You are on page 1of 20

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAO E DA PREVIDNCIA

CONCURSO PBLICO
07/04/2013 INSTRUES
1. Conra abaixo: seu nome, nmero de inscrio e cargo correspondente sua inscrio. Assine no local indicado. 2. Verique se os dados impressos no Carto-Resposta correspondem aos seus. Em caso de irregularidade, comunique-a imediatamente ao Fiscal. 3. No sero permitidos: emprstimos de materiais; consultas e comunicao entre os candidatos; uso de livros, apontamentos, relgios, aparelhos eletrnicos e, em especial, aparelhos celulares, os quais devero ser desligados e colocados no saco plstico fornecido pelo Fiscal. O no cumprimento dessas exigncias ocasionar a excluso do candidato deste Concurso Pblico. 4. Aguarde o Fiscal autorizar a abertura do Caderno de Prova. Aps a autorizao, conra a paginao antes de iniciar a Prova. 5. Este Caderno de Prova contm 50 (cinquenta) questes objetivas, cada qual com apenas 1 (uma) alternativa correta. No Carto-Resposta, preencha, com tinta preta, o retngulo correspondente alternativa que julgar correta para cada questo. 6. No Carto-Resposta, anulam a questo: marcar mais de 1 (uma) alternativa em uma mesma questo; rasurar; preencher alm dos limites do retngulo destinado a cada marcao. No haver substituio do Carto-Resposta por erro de preenchimento. 7. No so permitidas perguntas ao Fiscal sobre as questes da prova. 8. A durao desta prova ser de 4 (quatro) horas, j includo o tempo para preenchimento do Carto-Resposta. 9. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao Fiscal. 10. Aguarde autorizao para devolver, em separado, o Caderno de Prova e o Carto-Resposta, devidamente assinados.

Transcreva abaixo as suas respostas, dobre na linha pontilhada e destaque cuidadosamente esta parte. .................................................................................................................................... RESPOSTAS

01 26

02 27

03 28

04 29

05 30

06 31

07 32

08 33

09 34

10 35

11 36

12 37

13 38

14 39

15 40

16 41

17 42

18 43

19 44

20 45

21 46

22 47

23 48

24 49

25 50

....................................................................................................................... O gabarito ocial provisrio estar disponvel no endereo eletrnico www.cops.uel.br a partir das 17 horas do dia 8 de abril de 2013.

MATEMTICA 1 Leia a manchete a seguir. Sete homens presos em cela de 2 metros quadrados...
(Disponvel em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1315510&tit=Sete-homens-presos-em-celade-2-metros-quadrados-sao-transferidos>. Acesso em: 2 fev. 2013.)

Suponha que essa cela seja proporcional a um paraleleppedo reto de altura 2, 5 cm, cuja base um retngulo de 1 cm de largura por 2 cm de comprimento, conforme gura a seguir.

Supondo que cada preso tenha em mdia 1, 70 m de altura, 75 kg e aproximadamente 50 cm de ombro e que na cela no haja mveis e objetos, considere as armativas a seguir. I. 1, 70 m est para 1, 7 cm, assim como 2 m est para 2 cm, assim como 1 m est para 1 cm. II. possvel que todos os homens, ao mesmo tempo, quem deitados na horizontal com ventre e rosto voltados para cima, totalmente dentro da cela, um ao lado do outro. III. Se uma cela qualquer, em formato retangular, possui 2m2 de rea, ento, as nicas possibilidades de permetros para os lados do retngulo so 1 m e 2 m. IV. O permetro dessa cela de 6 m. Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as armativas I e II so corretas. Somente as armativas I e IV so corretas. Somente as armativas III e IV so corretas. Somente as armativas I, II e III so corretas. Somente as armativas II, III e IV so corretas.

2 Qual o nmero a, positivo, que somado com seu inverso igual a 1 somado com 7 vezes o inverso do nmero a? a) 2 1 b) 3 3 c) 2 d) 2 e) 3 3 Jos est cronometrando o tempo de corrida de Joo, Pedro e Carlos. Joo corre 300 m em 30 s; Pedro, 1 no mesmo percurso, 5 s mais rpido que Joo, e Carlos corre da distncia percorrida por Pedro, 3 utilizando para isso o mesmo tempo que ele. Com base nessas informaes, considere as armativas a seguir. I. II. III. IV. a) b) c) d) e) Joo corre, em mdia, 10 m/s. Pedro corre, em mdia, 2 m/s a mais que Joo. Carlos corre 100 m em 25 s. Carlos corre mais que Joo.

Assinale a alternativa correta. Somente as armativas I e II so corretas. Somente as armativas I e IV so corretas. Somente as armativas III e IV so corretas. Somente as armativas I, II e III so corretas. Somente as armativas II, III e IV so corretas. 1 / 18

4 Joo necessita guiar um grupo de pessoas do ponto A ao ponto B por um terreno quadriculado, conforme gura a seguir.

O grupo s pode dar um passo de cada vez e encontra-se em la indiana de frente para Joo que profere os seguintes comandos: frente, direita, frente, direita, frente, esquerda, frente, direita, frente, frente, frente, direita, direita, direita, direita, trs, trs, direita, direita, frente, frente. Sabendo que frente e trs so caminhos verticais e direita e esquerda so caminhos horizontais, assinale a alternativa que corresponde, corretamente, s coordenadas com as quais Joo guia o grupo do ponto A ao ponto B.

a)

b)

c)

d)

e)

5 Em 2012, o oramento mensal de uma empresa para a compra de refeies era de R$ 100.000,00. Esse servio era terceirizado e cada refeio tinha o custo unitrio de R$ 5,00. Em 2013, houve um acrscimo de 5% no oramento mensal das refeies e 20% no seu valor unitrio. Com base nessas informaes e relativamente a um ms de 30 dias, considere as armativas a seguir. I. Em 2012, a empresa pde comprar 20.100 refeies por ms. II. De 2012 para 2013 houve uma perda percentual de 15% de refeies por ms. III. Em 2013, a empresa pode comprar 17.500 refeies por ms. IV. De 2012 para 2013 houve uma perda de 2.500 refeies por ms. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas.

2 / 18

INFORMTICA 6 Sobre o navegador Internet Explorer, considere as armativas a seguir. I. A tecla de atalho F5 ir carregar a pgina denida como inicial. II. A tecla de atalho F11 inicia navegao em tela cheia. III. Ele permite o bloqueio de janelas pop-up. IV. A tecla de atalho CTRL+F4 fecha a guia de navegao corrente. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 7 Uma planilha do Microsoft Excel apresenta os valores a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o resultado gerado pela frmula =SOMASE(A1:A5; >15 ;B1:B5). a) 0 b) 21 c) 32 d) 72 e) 95 8 Em relao ao editor de texto Word, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o cone responsvel por inserir uma caixa de texto. a) b) c)

d)

e)

3 / 18

9 Relacione os cones do painel de controle do Windows, na coluna da esquerda, com as suas respectivas funes, na coluna da direita.

(I)

(A) Sistema.

(II) (III)

(B) Conexes de RemoteApp e rea de Trabalho. (C) Windows Update.

(IV)

(D) Central de Redes e Compartilhamento.

(V) a) I-B, II-A, III-E, IV-C, V-D. b) I-B, II-E, III-C, IV-A, V-D. c) I-C, II-B, III-E, IV-A, V-D. d) I-D, II-E, III-A, IV-B, V-C. e) I-D, II-A, III-E, IV-B, V-C.

(E) Vdeo.

Assinale a alternativa que contm a associao correta.

10 Um disco rgido possui duas parties. Uma est no incio do disco, possui um tamanho aproximado de 200 MB e est vazia. A outra ocupa todo o restante do disco, possui tamanho aproximado de 60 GB e est formatada atravs do sistema de arquivos NTFS, mas se encontra vazia. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o que ir acontecer ao se tentar instalar o Windows 7 nesse disco rgido. a) O Windows no ser instalado. b) O Windows ir juntar as duas parties. c) O Windows ir apagar a segunda partio. d) O Windows ser instalado normalmente. e) O Windows ir dividir a segunda partio.

4 / 18

ATUALIDADES 11 Leia o texto a seguir. Em 1980, o transporte de materiais para a Itaipu Binacional mobilizou 20.113 caminhes e 6.648 vages ferrovirios. J a demanda por mo de obra provocava las imensas nos centros de triagem dos consrcios. Entre 1978 e 1981, at 5 mil pessoas eram contratadas por ms. Ao longo da obra, em funo do extenso perodo de construo e da rotatividade da mo de obra, somente o consrcio Unicon cadastrou cerca de 100 mil trabalhadores. No pico da construo da barragem, Itaipu mobilizou diretamente cerca de 40 mil trabalhadores no canteiro de obras e nos escritrios de apoio no Brasil e no Paraguai.
(Adaptado de: <http://usinadeitaipu.blogspot.com.br/2011/09/itaipu-pedra-que-canta.html#!/2011/09/itaipu-pedra-que-canta.html>. Acesso em: 10 mar. 2013.)

Sobre a Usina de Itaipu, considere as armativas a seguir. I. O consumo de energia da Usina de Itaipu, por parte do Paraguai, excede pouco mais de 10% do total gerado pela usina. II. A construo da Usina de Itaipu foi nanciada de forma paritria por Brasil e Paraguai, fato que implicou no individamento dos dois pases. III. A construo da Usina de Itaipu resultou no alagamento de Sete Quedas e na consequente perda de um importante local de visitao no Paran. IV. O incio da produo de energia de Itaipu ocorreu na primeira metade da dcada de 1980. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 12 Leia o texto a seguir. Com o Papa Francisco, as relaes do Brasil com o Vaticano devero ser cada vez mais intensas. As relaes sempre foram excelentes, anal comearam com a primeira missa celebrada no Brasil [em 1500, que foi descrita por Pero Vaz de Caminha em carta enviada aos reis de Portugal]. No h pendncia alguma entre a Santa S e o Brasil.
(Adaptado de: <http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/relacoes-do-brasil-com-vaticano-deverao-ser-mais-intensas>. Acesso em: 25 mar. 2013.)

Sobre a recente eleio do Papa e as relaes do Brasil com o Vaticano, considere as armativas a seguir. I. O Papa lder espiritual e poltico ao mesmo tempo. II. Por ser reconhecido como Estado, o Vaticano mantm relaes diplomticas com o Brasil. III. O Brasil o maior pas catlico do mundo. Essa condio permite ao governo brasileiro indicar nomes da hierarquia catlica para cargos no Vaticano. IV. Apesar de no ser plenamente soberano, o Vaticano detm, semelhana do Brasil, todas as caractersticas de uma comunidade poltica. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas.

5 / 18

13 Segundo o iDicionrioAulete, o termo mensalo pode ser assim denido: Quantia supostamente paga mensalmente (ou com outra periodicidade, ou de uma s vez) a deputados para mudarem de partido ou para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo.
(Disponvel em: <http://aulete.uol.com.br/MENSALO>. Acesso em: 13 mar. 2013.)

Sobre o episdio que cou conhecido como mensalo e o julgamento dos acusados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), assinale a alternativa correta. a) Foram julgados e condenados em um mesmo processo rus que fazem ou faziam parte do PT e do PSDB. b) Os ex-parlamentares denunciados em virtude do mensalo foram excludos do julgamento do STF por no mais possurem foro privilegiado. c) Aps o julgamento do mensalo, o Congresso aprovou nova legislao que impede a mudana de parlamentar no exerccio do mandato para partido j existente. d) Entre os rus condenados no mensalo pelo STF, guram parlamentares que asseguraram, pelas urnas, novo mandato nas eleies de 2010. e) Os rus do mensalo que no eram parlamentares poca dos fatos sero julgados em momento oportuno pela justia comum. 14 Leia o texto a seguir. A Proposta de Emenda Constituio (PEC) 478/2010, aprovada em segundo turno na Cmara dos Deputados em dezembro, prev a revogao do Pargrafo nico do Art. 7 da Constituio Federal, que trata dos direitos que so concedidos aos trabalhadores domsticos.
(Disponvel em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/justica-direito/conteudo.phtml?tl=1&id=1353358&tit=Entre-adignidade-e-o-desao-do-controle-de-jornada>. Acesso em: 15 mar. 2013.)

Sobre os direitos dos trabalhadores domsticos, que a PEC prope, considere as armativas a seguir. I. Trazer novas garantias para os trabalhadores domsticos. II. Ampliar direitos para alm daqueles j estabelecidos para as demais categorias. III. Tornar facultativo o pagamento do FGTS e, assim, aumentar o nmero de empregos. IV. Sintonizar o Brasil com a Conveno sobre o Trabalho Decente para as Trabalhadoras e os Trabalhadores Domsticos. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 15 Leia o texto a seguir. Em 1877, poca do Imprio, Machado de Assis defendia que as mulheres ganhassem o direito de ir s urnas. Espirituoso, escreveu: Venha, venha o voto feminino; eu o desejo, no somente porque ideia de publicistas notveis, mas porque um elemento esttico nas eleies, onde no h esttica. Machado assistiu libertao dos escravos, queda do Imprio e proclamao da Repblica, mas morreu sem ver o voto feminino.
(Disponvel em: <http://www12.senado.gov.br>. Acesso em: 14 mar. 2013.)

Ao longo do ano de 2012, o debate acerca da conquista do voto feminino ocupou lugar de destaque. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, em que dcada do sculo XX a mulher brasileira adquiriu o direito ao voto. a) Dez. b) Vinte. c) Trinta. d) Quarenta. e) Cinquenta. 6 / 18

16 Leia o texto e analise os grcos a seguir. Economia paranaense cresce acima da mdia brasileira em 2012. Emprego na indstria, remunerao e bom desempenho do interior so os principais motivos.

Tendo como referncia esses grcos e o desempenho da economia do Paran, em 2012, considere as armativas a seguir. I. A economia do Paran teve volume de vendas no comrcio percentualmente inferior mdia nacional. II. A alta na agricultura no foi maior em virtude da quebra na safra de vero, que comprometeu em aproximadamente 20% a produo agrcola. III. A produo industrial do Paran registrou crescimento em relao ao ano de 2011. IV. Na construo civil, a gerao de empregos no Paran foi mais pujante do que a nacional. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 17 Leia o texto a seguir. A ex-vereadora de Curitiba Renata Bueno foi ocializada como deputada do Parlamento italiano nesta tera-feira (12/03). Depois de entregar uma srie de documentos pessoais assembleia, ela recebeu a carteira parlamentar e j tem autorizao para participar dos debates para a denio do novo governo italiano.
(Adaptado de: <http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=1352872&tit=Renata-Bueno-e-ocializada-comodeputada-no-Parlamento-italiano>. Acesso em: 13 mar. 2013.)

A Itlia, pas onde Renata atuar como deputada, uma Repblica parlamentarista e conta com semelhanas e diferenas em relao ao Brasil quanto ao funcionamento do Poder Legislativo. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta. a) Nos mesmos moldes da Itlia, o Brasil tambm possui deputados, vindos de fora, que representam os brasileiros que emigraram. b) Itlia e Brasil so Repblicas e adotam o parlamentarismo como sistema de governo. 7 / 18

c) No Brasil, existe a prerrogativa de um estrangeiro assumir a presidncia da Repblica, se naturalizado. d) A nova parlamentar, apesar de eleita, por ser estrangeira, exercer funes de importncia secundria no Parlamento italiano. e) A deputada foi eleita para representar os italianos ou brasileiros com dupla cidadania que vivem na Amrica do Sul. 18 Observe a charge a seguir.

(Disponvel em: <http://www.chargesdojaime.com.br/lei-seca-em-acao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=lei-secaem-acao>. Acesso em: 20 mar. 2013.)

Com relao charge e Lei Seca, considere as armativas a seguir. I. A charge explora a incapacidade do jovem de perceber a situao em seu entorno, pois a bebida em excesso provoca efeitos colaterais tais como sonolncia, lentido nos reexos e falta de coordenao motora mais acentuada. II. O jovem da charge seria multado em R$ 650,00 pelo fato de ter sido agrado em uma blitz dirigindo alcoolizado. No caso de reincidncia, o valor dobraria para R$ 1.300,00, e ele perderia o direito de dirigir por dois anos. III. Se o jovem da charge tivesse ingerido at uma dose de whisky ou um lata de cerveja, estaria isento de qualquer sano em virtude da previso legal, que estabelece quantidade mnima de lcool igual ou superior a oito decigramas por litro de sangue. IV. Caso o jovem da charge se recuse a fazer o teste do bafmetro, outras formas podem ser utilizadas para provar a embriaguez do motorista, a exemplo de testes clnicos, fotos, vdeos e o prprio depoimento policial. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 19 Sobre o tema dos royalties do petrleo do pr-sal, assinale a alternativa que apresenta os Estados produtores. a) Esprito Santo, Rio de Janeiro e So Paulo. b) Bahia, Esprito Santo e Rio de Janeiro. c) Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. d) Bahia, Santa Catarina e Sergipe. e) Pernambuco, Santa Catarina e So Paulo. 8 / 18

20 Observe a charge a seguir.

(Disponvel em: <http://emvogas.wordpress.com/2007/07/01/uma-midia-da-multidao-parte-nal/>. Acesso em: 20 mar. 2013.)

Tendo como referncia a charge e o tema da incluso digital, considere as armativas a seguir. I. Existe um vnculo prximo entre cidadania e acesso informao pelo fato desta propiciar maior autonomia ao indivduo. II. Entre os meios de incluso digital esto as tecnologias voltadas para pessoas que necessitam de acessibilidade. III. Os elementos apresentados pela charge exploram a diculdade de adaptao dos indivduos s novas tecnologias. IV. O acesso ao computador em si j congura que o indivduo faz parte da categoria daqueles que esto includos digitalmente. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas.

9 / 18

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto, a seguir, e responda s questes de 21 a 26. A imagem de presos apinhados numa cela, de to repetida, j anestesia os paranaenses. Parece se tratar de mais um dos problemas crnicos, como de resto, com os quais deveramos nos acostumar ao lado de morros desabando e concesses corrupo. O risco de virar rotina , de fato, de alta probabilidade. Como j chegou a declarar o socilogo Francisco de Oliveira, o sistema prisional a nica instituio pblica mantida pelo cidado brasileiro, mas que no lhe diz respeito. Pouco sabe do assunto e pouco lhe dito. Por tabela, pouco pergunta, perpetuando a ignorncia. Cadeia e delegacia so vistas como questes do Estado, com as quais no devemos nos meter. O preo pago por essa cultura alto estamos entre as naes de destaque no desrespeito aos direitos humanos nas prises. Somos de ponta em administrao do mundo do crime pelos que esto atrs das grades. To grave que uma das frases de 2012 foi a do ministro da Justia, Jos Eduardo Cardozo, declarando preferir morrer a ir para uma priso brasileira. Poderia ser repetida em coro por 190 milhes em ao. Em meio a esse cenrio, uma boa notcia, publicada quinta-feira passada nesta Gazeta do Povo. Nos dois ltimos anos, o governo do estado conseguiu reduzir em 40% o nmero de presos em delegacias. Foram transferidos para espaos adequados. quase metade da bomba desarmada eram 16,2 mil presos; sobraram 9,1 mil espera de tratamento adequado: eles ainda dormem na delegacia. O interior, em particular, ressente de medidas, verdade, mas nada que tire o brilho da notcia a melhor dos ltimos tempos em se tratando do sistema prisional no Paran. As delegacias funcionam como escoadouro das cadeias. So sempre o pior remendo para o soneto. Impossvel esquecer as descries que os presos do dos pequenos espaos divididos por multides. Cheiros insuportveis, trs camas para 30 pessoas, hierarquias absurdas, ditando quem manda e quem obedece. To absurdo quanto deduzir que o estgio a que se chegou resultado do descaso geral da nao com o assunto, fazendo crescer o obscurantismo em torno das matrizes da violncia. So variaes para o tema, verdade. Se a palavra de ordem for olhar para frente, a palavra certa mirar no exemplo dado pela secretria de Estado da Justia, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Teresa Uille Gomes. Ela agarrou esse touro unha e seus esforos merecem continuidade. Sim, porque a reduo de 40% deixa ainda 60% por vir. Faltam 5.634 vagas para sanar o dcit, como informa a reportagem, extirpando de vez a prtica ilegal de prender nas delegacias e no em unidades prisionais ou em centros de triagem. Em paralelo s delegacias sendo usadas para o que de fato se destinam, devem ser impulsionados outros processos, capazes de reabilitar. E, o mais difcil, devolver a credibilidade ao sistema prisional. De acordo com a secretria de Justia, sero erguidos 14 presdios no Paran at o m de 2014. Que esses projetos andem de brao dado com a sociedade organizada. No impossvel as boas novas que agora recebemos de presente so uma prova disso.
(Adaptado de: <http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?id=1333085&tit=Boas-novas-na-delegacia>. Acesso em: 24 jan. 2013.)

21 Quanto aos recursos lingustico-semnticos empregados no texto, considere as armativas a seguir. I. No trecho Como j chegou a declarar o socilogo Francisco de Oliveira, o termo em destaque tem sentido de conformidade. II. Em ... o sistema prisional a nica instituio pblica mantida pelo cidado brasileiro, mas que no lhe diz respeito, o termo em destaque se refere ao sistema prisional. III. No fragmento To grave que uma das frases de 2012 foi a do ministro da Justia, Jos Eduardo Cardozo, o termo em destaque um vocativo. IV. No trecho ... a palavra certa mirar no exemplo dado pela secretria de Estado da Justia, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Teresa Uille Gomes, o termo em destaque um aposto. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 10 / 18

22 No fragmento Se a palavra de ordem for olhar para frente, a palavra em destaque apresenta o seguinte efeito de sentido: a) comparao. b) consequncia. c) concluso. d) explicao. e) condio. 23 Acerca da linguagem empregada no texto, considere as armativas a seguir. I. O texto apresenta linguagem mista, formal e informal, como comprovam as expresses obscurantismo em torno das matrizes da violncia e agarrou esse touro unha, respectivamente. II. O texto apresenta trechos com linguagem gurada, conotativa, usando metforas para expressar os sentidos, por exemplo, quase metade da bomba desarmada e so sempre o pior remendo para o soneto. III. O texto apresenta exclusivamente linguagem tcnica, de cunho formal, com dados estatsticos para conrmar as informaes veiculadas, por exemplo, faltam 5.634 vagas para sanar o dcit. IV. O texto apresenta exclusivamente linguagem denotativa, literal, cujo objetivo gerar formalidade e maior credibilidade s informaes que esto sendo veiculadas. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 24 A expresso agarrou esse touro unha revela uma gura de linguagem muito comum nos textos. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, esse recurso de linguagem. a) Metfora: consiste em designar alguma coisa, mediante uma palavra ou expresso cujo signicado tem uma relao de semelhana ou analogia. b) Personicao: gura que consiste em atribuir qualidades humanas a animais e coisas. c) Ironia: gura de linguagem em que se diz o contrrio do que se quer dar a entender. d) Hiprbole: consiste em enfatizar ou exagerar no signicado de palavras, expresses ou frases. e) Eufemismo: gura de linguagem que substitui um termo grosseiro por outro mais suave. 25 A partir das informaes presentes no texto, considere as armativas a seguir. I. O Brasil o pas de maior destaque no mundo em desrespeito aos direitos humanos nas prises. II. A sociedade organizada tornar possvel a construo de 14 novos presdios no Paran em 2014. III. H uma crtica cultura de descaso em relao ao sistema prisional brasileiro. IV. O sistema prisional brasileiro carece de projetos capazes de reabilitar os presos. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas.

11 / 18

26 A partir do fragmento ... fazendo crescer o obscurantismo em torno das matrizes da violncia, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o sentido expresso pelo termo em destaque. a) b) c) d) e) O estado de desconana. O estado de obsesso. A falta de determinao. A falta de punio. O estado de completa ignorncia.

Leia o texto, a seguir, e responda s questes de 27 a 30. Resoluo do Conselho Nacional de Trnsito (Contran) publicada ontem instituiu, na prtica, a tolerncia zero de lcool no trnsito em todo o pas. Agora, mesmo que o motorista parado nas blitze da lei seca tenha bebido menos de um copo de cerveja ter de pagar multa por infringir a lei que aumentou para R$ 1.915,40 no m de 2012. A resoluo 432 do Contran foi publicada no Dirio Ocial da Unio. Ela regulamentou as mudanas aprovadas pelo Congresso Nacional, que foram sancionadas pela presidenta Dilma Rousseff em 20 de dezembro, e passaram, por exemplo, a aceitar testemunhos de embriaguez como prova de que o motorista cometeu infrao. Uma das principais mudanas foi estabelecer como infrao dirigir sob qualquer inuncia de lcool. Mas, como h certos nveis de impreciso nos aparelhos de bafmetro, faltavam regras para denir como caracterizar qualquer limite. A deciso do Contran, aps uma srie de estudos, foi determinar que o motorista ter cometido infrao se tiver 0,01 miligrama de lcool para cada litro de ar expelido dos pulmes na hora de fazer o teste. Mas deniu, na regulamentao, que o limite de referncia ser de 0,05 miligramas por causa dessas diferenas dos aparelhos, em uma espcie de margem de erro aceitvel. Assim, se o bafmetro apresentar o nmero 0,05 no visor, o motorista j ter de pagar multa de R$ 1.915,40. Outra determinao que, no caso de o motorista fazer exame de sangue, no ser admitido nenhum nvel de lcool no sangue. Sabemos que os acidentes no so reduzidos por decreto, mas preciso dar um basta violncia no trnsito, disse ontem o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, durante evento em Braslia para detalhar as mudanas na legislao. O grande objetivo mudar a postura da sociedade em relao ao risco do uso do lcool ao volante, explicou.
(Adaptado de: RIBEIRO, B.; VALLE, C. do; MENDES, V. Comea a valer tolerncia zero de lcool no trnsito. O Estado de S. Paulo. So Paulo, 30 jan. 2013. Cidades. C8.)

27 De acordo com os recursos lingustico-semnticos do texto, considere as armativas a seguir. I. No trecho O grande objetivo mudar a postura da sociedade em relao ao risco do uso do lcool ao volante, as aspas so usadas no texto por se tratar de um discurso direto. II. No fragmento Resoluo do Conselho Nacional de Trnsito (Contran) publicada ontem, os parnteses foram usados para indicar a sigla da expresso anterior. III. Em Uma das principais mudanas foi estabelecer como infrao dirigir sob qualquer inuncia de lcool, a expresso em destaque est entre aspas no texto por se tratar de uma metfora. IV. No fragmento Sabemos que os acidentes no so reduzidos por decreto, mas preciso dar um basta violncia no trnsito, as aspas so usadas no texto para realar o argumento apresentado. a) b) c) d) e) a) b) c) d) Somente as armativas I e II so corretas. Somente as armativas I e IV so corretas. Somente as armativas III e IV so corretas. Somente as armativas I, II e III so corretas. Somente as armativas II, III e IV so corretas.

28 Sobre o texto, trata-se de uma reportagem, de carter investigativo, apresentando as origens do fato, suas razes e efeitos. um editorial, de carter argumentativo, cuja principal caracterstica opinar acerca de determinadas ideias. uma entrevista, de carter opinativo, cuja inteno emitir opinies e apresentar ideias acerca dos fatos. uma notcia, de carter informativo, cuja contemporaneidade em relao ao acontecimento uma de suas caractersticas essenciais. e) uma carta do leitor, de carter argumentativo, cuja principal inteno convencer o interlocutor sobre determinada ideia. 12 / 18

29 Acerca dos recursos morfossintticos do texto, considere as armativas a seguir. I. No fragmento mesmo que o motorista parado nas blitze da lei seca tenha bebido menos de um copo de cerveja, a expresso destacada pode ser substituda, sem prejuzo do sentido original, por uma vez que. II. No trecho ter de pagar multa por infringir a lei que aumentou para R$ 1.915,40 no m de 2012, a ambiguidade do pronome em destaque se desfaz pela substituio desse termo por a qual. III. Em Ela regulamentou as mudanas aprovadas pelo Congresso Nacional, que foram sancionadas pela presidenta, o pronome em destaque pode ser substitudo pelo termo as quais, pois se refere expresso as mudanas aprovadas. IV. Em ... e passaram, por exemplo, a aceitar testemunhos de embriaguez como prova de que o motorista cometeu infrao, o termo em destaque formado pelo processo de derivao suxal. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 30 Acerca das informaes presentes no texto, considere as armativas a seguir. I. A lei seca objetiva reduzir a violncia no trnsito e tambm propiciar uma cultura de responsabilidade social aos motoristas. II. Conforme a regulamentao do Contran, nenhum nvel de lcool ser admitido no teste de bafmetro. III. A resoluo 432 do Conselho Nacional de Trnsito garante a reduo dos acidentes e da violncia no trnsito. IV. A infrao pode ser comprovada mediante teste de bafmetro, exame de sangue e testemunhos de embriaguez. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas.

13 / 18

AGENTE PENITENCIRIO 31 Sobre as reas de atuao da Secretaria de Estado da Justia, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Paran (SEJU), em conformidade com seu Plano Diretor 2011/2014, considere as armativas a seguir. I. Cincia e Tecnologia. II. Educao. III. Sade. IV. Combate discriminao de sexo. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 32 Em sintonia com o Art. XXIII da Declarao Universal dos Direitos Humanos, considere as armativas a seguir. I. Toda pessoa tem direito ao trabalho, livre escolha de emprego, a condies justas e favorveis de trabalho e proteo contra o desemprego. II. Toda pessoa que trabalhe tem direito a uma remunerao justa e satisfatria, que lhe assegure, assim como sua famlia, uma existncia compatvel com a dignidade humana, e a que se acrescentaro, se necessrio, outros meios de proteo social. III. Toda pessoa tem direito a organizar sindicatos e neles ingressar para proteo de seus interesses. IV. Toda pessoa, ao realizar trabalho igual a outra, tem direito a remunerao diferente, motivada por distino de nacionalidade. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 33 O Ttulo VI do Estatuto da Criana e do Adolescente versa sobre o acesso Justia. Em seu Art. 142, dispe que: Os menores de dezesseis anos sero ________ e os maiores de dezesseis e menores de vinte e um anos ________ por seus pais, tutores ou curadores, na forma da legislao civil ou processual. Pargrafo nico. A autoridade judiciria dar ________ criana ou adolescente, sempre que os interesses destes colidirem com os de seus pais ou responsvel, ou quando carecer de ________ legal ainda que eventual. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto. a) assistidos, representados, curador especial, representao ou assistncia. b) assistidos, representados, representao ou assistncia, curador especial. c) representados, assistidos, curador especial, representao ou assistncia. d) representados, assistidos, representao ou assistncia, curador especial. e) representados ou assistidos, representados, representao ou assistncia, curador especial.

14 / 18

34 Leia os textos a seguir. No sigais os que argumentam com o grave das acusaes, para se armarem de suspeita e execrao contra os acusados; como se, pelo contrrio, quanto mais odiosa a acusao, no houvesse o juiz de se precaver mais contra os acusadores, e menos perder de vista a presuno de inocncia, comum a todos os rus, enquanto no liquidada a prova e reconhecido o delito.
(BARBOSA, R. Orao aos Moos. 1921. Disponvel em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/artigos/rui_barbosa/FCRB_ RuiBarbosa_Oracao_aos_mocos.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2013.)

1) Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente at que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento pblico no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessrias sua defesa. 2) Ningum poder ser culpado por qualquer ao ou omisso que, no momento, no constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Tampouco ser imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prtica, era aplicvel ao ato delituoso.
(Declarao Universal dos Direitos Humanos. 1948)

Sobre os textos, considere as armativas a seguir. I. Os dois textos exploram o princpio da presuno de inocncia. II. Pena mais gravosa posterior ao delito deve ser aplicada aos atos pretritos. III. A culpa do ru, uma vez provada, torna desnecessrias as garantias atinentes defesa. IV. Para que algum seja considerado culpado, deve existir previso legal do delito no ordenamento ptrio ou internacional. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 35 De acordo com o Ttulo VII, do Estatuto da Criana e do Adolescente, em seu Art. 231, a autoridade policial responsvel pela apreenso de criana ou adolescente deve fazer imediata comunicao autoridade judiciria competente e famlia do apreendido ou pessoa por ele indicada. Caso no o faa, estar sujeita pena de deteno de a) trs meses a um ano. b) seis meses a dois anos. c) seis meses a trs anos. d) um ano a trs anos. e) at um ano ou multa. 36 Quanto aos atendimentos de carter preventivo que integram a assistncia sade do preso e do internado, considere os itens a seguir. I. Psicolgico. II. Mdico. III. Farmacutico. IV. Odontolgico. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 15 / 18

37 Nos casos legais de submisso do condenado identicao do seu perl gentico, correto armar que essa identicao a) ser armazenada em banco de dados sigiloso. b) ser realizada mediante extrao de tecido muscular. c) condicionada autorizao do condenado. d) obrigatria para os condenados por crimes contra o patrimnio. e) deve ser realizada na presena da autoridade judicial. 38 Sobre os elementos que constituem direitos do preso, considere as armativas a seguir. I. Previdncia social. II. Constituio de peclio. III. Chamamento numrico. IV. Escolha de local de trabalho. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 39 Para os efeitos da Lei de Execuo Penal, a contar da sada do estabelecimento, o liberado denitivo considerado egresso pelo prazo de a) 3 meses. b) 6 meses. c) 1 ano. d) 1 ano e 6 meses. e) 2 anos. 40 Ressalvada a hiptese do regime disciplinar diferenciado, o isolamento, a suspenso e a restrio de direitos no podem exceder a a) 15 dias. b) 30 dias. c) 45 dias. d) 60 dias. e) 90 dias. 41 Em conformidade com a Lei Federal n 9.455/97, ocorre a inativao de crime de tortura em razo de discriminao a) sexual. b) poltica. c) de nacionalidade. d) religiosa. e) econmica. 42 atribuio do Departamento Penitencirio Nacional a) supervisionar os patronatos, bem como a assistncia aos egressos. b) emitir parecer sobre indulto e comutao de pena. c) requerer a aplicao de medida de segurana. d) requerer a internao, a desinternao e o restabelecimento da situao anterior. e) inspecionar e scalizar periodicamente os estabelecimentos e servios penais. 16 / 18

43 Caso o crime de tortura seja cometido por agente pblico, a pena aumentada de a) um oitavo a um quinto. b) um oitavo a um quarto. c) um sexto a um tero. d) um quinto a um tero. e) um quarto a um meio. 44 Sobre os tipos de penas proibidas no Brasil, considere as armativas a seguir. I. De recluso. II. De carter perptuo. III. De trabalhos forados. IV. De banimento. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 45 Conforme a Constituio do Estado do Paran, a polcia militar do Estado comandada por ocial da ativa do ltimo posto e subordina-se ao a) Comando da Fora Nacional. b) Ministro da Justia. c) Presidente da Repblica. d) Governador do Estado. e) Presidente do Tribunal de Justia. 46 Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, denidos na Constituio Federal. a) Incentivar a liberdade de mercado. b) Manter a pobreza em nveis aceitveis. c) Construir uma sociedade solidria. d) Diminuir a marginalizao a padres ocidentais. e) Promover a integrao racial. 47 Conforme denido no Estatuto Penitencirio do Estado do Paran, quanto ao regime disciplinar, correto armar que o connamento do preso a) proibido em qualquer caso. b) consentido em alguns casos. c) tolerado, dependendo do caso. d) restrito a alguns tipos de preso. e) dependente de autorizao expressa. 48 A Colnia Agrcola, Industrial ou Mista destina-se ao condenado ao cumprimento de pena a) privativa de liberdade, em regime aberto. b) privativa de liberdade, em regime fechado. c) de recluso, em regime semiaberto. d) de recluso, em regime fechado. e) privativa de liberdade, em regime semiaberto. 17 / 18

49 A alegao, pelo preso, de doena ou estado de precariedade fsica para eximir-se de obrigaes considera-se falta a) meio leve. b) leve. c) mdia. d) meio grave. e) grave. 50 Leia o texto a seguir. A Declarao Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada em 1948 na Assembleia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU). O documento a base da luta universal contra a opresso e a discriminao, defende a igualdade e a dignidade das pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cidado do planeta.
(Disponvel em: <http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-do-cidadao/declaracao-universal-dos-direitos-humanos>. Acesso em: 22 fev. 2013.)

Com relao aos direitos previstos na Declarao, considere as armativas a seguir. I. O Estado tem prioridade de direito na escolha do gnero de instruo que ser ministrada para as crianas e os estudantes. II. Toda pessoa tem direito liberdade de locomoo e residncia dentro das fronteiras de cada Estado. III. Toda pessoa tem deveres para com a comunidade, em que o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade possvel. IV. Os homens e as mulheres de maior idade, sem qualquer restrio de raa, nacionalidade ou religio, tm o direito de contrair matrimnio e fundar uma famlia. Gozam de iguais direitos em relao ao casamento, sua durao e sua dissoluo. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas.

18 / 18

You might also like