante de residncia; e d) Currculo com os documentos comprobatrios de efetivo exerccio na rea educacional. 4. DAS ATRIBUIES DO CONSELHEIRO (A) MUNICIPAL DE EDUCAO 4.1. Compete aos Conselheiros, entre outras definidas na Lei Municipal n. 612/12 de 24 de setembro de 2012, as seguintes atribuies: 4.1.1. estudar e relatar, nos prazos estabelecidos, as matrias que lhe forem distribudas; 4.1.2. apresentar propostas julgadas teis ao efetivo desempenho do Conselho; 4.1.3. proferir votos sobre matrias constantes da pauta da Plenria e das Comisses Especiais, com direito a pedido de vistas at a sesso ordinria seguinte e declarao de voto; 4.1.4. representar o Conselho sempre que designados; 4.1.5. apresentar requerimentos, indicaes, projetos de Resolues, estudos, votos, moes e outras proposies ao Conselho Pleno e/ou s Comisses Especiais que sejam de interesse da Educao; 4.1.6. requerer votao de matria em regime de urgncia; 4.1.7. requisitar as informaes e demais subsdios de que necessite para capacitarse devidamente ao pronunciamento sobre matrias que lhes forem distribudas para relato, quer diretamente, quer por intermdio do Presidente; 4.1.8. realizar visitas nas escolas em anlise de processos ou quando necessrio; 4.1.9. ter conduta ilibada; 4.1.10. agir com respeito a seus pares, autoridades, servidores do municpio e comunidade de maneira tica e digna da funo que desempenha; e 4.1.11. desempenhar outras responsabilidades, na forma da lei. 5. DOS VOTANTES 5.1. Estaro aptos a votar os profissionais/representantes de cada segmento.
Rua Modesto de Melo, n 423 Centro. CEP 73,801-350 cmefsa@yahoo.com.br 3

Estado de Gois Municpio de Formosa Conselho Municipal de Educao

6. DO CRONOGRAMA DE REALIZAO DO PROCESSO PARA ESCOLHA DOS NOVOS CONSELHEIROS 6.1. Os candidatos a Conselheiro (a) do Conselho Municipal de Educao devero ser escolhidos inicialmente em Assembleia realizada em cada Unidade Escolar e demais Instituies por segmento, com registro em ata, para posterior escolha dos representantes em Assembleia Geral conforme estabelecido no item 2 deste Edital. 6.2. A escolha dos Novos Conselheiros ser realizada, conforme cronograma estabelecido abaixo: 6.2.1. Dia 29/06 (sbado) 08h00min s 11h00min Professores da Educao Infantil e da Educao Inclusiva e da Educao Especial da Rede Pblica Municipal. 11h00min s 13h00min Representantes: das Instituies de Ensino Superior do Municpio, do Conselho Tutelar e de Pais de alunos das unidades escolares que compem o Sistema Municipal de Ensino. 13h 00min s 15h00min Professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e da Educao de Jovens e Adultos EJA (1 e 2 Etapas) da Rede Pblica Municipal. 15h00min s 16h00min Gestores eleitos das Escolas Pblicas Municipais e representantes das Escolas Privadas de Educao Infantil. 7. DA DIVULGAO DOS RESULTADOS 7.1. Concludo o processo de escolha dos Novos Conselheiros, o resultado ser lavrado em Ata e informado ao segmento participante imediatamente na presena do(s) candidato(s) e votante(s).

8. DA POSSE 8.1. Os Conselheiros sero empossados na data estabelecida pelo Conselho Municipal de Educao, no prazo mximo de at 60 (sessenta) dias, depois de concludo o processo de escolha.

Rua Modesto de Melo, n 423 Centro. CEP 73,801-350

cmefsa@yahoo.com.br 4

Estado de Gois Municpio de Formosa Conselho Municipal de Educao

8.2. O mandato dos Novos Conselheiros ter a durao de 03 (trs) anos permitida somente uma reconduo por igual perodo, efetuada por representatividade mediante pronunciamento do segmento. 9. DAS DISPOSIES FINAIS 9.1. A escolha dos Novos Conselheiros ser efetivada mediante classificao onde o representante do segmento, com maior votao ser o Titular e o segundo ser o Suplente. 9.2. Em caso de empate, ter preferncia na classificao sucessivamente: a) O representante do segmento que tiver maior titularidade; b) O representante do segmento que tiver maior tempo de servio na rea de educao; c) E persistindo o empate, o representante do segmento que tiver maior idade. 9.3. Os representantes dos segmentos devero ter foro e domiclio no municpio de FormosaGO. 9.4. A candidatura implica no conhecimento e na aceitao de todo o exposto neste Edital e na lei supracitada. 9.5. Este Edital complementa a Lei Municipal n 612 de 24 de setembro de 2012 e Regimento do Conselho Municipal de Educao aprovado pela Resoluo CME n. 018 de 18 de dezembro de 2012. 9.6. Os casos omissos ao processo de escolha dos Novos Conselheiros ou em relao s normas do presente Edital sero resolvidos pelo Conselho Municipal de Educao. 9.7. Para que chegue ao conhecimento de todos os interessados, expediu-se o presente Edital, que ser afixado nos quadros de avisos da Prefeitura/ Secretaria de Educao, Cmara Municipal e Conselho Municipal de Educao. Formosa-GO, 12 de junho de 2013.

SIVONEIDE PATRIOTA DE ARAJO MOURA PRESIDENTA

Rua Modesto de Melo, n 423 Centro. CEP 73,801-350

cmefsa@yahoo.com.br 5

Estado de Gois Municpio de Formosa Conselho Municipal de Educao

FICHA DE INSCRIO
Instituio:_____________________________________________________ DADOS PESSOAIS:

Nome:_______________________________________________________ CPF:_____________________________Doc.Identidade:____________________ Escolaridade:___________________________________________________ Telefone:____________________Email:____________________________ Endereo:________________________________________________________ _____________________________________________________________ SEGMENTO QUE REPRESENTA:


( ) Gestores das Escolas Pblicas Municipais ( ) Pais de alunos ( ) Professores da Educao Infantil ( ) Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e/ou Educao Jovens e Adultos - EJA 1 e 2 Etapa ( ) Professores regentes ou de apoio na Educao Inclusiva e Especial ( ) Escolas Privadas que oferecem a Educao Infantil ( ) Instituies de Ensino Superior ( ) Conselho Tutelar

________________________________
Assinatura

Rua Modesto de Melo, n 423 Centro. CEP 73,801-350

cmefsa@yahoo.com.br 6

You might also like