You are on page 1of 10

______ _ ARTIGO OS PARADIGMAS E PRINCPIOS CIENTFICOS DA CINCIA DA INFORMAO PROPOSTOS POR LE-COADIC: APLICAO NO USO DA INFORMAO

Giovana Deliberali Maimone Naira Christofoletti Silveira Resumo: Apresenta os paradigmas e princpios cientficos da Cincia da Informao relatados pelos estudos de Le Coadic, enfocando as relaes desses com o uso da informao. Destaca-se ainda as linguagens documentrias como um importante recurso para a recuperao e uso da informao. Palavras-chave: Cincia da informao; Paradigmas; Princpios cientficos; Linguagens documentrias; Uso da informao

THE PARADIGMS AND SCIENTIFIC PRINCIPLES OF INFORMATION SCIENCE PROPOSED BY LE-COADIC: APPLICATION IN THE USE OF INFORMATION
Abstract: It presents the paradigms and scientific principles of Information Science reported by Le Coadic studies, focusing on its relations with the informations use. It also stress the documentary languages as an important resource for information retrieval and use. Keywords: Information science; Paradigms; Scientific principles; Documentary languages; Information use

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.6, n. 1, p. 38-47, jul/dez. 2008 ISSN: 1678-765X.

38

______
Introduo

ARTIGO

Os paradigmas da Cincia da Informao, aqui apresentados, esto relacionados diretamente s etapas que constituem o ciclo da informao, ou seja, a construo, a comunicao e o uso da Informao. Le Coadic (2004a, p. 107) aponta quatro paradigmas da Cincia da Informao: o do trabalho coletivo, o do fluxo, o do usurio e o do eltron. Em outro trabalho, Le Coadic (2004b) aponta cinco princpios cientficos que direcionam a cincia e a tecnologia da informao digital, so eles: o princpio produtivista, o princpio interacionalista, o princpio do consumo, o princpio mtrico e o princpio eletrodigital. Esses princpios podem ser vistos como uma expanso dos quatro paradigmas, acima citados.

Com as alteraes paradigmticas de uma cincia surgem novos produtos que os corroboram. Neste sentido, no momento em que o paradigma voltou-se ao usurio, novos instrumentos foram desenvolvidos para melhorar a busca e recuperao da informao, refletindo diretamente no uso informacional. Um exemplo disso o surgimento de novos tipos de linguagens documentrias como os tesauros, para melhor tornar a informao acessvel. As classificaes tradicionais (CDD e CDU) no conseguiam mais suprir as necessidades dos usurios, pois se apresentam como classificaes genricas portadoras de pouco aprofundamento temtico; assim, novos produtos e servios foram desenvolvidos - os tesauros e as ontologias - para suprir as novas necessidades dos usurios.

Um paradigma pode ser entendido como um modelo, um mtodo ou um padro plenamente aceito pela comunidade cientfica, que pode servir de base para as geraes posteriores praticantes de uma determinada cincia (KUHN, 2001). Como toda cincia progride conforme seus paradigmas necessrio conhecer os paradigmas da Cincia da Informao para que se possa estabelecer suas relaes com o uso da informao, temtica tratada neste trabalho. As linguagens documentrias podem ser consideradas como um mecanismo de representao da informao que beneficia a recuperao e o uso da informao, relacionando-se ao paradigma do usurio e ao princpio do consumo.

Neste sentido, tem-se como objetivo geral discorrer sobre os paradigmas da Cincia da Informao (CI), enfocando os paradigmas que afetam o uso da informao e mecanismos que os auxiliam - como as LDs por exemplo.
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.6, n. 1, p. 38-47, jul/dez. 2008 ISSN: 1678-765X.

39

______

ARTIGO

Entre os objetivos especficos intenta-se: identificar o paradigma e o princpio cientfico da CI propostos por Le Coadic que se relacionam ao uso da informao e, descrever como as linguagens documentrias propiciam uma melhor recuperao e uso da informao.

Caracterizada como uma pesquisa terica, recorre-se abordagem dedutiva para constatar a interferncia direta dos paradigmas da CI no uso da informao. O tipo de pesquisa documental (ou bibliogrfica), devido anlise e interpretao dos documentos relacionados ao tema tratado.

Os paradigmas da Cincia da Informao

Para Kuhn (2001, p. 32, 39) um paradigma um modelo ou padro aceito norteador de um determinado campo. A transio sucessiva de um paradigma a outro o padro usual de desenvolvimento de uma cincia amadurecida, o surgimento de um novo paradigma est vinculado s revolues cientficas ou tecnolgicas.

Le Coadic (2004a, p. 107) detecta trs revolues cientficas que afetaram cada uma das etapas do ciclo da informao: o tempo da produo da informao, o da comunicao e o do uso da informao [...] dando origem a trs novos paradigmas cientficos: o do trabalho coletivo, o do fluxo e o do usurio. H ainda uma quarta revoluo, tecnolgica e no cientfica como o so as trs primeiras, qual seja, a substituio do papel pelo suporte eletrnico, originando o paradigma tecnolgico, o eltron.

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.6, n. 1, p. 38-47, jul/dez. 2008 ISSN: 1678-765X.

40

______
O ANTIGO O

ARTIGO
NOVO

PARADIGMA trabalho individual

PARADIGMA trabalho coletivo

CIN CIA

acervo

fluxo

orientado para o bibliotecrio

orientado para o usurio

TECN OLO GIA

papel

eltron

Figura 1: Os paradigmas da CI. Fonte: Le Coadic (2004a., p. 108).

Em outro trabalho, Le Coadic (2004b) aponta cinco princpios cientficos que direcionam a cincia e a tecnologia da informao digital, expandindo para cinco os paradigmas, so eles: o princpio produtivista, o princpio interacionalista, o princpio do consumo, o princpio mtrico e o princpio eletrodigital.

O paradigma voltado ao usurio e o princpio do consumo, apontados por Le Coadic, chamam mais ateno por se relacionarem diretamente com a pesquisa aqui proposta.

Quando os paradigmas e os princpios se voltaram para o usurio, novos instrumentos, produtos e servios foram desenvolvidos para consolidar suas propostas.

No caso do paradigma do uso, o foco est no usurio e no seu uso de informao, conseqentemente novos mecanismos foram criados. Dentre os diversos mecanismos criados para melhorar o uso, ou seja, garantir o acesso informao, destacamos as linguagens documentrias, um dos instrumentos utilizados na cadeia documental (figura 2, a seguir).

O uso da Informao
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.6, n. 1, p. 38-47, jul/dez. 2008 ISSN: 1678-765X.

41

______

ARTIGO

A cincia alimenta-se da cincia e este um fato fundamental. As descobertas cientficas e as inovaes tcnicas retrocederiam, e provavelmente desapareceriam, se a comunidade cientfica no pudesse dispor das informaes acumuladas ao longo dos anos. Esta uma das razes da fraca produtividade cientfica dos pases com poucos recursos documentais (GUINCHAT; MENOU, 1994, p. 22).

Porm, o simples fato de uma informao existir no implica em sua utilizao, ela deve ser processada e armazenada em estoques ou acervos que permitam sua recuperao, para uso imediato ou futuro. Quando os suportes da informao, ou seja, os documentos (contedo informacional), no so submetidos a um tratamento adequado eles se perdem. Para a construo do conhecimento necessrio criar memrias coletivas, estoques de informaes, permitindo ao usurio (sujeito cognoscente) resgatar informaes relevantes para a construo individual do conhecimento. Deve-se estabelecer ento fluxos de informao que possibilitem sua circulao e uso.

O fluxo da informao permeado por dois critrios: o critrio da tecnologia da informao, que almeja possibilitar melhor acesso informao disponvel, e o critrio da Cincia da Informao, que intervm para qualificar este acesso em termos de organizao e representao da informao, possibilitando seu uso e assimilao. Os fluxos de informao se movem em dois nveis: os fluxos internos e os fluxos extremos (SMIT; BARRETO, 2002, p. 15-16).

Os fluxos internos de informao, primeiro nvel, se movimentam entre os elementos de um sistema que se orienta para sua organizao e controle. Os fluxos extremos, segundo nvel, so aqueles localizados nos extremos do fluxo interno, neste nvel ocorre a transformao da informao em conhecimento.

no fluxo interno que se estabelece uma ponte entre a informao gerada pelo autor e o usurio, sem ele os documentos no seriam organizados nem tratados e a informao se perderia. A preservao da memria ocorre no momento da construo dos estoques informacionais, que por sua vez necessitam de uma srie de operaes apresentadas na cadeia de operaes documentais (Figura 2), tambm conhecida como ciclo documental. No ciclo documental uma operao depende da sua operao antecessora, de acordo com
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.6, n. 1, p. 38-47, jul/dez. 2008 ISSN: 1678-765X.

42

______

ARTIGO

a lgica dos processos, porm elas podem no ocorrer, necessariamente, no mesmo local nem serem realizadas pelo mesmo profissional. Cada vez mais as operaes ocorrem de forma descentralizada, buscando melhores resultados no processamento da informao, atravs da cooperao de dados bibliogrficos. Em uma das extremidades da cadeia entram os documentos a serem processados, na outra aparecem os resultados desse processamento. A cadeia pode ser divida em trs elos (GUINCHAT; MENOU, 1994, p. 30).

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.6, n. 1, p. 38-47, jul/dez. 2008 ISSN: 1678-765X.

43

______

ARTIGO

Figura 2: Cadeia das operaes documentais. Fonte: GUINCHAT, C.; MENOU, M. J. Introduo geral s cincias e tcnicas da informao e documentao. Braslia: IBICT, 1994. p. 29.

Devido a sua importncia para o presente artigo, destacaremos apenas o segundo elo que envolve as operaes de organizao e tratamento da informao; nele ocorre a descrio bibliogrfica e a de contedo, armazenamento, pesquisa e difuso. A descrio de contedo, ou anlise documental, determina o assunto do documento, podendo ser mais ou menos aprofundada conforme as necessidades da unidade informacional. Nesta etapa ocorre a traduo da linguagem natural para a linguagem controlada (ditas linguagens documentrias), esse processo permite a recuperao da informao por parte dos usurios.

O resultado das operaes do segundo elo a representao do documento, tanto descritiva (aspectos formais) quanto temtica (assunto). O documento que contm a informao armazenado em um local fsico e as atividades de busca e recuperao da informao sero realizadas mediante essas representaes que permitem conhecer o documento sem ter acesso direto a ele.

Linguagens Documentrias

A organizao e representao da informao tm nas linguagens documentrias seus representantes mais fiis. As linguagens controladas, tambm ditas documentrias, constituem-se basicamente da estruturao de esquemas lingsticos elaborados para efetivar o relacionamento entre diferentes modos de expresso da lngua sugerindo variadas terminologias. Segundo Cintra (2002, p. 33) essas linguagens so, pois, construdas para a indexao, armazenamento e recuperao da informao e correspondem a sistemas de smbolos destinados a traduzir os contedos dos documentos.

Assim, os conceitos dos documentos so extrados de acordo com o contexto neles identificados e atravs do conhecimento dos variados tipos de linguagem que se torna possvel identificar, selecionar e traduzir palavras em termos documentrios.

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.6, n. 1, p. 38-47, jul/dez. 2008 ISSN: 1678-765X.

44

______

ARTIGO

Um documento pode revelar-se bastante pertinente de acordo com as informaes contidas em seu interior, contudo, imprescindvel que essas informaes estejam organizadas e representadas fidedignamente ao seu contedo para que possam ser recuperadas precisamente, otimizando desta forma os servios informacionais com o intuito de satisfazer as necessidades dos usurios. Torna-se ntida ento, a importncia do tratamento de informaes por meio de mtodos como Anlise / Organizao / Representao / Descrio do universo documental, pois atravs da correta execuo dessas aes que haver possibilidade de se atingir patamares elevados na disponibilizao de informaes relevantes, contribuindo para sua recuperao.

Conforme j colocado acima, as linguagens documentrias beneficiam a recuperao e o uso da informao, relacionando-se diretamente ao paradigma do usurio e ao princpio de consumo. Isto porque o primeiro promove a elaborao de produtos documentrios com vistas de melhorar o acesso e uso da informao por parte dos usurios e o segundo (princpio do consumo) foca a utilizao de um servio de informao, que deve ser pensado no uso da informao e no efeito desse uso pelo seu utilizador.

Os Tesauros propiciam acesso informao eliminando ambigidades, estabelecendo redes hierrquicas e associativas entre os termos. Independente do termo de busca utilizado pelo usurio, a informao poder ser encontrada. Tanto no momento de indexar um documento quanto no momento de sua busca a linguagem natural intercambiada pela linguagem documentria.

Interfaciando diferentes linguagens, as linguagens documentrias propiciam uma melhor recuperao e uso da informao, medida que ligam diferentes linguagens e diversos pblicos.

Consideraes finais

A partir das reflexes acima expostas possvel perceber que os paradigmas da Cincia da Informao, o uso informacional e as linguagens documentrias estabelecem vnculos peculiares j que constituem aspectos inter-relacionados em seus fazeres especficos.

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.6, n. 1, p. 38-47, jul/dez. 2008 ISSN: 1678-765X.

45

______

ARTIGO

Torna-se prioritrio enfatizar os paradigmas como sinalizadores de desenvolvimento futuros da rea, pois assim como o paradigma voltado ao usurio possibilitou o desenvolvimento de reas mais especficas como as linguagens documentrias; outros paradigmas tambm podem surgir, de acordo com os novos tempos, indicando futuras mudanas para a Cincia da Informao.

Referncias

CINTRA, A. M. M. et al. Para entender as linguagens documentrias. 2 ed. So Paulo: Polis, 2002.

GUINCHAT, C.; MENOU, M. J. Introduo geral s cincias e tcnicas da informao e documentao. Braslia: IBICT, 1994.

KUHN, T. S. A estrutura das revolues cientficas. So Paulo: Perspectiva, 2001.

LE COADIC, Yves-Franois. A cincia da informao. 2. ed. Braslia: Briquet de Lemos/Livros, 2004a.

LE COADIC, Yves-Franois. Princpios cientficos que direcionam a cincia e a tecnologia da informao digital. Transinformao, Campinas, v. 16, n.3, p. 205-213, 2004b.

SMIT, J. W.; BARRETO, A. de A. Cincia da informao: base conceitual para a formao do profissional. In: VALENTIN, M. L. (Org.). Formao do profissional da informao. So Paulo: Polis, 2002.

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.6, n. 1, p. 38-47, jul/dez. 2008 ISSN: 1678-765X.

46

______

ARTIGO

Giovana Deliberali Maimone Mestranda em Cincia da Informao, Pontifcia Universidade Catlica de Campinas. Campinas, SP, Brasil. Bolsista CNPq. bci.gdm@gmail.com Naira Christofoletti Silveira Mestranda em Cincia da Informao, Pontifcia Universidade Catlica de Campinas. Campinas, SP, Brasil. Bolsista CNPq. naira_csilveira@yahoo.com.br

Recebido em: 30/07/2007 Aceito para publicao em: jan/2008

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.6, n. 1, p. 38-47, jul/dez. 2008 ISSN: 1678-765X.

47

You might also like