You are on page 1of 6

O DESIGN SUSTENTVEL E A INDSTRIA TXTIL

BAURU / SP SETEMBRO / 2008

1. O DESIGN SUSTENTVEL E A INDSTRIA TXTIL 2. DESCRIO E JUSTIFICATIVA DO PROBLEMA A muito se escuta falar em sustentabilidade, a busca em manter pessoas e ecossistema em perfeita sincronia. O Relatrio de Brundtland, elaborado em 1987 pela Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento define desenvolvimento sustentvel como: Aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem a suas prprias necessidades (COMISSO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 1991, p. 46). Planejar o futuro um papel que aos poucos comea a ser exercitado pelos designers, um bom planejamento de produto pode reduzir quantitativamente os impactos ambientais causados por uma indstria. De acordo com a lei 10.165 de 27 de dezembro de 2000 as indstrias txteis so consideradas sendo de mdio Potencial Poluidor, ou seja, eliminam cerca de 0,2 t/dia de Material Particulado (conjunto de poluentes constitudos de poeiras, fumaas e todo tipo de material slido e lquido que se mantm suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho). Atravs de um minucioso estudo pode se estabelecer solues, visando reduzir esse impacto ambiental dentro do setor txtil. A produo de um tecido feita em vrias etapas que vai desde a fiao at o seu acabamento (beneficiamento, tinturaria e estampagem). Dentro de cada um desses processos se v necessria a elaborao de respostas capazes de solucionar esse escoamento de Material Particulado e uma reduo da explorao de recursos naturais. 3. FUNDAMENTAO

3.1 A INDSTRIA TXTIL A automao da indstria txtil contempornea da revoluo industrial, no Brasil o processo de industrializao teve incio com a indstria txtil, j que possuamos uma grande produo algodoeira desde 1844. A primeira mquina de tear datada de 1733, inventada por John Kay denominada lanadeira volante, essa maquina era uma adaptao do tear manual e propiciou um aumento na capacidade de tecer e a obteno de tecidos mais largos. Com o aumento da produo txtil a obteno de fios comea a ficar escassa, j que se produziam tecidos mais rapidamente do que se conseguia produzir sua matria prima. Ento, em 1769 Richard Arkwright inventa o seu sistema hidrulico para fiar, nesse mesmo ano patenteada por James Watt a mquina de fiar a vapor. Mas o grande marco em mquinas de fiar acontece em 1779 quando Samuel Cromptom cria a sua mule, que produzia fios mais finos e resistentes, a partir desse momento a produo de fios antes escassa se torna excedente. S se estabelece um equilbrio quando em 1785 Edmond Cartwright inventa o tear mecnico. Essas so as primeiras invenes em mquinas txteis e a partir delas foram sendo desenvolvidos vrios aprimoramentos culminando hoje no tear sem lanadeiras, que pode ser de pinas ou a jato de ar e gua. Vrias outras etapas so aplicadas na construo de um tecido, alm do tear os tecidos e fios passam por beneficiamentos, que podem ser feitos por meios de substncias qumicas ou por meio de maquinrios, so aproximadamente trinta tipos de beneficiamentos, alm da fase de tinturaria ou estamparia, podendo o tecido passar ou no por todas essas etapas, sendo grande parte delas fundamentais. Um fator importante atualmente no setor txtil a criao de tecidos tecnolgicos, que podem ser eles constitudos tanto de fibras recicladas, ou podem agregar fatores que tragam praticidade ao consumidor.

3.2 CONCEITOS SOBRE DESIGN SUSTENTVEL De acordo com o livro O desenvolvimento de Produtos Sustentveis definido Ecodesign ou Design Sustentvel como: Um modelo projetual ou de projeto (design) orientado por critrios ecolgicos. (MANZINI e VEZZOLI, 2002. p. 17) O conceito de sustentabilidade foi introduzido em 1980 por Lester Brown, fundador do Wordwatch Institute, um instituto de pesquisa privado, sem fins lucrativos, destinado anlise das questes ambientais globais. Em entrevista ao site Planeta Sustentvel Ezio Manzini autor do livro O desenvolvimento de Produtos Sustentveis, comenta sobre consumo e o impacto que o este tem sobre o meio ambiente. Vivemos um complexo momento de transio. O produto sustentvel deve ainda ser produzido de maneira menos agressiva ao meio ambiente, economizando matria-prima e energia. Mas, por outro lado, a fabricao de novos artefatos, mesmo que eficientes, traz consigo um efeito colateral: ela no desacelera a produo e o consumo. Portanto, devemos apostar em outra alternativa: no bemestar baseado em contextos e no em produtos que nos conduzem almejada qualidade de vida A sustentabilidade uma revoluo(...) O designer ser mais um ator dentro desse grande plano, conduzindo a sociedade na direo correta, no seu papel de facilitar as inovaes sociais. ( http://planetasustentavel.abril.uol.com.br) Cabe a sustentabilidade encontrar meios de interagir humanidade e ecossistema, de tal forma que nenhuma necessidade tanto ambiental quanto humana fiquem em posio de inferioridade, ou seja, proporcionar uma convivncia passiva entre ambas as partes. 4. OBJETIVOS (descrio clara e precisa dos objetivos da pesquisa).

Essa pesquisa tem como objetivo levantar e solucionar problemas referente a sustentabilidade dentro da indstria txtil, visando reduzir os impactos ambientais causados pelas emisses de materiais particulados e explorao de recursos. 5. METODOLOGIA 5.1. OBJETO Por meio de pesquisas de mbito nacional ser possvel estabelecer problemas encontrados referentes a sustentabilidade e setor txtil durante o processo de fabricao de tecidos. Apesar da industria txtil ser mais ampla ser englobado somente a produo de tecidos. 5.2. TCNICAS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA Ser necessrio conhecer a fundo o tema atravs de pesquisas, entrevistas com detentores do conhecimento sobre o assunto especificado, visitas a algumas industrias txteis para acompanhar o processo de produo e estudos sobre as situaes apresentadas a fim de elaborar solues eficientes.

6. BIBLIOGRAFIA PRELIMINAR

PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: Histria, tramas, tipos e usos..1 Edio. So Paulo: Editora Senac So Paulo, 2007. 324 pg. MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de Produtos Sustentveis : Os requisitos ambientais dos produtos industriais. Traduo de Astrid de Carvalho. 1 Edio. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2002. 366 pg. LESTER R. Brown: Fundador do WWI-Worldwatch Institute e do EPI-Earth Policy Institute. Disponvel em: http://www.wwiuma.org.br/bio_lester.html. Acesso em: 06 de setembro de 2008 VARANDA, Gabriela. O visionrio do design sustentvel. 2007. 1 pg. Disponvel em: http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/noticia/cidade/conteudo_251704.shtml Acesso em: 06 de setembro de 2008. Sustentabilidade. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade.

Acessado em: 06 de setembro de 2008. Indstria txtil. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%BAstria_t %C3%AAxtil. Acessado em: 06 de setembro de 2008. Histria da Indstria txtil no Brasil . Disponvel em:

http://www.fashionbubbles.com/2006/historia-da-industria-textil-no-brasil/. em: 07 de setembro de 2008. Data: Assinatura:

Acessado

You might also like