You are on page 1of 5

Introduo Radiaes so ondas eletromagnticas ou partculas que se propagam com uma determinada velocidade.

Contm energia, carga eltrica e magntica. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construdos pelo homem. Possuem energia varivel desde valores pequenos at muito elevados.

Definio de radiao ionizante Em uma interao, a radiao ionizante cede a uma molcula certa quantidade de energia, esta energia pode ser suficiente para arrancar um eltron orbital e conferir-lhe energia cintica, provocando assim a ionizao. Radiaes podem ser emitidas por elementos qumicos com ncleos atmicos instveis ou por equipamentos construdos pelo homem. Elementos qumicos radioativos podem ser encontrados na natureza (como o urnio natural ou o trio das areias monazticas) ou produzidos pelo homem atravs de reaes especficas em aceleradores de partculas ou reatores nucleares.

Efeito da Radiao ionizante no organismo: Os efeitos das radiaes para os humanos so muitos e variveis, dependendo dos rgos e sistemas atingidos. De um modo geral os efeitos so divididos em efeitos somticos e efeitos hereditrios. Efeitos somticos. Os efeitos somticos surgem de danos nas clulas do corpo, e apresentam-se apenas em pessoas que sofreram a irradiao, no interferindo nas geraes posteriores. Os efeitos que ocorrem logo aps (poucas horas a semanas) uma exposio aguda so chamados de imediatos. Os efeitos que aparecem depois de anos ou dcadas so chamados tardios.

A gravidade dos efeitos somticos depender basicamente da dose recebida e da regio atingida. Isso se deve ao fato de que diferentes regies do corpo reagem de formas diferentes ao estmulo da radiao. Alguns exemplos de efeitos somticos imediatos produzidos por exposio radioativa aguda so:

Sistema hematopoitico: leucopenia (destruio dos glbulos brancos, provocando baixa da imunidade), anemia, trombocitopenia etc. Sistema vascular: obstruo dos vasos, fragilidade vascular etc. Sistema gastrointestinal: secrees alteradas, leses na mucosa etc.

Os efeitos somticos tardios so difceis de distinguir, pois demoram a aparecer e no se sabe ao certo se a patologia se deve exposio radioativa ou ao processo de envelhecimento natural do ser humano. Por esta razo a identificao dos efeitos tardios causados pelas radiaes s podem ser feitos em situaes especiais. Experimentos com animais permitem, com alguma incerteza, descrever os efeitos tardios causados pela radiao, tais como radiocarcinognese, modificaes na durao da vida mdia e alteraes no crescimento e no desenvolvimento, especialmente na embriognese. Efeitos hereditrios: Os efeitos hereditrios ou genticos surgem somente no descendente da pessoa irradiada, como resultado de danos por radiaes em clulas dos rgos reprodutores, as gnadas. Estes efeitos so estudados usando camundongos como cobaias e seus resultados podem ser demonstrados na espcie humana. Os efeitos dependem, alm de outros fatores:

da dose de radiao, existindo uma relao linear entre esta e a intensidade do efeito da taxa de fracionamento de dose, dependendo de serem ou no reparveis as leses provocadas pelas radiaes da qualidade da radiao, sendo os nutrons os mais eficientes para provocar a mutao que o raio-X ou ;

Na espcie humana ainda no foi possvel demonstrar a mutagnese radioinduzida, devido fatores como a dimenso reduzida da populao irradiada, o tempo necessrio para a obteno de cada gerao, dificuldades de dosimetria etc. Resumindo, Em resumo, as aes das radiaes no organismo humano produzem uma srie de efeitos, que representam danos diferentes para cada regio afetada. Os tecidos mais sensveis radiao so os da medula ssea, tecido linfide, dos rgos genitais, os do sistema gastrointestinal e do bao. A pele e os pulmes mostram sensibilidade mdia, enquanto que os msculos, tecidos neuronais e os ossos plenamente desenvolvidos so os menos sensveis. A seguir, um resumo dos sintomas clnicos, relativos aos efeitos biolgicos imediatos mais provveis na irradiao de corpo inteiro, com doses agudas de radiao:

Sangue. Os glbulos brancos do sangue so as primeiras clulas a serem destrudas pela exposio, provocando leucopenia e reduzindo a imunidade do organismo. Uma semana aps uma irradiao severa as plaquetas comeam a desaparecer, e o sangue no coagula. Sete semanas aps comea a perda de clulas vermelhas, acarretando anemia e enfraquecimento do organismo. Sistema linftico. O bao constitui a maior massa de tecido linftico, e sua principal funo a de estocar as clulas vermelhas mortas do sangue. As clulas linfticas so extremamente sensveis radiao e podem ser danificadas ou mortas quando expostas. Canal alimentar. Os primeiros efeitos da radiao so a produo de secreo e descontinuidade na confeco de clulas. Os sintomas so nuseas, vmitos e lceras no caso de exposio muito intensa. Glndula Tireide. Essa glndula no considerada sensvel radiao externa, mas concentra internamente ido-131 (radioativo) quando ingerido, o que causa o decrscimo da produo de tiroxina. Como consequncia, o metabolismo basal diminudo e os tecidos musculares deixam de absorver o oxignio necessrio. Sistema urinrio. A existncia de sangue na urina, aps uma exposio, uma indicao de que os rins foram atingidos severamente. Danos menores nos rins so indicados pelo aumento de aminocidos na urina. Ossos. A radiao externa tem pequena influncia sobre as clulas dos ossos, fibras e sais de clcio, mas afeta fortemente a medula vermelha. Olhos. Ao contrrio de outras clulas, as das lentes dos olhos no so autorecuperveis. Quando estas clulas so danificadas ou morrem, h formao de catarata, ocorrendo perda de transparncia dessas clulas. Os nutrons e raios so os maiores indutores de catarata. rgos reprodutores. Doses grandes de radiao podem produzir esterilidade, tanto temporariamente como permanente. A sensibilidade de gestantes maior entre o 7o e o 9o ms de gestao. Nas mulheres grvidas que foram expostas s radiaes no Japo durante o episdio em que duas bombas atmicas foram lanadas sobre aquele pas, houve um aumento significativo de partos retardados e mortes prematuras.

Como minimizar os efeitos da radiao ionizante A minimizao dos efeitos da radiao nos trabalhadores inicia pela avaliao de risco, o correto planejamento das atividades a serem desenvolvidas, utilizao de instalaes e de prticas corretas, de tal forma a diminuir a magnitude das doses individuais, o nmero de pessoas expostas e a probabilidade de exposies acidentais. Os equipamentos de proteo (EPC e EPI) devem ser utilizados por todos os trabalhadores, alm de ser observado a otimizao desta proteo pelo elaborao e execuo correta de projeto de instalaes laboratoriais, na escolha adequada dos equipamentos e na execuo correta dos procedimentos de trabalho. Por outro lado o controle das doses nos trabalhadores deve considerar trs fatores: 1. Tempo: A dose recebida proporcional ao tempo de exposio e velocidade da dose D = t x velocidade da dose

2.Distncia: A intensidade da radiao decresce com o quadrado da distncia D1/D2 = (d1/d2)2 3.Blindagem: A espessura da blindagem depende do tipo de radiao, da atividade da fonte e da velocidade de dose aceitvel aps a blindagem. Para a proteo do trabalhador os comandos dos equipamentos devem ter blindagem, assegurando que o tcnico possa ver e manter o contacto com o paciente no decorrer do exame. As prprias salas devem ter blindagem, por forma a assegurar e garantir a segurana radiolgica tanto do tcnico como do pessoal circunvizinho sala. Estas protees devem ter espessura suficiente para garantir a proteo contra a radiao primria e a radiao difundida que pode atingir as paredes da sala. No clculo das blindagens leva-se em conta: * a energia da radiao produzida; * a quantidade de radiao produzida por determinado perodo (carga de trabalho); * grau de ocupao ou frequncia do ponto de interesse; * material a ser usado como blindagem. * Para a blindagem de raios X e Gama usa-se geralmente o chumbo. Contudo outros materiais podem ser utilizados embora a espessura necessria para se obter a mesma atenuao que com o chumbo seja muito maior. A garantia de que as condies de trabalho so adequadas do ponto de vista da proteo pode ser obtida atravs do levantamento radiomtrico da instalao. Esta medida tem por objetivo verificar se durante a operao, a instalao apresenta nveis de segurana adequados aos trabalhadores. Concluso: A radiao ionizante tornou-se h muitos anos parte integrante da vida do homem. Sua aplicao se d na rea da medicina at s armas blicas, sua utilidade indiscutvel. Atualmente, por exemplo a sua utilizao em alguns exames de diagnstico mdico, atravs da aplicao controlada da radiao ionizante (a radiografia mais comum). Porm os efeitos da radiao no podem ser considerados incuos, a sua interao com os seres vivos pode levar a srios problemas e at a morte. Os riscos e os benefcios devem ser ponderados. A radiao um risco e deve ser usada de acordo com os seus benefcios.

Bibliografia: Ramos, J. Radioatividade.Acessado http://atomico.no.sapo.pt/index.html em 22.03.10 Disponvel em:

Radiao em 22.03.10 Disponvel em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/radiacao.html Radiaes Ionizantes Aplicaes e cuidados: em 22.03.10 Disponvel em: http://www.segurancaetrabalho.com.br/download/rad-ioniz-cuidados.pdf
Fbio Antonio Schaberle e Nelson Canzian da Silva - Departamento de Fsica UFSC:

em 22.03.10 Disponvel em: http://www.fsc.ufsc.br/~canzian/intrort/efeitos.html

You might also like