You are on page 1of 7

COLGIO CARDEAL ARCOVERDE

REDE REDE DIOCESANA DE EDUCAO

Pronome
Substituem ou acompanham o substantivo, relacionando-o s trs pessoas do discurso.

a) Pronome substantivo: substitui ou representa o substantivo. Ex: justo que todos sejam pagos para trabalhar. Enquanto voc trabalha, ele viaja pelo mundo. b) Pronome adjetivo: acompanha o substantivo. Ex: Vivi alguns anos naquela regio. O meu ganho maior do que as minhas despesas.

Classificao dos Pronomes:


Pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, Interrogativos e Relativos.

Emprego dos Pronomes Pessoais


1. Pronomes Pessoais retos a) Geralmente exercem a funo sinttica de sujeito: Ex: Eu e Ela somos apenas bons amigos. Onde ns jantaremos naquela cidade? b) Podem funcionar como predicativo do sujeito: Ex: Comprovadamente o culpado ele. Minhas noites de insnia s tu. c) Tu e vs podem figurar como vocativos: Ex: tu, Senhor Jesus, o Misericordioso, De quem o Amor sublime enaltece o Universo... vs, que, no silncio e no recolhimento Do campo, conversais a ss, quando anoitece... d) Os pronomes eu e tu nunca podem ser regidos de preposio. Devemos substitu-los pelos pronomes MIM e TI, respectivamente: Ex: Ele chegou at mim e abraou-me. Bom para mim que os preos baixaram. No h mais nada entre mim e ti. Nunca houve nada entre mim e ela. Sempre confiei em ti. Trouxe a lio para eu fazer com voc?

Em: O professor pediu para eu ler alguns poemas, a preposio para no rege o pronome eu, e sim o verbo ler. Sintaticamente, a frase corresponde a pediu para ler, e no pediu para eu

Professora: Elysngela Neves

Pgina 1

COLGIO CARDEAL ARCOVERDE


REDE REDE DIOCESANA DE EDUCAO
2. Pronomes Pessoais Oblquos Os pronomes oblquos apresentam duas formas: tonos so empregados sem preposio: Me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes Ex: Deram-me uma nova oportunidade. Perguntei-lhe se estava contente com o noivado. Tnicos so obrigatoriamente regidos de preposio: Mim, comigo, ti, contigo, si, consigo, ele, ela, ns, conosco, vs, convosco, eles, elas

a)

Ex: Deram uma nova oportunidade a mim.


b)

Perguntei a ele se estava contente com o noivado. Os pronomes o(s), a(s) exercem a funo de objeto direto, substituindo um complemento verbal no regido de preposio obrigatria: Ex: Comprei este casaco em Londres. Comprei-o em Londres. c) Os pronomes o(s), a(s), assumem as formas lo(s), la(s) aps as formas verbais terminadas em R, S ou Z, ou depois da partcula EIS:

Ex: Devemos analisar esse caso. Devemos analis-lo. Consideramos grave a situao do pas. Consideramo-la grave. Aquela regio produz timas frutas. Aquela regio produ-la. E ei-la, a morte, e ei-lo, o fim! (Olavo Bilac) d) Aps as formas verbais terminadas em som nasal, os pronomes o(s), a(s) assumem as formas no(s), na(s):

Ex: Cassaram o mandato de alguns corruptos. Cassaram-no. Os carneiros do a l. Os carneiros do-na. e) Quando o pronome oblquo se refere mesma pessoa do pronome reto, ele denominado reflexivo: Ex: [Eu] Barbeio-me diariamente. (= a mim mesmo) [Ele] Narciso admirava-se no espelho das guas. (= a si mesmo) f) Os pronomes nos, vos, e se, quando indicam ao mtua, denominam-se recprocos: Ex: Demo-nos as mos, em sinal de paz. (= um ao outro) g) Os pronomes si e consigo s podem ser empregados como reflexivos: Ex: O avarento s pensa em si mesmo. A garota levava consigo uma boneca e um co. h) Os pronomes me, te, lhe, nos, e vos podem apresentar valor possessivo: Ex: Pisaram-me os ps. (= meus)

Professora: Elysngela Neves

Pgina 2

COLGIO CARDEAL ARCOVERDE


REDE REDE DIOCESANA DE EDUCAO

O sol de vero queimou-nos fortemente a pele. (=nossa) Tratamento

( Vossa - Falando com / Sua Falando a respeito de ) Ex: Senhor Governador, Vossa Excelncia pode receber-me agora? Voc sabe se Sua Excelncia, o governador, j voltou de viagem?

Pronomes Possessivos
Referem-se s pessoas do discurso, acrescentando-lhes ideia de posse. Concordam em pessoa com o possuidor e em nmero e gnero com o ser possudo. Ex: Tu viajars com tuas primas, e eu com meus irmos. Emprego dos pronomes possessivos a) Nem sempre expressam ideia de posse. Podem indicar afetividade, respeito, clculo aproximado, ao habitual, ofensa ou predileo:

Ex: Meu caro professor, sempre me lembrarei de voc. Pode entrar agora, minha senhora. Naquela poca ela devia ter seus trinta anos. Costumo fazer minhas caminhadas tarde. Por que voc fez isso, seu burro! O Nutico sempre foi o meu time predileto. b) O emprego de seu, sua, seus suas, pode causar duplo sentido em certas frases:

Ex: A me proibiu o filho de sair com seu carro. (carro de qual dos dois?) Para evitar o duplo sentido, usamos a forma dele(s): Ex: A me proibiu o filho de sair com o carro dele. ( ou dela) c) O pronome seu no indica posse quando resulta da alterao do pronome de tratamento senhor:

Ex: Quem construiu esta casa foi o seu Antnio. d) Em referncia a partes do corpo ou faculdades do esprito, no se empregam os possessivos quando dizem respeito ao prprio sujeito da orao:

Ex: Fraturei o brao. ( e no: Fraturei o meu brao) Maria furou as orelhas. (e no: Maria furou as suas orelhas) O jogador perdeu a razo. ( e no: O jogador perdeu a sua razo) e) Para realar o carter possessivo, podemos empregar as palavras prprio(s), prpria(s):

Ex: Gosto de dirigir o meu prprio carro. Ele foi preso em sua prpria casa.

Professora: Elysngela Neves

Pgina 3

COLGIO CARDEAL ARCOVERDE


REDE REDE DIOCESANA DE EDUCAO
Demonstrativos Emprego

Este, esta, estes, estas, isto: 1. No espao: Indicam o que est prximo de quem fala/escreve. Ex: Esta tatuagem que tenho no peito uma homenagem ao Nutico. 2. No contexto: referem-se a algo que ser dito/ escrito. Ex: a grande motivao de sua vida sempre foi esta: ajudar as pessoas. 3. No tempo: Indicam tempo atual, presente (em relao ao momento da fala). Ex: Este momento que estamos vivendo ser inesquecvel. Esse, essa, esses, essas, isso 1. No espao: Indicam o que est prximo de quem ouve/l. Ex: Por favor, eu poderia dar uma olhada nessa revista que est com voc? 2. No Contexto: Referem-se a algo que j foi dito/ escrito. Ex: mentira! Foi s isso que ele disse antes de sair. 3. No tempo: Marcam um tempo anterior prximo ou posterior prximo. Ex: A meteorologia prev que esse fim-de-semana ter tempo bom. A Seleo Brasileira empatou com o Chile nesse sbado, em Santiago. Aquele, aquela , aqueles, aquelas, aquilo 1. No espao: Indicam o que est longe de quem fala/ escreve e de quem ouve/l. Ex: Aqui do avio, aquele rio l embaixo parece uma cicatriz na selva. 2. No contexto: Indicam um elemento referido anteriormente a outro. Ex: Marcos e Carla so irmos. Esta mdica; aquele msico. 3. No tempo: Indicam tempo distante, bem anterior ou posterior ao momento da fala. Ex: Meu av mudou-se para c ainda menino. Naquela poca, aqui s havia fazendas de caf Observao: Os pronomes o(s), a(s), mesmo(s), mesma(s), prprio(s), semelhante(s), tal e tais tambm so considerados demonstrativos: Ex: J no sei mais o que fazer. (= aquilo) Ouvimos o mesmo comentrio ontem. (= esse) No diga mais semelhante asneira. ( = essa) J ouvi tais boatos. ( = esses)

Indefinidos impreciso / vago


1. Emprego dos pronomes indefinidos Algum, alguns, alguma e algumas apresentam sentido negativo quando se posicionam depois do substantivo: Ex: Esta obra tem valor algum. No tenho interesse algum nesse negcio. Os pronomes acima adquirem valor positivo quando figuram antes do substantivo: Ex: sinto que alguma vantagem ele levou nessa transao. Alguma coisa acontece em meu corao. 3. O pronome certo (e flexes) possui valor de indefinido quando se antepe a um substantivo. Pode ou no ser antecedido de artigo indefinido:

2.

Professora: Elysngela Neves

Pgina 4

COLGIO CARDEAL ARCOVERDE


REDE REDE DIOCESANA DE EDUCAO

Ex: Dizem que ali vivia (um) certo agiota desprezvel. Ela sempre ouvia (umas) certas desculpas do marido. 4. Posposto a um substantivo, certo (e flexes) adjetivo: Ex: Vocs chegaram na hora certa. Para muitos, a mudana do tempo resfriado certo. O pronome cada s empregado corretamente como pronome adjetivo, ou seja, sempre antecede um substantivo: Ex: Em cada canteiro havia rosas e cravos. Cada sentido um dom divino. O pronome cada , no antecedendo um substantivo, deve ser seguido de um ou qual: Ex: Cada um puxa a brasa para sua sardinha. Saram o pai e os filhos, cada qual com o seu carro. Os pronomes todo e toda, desacompanhados de artigo, equivalem a qualquer: acompanhados de artigo, significam inteiro: Ex: Todo homem tem direito ao trabalho. (qualquer homem) Ele trabalha durante todo o dia. ( o dia inteiro) O pronome qualquer posicionado depois do substantivo tem valor pejorativo: Ex: ela se casou com um homem qualquer. O pronome outro (e flexes) tem valor de adjetivo quando equivale a diferente: Ex: No sabia que assim to outra voltarias: Eras de negro olhar, de olhar azul tu voltas. O pronome nada corresponde a alguma coisa quando empregado em certas frases interrogativas: Ex: O senhor no quer comprar nada hoje?

5.

6.

7.

8. 9.

10.

Modificando adjetivos, a palavra nada tem valor de advrbio: Ex: A torcida no est nada satisfeita com o rbitro. Interrogativos so empregados para formular uma pergunta direta ou indireta. Da mesma maneira que ocorre com os indefinidos, os interrogativos tambm se referem , de modo vago, 3. Pessoa gramatical. Variveis: qual, quais, quanto, quanta, quantos,quantas. Invariveis: Que , quem Ex: Quantos candidatos foram aprovados? (inter. Direta) Ignora-se quantos candidatos foram aprovados. (indireta) Emprego dos pronomes interrogativos a) O pronome interrogativo QUE pode ser empregado como pronome substantivo ou adjetivo. Basta significar que coisa; ou que espcie de: Ex: Em que cismas, poeta? Que opinio tenho sobre as causas e os efeitos? b) Para enfatizar a interrogao, principalmente na linguagem coloquial, bastante comum a repetio da palavra QUE:

Professora: Elysngela Neves

Pgina 5

COLGIO CARDEAL ARCOVERDE


REDE REDE DIOCESANA DE EDUCAO
Ex: Que que eu tenho a ver com isso? Que que eu fiz? Que que eu podia fazer? c) O pronome interrogativo QUEM sempre se emprega em funo substantiva: Ex: Quem poluiu, quem rasgou os meus lenis de linho...? Por quem ser feita a acusao? d) O interrogativo QUANTO pode ser empregado como pronome substantivo ou pronome adjetivo: Ex: Quanto o senhor quer pelo apartamento? Quantos quilos a senhora j perdeu? Relativos so os que retomam, na orao seguinte, um termo j expresso na orao anterior ( termo antecedente), evitando, a sua repetio. Ex: Recebam bem os atletas. Os atletas representaram nossa cidade. [Recebam bem os atletas] [que representaram nossa cidade.] Variveis: o qual, a qual, os quais, as quais,cujo, cuja, cujos, cujas,quanto, quanta, quantos, quantas. Invariveis: que, quem, onde, como, quando.

Emprego dos Pronomes Relativos


1. O pronome QUE pode ser empregado em relao a coisas ou pessoas: Ex: Este o livro que voc me emprestou. As pessoas que lhe apresentei so honestssimas. O pronome QUEM refere-se exclusivamente a pessoas e sempre aparece preposicionado: Ex: O rapaz com quem viajei pretende ser mdico Voc a pessoa em quem sempre confiei O pronome relativo QUEM pode ser empregado sem antecedente. Neste caso denominado relativo indefinido. Ex: Quem tudo quer tudo perde. Quem casa quer casa.

2.

3. O pronome relativo QUE pode ter como antecedentes os demonstrativos o(s), a(s): Ex: Dentre as propostas, escolhi as que mais interessavam escola. (as = aquelas) Quando est nervoso, ningum entende o que ele fala.(o = aquilo) 4. Para evitar ambiguidade, emprega-se o relativo O QUAL ( e flexes): Ex: Conheci o namorado da minha vizinha, o qual ( ou a qual) sofreu um grave acidente. 5. O relativo O QUAL ( e variaes) deve ser empregado, de preferncia, aps preposies de mais de duas slabas ou locues prepositivas: Ex: Tinha havido alguns minutos de silncio, durante os quais refleti muito... Destruram a fonte luminosa ao redor da qual passevamos na juventude. 6. Relativo CUJO ( e flexes) equivale a um pronome possessivo e sempre se posiciona entre dois substantivos. Concorda em gnero e nmero com o substantivo a que se refere, no admitindo a posposio de um determinante: Ex: Esse um escritor com cuja obra sempre me encantei. O bairro por cujas ruas caminho noite pouco policiado. 7. O relativo QUANTO ( e variaes) tem como antecedentes os pronomes indefinidos tudo, todo(s), tanto(s), tanta(s): Ex: Compre frutas tantas quantas forem necessrias.

Professora: Elysngela Neves

Pgina 6

COLGIO CARDEAL ARCOVERDE


REDE REDE DIOCESANA DE EDUCAO
Repeti na presena dele tudo quanto j havia dito. 8. O pronome ONDE equivale a em que e no(a) qual, sendo empregado para indicar lugar: Ex: Visitarei a casa onde nasci. A casa onde nos hospedaremos fica no alto da colina. 9. COMO pronome relativo apenas quando equivale a conforme, o qual, pelo qual, sendo empregado para indicar modo: Ex: Observem o jeito como ela se veste. Muitos desconhecem o processo como o som se propaga. 10.QUANDO o pronome relativo se equivale a em que, no qual, sendo empregado para indicar tempo: Ex: Haver um tempo quando no haver mais misria. Chegar o dia quando voc abandonar esses hbitos.

Professora: Elysngela Neves

Pgina 7

You might also like