You are on page 1of 16

http://sites.uol.com.

br/helderjf

Fsica I

Unidade V: Princpios da Dinmica

pg. 55

UNIDADE V: Princpios da Dinmica


5.1- Dinmica: a parte da Mecnica que analisa os movimentos, fazendo as relaes entre causas e
efeitos. O estudo dos movimentos que relacionam as causas e os efeitos a essncia da Dinmica. Conceitos primitivos como os de fora e de energia sero associados aos movimentos, alm dos conceitos j estudados na Cinemtica. Portanto, daqui em diante, as razes pelas quais os mveis adquirem ou modificam suas velocidades passaro a ser estudadas e relacionadas com as respectivas consequncias.

5.2- Fora: Para se compreender o conceito de fora, que algo intuitivo, pode-se basear em dois tipos
de efeitos, dos quais ela causa: Deformao: efeito esttico da fora; o corpo sofre uma modificao em seu formato, sob a ao da fora. Acelerao: efeito dinmico da fora, em que o corpo altera a sua velocidade vetorial, isto , varia pelo menos umas das seguintes caractersticas da velocidade: direo, sentido e mdulo, quando sujeito ao da fora. Nesta parte da mecnica que passaremos a estudar propomo-nos a responder a uma pergunta, talvez das mais antigas feitas pelo homem: como se relacionam foras e movimento? Uma das respostas, dada por Aristteles (sculo IV a.C.), pode ser sintetizada como se segue: impossvel a um corpo se deslocar na ausncia de foras. primeira vista, essa parece resumir de forma simples um fato bem conhecido. Esse fato pode ser, por exemplo, puxar uma cadeira: enquanto voc a puxa, ela anda; ao voc parar de puxar, ela pra. Entretanto, se nos prendermos a anlises desse tipo, imediatistas e simplrias, seremos levados a acreditar que a concluso de Aristteles estava certa. E essa concluso perdurou por aproximadamente 2 000 anos, pois apenas no fim do sculo XVI, com Galileu, e no sculo XVII, com Newton, que caram por terra os postulados aristotlicos do movimento.

LEIS DO MOVIMENTO DE NEWTON:


Ento, como se relacionam fora e movimento? A resposta s poder ser dada, na sua forma mais clara, aps a apresentao das leis do movimento de Newton, que passaremos a analisar a seguir. Quando 1 Lei de Newton Quandoaaresultante resultantedas dasforas forasque queatuam atuamsobre sobreum umcorpo corpofor fornula, nula,esse esse corpo permanecer (princpio da inrcia): corpo permanecer em em repouso repouso ou ou em em movimento movimento retilneo retilneo uniforme uniforme

(MRU). (MRU). Antes de passarmos discusso das idias contidas nesse 1 princpio, vejamos o significado de suas palavras. A expresso resultante das foras que atuam sobre um corpo for nula , para ns, sinnimo de equilbrio. Esse equilbrio pode manifestar-se de duas formas:

R=0

estatico: repouso dinamico: MRU equilbrio

Mas perceba que, no enunciado da lei, Newton apresenta, em primeira anlise, dois fatos decorrentes da situao resultante das foras nula (R = 0): a) O corpo permanece em repouso. No discutiremos essa idia, por se tratar do resultado mais simples e intuitivo contido na 1 lei. b) O corpo permanece em movimento retilneo uniforme. Nessa segunda parte do enunciado, Newton contradiz Aristteles na medida em que passa a admitir a possibilidade de movimento na ausncia de

Prof. Hlder M. Medeiros

http://sites.uol.com.br/helderjf

Fsica I

Unidade V: Princpios da Dinmica

pg. 56

foras(R = 0): Isso, como vimos, era categoricamente negado por Aristteles. Vejamos como podemos chegar a essa mesma concluso, atravs da experincia a seguir: Se um ponto material estiver livre da ao de foras, sua velocidade vetorial permanece constante. Galileu, estudando uma esfera em repouso sobre um plano horizontal, observou que, empurrando-a com determinada fora, ela se movimentava. Cessando o empurro (fora), a esfera continuava a se mover at percorrer determinada distncia. Verificou, portanto, que a esfera continuava em movimento sem a ao de uma fora e que a esfera parava em virtude do atrito entre a esfera e o plano horizontal. Polindo o plano horizontal, observou que o corpo se movimentava durante um percurso maior aps cessar o empurro. Se pudesse eliminar completamente o atrito, a esfera continuaria a se movimentar, por inrcia, indefinidamente, sem retardamento, isto , em movimento retilneo e uniforme.

A figura logo acima representa uma nave espacial livre de aes gravitacionais significativas do resto do universo. Com seus motores desligados, a fora propulsora da nave nula, porm ela mantm o seu movimento com velocidade constante, segundo o princpio da inrcia. Analisemos agora o caso de um bloco preso a um fio, que est atado a um pino fixo em uma mesa horizontal e perfeitamente lisa. Posto em movimento, esse bloco passar a se deslocar em movimento circular uniforme em torno do pino, como vemos na figura.

Embora o valor da velocidade venha a permanecer constante, podemos perceber que a direo de v alterada de ponto para ponto da trajetria, graas ao do fio sobre o corpo, ou seja, o fio responsvel pela presena de uma fora F, perpendicular direo de v, incapaz de alterar o valor da velocidade, mas altera a direo da velocidade v. A partir dos exemplos do bloco, podemos perceber que, sempre que alterarmos o estado de movimento de um corpo, ou, em outras palavras, sempre que alterarmos a velocidade vetorial v de um corpo, necessrio que sobre o mesmo atue uma fora F. Generalizando temos:
Fora ForaF Fser sertoda todaao aocapaz capazde dealterar alteraraavelocidade velocidadevetorial vetorialvvde deum umcorpo. corpo.

2 Lei de Newton: Princpio Fundamental da Dinmica


Newton conseguiu estabelecer, com sua 1 lei, a relao entre fora e movimento. Entretanto, ele mesmo percebeu que apenas essa lei no era suficiente, pois exprimia somente uma relao qualitativa entre fora e movimento: a fora altera o estado de movimento de um corpo. Mas, com que intensidade? Como podemos relacionar matematicamente as grandezas envolvidas? Nessa 2 lei, o princpio fundamental da dinmica, ou 2 princpio, as idias centrais so as mesmas do 1 princpio, s que formalizadas agora com o auxlio de uma expresso matemtica, como segue: F = m. a A resultante das foras F que atuam sobre umcorpo de massa m comunica ao mesmo uma

acelerao resultante a , na mesma direo e sentido de F . Esse resultado era de se esperar, j que, como
Prof. Hlder M. Medeiros

foi visto, uma fora F , ao atuar sobre um corpo, alterava sua velocidade v . Se modifica sua velocidade, est transmitindo ao corpo uma determinada acelerao a . Da segunda lei podemos relacionar a fora resultante F e a acelerao adquirida pelo corpo a ,
mdulo:

http://sites.uol.com.br/helderjf

Fsica I

Unidade V: Princpios da Dinmica

pg. 57

F = m. a

como mostrado na figura.

Peso de um corpo:

direo: F e a , tm a mesma direo. sentido: F e a , tm o mesmo sentido.

Como j foi visto em cinemtica, qualquer corpo prximo superfcie da Terra atrado por ela e adquire uma acelerao cujo valor independe da massa do corpo em questo, denominada acelerao da gravidade g. Se o corpo adquire uma certa acelerao, isso significa que sobre o mesmo atuou uma fora. No

caso, diremos que a Terra atrai o corpo e chamaremos de peso P do corpo fora com que ele atrado pela Terra. De acordo com o 2 princpio, podemos escrever:

F = m. a

P = m. g

ATENO: O peso P de um corpo varia de local para local, porque o valor da acelerao da gravidade g se altera de local para local, mas sua massa m a mesma em todos os lugares, pois depende apenas do corpo em estudo.

UNIDADES DE FORA:
Sero apresentadas aqui trs unidades utilizadas para se exprimir o valor de uma fora em trs diferentes sistemas de unidades: o CGS, o MKS (Sistema Internacional de Unidades) e o MK*S (MKS tcnico). A tendncia atual da cincia se concentra na utilizao do sistema internacional. Essa tambm a tendncia que se revela nos grandes vestibulares realizados no pas. No quadro a seguir, apresentamos as unidades fundamentais de cada sistema, bem como as unidades de fora de cada um deles. SISTEMA COMPRIMENTO MASSA TEMPO SI (MKS) m kg s C GS cm g s MK* S m utm s FORA kg . m/s = (N) (newton) g . cm/s2 (dina) (dyn) utm . m/s2 (quilogramafora) (kgf)

As definies de dina (d) newton (N) e quilograma-fora (kgf) derivam da 2 lei de Newton, como veremos: Um dina corresponde intensidade da fora que, aplicada a um corpo de massa 1 g, comunica ao mesmo uma acelerao de 1 cm/s2. F = m.a F = 1g . 1cm/s2 F = 1 d Um newton a intensidade da fora que, aplicada a um corpo de massa 1 kg, transmite ao mesmo uma acelerao de 1 m/s2 . F = m . a F = 1 kg . 1 m/s2 F = 1 N Um quilograma-fora corresponde ao peso de um corpo de massa 1 kg num local onde g = 9,8 m/s 2. F = m.a F = 1kg . 9,8m/s2 F = 9,8 N F = 1 kgf obs. 1N = 105 d e 1kgf = 9,8 N DINAMMETRO: Chama-se dinammetro todo aparelho graduado de forma a indicar a intensidade da fora aplicada em um dos seus extremos. Internamente, o dinammetro dotado de uma mola que se distende medida que se aplica a ele uma fora. No caso da figura abaixo, est sendo aplicada ao dinammetro uma fora de intensidade 3 N. O dinammetro ser ideal se tiver massa desprezvel.

Prof. Hlder M. Medeiros

http://sites.uol.com.br/helderjf

Fsica I

Unidade V: Princpios da Dinmica

pg. 58

3 Lei de Newton: Princpio da ao e reao


Quando Quandodois doiscorpos corposA AeeB Binteragem, interagem,se seA Aaplica aplicasobre sobreB Buma uma fora, esse ltimo corpo aplicar sobre A uma outra fora fora, esse ltimo corpo aplicar sobre A uma outra fora de de mesma mesmaintensidade, intensidade,mesma mesmadireo direoeesentido sentidocontrrio. contrrio.
FAB = - FBA

Ateno: importante ressaltar que ao e reao nunca se anulam, pois atuam sempre em corpos diferentes. A seguir, algumas situaes analisadas a partir dessa 3 lei de Newton. Exemplo 1: Um indivduo d um soco numa parede. Exemplo 2: Um nadador impele a gua para trs com auxlio das mos e dos ps.

A reao da parede sobre sua mo F

ALGUMAS FORAS PARTICULARES: Apresentarei a seguir algumas das foras que aparecero com maior frequncia nos exerccios de dinmica. Fora de reao normal N : a fora de contato entre um corpo e a superfcie na qual ele se apoia, que se caracteriza por ter direo sempre perpendicular ao plano de apoio. A figura abaixo apresenta um bloco que est apoiado sobre uma mesa.
Nbloco Nmesa: Fora aplicada sobre a mesa pelo bloco. Nbloco: Reao da mesa sobre o bloco. Nbloco = - Nmesa Nmesa

Fnadador = Fagua

Fora de trao ou tenso T : a fora de contato que aparecer sempre que um corpo estiver preso a um fio (corda, cabo). Caracteriza-se por ter sempre a mesma direo do fio e atuar no sentido em que se tracione o fio. Na sequncia de figuras abaixo, representamos a fora de trao T que atua num fio que mantm um corpo preso ao teto de uma sala. Para melhor visualizarmos as foras nos extremos do fio, isolamos o teto do fio e esse do corpo suspenso (figura B). Nas figuras A, B e C, temos:
fora com que o fio puxao bloco. onde onde fora de trao no extremo do fio. fora com que o fio puxao teto. onde fora de trao no extremo do fio.

Tbloco = T1 fio Tteto = T2 fio

Se o fio for ideal (massa desprezvel e inextensvel), a fora de trao T ter o mesmo valor em todos os pontos. O fio ideal transmite integralmente a fora aplicada em um dos seus extremos. Na figura abaixo vemos um operador aplicando uma fora de intensidade 10 N, ao puxar um bloco. O fio, que ideal, transmite a fora integralmente ao bloco.

Prof. Hlder M. Medeiros

http://sites.uol.com.br/helderjf

Fsica I

Unidade V: Princpios da Dinmica

pg. 59

Fora de atrito:

Seja A um bloco inicialmente em repouso sobre um plano e apliquemos a esse corpo a fora F, como se v na figura. Verificamos que mesmo tendo sido aplicada ao corpo uma fora, esse corpo no se mover.
Se isso ocorre, conclumos que sobre o mesmo estar agindo outra fora, de mesmo mdulo e em sentido oposto a F (figura ao lado). A essa fora denominaremos fora de atrito Fat. F Podemos, a seguir, aumentar gradativamente o valor da fora F, a intensidade da fora de atrito tambm aumentou, de tal forma que a resultante das foras atuantes no bloco continuasse nula.

fat.

Mas a prtica nos mostra que, a partir de um determinado momento, o bloco passa a se deslocar no sentido da fora F. A interpretao desse fenmeno a seguinte: Embora a intensidade da fora de atrito possa aumentar medida que aumentamos a intensidade da fora solicitante F, a fora de atrito atinge um determinado valor mximo; a partir desse momento, a tendncia do bloco sair do repouso. O valor mximo atingido pela fora de atrito na fase esttica diretamente proporcional intensidade da reao normal N do bloco. Esse resultado, experimental, pode ser expresso na forma:
FF == .N at.est. ee . N at.est.

Nesta expresso, e o coeficiente de atrito esttico entre o bloco e a superfcie. Uma vez atingido o valor mximo da fora de atrito, se aumentarmos a intensidade da fora F, o corpo entrar em movimento acelerado, no sentido de F. Nessa segunda fase, denominada dinmica, a intensidade da fora de atrito ser menor que o valor mximo da fora de atrito esttico e seu valor poder ser considerado constante para facilitar a resoluo de problemas. Caso o examinador, ao se referir existncia de atrito entre duas superfcies, no faa referncia explcita ao coeficiente de atrito dinmico ou esttico, deveremos considerar e = d .O grfico abaixo nos dar uma idia aproximada de como esta fora age.

obs. A fora de atrito (esttico ou dinmico) no depende da rea de contato entre as superfcies. Assim nas figuras abaixo, onde os dois blocos so idnticos e F tambm, as fora de atrito tanto em 1 como em 2, so iguais, apesar de as superfcies em contato serem diferentes.
I fat F
II fat F

Mquina de Atwood: No esquema da figura, vemos a montagem da chamada mquina de Atwood: dois corpos A e B, de massas mA e mB , ligados entre si por um fio (1) ideal que passa atravs da polia 2 P ideal P (sem atrito e massa desprezvel). O conjunto est preso ao teto por outro fio (2), 1 tambm ideal. evidente que, para que o sistema adquira uma determinada acelerao a, g ser necessrio que mA # mB ; nesse caso, abandonando-se o sistema, este entrar em movimento, de tal forma que o corpo mais pesado descer, puxando o mais levepara A B cima. Sendo inextensvel o fio, ambos os corpos iro deslocar-se com aceleraes de mesmo mdulo, porm em sentidos opostos. A soluo de problemas que envolvam tal tipo de montagem no exigir nada alm de isolar os corpos e analisar as foras que agem em cada um e finalmente equacionar atravs da 2 lei de Newton. Vamos agora resolver diferentes tipos de problemas que envolvam as 3 leis de Newton e darmos uma fixada em tudo o que foi visto acima.

Prof. Hlder M. Medeiros

http://sites.uol.com.br/helderjf

Fsica I

Unidade V: Princpios da Dinmica

pg. 60

EXERCCIOS DE APRENDIZAGEM: 01) Complete as lacunas abaixo: Foras so situaes entre corpos, que produzem variaes no seu estado ____________ (de movimento/fsico) ou provocam ______________ (deformaes/iluminao). Quando a fora no produz variao no movimento, mas apenas deformao, dizemos que o efeito da fora _______________ (esttico/dinmico). Se a fora produzir apenas variaes no movimento, dizemos que o efeito da fora _______________ (esttico/dinmico). A fora da atrao que a Terra exerce em um corpo denominada fora _______________ (normal/peso). Quanto maior a massa de um corpo, _____________ (maior/menor) a fora peso. Denomina-se fora de reao normal a fora de reao da fora _____________ (peso/exercida contra uma superfcie). O mdulo da fora normal _______________ (sempre/s vezes) igual ao mdulo da fora peso. A fora de reao normal _______ ( /no ) a reao da fora peso. O aparelho utilizado para medir a fora denominado ________________ (velocmetro/dinammetro). Um corpo de um quilo de massa tem ___________ (1/10/0,1) kgf de peso. J um corpo de 50 kg de massa tem aproximadamente _____________ (5/50/500) Newton de peso. Se um corpo est em repouso _____________ (/no ) necessrio a ao de uma fora para coloc-lo em movimento. Numa superfcie perfeitamente lisa, onde podemos considerar nula as foras de atrito, se um corpo est em movimento retilneo ___________ (/no ) necessria a ao de uma fora para mant-lo neste movimento. Para alterar a velocidade de um objeto necessria a ao de uma ____________ (massa/acelerao). Se a fora resultante for nula a velocidade do corpo ficar __________ (varivel/constante/aumentando). respostas: de movimento/deformao/esttico/dinmico/peso/maior/exercida contra uma superfcie/s vezes/no /dinammetro/ 1/500//no /fora/constante 02) Um corpo de 10 kg de massa est num local de g = 10 m/s2 . Qual o mdulo de seu peso?

R: 100 N
03) Seja um ponto material de massa m = 1 kg, sob a ao das foras F1 e F2 de intensidade 2N e 4N respectivamente, conforme indica a figura.

F1 30 F2

Determine a acelerao adquirida pelo corpo. Dado

3 = 1,7

R: 5,8 m/s2 04) Dois corpos A e B tm massas de 3 kg e 2 kg respectivamente. No bloco A aplica-se uma fora de 45 N como mostra a figura.. Pede-se: a) a acelerao do sistema; b) a intensidade da fora com que A empurra B; c) a intensidade da fora que B aplica em A. Desprezar o atrito com o cho.

45N A B

Prof. Hlder M. Medeiros

http://sites.uol.com.br/helderjf

Fsica I

Unidade V: Princpios da Dinmica

pg. 61

R: a) a = 9m/s2

b) 18N c) 18N

05) Dois corpos A e B de massas respectivamente iguais a 4 kg e 9 kg, inicialmente em repouso, esto interligados por um fio inextensvel e de massa desprezvel, sobre uma superfcie plana, horizontal e polida. Sobre A aplica-se uma fora F = 260 N, conforme indica a figura. Admitindo g = 10 m/s2 , pede-se:

a) a acelerao do conjunto; b) a trao no fio que une A e B.

R: 20 m/s2 e 180 N 06) Um corpo de massa 8 kg suspenso a um dinammetro preso ao teto de um elevador conforme indica a figura, por meio de um fio ideal. Dado g = 10 m/s2 , determine as indicaes fornecidas pelo dinammetro nos seguintes casos: a) o elevador sobe com acelerao de 4 m/s2. b) o elevador desce com acelerao de 4 m/s2. c) o elevador sobe com movimento uniforme. d) o cabo do elevador arrebenta e ele entra em queda livre.

Prof. Hlder M. Medeiros

http://sites.uol.com.br/helderjf

Fsica I

Unidade V: Princpios da Dinmica

pg. 62

R: 112 N , 48 N , 80 N , 0 07) Nos sistemas abaixo, a massas dos corpos so: mA = 5 kg e mB = 15 kg . Sendo g = 10 m/s2 , determine a acelerao de cada sistema e a trao no cabo que une A a B.

B A
A

II

R: I - 2,5 m/s2 e 37,5 N II - 5 m/s2 e 75 N 08) Um corpo de massa 20 kg encontra-se sobre um plano horizontal onde os coeficientes de atrito esttico e dinmico so, respectivamente, 0,4 e 0,2. Sendo o bloco solicitado por uma fora constante, de intensidade 100 N, pede-se, considerando g = 10 m/s2 : a) Um esquemas das foras que agem sobre o corpo; b) a intensidade da fora peso; c) a intensidade da fora normal; d) a intensidade da fora de atrito de destaque (intensidade mxima da fora de atrito esttico, sem que o corpo saia do repouso); e) a intensidade da acelerao do corpo.

R: b) 200 N c) 200 N d) 80 N 09) Com relao ao exerccio anterior, qual deveria ser a intensidade da fora externa F para: a) o corpo entrar em movimento? b) o corpo se mover em MRU?

e) 3 m/s2

Prof. Hlder M. Medeiros

http://sites.uol.com.br/helderjf

Fsica I

Unidade V: Princpios da Dinmica

pg. 63

10) Um caminho parte do repouso sobre uma estrada reta e horizontal, acelerando at atingir certa velocidade, a partir da qual segue em movimento uniforme. O caminho transporta um caixote. Esquematize as foras que agem sobre o caixote: a) durante a fase de acelerao, supondo que o caixote no deslize sobre a carroceria; b) durante a fase em que o movimento retilneo e uniforme.

5.4 - Plano inclinado: Plano inclinado o nome que se d a uma superfcie plana que forma com a
horizontal um certo ngulo . Considere agora um bloco de massa m sobre um plano inclinado e despreze o atrito.
As foras atuantes no bloco so o seu peso e a reao normal. N Pn = P cos Pt = P sen

Pn

Pt

Este ngulo vale pois seus lados so perpendiculares aos lados do ngulo do plano inclinado. Se decompormos o vetor peso em dois: um vetor tangente superfcie e outro vetor normal superfcie obteremos as componentes Pn e Pt tais que: Logo a componente Pt a fora que vai acelerar o bloco para baixo. PP ==N N==PPcos cos
PP = P sen t t = P sen
nn

EXERCCIOS DE APRENDIZAGEM: 11) Um bloco de massa 10 kg desce um plano inclinado, sem atrito, que faz um ngulo de 30 com a horizontal. Desprezando qualquer possvel atrito com a superfcie, determine a acelerao do bloco. Adote g = 10 m/s 2

R: 5 m/s2 12) Uma caixa de 20 kg sobe um plano inclinado de 60 em MRU sob a ao de uma fora F a favor do movimento. Qual o valor desta fora F? Adote g = 10 m/s2 e despreze o atrito.

Prof. Hlder M. Medeiros

http://sites.uol.com.br/helderjf

Fsica I

Unidade V: Princpios da Dinmica

pg. 64

R: 100 3 N 13) No desenho abaixo o fio ideal, despreza-se o atrito e adota-se g = 10 m/s . Qual a acelerao do sistema e a fora de trao no fio?
2

2m m

30

R: 2,5 m/s2 e 5 m 14) Um corpo de 20 kg de massa, abandonado livremente em um plano inclinado que faz 30 com a horizontal. O coeficiente de atrito entre o corpo e o plano de 0,4. Considere sen 30 = 0,5 e cos 30 = 0,8 e g = 10 m/s 2 , determine: a) a acelerao do corpo; b) a reao normal do apoio.

R: a = 1,8 m/s2

N = 160 N

5.5 - Fora centrpeta e fora tangencial: Considere um corpo de massa m, descrevendo uma
circunferncia de raio R, com movimento no uniforme.
Sabemos que a velocidade do corpo um vetor que, em cada instante, tangente trajetria e que, no movimento circular no uniforme, o corpo est sujeito a duas aceleraes. a t = acelerao tangencial

R
v

a cp =acelerao centrpeta

onde

a = a t + a cp

sen do a =

acelerao total (resultante) Prof. Hlder M. Medeiros

http://sites.uol.com.br/helderjf

Fsica I

Unidade V: Princpios da Dinmica

pg. 65

Pelo princpio fundamental da Dinmica, as aceleraes que atuam no corpo devem ter a mesma direo e o mesmo sentido da fora. Existem, portanto, foras perpendiculares trajetria e foras tangentes trajetria. A fora resultante que tem a mesma direo e o mesmo sentido da acelerao centrpeta, isto , dirigida para o centro da curva, denominada fora centrpeta ( Fcp) , e a que tem a mesma direo e o mesmo sentido da acelerao tangencial, isto , tangente trajetria, denominada fora tangencial ( Ft) .
at Ft acp a Fcp F

A fora centrpeta pode ser expressa da seguinte maneira:


R
22 2 FF ==m.a ou ==m m.a ou FF m. .vv/R /R == m m 2R R cp cp cp cp cp cp

Observao: A fora tangencial tem a funo de variar o mdulo do vetor velocidade, isto , produz acelerao tangencial. A fora centrpeta tem a funo de variar a direo do vetor velocidade, obrigando o corpo a descrever uma trajetria curva. Por exemplo a fora que mantm a Lua em rbita uma fora de origem gravitacional exercida pela Terra. Tal fora centrpeta, isto , dirigida para o centro da Terra.
EXERCCIOS DE APRENDIZAGEM: 15) Uma partcula de massa igual a 2 kg descreve MCU com velocidade de 4 m/s. Sabendo-se que o raio da trajetria 2 m, calcule o valor da Fcp .

R: Fcp = 16 N 16) Se a partcula do exerccio anterior estivesse descrevendo MCUV com acelerao tangencial de 8 m/s 2, qual seria o mdulo da fora resultante que atua na partcula?

R: FR = 16 2 N 17) Considere um corpo de massa 2 kg, preso a um fio inextensvel e de massa desprezvel de 1 metro de comprimento, que efetua um movimento circular segundo a vertical. Quando o corpo passa pelo ponto mais alto da trajetria, a sua velocidade 5 m/s. Determine a trao no fio neste ponto.

T = 30N 18) Considere um motociclista descrevendo voltas no interior de uma esfera de raio R. Determine a menor velocidade que deve ter a moto, para que ele passe pela parte superior da esfera sem cair. Admitir: massa (piloto + moto) = m

Prof. Hlder M. Medeiros

http://sites.uol.com.br/helderjf

Fsica I

Unidade V: Princpios da Dinmica

pg. 66

vmin = Rg 19) Um homem est apoiado contra a parede interior de um cilindro que gira com velocidade angular w. O coeficiente de atrito esttico entre suas costas e a parede vale 0,5. A massa do homem 100 kg e g = 10 m/s 2. Qual deve ser o valor de w para que, ao retirarmos o piso, o homem no escorregue para baixo. Dado o raio do cilindro como R = 5m.

5.6 - Fora elstica - Lei de Hooke: Considere a mola abaixo em sua posio de equilbrio. O que
acontecer se ela sofrer um deslocamento x ?
de fcil aceitao que ela reagir a esse movimento exercendo uma determinada fora F que atua em sentido contrrio ao deslocamento. O cientista Robert Hooke verificou que se deslocarmos a mola em 2x de sua posio original, a fora deixa de ser F e passa a ser 2F. Portanto: A fora exercida por uma mola proporcional ao deslocamento que ela sofre. Em termos matemticos, temos: F=Kx (LEI DE HOOKE) Onde K chamado constante elstica da mola e um nmero que depende da mola usada em nossa experincia. EXERCCIOS DE APRENDIZAGEM: 20) Um trem desloca-se em linha reta com acelerao constante de 2 m/s 2. No interior de um vago encontra-se uma mesa plana, horizontal, sobre a qual apoia-se uma esfera de ao de massa igual a 0,5 kg presa a uma mola cuja outra extremidade est presa ao vago. Desprezando-se os atritos, o observador mede 14 cm para o comprimento da mola, cujo comprimento natural (quando o trem estava em repouso) era 10 cm. Determine a constante elstica da mola, em N/m.

R: K = 25 N/m 21) Uma mola pendurada em um teto e nela pendura-se um corpo de massa 10 kg. Sabendo-se que o corpo deslocou a mola em 20 cm de sua posio de equilbrio, qual a constante elstica da mola?

Prof. Hlder M. Medeiros

http://sites.uol.com.br/helderjf

Fsica I

Unidade V: Princpios da Dinmica

pg. 67

R: K = 500 N/m 22) Uma mola submetida ao de uma fora de trao. O grfico da figura indicada o mdulo da fora tensora F em funo da deformao x. Determine: F(N) a) a constante elstica da mola; 180 b) a deformao quando F = 270 N. 120 60 2 4 6 x (cm)

R: K = 30 N/cm e x = 9cm EXERCCIOS DE FIXAO: 01) Submete-se um corpo de massa 5000 kg ao de uma fora constante que lhe imprime, a partir do repouso, uma velocidade de 72 km/h ao fim de 40s. Determine a intensidade da fora e o espao percorrido pelo corpo. 02) Qual o valor, em newtons, da fora mdia necessria para fazer parar, num percurso de 20m, um automvel de 1,5 . 103 kg, que est a uma velocidade de 72 km/h ? 03) Uma fora horizontal de 10N aplicada ao bloco A, de 6 kg o qual por sua vez est apoiado em um segundo bloco B de 4 kg. Se os blocos deslizam sobre um plano horizontal sem atrito, qual a fora em newtons que um bloco exerce sobre o outro?
F

06) Determine a fora tensora no cabo que sustenta a cabine de um elevador, de 500 kg, quando o elevador: adote g = 10 m/s2. a) sobe com velocidade constante; b) sobe com acelerao de 2 m/s2; c) sobe com movimento uniformemente retardado de acelerao de 2 m/s2; d) desce com movimento uniformemente retardado de acelerao 2 m/s2 . 07) Um homem de 80kg est sobre uma balana, dentro de um elevador em movimento. Se o elevador est descendo em movimento uniformemente acelerado, com a acelerao de 2 m/s2, a balana acusa maior ou menor peso? Qual a indicao da balana se estiver graduada em newtons? (adote g = 10m/s2) 08) Num elevador h uma balana graduada em newtons. Um homem de 60 kg l sobre a mesma 720 newtons quando o elevador sobe com uma certa acelerao e 456 newtons quando o elevador desce com a mesma acelerao. Quais as aceleraes da gravidade e do elevador? Quanto registrar a balana se o elevador subir ou descer com velocidade constante? Que dever ter ocorrido quando a balana registrar zero? 09) Um corpo de peso 300N se encontra parado sobre um plano horizontal onde existe atrito. Sabendo-se que o coeficiente de atrito esttico entre o bloco e o cho 0,5 , calcule a fora mnima que se deve imprimir ao bloco para coloca-lo em movimento. 10) Deslizando por um plano inclinado de 37 , uma moeda (m = 10g) possui acelerao de 4,4 m/s2 (sen 37 = 0,60 , cos 37 = 0,80). Adotar g = 10m/s 2. Determinar a fora de atrito exercida na moeda.

04) Trs blocos A, B e C, de massas mA = 5 kg , mB = 3 kg e mC = 4 kg esto sobre uma superfcie horizontal sem atrito e presos um ao outro por meio de cordas inextensveis e de massas desprezveis, como mostra a figura. No cabo A aplicada uma fora de 60N, horizontal e de mdulo constante. Determine: a) a acelerao do bloco B; F C b) a trao na corda que liga A A B a B; c) a trao na corda que liga B a C. 05) No problema anterior, suponha que as cordas tenham massas iguais a 1,5 kg cada uma. Determine: a) a acelerao do bloco C; b) as foras que as cordas aplicam em cada bloco.

Prof. Hlder M. Medeiros

http://sites.uol.com.br/helderjf

Fsica I

Unidade V: Princpios da Dinmica

pg. 68

11) Para o sistema abaixo o coeficiente de atrito (esttico ou cintico) entre o bloco A e a superfcie horizontal 0,2. Calcule a acelerao do sistema e a trao na corda.
A B
g = 10m/s2 mA = 10kg mB = 5 kg

b) com atrito entre o bloco e o plano com = 0,2 19) Uma mola pendurada em um teto e nela pendurase um corpo de massa 10kg. Sabendo-se que o corpo deslocou a mola em 20cm de sua posio de equilbrio, qual a constante elstica da mola? 20) A figura representa um carro guincho de massa 7 000 kg, que transporta uma carga de 1 000 kg suspensa por um cabo ideal. Durante o movimento uniformemente acelerado, o cabo faz com a vertical um ngulo cuja tangente 0,15. Calcular a fora horizontal que acelera o guincho. Admitir g = 10m/s2 .
m

12) Um automvel em movimento uniforme entra numa curva circular de raio R, contida em um plano horizontal. Sendo g o mdulo da acelerao da gravidade determine a mxima velocidade possvel na curva sem que o carro derrape. O coeficiente de atrito entre os pneus e o cho constante e vale . 13) Um corpo de massa 1 kg descreve sobre uma mesa polida uma trajetria circular de raio igual a 1 metro, quando preso mediante um fio a um ponto fixo na mesa. A velocidade do movimento tem intensidade igual a 2 m/s. Calcule a trao exercida no fio. 14) Um corpo de massa 100g gira num plano horizontal, sem atrito, em torno de um ponto fixo desse plano, preso por um fio de comprimento 1,0 metro e capaz de resistir a uma trao mxima de 10N. Calcule a velocidade mxima que o corpo pode atingir. 15) Um corpo de massa 5kg apoia-se sobre um plano horizontal sem atrito e est ligado por meio de um fio, a outro corpo de massa 50kg que pende verticalmente, por um fio passando por um furo feito no plano . Fazendo-se o corpo de massa m girar em torno do furo verifica-se que o outro fica em repouso quando a parte do fio sobre o plano horizontal mede 25cm. Assumindo g = 10m/s2 determinar a velocidade do corpo que gira.

Respostas: 01) 2 500N 400m 02) - 15 000N 03) 4N 04) a) 5m/s2 b) 35N c) 20N 05) a) 4m/s2 b) 34N e 16N 06) a) 5 000N b) 6 000N c) 4 000N d) 6 000N 07) 640N 08) 9,8m/s2 2,2 m/s2 588N Queda Livre 09) 150N 10) 0,016N 11) 2m/s2 e 40N 12) gR 13) 4N 14) 10m/s 15) 5 m/s 16) 2 gR N/m 18) a) 2,5 m/s2 b) 1,64 m/s2 19) 500

VESTIBULAR: 01) A partir de um dado instante, o sistema de foras que agem sobre uma partcula se torna equivalente a zero (isto F = 0). Nesse instante a velocidade da partcula v no nula. Podemos ento afirmar que: a) a partcula pra instantaneamente; b) a partcula vai sento retardada at parar; c) a partcula passa a se mover em movimento retilneo e uniforme com velocidade v ; d) a velocidade da partcula aumenta; e) n.r.a. 02) Seja um corpo de peso P movendo-se em queda livre. Podemos afirmar que: a) nesse caso, no existe a reao ao peso do corpo; b) nesse caso, impossvel determinar qual a reao ao peso do corpo; c) a reao ao peso do corpo uma fora de mesmo mdulo, mesma direo e sentido contrrio a P, aplicada na Terra; d) a reao ao peso existe, mas no possvel determinar onde est aplicada; e) a reao ao peso s existe quando o corpo est apoiado. 03) Dois corpos A e B esto suspensos por cordas R e S, conforme mostra a figura. As cordas no tm peso. Analise as seguintes afirmaes: I. Sobre A atuam o peso de A e o peso de B. II. Sobre A atuam o peso de A e as aes das cordas R e S. III. Sobre A atuam o peso de A, o peso de B e as aes das cordas R e S. a) somente a primeira correta. Prof. Hlder M. Medeiros

16) Um automvel est percorrendo uma pista circular contida em um plano vertical. Seja R o raio da pista, considerando o automvel como sendo um ponto material. e sendo g a acelerao da gravidade, com que velocidade o carro deve passar no ponto mais baixo da trajetria, para que a fora normal que o cho exera sobre o carro seja igual ao triplo do seu peso?

17) Um bloco est descendo um plano inclinado, com velocidade constante, cujo ngulo de inclinao com a horizontal . Mostre que o coeficiente de atrito entre o bloco e o plano dado por tg . 18) Determine a acelerao do conjunto na situao esquematizada, 2kg nos casos abaixo. Considere o fio ea polia com massas desprezveis e sen 2kg 30 3 = 2 30 = 0,5 cos 30 a) sem atrito; R A S

http://sites.uol.com.br/helderjf b) somente a segunda correta. c) somente a ltima correta. d) so corretas a primeira e a segunda. e) so corretas a primeira e a terceira.

Fsica I

Unidade V: Princpios da Dinmica

pg. 69

de atrito cintico entre o bloco e a superfcie c = 0,1. Analise as afirmativas seguintes e assinale aquela que est errada: a) A reao normal da superfcie sobre o bloco igual a 50 N. b) A fora de atrito cintico que atua no bloco vale 5 N. c) O mdulo da resultante das foras que atuam no bloco 15 N. d) A acelerao que o bloco adquire de 4 m/s2. e) Se o bloco parte do repouso, depois de 3 s sua velocidade ser 9 m/s. 10) (UEL-PR) - O bloco esquematizado na figura ao lado desce o plano inclinado com velocidade escalar constante de 2,0 m/s. O coeficiente de atrito dinmico entre o bloco e o plano inclinado, nessas condies, vale: 1 3 3 3 a) 3 b) 2 c) 3 d) 4 e) 2 11) Sem atrito, um bloco de massa m = 0,5 kg deslocase em uma mesa sob a ao de uma fora horizontal F = 2N. Imagine que esta experincia seja realizada na Lua, com o mesmo bloco puxado pela mesma fora, sobre a mesma mesa. Considere, na Terra, g = 10 m/s 2 e, na Lua, g = 1,6 m/s2 . Entre as afirmativas seguintes assinale a errada: a) Na Terra, o bloco, ao ser puxado sobre a mesa , adquire uma acelerao a = 4 m/s2. a) A massa do bloco, na Lua, igual a 0,5 kg. c) Na Lua, o bloco, ao ser puxado sobre a mesa, adquire uma acelerao a = 4 m/s2. d) O peso do bloco, na Terra, de 5N. e) O peso do bloco, na Lua de 0,8 kg. 12) Apoiado em uma superfcie horizontal, um bloco est submetido ao das foras mostradas na figura. Sabendo-se que F2 > F1 , podemos afirmar que o bloco, certamente: F2 N F1
P

04) Um mvel percorre uma circunferncia em movimento uniforme. A fora a ele aplicada: a) nula porque no h acelerao. b) dirigida para o centro. c) dirigida para fora. d) tanto maior quanto menor a velocidade. e) nenhuma das respostas satisfatria. 05) Um carro com certa velocidade faz uma curva de raio R. A resultante das foras que atuam no carro 30 central e tem intensidade F. No caso de a curva ter um sen 30 = 1 2 ser a metade da raio R/2 e a velocidade do carro anterior: cos 30 = 3 2 a) F seria o dobro da anterior. b) F seria a metade da anterior. c) F seria a mesma. d) No tem dados suficientes para se calcular. e) nenhuma das anteriores.
o o

06) Um pndulo de massa M efetua um movimento circular uniforme em torno do centro C. A fora resultante aplicada em M est dirigida: 0 a) segundo OM. b) segundo MC. c) segundo a vertical por M. R M d) segundo a tangente ao crculo CM. e) segundo a direo entre MC e OM. 07) Um trem movimenta-se sobre trilhos horizontais com acelerao constante. Um passageiro, no seu interior, observa uma massa pendular ligada ao teto atravs de um fio ideal, que se encontra em equilbrio em relao ao trem, na posio indicada no esquema seguinte, onde = 45 . Considerando g = 10m/s2, pode-se concluir que o movimento do Movimento trem : 10 2 a) M.R.U.A. com = m/s2 em mdulo. b) M.R.U.R. com = 10 2 m/s2 em mdulo. c) M.R.U.A. com = mdulo. d) M.R.U.

10

m/s2 em

a)

08) Admitindo um indivduo andando normalmente, assinale a figura abaixo que melhor representa a fora de atrito sobre ele aplicada. b) c) d) c)

a) est se movendo para a esquerda com movimento acelerado. b) est se movendo para a esquerda com movimento uniforme. c) est se movendo para a direita com movimento uniforme. d) pode estar em equilbrio. e) possui uma acelerao dirigida para a esquerda. 13) Nas proximidades da superfcie da Terra, uma pessoa lana uma pedra verticalmente para cima. Considere que a resistncia do ar no desprezvel. Indique a alternativa cujo diagrama representa melhor as foras que atuam na pedra no instante em que ela est passando pelo ponto mdio de sua trajetria, durante a subida. Prof. Hlder M. Medeiros

Fa 09) Tendo massa m = 5 kg, um bloco desloca-se em linha reta puxado sobre uma superfcie horizontal por uma fora F = 20 N, tambm horizontal. O coeficiente

http://sites.uol.com.br/helderjf a) b) c) d)

Fsica I e)

Unidade V: Princpios da Dinmica

pg. 70

d) Galileu errou pois a Terra exerce foras iguais em todos os corpos. e) N.R.A. O enunciado abaixo refere-se s questes 19 e 20 abaixo: Dois corpos A e B encontram-se sobre um plano horizontal (despreza-se o atrito) como indica a figura. Sobre o corpo A atua uma fora horizontal de mdulo F.

14) Entre os diagramas seguintes, assinale aquele que representa corretamente a(s) fora(s) que atua(m) em um satlite descrevendo um movimento circular uniforme em torno da Terra. F F

A
b)

B B

a)

c)

d)

e)
19) A fora resultante que atua sobre o corpo A: a) independe da massa de B. b) igual a F. c) menor que F. d) maior que F. e) depende somente de F e da massa de A. 20) O mdulo da fora que o corpo A exerce sobre B: a) menor do que o mdulo da fora que o corpo B exerce sobre A. b) maior do que o mdulo da fora que o corpo B exerce sobre A. c) igual ao mdulo da fora que o corpo B exerce sobre o corpo A. d) inversamente proporcional massa de B. e) inversamente proporcional massa de A. Respostas: 01) C 02) C 06) B 07) C 08) A 12) E 13) A 14) E 18) C 19) C 20) C 03) B 09) D 15) A 04) B 10) C 16) A 05) B 11) E 17) A

15) As duas foras que agem sobre uma gota de chuva, a fora peso e a fora devida resistncia do ar, tm mesma direo e sentidos opostos. A partir da altura de 125 m acima do solo, estando a gota com uma velocidade de 8 m/s, essas duas foras passam a ter o mesmo mdulo. A gota atinge o solo com a velocidade de: a) 8 m/s m/s b) 35 m/s c) 42 m/s d) 50 m/s e) 58

16) (FFUSP) - O fato de uma pessoa no estribo de um bonde ser lanada para fora em uma curva explicada pelo: a) princpio da inrcia. b) princpio da ao e reao. c) princpio fundamental da dinmica. d) princpio de Galileu. e) teorema do impulso. 17) (PUC) - Um corpo puxado por um fio sobre um plano inclinado, com movimento retilneo de velocidade constante. Nessas condies pode-se afirmar que a resultante das foras que atuam sobre o corpo: a) nula. b) igual a componente normal de seu peso. c) igual fora peso. d) igual a fora de trao na corda. e) igual a fora de atrito. 18) (Braslia) - Apesar das dificuldades experimentais de sua poca Galileu mostrou que corpos de massas diferentes, soltos do repouso de uma mesma altura, no vcuo, chegam ao solo ao mesmo instante. Podemos concluir que: a) a experincia de Galileu contraria a 2 Lei de Newton pois no corpo de menor massa atua menor fora. b) Galileu estava correto porque o peso de um corpo no depende da massa. c) Galileu estava correto porque a razo entre o peso e a massa a mesma para todos os corpos.

Prof. Hlder M. Medeiros

You might also like