You are on page 1of 4

Apelao Seminrio Processo Civil I 2013/1 513 CPC - Apelao o recurso cabvel contra sentenas: terminativas 269 CPC

PC ou definitivas 269 CPC. Mas h 3 excees, nas hipteses em que no existe propriamente uma sentena: a) Juizados especiais acatam recurso inominado contra sentena atpica Art. 41 Lei 9099/95 Sentena tpica Sentena dos juizados especiais Apelao Recurso inominado 15 dias 10 dias Tribunal de apelao Colgio recursal Quanto s decises interlocutrias: Quanto s decises interlocutrias: aplicar recurso inominado, pois somente se elas gerarem nulidade existe irrecorribilidade nesses absoluta, que pode ser alegada a juizados qualquer tempo b) Art. 34 Lei de execues fiscais Prev aplicao de embargos infringentes em sentenas de execuo de valor igual ou inferior a 50 OTNs; rgo competente para recurso o prprio juzo sentenciante; Faz parecer que o recurso um pedido de reconsiderao de sentena. Mas esses embargos da LEF so diferentes daqueles do CPC. Tambm no h hiptese de fungibilidade entre eles e a Apelao, sendo considerado erro grosseiro a interposio de um pelo outro. c) Exceo no CPC no cabimento de sentena (539, II, b): Uso de Recurso ordinrio constitucional: aes que tiverem em um polos Estado estrangeiro/organismo internacional e no outro Municpio ou pessoa residente/domiciliada no Brasil. STJ rgo competente para o recurso. No PLNCPC: tudo aquilo que no for impugnvel na fase cognitiva por Agravo de instrumento (decises interlocutrias) dever ser feito em Preliminar de Apelao, ampliando o objeto desse recurso. Nesse caso o momento de ingresso da Apelao ser 15 dias a partir da prolao da sentena. O autor entende ainda que, no PLNCPC a Apelao se aplicar s sentenas e tambm s decises interlocutrias proferidas antes da sentena.

Procedimento para a Apelao No juzo de 1o. grau: Deve ser impetrado perante o juzo de 1. Grau que tem a competncia para anlise da admissibilidade recursal. Prazo: 15d aps sentena Regras: do 188 CPC: "computar-se- em dobro o prazo quando para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda pblica ou o Ministrio pblico". 191 CPC: "quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores serlhes-o contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos". Smula 640 STF: " cabvel recurso extraordinrio contra deciso proferida por juiz de 1o. grau nas causas de alada, ou por turma recursal de juizado especial cvel e criminal". Exceo de prazo: Apelao regida pelo ECA 10 dias Pode ser interposto por correio, mas pelo 506 CPC o prazo inicia sua contagem pelo protocolo em cartrio ou da postagem se o tribunal tiver convnio para protocolo integrado com os correios. Permitida a interposio por fax (lei 9800/99) se o original for apresentado at 5d aps trmino do prazo. 514 CPC: Petio de apelao deve preencher 3 requisitos formais mnimos: - nomes e qualificao das partes: autor entende que essa qualificao dispensvel j que est no autos a partir da petio inicial. Importante apenas quando no houver essa qualificao prvia, como nos casos de Recurso de terceiro interessado. - fundamentos de fato e de direito: forma a causa de pedir da apelao, devendo ser expostos e fundamentados os motivos do inconformismo com a deciso - pedido de nova deciso: poder ser de anulao ou de reforma (nova deciso) Apelao: - em tese deve ser formulada em apenas uma pea processual - prtica forense: duas peas - uma ao juzo de interposio ao juzo de 1. Grau; - uma de razes recursais dirigida ao tribunal competente Juzo de admissibilidade: juzo sentenciante de 1o. grau analisar a admissibilidade, da qual podero surgir um dos resultados: - juzo de admissibilidade negativo: juiz no recebe a apelao - Configura deciso interlocutria, a qual recorrvel por agravo de instrumento - juzo de admissibilidade positivo: - juiz recebe a apelao;

- indica os efeitos desse recebimento: na omisso so tidos como aceitos todos os pedidos; - determina intimao do recorrido para apresentar suas contrarrazes em 15d. Esse pronunciamento abrange 3 captulos: - Captulo do recebimento: ser deciso interlocutria irrecorrvel se no houver interesse recursal no caso em que STJ emanar deciso inadmitindo Mandato de Segurana. - Captulo dos efeitos do recebimento: natureza de deciso interlocutria = recorrvel por Agravo de instrumento (522 CPC). - Captulo da intimao do recorrido: trata-se de mero despacho, logo irrecorrvel. Aps o prazo para contrarrazes, feitas ou no, o juzo de 1o. grau realizar uma 2a. anlise de admissibilidade: 518, CPC: "apresentada a resposta (apelao), facultado ao juiz, no prazo de 5d o reexame dos pressupostos de admissibilidade do recurso". Neves (2011) critica a impropriedade desse artigo por vrias alegaes, apontando a sua desnecessidade, principalmente porque os requisitos de admissibilidade so matria de ordem pblica e podero ser analisados a qualquer momento no processo. E tambm: o prazo de 5d para reexame imprprio e no gera precluso temporal, podendo o juiz realizar esse procedimento a qualquer tempo, mesmo fora desse prazo legal. Na oportunidade de reexaminar a Admissibilidade da Apelao: a) o juiz se retrata e agora entende que os requisitos de admissibilidade no foram preenchidos, logo: - profere nova deciso interlocutria no recebendo a apelao = recorrvel por agravo de instrumento. b) confirma seu entendimento e mantm sua deciso; - envia autos ao Tribunal competente; - antes disso intima MP para se manifestar se este estiver como fiscal da lei. Situao no PLNCPC - Art. 966: - apelao interposta e processada no 1o. grau (sem efeito suspensivo) at o prazo para recursos do apelado. - aps isso, autos iro para o Tribunal, que analisar a admissibilidade e o eventual efeito suspensivo. Assim, todas as questes relativas aos efeitos e admissibilidade da Apelao sero do juzo de 2o. grau. Isso visa a evitar que deciso interlocutria prolatada venha a ser impugnada por Mandato de segurana no previsto para essas situaes, atravancando o andamento do processo.

No juzo de 2o. grau Competncia para julgamento: tribunal de 2. Grau TJ ou TRF, aps anlise de admissibilidade. O recurso inicialmente distribudo no Tribunal a um relator (desembargador) que far um novo juzo de Admissibilidade: - dir se ou no competncia daquele tribunal e, se no for, encaminhar a apelao ao tribunal competente, sem prejuzo ao apelante. A seguir, segue-se o Art. 557 - CPC: "o relator negar seguimento a recurso manifestamente inadmissvel, improcedente, prejudicado ou em confronto com smula ou com jurisprudncia dominante do respectivo tribunal, do STF, ou de tribunal superior". deciso monocrtica do revisor, sem precisar formar o colegiado, sendo recorrvel por Agravo interno, em 5d. Se admitida a apelao poder gerar julgamento de mrito monocrtico (557, caput e 1o. - A - CPC) recorrvel por agravo interno em 5d ou ainda a formao de colegiado para julgamento da apelao. Normalmente a anlise da apelao nesse juzo tem revisor, exceto e excepcionalmente nos casos de (551, 3o. - CPC): - processos sumrios; - de despejo; - indeferimento da petio inicial O revisor pede visto e dia para o julgamento. Autos encaminhados ao presidente que designar dia de julgamento e mandar publicar pauta em rgo oficial. Com a formao do colegiado ser realizada a 4a anlise de Admissibilidade, com 2 resultados possveis: - se entender pela no admissibilidade, no conhece da apelao = em tese recorrvel por recurso especial e/ou extraordinrio; - aceitando todos os juzos de admissibilidade anteriores, colegiado conhece do recurso e o julga em seu mrito, com deciso recorrvel, a depender do caso concreto, por: - embargo infringente; - recurso especial; - recurso extraordinrio.

You might also like