You are on page 1of 54

Exerccios de Geografia Brasil - Econmica - Fontes de Energia

1. (Fgv 2005) Cerca de uma dezena de bacias sedimentares esto situadas na Amaznia Legal Brasileira, perfazendo quase 2/3 dessa rea territorial. Trs delas - bacias do Solimes, Amazonas e Paranaba - so as mais importantes, no s pelo tamanho (juntas ocupam aproximadamente 1,5 milho de km), mas principalmente pelo seu potencial. Fonte: "Amaznia Legal", 2003. O texto refere-se existncia, nessas bacias sedimentares, de expressivos depsitos de: a) Nquel e minrio de ferro. b) Ouro e diamantes. c) Mangans e estanho. d) Petrleo e gs natural. e) Urnio e trio. 2. (Mackenzie 97) No mapa, 1, 2 e 3 indicam bacias hidrogrficas onde se encontram instaladas, respectivamente, as hidreltricas:

3. (Cesgranrio 90) Verifique se os itens a seguir apresentam CORRETAMENTE caractersticas de trs bacias hidrogrficas brasileiras e o seu aproveitamento: I - BACIA AMAZNICA - A maior do Brasil. O rio principal de plancie, excelente para a navegao. Nos seus afluentes, existem inmeras cachoeiras, o que lhe confere um elevado potencial hidrulico. II - BACIA DO SO FRANCISCO - O rio principal nasce em Minas Gerais e percorre reas de clima semi-rido no interior nordestino. Parte de seu curso utilizado para a navegao, como fonte de energia e para a irrigao de uma rea do Serto nordestino. III - BACIA DO PARAN - O rio principal, formado pelos rios Grande e Paranaba, desgua no esturio do Prata. A bacia formada por rios de planalto, e o seu potencial energtico amplamente aproveitado. Est(o) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): a) I b) II c) I e II d) II e III e) I, II e III

a) Tucuru, Paulo Afonso e Ilha Solteira. b) Xavantes, Furnas e Sobradinho. c) Jupi, Funil e Castelo Branco. d) Trs Marias, Balbina e Promisso. e) Tucuru, Marimbondo e Jupi.

1|P r o je to Me di ci na w ww.p r oje to me di cin a. com. br

4. (Fuvest 99) As barras A, B e C representam a relao entre o potencial hidreltrico aproveitado (em operao) e o potencial a ser aproveitado (inventariado e estimado) de trs bacias hidrogrficas brasileiras. Sabendo-se que A representa a Bacia do Paran, identifique, respectivamente, as bacias B e C. a) Tocantins e Amazonas. b) So Francisco e Uruguai. c) Amazonas e So Francisco. d) Uruguai e Amazonas. e) So Francisco e Tocantins.

6. (Pucmg 2001) "O maior potencial hidreltrico instalado no Brasil encontra-se na bacia do rio __________, com destaque para o rio __________, que divide Minas Gerais e So Paulo; e o maior potencial disponvel do pas encontra-se nos afluentes do rio __________, na Regio Norte." Para completar CORRETAMENTE o texto, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por: a) So Francisco - Paraibuna - Amazonas b) Grande - Tiet - Tocantins c) Paran - Parapanema - Araguaia d) Paran - Grande - Amazonas

5. (Ufc 2000) Na regio Nordeste do Brasil, o predomnio de bacias hidrogrficas intermitentes impossibilita um grande aproveitamento de seus recursos hidroeltricos. Dentre as principais bacias fluviais e suas usinas hidroeltricas correspondentes, est correta a relao: a) Bacias do So Francisco e Parnaba/Usinas de Paulo Afonso e Boa Esperana. b) Bacias do So Francisco e Tocantins/Usinas de Tucuru e Boa Esperana. c) Bacias do Tocantins e Parnaba/Usinas de Ilha Solteira e Trs Marias. d) Bacias do Tocantins e Pardo/Usinas de Balbina e Paulo Afonso. e) Bacias do Parnaba e Jequitinhonha/Usinas de Trs Marias e Balbina.

7. (Pucpr 2003) O aproveitamento dos rios da Bacia Platina para a produo de energia hidroeltrica interessa aos pases que compem o MERCOSUL. Considerando a posio geogrfica desses pases, podemos afirmar que: a) A Bolvia est em melhor situao por ter parte de seu territrio na Bacia Platina e parte na Bacia Amaznica. b) Argentina e Chile obtm toda sua energia graas aos cursos de gua que descem dos Andes. c) Brasil e Paraguai so favorecidos, porque esto no alto curso do Rio Paran onde o potencial maior. d) Argentina e Uruguai so privilegiados, porque a os rios tm escoamento mais regular. e) Uruguai e Paraguai no podem obter energia hidroeltrica, porque grande parte de seus rios temporria. 8. (Fuvest 97) Sobre a extrao e industrializao do petrleo no Brasil, analise e compare a situao das regies Sudeste e Nordeste. 9. (Ufv 2001) Em um dos vrios desdobramentos da disputa poltica entre o governo de Minas Gerais e o governo federal, o governador Itamar Franco afirmou que no aceitaria a "privatizao dos rios de Minas", numa reao contrria proposta de privatizao da hidroeltrica de Furnas. Como se sabe, a hidroeltrica de Furnas se insere no contexto do complexo hidroeltrico da Bacia do Rio Paran, onde esto instalados 70% do potencial de gerao do pas. Estabelea uma correlao entre a concentrao espacial da produo de energia hidroeltrica e o

2|P r o je to Me di ci na w ww.p r oje to me di cin a. com. br

processo de desenvolvimento industrial brasileiro, nos ltimos 40 anos. 10. (Ufv 2003) O Programa Nacional do lcool (Prolcool) foi criado em 1975, como uma forma encontrada pelo governo brasileiro para enfrentar as crises do petrleo, iniciadas em 1973. Sobre o Prolcool, assinale a alternativa INCORRETA: a) Baseou-se em uma forte poltica de subsdios e financiamento a juros baixos aos grandes usineiros, agravando ainda mais o problema fundirio no pas. b) Contribuiu para atenuar a crise do setor aucareiro brasileiro na dcada de 70, devido aos baixos preos internacionais do acar. c) Possibilitou a abertura de novas fronteiras agrcolas, evitando investimentos em plantaes e usinas j existentes. d) Representou uma fonte de desenvolvimento de tecnologias "limpas" por aproveitar a cana-de-acar como fonte de energia renovvel. e) Ocasionou uma srie de problemas ambientais pela dificuldade de aproveitamento e armazenamento dos resduos da produo de lcool. 11. (Ufpe 2003) Em 1975, o Governo Militar brasileiro, para enfrentar a alta geral dos preos internacionais do petrleo, baixou um Decreto criando o Programa Nacional do lcool (PROLCOOL). Dentre as principais conseqncias sociais e ambientais desse importante programa, esto: ( ) a acelerao do processo de proletarizao do trabalhador rural. ( ) a diminuio da poluio dos cursos de gua, especialmente na Zona da Mata nordestina. ( ) a intensa utilizao dos agrotxicos nas novas reas cultivadas com cana-de-acar. ( ) a diminuio da mo-de-obra empregada na lavoura canavieira, com a elevada mecanizao das atividades agrcolas. ( ) a intensificao da concentrao fundiria.

12. (Ufscar 2003) O Brasil desenvolveu tecnologia capaz de transformar a cana-de-acar em lcool combustvel. Os veculos que utilizam esse combustvel poluem menos do que aqueles que usam derivados de petrleo. Entretanto, a produo do lcool como combustvel gerou problemas, dentre os quais se destacam: a) a diminuio das pesquisas e da extrao de gs natural e de petrleo. b) o aumento da populao que vive no campo, por causa da expanso da produo de cana. c) o crescimento dos gastos, em dlares, com importao de maquinrio agrcola. d) a diversidade agrcola, j que o cultivo de cana vem associado ao de outros produtos. e) a descarga incorreta do vinhoto, resduo poluidor proveniente da produo do lcool. 13. (Unesp 95) O mapa a seguir representa um tipo de interveno antrpica na regio Sudeste do Brasil, aproveitando um recurso natural.

a) Identifique o tipo de interveno e aponte o fator principal que a determinou. b) Explique a importncia desta interveno para a regio.

3|P r o je to Me di ci na w ww.p r oje to me di cin a. com. br

14. (Fuvest 95) A partir da anlise dos dados da tabela adiante e de seus conhecimentos sobre os fatos mais marcantes da dcada de 80 que se refletiram no uso da energia, no Brasil, explique as modificaes ocorridas no consumo final de energia, durante esse perodo.

16. (Puccamp 95) Cercada por acusaes de fraude e corrupo, a usina hidreltrica de __________ uma construo moderna em pleno serto. Encravada no "canyon" do rio So Francisco, na fronteira entre __________ e __________, cercada pelo mato seco e crespo da caatinga, 'esta nova usina vai gerar', quando totalmente concluda, 25% da energia total do Nordeste. Para completar corretamente o texto, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por a) Sobradinho - Alagoas - Sergipe b) Paulo Afonso - Bahia - Sergipe c) Itaparica - Bahia - Pernambuco d) Trs Marias - Minas Gerais - Bahia e) Xing - Alagoas - Sergipe 17. (Unirio 95) Em relao s fontes de energia do Brasil, podemos afirmar que: a) o preo do quilowatt de energia nuclear um estmulo instalao dessa fonte energtica. b) o aproveitamento dos nossos rios de planalto de aproximadamente 90%, donde se conclui que o Brasil deve buscar outras fontes energticas. c) o carvo mineral uma importante fonte de energia, sendo que as principais vantagens das jazidas brasileiras so o baixo custo da produo e a grande quantidade de carvo coqueificvel. d) a produo de energia eltrica no Brasil basicamente de fonte hidrulica e sua participao supera a ordem de 75%. e) as regies sudeste e sul, juntas, participam com quase 75% da produo e 30% do consumo total de energia eltrica.

15. (Unicamp 91) Onze estados do pas entraram, a partir de 21 de outubro de 1990, no chamado horrio de vero. Ao contrrio dos anos anteriores, os estados das regies Norte e Nordeste (com exceo da Bahia) ficaram fora desse esquema.

a) Quais so os motivos que levaram adoo do horrio de vero? b) A partir de elementos fornecidos pelo mapa anterior, explique por que alguns estados ficaram fora desse esquema.

4|P r o je to Me di ci na w ww.p r oje to me di cin a. com. br

18. (Unesp 88) O mapa mostra a localizao de uma grande usina hidreltrica destinada a abastecer as regies Norte e Nordeste do Brasil. Assinalar a alternativa que contm, na seguinte ordem: 1 - o nome da hidreltrica; 2 - o nome do rio em que se localiza.

a) 1 - Furnas; 2 - Grande. b) 1 - Carajs; 2 - Tocantins. c) 1 - Tocantins; 2 - Tucuru. d) 1 - Tucuru; 2 - Araguaia. e) 1 - Tucuru; 2 - Tocantins. 19. (Ufpe 95) Em relao s fontes de energia, assinale a alternativa incorreta. a) A lenha ainda muito utilizada no Brasil, principalmente para a produo de carvo vegetal. b) O petrleo, alm de ser uma fonte de energia, fornece matria-prima para a indstria petroqumica. c) As refinarias de petrleo Landulfo Alves e Gabriel Passos se localizam em So Paulo. d) Energia trmica obtida pela queima de um combustvel. e) Os principais tipos de energia utilizados pelas indstrias so: a trmica, a eltrica e a nuclear.

20. (Puccamp 92) Desde o final da dcada de 80, o PROLCOOL tem sido colocado no centro de debates sobre a questo energtica do Brasil, principalmente, no que se refere aos seus aspectos a) negativos, pois o alto preo da produo obriga manuteno de subsdios para garantir o produto a preo mais baixo que o da gasolina. b) negativos, pela considervel reduo nas importaes de petrleo, o que levou o Pas a romper relaes comerciais com alguns pases rabes. c) positivos, uma vez que significou uma ampliao dos nveis de emprego, devido ao aumento do nmero de bias-frias. d) positivos, pois desde sua implantao, o PROLCOOL permitiu elevar substancialmente a produo de veculos automotores. e) positivos, pois permitiu um parcelamento de grandes propriedades em pequenas e mdias empresas agrcolas, favorecendo a distribuio da renda. 21. (Puccamp 93) Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma afirmao sobre as fontes primrias e o consumo de energia no Brasil. a) Apesar de ter diminudo sua participao relativa no conjunto do consumo energtico do Brasil, a lenha continua sendo de uso muito difundido, especialmente no setor domstico, e ainda utilizada na indstria siderrgica. b) Na ltima dcada cresceu significativamente a participao da plataforma continental na produo de petrleo bruto. No entanto, bem mais da metade do consumo do pas importado dos pases da OPEP. c) A produo de energia eltrica de origem hidrulica depende mais das condies naturais do que do desenvolvimento econmico e est equitativamente distribuda pelas regies chuvosas e planlticas do territrio brasileiro. d) A produo de petrleo bruto da rea continental continua a ser bem maior que a produo da plataforma submarina, mas em breve a tendncia a de inverso dessa situao. e) Usinas siderrgicas integrantes do "Projeto Carajs" importam maciamente carvo metalrgico e utilizam a eletrosiderurgia para evitar a destruio das florestas nativas.

5|P r o je to Me di ci na w ww.p r oje to me di cin a. com. br

22. (Fgv 95) Sobre o consumo de energia no Brasil correto afirmar que a) a Regio Sudeste no consegue consumir toda a energia que produz. b) o setor residencial e de comrcio representam 80% do consumo total de energia. c) mais da metade da energia consumida no Pas provm de fontes renovveis, como a hidrulica e a biomassa. d) nesta dcada, devido s sucessivas crises econmicas, no tem havido aumento do consumo de energia. e) o petrleo e o carvo mineral representam mais de 70% da energia produzida para consumo no Pas. 23. (Ufmg 94) Em relao ao setor energtico no Brasil, todas as afirmativas so corretas, EXCETO a) A dvida externa brasileira pode ser, em parte, atribuda aos emprstimos contrados para solucionar os problemas desse setor. b) A fatia do mercado consumidor abastecida por combustveis fsseis experimentou, nas ltimas dcadas, um aumento da oferta domstica. c) As possibilidades de utilizao de fontes alternativas, por razes como escassez de investimentos em pesquisa, so pouco exploradas. d) O aumento do consumo domstico de energia eltrica ultrapassou as projees feitas para a dcada de 80 e comprometeu a regularidade do abastecimento. e) O impacto da significativa reduo de investimentos, na dcada de 80, foi amenizado pela queda do ritmo de crescimento da demanda industrial.

24. (Ufmg 94) Em relao s fontes alternativas de energia no Brasil, todas as afirmativas esto corretas, EXCETO a) A flora brasileira caracteriza-se por uma grande variedade de plantas que podem produzir leos e materiais combustveis. b) A produo de carvo, a partir da vegetao natural e de reflorestamentos, est sendo incentivada e ampliada. c) A radiao solar uma fonte renovvel de energia de grande potencialidade em largas regies do pas, sobretudo no Nordeste. d) Os pequenos rios que descem as encostas dos planaltos para o litoral so boas alternativas para a produo de eletricidade. e) O vento, em algumas regies, uma importante alternativa energtica para pequenas unidades de consumo.

6|P r o je to Me di ci na w ww.p r oje to me di cin a. com. br

25. (Ufmg 94) Analise os mapas sobre algumas redes no Brasil.

27. (Mackenzie 96) Sobre o potencial energtico nacional INCORRETO afirmar que: a) a energia gerada em Tucuru, hidroeltrica do Tocantins, destina-se aos grandes projetos minerais da Amaznia. b) Balbina, empreendimento da Eletronorte, garante o abastecimento do Nordeste e do Centro-Oeste. c) a nova hidroeltrica do Xing, situada na bacia do So Francisco, integra o sistema Chesf. d) a bacia do Paran a principal fornecedora de hidroeletricidade para a regio Sudeste. e) a termoeletricidade concentra-se na regio Sul, porque a se encontra a maior quantidade de carvo mineral do pas. 28. (Uece 96) Tratando-se da questo energtica brasileira, correta a afirmativa: a) nas duas ltimas dcadas no houve alteraes significativas no balano energtico nacional b) a urbanizao acelerada do pas elevou drasticamente o uso domstico da lenha c) diferentemente de outros pases, no Brasil as crises do petrleo em 1973 e 1979 no acarretaram alteraes significativas na poltica energtica nacional d) a construo de usinas hidreltricas na bacia do rio So Francisco integrou o plano de desenvolvimento da Regio Nordeste

Fonte: BECKER, B. K. & EGLER C. A. G.: "Uma Nova Potncia Regional Na Economia Mundo", Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S. A., 1992, p. 197 Com base no que representado nos mapas, todas as afirmativas apresentam concluses corretas, EXCETO a) A configurao da rede de energia eltrica relaciona-se com a concentrao no espao do potencial hidroeltrico nacional. b) A rede de ferrovias estende-se por reas de valorizao as mais antigas do territrio nacional. c) A rede de rodovias expressa, de modo geral, a rea de mercado mais integrada do territrio nacional. d) A rede de telecomunicaes mostra que a circulao rpida de informao a longa distncia ocorre em nvel nacional. e) O adensamento das redes no centro-sul do territrio nacional constitui um indicador da importncia econmica dessa regio. 26. (Ufpr 94) Que fatores concorrem para que o Estado do Paran possua importante potencial hidreltrico?

29. (Fuvest 82) O potencial hidroeltrico brasileiro avaliado pela Eletrobrs em 200 milhes de quilowatts, os quais podem ainda ser ampliados se consideradas as pequenas quedas de gua. Entretanto, em 1979, a potncia instalada atingia apenas 28 milhes de quilowatts, pois h bacias hidrogrficas com potencialidade muito pouco explorada, como: a) Bacia do Paran e Bacia do Paraguai b) Bacia Amaznica e Bacia do Uruguai c) Bacia do Paran e Bacia do So Francisco d) Bacias do Leste e Bacia do So Francisco e) Bacias do Leste e Bacia Amaznica

7|P r o je to Me di ci na w ww.p r oje to me di cin a. com. br

30. (Ufv 96) O Brasil um pas rico em rios, o que lhe confere um grande potencial hidreltrico. Este potencial est relacionado respectivamente aos seguintes fatores geogrficos: a) s condies climticas e ao relevo acidentado. b) predominncia no pas do clima equatorial e existncia de poucas reas planas. c) continentalidade do territrio e disposio longitudinal do seu relevo. d) latitude e monotonia do relevo. e) tropicalidade e existncia de plancies de tamanho considervel.

31. (Pucsp 97) Analise com ateno a tabela a seguir.

Considerando a evoluo dos dados, assinale a alternativa incorreta. a) A base energtica com maior crescimento no consumo no perodo a hidroeletricidade. Algumas das razes so o aumento da urbanizao e o processo de substituio do leo diesel por eletricidade nas indstrias. Esse fato repercute no montante das emisses poluentes nas reas de concentrao industrial. b) A lenha, proporcionalmente, deixou de ser a matriz energtica mais utilizada. O seu uso ainda elevado reflete uma modernizao desigual do Brasil, segundo as realidades regionais, mantendo-se como um fator de contnuo desmatamento no pas. c) O uso dos derivados de cana-de-acar vincula-se ao Prolcool. Matriz energtica limpa e sem impactos ambientais significativos, a cana pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, com a vantagem de, depois de colhida, melhorar a fertilidade do solo e fornecer biomassa para uso energtica alternativo. d) Embora tenha perdido a posio de primazia enquanto matriz energtica, o petrleo ainda representa uma fonte de energia muito importante, associada ao sistema de transportes do pas. Seu uso contribui para a elevao dos nveis de poluio atmosfrica nas grandes cidades. e) aumento do uso da eletricidade de origem hidrulica implica situaes de considervel impacto ambientar, visto que o modelo hidroeltrico adotado apoia-se em obras de grande porte, com vastas reas de alagamento e construo de barragens que alteram o regime hdrico dos rios.

8|P r o je to Me di ci na w ww.p r oje to me di cin a. com. br

32. (Mackenzie 96) As alternativas a seguir se referem s fontes de energia no Brasil. Assinale a que estiver INCORRETA. a) elevado o custo de produo do nosso petrleo que, na sua maior parte, procede da Plataforma Martima. b) na bacia de Campos que se encontra a maior produo de petrleo do pas. c) So pequenas e de baixa qualidade as reservas brasileiros de carvo mineral. d) A formao de lrati, no Paran, guarda as maiores reservas de xisto betuminoso. e) O carvo do Rio Grande do Sul, de boa qualidade, supre as necessidades de coque para a siderurgia. 33. (Uece 97) Quanto s condies hidrogrficas e ao potencial de recursos hdricos do Brasil, so corretas as afirmaes a seguir, EXCETO: a) as duas grandes bacias de rios planlticos e com elevado potencial hidroenergtico so as bacias do Paran e do So Francisco. b) a maioria dos rios brasileiros tem regime pluvial. c) o potencial de utilizao dos rios nordestinos dificultado pela semi-aridez, implicando na intermitncia sazonal do escoamento. d) as bacias do Araguaia-Tocantins e do Paraguai so utilizadas como hidrovias e no tm utilizao hidroenergtica. 34. (Faap 97) Com a criao da Petrobrs, decidiu-se que a empresa teria monoplio nas seguintes atividades, exceto: a) distribuio dos derivados de petrleo b) extrao de hidrocarbonetos c) importao de petrleo bruto d) refino do produto nacional e do importado e) transporte martimo do petrleo para o Brasil

35. (Ufrs 96) Assinale a afirmativa INCORRETA a respeito da produo de energia no Brasil. a) O programa Nuclear Brasileiro tem alcanando resultados positivos na gerao de energia nuclear. As usinas Angra I, II e III esto em operao, gerando 19% da energia consumida no Brasil. b) A Bacia Amaznica abriga um grande potencial energtico. A usina de Tucuru, a segunda maior do Brasil e a quarta maior do mundo, uma realizao do projeto do Governo Geisel que previa a utilizao dos rios da regio para resolver os problemas energticos do pas. c) Devido presena do carvo, a Regio Sul concentra uma porcentagem significativa da capacidade geradora de termeletricidade do pas. As usinas termeltricas da Regio Sul respondem por mais de 15% da eletricidade gerada na regio. d) Aps os "choques" do petrleo em 1973 e 1979, a Petrobrs ampliou a pesquisa e a prospeco. O resultado desse esforo foi a descoberta de bacias petrolferas na plataforma continental. e) A usina de Itaipu, a maior hidreltrica do mundo, localizada no rio Paran, foi construda a partir da poltica industrial do Governo Geisel, tendo sido a Eletrobrs (Brasil) e a Administracin Nacional de Eletricidad del Paraguai as responsveis pelo planejamento e superviso das obras da usina. 36. (Cesgranrio 97) Nos anos 70, o Governo Federal considerava urgente o rpido desenvolvimento da capacidade de gerao de energia atmica. Hoje, passadas duas dcadas de sua implantao, especialistas acreditam que o Programa Nuclear Brasileiro deve, no entanto, ser repensado, em virtude dos fatores apresentados a seguir, COM EXCEO DE UM. Assinale-o. a) Custo elevado de desenvolvimento numa conjuntura de crise econmica. b) Dependncia de tecnologias estrangeiras derivadas do uso de urnio enriquecido como combustvel. c) Escolha de modelo ultrapassado de reator para equipar a Usina de Angra I. d) Carter pacifista do programa pela ausncia de interesses das Foras Armadas no seu desenvolvimento. e) Impasse quanto deciso definitiva sobre o local para deposio de lixo atmico.

9|P r o je to Me di ci na w ww.p r oje to me di cin a. com. br

37. (Cesgranrio 98) Ainda que dotado de grandes riquezas minerais, no que se refere ao setor petrleo, o Brasil enfrenta constantes desafios. Sobre a realidade atual da produo petrolfera no pas, assinale a opo que apresenta somente informaes verdadeiras. a) A plataforma continental continua como rea lder dos ndices de produo, e foi criado mais um plo petroqumico no litoral do Rio de Janeiro. b) A empresa estatal responsvel pelo setor tornou-se improdutiva, e o controle da produo e distribuio foi privatizado. c) A produo crescente, nos ltimos anos, e o setor se flexibiliza com a quebra do monoplio estatal na explorao e produo do petrleo. d) H progressiva queda na produo, nos ltimos anos, e se mantm intacto o monoplio estatal a fim de se recuperarem as perdas do setor. e) Foram estabelecidas vrias parcerias entre a Petrobras e empresas privadas nacionais, e as plataformas continentais deixaram de liderar a produo de leo. 38. (Fgv 97) Responda a questo com base nos itens relacionados construo de lagos artificiais. I. Existncia de terremotos provocados pela formao artificial de grande corpo de gua em uma certa rea, na qual dificilmente se constatam fenmenos ssmicos. II. Umidificao do clima nas reas prximas ao lago artificial, provocando mudanas no comportamento da fauna e da flora. III. Desaparecimento de grandes extenses de solos agricultveis, alm de cidades e vilas. IV. No Brasil, no h legislao para impedir ou minimizar os impactos ambientais. V. Predominncia da sedimentao elica pela ao violenta dos ventos. Dentre os itens anteriores, aplicam-se ao Brasil somente os itens: a) I, II e III. b) I, III e IV. c) II, III e V. d) II, IV e V. e) III, IV e V.

39. (Mackenzie 97) A construo desta usina hidreltrica representou um enorme desafio tcnico e altssimos custos. No local da usina, o rio chega a atingir 3km de largura. Construda no meio da selva, sob condies climticas equatoriais, tambm enfrentou o problema da distncia dos centros fornecedores de materiais e equipamentos para construo. O texto refere-se usina hidreltrica de: a) Ilha Solteira. b) Sobradinho. c) Furnas. d) Itaipu. e) Tucuru. 40. (Mackenzie 97) As condies naturais do Brasil favorecem amplamente a produo de hidreletricidade. Sobre o seu aproveitamento, INCORRETO afirmar que: a) o rio So Francisco recebeu a sua primeira hidreltrica em 1913, instalada por Delmiro Gouveia, que passou a utiliz-la na sua fbrica de linha. b) em 1901, foi instalada a usina de Parnaba no rio Tiet para fornecer energia para a cidade de So Paulo. c) a construo da usina de Tucuru, no rio Tocantins, permitiu a explorao mineral do complexo de Carajs. d) na bacia do Paran que se situa o maior aproveitamento hidreltrico do pas, destacando-se os complexos de Urupung e Itaipu. e) Balbina, hidreltrica da bacia do Paraguai, abastece toda a regio Centro-Oeste e trechos da regio Norte.

10 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

41. (Pucmg 97) Sobre a poltica energtica brasileira, correto afirmar, EXCETO: a) A priorizao dos combustveis fsseis e da biomassa evidente em funo do desempenho do transporte rodovirio. b) As diversas polticas de conteno do consumo do petrleo provocaram transformaes no modelo energtico, reduzindo a dependncia do produto e dos custos da produo. c) O encarecimento do preo do petrleo tem obrigado a indstria brasileira a assumir uma poltica de maior aproveitamento do carvo disponvel no territrio. d) O xisto betuminoso encontra-se em quantidade significativa no territrio brasileiro, mas sua explorao ainda restrita, devido aos seus custos operacionais. e) A questo nuclear vista como de alto custo e de resultados duvidosos, considerando-se o fato de que o potencial hidrulico est longe de se esgotar. 42. (Uel 97)

43. (Mackenzie 98) A construo da usina hidreltrica de Tucuru favoreceu o aproveitamento mineral: a) do Quadriltero Ferrfero. b) da Serra dos Carajs. c) do Macio do Urucum. d) da Serra do Navio. e) de Mossor. 44. (Uece 97) Sobre as disponibilidades de fontes energticas disponveis no Brasil, verdadeiro afirmar que: a) combustveis fsseis como o petrleo so explorados exclusivamente no continente b) no h produo de energia oriunda da agricultura c) a energia nuclear j abastece a maior parte do Sudeste brasileiro d) o maior potencial energtico do pas tem origem fluvial

45. (Puccamp 98) Observe os grficos.

A regio hachurada no mapa define os limites ambientais de uma rea que, nas ltimas dcadas, tem sido intensamente ocupada por atividades extrativistas, meios de transporte inter-regionais, usinas hidreltricas e urbanizao desordenada. Trata-se a) do Complexo de Carajs e o alto Xingu. b) da bacia dos rios Tocantins-Araguaia. c) da vertente norte do Planalto Central. d) do Meio-Norte. e) das reservas extrativistas da Amaznia.

Os setores 1 e 2 no grfico referem-se, respectivamente, s seguintes fontes de energia: a) petrleo e hidrulica. b) petrleo e biomassa. c) hidrulica e carvo mineral. d) hidrulica e biomassa. e) lenha e petrleo.

11 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

46. (Uel 98) Analise os mapas apresentados a seguir.

48. (Unirio 98) Assinale, a seguir, as afirmativas quanto matriz energtica brasileira. I - A grande participao da energia eltrica na matriz energtica brasileira est relacionada ao elevado potencial hidroeltrico nacional, sendo as elevadas mdias pluviomtricas e a existncia de inmeros rios de planalto as responsveis por essa situao. II - Estima-se que nos prximos anos haver uma mudana na matriz energtica nacional com a construo do gasoduto Brasil-Bolvia, que aumentar a oferta de gs natural, principalmente para as indstrias da regio Sudeste. III - Foi a partir das crises do petrleo, 1973 e 1979, que a Petrobrs intensificou seus investimentos em pesquisa e prospeco chegando a descoberta de importantes jazidas na plataforma continental da regio de Campos (RJ). A(s) afirmativas(s) correta(s) (so) a: a) I apenas. b) I e a II apenas. c) I e a III apenas. d) II e a III apenas. e) I, a II e a III. 49. (Fatec 98) O Amazonas, apesar de ser o rio mais volumoso do mundo, no possibilita a construo de usinas hidreltricas. No entanto, seus afluentes possuem elevado potencial hidreltrico porque apresentam cachoeiras localizadas a) na foz dos grandes rios da margem esquerda e da direita, ao encontrar-se com o Amazonas. b) tanto nos terrenos sedimentares como nos cristalinos, mas apenas nas terras situadas ao sul do rio Amazonas. c) no contato entre os terrenos cristalinos mais resistentes eroso e os terrenos sedimentares mais frgeis, tanto ao norte como ao sul do rio Amazonas. d) apenas a parte norte da Amaznia, no contato entre o planalto das Guianas e as terras baixas sedimentares da bacia do Amazonas. e) apenas na parte meridional da Amaznia, no contato entre o planalto Brasileiro e as terras baixas amaznicas.

Os mapas I e II apresentam, respectivamente, os principais estados brasileiros produtores de: a) xisto betuminoso e sal marinho. b) xisto betuminoso e petrleo. c) carvo e petrleo. d) carvo e ferro. e) alumnio e sal marinho. 47. (Cesgranrio 99) A regio sul do Brasil concentra uma parte significativa da capacidade de gerar energia TERMOELTRICA. Isto se deve principalmente a: a) predominncia de clima ameno. b) elevada densidade populacional. c) presena de reservas carbonferas. d) existncia de lenis petrolferos. e) incentivos fiscais do governo.

12 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

50. (Unirio 99) Recentemente o norte fluminense vem passando por um processo de modernizao e crescimento econmico. responsvel por este surto de crescimento o(a): a) reaquecimento da agricultura canavieira. b) desenvolvimento da pecuria leiteira. c) explorao do potencial turstico da regio. d) presena de grandes reservas petrolferas na bacia de Campos. e) descoberta de ricas jazidas aurferas.

51. (Unirio 99)

Os dados da tabela anterior mostram que, na Amrica do Norte, o crescimento do PIB 'per capita' foi acompanhado, no perodo 80/90, de um declnio no consumo de energia por habitante, enquanto no Brasil esta relao segue um comportamento oposto. Assinale a afirmativa que explica corretamente estas tendncias. a) Os pases ricos da Amrica do Norte passam atualmente por uma crise econmica que tem freado a produo industrial e, portanto, reduz o seu consumo de energia. b) No Brasil, o consumo de energia maior devido ao intenso uso residencial, pois, no plano econmico, as indstrias nacionais j utilizam tecnologias to energeticamente eficientes quanto as dos Estados Unidos e Canad. c) Nos pases desenvolvidos da Amrica do Norte, o crescimento econmico tem sido acompanhado de uma maior modernizao tecnolgica, responsvel por processos de produo e consumo de maior eficincia energtica. d) Como o desenvolvimento industrial dos Estados Unidos se concentra no desenvolvimento da tecnologia de ponta, tem como base indstrias eletrointensivas. e) Como os pases ricos da Amrica do Norte j se industrializaram h mais tempo, nos pases pobres como o Brasil, de industrializao mais recente, o consumo de energia maior.

13 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

52. (Unirio 99) Em vrios pases, as pesquisas relacionadas ao uso de fontes energticas alternativas j se vm desenvolvendo h bastante tempo. No Brasil grande o potencial natural para sua produo, apesar de seu baixo nvel de aproveitamento atual. Apresente duas caractersticas do quadro natural brasileiro, relacionando-as ao seu potencial para o desenvolvimento de fontes alternativas de gerao de energia. 53. (Pucsp 99) A queda de algumas torres (por sabotagem, falha humana ou acidentes naturais) que sustentam linhas de transmisso de energia eltrica a grandes distncias (os "linhes") - como a que ocorreu recentemente no Centro-Sul do Brasil propicia algumas reflexes geogrficas sobre esse sistema tcnico. Considere as afirmaes a seguir e assinale a ALTERNATIVA CORRETA: I - Os problemas no fornecimento de energia eltrica distncia no afetaram as regies mencionadas, pois predomina nessas reas o uso de outras fontes de energia. II - Os sistemas de gerao e transmisso de energia distncia constituem uma rede tcnica espacial que integra e torna interdependentes vrias regies do territrio brasileiro. III - A distribuio por vastos territrios de redes tcnicas espaciais de energia uma soluo muito usada no Centro-Sul brasileiro, que apresenta grande potencial hidreltrico. IV - A rede de energia eltrica do Sudeste brasileiro, somada ao seu sistema espacial de comunicaes e transportes, confere ao espao dessa regio um alto contedo tcnico. a) Somente a afirmao IV est certa. b) Todas as afirmativas esto certas. c) II, III e IV esto certas. d) II e IV esto certas. e) Somente a afirmao I est certa.

54. (Umc 99) Atualmente existem no Brasil cerca de 20 projetos de termeltricas, em diferentes estgios de construo ou desenvolvimento, para superar, at 2003, a insuficiente gerao de energia. Essas instalaes vo permitir que: a) haja uma forte elevao na participao do gs natural, na matriz energtica. b) as regies Norte e Nordeste sejam mais beneficiadas com o aproveitamento do gs natural. c) o carvo de Santa Catarina tenha sua utilizao muito valorizada. d) as termeltricas localizadas no litoral recebam o combustvel importado da Argentina. e) a Bolvia se torne a nica fornecedora de gs natural para o Centro-Sul do Brasil.

14 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

55. (Ufpr 2000) "O gasoduto Bolvia-Brasil vai percorrer 3.150km para atender ao setor industrial de cinco estados brasileiros, e ter capacidade para transportar 30 milhes de m por dia, equivalentes a 200 mil barris de petrleo por dia. [...] No Paran o gasoduto ter 280km, passando por 13 municpios: Dr. Ulisses, Cerro Azul, Rio Branco do Sul, Itaperuu, Campo Magro, Almirante Tamandar, Campo Largo, Araucria, Curitiba, Fazenda Rio Grande, So Jos dos Pinhais, Tijucas do Sul e Guaratuba." (Adaptado da REVISTA CREA/PR., ano 2, n.6 set/out., 1999. p.8.) Sobre esse assunto, correto afirmar: (01) O gs natural que chegar ao Paran uma alternativa pouco poluente para a produo de energia, quando comparado com outros combustveis fsseis. (02) A importao de gs da Bolvia tem uma conotao essencialmente poltica j que as reservas brasileiras de combustveis fsseis e derivados, como o gs natural, esto entre as maiores do mundo. (04) Todos os 13 municpios paranaenses que vo ser atravessados pelo gasoduto esto em estgio de grande desenvolvimento industrial e fazem parte da Regio Metropolitana de Curitiba. (08) A implantao do gasoduto Bolvia-Brasil visa a diminuir a crise energtica que afeta as regies Sul e Sudeste. (16) A utilizao do gs natural, atendendo regies j carentes de energia, como a Regio Metropolitana de Curitiba, um indicativo de mudanas na matriz energtica brasileira, que tem como base o carvo de alta qualidade produzido em Santa Catarina. (32) A extenso do gasoduto para o Paran e Regio Metropolitana de Curitiba est relacionada industrializao do Estado. Soma ( )

56. (Unicamp 2000) Brasil: consumo de energia primria - 1970 e 1994

Fonte: "Anurio Estatstico do Brasil", 1974 e 1995. Considerando os dados anteriores: a) Cite as duas principais alteraes ocorridas no consumo de energia primria no Brasil entre 1970 e 1994. b) Cite alguns dos fatores responsveis pela alterao. 57. (Fuvest 2000) Analise e compare a produo de petrleo no Brasil e na Venezuela, destacando a atuao do Estado e a localizao das reservas conhecidas, nos dois pases. 58. (Unesp 2000) As usinas nucleares produzem eletricidade a partir da fisso do tomo. Os perigos do uso da energia atmica, com a atual tecnologia disponvel, foram claramente revelados atravs de acidentes ocorridos nas usinas de Three Mile Island (EUA), 1979, Chernobyl (ex-URSS), 1986 e Tokaimura (Japo), 1999. a) Cite duas principais desvantagens da energia nuclear e trs pases para os quais o uso desta fonte energtica importante. b) Quais as justificativas para a escolha do local de construo das usinas nucleares no Brasil?

15 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

59. (Pucsp 2000) "No sculo XX, a sujeio do ciclo da gua s necessidades e s vontades humanas assumiu uma amplitude sem precedentes. Em menos de um sculo, empregando recursos tcnicos, cada vez mais eficientes, a humanidade ter disposto e mobilizado as guas continentais mais do que durante os milnios anteriores." (Margat, Jean-Franois, in: "CINCIA E TECNOLOGIA HOJE", Editora Ensaio, S. Paulo 1995). A forma mais empregada de controle desse recurso foi a de construir imensas barragens, represando enormes volumes de gua. Essas obras, por vezes objeto de crtica e contestao, implicam muitas transformaes geogrficas nas regies atingidas. Baseado no Registro Mundial de Grandes Barragens, do ICOLD de 1998, foram feitos ajustes de estimativas preliminares de WCD em relao ao nmero de grandes barragens da China, que no esto includas no Registro Mundial. As Barragens do CIS anterior podem estar sub-representadas. Considerando o enunciado e o grfico, assinale a AFIRMATIVA INCORRETA. a) Boa parte das contestaes deve-se ao custo social do deslocamento das populaes das reas alagadas que, a exemplo das populaes indgenas, tero grandes dificuldades de adaptao em outras reas. b) Com os grandes represamentos, a extenso das superfcies de gua expostas insolao amplia-se significativamente, aumentando, por conseguinte, o ndice de evaporao da gua, o que no compensado inteiramente pelo aumento da precipitao pluviomtrica. c) Com as barragens, os regimes fluviais so alterados, assim como as reas ribeirinhas associadas. montante, no lago, haver grande reteno de sedimentos. jusante, o fluxo ser controlado e, sem a presena dos sedimentos, haver modificao na fertilidade das terras inundveis. d) O represamento de gua tem como principais finalidades: a irrigao, a gerao de energia eltrica, o suprimento de gua potvel de modo regular o ano inteiro, o controle do fluxo dos rios para navegao, a formao de vias artificiais para a navegao e a recreao.

e) O baixo ndice de represamento na Amrica Latina, se comparado com a China, por exemplo, deve-se a: hidrografia pobre, pouca necessidade de gua para a irrigao, uso preferencial de outras fontes para energia eltrica e presso bem sucedida dos movimentos ambientalistas.

60. (Uff 2000) Dos 2.098 postos de combustveis de So Paulo mapeados neste ano pelo Contru (Departamento de Controle e Uso de Imveis, rgo da Prefeitura de So Paulo), 56% apresentaram irregularidades e de 20% a 25%, risco de exploso por causa de vazamento. Pelo levantamento do rgo, 70% dos tanques instalados nos postos tm mais de dez anos e j estariam precisando ser substitudos. Fonte: "Folha de So Paulo", 29/08/99 O trecho acima chama ateno para: a) o erro de se insistir em apoiar a poltica energtica brasileira, exclusivamente, no petrleo; b) o efeito provocado pela alta do preo internacional do petrleo sobre o equilbrio do real; c) o risco de contaminao do solo e das guas subterrneas, assim como, de exploses, em caso de vazamento de combustvel em postos com instalaes precrias; d) o custo do transporte urbano em conseqncia do pequeno nmero de postos de combustveis em cidades como So Paulo; e) o inconveniente de os combustveis serem distribudos por meio de redes de postos dentro das cidades.

16 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

61. (Ufsc 2000) Nos ltimos 40 anos quando se falava em explorao de petrleo no pas, o nome que vinha cabea dos brasileiros era um s: Petrobrs. Desde 1953, a estatal detinha o controle absoluto da explorao e produo nacional de leo. "VEJA", S.P., 23/06/99. Sobre essa importante fonte de energia, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). (01) O crescimento acelerado da produo nacional de petrleo, nas ltimas dcadas, permitiu que o Brasil se tornasse auto-suficiente nesse setor. (02) A ampliao das reservas e da explorao de petrleo, no Brasil, foi possibilitada pela descoberta de novos campos, localizados principalmente nas bacias sedimentares da plataforma continental. (04) O programa nacional de privatizaes preservou, integralmente, a Petrobrs que ainda detm o monoplio da explorao desse recurso natural de importncia estratgica. (08) O petrleo um combustvel fssil que, tal como o carvo, constitui um recurso energtico vital para as modernas sociedades urbano-industriais. (16) A Petrobrs, criada em 1953, no governo Getlio Vargas, exemplo de empreendimento que demonstra a interveno do Estado na economia para impulsionar setores considerados essenciais. Soma ( )

62. (Unirio 2000) O FURO QUE DEU CERTO Depois de duas dcadas de atuao na bacia de Santos, a Petrobrs encontra leo de alta qualidade. "Revista poca", 27/08/99. A notcia anterior trouxe grande nimo para o setor petrolfero brasileiro. Marque a opo INCORRETA relacionada produo deste recurso no Brasil. a) Entre as principais regies produtoras esto as regies do Nordeste e Sudeste, sendo que o estado do Rio de Janeiro fornece mais de 50% do petrleo extrado no Brasil. b) Apesar da grande produo nacional, o pas ainda precisa importar grande parte do petrleo que utiliza. c) Apesar da produo insuficiente, o Brasil domina o refino de petrleo, sendo que a maior parte das refinarias localiza-se no Sudeste, onde o consumo de derivados maior. d) Mais de 50% do petrleo extrado no Brasil provm da plataforma continental, grande parte em guas profundas, o que aumenta o custo de produo. e) o nico ramo de atividade econmica que no foi atingido pela recente onda liberalizante, permanecendo ainda totalmente monopolizado pelo Estado.

17 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

63. (Uerj 2001) "(...) O consumo nacional de derivados de petrleo acusa uma ascenso regular, que traduz o desenvolvimento das atividades do pas, no s quanto ao transporte mas tambm quanto indstria. No entanto (...) essa ascenso constante do consumo implica necessariamente um aumento das importaes, com dispndios crescentes de divisas, que podero ser empregadas na compra de outras utilidades estrangeiras, quando o permitir a produo brasileira de leo mineral". (DEL PRIORE, Mary et alli (orgs). "Documentos de Histria do Brasil: de Cabral aos anos 90". So Paulo: Scipione, 1997.) Esse texto parte da mensagem enviada por Getlio Vargas ao Congresso Nacional, em 1951, propondo a criao da Petrobrs. A leitura do texto permite concluir que o principal objetivo da Petrobrs era: a) ampliar a exportao de petrleo, obtendo mais divisas para a economia nacional b) aumentar a produo petrolfera, garantindo recursos para o desenvolvimento industrial c) incentivar a construo de rodovias, objetivando o aumento do consumo de petrleo e derivados d) desenvolver a pesquisa petroqumica, gerando autonomia para o setor de produo de petrleo

64. (Fgv 2001) Esse programa fez despertar o processo no qual fica evidente a alta potencialidade mundial do Brasil no estratgico campo energtico. Posteriormente, esse programa, de xito mundial indiscutvel, foi praticamente interrompido. Na realidade, o programa, como concebido pela STI, visava substituio no somente da gasolina mas dos demais derivados do petrleo por combustveis renovveis e limpos do ponto de vista ambiental, isso porque o Brasil no importava gasolina mas petrleo. (Fonte: J. W. Batista Vidal. "Revista Caros Amigos", ano IV, n. 37, abril/2000, p. 42). O texto faz referncia ao Programa: a) Nuclear brasileiro, desenvolvimento pelo governo federal na dcada de 70, interrompido por presses de grupos ambientalistas na dcada de 80. b) Energtico, de extrao do petrleo a partir do xisto betuminoso, desenvolvido pela Petrobrs na dcada de 80 e posteriormente abandonado devido ao alto custo do processo. c) Nacional do lcool (Prolcool), desenvolvido pelo Governo Federal nos anos 70, tendo sofrido um recuo na ltima dcada devido diminuio dos subsdios produo. d) Mineral, desenvolvido pela Companhia Vale do Rio Doce desde a dcada de 70, que tinha como um dos objetivos substituir o petrleo pelo carvo vegetal. e) Hidreltrico, de substituio do leo combustvel como fonte de energia das indstrias brasileiras pela eletricidade, desenvolvido como resposta ao Segundo Choque do Petrleo, em 1979.

18 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

65. (Ufrj 2001) Para assegurar o aumento da oferta de gs no mercado brasileiro, a malha nacional de dutos cresceu muito nos anos 90: 70% dos 4.900km de gasodutos no pas foram instalados a partir de 1996.

66. (Ufmg 2001) Analise este quadro:

a) Aponte uma razo que explique o crescimento da malha de gasodutos no Brasil a partir da dcada de 90. b) Com base na figura acima, analise o papel do gasoduto Bolvia-Brasil na organizao espacial das reas que integram o seu traado.

A partir da anlise dos dados desse quadro e de outros conhecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar que a) a gerao de eletricidade no Pas, segundo a previso, pode tornar-se mais dependente de fontes no-renovveis de energia. b) a mudana prevista na composio da estrutura de produo de energia eltrica pode contribuir para o agravamento do efeito estufa. c) as mudanas na estrutura de produo visam ao equilbrio entre o consumo e as fontes disponveis no territrio nacional. d) o aumento previsto da participao da energia nuclear contraria a tendncia atual em diversos pases desenvolvidos.

67. (Pucmg 2001) Quando se projeta um cenrio de crescimento do PIB brasileiro para o ano de 2001, imediatamente tem que se levar em conta os limites da oferta de eletricidade. Nesse sentido, aponta-se como alternativa a energia atmica para suprir essa demanda. Aponte a alternativa que NO expressa objees ao uso da energia atmica: a) a ocorrncia de riscos com vtimas fatais. b) o elevado desenvolvimento de tecnologia. c) o problema da deposio do lixo radioativo. d) a dificuldade da localizao para implantao das usinas.

19 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

68. (Ufscar 2001) Considere a tabela para responder questo.

69. (Uff 2001) DEPENDNCIA EXTERNA DE ENERGIA

A leitura da tabela e o que se conhece sobre a produo de energia no Brasil permitem afirmar que a) os estados do Maranho e Cear, no incio dos anos 80, eram os maiores produtores de petrleo em terra. b) o aumento da produo na plataforma continental significou a auto-suficincia nacional em petrleo. c) as reservas em terras nordestinas, principalmente as da Bahia, j haviam se esgotado no incio dos anos 90. d) as mudanas nas reas de explorao do petrleo significaram, tambm, mudanas dos plos petroqumicos. e) o crescimento da produo na plataforma continental deve-se, sobretudo, bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

O grfico apresenta a crescente importao de energia por parte da economia brasileira entre 1974 e 1995. Esta dependncia externa, no perodo em questo, relacionava-se: a) exportao da energia eltrica, gerada pela Usina de ltaipu, para os pases do Mercosul, provocando carncias no mercado interno de consumo; b) crise tcnica e financeira da Petrobrs, que obrigou o governo brasileiro a importar petrleo da OPEP e gs liquefeito do Chile; c) s demandas de carvo metalrgico e de derivados de petrleo (nafta, diesel e gs liquefeito) por parte das empresas e insuficincia de polticas nacionais para o setor energtico; d) s polticas estatais de valorizao de importaes de manufaturados, que contriburam para o crescimento do consumo de diferentes fontes de energia; e) ao atraso tecnolgico e baixa produtividade das empresas estatais que provocaram a importao de energia hidreltrica de parceiros do Mercosul, sobretudo do Uruguai.

20 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

70. (Uerj 2002) A respeito da crise energtica, observe os trechos da reflexo do professor Rogrio C. Cerqueira Leite e da situao do agricultor Luiz Gonzaga da Silva da cidade de Boqueiro na Paraba. REFLEXO DO PROFESSOR "Para enfrentar as variaes pluviomtricas (...) faz com que haja uma diferena entre a potncia instalada, que est ligada capacidade mxima do reservatrio, e a demanda de energia que depende do consumo. Essa relao, para usinas hidreltricas, gira em torno de 50%, dependendo das variaes pluviomtricas histricas. (...) No Brasil, com 65 milhes de kW instalados e demanda de 56 milhes de kW, o risco se tornou catastrfico." (Adaptado de "Folha de S. Paulo", 03/06/2001)

c) variao pluviomtrica como determinante da insuficincia do potencial energtico e aumento da carncia social nas reas rurais. d) privatizaes do setor com incentivo governamental na construo de novas usinas e resistncia da populao ao controle do consumo privado.

71. (Uerj 2002) Para Csar Benjamim, a atual crise de energia no Brasil foi artificialmente criada para alterar nossa matriz energtica na direo que o capital internacional desejava. Sobre essa questo, escreve o autor: "Essa alterao implicava um absurdo evidente: o Brasil devia abrir mo de sua vantagem comparativa no setor (...). Passaramos da hidreletricidade (...) para a termeletricidade (...)" ("Caros Amigos", junho de 2001.) O Brasil privilegia as fontes renovveis na sua matriz energtica e, conforme o autor, disto no deveria abrir mo. Para a opo de privilegiar o setor hidreltrico, apresente um argumento: a) de ordem natural; b) de ordem econmica.

SITUAO DO AGRICULTOR "Na casa de barro batido onde vive com a mulher e 12 filhos (...) o agricultor (...) explica o milagre de todos os dias para alimentar a famlia. (...) Mas o aperto vai aumentar para a vida daquela gente. H uma semana, tcnicos da recm-privatizada Companhia de Eletricidade da Paraba instalaram relgios medidores de controle de luz no Boqueiro. (...) 'Eles disseram que a gente tem que economizar 20%. Mas economizar mais o qu?', pergunta o agricultor (...) preocupado em baixar o consumo de trs lmpadas de 60 watts que iluminam sua casa de taipa." (Adaptado de "Folha de S. Paulo", 10/06/2001.) A leitura dos dois textos permite apontar uma causa e uma conseqncia da crise energtica, que so, respectivamente: a) nvel baixo de gua nas represas e fragilidade na estrutura de poder na esfera federal. b) crescimento da demanda sem compatvel aumento da potncia instalada e intensificao das condies de pauperizao de parcela da populao.

21 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

72. (Ufsc 2002) Diante da maior crise na produo de energia eltrica de sua histria, o Brasil vem enfrentando um plano de racionamento de grande impacto sobre a economia e a vida de milhes de brasileiros. Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S), no que se refere produo nacional de energia eltrica. (01) Mais de 90% da energia consumida no pas produzida nas usinas hidreltricas, que dependem de gua em nveis adequados, em seus reservatrios, para gerar energia. (02) A crise do petrleo, que se estende desde 1973, desestruturou o setor energtico brasileiro, apesar de o governo continuar a investir maciamente na construo de novas usinas hidreltricas. (04) As poucas usinas termoeltricas existentes no pas foram desativadas nas ltimas dcadas, devido ausncia de matrias-primas e de investimentos na rea tecnolgica. (08) O dficit de eletricidade no Brasil, atribudo exclusivamente ao aumento da demanda interna, foi motivado, sobretudo nos anos 90, pelo congelamento do valor das tarifas do setor. (16) As empresas geradoras de energia eltrica foram excludas do programa nacional de privatizaes, acelerado pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, devido ausncia de interesse de grupos estrangeiros. Soma ( )

73. (Puc-rio 2002) A partir do mapa do consumo "per capita" de energia residencial nos estados brasileiros, correto afirmar que: BRASIL: Consumo "per capita" de energia residencial por estado (em kWh). a) a inexistncia de usinas geradoras de energia, na regio Norte, inviabiliza o consumo de bens e servios na regio. b) o aumento do consumo de kWh "per capita" inversamente proporcional aos espaos regionais que mais consomem bens eletro-eletrnicos. c) o maior consumo de energia na regio Centro-Sul justificado pela necessidade de eletrificao nos espaos rurais modernos. d) a populao do Nordeste do pas tem a menor capacidade de consumo de produtos eletroeletrnicos de uso domstico de todos os mercados regionais. e) o estado de Mato Grosso do Sul pode ser considerado mais industrializado do que o de Minas Gerais, devido ao maior consumo de kWh "per capita".

22 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

74. (Fuvest 2002) Considerando os mapas, assinale a alternativa correta.

75. (Enem 2001) O setor residencial brasileiro , depois da indstria, o que mais consome energia eltrica. A participao do setor residencial no consumo total de energia cresceu de forma bastante acelerada nos ltimos anos. Esse crescimento pode ser explicado I. pelo processo de urbanizao no pas, com a migrao da populao rural para as cidades. II. pela busca por melhor qualidade de vida com a maior utilizao de sistemas de refrigerao, iluminao e aquecimento. III. pela substituio de determinadas fontes de energia - a lenha, por exemplo - pela energia eltrica.

O potencial hidreltrico brasileiro a) est esgotado na Bacia do Paran, localizada numa rea de mdia densidade demogrfica. b) est esgotado na Bacia do So Francisco, localizada numa rea de baixa densidade demogrfica. c) pouco explorado na Bacia Leste, localizada numa rea de baixa densidade demogrfica. d) est esgotado na Bacia do Uruguai, localizada numa rea de alta densidade demogrfica. e) pouco explorado na Bacia do Tocantins, localizada numa rea de baixa densidade demogrfica.

Dentre as explicaes apresentadas a) apenas III correta. b) apenas I e II so corretas. c) apenas I e III so corretas. d) apenas II e III so corretas. e) I, II e III so corretas. 76. (Ufscar 2000) Grupos de ecologistas criticam a dependncia de alguns pases quanto ao uso da energia nuclear, principalmente depois dos acidentes nucleares que ocorreram na Ucrnia (Chernobyl), em abril de 1986, e no Japo, em setembro de 1999. Os EUA possuem 104 usinas nucleares, a Frana 58 e o Japo 53. Em 1999, havia 434 usinas nucleares em funcionamento no mundo e apenas uma delas se encontrava no Brasil, localizada em a) Campos, no Rio de Janeiro. b) Poos de Caldas, no sul de Minas Gerais, c) Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. d) Natal, no Rio Grande do Norte. e) Sorocaba, no centro-oeste de So Paulo.

23 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

77. (Ufrn 2001) No Brasil, a partir da dcada de 40 at o incio dos anos 90, o processo urbano-industrial aumentou a procura por fontes de energia moderna e de maior rendimento (petrleo, hidroeltricas, etc.). Buscando atender a essa demanda, a principal medida adotada pelo governo brasileiro foi o(a) a) incrementao do potencial hidroeltrico do pas, priorizando a distribuio homognea da energia no territrio nacional. b) incrementao do carvo mineral, em detrimento do carvo vegetal. c) investimento em tecnologias de perfurao de poos em guas profundas, em detrimento da produo em rea continental. d) investimento no setor energtico, priorizando a construo de hidroeltricas.

78. (Ufrs 2000) A figura a seguir apresenta uma charge cuja temtica envolve empresas petrolferas, aludindo a uma situao ocorrente no Brasil, a partir de 1999. MARCO AURLIO

marco.aurelio.zerohora.com.br A charge se refere a) perda de parcela de perfuraes e de bacias petrolferas sofridas pela PETROBRS, devido sua privatizao. b) liberalizao dos preos da gasolina e sua distribuio por empresas estrangeiras no pas, devido s altas nos preos do petrleo no mercado internacional. c) venda dos direitos de prospeco e extrao de hidrocarbonetos na plataforma continental do Brasil. d) necessidade de definir os limites da Zona Econmica Exclusiva (ZEE) para preservar a soberania da plataforma continental brasileira. e) grande alta do preo do petrleo no mercado internacional em 1999, o que provocou os aumentos no petrleo e seus derivados no Brasil.

24 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

79. (Ufsm 2001) "A Usina Termeltrica de Uruguaiana iniciar testes com o combustvel (...) no dia 16 de junho. (...) A usina vai gerar 600 megawatts, utilizando duas turbinas a combusto (...)" ("Correio do Povo", 24/5/2000.) Com o funcionamento da usina termeltrica, Uruguaiana torna-se precursora na mudana da matriz energtica do pas, com a insero do a) petrleo. b) folhelho pirobetuminoso. c) urnio. d) carvo mineral. e) gs natural. 80. (Uel 2001) A gerao de energia eltrica, um dos pilares da sociedade industrial, alcanou rpida expanso no Brasil graas peculiar hidrografia do pas, que permitiu inclusive a construo de algumas das maiores hidreltricas do mundo. Sobre o tema, correto afirmar: a) A energia gerada em Itaipu totalmente consumida na regio Sul. b) A hidreltrica de Tucuru foi construda para atender a rea em que esto localizados o complexo mineral de Carajs e a indstria de alumnio da Albrs. c) A construo de hidreltricas deixa de ser importante para o Brasil, j que a energia necessria pode ser suprida por outras fontes. d) Uma das vantagens do aproveitamento do potencial dos rios para a gerao de energia eltrica no pas a ausncia de alteraes no meio ambiente, seja na fase de construo das barragens, seja na fase de funcionamento das usinas. e) As hidreltricas brasileiras esto concentradas nos rios da Bacia Amaznica, em funo das vantagens de instalao que essa regio proporciona.

81. (Uel 2001) Considere as afirmativas abaixo: I - O cinturo carbonfero do Brasil est localizado na regio Sul, na parte oriental da Bacia do Paran. II - No Brasil, a obteno do carvo metalrgico a partir do carvo mineral suficiente para abastecer as usinas siderrgicas do pas. III - O carvo mineral uma fonte de energia pouco expressiva no Brasil. Assinale a alternativa correta. a) Apenas as afirmativas I e III so verdadeiras. b) Apenas a afirmativa II verdadeira. c) Apenas as afirmativas II e III so verdadeiras. d) Nenhuma afirmativa verdadeira. e) Todas as afirmativas so verdadeiras. 82. (Mackenzie 2001) O Brasil deve importar 400 megawatts de energia do Paraguai (...) e a expectativa de que o acordo para a compra seja fechado ainda esta semana. ("O Estado de So Paulo" - 19/07/2000) Sobre o assunto correto afirmar que: a) o Paraguai produz elevados excedentes de energia de origem termoeltrica, devido ao aproveitamento das jazidas de carvo localizadas prximas fronteira com o Brasil. b) apesar do crescimento da produo industrial do Paraguai, a produo de energia foi superestimada, gerando excedentes que podem ser vendidos ao Brasil. c) a parte da energia gerada pela Usina de Itaipu que cabe ao Paraguai no aproveitada devido pequena demanda tanto domstica como industrial. d) o Paraguai tem feito pesados investimentos no aproveitamento hidreltrico dos rios da Bacia do Paraguai, gerando um excedente energtico. e) O relevo planltico da maior parte do pas garante ao Paraguai uma produo de energia superior s suas necessidades.

25 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

83. (Fgv 99) Sobre a produo de energia eltrica no Brasil, est correta a seguinte afirmao: a) O blecaute ocorrido em 12/03/99 trouxe ao grande pblico a informao de que a hidroeltrica de Itaipu, na Bacia do Rio Paran, transmite cerca de 50% da energia consumida nos Estados da Regio Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. b) A totalidade da energia eltrica brasileira gerada por dois tipos de usinas: 25% pelas termoeltricas, que funcionam base de carvo e leo, e 75% pelas hidroeltricas, que utilizam o potencial hidrulico das quedas d'gua. c) A termoeletricidade responde por aproximadamente 10% do total de energia gerada na Regio Norte, pois a Bacia Amaznica no supre as necessidades regionais, apesar de possuir o maior potencial hidroeltrico estimado do pas. d) A hidroeltrica de Balbina, localizada na Bacia do Rio Tocantins, considerada eficiente na produo de energia, apesar de ser um empreendimento caro que causou grandes desastres ambientais para a populao indgena amaznica. e) A hidroeletricidade compensa o encarecimento da energia transmitida a longas distncias, pela grande vantagem de suas usinas no causarem danos ambientais, j que utilizam a gua, um recurso natural renovvel e gratuito.

84. (Ufc 99) A estruturao do espao geogrfico na Amrica Latina continua em ritmo acelerado aps a abertura dos mercados regionais, principalmente o MERCOSUL. A dinmica do MERCOSUL necessitar de muita energia, inclusive o gs natural. Baseado no exposto, podemos afirmar corretamente que: a) o gasoduto Bolvia-Brasil ampliar o uso de energia alternativa no Brasil e permitir que alguns meios de transporte reduzam a poluio. b) o gasoduto Argentina-Paraguai parte da infraestrutura regional e possibilitar maior integrao com os pases do norte da regio. c) o gasoduto Bolvia-Brasil mudar a organizao do espao brasileiro, mais precisamente nas regies Norte e Nordeste. d) o gasoduto Argentina-Paraguai abastecer as indstrias dos pases que compem o Mercado Comum do Sul, principalmente no Brasil. e) o gasoduto Bolvia-Brasil dificultar os acordos geopolticos e geoeconmicos regionais entre pases que compem a Amrica do Sul. 85. (Ufes 2000) A respeito do consumo de energia no Brasil, pode-se afirmar que I - a produo de petrleo e de carvo mineral atende perfeitamente ao consumo do mercado interno; II - mais da metade do total da energia consumida no pas gerada em usinas hidreltricas; III - a modernizao do sistema de transportes e de produo industrial poder ser uma das solues para a diminuio do consumo energtico nesses setores; IV - a substituio do modelo de desenvolvimento rodovirio pelo ferrovirio e hidrovirio poder acarretar uma substancial economia do consumo de uma fonte no-renovvel de energia; V - o consumo de energia nos setores pblico e residencial supera, de forma considervel, os demais setores. Esto corretas as afirmativas a) I, II e III. b) I, II e IV. c) II, III e IV. d) II, III e V. e) III, IV e V.

26 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

86. (Ufpi 2000) Recentemente foi inaugurada a Usina Nuclear de Angra dos Reis. Sobre a sua localizao e o combustvel por ela utilizado, est correta a seguinte alternativa: a) So Paulo / Plutnio. b) Minas Gerais / Nenio. c) Paran / Neutrnio. d) Rio de Janeiro / Urnio. e) Bahia / Amnia. 87. (Ufpi 2000) Em relao s bacias hidrogrficas que possuem um maior aproveitamento hidreltrico no Brasil, correto afirmar que elas se localizam nas regies: a) Norte e Nordeste. b) Nordeste e Centro-Oeste. c) Sul e Norte. d) Sudeste e Sul. e) Centro-Oeste e Sul. 88. (Fgv 2000) Na questo energtica brasileira, o petrleo e a hidreletricidade apresentam UM FATO COMUM: a) O preo dos seus produtos entrou na pauta de reivindicaes dos caminhoneiros, na greve acontecida em fins de julho de 1999. b) Sua existncia decorre, fundamentalmente, da formao geolgica do terreno onde podem ser obtidos. c) A privatizao atingiu pelo menos um dos setores do processo geral (pesquisa, implantao, produo e distribuio). d) So as fontes de energias primrias mais consumidas no pas: a 1 e a 2, respectivamente. e) So fontes de energias no-renovveis.

89. (Fgv 2000) Brasil - Participao das fontes de energia no consumo nacional em 1973 e 1994 (%)

A partir do grfico e dos conhecimentos gerais sobre o balano energtico brasileiro nos anos indicados, pode-se afirmar que: a) A substituio do petrleo pelo carvo mineral, como insumo energtico no Sul e SE, explica a reduo do primeiro e o crescimento dobrado do segundo. b) O programa nacional de substituio da gasolina pelo lcool explica por que o consumo dos derivados de cana-de-acar foi o que mais cresceu no perodo, em termos comparativos. c) O esgotamento das principais jazidas petrolferas do globo e a baixa produo nacional - inferior a 20% da demanda - so as principais justificativas da posio secundria do petrleo no ano de 1994. d) A queda acentuada do consumo de lenha uma decorrncia do processo acelerado de urbanizao, de eletrificao rural e de sua substituio, nas residncias, pelo gs liquefeito de petrleo (GLP). e) O salto verificado no consumo de energia hidrulica est relacionado aos investimentos recebidos pelo Estado, que optou apenas por essa fonte, rejeitando o petrleo e a energia nuclear, por serem nocivos ao ambiente.

27 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

90. (Pucmg 99) Refere-se s energias biolgicas: I - A biotecnologia tem gerado expectativa em relao a uma porcentagem elevada no uso das energias biolgicas para o prximo sculo. II - O grande problema do uso das energias biolgicas reside no fato de serem altamente poluentes. III - As energias biolgicas so aquelas produzidas a partir de microorganismos aperfeioados ou de biomassa. a) se apenas a afirmao I estiver correta. b) se apenas as afirmaes I e II estiverem corretas. c) se apenas as afirmaes I e III estiverem corretas. d) se apenas as afirmaes II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmaes estiverem corretas. 91. (Pucmg 99) Em 11 de maro de 1999, a Regio Centro-Sul do Brasil foi atingida por um blecaute causado, provavelmente, por um curto circuito na subestao da CESP, em Bauru - SP, interligada ao sistema de gerao e transmisso, do qual fazem parte vrias usinas hidreltricas. Analise com ateno o mapa do Estado de So Paulo.

92. (Pucmg 99) Em 11 de maro de 1999, a Regio Centro-Sul do Brasil foi atingida por um blecaute causado, provavelmente, por um curto circuito na subestao da CESP, em Bauru - SP, interligada ao sistema de gerao e transmisso, do qual fazem parte vrias usinas hidreltricas. Analise com ateno o mapa do Estado de So Paulo.

Com relao oferta e demanda de energia no Centro-Sul do Brasil, so verdadeiras as seguintes afirmativas, EXCETO: a) O consumo vem crescendo muito mais que a gerao de energia, o que pode causar um racionamento a curto prazo. b) Uma parte da deficincia de oferta energtica ser suprida com a utilizao do gs importado da Bolvia. c) O aproveitamento do potencial hidrulico dos rios da regio j se encontra praticamente esgotado. d) Uma parcela cada vez maior do consumo de energia da regio est sendo atendida pelas usinas nucleares a instaladas. e) A explorao de petrleo na Bacia de Campos e a presena de grandes refinarias so fatores favorveis ao suprimento de energia.

As usinas de Volta Grande e de Jupi, pertencentes ao sistema de gerao e transmisso de energia, localizam-se, respectivamente, nos rios: a) Grande e Paran b) Tiet e Paran c) Grande e Paranaba d) Uruguai e Paran e) Grande e Tiet

28 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

93. (Pucrs 99) Responder questo com base no mapa.

94. (Pucrs 2001) O brasileiro iniciou o ano 2000 convivendo com manchetes, veiculadas nos meios de comunicao, relativas ao aumento do preo do petrleo. Tal situao pode causar um desequilbrio na balana comercial, ameaando a volta da inflao. Relacionando esse momento com situaes j vivenciadas pelo Brasil, afirma-se que: I. O Brasil, em 2000, produziu mais petrleo que em 1973, ano da primeira crise provocada pelo aumento do preo do petrleo. II. O consumo interno do petrleo na produo industrial est diminuindo proporcionalmente, desde o segundo choque mundial, ocorrido em 1979, pois o governo vem subsidiando as indstrias para que haja substituio do petrleo por outras fontes de energia. III. O aumento do preo do petrleo no ano de 2000 no interferiu no preo do transporte de cargas, j que o Brasil tem implementado projetos de melhoria e construo de novas ferrovias. IV. A crise que se instaurou no ano 2000 semelhante ocorrida na dcada de 1970, ou seja, deve-se ao da OPEP, que trouxe como conseqncia a diminuio de produo na rea do Golfo Prsico. Pela anlise das afirmativas, conclui-se que esto corretas as da alternativa a) I e II b) I, II e III c) I e IV d) II, III e IV e) III e IV

Os nmeros 1 e 2, representados no mapa, indicam usinas hidreltricas localizadas em um rio brasileiro. A alternativa que indica corretamente o nome do rio e as respectivas usinas a) Rio Parnaba - Urubupung e Furnas. b) Rio Paran - Boa Esperana e Urubupung. c) Rio So Francisco - Paulo Afonso e Trs Marias. d) Rio Parnaba - Furnas e Tucuru. e) Rio So Francisco - Balbina e Paulo Afonso.

29 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

95. (Pucrs 2001) Responder questo com base nas afirmativas abaixo, referentes hidroeltrica de ltaipu. I. Localiza-se no Rio Paran, prximo foz do Rio Iguau, representando a maior produo de energia hidroeltrica do pas. II. uma hidroeltrica binacional, cujo tratado prev que a energia no consumida por um dos scios s pode ser vendida ao outro. III. A energia produzida fundamental ao desenvolvimento industrial da Argentina, geopoliticamente favorecida pela construo do lago artificial. IV. O Uruguai, sendo um pas no muito populoso e pouco industrializado, consome apenas uma pequena parte da energia provinda de Itaipu, exportando o restante para o Brasil. Pela anlise das afirmativas, conclui-se que esto corretas as da alternativa a) I e II b) I, II e III c) I, III e IV d) II e IV e) III e IV

96. (Ufjf 2002) O ministrio das Minas e Energia, prev a construo, at 2003, de 49 usinas privadas em 18 estados brasileiros, do programa de implantao de termeltricas. Alimentadas pelo gs natural boliviano e com uma previso de investimentos de aproximadamente 12 bilhes de reais, essas usinas devero somar mais 15 mil megawatts ao sistema eltrico. O governo argumenta que seu programa fundamental para a alterao da chamada matriz energtica brasileira, o perfil da gerao de energia do pas. O fsico Jos Goldemberg afirma que: "no Brasil costumava-se usar a estiagem para criar uma ameaa de falta de energia. Quem gostava desse tipo de ameaa eram os empreiteiros, interessados na construo de enormes hidreltricas. Hoje, funciona como elemento de presso a favor do programa de termeltricas do governo." a) o fator estiagem o responsvel pela crise energtica brasileira? Explique sua resposta. b) Preencha o quadro a seguir de acordo com as caractersticas do tipo de usina.

30 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

97. (Ufmg 2002) A reduo do volume de gua dos grandes reservatrios de usinas hidreltricas e os riscos de "apages" levaram o Governo Federal a adotar, no Brasil, medidas de restrio ao consumo de eletricidade. Todas as seguintes afirmativas sobre diferentes aspectos relacionados crise atual de energia no Pas esto corretas, EXCETO a) A alta dependncia brasileira da energia hidrulica reflete caractersticas geogrficas encontradas em reas continentais dotadas de relevos acidentados e/ou rede de drenagem de grande vazo hdrica. b) A crise energtica agravou-se em decorrncia da escassez de chuvas, por perodos relativamente longos, em reas estratgicas do Sudeste, onde se localizam alguns dos maiores reservatrios de usinas geradoras de hidreletricidade do Pas. c) A resposta dos consumidores residenciais s medidas governamentais de racionalizao do consumo de energia superou, em alguns momentos, em vrias regies do Pas, a meta de 20%. d) Os investimentos do Governo no setor hidreltrico, estimulados pelo FMI, aumentaram a oferta de energia sem, contudo, suprir a demanda provocada pelo crescimento sem precedentes do setor industrial do Pas.

99. (Enem 2002) A tabela mostra a evoluo da frota de veculos leves, e o grfico, a emisso mdia do poluente monxido de carbono (em g/km) por veculo da frota, na regio metropolitana de So Paulo, no perodo de 1992 a 2000.

Adaptado de Cetesb: relatrio do ano de 2000. Comparando-se a emisso mdia de monxido de carbono dos veculos a gasolina e a lcool, pode-se afirmar que I. no transcorrer do perodo 1992-2000, a frota a lcool emitiu menos monxido de carbono. II. em meados de 1997, o veculo a gasolina passou a poluir menos que o veculo a lcool. III. o veculo a lcool passou por um aprimoramento tecnolgico. correto o que se afirma apenas em a) I. b) I e II. c) II. d) III. e) II e III.

98. (Ufc 2002) O Brasil atravessa atualmente uma crise energtica que afeta todo o seu territrio. Em algumas regies, essa situao apresenta-se mais crtica. A partir dessa informao, explique: a) que condies naturais impem limitaes produo de energia pelas usinas hidreltricas da Regio Nordeste? b) por que, apesar de ser um dos maiores produtores de energia hidreltrica, a Regio Sudeste inclui-se no racionamento de energia eltrica?

31 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

100. (Enem 2002) Em usinas hidreltricas, a queda d'gua move turbinas que acionam geradores. Em usinas elicas, os geradores so acionados por hlices movidas pelo vento. Na converso direta solar-eltrica so clulas fotovoltaicas que produzem tenso eltrica. Alm de todos produzirem eletricidade, esses processos tm em comum o fato de a) no provocarem impacto ambiental. b) independerem de condies climticas. c) a energia gerada poder ser armazenada. d) utilizarem fontes de energia renovveis. e) dependerem das reservas de combustveis fsseis. 101. (Ufrj 2002) As hidreltricas produzem 91% da eletricidade brasileira, enquanto as termeltricas produzem 8,3% e as usinas nucleares 0,7%. As hidreltricas possuem a vantagem de no provocarem poluio atmosfrica, como as termeltricas, nem rejeito radioativo, como as usinas nucleares, mas, por outro lado, tambm so impactantes. Indique dois impactos causados pelas hidreltricas, justificando a sua resposta. 102. (Uff 2002) A energia de origem hidreltrica que chega s nossas casas resulta de um complexo sistema tcnico territorializado que envolve lagos artificiais, barragens, estaes de gerao e transmisso, alm de uma vasta rede de distribuio. Esse sistema tcnico corresponde ao seguinte modelo de organizao geogrfica: a) Plos de gerao e transmisso sob controle de empresas privadas nas Regies Norte e Sudeste e sob controle estatal nas demais. b) Rede de transmisso interligada regionalmente (Norte/Nordeste; Sudeste/Centro-Oeste/Sul) com maior concentrao do consumo no Sudeste. c) Sistemas diferenciados de produo destinados s Regies Sudeste e Sul, voltados para o consumo domstico e para o consumo industrial. d) Estruturas autnomas de gerao e transmisso para atender s demandas de consumo dos mercados locais e regionais. e) Complexos de produo e de transmisso localizados nas Regies Nordeste e Sul com distribuio homognea de consumo pelo territrio nacional.

103. (Unicamp 2003) Na dcada de 1920, a gerao hidrulica de energia (turbinas e rodas d'guas) j era majoritria nos Estados do Rio de Janeiro, So Paulo, Minas Gerais, Bahia, Gois, Mato Grosso, Santa Catarina e Esprito Santo. Nos demais Estados, a eletricidade era produzida, na sua maior parte, por geradores trmicos (mquinas a vapor e combusto interna). (Adaptado de Milton Santos e Maria Laura Silveira, "O Brasil: Territrio e sociedade no incio do sculo XXI". Rio de Janeiro, Record, 2001, p. 71.) a) No incio do sculo XX, a difuso da energia eltrica no territrio brasileiro era feita por sistemas tcnicos independentes. A partir da dcada de 1960, passa a ocorrer uma unificao e interligao dos sistemas hidreltricos isolados. Por qu? b) Cite um dos grandes subsistemas energticos brasileiros. c) O complexo binacional de Itaipu ainda considerado a maior hidreltrica do mundo. D duas justificativas para a sua construo.

32 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

104. (Ufpe 2003) Analise as afirmativas a seguir referentes ao assunto "Fontes de Energia". 1) O xisto uma "rocha energtica" estratificada que se encontra sempre impregnada de substncias orgnicas e inorgnicas, podendo gerar leos. 2) O carvo mineral brasileiro tem uma distribuio geogrfica muito limitada, sendo, de certa forma, antieconmico o seu fornecimento s regies mais longnquas. 3) A maior parte dos depsitos carbonferos da Amrica do Sul se situa numa estreita faixa que se estende do Sul da Bahia at Santa Catarina; esses depsitos aparecem em terrenos pr-cambrianos. 4) Dos diversos tipos de carvo encontrados no Brasil, a turfa a que mais explorada, pois possui o maior poder calorfico. 5) A indstria de extrao de carvo, muitas vezes, responsvel por graves problemas ambientais, uma vez que a degradao causada por essa atividade pode atingir o solo, o ar e a gua consumida pela populao. Esto corretas: a) 1 e 2 apenas b) 3 e 4 apenas c) 4 e 5 apenas d) 1, 2 e 5 apenas e) 1, 2, 3, 4 e 5

105. (Ufpe 2003) As hidreltricas tm desempenhado um papel destacado no processo de desenvolvimento econmico do Brasil. No entanto, na fase de construo, as hidreltricas causam diversos impactos diretos ao meio ambiente, tais como: 1) esvaziamento demogrfico com forte emigrao urbana. 2) possvel alterao do trajeto do rio nas proximidades da obra. 3) desmatamento para construo de estradas. 4) terraplanagem para a instalao de obras de apoio. 5) grandes mudanas climticas regionais. Esto corretas apenas: a) 1 e 5 b) 2 e 4 c) 3 e 5 d) 1 e 2 e) 2, 3 e 4 106. (Enem 2003) "guas de maro definem se falta luz este ano". Esse foi o ttulo de uma reportagem em jornal de circulao nacional, pouco antes do incio do racionamento do consumo de energia eltrica, em 2001. No Brasil, a relao entre a produo de eletricidade e a utilizao de recursos hdricos, estabelecida nessa manchete, se justifica porque a) a gerao de eletricidade nas usinas hidreltricas exige a manuteno de um dado fluxo de gua nas barragens. b) o sistema de tratamento da gua e sua distribuio consomem grande quantidade de energia eltrica. c) a gerao de eletricidade nas usinas termeltricas utiliza grande volume de gua para refrigerao. d) o consumo de gua e de energia eltrica utilizadas na indstria compete com o da agricultura. e) grande o uso de chuveiros eltricos, cuja operao implica abundante consumo de gua.

33 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

107. (Enem 2003) Os dados a seguir referem-se origem do petrleo consumido no Brasil em dois diferentes anos.

108. (Uel 2003) Bacia hidrogrfica a rea abrangida por um rio principal e sua rede de afluentes e subafluentes. Sobre as bacias hidrogrficas brasileiras e sua utilizao, correto afirmar: a) O potencial hidreltrico da Bacia do Paran o mais aproveitado do pas em funo de sua proximidade com o Centro-Sul, rea de maior demanda por energia eltrica. b) A Bacia Amaznica caracteriza-se pelo predomnio de rios de planalto e hidrografia pouco densa; por isso, a navegao fluvial inexpressiva na regio. c) A navegao na Bacia do Tocantins ocorre sazonalmente devido ao regime de intermitncia de seus rios. d) A Bacia do Uruguai possui a principal hidrovia que integra poltica e economicamente os pases do Mercosul. e) A Bacia do So Francisco sofre grande impacto em funo da transposio de seu rio principal. 109. (Unesp 2003) Almirante Alves Cmara, Atalaia Velha, Almirante Tamandar, Almirante Barroso, Almirante Soares Dutra e Almirante Gernimo Gonalves so referncias a a) geopolticos brasileiros. b) vencedores de batalhas internas no Brasil do sculo XIX. c) portos brasileiros especializados na exportao de soja. d) projetos geopolticos institudos pelo governo militar no Brasil. e) terminais martimos brasileiros especializados em petrleo.

Analisando os dados, pode-se perceber que o Brasil adotou determinadas estratgias energticas, dentre as quais podemos citar: a) a diminuio das importaes dos pases muulmanos e reduo do consumo interno. b) a reduo da produo nacional e diminuio do consumo do petrleo produzido no Oriente Mdio. c) a reduo da produo nacional e o aumento das compras de petrleo dos pases rabes e africanos. d) o aumento da produo nacional e reduo do consumo de petrleo vindo dos pases do Oriente Mdio. e) o aumento da dependncia externa de petrleo vindo de pases mais prximos do Brasil e reduo do consumo interno.

34 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

110. (Fatec 2003) Sobre a produo de energia trmica no Brasil correto afirmar que a) o xisto um tipo de rocha que contm leo mineral e gs natural largamente explorado nos estados nordestinos. b) o carvo mineral nacional de melhor qualidade extrado nas reas serranas situadas no interior dos estados sulinos. c) a lenha, transformada em carvo vegetal, muito utilizada em Minas Gerais para a produo de ferro gusa. d) o petrleo, considerado a principal fonte de energia do pas, deixou de ser explorado nos litorais da Bahia e Sergipe. e) o lcool, desde a criao do Prolcool, na dcada de 1980, tornou-se segunda principal fonte de energia no pas.

111. (Uff 2003) Com uma produo diria de 1,5 milho de barris de petrleo, o Brasil comea a despontar entre os 20 maiores produtores mundiais do "ouro negro", neste incio de sculo. Destaca-se, tambm, pela capacidade alcanada no refino e na distribuio dos derivados de petrleo, que hoje representam 35% da matriz energtica brasileira. Considerando que a produo e o uso do petrleo configuram uma geografia bastante particular, indique a opo que apresenta a organizao territorial da explorao, refino e distribuio do petrleo em nosso pas. a) A explorao concentra-se nas bacias sedimentares do recncavo baiano - devido presena de grandes jazidas e proximidade das metrpoles industriais - estando associada a uma densa rede de transporte rodovirio que facilita a interiorizao da distribuio do produto. b) A explorao e o refino esto concentrados no litoral sudeste - em funo da localizao das jazidas naturais e de grandes centros consumidores - e associam-se a uma rede constituda por terminais, oleodutos e poliodutos que interioriza a distribuio da produo. c) A explorao se d nas jazidas da plataforma submarina da Regio Nordeste com refinarias localizadas nas Regies Sudeste e Sul suprindo as demandas de derivados nas metrpoles nacionais. d) A explorao realizada em vrias unidades de relevos datados do mesozico - em especial das bacias do Paran e do So Francisco - e as refinarias do interior do pas so abastecidas atravs de uma densa rede de oleodutos, poliodutos e gasodutos de bens energticos. e) A explorao de jazidas tem lugar nas faixas de dobramentos no noroeste do pas, com refinarias nos grandes centros urbanos da Regio Centro-Sul conectadas a uma ampla rede de transportes ferrovirio e hidrovirio que interioriza a distribuio de derivados de petrleo.

35 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

112. (Ufmg 2004) Neste mapa, esto destacadas quatro grandes bacias hidrogrficas brasileiras - I, II, III e IV:

113. (Fuvest 2004) Com auxlio da figura, identifique a associao correta a respeito das principais jazidas petrolferas brasileiras localizadas na Bacia de Campos, RJ.

Fonte: Adap. de Taioli, 2001 FONTE: IBGE. "Atlas geogrfico escolar". Rio de Janeiro: IBGE. 2002. p. 108. (Adaptado) Considerando-se o quadro ambiental em que elas esto inseridas, INCORRETO afirmar que a) a Bacia I contm o maior rio do Planeta em volume de gua, com divisores que se localizam no Planalto das Guianas, na Cordilheira Andina e no Planalto Brasileiro, embora o mdio e o baixo cursos de seus rios apresentem declive fraco. b) a Bacia IV formada por rios que apresentam perfis longitudinais suaves, em que esto ausentes rupturas de declive ao longo dos cursos fluviais, condies naturais que propiciam a construo de hidrovias. c) a Bacia II constitui verdadeira fronteira entre complexos de vegetao adaptados a restries hdricas - a caatinga e o cerrado -, de um lado, e a formaes arbreas densas e sempre verdes, de outro. d) a Bacia III est sujeita a uma distribuio pluviomtrica bastante complexa, haja vista a abundncia das chuvas em algumas reas e a escassez severa em outras, responsvel, em grande parte, pela perenidade ou intermitncia de seus rios. a) LOCALIZAO DAS JAZIDAS - Talude continental e reas emersas TECNOLOGIA DE EXPLORAO - Importada b) LOCALIZAO DAS JAZIDAS - Regio pelgica e talude continental TECNOLOGIA DE EXPLORAO - Importada c) LOCALIZAO DAS JAZIDAS - Plataforma continental e talude continental TECNOLOGIA DE EXPLORAO - Prpria d) LOCALIZAO DAS JAZIDAS - Regio pelgica e fossas abissais TECNOLOGIA DE EXPLORAO - Prpria e) LOCALIZAO DAS JAZIDAS - Plataforma continental e reas emersas TECNOLOGIA DE EXPLORAO - Prpria

36 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

114. (Pucpr 2004) Veja o mapa e os textos a seguir:

b) Embora no muito elevados, os planaltos correspondem s formas de relevo predominantes no Brasil, fator esse que favorece ao aproveitamento das guas fluviais na gerao de energia. c) O mapa das principais hidreltricas do pas revela uma maior presena dessas usinas nas regies sudeste e sul. Entre outras razes para esse fato, est a concentrao industrial, bem como a sua maior densidade populacional. d) No rio So Francisco, que segue do centro-sul para o nordeste brasileiro, h importantes usinas hidreltricas, tanto prximas de suas nascentes, como tambm, prximas de sua foz. e) A bacia Amaznica, devido ao seu grande volume de gua, responsvel pelo abastecimento de energia da maior parte do Brasil, sendo, portanto, a bacia que apresenta o maior potencial hidreltrico instalado no pas. 115. (Unicamp 2004) No Brasil, as empresas estatais assumiram crescente parcela da formao de capital, com a constituio de grandes empresas setoriais de atuao em todo o territrio nacional. Uma dessas empresas a Petrobrs, que completa 50 anos no pice de seu vigor financeiro. A Petrobrs est envolta, at os dias atuais, em um debate entre "liberais" e "nacionalistas" que marcou sua criao, em 1953, por Getlio Vargas, sob o lema "o petrleo nosso". (Adaptado de Srgio Prado, Aspectos Federativos do Investimento Estatal, em Rui de B.A. Affonso e Pedro L. B. Silva (orgs.), Empresas Estatais e Federao. So Paulo: FUNDAP, 1996, p. 11 e "Folha de S. Paulo", Caderno Especial Petrobrs 1953-2003, 03/10/2003). a) Desde que foi criada at meados de 1990, a Petrobrs operou como monoplio estatal de explorao, produo e de refino. O que mudou na indstria petrolfera no Brasil com a quebra do monoplio estatal do petrleo? b) Como a Petrobrs vem reagindo quebra do monoplio estatal de petrleo? c) Em qual estado brasileiro h a maior concentrao das atividades de produo petrolfera e em qual estado h a maior concentrao das atividades de refino?

(MOREIRA, Igor. "O espao geogrfico". So Paulo: tica, 1995, p.284) "Vai ter barragem no alto do Sobradinho e o povo vai se embora com medo de se afogar... O serto vai virar mar / d no corao o medo que algum dia o mar tambm vire serto." (S e Guarabira - "Sobradinho") Nas dcadas de 60 a 80, muitas barragens foram construdas, tanto na bacia do So Francisco, como o caso da usina hidreltrica de Sobradinho, lembrada na msica de S e Guarabira, como em outras bacias hidrogrficas no territrio nacional. A hidreletricidade se revelou como a principal opo de gerao de energia no Brasil, aproveitando-se as condies do relevo e o grande volume de gua fluvial. Os "apages" ocorridos, em especial no inverno de 2002, resgatam na sociedade a necessidade de discusso e de planejamento referente ao abastecimento energtico do pas. A respeito da hidreletricidade no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA: a) Em uma plancie, o impacto ambiental causado pela construo de uma barragem , em geral, maior, uma vez que a superfcie alagada tambm mais extensa.

37 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

116. (Unesp 2004) Em vrios pases do mundo ainda existe grande nmero de habitantes que no tm acesso energia eltrica, principalmente nas zonas rurais. No Brasil, estimam-se entre 20 e 25 milhes as pessoas que no usufruem das comodidades proporcionadas pelo fornecimento regular dessa forma de energia, por vrios motivos; em geral, isso decorre da combinao entre baixo nvel de renda da populao e existncia de vazios de gerao ou distribuio de energia. Analise o quadro.

117. (Unirio 2004) As doze milhas martimas que contornam a linha de costa de cada pas banhado pelo mar so consideradas territrio nacional. Mas os Estados costeiros tm ainda direito de jurisdio funcional sobre uma faixa de 200 milhas martimas, denominada Zona Econmica Exclusiva (ZEE). No caso brasileiro, a adoo da ZEE tem a seguinte repercusso: a) estratgica - o aumento da segurana nacional. b) cultural - a expanso sobre o Atlntico Sul. c) financeira - a instalao de centros off-shore. d) geoeconmica - o aproveitamento dos recursos naturais. e) ambientalista - a limitao das reas de ressurgncia. 118. (Enem 2004) O crescimento da demanda por energia eltrica no Brasil tem provocado discusses sobre o uso de diferentes processos para sua gerao e sobre benefcios e problemas a eles associados. Esto apresentados no quadro alguns argumentos favorveis (ou positivos, P, P e P) e outros desfavorveis (ou negativos, N, N e N) relacionados a diferentes opes energticas.

(Rosa, F. Instituto para o desenvolvimento de energias alternativas e da auto-sustentabilidade, 2002.) Considerando os indicadores apresentados: a) agrupe as fontes de energia renovveis e norenovveis. Dentre as fontes renovveis geradoras de energia eltrica, justifique quais so as mais adequadas, considerando impacto ambiental e contribuio para o efeito estufa. b) qual a importncia das fontes renovveis de gerao de energia para o desenvolvimento e implantao de polticas energticas em um pas?

Ao se discutir a opo pela instalao, em uma dada regio, de uma usina termoeltrica, os argumentos que se aplicam so a) P e N. b) P e N. c) P e N. d) P e N. e) P e N.

38 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

119. (Enem 2004) Os sistemas de cogerao representam uma prtica de utilizao racional de combustveis e de produo de energia. Isto j se pratica em algumas indstrias de acar e de lcool, nas quais se aproveita o bagao da cana, um de seus subprodutos, para produo de energia. Esse processo est ilustrado no esquema a seguir.

120. (Enem 2004) O debate em torno do uso da energia nuclear para produo de eletricidade permanece atual. Em um encontro internacional para a discusso desse tema, foram colocados os seguintes argumentos: I. Uma grande vantagem das usinas nucleares o fato de no contriburem para o aumento do efeito estufa, uma vez que o urnio, utilizado como "combustvel", no queimado mas sofre fisso. II. Ainda que sejam raros os acidentes com usinas nucleares, seus efeitos podem ser to graves que essa alternativa de gerao de eletricidade no nos permite ficar tranqilos. A respeito desses argumentos, pode-se afirmar que a) o primeiro vlido e o segundo no , j que nunca ocorreram acidentes com usinas nucleares. b) o segundo vlido e o primeiro no , pois de fato h queima de combustvel na gerao nuclear de eletricidade. c) o segundo valido e o primeiro irrelevante, pois nenhuma forma de gerar eletricidade produz gases do efeito estufa. d) ambos so vlidos para se compararem vantagens e riscos na opo por essa forma de gerao de energia. e) ambos so irrelevantes, pois a opo pela energia nuclear est se tornando uma necessidade inquestionvel.

Entre os argumentos favorveis a esse sistema de cogerao pode-se destacar que ele a) otimiza o aproveitamento energtico, ao usar queima do bagao nos processos trmicos da usina e na gerao de eletricidade. b) aumenta a produo de lcool e de acar, ao usar o bagao como insumo suplementar. c) economiza na compra da cana-de-acar, j que o bagao tambm pode ser transformado em lcool. d) aumenta a produtividade, ao fazer uso do lcool para a gerao de calor na prpria usina. e) reduz o uso de mquinas e equipamentos na produo de acar e lcool, por no manipular o bagao da cana.

39 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

121. (Enem 2004) Entre outubro e fevereiro, a cada ano, em alguns estados das regies Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os relgios permanecem adiantados em uma hora, passando a vigorar o chamado horrio de vero. Essa medida, que se repete todos os anos, visa a) promover a economia de energia, permitindo um melhor aproveitamento do perodo de iluminao natural do dia, que maior nessa poca do ano. b) diminuir o consumo de energia em todas as horas do dia, propiciando uma melhor distribuio da demanda entre o perodo da manh e da tarde. c) adequar o sistema de abastecimento das barragens hidreltricas ao regime de chuvas, abundantes nessa poca do ano nas regies que adotam esse horrio. d) incentivar o turismo, permitindo um melhor aproveitamento do perodo da tarde, horrio em que os bares e restaurantes so mais freqentados. e) responder a uma exigncia das indstrias, possibilitando que elas realizem um melhor escalonamento das frias de seus funcionrios. 122. (Uerj 2004) Considere a tabela a seguir.

123. (Uff 2004) A partir dos mapas a seguir, explique por que so utilizados combustveis fsseis diferentes na produo de termeletricidade nos estados da Regio Sul, quando comparados aos estados da Regio Norte.

Ministrio de Minas e Energia, Centrais Eltricas S.A. - ELETROBRAS. 124. (Ufg 2004) O Brasil apresenta elevado potencial hidreltrico determinado pela interao entre regime pluvial e relevo. Sobre as usinas hidreltricas instaladas no territrio brasileiro, pode-se afirmar que I. localizam-se em reas com grande volume de guas fluviais, influenciado pelo clima e com predomnio de relevo do tipo planalto. II. concentram-se em funo da demanda urbanoindustrial, da viabilidade econmica e das polticas pblicas que definem o modelo energtico. III. ocasionam impactos que provocam a perda de solos agricultveis e a remoo das populaes ribeirinhas. Est correto o que se afirma em: a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

(TEIXEIRA, Wilson et alii (org). Decifrando a Terra. So Paulo: USP, 2001.) a) Algumas das usinas mencionadas apresentam menor comprometimento ambiental. Explique a influncia da topografia para esse resultado. b) Apresente dois argumentos geogrficos especficos do territrio brasileiro que fundamentam o elevado percentual de energia gerada em nossas hidreltricas.

40 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

125. (Ufrj 2004) A Plataforma Continental Brasileira tem uma superfcie de 4,3 milhes de km, cuja explorao econmica responsvel por 90% da produo nacional de petrleo, extrada de poos que esto, em muitos casos, sob uma lmina de gua a mais de 1000 m de profundidade. Com relao aos municpios costeiros adjacentes s reas martimas de explorao petrolfera apresente: a) uma vantagem decorrente da proximidade; b) uma desvantagem dessa mesma proximidade. 126. (Ufrs 2004) Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos recursos energticos no Brasil. a) O carvo mineral produzido no Brasil a partir de depsitos na Bacia Sedimentar do Paran, principalmente nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e sua produo praticamente toda consumida em termeltricas brasileiras. b) Embora a gerao de energia nuclear no Brasil tenha pouca participao entre as fontes geradoras de energia no pas, so graves os problemas ambientais decorrentes da sua utilizao, principalmente os relacionados acidificao dos rios e gerao de chuva cida. c) Atualmente, a produo de petrleo no Brasil supre 90% do consumo nacional. A maior parte do petrleo retirada de bacias petrolferas da plataforma continental, sendo a Bacia de Campos (RJ) responsvel por cerca de 85% da produo brasileira. d) A maior parte da energia eltrica produzida no Brasil provm de usinas hidreltricas. Os investimentos no setor foram significativos, principalmente nas regies Sul e Sudeste, sendo o complexo binacional Itaipu o grande responsvel pela gerao de energia nessas regies. e) A implantao de mais usinas hidreltricas na regio Norte do Brasil sofre diversas restries, apesar da enorme malha hidrogrfica da regio. Entre elas, pode-se destacar a topografia plana, que exige um alagamento de reas muito maior do que o considerado ideal para a produo energtica.

127. (Ufscar 2004) O setor petrolfero sofreu mudanas considerveis desde a crise mundial do petrleo em 1973. Atualmente, o setor petrolfero brasileiro apresenta como caracterstica: a) diminuio da dependncia de importao de petrleo bruto, apesar de ainda importarmos cerca de 50% do consumo do pas. b) maior volume de extrao em terra do que em plataformas martimas, com o incio da produo na jazida de Urucu (AM). c) menor custo para extrao de petrleo na plataforma continental do que em poos terrestres, em funo da tecnologia de prospeco em profundidade. d) as principais reas produtoras referem-se ao Sudeste e ao Nordeste, sendo que ao Rio de Janeiro cabe mais da metade do petrleo extrado no Brasil. e) monoplio total do Estado na comercializao dos derivados de petrleo, diferentemente do que ocorre com outros setores energticos brasileiros. 128. (Ufv 2004) A produo e o consumo de energia, no Brasil, revelam nitidamente o acelerado processo de modernizao da economia nacional. A partir da dcada de 40 do sculo XX, o crescimento da produo e do consumo energtico registrado no pas acompanha as transformaes estruturais na economia brasileira. Em relao ao complexo hidroeltrico do Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA. a) O consumo de eletricidade na regio Centro-Oeste depende de um amplo e complexo sistema de transmisso. b) A bacia hidrogrfica do Paran a principal fornecedora de hidroeletricidade para as regies Sul e Sudeste. c) A criao da Companhia Hidroeltrica do So Francisco serviu de base energtica para o crescimento industrial da regio Nordeste. d) A concentrao espacial da indstria no Brasil no est relacionada concentrao espacial da demanda energtica. e) As bacias do Amazonas e do Tocantins abrigam um potencial hidroeltrico estimado em mais do que o dobro da capacidade geradora instalada no pas.

41 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

129. (Fatec 2005) Leia o texto a seguir: O pas no deve abrir mo da tecnologia das usinas nucleares. Para o Brasil, pode haver a oportunidade a mdio e longo prazos de exportar urnio enriquecido, usado na produo de reatores. (...) Alm dos pequenos reatores, um outro desafio o domnio de tecnologias para o tratamento de rejeitos. Tambm seria bom para o pas ir avanando at a produo de grandes reatores. (Rogrio C. Cerqueira Leite. "Gazeta do Povo", 11/04/2004) Na anlise do autor desse texto, o uso da tecnologia nuclear no Brasil a) faz parte do atual projeto geopoltico nacional, prevendo inclusive a construo de armas nucleares. b) tem sido estimulado, apesar de o pas ser signatrio de tratado de no-proliferao de armas nucleares. c) constitui-se na nica alternativa para a crise na produo de energia eltrica no pas, apesar dos riscos. d) tem impedido investimentos nesta rea por causa da produo e eliminao de rejeitos radiativos. e) no deve ser negligenciado, face s vantagens econmicas e cientfico-tecnolgicas que oferece. 130. (Fgv 2005) Assinale a alternativa que aponta, corretamente, uma dificuldade para o aproveitamento dos rios da Bacia Amaznica, no que se refere gerao de energia eltrica. a) A baixa declividade ao longo de seus cursos, que, ao serem represados, causam grande impacto com o alagamento de grandes reas florestadas. b) A navegao, uma das principais formas de deslocamento na regio amaznica, limitada em represas utilizadas para gerao de energia eltrica. c) A economia da regio amaznica, baseada no extrativismo mineral, vegetal, na pecuria extensiva e ainda a ausncia de indstrias, no gera grande consumo de energia eltrica. d) O clima Equatorial, predominante na regio amaznica, apresenta uma estao seca no inverno, que reduz a vazo dos rios e inviabiliza a produo de energia eltrica. e) As entidades ambientalistas internacionais argumentam que as termoeltricas, que utilizam

carvo vegetal, causam menos impactos ambientais Floresta Amaznica do que as hidroeltricas. 131. (Ufpe 2005) As pores escuras no mapa a seguir, indicadas pelas setas, correspondem:----- split ---> a) s maiores concentraes de urnio. b) s reas com acumulaes comerciais de petrleo. c) aos terrenos cristalinos do escudo ricos em laterita. d) s maiores concentraes de sal marinho e de salgema. e) aos terrenos sedimentares paleozicos.

42 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

132. (Ufrrj 2005) O mapa a seguir representa o gasoduto Brasil-Bolvia.

133. (Ufscar 2005) A ampliao e a diversificao da matriz energtica brasileira uma necessidade frente s possibilidades de retomada do crescimento econmico e industrial do pas. O mapa ilustra o gasoduto Bolvia-Brasil.

O projeto de cooperao sul-americano, destacado no mapa, tem por objetivo a) dinamizar ncleos de povoamento na Amaznia, com a finalidade estratgica de ocupao e defesa do territrio. b) estabelecer uma sada para o Oceano Pacfico, abrindo novos mercados para a soja e a carne do Centro-oeste brasileiro. c) estreitar os laos de cooperao estratgica na vigilncia da Amaznia, atravs do Projeto Sivam. d) beneficiar a expanso do setor termoeltrico do Pas, aumentando a oferta de energia na regio Sudeste. e) melhorar o sistema virio do Mercosul, para intensificar as trocas comerciais com pases da regio andina.

(www.ecen.com/10.08.2004) Sobre o gs natural e seu uso como fonte energtica no Brasil, correto afirmar que: a) o gs natural um recurso mineral renovvel, encontrado em bacias sedimentares e formado pela decomposio de matria orgnica em ambientes periglaciais. b) a substituio do petrleo e do carvo mineral e vegetal por gs natural, apesar de reduzir custos, no recomendvel, pois o gs mais poluente que os demais. c) o gasoduto, que no Brasil passa somente por Estados do Centro-Sul, responsvel pelo fornecimento de gs natural a importantes atividades industriais. d) a construo do gasoduto pode representar o esgotamento rpido do gs natural boliviano, pois alm do Brasil, a Bolvia abastece ainda a Argentina, que no possui reservas deste recurso. e) aps a construo do gasoduto, o gs natural passou a ser a fonte de energia mais consumida no pas, pelo baixo custo de sua obteno e facilidade de distribuio.

43 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

134. (Ufv 2005) Considerando que o petrleo uma fonte de energia estratgica para o crescimento e desenvolvimento dos pases, o Brasil vem adotando polticas e aes no sentido de tornar-se autosuficiente na produo deste recurso. A tabela a seguir apresenta alguns nmeros resultantes destas polticas e aes:

135. (Ufrj 2006) DEU NO NEW YORK TIMES! 05 de agosto de 2005 Precisamos de uma nova estratgia energtica.(...) poca da crise do petrleo de 1973, o Brasil importava quase 80% de sua demanda de petrleo. Aps trs dcadas, essa dependncia diminuiu bastante. Hoje a metade dos novos carros vendidos no Brasil roda com qualquer combinao de gasolina e lcool.(...) Nos Estados Unidos, o mximo de economia conseguido pelos automveis de Detroit foi 10,6 km por litro de gasolina em 1986 e desde ento essa mdia s vem piorando.(...) Ns preferimos importar petrleo da Arbia Saudita, mas no lcool do Brasil. Essas frases foram extradas de um artigo de jornal de grande circulao nos Estados Unidos. Nele, o jornalista faz duras crticas estratgia norteamericana em relao sua poltica energtica. Ao mesmo tempo, enaltece as solues adotadas pelo Brasil. a) Qual tem sido a estratgia norte-americana para enfrentar a crise energtica mundial? b) Quais as alternativas seguidas pelo Brasil para enfrentar essa questo? 136. (Unicamp 93) "Sem caminho o Brasil pra". Esta frase, hoje encontrada em muitos caminhes, justifica-se pela poltica de transporte de carga adotada no pas. Descreva essa poltica e suas conseqncias para a economia brasileira.

(Fonte: ANURIO ESTATSTICO. Disponvel em: <www.anp.gov.br>. Acessado em: 07 jul. 2004. Adaptado.) Com base na anlise da tabela e do texto, assinale a afirmativa CORRETA: a) O Brasil possui uma das maiores reservas de petrleo do Ocidente, o que lhe garante uma posio de destaque no cenrio mundial. b) A reduo da dependncia externa de petrleo e derivados deve-se quebra do monoplio de extrao e refino da Petrobrs. c) As reservas de petrleo no Brasil esto concentradas em terra, sendo estas cerca de dez vezes maiores do que as localizadas no mar. d) O estado com maior crescimento nas reservas foi o Esprito Santo, devido s descobertas de novas jazidas na plataforma continental. e) O crescimento na produo de petrleo pouco relevante, mantendo a necessidade de grande importao deste recurso.

44 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

137. (Puccamp 92) "O uso do lcool como combustvel em substituio gasolina no alterou o modelo de desenvolvimento e de transportes do Brasil, onde os beneficirios so sempre uma minoria da populao. Continua-se a dar prioridade ao automvel particular em detrimento das ferrovias e hidrovias." Em uma avaliao do texto pode-se afirmar que realmente essa continuidade do modelo de transportes a) benfica, porque os transportes rodovirios so mais baratos e rpidos, levando a mercadoria de "porta em porta." b) benfica, pois os pases altamente desenvolvidos do hemisfrio norte sempre priorizaram as rodovias. c) eficaz, pois aps a abertura das grandes rodovias, a partir da dcada de 70, regies at ento marginalizadas foram integradas s demais, como a Amaznia, contribuindo para o desenvolvimento econmico e social da regio. d) problemtica, porque embora mais rpida do que os demais transportes terrestres, a rodovia desorganizou os sistemas anteriores, ao invs de integrar-se a eles, e marginalizou cidades a exemplo das ribeirinhas. e) problemtica, porque os pases capitalistas ou socialistas de maior projeo no cenrio internacional implantaram, no sculo XX, uma rede moderna priorizando as ferrovias.

138. (Ufmg 2003) Analise este grfico: Estgio de desenvolvimento de grupos humanos e consumo dirio per capita de energia

(FONTE: CORDANI, U.G.; TAIOLI, F. "A Terra, a humanidade e o desenvolvimento sustentvel". In: TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M.C.M. de; FAIRCHILD, T.R.; TAIOLI, F. (Orgs.) "Decifrando a Terra". So Paulo: Oficina de Textos, 2001. cap. 24, p. 519.) (Adaptado) A partir da anlise desse grfico e de outros conhecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar que a) a modesta incorporao de novas tecnologias pela atividade de alimentao, desde os estgios iniciais de desenvolvimento da humanidade, resulta da capacidade do setor de empregar novos meios de produo, em detrimento de tcnicas de alto consumo de energia. b) a agricultura, que tradicionalmente compe a matriz das atividades humanas, vem consumindo consideravelmente mais energia desde sua condio primitiva, medida que aumenta sua interdependncia com a atividade industrial. c) a significativa expanso das atividades de transporte, notadamente a partir do estgio industrial, comprova o adensamento das redes de comunicao e atesta a intensificao dos fluxos de pessoas e mercadorias no mundo contemporneo.

45 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

d) a populao que atingiu o estgio de desenvolvimento tecnolgico consome cerca de trs vezes mais energia por habitante que a do estgio industrial, em que parte considervel da energia era gasta nas atividades de moradia e comrcio.

141. (Uerj 2003)

139. (Unicamp 93) O Rio Pinheiros e parte do Rio Tiet tiveram seus cursos d'gua invertidos na dcada de 40. O desenho a seguir ilustra essa inverso.

(WITKOWSKI, Nicolas (coord.). "Cincia e tecnologia hoje." So Paulo: Ensaio, 1995. Adaptado.) O Brasil e a maior parte da Amrica do Sul podem ser considerados como uma das reas mais privilegiadas do planeta em termos da disponibilidade de recursos hdricos. Nesse caso, os problemas recentes como o da diminuio nos nveis das usinas geradoras de hidroeletricidade derivam principalmente de uma poltica caracterizada como: a) energtica que poupou investimentos e no previu a irregularidade das precipitaes b) ambiental que transformou as represas em reas de proteo e no priorizou a construo de canais de irrigao c) industrial que converteu a produo para o uso de energia nuclear e no previu a manuteno das reservas hdricas d) de transportes que privilegiou o uso dos rios para a navegao e no considerou os riscos para a baixa do nvel das guas fluviais

Em cumprimento Constituio Estadual, foi suspenso o bombeamento das guas do Rio Pinheiros em outubro de 1992. O objetivo dessa medida foi reverter a poluio das represas, at ento alimentadas tambm por esses rios que recebem esgotos "in natura". Relacione as informaes anteriores com o processo de urbanizao e industrializao e analise: a) A situao ambiental dos rios e das represas nas dcadas de 40 e 50. b) A possibilidade de reverso da poluio das represas, com a aplicao da Constituio Estadual. 140. (Ufpr 92) Indique os principais impactos ambientais decorrentes da construo de usinas hidreltricas na Amaznia.

46 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

142. (Pucmg 2003) As crises de petrleo dos anos 70 levaram o Brasil a ampliar sua produo interna e a estimular a busca de fontes alternativas de energia, como o lcool, na tentativa de substituir parcialmente o consumo do petrleo. NO conseqncia e/ou reflexo ambiental do uso do lcool como fonte alternativa: a) O lcool substitui a gasolina, mas no o leo diesel, que a base do transporte de carga e dos equipamentos agrcolas no Pas. b) A substituio de lavouras de produo de alimentos pela monocultura canavieira favoreceu a concentrao da propriedade da terra. c) A utilizao de queimadas nos canaviais facilita o corte, mas favorece a mineralizao do solo, afetando a produtividade. d) As empresas usineiras, por interesse de proteo ambiental, impedem, como padro de comportamento, que o vinhoto se torne agente de poluio.

144. (Unesp 88) A utilizao da energia nuclear para fins pacficos tem gerado acidentes. H necessidade de maior controle social sobre a aplicao desse tipo de energia, bem como h necessidade de responsabilizao de organismos e pessoas encarregadas pelo seu manuseio e fiscalizao direta. Recentemente ocorreram acidentes nucleares na URSS e no Brasil. a) Em que localidades ocorreram esses acidentes nos dois pases? b) Para que fins era utilizada a energia nuclear em cada um dos pases? c) Quais foram as conseqncias dos acidentes na URSS e no Brasil?

143. (Fuvest 93) "O desenvolvimento trouxe ao mesmo tempo demandas acrescidas de energia tanto dos derivados de petrleo como no campo eltrico. Isto repercutiu de modo distinto nos trs pases, considerando o seu desigual abastecimento interno de recursos energticos. Com 90% de gerao de energia eltrica de origem trmica e insuficiente produo nacional para responder a maiores demandas, o pas A emergiu com fortes presses sobre a sua balana comercial. Mas o pas B viu-se submetido a presses muito mais intensas devido incipiente extrao interna de combustveis, em que pese a proeminncia de fontes hidroeltricas, enquanto que o pas C conseguia um relativo equilbrio ao combinar jazidas prprias de hidrocarbonetos (dispondo de excedentes exportveis) com o aproveitamento de recursos hdricos, que pesariam favoravelmente para um impulso industrializador sustentado." O texto trata do desenvolvimento industrial de trs pases latino-americanos. So eles respectivamente: a) Peru, Colmbia e Uruguai. b) Argentina, Brasil e Mxico. c) Cuba, Chile e Guatemala. d) Brasil, Bolvia e Paraguai. e) Costa Rica, Mxico e Panam.

47 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

145. (Pucsp 2002) Leia com ateno as caracterizaes a seguir sobre fontes de energia: 1. uma fonte de energia secundria cujo processo de transformao d-se no prprio local de captao da energia primria (a fonte natural). Logo, ela fixa no territrio e dependente da distribuio geogrfica da fonte natural. 2. Trata-se, por um lado, de uma fonte de energia secundria cujas possibilidades de estocagem so limitadas, o que dificulta o processamento de sua produo. Por outro lado, sua produo pode estar associada a vrias fontes naturais. 3. uma fonte de energia secundria cujo processo de produo d-se, em geral, no prprio local de captao da matria prima. Essa matria-prima, por sua vez, produzida pelo ser humano. Logo, seu local de produo tambm escolhido. 4. uma fonte de energia natural que pode ser transportada por terra ou em meio aqutico, at os locais em que ocorrer a transformao em vrios tipos de energia secundria (esses locais so escolhidos de modo independente da localizao da fonte natural). A seguir, assinale a alternativa que as identifique correta e respectivamente: a) petrleo, lcool, hidreletricidade e eletricidade. b) eletricidade, lcool, hidreletricidade e petrleo. c) hidreletricidade, eletricidade, lcool e petrleo. d) eletricidade, hidreletricidade, lcool e petrleo. e) eletricidade, hidreletricidade, petrleo e lcool.

48 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

GABARITO
1. [D] 2. [A]

b) Os estados prximos ao Equador no adotam, pois os dias tm a mesma durao praticamente o ano todo. 16. [E] 17. [D]

3. [E] 4. [C] 5. [A] 6. [D] 7. [C] 8. Sudeste - extrao, Bacia de Campos, RJ, maior produo; industrializao - refinarias, petroqumica. Nordeste - extrao, litoral do RN e Recncavo Baiano; industrializao, Plo Petroqumico de camaari. 9. O acmulo de capitais, a presena de imigrantes e outros fatores, promoveram uma enorme concentrao do parque industrial na regio Sudeste. A energia necessria para permitir a expanso industrial da regio provm da Bacia do Paran, tipicamente de planalto, com grande potencial e que drena justamente aquela regio. 10. [C] 11. V - F - V - V - V 12. [E] 13. a) Localizao de hidreltricas, devido Bacia do Paran, planltica, de grande potencial. b) Favorece o desenvolvimento econmico. 14. Cai o consumo de petrleo com o aumento de energia eltrica e de lcool combustvel. 15. a) Economia de energia com base na maior durao do dia no vero de Centro-Sul do Brasil. 31. [C] 32. [E] 33. [D] 34. [A] 35. [A] 36. [D] 37. [C] 38. [A] 20. [A] 21. [A] 22. [C] 23. [D] 24. [B] 25. [A] 26. Relevo planltico, rios com grande volume d'gua. 27. [B] 28. [D] 29. [B] e [E] 30. [A] 18. [E] 19. [C]

49 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

39. [E] 40. [E]

fontes alternativas em seu lugar, como a cana e o carvo. Alm de outras fontes como o gs natural e a energia nuclear. b) Expanso urbano-industrial e comercial.

41. [B] 42. [B] 43. [B] 44. [D] 45. [A] 46. [C] 47. [C] 48. [E] 49. [C] 50. [D] 51. [C] 52. O candidato dever relacionar a potencialidade do quadro natural brasileiro com o desenvolvimento de fontes alternativas de energia, como, por exemplo: - predomnio do clima tropical favorecendo a explorao de energia solar; - extenso territorial e o clima propiciando a explorao da biomassa como fonte energtica; - extenso litoral com intensidades de ventos, permitindo o aproveitamento da energia elica; - relevo acidentado e grande quantidade de rios, possibilitando a construo de pequenas centrais hidreltricas como solues locais e alternativas aos grandes complexos hidreltricos. 53. [C] 54. [A] 55. 01 + 08 + 32 = 41 56. a) Aumento significativo do consumo de energia hidroeltrica, diminuio do consumo de petrleo com b) Localiza-se entre os principais centros consumidores SP e RJ. 59. [E] 60. [C] 61. 02 + 08 + 16 = 26 62. [E] 63. [B] 64. [C] 65. a) Podem ser apontadas as seguintes razes para a expanso da malha nacional de dutos nos anos 90: 1) a oferta em expanso de gs natural devido explorao das reservas nacionais e possibilidade de sua importao; 2) a flutuao dos preos do petrleo no mercado internacional estimula a diversificao da matriz energtica no Brasil pela explorao das reservas de gs natural do pas e integrao com outras reas produtoras na Amrica do Sul; 3) as grandes distncias para transporte da energia hidroeltrica da Amaznia e a reduo dos investimentos em grandes usinas hidroeltricas nas proximidades dos centros econmicos do pas contribuem para a diversificao da matriz energtica brasileira; 4) a crise do setor eltrico impulsionou o uso do gs natural como alternativa s principais fontes de 57. Venezuela: grande produtor e exportador (OPEP) explorao por transnacionais at 1970, estatizao em 1975. Brasil: grande produtor e consumidor explorao estatal Petrobrs 1953, quebra do monoplio estatal 1990. 58. a) Risco de vazamento e gerao de lixo atmico. Blgica, Frana e Japo.

50 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

energia utilizadas na matriz energtica brasileira: derivados de petrleo, hidroeletricidade e carvo. b) O gasoduto Bolvia-Brasil constitui parte da malha energtica ligando uma rea produtora de gs natural na Bolvia a importantes centros consumidores de energia no Brasil. Sua implantao implica na ampliao da oferta de energia atual e futura para esses centros e representa um fator de atrao de novos empreendimentos econmicos nas reas que integram seu traado, orientando articulaes/relaes scio-econmicas em escala macro-regional (Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Mercosul). 66. [C]

78. [C] 79. [E] 80. [B] 81. [A] 82. [C] 83. [C] 84. [A] 85. [C] 86. [D]

67. [B] 87. [D] 68. [E] 88. [C] 69. [C] 89. [D] 70. [B] 90. [C] 71. a) A presena de bacias hidrogrficas generosas com rios permanentes e caudalosos, espalhados pelas vrias regies do pas, seguindo trajetrias com declives expressivos, representa uma vantagem para a valorizao da opo pela hidreletricidade. b) A produo de hidreletricidade, em geral, mais barata, em termos de unidade de energia gerada, e baseada em fontes internas e renovveis, enquanto a termeletricidade mais cara neste particular, alm de baseada em fontes mais caras e no-renovveis. 72. 01 73. [D] 74. [E] 75. [E] 76. [C] 97. [D] 77. [D] b) Fatores: disponibilidade dos combustveis como petrleo e carvo. Fontes: petrleo, carvo, xisto pirobetuminoso. Impactos: eliminao de impurezas, fuligens volteis como dixido de enxofre que causa as chuvas cidas. 91. [A] 92. [D] 93. [C] 94. [A] 95. [A] 96. a) No. A estiagem desencadeou apenas em parte. A causa principal foi a falta de investimentos governamentais no setor energtico.

51 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

98. a) A questo enfoca as relaes entre as condies naturais e a produo de energia eltrica no Brasil. No Nordeste, as condies limitadoras da produo de energia eltrica so: a intermitncia de grande parte dos rios, os freqentes perodos de seca prolongada e a elevada evaporao hdrica. b) A regio Sudeste inclui-se no plano de racionamento por causa de seus elevados ndices de consumo energtico urbano, rural e industrial. 99. [B] 100. [D]

estratgico, de carter desenvolvimentista e de mbito nacional. b) Entre os subsistemas energticos brasileiros, existentes no campo da produo hidroeltrica, podese citar como exemplo: a CESP e a CEMIG. c) Condies naturais favorveis na rea, proximidade de um grande mercado consumidor, com forte perspectiva de carncia energtica. Quadro geopoltico daquele momento histrico, marcado pelo militarismo e pelo acirramento da disputa pela Bacia do Prata com a Argentina. 104. [D]

101. - Desaparecimento de grandes reas florestadas com a construo da represa. - Alterao da biodiversidade local, devido perda de animais e vegetais, principalmente de espcies endmicas, com a construo da barragem e inundao da rea do reservatrio. - Eutrofizao do reservatrio, devido decomposio da vegetao na rea alagada pela barragem. - Aumento do efeito estufa, pela liberao de gs carbnico e metano para a atmosfera, decorrente da decomposio da vegetao inundada. - Assoreamento do lago, devido diminuio da velocidade do fluxo dos rios que desembocam no reservatrio e prpria barragem, que, como obstculo, provoca a deposio de sedimentos. - Perda da qualidade da gua, devido decomposio de matria orgnica, provocando a acidificao da gua. - Deslocamento da populao residente, devido construo da usina hidreltrica, mudando atividades econmicas, culturais e de lazer. - Perda de terras e solos frteis para a agropecuria, devido ao alagamento das reas que estavam sendo utilizadas para a produo anteriormente construo da barragem. 102. [B] 103. a) Na dcada de 1960, passou a ocorrer uma unificao dos sistemas hidreltricos isolados existentes no Brasil, porque a expanso da produo de energia eltrica passou a ser encarada pelo governo federal como um assunto de interesse

105. [E] 106. [A] 107. [D] 108. [A] 109. [E] 110. [C] 111. [B] 112. [B] 113. [C] 114. [E] 115. a) A quebra do monoplio da Petrobrs, fez com que outras empresas petrolferas entrassem no Brasil e disputassem o mercado interno em atividades como prospeco, refino, transporte, sendo as atividades ligadas ao setor, controladas pela ANP, que um rgo regulador. b) A Petrobrs precisou mudar sua postura internamente, investindo no aumento da produo e externamente consolidando-se tcnica e financeiramente, para fazer frente concorrncia internacional no setor.

52 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

c) Produo: Bacia de Campos, RJ (82% da produo nacional). Refina: So Paulo, nico estado que possui 4 refinarias. 116. a) Fontes renovveis: hidroeltrica, solar, vento, biomassa; fontes no-renovveis: petrleo, carvo, gs natural, nuclear. A energia solar, dos ventos e hidroeltrica so as mais adequadas com pouco impacto ambiental e nenhum efeito estufa. b) As possibilidades de implantao de modelos prprios, menos dependentes de importao de recursos energticos e de tecnologia; maior qualidade ambiental. 117. [D] 118. [D] 119. [A] 120. [D] 121. [A] 122. a) As regies cuja topografia mais acidentada formam lagos artificiais menores e com mais baixo nvel de impactos sobre a fauna e flora e populaes residentes no local. b) Relevo predominante de planaltos e clima tropical com estaes chuvosas bem definidas. 123. Devido presena das maiores jazidas de carvo mineral do pas. 124. [E] 125. a) Possibilidades de ganho de capital a partir da cobrana de 'royalties' pelo uso do recurso, gerao de empregos. b) Crescimento urbano desordenado, poluio. 126. [B] 127. [D]

128. [D] 129. [E] 130. [A] 131. [B] 132. [D] 133. [C] 134. [D] 135. a) Manuteno do petrleo como principal fonte de energia e dependncia do abastecimento externo, principalmente dos pases do Oriente Mdio e da Amrica Latina. Essa dependncia leva o governo americano a realizar polticas de alianas ou presso militar. b) O Brasil diversificou suas fontes de energia e buscou solues domsticas, tais como: investimentos no Prolcool; aumento da produo interna de petrleo e gs natural; incentivos produo de biodiesel; aumento da capacidade geradora das usinas hidreltricas. 136. Poltica adotada nos anos 20 devido ao sucateamento das ferrovias e expandida nos anos 50 devido indstria automobilstica. Cria dependncia de importao de petrleo. 137. [D] 138. [A] 139. a) Menos poludos, pois a cidade era menor. b) No, necessita-se tambm investir muito em obras de infra-estrutura e saneamento bsico. 140. Formao de imensos lagos artificiais com eutrofizao e corroso. 141. [A] 142. [D] 143. [B]

53 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

144. a) Brasil - GO/URSS - Chernobyl b) Brasil - Pelcula de raio X Chernobyl - termeltrica nuclear c) Vazamento de radiao com mortes. 145. [C]

54 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

You might also like