You are on page 1of 3

TRAFICO INTERNACIONAL DE CRIANA Passamos agora a tratar do trafico internacional de crianas.

O Brasil, nos ltimos 100 anos, passou da condio de Pas importador para a de Pas fornecedor de trfico internacional de crianas. Crianas, essas, que so retiradas do seu convvio familiar de forma ilegal e colocadas a venda podendo ter como destino diversos Pas, entre ele: Os pases ricos da Europa ocidental, EUA, Israel e Japo. Elas so tratadas como mercadorias, onde, o tom da pele, cor dos cabelos e dos olhos so as qualidades do produto exposto a venda para serem exploradas de diversas formas: No turismo sexual infantil, trabalho escravo, adoo ilegal e trfico de rgos. E como forma minimizar e evitar o problema, o Brasil passou a fazer parte da conveno que trata dos aspectos civis do sequestro internacional de crianas na conveno de Haia. Dai as transferncias ilegais passaram a ser diacordo com a Conveno e sessada quando a criana atinge a idade de 16 anos. Fundamenta-se na necessidade de defender e proteger os interesses superiores da criana contra os efeitos prejudiciais resultantes de mudanas de domicilio ou de reteno ilcitas. Tem como Medidas: administrativas, judiciais: Voltados a restituir crianas ao Pas de origem de onde foram retiradas ilicitamente. J que A transferncia ou reteno de criana ilcita viola os termos de uma guarda quando vinha sendo efetivamente exercida. Caso: O primeiro caso de aplicao da Conveno sobre Seqestro no Brasil ocorreu perante a Seo Judiciria de Santos, Terceira Regio da Justia Federal. Segundo o relatrio contido na sentena proferida, o pedido de restituio da criana foi formulado pelo pai, de nacionalidade sueca e residente na Sucia, em face da me da criana, brasileira e residente no Brasil, sob o argumento de que a criana, brasileira, havia sido transferida ilicitamente pela me para o Brasil com violao ao direito de guarda conjunta exercida por ambos os genitores na Sucia, pas de residncia habitual da criana antes da transferncia. O pedido foi feito com fundamento na recm promulgada Conveno sobre os Aspectos Civis do Seqestro Internacional de Crianas. A sentena foi proferida em julho de 2001 com fundamento nas disposies da Conveno sobre Seqestro. Entendeu a magistrada que a Conveno fora validamente inserida no ordenamento jurdico brasileiro, que Brasil e Sucia

eram partes contratantes, que ficara provada a transferncia ilcita da criana e que ante tais fatos a Conveno autorizava a ordem de restituio da criana, o que foi determinado com a integral procedncia do pedido.
http://www.uniceub.br/Pdf/FernandoMessere-disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf

Tem como forma de obrigar a cumprir devidamente a conveno os estados devero designar autoridades centrais, as quais deveram cooperar entre si para assegurar o retorno imediato das crianas retidas ilicitamente no exterior, bem como tomar todas as medidas cabveis para alcanar os objetivos, que so: Localizar crianas transferidas ilegalmente; Medidas que previnam danos a integridade do criana; Empreender esforos para permitir a entrega amigvel da criana.; Trocar informaes; Iniciar ou favorecer a abertura de processo judicial ou administrativo que vise ao retorno da criana ou a regulamentao e o exerccio de visitas.

Autoridade Central no Brasil a Secretaria dos Direitos humanos da Presidncia da Republica (SEDH). O retorno deve se dar da seguinte forma: A Pessoa, Instituio ou Organismo (art. 8 a 20 da Conveno de Haia) que tiver noticia de onde esteja a criana deve: . Procurar a Autoridade Central do Estado Habitual de residncia da criana e Pedir assistncia com o objetivo de assegurar o retorno da criana; De forma que a Autoridade Central ao receber o pedido deve transmiti-lo a Autoridade Central do Estado onde Acredita-se que a criana esteja e esta tem o prazo de 6 semanas para tomar a deciso de entrega da criana. No caso do Brasil se tiver alguma dificuldade no retorno da criana ser Encaminhado o caso a Advocacia Geral da Unio (AGU), Uma vez que a competncia da Justia Federal. Art. 21 - Compete Unio: I - manter relaes com Estados estrangeiros e participar de organizaes internacionais;

Configurado a transferncia ilcita:

Deve retornar ao Estado de onde foi levada independente da Deciso do Estado de origem que conferiu a guarda ou visitas, o domnio o acordado na Conveno de Haia. 1 ano da:

Transferncia ilcita; Reteno indevida; Da data de inicio do processo administrativo ou judicial no Estado onde a criana se encontrar. DEVE: a Autoridade ordenar o retorno imediato da criana, salvo se a criana encontra em seu convvio meio.

You might also like