You are on page 1of 10

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DE APOIO AOS TREINAMENTOS PRESENCIAIS UTILIZANDO FERRAMENTA DE EAD EDUCAO DISTNCIA: WEBCT NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNICAMP

Clia Maria Ribeiro 1


Celiam@unicamp.br

Regina Ap. Blanco Vicentini 2


Rblanco@unicamp.br

________________________
1 Especialista em Gerao de Bases de Dados e Acesso a Bancos de Dados pela UFRJ, Especialista em Bibliotecas de Instituies de Nvel Superior pela UFMG. UNICAMP/BC, Cx P. 6136, Campinas -SP-Brasil, CEP 13081-970. Especialista em Sistemas Automatizados de Informao pela PUCCAMP, Mestranda em Gesto da Qualidade pela Faculdade de Engenharia Mecnica da UNICAMP. UNICAMP/BC, Cx P. 6136, Campinas-SP-Brasil, CEP 13081-970

RESUMO

O WebCt uma ferramenta que auxilia a montagem e disponibilizao de cursos baseados na Internet atravs de uma interface amigvel permitindo a aplicao de prticas pedaggicas em um novo ambiente educacional. Instalado em um servidor, permite aos alunos acessar os contedos: textos, imagens, vdeo e udio, glossrios, alm da facilidade de comunicao via e-mail com o instrutor. Aos atores do sistema - administrador, designer e monitor, esto disponveis meios de gerenciar as notas, efetuar avaliao de aprendizagem, corrigir atividades e monitorar os acessos. Esta forma de ensino tornou-se importante com os novos recursos de informtica e rede adotados pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. O Sistema de Bibliotecas da UNICAMP com o intuito de fazer o melhor uso destas tecnologias, est integrando o WebCT aos treinamentos presenciais do Programa de Capacitao de Usurios iniciados no ano de 2001, visando adequ-lo s novas demandas, agregando tcnicas e metodologias de Educao Distncia. O primeiro contedo disponvel est relacionado elaborao de referncias e citao em documentos, que tem grande demanda por parte da comunidade acadmica quando em fase de preparao de trabalhos de concluso de curso, dissertao e tese, alm da publicao de trabalhos em revistas cientficas. Ao final do treinamento o pesquisador estar apto a realizar a normalizao de seu trabalho sendo orientado em tempo real por um profissional que presta atendimento personalizado, o que no acontece quando da aplicao do treinamento presencial devido s necessidades diferenciadas do pblico alvo.

Palavras-chave: Ensino distncia Tecnologia educacional; Ensino superior Ensino distncia Cursos Treinamentos; Computadores Ensino WebCT.

A insero de novas tecnologias nas unidades de informao especialmente nas Bibliotecas Universitrias BUs, passou a exigir dos profissionais da rea uma maior integrao com os usurios de forma a orient-los para usar adequadamente as fontes de pesquisa e recuperao de documentos que as instituies passaram a oferecer mediante o estabelecimento de parcerias e consrcios.

Em 1995, Fine j analisava em seu trabalho o lado humano do servios de referncia e seus recursos concluindo que independentemente das caractersticas dos pesquisadores, se iniciantes ou experts, tmidos ou seguros, competentes ou inaptos, na sua interao com o bibliotecrio, o que conta que a relao entre ambos que faz com que um servio de referncia acontea com sucesso ou no.

Com a institucionalizao do Programa de Integrao e Capacitao de Usurios do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP - SBU, treinamento presencial oferecido comunidade acadmica durante o no ano de 2001 e tendo continuidade em 2002, o SBU optou por aproveitar a experincia adquirida pelos profissionais envolvidos na sua aplicao para implementar o projeto inicial.

Baseados na grande demanda e nas sugestes recebidas dos participantes dos treinamentos, principalmente por atividades mais dinmicas, procedeu-se ao melhoramento e adaptao do material instrucional utilizado atualmente ao ambiente de Educao Distncia EAD. Este recurso permite a complementao dos treinamentos presenciais e o acompanhamento de cada usurio em suas necessidades especficas.

Com o intuito de melhorar a qualidade da assistncia aos usurios, o SBU decidiu pela adoo do WebCt, uma ferramenta utilizada por vrias instituies em nvel nacional e internacional que tem uma interface amigvel e permite montar e disponibilizar cursos em ambiente educacional pedaggico baseado na Internet. A facilidade para que o usurio acesse contedos: textos, imagens, vdeo e udio, glossrios, alm da comunicao via email com o instrutor, torna a interao ideal para o atendimento de questes pontuais, vindo de encontro s perspectivas do SBU em relao sua responsabilidade em integrar

novos servios de acordo com a evoluo das tecnologias de informao e das novas demandas (MARTINS, 2002).

Alm do acesso ilimitado do aluno, o atendimento personalizado independe da localizao geogrfica do usurio em relao ao instrutor, permitindo que este gerencie as notas, efetue avaliao de aprendizagem, corrija atividades e monitore os acessos ao contedo do curso. A rapidez e eficincia que esta tecnologia permite, alm do baixo custo e do livre acesso ao conhecimento faz parte das iniciativas que privilegiam a democratizao da informao acompanhando as tendncias e as propostas da Sociedade da Informao.

O objetivo desse novo formato para aplicao de treinamentos que o usurio desenvolva de forma independente as atividades de pesquisa tanto em bases de dados estruturadas que usam vocabulrios controlados, como no ambiente da Internet que usa palavras-chave livres. Contempla tambm a utilizao das normas de padronizao de trabalhos cientficos, d acesso conceituao de alguns termos bsicos em cincia da informao, de forma a desmistificar os diferentes tipos de fontes de informao muitas vezes caracterizadas pelo suporte fsico.

De acordo com anlise dos resultados obtidos at agora pelo Programa de Capacitao, verificou-se que o contedo programtico com maior demanda e com pontos mais crticos refere-se Normalizao de Trabalhos Acadmicos, que exige ateno individualizada devido aos diferentes tipos de documentos consultados por cada pesquisador.

Na fase de preparao de trabalhos de concluso de curso, dissertao de mestrado e tese de doutorado, alm da publicao de trabalhos em revistas cientficas surgem muitas dvidas que podem ser esclarecidas virtualmente por um bibliotecrio usando os recursos de infra-estrutura de C&T instalados na Universidade para este fim. O entendimento da formatao de um trabalho acadmico, da padronizao e do conseqente respeito aos direitos autorais quando da citao correta das fontes pesquisadas, facilita o trabalho e certifica a produo cientfica.

Numa primeira fase do treinamento no novo formato estar acessvel o contedo de Referncias e Citaes Bibliogrficas, abrangendo tanto as normas nacionais da ABNT, como internacionais: ISO, Vancouver, APA, MLA, as quais so usadas pelas diferentes reas dentro da UNICAMP (ANEXO I).

Foram elaborados exerccios e testes utilizando material impresso, eletrnico e outros tipos de mdia, reproduzindo situaes reais de normalizao das Referncias e Citaes com a aplicao das Normas Nacionais e Internacionais.

A disponibilizao desta modalidade de treinamento imprescindvel para que tenhamos uma avaliao da sua aceitao no mbito acadmico, sem no entanto abandonar o formato de instruo presencial. Todos os Mdulos Instrucionais aplicados atualmente sero convertidos em formato recomendado pelas metodologias de EAD de forma a otimizar a relao ensino-aprendizagem.

Sabemos que o usurio no hesitar em trocar de produto caso aparea um outro que lhe seja mais adequado e que ele

...avalia os servios prestados por meio de suas expectativas, porque ele verifica se o provedor da informao conseguiu ou no satisfaz-lo, comparando o que espera com o que percebeu, isto , como v o produto, e se ele considera suas necessidades atendidas (GARCEZ, 2002).

O contedo do curso fica armazenado em um servidor no Centro de Computao da Universidade Estadual de Campinas - CCUEC, equipamento que faz parte da infraestrutura cientfico-tecnolgica da Universidade, cujo acesso autorizado por um administrador. Conta tambm com o apoio do Grupo de Suporte em EAD da UNICAMP na elaborao de material, configurao do programa e acompanhamento das estratgias de trabalho.

O Anexo II demonstra as ferramentas escolhidas na configurao inicial do WebCT: quadro de avisos para divulgar as notas, definir datas para entrega de atividades, marcar as aulas presenciais necessrias para esclarecimento de dvidas ou aulas de laboratrio. Pensou-se tambm em oferecer material de apoio como: glossrio, bibliografia e links para outras pginas de interesse, alm das ferramentas de comunicao: e-mail e lista de discusso. Os testes de avaliao dependero do nvel de conhecimento do aluno e podero ser de mltipla escolha, combinao de perguntas/respostas ou questes prticas.

A equipe de bibliotecrios responsvel pelo desenvolvimento do material instrucional est trabalhando juntamente a equipe tcnica de EAD da UNICAMP - onde foi instalado recentemente o Plo Regional da Associao Brasileira de Educao Distncia Plo ABED (GARDENAL, 2002). Estes Bibliotecrios trabalham na Seo de Referncia da Diretoria de Servios ao Pblico da Biblioteca Central da UNICAMP, e tm grande experincia prtica, tanto em suporte quanto em orientao e acompanhamento de normalizao de trabalhos cientficos.

O gerenciamento desta tecnologia tambm passa a ser de responsabilidade da biblioteca na medida em que os materiais so desenvolvidos usando procedimentos metodolgicos com contedos distribudos em tpicos, com textos para auto estudo e exerccios. O bibliotecrio responsvel pelo Mdulo Instrucional ser o facilitador da interao com os alunos.

Macedo (1999) comenta em seu trabalho que nenhuma tecnologia substituir perfeitamente a riqueza da relao/intuio desenvolvida entre o bibliotecrio de referncia e o usurio. No caso da Unicamp a informalidade da comunicao ser bastante explorada, de forma que independentemente do conceito adotado, este novo servio de referncia virtual seja definitivamente integrado s rotinas atuais do Servio de Referncia da Biblioteca Central.

Implantado o Programa de Capacitao utilizando tcnicas de EAD, todos os participantes do treinamento tero tido a oportunidade de normalizar seus prprios trabalhos utilizando tambm como exerccio os materiais com os quais esto trabalhando. Quando da aplicao do treinamento presencial o atendimento personalizado no acontece devido s necessidades diferenciadas do pblico alvo, portanto a adoo de tcnicas inovadores tem a finalidade de atender com qualidade o maior nmero de pesquisadores. Concordamos com Arellano (2001) quando afirma que ...um primeiro exame das novas tecnologias aplicadas ao servio de referncia aponta para uma futura reproduo, quase idntica em tempo real, da relao bibliotecrio-usurio no balco de referncia das bibliotecas tradicionais.

ANEXO I

ANEXO II

REFERNCIAS

ARELLANO, Miguel ngel Mrdero. Servios de referncia virtual. Ci. Inf. , Braslia, v.30, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2001.

FINE, Sara. Reference and resources: the human side. The Journal of Academic Librarianship, Greenwich, v.21, n.1, p. 17, 1995.

GARCEZ, Eliane Maria Stuart; RADOS, Gregrio J. Varvakis. Necessidades e expectativas dos usurios na educao a distncia: estudo preliminar junto ao Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo da Universidade Federal de Santa Catarina. Ci. Inf., Braslia, v.31, n.1, p. 13-26, jan./abr. 2002.

GARDENAL, Isabel. To longe, to perto: Unicamp vai centralizar atividades e iniciativas relacionadas educao distncia na regio. Jornal da Unicamp, Campinas, v. 16, n. 180, p. 2, 10-21 jul. 2002.

MACEDO, Neusa Dias; MODESTO, Fernando. Equivalncias: do servio de referncia convencional a novos ambientes de redes digitais em bibliotecas. R. Bras. Bibliotecon. Doc., So Paulo, Nova Srie, v. 1, n. 1, p. 55-72, 1999.

MARTINS, Valria dos Santos Gouveia et al. Programa de Integrao e Capacitao de Usurios: a experincia do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP. In: INTEGRAR: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS, BIBLIOTECAS, CENTROS DE DOCUMENTAO E MUSEUS, 1., 2002, So Paulo. Anais ...So Paulo: Imprensa Oficial, 2002. p. 295-302.

You might also like