You are on page 1of 1

APRENDA como escolher o TERRENO certo para construir a sua casa!

A escolha de um bom terreno deve ser feita com tranquilidade e avaliao de alguns critrios: 1. LOCALIZAO
A verificao do entorno do terreno essencial para avaliar a sua localizao: - Analise a qualidade e o tipo de edificao ao redor do lote (residencial, comercial, uso misto, etc...); - Verifique a distncia de algum centro comercial (farmcia, bancos, supermercado, cinema, bares...) - Avalie a intensidade do trfego da rua, o volume excessivo de veculos pode ser desfavorvel para o seu terreno; - Verifique se nos terrenos vizinhos esto construdos prdios ou sobrados, isto influenciar na diminuio de incidncia solar no seu terreno; - Cuidado com a presena de rios ou crregos prximos ou que atravessem o terreno. O afastamento obrigatrio por lei pode inviabilizar a construo do objeto pretendido.

2. O SOLO
Todo terreno tem suas particularidades nesse ponto, e todos so formados por mais de um tipo de terra. Pode-se encontrar terreno firme logo na superfcie ou a terra firme pode estar localizada a metros de profundidade. Por esta razo, preciso fazer a sondagem, pois atravs dela definimos gastos na fundao. Uma boa medida comear a perguntando aos vizinhos, que j esto no local a mais tempo, quais so as caractersticas do terreno.

3. INCLINAO
Antes de procurar o lote, pense no tipo de moradia que voc quer ter: se ter piscina, pomar ou quadra, se ter mais espao para jardim... A partir desta definio preciso prestar ateno na inclinao do terreno. Em geral, isso no impede a construo, porm, requer solues arquitetnicas especiais, podendo encarecer a obra. Geralmente, o terreno com maior inclinao mais barato, mas os gastos com terraplenarem e muros de arrimo so campees na hora de aumentar os custos da obra.

4. DIMENSES
Ao escolher um terreno, devem ser avaliadas as dimenses frontais e longitudinais, procurando frentes entre 10 a 12 metros e laterais com 25 a 30 metros no mnimo, para auxiliar nos recuos que so exigidos pelas prefeituras e nas aberturas de janelas (ajudaram na ventilao e iluminao da edificao). Os terrenos de esquina costumam ser mais valorizados, porm h uma perda considervel da rea em funo dos afastamentos que devem ser deixados em relao as ruas.

5. LEIS DE USO E OCUPAO DO SOLO


As Leis de Uso e Ocupao do Solo devem ser analisadas na hora da compra, pois descrevem normas para a utilizao do terreno, dando limitao e diretrizes para a construo de edificaes como: - O tipo de edificao que pode ser construda (residencial unifamiliar, multifamiliar, comercial, uso misto, entre outros; - Se o terreno faz parte de uma rea de reserva ambiental; - Afastamentos frontais, laterais e fundos; - Tipo de edificao e descriminao no nmero de pavimentos; - rea permevel mnima que se deve deixar no terreno; - Dimenses mnimas dos cmodos e aberturas para iluminao e ventilao; - Taxa de ocupao do solo (indica a mxima rea de construo em projeo horizontal que pode ser ocupada em relao a rea do terreno, ou seja, no possvel ocupar todo o terreno com uma construo). - Altura mxima permitida no terreno;

6. ORIENTAO SOLAR
A posio do terreno em relao ao sol tambm muito importante. Lotes cuja a frente esto voltadas para o norte trazem um maior conforto para o usurio, pois o sol nasce do lado direito e pousa do lado esquerdo, sendo que a edificao ser banhada pelos raios solares ao longo de quase todo o dia, auxiliando na reduo de umidade e falta de iluminao. Imveis que tem boa insolao podem ser melhores avaliados no mercado.

7. INFRA-ESTRUTURA
Avalie os servios de infra-estrutura do local, tais como: redes de gua pluviais e esgoto, pavimentao, eletricidade e telefone. Se o terreno for em beira de rua, com um rio prximo ao mesmo, informe-se sobre a ocorrncia de enchentes. No vero, com as fortes chuvas, muitos rios no do vazo e as guas invadem as vias pblicas, atingindo as construes nas proximidades. Analise as construes em volta em relao a drenagem pluvial, presena de lixo, cortes e aterros inadequados, obras de conteno que podem ocasionar a perda de estabilidade do terreno, gerando problemas e gastos futuros.

O QUE SIGNIFICAM ESSES TERMOS?


SONDAGEM: estudo que possibilita investigar qual o tipo de solo em determinado local e a profundidade da gua. ATERRO: depsito de materiais (terra, entulho, entre outros, em terrenos que apresentam depresses, crateras ou reas mais baixas. REA PERMEVEL: a taxa de permeabilidade calculada sobre a rea do terreno, dotada de vegetao.

You might also like