You are on page 1of 35

www.primeirosacordes.com.

br

Sobre o autor
Marcos Dupr msico, arranjador e compositor.Tendo j tocado em diversas bandas com as quais j andou pelo interior afora. Nasceu em So Paulo e leciona h mais de 10 anos. J foi professor em diversas escolas de msica entre elas: Sintonia, Playmusic, Concertus, Conservatrio Musical do Tucuruvi, etc... Tambm participa de projetos sociais, como o da Escola de Samba Unidos da Vila Maria.

Sobre o mtodo
A inteno do presente trabalho de suprir a necessidade de achar um material didtico que tenha um avano gradual.Que a teoria musical esteja amarrada com as msicas que estamos aprendendo, e assim coloquemos em prtica a teoria aprendida. Para um bom desempenho necessrio que tenhamos disciplina. Lembre-se treinar todos os dias 20 minutos melhor do que treinar 3 horas apenas num nico dia da semana.No pule fases. Os mtodos esto baseados num esquema passo a passo, portanto achar que j sabe determinada matria, ou que ela desinteressante, pode ser problemtico mais pra frente. No final do mtodo h um dicionrio de acordes, conforme voc for aprendendo as msicas deve consult-lo. As dvidas ou crticas, aceitamos as crticas pois elas nos ajudam a melhorar, podem ser enviadas para o meu email: marcos.dupr@globo.com Bom estudo.

Todos os direitos reservados e protegidos por lei. Nenhuma parte deste livro poder ser reproduzida ou transmitida, sejam quais forem os meios: eletrnico, fotogrfico, gravao ou quaisquer outros.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

www.primeirosacordes.com.br

Afinando sua Guitarra


Vamos falar de algo bem bsico, mas que requer ateno, principalmente para voc que est comeando agora e no tem noo do que se trata: a afinao. Os acessrios mais importantes que voc pode ter para afinar so seus ouvidos. Por isso eduque-os com pacincia. Para afinar sua guitarra temos que primeiramente acertar uma das cordas atravs do "Diapaso", procure sempre manter seu instrumento no diapaso, esta a melhor referncia para seus ouvidos.

Existem trs tipos de diapaso:

1) Diapaso de garfo - Emite a vibrao da nota L. Como a quinta corda da guitarra solta justamente a nota L, basta acerta-la com o diapaso e depois, usando-a como referncia afinar as demais cordas.Voc vai perceber que o diapaso emite um L bem agudo enquanto a corda L da guitarra mais grave, no comeo um pouco difcil acertar as mesmas notas em oitavas to distantes por isso a vai uma dica. DICA: Sem apertar a corda coloque o dedo suavemente sobre o traste frente da quinta casa na corda L, isto produzir um "Harmnico Natural". Este harmnico a nota L tambm. Agora fica mais fcil de comparar com o diapaso. 2) Diapaso de sopro - um apito que emite o som da nota L na mesma altura da corda solta. H tambm modelos com seis apitos, cada um emitindo o som de uma das cordas do violo. 3) Diapaso eletrnico - Este aparelho capta o som da corda e indica se est na altura correta ou no, mostra atravs de um led ou uma seta, se preciso tencionar ou afrouxar mais a corda at chegar na altura exata. Apesar de muito til para shows ao vivo este diapaso no deve ser usado como desculpa de quem no consegue afinar o instrumento, qualquer pessoa pode treinar o ouvido a ponto de reconhecer quando as notas esto igualadas e, portanto afinadas.Mas para quem est comeando uma boa escolha. Aps adquirir um diapaso tenha o hbito de sempre manter seu instrumento devidamente afinado de acordo. Como sabemos, a guitarra possui seis cordas que devem ser contadas de baixo para cima, ou da mais fina para a mais grossa: a primeira a corda mi, a segunda a corda si, a terceira a corda sol, a quarta a corda r, a quinta a corda l e a sexta a corda mi. Como percebemos cada corda solta leva o nome de uma nota musical, memorize-as. Supondo que voc j tenha ajustado o som da quinta corda (L) com o diapaso, a maneira mais comum de afinar o instrumento igualando o som emitido, quando se aperta a quinta casa de uma corda anterior com o som da corda abaixo solta.

Cd faixa 1 - Veja a tablatura abaixo e interprete como as cordas de seu instrumento devem ser afinadas:

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

www.primeirosacordes.com.br

ANATOMIA DO VIOLO
Veja abaixo o violo e as partes que o compe. 1. Corpo o local onde est a boca, o rastilho e o cavalete. Em violes eltricos, tambm so encontradas outras partes neste local, como a sada, os botes de ajuste, etc. 1.1. Boca- o "buraco" que est no meio do corpo do violo. por este local que o som se propaga. 1.2 Rastilho- a parte do violo que prende uma das extremidades das cordas. importante que esteja na altura certa. 1.3. Cavalete- O cavalete mantm o rastilho na altura correta. 2. Brao composto basicamente pela mo, tarraxas, trastes, casas e pestana. 2.1. Mo- a extremidade do brao. Neste local esto as tarraxas e uma das extremidades das cordas. 2.1.1. tarraxas- So as peas localizadas na mo que servem para afinar as cordas. Elas so seis, sendo uma para cada corda. Conforme voc gir-las, a corda ficar mais apertada, o que mudar o seu som. So indispensveis para que seu instrumento fique bem afinado antes de tocar. 2.2. Trastes- So as barrinhas de metal que se localizam em toda a escala. Elas separam as casas e muito importante que elas estejam bem colocadas para uma boa afinao da guitarra. Com o tempo voc pode troc-las, caso fiquem desgastadas, fora do local certo, etc. 2.3. Casas- As casas so os espaos localizados entre os trastes, que so pressionadas durante toda a msica. A variao do local que for pressionado far mudar o som, variando os acordes. So nelas que esto localizadas as notas musicais. 2.4. Pestana- Esta pea no est exatamente na escala, mas sim no local de separao entre a mo e a continuao do brao. Nela ficam apoiadas as cordas, e ela pode ser "substituda" com o uso dos dedos ou de instrumentos apropriados para tal. 3. Ilustrao Entenda melhor com a ilustrao abaixo:

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

www.primeirosacordes.com.br

Anatomia da guitarra

Tarrachas - Local onde se fixam as cordas e afinamos a guitarra. Lock-nut(trava de micro-afinaco)- Para as guitarras que possuem micro-afinaco, esta trava evita que a guitarra se desafine. Capotraste- Local por onde as cordas passam, pode ser considerado o traste inicial. Trastes- Barras de metal que determinam as casas. Pick-up(captadores)-Seria o microfone da guitarra. Ponte-Local onde se fixam as cordas e a regulagem do brao da guitarra. Chave dos pick-up - Determina qual pick-up ser usado. Alavanca- Modifica a nota tocada. Micro-afinaco- Local onde se afina a guitarra depois de travada no lock-nut.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

www.primeirosacordes.com.br

Posio das mos e do corpo

Mo direita Para dedilhados, usamos os seguintes dedos: P=polegar Toca a 6, 5, e 4cordas. I= indicador Toca a 3 corda. M= mdio Toca a 2 corda. A= anular Toca a 1corda. Mo esquerda- Para montarmos os acordes usamos os seguintes dedos: 1= indicador 2=mdio 3=anular 4=mindinho

H varias maneiras de voc posicionar o violo ao seu corpo. O importante que o brao do violo fique inclinado, como na figura acima, o que facilitar a visualizao das casas.

A mo direita segura a palheta entre os dedos do polegar e indicador, formando uma pina, como na figura acima.

O polegar da mo esquerda deve ser posicionado atrs do brao do violo, e o polegar deve apontar para cima.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

www.primeirosacordes.com.br

Noes bsicas1aula
Leitura de cifras Para comearmos esse curso, temos de aprender o uso das cifras, assim poderemos identificar o nome dos acordes.As cifras so os nomes que damos aos acordes, para isso precisamos saber os nomes das notas musicais que so: D R Mi F Sol L Si Para cada uma dessas notas damos o nome de uma letra,comeando pela letra A que corresponde nota L.
A=l ; B=si ; C=d ; D=r ; E=mi ; F=f ; G=sol

Portanto: A = L maior a letra A corresponde nota L, como ela est sozinha significa que o acorde maior. Am = L menor a letra A corresponde a nota L, e a letra m significa que o acorde menor . A7=L com stima acorde com stima. a letra A corresponde nota L, e o n 7 que o

Exerccios
Descubra o nome dos acordes:

a) b) c) d) e) f)

D7 R com stima C Em F A7 G4 -

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

www.primeirosacordes.com.br

Noes bsicas
Cd Faixa 2 - Nome das cordas O nome das cordas soltas da guitarra ou violo, comeando pela primeira corda, contando de baixo para cima so: 1 corda mi, 2 corda si, 3 corda sol, 4 corda r, 5 corda l, 6 corda mi. Cd Faixa 3 - Leitura tablatura Para lermos uma tablatura como se o brao da guitarra estivesse de frente para ns, portanto, tome cuidado nesse caso com a primeira corda, corda mi, ela est em cima.Os nmeros que aparecem na tablatura so as casas.No exemplo abaixo a corda usada a quinta corda presa na terceira casa.

Cd Faixa 4 - Acordes bsicos Os acordes abaixo sero usados nesse mdulo.O cinco primeiros so chamados de acordes bsicos ou regra dos cinco.

Cd faixa 5 - Bicorde O bicorde muito usado no rock. Executam-se duas cordas ao mesmo tempo sem deixar soar as outras que no esto presas.No exemplo abaixo, tocamos a sexta corda presa na primeira casa, junto com a quinta corda presa na terceira casa, formando assim o bicorde de F.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

www.primeirosacordes.com.br

Localizao das notas no instrumento

C F G

D A

As notas indicadas so C = d, D = r, E = mi, F = f , G = sol, A = l. Sustenido e bemol As notas musicais que conhecemos desde criana so: D , R, Mi, F, Sol, L, Si. Entre essas notas existem outras que chamamos de sustenido ou bemol. O sustenido representado pelo smbolo #.O bemol por b. Teoricamente o sustenido diferente do bemol, mas na prtica so formas diferentes de representar a mesma nota.Ex.: D# = Rb Vamos entender isso melhor falando em voz alta todas as notas musicais a partir de D: D , D# ou Rb , R , R# ou Mib, Mi ,F ,F# ou Solb , Sol ,Sol# ou Lb ,L ,L# ou Sib ,Si.

Exerccio

Qual o nome das notas?

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

www.primeirosacordes.com.br

Batidas para violo ou guitarra


Neste mdulo ns vamos trabalhar apenas com batidas bsicas. Pra tocarmos uma batida devemos ter em mente o conceito bsico de diviso.A maioria das msicas populares so divididas em quatro tempos iguais, ou seja, contamos at quatro e depois recomeamos a contagem.Veja a figura abaixo:

Exerccio 1 - Vamos fazer a contagem acima batendo o p.Os quadrados brancos indicam o momento em que o p bate no cho, e os quadrados cinzas quando o p se levanta. As setas indicam o sentido da batida. Seta para baixo, batida para baixo. Seta para cima, batida para cima. O X indica que devemos abafar as cordas, encostando a palma da mo direita nas cordas. A letra p significa que o polegar da mo direita tocar as cordas do violo. A letra i significa que o indicador tocar as cordas do violo. Se for usada palheta para se executar a batida, ento s seguir os sentidos das setas. Exerccio 2 - Agora vamos montar o acorde de E (mi maior), e tocar a figura abaixo: 1 2 X 3 4 X

Dicas do professor 1 - O polegar da mo esquerda deve se posicionar atrs do brao do violo, como se estivesse fazendo um sinal de positivo. 2 - Os demais dedos da mo esquerda devem pressionar as cordas com a ponta dos dedos, no dobre a junta dos dedos para baixo. 3 - Os dedos da mo esquerda devem apertar as cordas o mais prximo possvel do traste do violo. Evite apertar as cordas no meio da casa, pois assim voc precisar de muito mais fora para emitir um som da corda apertada.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

www.primeirosacordes.com.br

10

Batidas para violo ou guitarra Aula 2


Cd Faixa 6 - Batida 1: X X

Todos os acordes podem se consultados no dicionrio de acordes que est no fim do mtodo.

Cd Faixa 7 -Batida 2: Cd Faixa 8 -Batida 3 : Cd Faixa 9 - Seqncia n 1 Os acordes abaixo tm a mesma seqncia da msica: Vem quente que eu estou fervendo, regravada pelo Baro Vermelho.

Batida 1
1 parte - Am para a 2 parte. D7 Am D7 D7 D7 Am D7 D7 D7 E Am E D7 Repetir tudo e ento ir Repetir 1 e 2 partes, e

2 parte D7 D7 terminar a msica.

Dicas do professor 1 - Para trocarmos de acorde rapidamente, devemos sempre colocar o dedo 1, da mo esquerda, antes dos outros. 2 - A mo direita no deve parar de tocar nunca, portanto mesmo que o acorde no esteja montado por completo a mo direita deve continuar tocando, obrigando dessa maneira a mo esquerda a ter um melhor desempenho. 3 - Olhe sempre para a sua mo esquerda, a mo direita faz o ritmo. Lembre-se que o ritmo est na sua cabea. 4 - Cada acorde est separado por um trao vertical, ao espao que vai de um trao a outro damos o nome de compasso.Cada compasso equivale uma batida inteira. 5 - O polegar da mo esquerda deve se posicionar atrs do brao do violo,como se estivesse fazendo um sinal de positivo. 6 - No dobre a junta dos dedos para baixo. 7 - Evite apertar as cordas no meio da casa. Mtodo bsico 1 violo/guitarra 10

www.primeirosacordes.com.br

11

Aula 3
Cd Faixa 10 - Seqncia n 2 Os acordes abaixo tm a mesma seqncia da msica: Velha infncia, dos Tribalistas. Batida 1
Em Em Am D7 Repetir esta seqncia at o fim da msica.

Cd Faixa 11 - Seqncia n 3 Os acordes abaixo tm a mesma seqncia da msica: Preciso saber viver, regravada pelos Tits. Batida 1
G D D E E G A G A Repetir tudo desde o comeo Repetir 1 e 2 partes, e

1 parte D D7+ D7 G e ento ir para a 2 parte. 2 parte - G D G D G

terminar a msica.

Dicas do professor 1 - Tocar a msica que voc aprendeu na aula passada. 2 - Na msica preciso saber viver, temos um compasso onde existem dois acordes (G e A), nesse caso no tocaremos a batida por completo, mas como est na figura abaixo. G A 1 2 3 4

3 - Colocar o dedo 1, da mo esquerda, antes dos outros. 4 - A mo direita no deve parar de tocar nunca 5 - Olhe sempre para a sua mo esquerda, a mo direita faz o ritmo. Lembre-se que o ritmo est na sua cabea. 6 - O polegar da mo esquerda deve se posicionar atrs do brao do violo, como se estivesse fazendo um sinal de positivo. 7 - No dobre a junta dos dedos para baixo. 8 - Evite apertar as cordas no meio da casa.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

11

www.primeirosacordes.com.br

12

Exerccios psicomotores-Aula 4
Os exerccios a seguir tm como finalidade educar os dedos da mo esquerda pra que eles tenham independncia entre eles.Para se obter um bom resultado necessrio o uso da palheta e que a palhetada seja alternada,ou seja, uma palhetada para cima a outra para baixo.

Obs.: No adianta correr e fazer esse exerccio mal feito, v devagar e da maneira correta.

Cd Faixa 12 - Ex. 1 Misso impossvel


Esse o tema do filme misso impossvel , observe a sua palhetada, ela deve ser alternada, ou seja, uma palhetada para baixo a outra para cima. Para tocar a 5 corda use os dedos 1 e 3. Para tocar a 6 corda use os dedos 1 e 2.

Cd Faixa 13 - Ex. 2-Batman


Tema do seriado batman - use palhetada alternada.Use os dedos 3, 2 e 1 para tocar as casas 7, 6 e 5, respectivamente.

Cd faixa 14 - Ex. 3Este exerccio deve ser feito da seguinte maneira: -Use um dedo para cada casa. Para a casa 1 use o dedo 1, para a casa 2 o dedo 2, e assim sucessivamente. -Quando voc tocar a casa dois com o dedo dois, mantenha o dedo 1 preso na casa 1 e assim por diante, portanto quando voc tocar a casa 4 com o dedo 4, os quatro dedos estaro prendendo as cordas. -Use palhetada alternada.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

12

www.primeirosacordes.com.br

13

Formao de escalas-Aula 5
Desde criana fomos ensinados que as notas musicais eram: D R Mi F Sol L Si D

No entanto , como j foi observado existem outras notas alm dessas, os sustenidos e bemis. A medida da distncia de uma nota at outra feita atravs do semitom.Ex.: A distncia que vai da nota D at a nota D# ou Rb de um semitom. A distncia que vai da nota D at a nota R de dois semitons ou um Tom. Para montarmos a escala maior necessrio termos a frmula abaixo na cabea.

1/2T

1/2T

T= um tom

1/2T = um semitom

Usando essa frmula deveremos entender que da primeira para a segunda nota haver a distncia de um tom e assim sucessivamente.Ex.:

Mi

1/2T

Sol

Si

1/2T

Para montarmos a escala menor de D, o processo o mesmo, mas a frmula a seguinte:

1/2T

1/2T

Portanto a escala menor de D seria:

R 1/2T Mib

Sol

1/2T

Ab

Sib

Toda escala maior possui uma escala menor relativa. Por exemplo, a escala menor relativa de C maior Am, que a sexta nota da escala de C maior e possui as mesmas notas com a diferena que comea pela nota A (escala de Am- L si d r mi f sol l.).D uma olhada na escala de D maior, e observe que a partir da nota l temos a frmula da escala menor.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

13

www.primeirosacordes.com.br

14

Cd faixa 15 - Seqncia n 4
Os acordes abaixo tm a mesma seqncia da msica: Acima do sol, da banda Skank. Am Batida 2 Am G G Repetir esta seqncia at o fim da msica.

Cd faixa 16 - Seqncia n 5
Os acordes abaixo tm a mesma seqncia da msica: Do seu lado, gravada pela banda Jota Quest. Vamos comear tocando o riff abaixo, 4 vezes.

Depois de tocar o riff ir para a 1 parte. Batida 2 1 parte 2 parte D C D G Am D Am D G D D Repetir 2 vezes C G D D Repetir 4 vezes.

Repetir 3 vezes.

3 parte Em

Em G

Refro Igual a 1 parte .

Depois s repetir tudo desde o comeo.

Dicas do professor 1 - Tocar as msicas que voc aprendeu nas aulas passadas. 2 - Antes de tocar as msicas novas, treine a troca dos acordes. 3 - Dos acordes que voc aprendeu at agora o mais difcil o de G(sol maior), portanto, monte e desmonte esse acorde vrias vezes.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

14

www.primeirosacordes.com.br

15

Aula 6

Cd faixa 17 - Seqncia n 6
Os acordes abaixo tm a mesma seqncia da msica: Patience, da banda Guns and Roses. Batida 3 C C G G A C Em D C G D Repetir a 1 parte novamente

1 parte 2 parte -

Repetir a msica desde o comeo, sendo que a partir de agora, a 1 parte ser tocada 2 vezes e a 2 parte tambm ser tocada 2 vezes.

Dicas do professor 1 - Na 2 parte dessa msica temos dois acordes por compasso.Eles devem ser tocados conforme a figura abaixo:
C 1 2 G 3 etc... 4

Vamos fazer uma auto-avaliao?

1-

234-

5-

Monte o acorde de E (mi maior), e toque uma corda por vez para conferir se todas as cordas esto saindo som.Se alguma corda no estiver saindo som, significa que ou existe algum problema de posicionamento ou est faltando fora ao apertar a corda. Monte um acorde e confira se est de acordo com as dicas de posicionamento do professor. Toque o exerccio psicomotor n3 e veja se est de acordo com as instrues. Toque todas as msicas aprendidas com o udio. Se todos os itens acima foram executados de maneira satisfatria, podemos ir para a prxima aula, seno, treine mais uma semana o que voc est errando e ento passe para a prxima aula.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

15

www.primeirosacordes.com.br

16

Exerccios Aula 7
1- Quais os nomes das seguintes notas:

2 - Monte as seguintes escalas:

a) Escala maior de E

b) Escala menor de Gm

c) Escala maior de Db

3- Diga o nome das seguintes cifras: a) C = b) A = c) Fm =

4- Diga o nome dos seguintes acordes:

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

16

www.primeirosacordes.com.br

17

Exerccios para palhetada


Cd Faixa 18 Para descer, use palhetada para baixo, para voltar use palhetada para cima.

Cd Faixa 19 Para cada corda use palhetada alternada, ou seja, uma palhetada para baixo,
outra para cima.

Cd Faixa 20 Para cada corda, toque uma palhetada para baixo, outra para cima, e a ltima
para baixo.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

17

www.primeirosacordes.com.br

18

Cd Faixa 21 Toque com palhetada alternada, ou seja, uma para baixo outra para cima.

Observe as regras abaixo para um bom desempenho desses exerccios: Devem ser feitos sem pressa. Acompanhe o Cd. Observe o sentido das palhetadas. Repita por vrias semanas.

O objetivo dos exerccios acima, de voc adquirir segurana na sua palhetada, isso ajudar voc a ter uma melhor preciso e mais velocidade.

Esses exerccios so chatos, mas se voc quer ser uma fera da guitarra estude-os.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

18

www.primeirosacordes.com.br

19

Aula 8
Cd Faixa 22 - Seqncia n 7 Os acordes abaixo tm a mesma seqncia da msica: Redemption Song, de Bob Marley. Vamos comear tocando o riff abaixo, 2 vezes.

Em seguida ns tocamos os acordes abaixo: Batida 2 Em G C G C D Am G G Em Em C G C D D G C D Repetir 1 parte G Repetir 1 e 2

1 parte - G 2 parte D partes.

C D

Cd Faixa 23 - Seqncia n 8 Estes acordes tm a mesma seqncia da msica: Flores, da banda Tits.
Batida 2 D D D G G D G G D Tocar esta parte 6 vezes. G D G No ltimo acorde, voc toca o acorde e logo em seguida abafa as cordas.Depois toque o Riff abaixo:

1 parte 2 parte -

, logo em seguida toque o acorde de A. Repita o Riff e o acorde de A por 4 vezes.Depois toque o acorde de D e G, uma batida para cada.

Agora s repetir tudo desde o incio.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

19

www.primeirosacordes.com.br

20

Exerccios-Aula 9

1- Forme as seguintes escalas:

a) Escala menor de Bm-

b) Escala maior de D-

c) Escala menor de Cm-

d) Escala maior de B2- Ligue com um trao os sustenidos com os bemis: C# Bb F# Eb A# Db G# Ab D# Gb 3- Diga o nome das seguintes cifras : a) Bm b) Ebc) F#m-

4- Qual o nome das cordas soltas em sua respectiva ordem?

5- Desenhe os acordes pedidos:

a) Em

b) A

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

20

www.primeirosacordes.com.br

21

Cd Faixa 24 - Seqncia n 9
Estes acordes tm a mesma seqncia da msica: Passageiro, da banda Capital inicial. Batida 4

Em

Cd Faixa 25 - Seqncia n 10
Estes acordes tm a mesma seqncia da msica: Minha alma, da banda O Rappa. Batida 3

1 parte 2 parte -

Am Am

Am Am

Am Dm C G

Am Am

Am

Dm

Am

Am

Repetir 1 e 2 parte

3 parte - C G Am C G Am

Dm C G Dm Am C G Am C G Dm Am

Dicas do professor 1 - Para tocarmos a seqncia 7 e 8, devemos treinar os riffs at a exausto.Aconselhamos o uso de palheta. 2 - Na seqncia n 9, as setas esto no mesmo sentido, no entanto, toque a primeira e a terceira seta nas cordas mais grossas e a segunda e quarta seta nas cordas mais finas.Oua o udio. 3 - Na seqncia n 10, temos um novo acorde (Dm), esse um acorde que o aluno iniciante, as vezes, encontra alguma dificuldade.Por isso monte e desmonte o acorde vrias vezes antes de tentar tocar a msica. 4 - Toque todas as msicas aprendidas at agora. 5 - Toque os exerccios psicomotores. 6 - Relembre todos os acordes aprendidos at agora. 7 - Se houver alguma dificuldade ou dvida mande-nos um e-mail.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

21

www.primeirosacordes.com.br

22

Aula 10
Cd faixa 26 - Seqncia n 11
Estes acordes tm a mesma seqncia da msica: O tempo no para, de Cazuza. Batida 3 Em Am D Em Repetir 4 vezes

1 parte -

Na ltima vez que voc tocar o acorde de Em, no toque a batida, deixe o acorde soando e logo em seguida toque o Riff abaixo:

Em seguida v para a 2 parte. 2 parte G Am D C uma batida e recomece a msica. Repetir, depois toque o acorde de C mais

Vamos fazer uma auto-avaliao?

1- Toque os seguintes acordes sem consultar: G, E, A, Em, D, D7.Se voc esqueceu algum desses acordes ou errou algum deles, ento voc deve estudar um pouco mais. 2- Toque o acorde de C(D maior), a partir da quinta corda.Se alguma corda no estiver saindo som, ento existe algum problema de posicionamento, ou algum dedo encostou-se numa corda que no deveria, ou voc no est apertando a corda devidamente. 3- Toque as quatro batidas aprendidas, com o udio. 4- Se todos os itens acima foram executados de maneira satisfatria, podemos ir para a prxima aula, seno, treine mais uma semana o que voc est errando e ento passe para a prxima aula.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

22

www.primeirosacordes.com.br

23

Intervalos simples e compostos -Aula 11


Intervalo a distncia que separa duas notas musicais.Por exemplo, j sabemos que da nota D at a nota R existe distncia de um tom.O intervalo que existe da nota R em relao nota D receber o nome de intervalo de segunda maior.Cada intervalo receber uma denominao prpria da sua relao com a tnica (fundamental ou primeira nota da escala).

Intervalos Simples So os intervalos que vo da Tnica at a stima maior


Nome Tnica Segunda menor Segunda maior Tera menor Tera maior Quarta perfeita (ou justa) Quinta menor Quinta maior sexta menor ou quinta aumentada Sexta maior Stima menor Stima maior Exemplo C Db D Eb E F F# G G# A Bb B Distncias Zero (contando a partir de d) tom 1 tom 1 1/2tons 2 tons 2 tons 3 tons 3 1/2tons 4 tons 4 tons 5 tons 5 1/2tons

Obs.: as notas em negrito so as notas da escala maior de C.

Intervalos compostos So os intervalos que vo da oitava em diante. No se assuste, so as mesmas notas com nomes diferentes.
Nome Oitava Nona menor Nona maior tera menor tera maior Dcima primeira Dcima primeira aumentada quinta maior Dcima terceira menor Dcima terceira Stima menor Stima maior Exemplo C Db D Eb E F F# G Ab A Bb B Distncias 6 tons 6 tons 7 tons

8 tons 9 tons 10 tons 11 tons

No se perca pensando demais. Alguns intervalos podem ter nomes diferentes mas serem a mesma nota, por exemplo: no quadro acima, r pode ser segunda maior de d (intervalo simples), mas tambm pode ser nona maior (intervalo composto).Tudo isso ficar mais claro quando aprendermos a formar acordes.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

23

www.primeirosacordes.com.br

24

Cd Faixa 27 - Seqncia 12
Esta seqncia tem os mesmos acordes da msica: Que pas esse, da banda Legio urbana. Toque o riff abaixo 4 vezes:

Em seguida toque os bicordes abaixo: E E C D Toque esses acordes at o fim da msica.

Obs.: Como montar um bicorde?


Ache a nota pedida.Voc se lembra do capitulo sobre Localizao da notas no instrumento? Coloque o indicador na nota. Na corda de baixo, uma casa pra frente, coloque o mdio ou o mindinho.Vamos usar como exemplo o bicorde de E, veja abaixo:

Nota mi ( E)

Dicas do professor
1- Para se tocar um bicorde deve-se observar a diferena de posicionamento em relao ao acorde.Os dedos que prendem a corda devem se posicionar de uma maneira que abafem as cordas que voc no vai tocar.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

24

www.primeirosacordes.com.br

25

Intervalos no instrumento Aula 12


Intervalos simples Intervalo de segunda maior d at r

Intervalo de tera maior d at mi

Intervalo de quarta d at f

Intervalo de quinta d at sol

Intervalo de sexta maior d at l

Intervalo de stima maior d at si

Obs.: Estamos usando apenas os intervalos, cujas notas formam a escala maior de C.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

25

www.primeirosacordes.com.br

26

Intervalos compostos
Daqui por diante, os intervalos sero chamados de intervalos compostos. Intervalo de oitava d at d

Intervalo de nona maior d at r

Intervalo de tera maior (dcima) d at mi

Intervalo de dcima primeira d at f

Intervalo de quinta (dcima-segunda) d at sol

Intervalo de dcima terceira maior d at l

Preste ateno : os intervalos simples e compostos so iguais, a nica diferena est no nome. Nos exemplos acima, a nona, a dcima primeira e a dcima terceira so iguais a segunda, a quarta e a sexta, respectivamente.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

26

www.primeirosacordes.com.br

27

Exerccios com intervalos Aula 13


Nos exerccios abaixo, usamos apenas notas que esto dentro da escala maior de C. Isso significa que nos intervalos de tera, por exemplo, quando tocamos a nota d e a nota mi, ns temos um intervalo de tera maior.Quando tocamos a nota r e a nota f ns temos um intervalo de tera menor. Se tocssemos a nota r e a nota f#, ns teramos um intervalo de tera maior, no entanto, a nota f# estaria fora da escala maior de C.

Cd Faixa 28 -

Cd Faixa 29 -

notas: d-mi-r- f-mi-sol- f-l Cd Faixa 30 -

sol-si f-l-mi-sol-r-f

notas:

d-l-r-si-mi-d-f-r

sol-mi-f-r-mi-d-r-si

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

27

www.primeirosacordes.com.br

28

Cd Faixa 31 -

notas:

d-si-r-d-mi-r-f-mi-

sol-f-f-mi-mi-r-r-d

Ainda existem dvidas sobre o uso dos intervalos? Ento, vamos tentar sanar essas dvidas.Observe a figura abaixo:

notas:

r- f#

Esse intervalo voc j conhece. um intervalo de tera maior. Tera maior de quem? Tera maior de r que a primeira nota tocada, ou seja, a nota mais grave. A minha pergunta agora a seguinte qual a escala maior de C? A escala maior de C formada pelas notas: d, r, mi, f, sol, l, si, d. Na escala maior de C, existe a nota f#? Ento, podemos presumir que a tera maior de r no pertence escala de C. Agora observe a figura abaixo:

notas:

O intervalo acima o intervalo de tera menor de r. A nota r e a nota f pertencem escala de C, portanto na escala de C a tera de r deve ser menor. Nesse primeiro instante no se preocupe demais em raciocinar, mas, por favor, no tenha preguia. Memorize a localizao dos intervalos isso lhe ajudar muito no futuro.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

28

www.primeirosacordes.com.br

29

Aula 14
Cd Faixa 32 - Seqncia 13
Estes acordes tm a mesma seqncia da msica: Quando o sol se for da banda CPM 22. Toque tudo com bicordes e acompanhe o cd. 1 parte B D G B D Repita 4 vezes. Oua o cd para entender como deve ser

2 parte - A executado. 3 parte B

A partir daqui, repetir a 2 parte at o final.

Cd Faixa 33
Batida 5

Cd Faixa 34 - Seqncia n 14 Estes acordes tm a mesma seqncia da msica: Twist and Shout, da banda The Beatles.
Batida 5 D G A A Toque esta seqncia a msica toda.

Dicas do professor 1- Toque o bicorde de C. Observe se alguma corda, alm das presas, est saindo som. Se alguma corda, alm das necessrias, estiver produzindo som, abafe-as. 2- Toque os seguintes acordes sem fazer consulta: Dm, Em, Am, D7, G.Para saber a resposta consulte o dicionrio de acordes no fim do mtodo, 3- Toque todas as msicas aprendidas. 4- Toque todos os exerccios psicomotores.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

29

www.primeirosacordes.com.br

30

Exerccios
1- Qual a frmula para formar uma escala maior?

2- Qual a frmula para formar uma escala menor?

3- Quais so os cinco acordes bsicos?

4- Monte as seguintes escalas:

a) Escala maior de Gb

b) Escala menor de Ebm

c) Escala maior de Ab

5- Diga quem a tera de: G A C Bb Eb E D G C# B

6- Complete os espaos: A nota sol# a tera de ___________. A nota mi a quinta de ___________. A nota d e a tnica de ___________. A nota sol a quinta de ___________.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

30

www.primeirosacordes.com.br

31

Aula 15
Cd Faixa 35 - Seqncia n 15
Estes acordes tm a mesma seqncia da msica: Wish you were here da banda Pink Floyd Toque o riff abaixo:

Agora toque as seqncias abaixo: Batida 3 G C G D Am G D C Am G Toque esta parte duas

1 parte 2 parte vezes.

Repita o riff. Repita a 1 parte. Repita a 2 parte, mas s toque uma vez. Repita o riff e termine a msica.

No tenha pressa para tocar uma msica. Tenha em mente que uma msica para ser bem tocada deve ser repetida dezenas de vezes.

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

31

www.primeirosacordes.com.br

32

Exerccios

1-Anote o nome do intervalo:

a)

b)

c)

d)

e)

f)

2-Quantos tons possuem um intervalo de: a) b) c) d) e) segunda maior dcima-primeira quinta menor sexta-maior nona menor ( ( ( ( ( ) 6 tons e meio ) 1 tom ) 4 tons e meio ) 8 tons e meio ) 3 tons

3-Ache no brao os seguintes intervalos: Tera menor Quinta

5- Assinale com um x, qual dos intervalos abaixo so a mesma nota: a) b) c) d) segunda maior dcima-primeira sexta-menor nona menor ( ( ( ( ) dcima- terceira menor ) quarta ) nona maior ) segunda menor

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

32

www.primeirosacordes.com.br

33

Pequeno dicionrio de acordes


Para usarmos o dicionrio importante entender aonde devemos colocar os dedos.Vejamos a figura abaixo:
A bolinha indica que a corda tocada mesmo estando solta.O X indica que a corda no tocada.

Estes nmeros indicam com que dedo voc deve segurar a corda, no caso, a 5corda presa pelo dedo 3.

Dm

D7

D7+

Em

E7

G7

Am

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

33

www.primeirosacordes.com.br

34

A7

Mtodo bsico 1 violo/guitarra

34

Nome do arquivo: violo1 Diretrio: C:\Documents and Settings\Marcos\Meus documentos Modelo: C:\Documents and Settings\Marcos\Dados de aplicativos\Microsoft\Modelos\Normal.dotm Ttulo: Noes bsicas Assunto: Autor: XXX Palavras-chave: Comentrios: Data de criao: 6/1/2006 12:20:00 Nmero de alteraes:40 ltima gravao: 27/7/2009 14:37:00 Salvo por: Marcao Tempo total de edio: 859 Minutos ltima impresso: 12/9/2011 22:34:00 Como a ltima impresso Nmero de pginas: 34 Nmero de palavras: 5.183 (aprox.) Nmero de caracteres: 27.992 (aprox.)

You might also like