You are on page 1of 13

REGRAS BSICAS DE SEGURANA PARA TRABALHOS COM CORTE E SOLDA

Muitas so as preocupaes dos integrantes do SESMT. Por toda parte h riscos e perigos e muitas vezes nos sentimos perdidos sem saber ao certo para que lado devemos ir primeiro. Obviamente no h um receita nica aplicvel a todos os casos e tipos de empresas. Vale mesmo o velho bom senso aliado ao conhecimento tcnico.

No que diz respeito ao conhecimento tcnico, no de hoje que ressentimos a falta de boas fontes de consulta; a literatura destinada a preveno de acidentes ainda muito restrita e dentre as poucas existentes a grande maioria ainda peca pelo contedo essencialmente terico de difcil aplicao no dia a dia.

No tocante ao bom senso a coisa torna-se ainda mais difcil. Importante mencionar nesta parte do texto que no nosso entendimento nos cursos de formao falta ainda algo voltado ao aprendizado das tcnicas de negociao ou seja - preparar o profissional para saber oferecer o produto segurana de uma maneira mais moderna e consistente. Tais ensinamentos tambm seriam muito teis em cursos oferecidos a muitos dos profissionais j formados.

Tenho especial preocupao com os colegas que chegam agora ao mercado de trabalho. Trazem em si muito boa vontade e uma carga imensa de conhecimentos tericos - lamentavelmente ministrado algumas vezes pessoas que jamais atuaram no cho de fbrica. Encontram realidades confusas e complexas. Tem sido comum hoje em dia encontrar nos jornais anncios classificados pedindo tcnicos recm formados e por detrs de muitos destes anncios h uma realidade oculta: a inteno de contratar algum apenas para fazer frente as necessidades burocrticas sem atentar de forma mais firme para

a grave condio de insegurana do cho de fbrica. Precisando do empregado, muitos destes colegas so maldosamente moldados pelas empresas e logo tornam-se auxiliares de todos os assuntos, legando a preveno a segundo ou terceiro plano. Esquecem no entanto, que a responsabilidade tcnica continua sobre seus ombros e muitas vezes apenas lembram disso quando j tarde demais.

O QUE MATA

Tenho conversado muito com colegas recm formados; Acho de suma importncia para a preveno de acidentes como um todo que tenhamos esta preocupao. Em comum tenho ouvido destas pessoas uma pergunta: - Por onde comear ? A resposta tem sido nica: - Por aquilo que mata ! A resposta parece seca e obvia, mas na verdade no .. Pode soar estranho dizer - comece pelo que mata ! Mas na prtica o caminho correto num pais onde a preveno de acidentes ainda descrita em algumas empresas como beneficio.

Neste ponto importante lembrar algumas coisas. A primeira delas que toda empresa quer ter uma "imagem" de empresa segura - ate ai nada contra - desde que no fique apenas na imagem. Com isso quero dizer, que algumas empresas tentam transformar o profissional de segurana do trabalho num verdadeiro "Vendedor de Iluses" . Querem fazer crer que h segurana no local de trabalho apenas enchendo as paredes e quadros de cartazes; realizando as tais "palestras" onde se tenta convencer o trabalhador de que os acidentes ocorrem meramente por sua culpa quando na verdade o local de trabalho e suas condies imprprias so as verdadeiras causas de acidentes. Logo em seguida, impe ao profissional tcnico funes policialescas, transferindo a responsabilidade da preveno e os conflitos dos supervisores para os ombros do profissional de segurana. Obviamente, o profissional de segurana que tal como todos demais, precisa do emprego, acaba se sujeitando a tais situaes e no deve ser diferente j que se no o fizer outra com certeza o far. Deve no

entanto, zelar para que no perca de vista os objetivos reais de sue trabalho e saber de dentro destas adversidades ir aos poucos buscando seu verdadeiro espao com muita habilidade e tato. Na verdade, empresas que agem desta forma so "doentes no tocante a preveno" e precisam muito dos prstimos lcidos de profissionais prevencionistas

O que mata ? Na verdade tudo mata. Dizem os entendidos que a diferena entre o remdio e o veneno a dose. Pela prtica aprendemos ao longo dos anos que todos os trabalhos merecem ser checados. No entanto, corre contra ns o fator tempo. De nada adiantar um belo e amplo programa de anlise de riscos se em meio a tudo isso tivermos um acidente mais grave ou fatal. Com certeza raras so as empresas que teriam tal entendimento - e diante de um fato mais grave certamente pagaria pelo evento o prprio profissional com seu emprego. Cabe ento lanarmos mo do conhecido, ou seja pautar nossos trabalhos iniciais pela experincia geral, pela estatstica ou outras fontes que tivermos disponveis. Em tais fontes fica claro que o que mais mata so as quedas de altura, os choques eltricos e as exploses e incndios. No que diz respeito as quedas, a prpria legislao fornece dados que permitem com um pouco mais de ateno o desenvolvimento de aes capazes de controlar o risco; Estamos diante na verdade da lei da gravidade; No caso da eletricidade, h tambm boas fontes para consulta e o atendimento a NR especifica diminui bastante a possibilidade de acidentes. J no caso das exploses e incndios a questo mais complicada visto que a possibilidade da ocorrncia abrange uma variedade imensa de atividades e aes, que vo desde a simples limpeza de um piso com produtos inflamveis at o processo industrial mais complexo. Em meio a isso, esto os trabalhos de corte e solda, sem dvida alguma responsveis por muitas tragdias ao longo da histria, mas que infelizmente at hoje so realizados sem cuidados de segurana.

Sobre este tipo de trabalho, estaremos falando a seguir. Na verdade no temos como esgotar o assunto, mas com certeza estaremos fornecendo alguns caminhos para que se faa um bom trabalho.

CHAMAS ABERTAS E FAGULHAS

O que nas indstrias qumicas - por serem conhecedoras dos riscos - uma constante preocupao - na maioria dos locais de trabalho geralmente tratado sem maiores cuidados. Na histria das exploses - chamas abertas e fagulhas so uma constante. Neste ponto a questo da ignorncia assume uma importncia fundamental; Ningum quer uma exploso, mas raramente as pessoas associam que um simples fagulha pode ser causa de um acidente to grave

essencial que toda empresa tenha claramente definido e divulgado um procedimento a ser aplicado nos servios de solda, corte, lixamento e outros trabalhos com chamas abertas ou que produzam fagulhas. Engano comum ocorre em algumas empresas, onde tais atividades no existem em seu processo produtivo, mas que ocorrem eventualmente em trabalhos de manuteno. O mesmo engano ocorre em empresas cuja atividade no exige a existncia de uma equipe prpria de manuteno, mas como em qualquer prdio ou instalao vez por outra ocorrem reparos e reformas feitos por terceiros. Portanto, o procedimento deve existir j que em algum momento , seja por empregado, seja por terceiro algum trabalho desta natureza vai ser realizado.

Vale citar aqui um caso conhecido de um Banco. Durante anos os empregados da faxina - de uma empresa terceirizada - adotaram por conta prpria e para ganhar tempo na limpeza o uso de produtos inflamveis. Isso causava incmodos e at mesmo chegou a gerar reclamaes de alguns empregados do Banco. Certo dia uma outra empresa veio fazer a troca das ferragens das janelas dos banheiros e durante o trabalho necessitou fazer uso de solda.

Ocorreu uma exploso. No so to incomuns quanto parecem casos de acidentes em estabelecimentos comerciais e mesmo residncias pelo uso destes mesmo produtos e logo em seguida o uso de enceradeiras. Como se pode ver, por toda parte h riscos deste tipo.

O acidente do Banco poderia ter sido evitado tanto se os empregados da limpeza tivessem instrues adequadas quanto aos produtos - e fosse feita a superviso dos trabalhos, como em especial se os contratados para realizar a solda fossem habilitados para operar este tipo de equipamento. Este deve ser o primeiro ponto de um procedimento para trabalhos com corte, soldas e similares - HABILITAO DOS EMPREGADOS. Tanto na realizao dos trabalhos internamente, como na contratao de servios devemos EXIGIR que tais profissionais possuam certificado de participao em curso especifico. Alm disso, devemos ter o mesmo procedimento com relao a exigncia de treinamentos para preveno de acidentes, primeiros socorros e Preveno e combate a incndios. Agindo desta forma, com certeza estaremos minimizando muito os riscos de acidentes. Caso em sua empresa existam muitas pessoas treinadas para este finalidade, recomenda-se a criao de um banco de dados para controle das mesmas e at mesmo a emisso de uma identificao especifica para tais empregados. Uma questo importante definir um critrio de tempo para validade deste comprovantes de habilitao, j que pode ocorrer de profissionais com treinamentos feitos h muito tempo no conhecerem tecnologias e processos mais modernos. Recomenda-se que a validade no seja superior a dois anos, mesmo tempo que devemos tomar como referncia para programarmos reciclagens para os empregados da prpria empresa.

Um outro ponto importante a questo dos EPI utilizados pelos soldadores assunto amplamente tratado pela literatura especifica - mas que raramente mencionam que estes devem estar isentos de leo, graxa e lquidos

inflamveis. Por mais obvio que parea, na prtica isso raramente checado

SISTEMA DE CONTROLE

As OS (Ordens de Servio) so muito comuns nas grandes empresas, onde recebem inclusive outros nomes conforme a organizao local. Atravs delas busca-se garantir que todos os trabalhos que impliquem em maiores riscos sejam controlados e em alguns casos submetidos previamente a analise do SESMT. Cabe aqui ressaltar que trata-se de uma verdadeira faca de dois gumes, visto que o profissional deve ter convico de que seu conhecimento tcnico ir mesmo contribuir para a realizao do trabalho mais seguro, caso contrrio, passar a ser mais um documento desfavorvel no caso de um acidente.

Preveno de acidentes deve ser algo que contribua para o bom andamento das coisas, jamais deve ser um empecilho burocrtico. O entendimento real passa pela utilidade que temos de garantir a continuidade do processo e atividades da empresa e no ficar gerando proibies absurdas. Com isso quero dizer que na definio de um sistema de OS devemos deixar claro quais as reas esto submetidas a este processo. Obviamente existem reas regulares a esta finalidade, tais como cabines, bancadas ou reas designadas onde a presena de chamas abertas normal, comum e segura, o mesmo ocorrendo em locais onde a solda o processo em si. Entende-se, que tais locais esteja dotados de sistemas de exausto e outros meios preventivos, como no caso das soldas a arco eltrico - os biombos - para impedir a propagao de radiaes.

For a estas situaes acima mencionadas, geralmente os demais trabalhos devem ser submetidos a autorizao prvia. Ateno mais do que especial deve ser dada com trabalhos desta natureza forem ser realizados em espaos confinados, onde os riscos tornam-se potencialmente muito mais graves.

O procedimento para autorizao do servios deve ser claro, escrito em linguagem compreensvel pelos executantes. No caso de locais onde os riscos

sejam constantes e significativos , o procedimento deve deixar claro logo em seu inicio que sempre que possvel outros meios so preferidos nos casos onde o emprego de aparelhos de solda e lixamento possam ser substitudos. Importante tambm mencionar que sempre que possvel os materiais ou peas a serem soldados ou lixados devero ser removidos para locais mais apropriados.

Deve estar claro tambm neste procedimento, a necessidade de haver nas proximidades equipamentos para combate a incndio - compatveis a classe da operao, bem como as seguintes verificaes:

a) No caso de piso de madeira deve ser providenciado o umedecimento do mesmo ou cobertura com areia. Cuidados especiais com divisrias de madeira

b) Verificar a existncia de encanamentos abertos, galerias de gua e esgoto e outras aberturas que possam conter lquidos ou vapores inflamveis

c) Checar aberturas no piso e/ou frestas que possam possibilitar a passagem de fagulhas para pisos inferiores.

d) Verificar a utilizao/realizao nas proximidades de atividades com uso de tintas ou outros produtos inflamveis, bem como e principalmente a existncia de resduos de lquidos inflamveis ou outros materiais combustveis.

e) Checar mobilirio e instalaes que possam ser atingidas pelas chamas ou calor.

f) Em todos os casos, materiais inflamveis devem ser retirados, quando no possvel devem ser cobertos por mantas apropriadas. Como afastamento mnimo sugere-se a distncia de 12 metros.

Nos casos mais complexos, deve se prever tambm a necessidade de acompanhamento, seja por bombeiro industrial - no caso onde estes existam ou mesmo pelo Brigadista de Incndio. Tal presena pode ser decisiva para a conteno do fogo na sua fase inicial evitando um incndio.

Devem ficar claros tambm que algumas situaes, devido ao potencial de riscos, devero ser tratadas como especiais. Isso vai depender muito da natureza da atividade desenvolvida, mas em comum: dutos de exausto de cabines onde so utilizados materiais inflamveis, tanques de leo, tambores e lates anteriormente usados com lquidos ou gases inflamveis. Etc.

OS EQUIPAMENTOS

To importante quanto aos controles realizados no homem e no mtodo e o controle que deve ser feito nos equipamentos. Para a obteno de um padro de segurana deve ficar claro no procedimento alguns requisitos a serem exigidos. Mais importante do que o procedimento a realizao da verificao dos mesmos. Recomenda-se que no caso da contratao de servios, a mesma seja realizada na chegada do equipamento e caso o servio dure um certo tempo, periodicamente. No caso dos equipamentos da prpria empresa deve ser criada uma sistemtica de revises, cuja freqncia no ser superior a 6 meses. Para ambos os casos, caso seja possvel, facilita muito a gerao de um meio (selo ou ficha) que permita a identificao imediata de equipamentos OK.

No caso dos equipamentos para soldagem a arco eltrico, devemos garantir que todos esteja aterrados durante todo o tempo de uso e que a fiao utilizada para conexo a rede eltrica esteja em perfeitas condies de uso, com nfase em especial as possveis emendas e seus isolamentos e que esta fiao no possam ser atingidas por veculos ou carrinhos manuais. J os cabos de solda devem ter o mesmo tamanho e caso exista necessidade de emenda esta s

pode ser feita por conector apropriado. Recomenda-se ainda que os meios de fixao dos cabos de solda sejam de bronze.

J para as operaes com oxiacetileno, devem observar pelo menos as seguintes regras:

Instalaes em pontos fixos: Nos terminais das tubulaes onde so conectadas as mangueiras deve existir um registro de fechamento rpido e estes devem estar soldados na tubulao.

Aps o registro de fechamento de acetileno, na extremidade da tubulao deve existir vlvula contra retrocesso de chamas.

Aps o registro de oxignio, deve ser instalado um regulador de presso de um estgio. Na tubulao de acetileno, a utilizao de regulador de presso deve ser feita na central de distribuio de gases.

No tocante as mangueiras devem ser seguidas as mesmas instrues mencionadas a seguir para os conjuntos portteis.

Conjuntos Portteis

Devem preferencialmente ser montados sobre um carrinho metlico, com rodas metlicas ou de borracha, dotado de separador entre os cilindros e suportes para fixao do mesmos.

Neste carrinho deve haver ainda suporte para as mangueiras e um compartimento com orifcios de ventilao onde sero guardados os maaricos. Recomenda-se que este compartimento seja trancado com cadeado.

10

Os cilindros s podem ser manuseados ou transportados com seus capacetes de proteo e mesmo quando vazios devem estar presos, sempre na posio vertical. Caso por algum motivo acidental o cilindro de acetileno venha a ficar na horizontal e necessrio deixa-lo em p por 24 horas antes de coloca-lo em uso. Cilindros com vazamento no devem ser utilizados, bem como deve ser proibida a transferncia de gases de um cilindro para outro.

A abertura de vlvulas dos cilindros devem ser feita manualmente, sendo expressamente proibida a utilizao de martelos e outras ferramentas.

Devem ser providos de reguladores de presso, de dois estgios, sendo que a finalidade do primeiro e reduzir a presso de entrada e a do segundo, atravs do parafuso de regulagem manual, reduzir a presso do primeiro estgio para a presso de trabalho desejada. No caso do acetileno a presso nunca deve exceder 1,05 kgf/cm2.

11

O cilindro de acetileno deve sempre estar acompanhado de chave adequada que permita o rpido fechamento da vlvula.

Para acender o maarico deve ser utilizado um equipamento prprio ou isqueiro a gs, jamais devendo ser utilizada chama. O conjunto deve sempre ser mantido for a do alcance das fagulhas e em hiptese alguma deve-se permitir que cilindros ou tubulaes de oxignio fiquem em contato com leos, graxas e fontes de calor.

Ateno especial deve ser dada a guarda dos conjuntos quando no estiverem em uso. Tal local deve ser clara e previamente definido e sinalizado.

No que diz respeito as mangueiras, deixamos o assunto propositadamente para o final.. A de oxignio deve ser verde e a de acetileno vermelha, ambas com no mximo 10 metros de comprimento, sendo que maiores do que estas apenas com a aprovao da Segurana do Trabalho. As conexes com as vlvulas e canetas devem ser feitas com braadeiras. Quanto as emendas - fica aqui um

12

critrio de deciso conforme a atividade da empresa - sendo recomendveis que no existam e caso sejam autorizadas no mximo em nmero de duas e feitas com braadeiras. Junto ao regulador de presso do cilindro de acetileno deve ser instalado um dispositivo de segurana contra retrocesso de chamas.

Professor: Rafael Luiz Mahalem Sampaio rafaelmahalem@gmail.com

13

You might also like