You are on page 1of 42

2.

Casos Prticos

2.1. Frequncias e exames finais


2011 Primeira Frequncia de Direito da Famlia e das Sucesses Data: 21 de Janeiro de 2011
2010 Segunda poca: Exame Final de Direito da Famlia e das Sucesses Data: 6 de Julho de 2010 Primeira poca: Exame Final Data: 4 de Junho de 2010 Primeira poca: Segunda Frequncia Data: 4 de Junho de 2010 Primeira Frequncia Data: 18 de Janeiro de 2010 2009 Primeira poca: Exame Final Data: 1 de Junho de 2009 Primeira poca: Segunda Frequncia Data: 1 de Junho de 2009 1 Frequncia 16 de Janeiro de 2009 2008 Segunda poca: Exame Final Data: 28 de Junho de 2008 Primeira poca: Exame Final Data: 23 de Maio de 2008 Primeira poca: Segunda Frequncia Data: 23 de Maio de 2008 1 Frequncia: 8 de Janeiro 2008 2007 1 Frequncia 5 de Janeiro de 2007

2.2. Outros casos 2.2.1. Primeiro Semestre 2.2.2. Segundo Semestre

2.1. Frequncias e exames finais


2011

Faculdade de Direito da Universidade de Macau Primeira Frequncia de Direito da Famlia e das Sucesses 21 de Janeiro de 2011 Durao da prova: 3 horas I (Valores: 8: 4; 4) B e A, identificados nos autos, requereram por este Tribunal a adopo plena da menor C, com eles residente, alegando mostrarem-se reunidos todos os pressupostos de que depende o decretamento da adopo, sendo que a menor tem desde sempre residido com os requerentes, que lhe dispensam os maiores cuidados e carinho. Mais peticionam alterao do nome da menor para D. Procedeu-se ao inqurito (), o qual resultou no relatrio de fls. 46 e segs.. Foram ouvidos os requerentes. A Digna Curadora emitiu o parecer que antecede, pronunciando-se no sentido do deferimento da pretenso dos requerentes. () Atentos os elementos dos autos (), considero demonstrados, com relevo para a deciso a proferir, os seguintes factos: 1. C nasceu no dia 28 de Julho de 1998, na Freguesia da S, concelho de Macau, no se mostrando averbada no seu assento de nascimento a identidade dos pais. 2. B, nascida no dia 25 de Abril de 1967, e A, nascido no dia 24 de Dezembro de 1965, casaram um com o outro no dia 15 de Dezembro de 1991. 3. A menor foi confiada aos requerentes, tendo em vista a sua futura adopo, pelo Instituto de Aco Social de Macau em 13 de Outubro de 1999. 4. Desde a data referida em 3., a menor tem residido com os requerentes, primeiro em Macau e, desde fim de Novembro de 1999, em Vila Franca de Xira. 5. A requerente foi nomeada tutora da menor, por sentena datada de 5/11/1999, pelo Tribunal de Competncia Genrica de Macau. 6. Os requerentes no tm filhos. 7. A menor uma criana saudvel, com desenvolvimento adequado para a idade, viva e alegre, e frequenta uma creche. 8. A menor encontra-se inserida no agregado familiar dos requerentes, que tm vindo a prover s suas necessidades, mantendo estreitas relaes com os pais e demais familiares dos requerentes, que designadamente a vo buscar ao infantrio. 9. Os requerentes e a menor habitam um apartamento de quatro assoalhadas, no centro de Vila Franca de Xira, tendo a menor um quarto para si, mobilado de forma adequada sua idade. 10. A requerente tcnica profissional de 1 Classe no Instituto da Comunicao Social, em Lisboa, auferindo mensalmente o valor de 125.600$00 Escudos (valor ilquido). 11. O requerente Tcnico Superior de 1 classe, aufere a quantia de 268.800$00 Escudos por ms (valor ilquido) e trabalha na Secretaria da Presidncia do Conselho de Ministros. 12. A menor tratada por todos aqueles que com ela convivem pelo nome de "D", apenas por este nome respondendo..
(Cfr. Ac. TSI n. 828/2009, de 27 de Maio de 2010, adaptado)

1. Por referncia a 31 de Maio de 2001, se o caso tivesse decorrido plenamente em Macau, estariam reunidos os pressupostos para decretar a adopo? 2. Que efeitos teria esta adopo? E que relevncia tem em Macau a adopo restrita? II (Valores: 7: 4; 3) A casou com B segundo os usos e costumes chineses em Macau, em Abril de 1977. Tiveram um filho, D. Entretanto, em 1990, A casou com C, segunda mulher, em regime de separao de bens, perante o conservador do registo civil, tendo o casamento sido registado. Deste casamento nasceram trs filhos. D, filho de A e B, estudante do primeiro ano do Curso de Direito vem pedir a sua ajuda para esclarecer a sua situao familiar, e pergunta: 1. Qual o regime jurdico da casamento da sua me com o seu pai? vlido ou que efeitos pode ter o casamento do seu pai com a segunda mulher? 2. Como s consta da sua identificao o nome da me, como poderia ser estabelecida a sua filiao? Quais os efeitos das suas relaes familiares com os filhos de A e C? III (Valores: 5) Considere a seguinte notcia do Jornal Tribuna de Macau de 4 de Janeiro de 2011: A me do filho de Cristiano Ronaldo quer o beb de volta, noticia o tablide britnico << Sunday Mirror>> Segundo a publicao, trata-se de uma jovem estudante de 20 anos que ficou grvida do jogador portugus depois de uma noite juntos e que abdicou dos seus direitos como me por 10 milhes de libras (mais de 124 milhes de patacas). De acordo com o semanrio, seis meses depois de ter sido me, a jovem arrependeu-se da sua deciso e quer o filho de volta, chegando mesmo a telefonar a Cristiano Ronaldo vrias vezes por dia pedindo que este a deixe conhecer o filho. <<Ela telefona-lhe durante a noite. Chora ao telefone com ele e implora-lhe. Ele no devia ter contacto com ela, mas eles j entraram nesta rotina. Ela chega mesmo a telefonar-lhe depois dos jogos para lhe dar os parabns pela sua exibio, espera que um dia consiga chegar ao seu corao, mas simplesmente ele ignora os seus pedidos sobre o filho>> afirma uma fonte prxima da jovem, acrescentando que << ela sente que vendeu a alma>>. <<Ela tem uma vida milionria, mas no pode contar aos amigos e famlia a verdade sobre o que aconteceu e isso f-la sentir completamente sozinha>>. O jornal lembra que Cristiano Ronaldo, de 25 anos, fez um acordo com a jovem onde ficou explcito de que <<ela no tem direitos sobre o filho>>: <<nunca mais voltar a v-lo>>, afirmou mesmo o jogador.. Supondo que o caso se passava em Macau, teria a me do beb a possibilidade de estabelecer a filiao? Com que efeitos, sabendo, designadamente, que o beb est guarda do pai?
Fundamente as suas respostas. Boa sorte!

2010 Universidade de Macau - Faculdade de Direito Segunda poca: Exame Final de Direito da Famlia e das Sucesses Data: 6 de Julho - Durao: 3 horas I (10 valores: 6; 4)
Da Matria de Facto Assente: - A. e R. celebraram casamento catlico em Portugal, (), no dia 02 de Abril de 1972 (). - Sem conveno antenupcial (). - Na constncia do seu casamento tiveram os seguintes filhos: (C), do sexo feminino, nascida no Concelho do Barreiro, Portugal, no dia 19 de Fevereiro de 1974; e (D), do sexo feminino, nascida no Concelho do Barreiro, Portugal, no dia 13 de Agosto de 1978 (...). (...) Ambas as filhas j so maiores (). - A. e R. viveram juntos at Setembro de 1996 (). - Passando a R., cnjuge mulher, a viver a tempo inteiro em Portugal (). - E o A., cnjuge marido, a viver a tempo inteiro em Macau () . - Sem que haja ocorrido qualquer comunho de cama ou mesa desde a referida data de Setembro de 1996 (...). - vontade do A. no mais reatar os laos conjugais (...). - Durante os dois anos contados a partir do ano de 1992, em que os cnjuges residiam em locais distintos ocorreu permanente contacto telefnico entre ambos, continuando o A. a prometer regressar a Portugal para coabitar, cooperar e prestar assistncia sua famlia (). Da Base Instrutria: - Em Setembro de 1992, a R. ausentou-se de Macau e decidiu ir viver para Portugal, por sua exclusiva vontade, por no querer continuar viver em Macau (resposta ao quesito 1). - At porque, data, a filha do casal j se encontrava em Portugal para cursar Medicina, h quatro anos (resposta ao quesito 2). - O A. assentiu em tal ausncia, e posteriormente prometeu que se conseguisse trespassar o restaurante de que proprietrio em Macau, iria tambm viver para Portugal (resposta ao quesito 3). - No entanto, como nunca logrou tal desiderato, manteve-se em Macau, pois era da explorao do referido restaurante que lhe advinha o dinheiro necessrio ao seu sustento e manuteno da economia familiar (resposta ao quesito 4). - E, quando podia, deslocava-se a Portugal, para estar com a sua famlia (resposta ao quesito 5). - Quando a R. regressou a Macau, em 1996, o A. no tinha qualquer amante com quem vivesse em perfeita comunho de cama e mesa (resposta ao quesito 6). - Ou a quem houvesse montado casa, para a residir juntamente com ela (resposta ao quesito 7). - O A., mantinha a casa de morada de famlia, onde vivia, local onde sua esposa e filha mais nova ficaram alojadas, quando desse regresso a Macau (resposta ao quesito 8). - Porque durante esse perodo, a R. criava permanentes discusses e conflitos, por cimes infundados o A. e a R. acordaram separar-se (resposta ao quesito 9). - Na sequncia e em execuo de tal acordo, foram assumidos pelo A. compromissos de pagamento de penses de alimentos e outorgadas pelo mesmo procuraes, para a R. poder dispor de certos bens comuns do casal (resposta ao quesito 10); (). . (Cfr. Ac. TSI n 287/2003, de 11 de Dezembro)

1. Considerando ter sido a aco proposta em Janeiro de 2001, alegando separao de facto, poder ser decidido a favor do A o pedido de divrcio? Com que fundamento e efeitos? 2. Como qualifica as relaes referidas a sublinhado no texto? Qual a sua relevncia em sede de filiao, consideradas em geral? E como se ter estabelecido a filiao das filhas do casal?

II (10 valores: 3;7) 1. Consideremos que o pedido de divrcio foi procedente e que desde 2003 A vive com E, chinesa, mulher de 25 anos, quela data, que conheceu no seu restaurante, como empregada, e que foi assumindo progressivamente o papel de patroa. Celebraram casamento em cerimnia chinesa pblica, com convites e banquete como os demais, embora tendo deixado para mais tarde o seu registo, pois, segundo um seu cliente, no era urgente nem absolutamente necessrio. No tendo filhos desta relao, adoptaram os dois uma sobrinha de E, F, menina, data de 10 anos, filha da sua irm e de pai desconhecido, irm que era me solteira e morrera de um cancro fulminante, A adopo foi decretada por sentena transitada em julgado, em que no invocaram o casamento, que at agora no tentaram registar. Perante os dados disponveis, seria possvel e quais os efeitos desta adopo? E quais os efeitos do casamento celebrado? 2. Suponha ainda que entretanto, no dia 10 de Junho, morreu A, o mesmo dos caso I e II, tendo como familiares os referidos, designadamente as filhas C e D, e ainda os seus irmos, I e H, e sobrinhos, filhos deste ltimo, J e L. A era proprietrio de uma casa, onde vivia, do restaurante, de dois automveis de servio, respectivamente, avaliados em 2 000 000, 3 000 000, e 50 000 e 80 000 patacas; e de vrias contas bancrias, no valor global de 4 000 000 de patacas. No se lhe conheciam dvidas, salvo as de exerccio do comrcio, avaliadas agora em 250 000 patacas. No seu funeral foram gastas, conforme as orientaes do seu irmo mais velho, 130 000 patacas. Havia doado a R um colar de ouro que deve valer agora 50 000 patacas, e a E um colar de ouro com um pequeno diamante que custou 100 000 patacas, bem como um automvel no valor de 100 000 patacas, no seu ltimo aniversrio. Fez testamento em que deixava a E a casa e aos irmos e aos sobrinhos, a dividir em partes iguais, 1 000 000 de patacas, e, sob condio de o L e a F se casarem, como promete o seu namoro, deixa aos dois o remanescente da herana. Entretanto, C, sua filha mais velha, falecera em Dezembro passado, deixando o seu marido apenas, que tambm pretende suceder a A. Quem sucede a A, em que termos e com que fundamentos?

Segunda poca: Direito da Famlia e das Sucesses: Boa sorte!

Universidade de Macau -Faculdade de Direito Direito da Famlia e das Sucesses Primeira poca: Exame Final Data: 4 de Junho de 2010 Durao: 3 horas I (Valores: 10: 2; 2; 6) 1. Vm, na sentena, provados os factos seguintes: Em 18 de Agosto de 1995 a autora e o ru contraram matrimnio na provncia Fujian da R.P.C.. Com este casamento a autora e o ru geraram uma filha que se C (XXX), nascida a 12 de Outubro de 1995 em Macau, e uma menor. Em 2004, a autora conseguiu obter o BIRNP emitido pela DSI, e partiu do interior da China para viver em Macau. Aps a autora ter fixado em Macau, esta vivia com o ru e a filha numa moradia sita na Areia Preta, Edf. XXX, bloco XXX, XXX andar C, descrita na Conservatria do Registo Predial sob o n. XXX, servindo sempre de residncia da famlia. A propriedade acima referida foi adquirida pelo ru aps o casamento, e o registo desta foi efectuado em 16 de Setembro de 1997. Em 25 de Junho de 2004, a autora trabalhava no Restaurante D como empregada de limpeza, auferindo o salrio mensal de MOP$4.000,00. Em Agosto de 2006, o ru vendeu a propriedade que serviu antes da residncia da famlia. A autora e a filha abandonaram o ru e passaram a residir temporariamente em XXX, respectivamente, nos perodos de 29 de Maio de 2006 a 25 de Agosto de 2006 e de 11 de Setembro de 2006 at ao presente. Factos assentes aps a audincia de julgamento O ru o empregado duma fbrica de velas, auferindo o salrio mensal de MOP$4.500,00. O ru anda frequentemente a suspeitar, sem razo nenhuma, que a autora seria infiel a ele. O ru anda frequentemente a imaginar que a autora infiel a ele, e muitas vezes, isto foi aproveitado como pretexto para insult-la verbalmente. O ridculo quando o ru estava descontente, a autora tornava-se logo o alvo de ataque, assim, causando-lhe leses fsicas. Mesmo com a presena da filha menor, o ru no respeitou de forma nenhuma a autora, agredindo e dirigindo-lhe palavras insultuosas. Num certo dia de Maio de 2006, o ru tornou a insultar a autora, por estar desconforto. A agresso sofrida frequentemente pela autora o motivo que a levou a abandonar o ru e ficar com a filha. A autora j no consegue manter a relao conjugal com o ru. 2. No decurso da aco foi deduzida acusao contra Autora e Ru na aco de divrcio por uso de documento de especial valor, relativamente ao certificado matrimonial emitido no interior da RPC, conforme fls 225 e 226 doa autos que aqui se d por reproduzida. (Cfr. Ac TSI n. 614/2008, de 2009/3/26) 1. Se tudo se passasse em Macau, como se estabeleceria a filiao da Filha da Autora? Quais os efeitos da filiao no caso concreto? 2. Se se provar a falsidade do certificado matrimonial e ainda a invalidade do casamento com fundamento em impedimento de parentesco de segundo grau, quais os efeitos desse casamento? 3. Considera estarem reunidos os pressupostos para ser decretado o divrcio litigioso a pedido da Autora? E se o Ru fosse o Autor? Quais as questes e quais os efeitos do pedido de divrcio da Autora?
7

II (Valores: 7) Suponhamos que o casamento anterior se manteve e o Ru, R, veio a falecer em 1 de Maro de 2008, deixando alm da filha, F, da Autora, A, ainda a mulher com quem vivia agora, M, e um filho de ambos, N, recm-nascido, e uma filha maior, O, de uma relao antiga com P, ambas residentes em Fujian. Mais, que o R, tendo rendimentos adicionais, para o seu sustento e da famlia, aforrou todos os seus vencimentos (12 meses por ano) desde 1 de Janeiro de 2007, bem como o valor da casa que vendeu, de 1 600 000 patacas. Era coleccionador de selos e proprietrio de um automvel de qualidade que recebera de oferta de uma amiga, valendo a coleco 150 000 patacas e 80 000 o automvel. Devia rendas da casa onde habitava com M e N, de um ano, no total de 30 000 patacas, bem como de um motociclo que comprou por 15 000 patacas. Aconselhado por um adivinho que o avisou da morte em breve, fez testamento em que deixou todos os seus bens ao filho varo N, com ressalva do motociclo, do recheio da casa, avaliado em 15 000 patacas, e de 200 000 patacas que deixava a M, a retirar da poupana, com o encargo de durante dez anos, todos os dias do aniversrio da sua morte, lhe mandar rezar uma Missa na Igreja da parquia onde viviam, e de lhe assegurar funeral catlico e sepultura em Coloane. As despesas do funeral foram de 40 000 patacas. Resolva todas as questes relevantes na sucesso, quem sucede, em que termos e com que fundamentos? III (Valores: 3) Desenvolva um dos seguintes temas, sobre a sua relevncia jurdica aps 20 de Dezembro de 1999: A) Do casamento catlico em Macau; B) Do regime da adopo restrita; C) Da separao judicial de pessoas e bens; D) Da validade e eficcia das doaes por morte. Boa Sorte!

Universidade de Macau -Faculdade de Direito Direito da Famlia e das Sucesses Primeira poca: Segunda Frequncia Data: 4 de Junho de 2010 Durao: 3 horas I (Valores: 10: 6; 4) 1. Vm, na sentena, provados os factos seguintes: Em 18 de Agosto de 1995 a autora e o ru contraram matrimnio na provncia Fujian da R.P.C.. Com este casamento a autora e o ru geraram uma filha que se C (XXX), nascida a 12 de Outubro de 1995 em Macau, e uma menor. Em 2004, a autora conseguiu obter o BIRNP emitido pela DSI, e partiu do interior da China para viver em Macau. Aps a autora ter fixado em Macau, esta vivia com o ru e a filha numa moradia sita na Areia Preta, Edf. XXX, bloco XXX, XXX andar C, descrita na Conservatria do Registo Predial sob o n. XXX, servindo sempre de residncia da famlia. A propriedade acima referida foi adquirida pelo ru aps o casamento, e o registo desta foi efectuado em 16 de Setembro de 1997. Em 25 de Junho de 2004, a autora trabalhava no Restaurante D como empregada de limpeza, auferindo o salrio mensal de MOP$4.000,00. Em Agosto de 2006, o ru vendeu a propriedade que serviu antes da residncia da famlia. A autora e a filha abandonaram o ru e passaram a residir temporariamente em XXX, respectivamente, nos perodos de 29 de Maio de 2006 a 25 de Agosto de 2006 e de 11 de Setembro de 2006 at ao presente. Factos assentes aps a audincia de julgamento O ru o empregado duma fbrica de velas, auferindo o salrio mensal de MOP$4.500,00. O ru anda frequentemente a suspeitar, sem razo nenhuma, que a autora seria infiel a ele. O ru anda frequentemente a imaginar que a autora infiel a ele, e muitas vezes, isto foi aproveitado como pretexto para insult-la verbalmente. O ridculo quando o ru estava descontente, a autora tornava-se logo o alvo de ataque, assim, causando-lhe leses fsicas. Mesmo com a presena da filha menor, o ru no respeitou de forma nenhuma a autora, agredindo e dirigindo-lhe palavras insultuosas. Num certo dia de Maio de 2006, o ru tornou a insultar a autora, por estar desconforto. A agresso sofrida frequentemente pela autora o motivo que a levou a abandonar o ru e ficar com a filha. A autora j no consegue manter a relao conjugal com o ru. 2. No decurso da aco foi deduzida acusao contra Autora e Ru na aco de divrcio por uso de documento de especial valor, relativamente ao certificado matrimonial emitido no interior da RPC, conforme fls 225 e 226 doa autos que aqui se d por reproduzida. (Cfr. Ac TSI n. 614/2008, de 2009/3/26) 1. Considera estarem reunidos os pressupostos para ser decretado o divrcio litigioso a pedido da Autora? E se o Ru fosse o Autor? Quais as questes e quais os efeitos do pedido de divrcio da Autora? 2. Se se provar a falsidade do certificado matrimonial e a inexistncia do casamento, que relaes existiro entre a Autora e o Ru e quais os seus efeitos?

II (Valores: 7) Suponhamos que o casamento anterior se manteve e o Ru, R, veio a falecer em 1 de Maro de 2008, deixando alm da filha, F, da Autora, A, ainda a mulher com quem vivia agora, M, e um filho de ambos, N, recm-nascido, e uma filha maior, O, de uma relao antiga com P, ambas residentes em Fujian. Mais, que o R, tendo rendimentos adicionais, para o seu sustento e da famlia, aforrou todos os seus vencimentos (12 meses por ano) desde 1 de Janeiro de 2007, bem como o valor da casa que vendeu, de 1 600 000 patacas. Era coleccionador de selos e proprietrio de um automvel de qualidade que recebera de oferta de uma amiga, valendo a coleco 150 000 patacas e 80 000 o automvel. Devia rendas da casa onde habitava com M e N, de um ano, no total de 30 000 patacas, bem como de um motociclo que comprou por 15 000 patacas. Aconselhado por um adivinho que o avisou da morte em breve, fez testamento em que deixou todos os seus bens ao filho varo N, com ressalva do motociclo, do recheio da casa, avaliado em 15 000 patacas, e de 200 000 patacas que deixava a M, a retirar da poupana, com o encargo de durante dez anos, todos os dias do aniversrio da sua morte, lhe mandar rezar uma Missa na Igreja da parquia onde viviam, e de lhe assegurar funeral catlico e sepultura em Coloane. As despesas do funeral foram de 40 000 patacas. Resolva todas as questes relevantes na sucesso, quem sucede, em que termos e com que fundamentos? III (Valores: 3) Desenvolva um dos seguintes temas, sobre a sua relevncia jurdica aps 20 de Dezembro de 1999: C) Da separao judicial de pessoas e bens; D) Da validade e eficcia das doaes por morte.

Boa Sorte!

10

Faculdade de Direito da Universidade de Macau Primeira Frequncia de Direito da Famlia e das Sucesses 18 de Janeiro de 2010 Durao da prova: 3 horas
I (Valores: 6: 5; 1)

H, casado com I h dois anos, ambos de 40 anos, pretendem adoptar uma criana. Encontram uma criana de quem se afeioaram ao cuidado de J e L, seus vizinhos, M, filha de pais amigos da sua famlia, o pai sobretudo, seu colega de escola primria em Macau, que aqui a deixaram, onde residiam, em 2004, e que recorreram a barriga de aluguer em Canto, mas com material gentico de ambos. Pediram-lhe para a tomar ao seu cuidado enquanto se deslocavam, por dias, ao Interior da China em negcios para depois voltarem a Macau e levarem a filha e seguirem para a Austrlia. Porm, passaram j cinco anos e no mais deram notcias. Entretanto H e I, sem poderem ter filhos, propuseram a J e L que M fosse viver com eles, M que tem agora nove anos e que desde que H e I, j casados, se mudaram para aquela casa tem vivido com esta famlia, e desde h quinze meses que os trata como pai e me. 1. Dirigindo-se ao tribunal, pretendem requerer a adopo de M. Que condies de viabilidade da adopo esto reunidas? O que faltaria? E se os pais de M enviassem uma carta a consentir na adopo, poderia a questo ser resolvida em favor dos requerentes? 2. Concorda com o estabelecido no art. 1839. do CC luz dos art.s 30. e 38. da LB?
II (Valores: 9: 4; 2; 3)

A, noiva de B, ambos advogados estagirios, que faleceu de acidente de viao, s duas da manh, no Alto de Coloane, vem dizer estar casada com B, de quem se encontra grvida de dois meses, aps a sua sepultura, h duas semanas, Diz que no momento do acidente celebrou casamento urgente, embora sem testemunhas, mas essa era a vontade de ambos, declarada no requerimento para casamento, e j tinham casamento marcado pelo conservador, e provada num carto do casal que tinha na carteira e que usaram para escrever a palavra Casamos, assinado por ambos aps o acidente. O conservador decidiu aceitar as razes invocadas e declarou A e B marido e mulher, tendo considerado dispensada a participao do falecido em outros actos e procedido ao registo e homologao do casamento. 1. C, pai de B, pretende pedir a invalidade do casamento em aco a propor no Tribunal Judicial de Base. Como patrocinaria essa causa e com que fundamentos? 2. Com o nascimento de D, filho de A e B, como se estabelecer a sua filiao? 3. Supondo que, passados dez anos, A, que afinal, teve uma relao simultnea, com B e com E, seu namorado de adolescncia, o que manteve escondido, E com quem agora vive, e dadas as semelhanas do adolescente D com ele, tem dvidas sobre a paternidade do falecido. Poder A estabelecer a paternidade de E? E o E? E o filho D?
III (Valores: 5: 3; 2)

Suponha que em Macau era apresentada uma proposta de lei com o seguinte contedo: Artigo 1. Objecto A presente lei permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Artigo 2. Alteraes ao regime do casamento (quanto sua constituio) Os artigos do Cdigo Civil, passam a ter a seguinte redaco: Artigo 1462. Noo de casamento Casamento o contrato celebrado entre duas pessoas que pretendem constituir famlia mediante uma plena comunho de vida, nos termos das disposies deste cdigo. .... 1. Considere os princpios conformadores do direito da famlia de Macau relevantes e apresente os argumentos que poderiam justificar esta interveno legislativa. 2. Que outros artigos deveriam ser alterados? E em relao a outras relaes familiares? Fundamente as suas respostas. Boa sorte!

11

12

2009
Universidade de Macau -Faculdade de Direito Direito da Famlia e das Sucesses Primeira poca: Exame Final Data: 1 de Junho de 2009 Durao: 3 horas I (Valores: 7: 5; 2) II FACTOS Vm provados os seguintes factos: 1. Autor e R contraram em Macau casamento civil, sem precedncia de conveno antenupcial, no dia 12 de Julho de 2001. 2. O casal tem 2 filhas menores, a saber: a) (C), nascida em Macau, no dia 27 de Maio de 1994. b) (D), nascida em Macau, no dia 02 de Agosto de 1995. 3. Por razes que se prendem com o vcio da R jogar nos Casinos de Macau, ambos discutiam amide ao ponto de terem provocado a ruptura da relao conjugal. 4. Na verdade, em data incerta do ms de Maio do ano de 2004, e na sequncia da discusso havida entre o casal por motivo de vcio de jogo da R, esta ltima, sem a concordncia ou anuncia do Autor, abandonou unilateralmente o lar conjugal, levando consigo as 2 filhas menores, 5. Passando a R a viver num outro apartamento, sito na XXX. 6. E desde ento e at presente data no mais voltou a casa. 7. O Autor tem pago mensalmente a quantia de HKD$15,000.00 (quinze mil dlares de Hong Kong) a ttulo de alimentos devidos s 2 filhas menores, atravs de depsitos bancrios efectuadas na conta bancria aberta em nome da R. 8. A R recusa-se a voltar a casa. 9. Nem to pouco deseja conciliar-se com o Autor. 10. Ao abandonar o lar conjugal, a R deixou de prestar auxilio, cooperao e assistncia ao Autor. 11. Sendo certo que no h, assim, por parte dos cnjuges o propsito de restabelecer a vida em comum.. (Cfr. Acrdo do TSI n. 589/2006, de 2007/2/1)

Sabendo que o Autor conclui as alegaes de recurso assim: Nestes termos, pede que o presente recurso seja admitido e, a final, seja julgado procedente, por provado, e, em consequncia, seja revogada a sentena recorrida que deve ser substituda por outra que considere procedente, por provada, a aco, decretando dissolvido, por divrcio, o casamento celebrado entre o Autor e a R, declarando esta ltima como exclusivamente culpada pela ruptura conjugal.:
A) Tendo a aco sido proposta antes de terem decorrido 2 anos sobre Maio de 2004, considera procedente o pedido de divrcio? Com que fundamento e com que efeitos?
13

B) Quando tem lugar e de que depende o divrcio por mtuo consentimento? II (Valores: 5: 2; 3)
Processo n. 88/2004 (Recurso civil) Recorrente: (A) Recorrido: (B) ACORDAM NO TRIBUNAL DE SEGUNDA INSTNCIA DA REGIO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU (A), requerente j melhor identificada nos autos de regulao do exerccio de poder paternal n. MPS-012-02-5 do 5. Juzo do Tribunal Judicial de Base, veio recorrer para este Tribunal de Segunda Instncia da sentena proferida pelo respectivo Mm. Juiz titular na parte em que se afirmou no precisar de tratar nessa fase do pedido ento tambm por ela formulado, de fixao de prestao alimentcia por parte do requerido (B) a favor dos cinco filhos menores de ambos, por se entender que este por enquanto no tinha rendimentos e entretanto ela a requerente tinha capacidade econmica suficiente para suportar as despesas com o sustento dos mesmos menores (cfr. o teor da sentena em questo, a fls. 132 a 134 dos autos, que se d por aqui reproduzido para todos os efeitos legais). Para o efeito, a requerente alegou e peticionou na sua minuta de recurso o seguinte: <<1. Vem o presente recurso interposto da Sentena de 03/12/2002, proferida nos presentes autos. 2. Na referida Sentena, ficou decidida a questo da regulao do exerccio poder paternal dos cincos menores, filhos da recorrente e do seu cnjuge (B). 3. A requerente concorda com o contedo da mesma Deciso, apenas se no conforma, estrita e explicitamente, com o facto de no ter sido fixada qualquer quantia de alimentos a prestar pelo pai, requerido, aos seus cinco filhos menores. 4. Designadamente, com os seguintes factos constantes da Sentena: a) "O pai comerciante, mas no tem agora negcios, pelo que no tem temporariamente rendimentos". b) "De acordo com o disposto no art.1734 do Cdigo Civil, os pais tm o dever de prover s despesas de sustento dos seus filhos menores. Considerando a situao econmica dos pais, o Tribunal julga que, por ora, no tomar deciso porque o pai no aufere rendimentos e a me tem meios econmicos suficientes para suportar os filhos". 5. Insurgindo-se, no interesse dos seus cinco filhos menores, que no no seu prprio interesse contra a parte supra delimitada da Sentena, a recorrente passar a demonstrar as suas razes. (Cfr. Acrdo do TSI n. 88/2004, de 2004/5/27)

1) Atendendo apenas ao reportado, que razes de direito poderia invocar a Autora? E se mais tarde o pai dos filhos viesse a ter negcios e rendimentos? 2) Supondo que os filhos nasceram no casamento da Autora e Ru na aco, como se teria estabelecido a paternidade? E se a Autora declarasse que o filho mais novo no era do marido, qual o efeito desta declarao? E como se poderia estabelecer a sua nova paternidade. E a sua maternidade? III (Valores: 8) Estando A e B casados, Autora e o Ru no caso anterior, desde 1995, B veio a falecer subitamente, meses aps a referida sentena de regulao do exerccio de poder paternal em 2005. Tinham cinco filhos, todos menores, a estudar numa escola secundria de Macau. Tinha feito testamento em que deixava aos filhos a quota disponvel, e nica filha a casa de Coloane, para preencher a sua legtima. A deserdava a mulher por infidelidade conjugal reiterada, sobretudo depois do trnsito em julgado da sentena que no lhe imps (a ele) a obrigao de alimentos. Deixou, alm da casa de Coloane, avaliada em 2 milhes de patacas, a casa de morada da famlia e o seu recheio, avaliados em 3 milhes de patacas, dois automveis, X no valor de 500 000 e Y de 200 000, uma coleco de relgios no valor de 1500 000 patacas e 5 milhes de patacas em dinheiro numa conta no Banco da China. Era devedor do pagamento do automvel Y e de 200 000 patacas que pedira emprestadas ao amigo Z e perdera num casino na vspera da sua morte. Tinha doado antes do casamento, a cada uma das suas cinco namoradas, incluida a ltima, com quem veio a casar, um colar de jade verde, no valor de 800 patacas, que escolhia
14

sempre com diferente configurao e em lojas diversas. E tinha pago mulher as despesas com o seu Curso de Direito, de 200 000 patacas, o que lhe veio a garantir o seu sustento e dos filhos, sendo advogada de sucesso. Na sequncia da declarao de A, de que o seu filho mais novo no era filho do marido, duas semanas aps a referida sentena, foi entretanto estabelecida em relao a ele paternidade de C, com quem ela se relacionava h algum tempo. Agora, quem sucede a B e com que direitos? Proceda partilha da herana.

Boa Sorte!

15

Universidade de Macau -Faculdade de Direito Direito da Famlia e das Sucesses Segunda poca: Exame Final Data: 28 de Junho de 2008 Durao: 3 horas I (Valores: 8)

I RELATRIO (A), na aco de divrcio que intentou contra o ru (B), vem interpor recurso da sentena proferida, (). II FACTOS Com pertinncia, tm-se por assentes os factos seguintes: Fruto do relacionamento entre a A. e o R. nasceram dois filhos: (C), nascido em 4 de Dezembro de 1988, e (D), nascido em 10 de Dezembro de 1990. Posteriormente, em 3 de Dezembro de 1992, a A. e o R. casaram civilmente em Macau. No incio do casamento, o relacionamento do casal processou-se em termos de relativa normalidade. Aps algum tempo, as relaes entre ambos comearam a deteriorar-se. O R. comeou a ausentar-se frequentemente da casa sem dar qualquer explicao A. apesar de para tal interpelado por diversas vezes. A A. veio a descobrir que o R. tinha uma amante com quem mantm um relacionamento sexual e amoroso extraconjugal. A A. confrontou o R. com essa factualidade. A partir de ento, passou a haver frequentes discusses entre a A. e o R. devido ao comportamento desleal deste para com a A.. Acresce que, em Julho de 2001, o Ru abandonou a casa de morada de famlia. Depois disso, nunca mais o R. voltou para casa, ou sequer se dignou procurar ou tentar saber da situao da A.. Desde o abandono do lar por parte do R., este deixou de prestar qualquer ajuda financeira ou de contribuir para os encargos da vida familiar quer da A., quer dos seus filhos menores. a A. quem sozinha, e com o seu parco rendimento, suporta todos os encargos inerentes vida dos menores. No existe por parte da A. qualquer inteno de restabelecer uma vida em comum com o R., sendo antes seu firme propsito quebrar definitivamente os laos conjugais que formalmente os unem. A deciso de requerer judicialmente a dissoluo do casamento foi para a A. difcil de tomar. Foi com mgoa e desgosto que a A. se viu forada, por culpa do R., a requerer o divrcio. * Para efeitos da fixao de alimentos provisrios e da regulao do exerccio do poder paternal, o Tribunal d como provada a seguinte matria de facto com base na prova documental carreada aos autos: A A. sofre de incapacidade auditiva. A A. recebe mensalmente MOP$3.600 a ttulo de subsdio atribudo pelo Instituto de Aco Social. A A. vive actualmente com os dois filhos menores na fraco autnoma adquirida pelo R.. O R. aufere mensalmente MOP$5.500,00.
16

O R. vive actualmente numa fraco autnoma arrendada e paga mensalmente MOP$1.000,00 de renda. Aps a separao entre a A. e o R., os menores tem vindo a viver com a A., a quem a A. tem vindo a dar os necessrios cuidados. Os menores deixaram de estudar e no se dedicam a qualquer actividade profissional. O R. aceita tanto que o exerccio do poder paternal lhe seja confiado como aceita que o exerccio do poder paternal seja confiado A. caso em que est disposto a pagar MOP$2.500,00 de alimentos. Os menores pretendem que o exerccio do poder paternal seja confiado A.... (Do Ac. TSI n. 248/2005, de 19 de Janeiro, de 2006, com ligeiras alteraes) Considera procedente o pedido de divrcio? Com que fundamento e com que efeitos? II (Valores: 8: 6; 2) Por hiptese, R., do caso anterior, morreu no dia 30 de Abril passado, em unio de facto, com a amante (F), com quem passou a viver desde o divrcio, tendo nascido um filho desta unio (G). Tinha feito uma doao a F de 100 000 patacas. Deixou, alm da casa, arrendada a R. por deciso judicial, na sentena de divrcio, por uma renda de 1000 patacas, que no foi paga desde Janeiro de 2006, a casa avaliada em 900 000 de patacas, um automvel adquirido em segunda mo, com o valor de 92 000 patacas, e dvidas de 20 000 patacas, de bens de consumo adquiridos e das despesas do lar no pagas, e o recheio da casa em que vive no valor de 100 000 patacas. C, filho mais velho, j com um descendente, Hildo, que no conhecia o av, repudiou a herana. R. tinha feito testamento, deixando a quota disponvel ao filho G e o automvel a F. 1. Quem sucede a R. e em que direitos? Proceda partilha da herana. 2. Qual o destino do arrendamento da casa em que viviam? Pode F manter o arrendamento? III (Valores: 4) Por hiptese, R., no testamento, declarava ainda que G era seu filho, estando apenas registada a maternidade de F. Como se pode estabelecer a paternidade e como se teria estabelecido a maternidade e a filiao de G? E de C e D? Quais os efeitos do estabelecimento da filiao e quem tinha e passa a ter o exerccio do poder paternal?

Boa Sorte!

17

Universidade de Macau -Faculdade de Direito Direito da Famlia e das Sucesses Primeira poca: Segunda Frequncia Data: 1 de Junho de 2009 Durao: 3 horas I (Valores: 7: 5; 2) II FACTOS Vm provados os seguintes factos: 1. Autor e R contraram em Macau casamento civil, sem precedncia de conveno antenupcial, no dia 12 de Julho de 2001. 2. O casal tem 2 filhas menores, a saber: a) (C), nascida em Macau, no dia 27 de Maio de 1994. b) (D), nascida em Macau, no dia 02 de Agosto de 1995. 3. Por razes que se prendem com o vcio da R jogar nos Casinos de Macau, ambos discutiam amide ao ponto de terem provocado a ruptura da relao conjugal. 4. Na verdade, em data incerta do ms de Maio do ano de 2004, e na sequncia da discusso havida entre o casal por motivo de vcio de jogo da R, esta ltima, sem a concordncia ou anuncia do Autor, abandonou unilateralmente o lar conjugal, levando consigo as 2 filhas menores, 5. Passando a R a viver num outro apartamento, sito na XXX. 6. E desde ento e at presente data no mais voltou a casa. 7. O Autor tem pago mensalmente a quantia de HKD$15,000.00 (quinze mil dlares de Hong Kong) a ttulo de alimentos devidos s 2 filhas menores, atravs de depsitos bancrios efectuadas na conta bancria aberta em nome da R. 8. A R recusa-se a voltar a casa. 9. Nem to pouco deseja conciliar-se com o Autor. 10. Ao abandonar o lar conjugal, a R deixou de prestar auxilio, cooperao e assistncia ao Autor. 11. Sendo certo que no h, assim, por parte dos cnjuges o propsito de restabelecer a vida em comum.. (Cfr. Ac TSI n. 589/2006, de 2007/2/1) Sabendo que o Autor conclui as alegaes de recurso assim: Nestes termos, pede que o presente recurso seja admitido e, a final, seja julgado procedente, por provado, e, em consequncia, seja revogada a sentena recorrida que deve ser substituda por outra que considere procedente, por provada, a aco, decretando dissolvido, por divrcio, o casamento celebrado entre o Autor e a R, declarando esta ltima como exclusivamente culpada pela ruptura conjugal.:

A) Tendo a aco sido proposta antes de terem decorrido 2 anos sobre Maio de 2004, considera procedente o pedido de divrcio? Com que fundamento e com que efeitos?
18

B) Quando tem lugar e de que depende o divrcio por mtuo consentimento?


II (Valores: 5: 2; 3)

Processo n. 88/2004 (Recurso civil) Recorrente: (A) Recorrido: (B) ACORDAM NO TRIBUNAL DE SEGUNDA INSTNCIA DA REGIO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU (A), requerente j melhor identificada nos autos de regulao do exerccio de poder paternal n. MPS-012-02-5 do 5. Juzo do Tribunal Judicial de Base, veio recorrer para este Tribunal de Segunda Instncia da sentena proferida pelo respectivo Mm. Juiz titular na parte em que se afirmou no precisar de tratar nessa fase do pedido ento tambm por ela formulado, de fixao de prestao alimentcia por parte do requerido (B) a favor dos cinco filhos menores de ambos, por se entender que este por enquanto no tinha rendimentos e entretanto ela a requerente tinha capacidade econmica suficiente para suportar as despesas com o sustento dos mesmos menores (cfr. o teor da sentena em questo, a fls. 132 a 134 dos autos, que se d por aqui reproduzido para todos os efeitos legais). Para o efeito, a requerente alegou e peticionou na sua minuta de recurso o seguinte: <<1. Vem o presente recurso interposto da Sentena de 03/12/2002, proferida nos presentes autos. 2. Na referida Sentena, ficou decidida a questo da regulao do exerccio poder paternal dos cincos menores, filhos da recorrente e do seu cnjuge (B). 3. A requerente concorda com o contedo da mesma Deciso, apenas se no conforma, estrita e explicitamente, com o facto de no ter sido fixada qualquer quantia de alimentos a prestar pelo pai, requerido, aos seus cinco filhos menores. 4. Designadamente, com os seguintes factos constantes da Sentena: a) "O pai comerciante, mas no tem agora negcios, pelo que no tem temporariamente rendimentos.". b) "De acordo com o disposto no art.1734 do Cdigo Civil, os pais tm o dever de prover s despesas de sustento dos seus filhos menores. Considerando a situao econmica dos pais, o Tribunal julga que, por ora, no tomar deciso porque o pai no aufere rendimentos e a me tem meios econmicos suficientes para suportar os filhos". 5. Insurgindo-se, no interesse dos seus cinco filhos menores, que no no seu prprio interesse contra a parte supra delimitada da Sentena, a recorrente passar a demonstrar as suas razes. (Cfr. Acrdo TSI n. 88/2004, de 2004/5/27)

A) Atendendo apenas ao reportado, que razes de direito poderia invocar a Autora? E se mais tarde o pai dos filhos viesse a ter negcios e rendimentos? B) Quem deve e quem tem direito a alimentos na unio de facto? Considera a unio de facto relao familiar? III (Valores: 8) Estando A e B casados, Autora e o Ru no caso anterior, desde 1995, B veio a falecer subitamente, meses aps a referida sentena de regulao do exerccio de poder paternal em 2005. Tinham cinco filhos, todos menores, a estudar numa escola secundria de Macau. Tinha feito testamento em que deixava aos filhos a quota disponvel, e nica filha a casa de Coloane, para preencher a sua legtima. A deserdava a mulher por infidelidade conjugal reiterada, sobretudo depois do trnsito em julgado da sentena que no lhe imps (a ele) a obrigao de alimentos. Deixou, alm da casa de Coloane, avaliada em 2 milhes de patacas, a casa de morada da famlia e o seu recheio, avaliados em 3 milhes de patacas, dois automveis, X no valor de 500 000 e Y de 200 000, uma coleco de relgios no valor de 1500 000 patacas e 5 milhes de patacas em dinheiro numa conta no Banco da China. Era devedor do pagamento do automvel Y e de 200 000 patacas que pedira emprestadas ao amigo Z e perdera num casino na vspera da sua morte. Tinha doado antes do casamento, a cada uma das suas cinco namoradas, incluida a ltima, com quem veio a casar, um colar de jade verde, no valor de 800 patacas, que escolhia
19

sempre com diferente configurao e em lojas diversas. E tinha pago mulher as despesas com o seu Curso de Direito, de 200 000 patacas, o que lhe veio a garantir o seu sustento e dos filhos, sendo advogada de sucesso. Na sequncia da declarao da A, de que o seu filho mais novo, no era filho do marido, duas semanas aps a referida sentena, foi entretanto estabelecida em relao a ele paternidade de C, com quem ela se relacionava h algum tempo. Agora, quem sucede a B e com que direitos? Proceda partilha dos bens da herana.

Boa Sorte!

20

Faculdade de Direito da Universidade de Macau - Direito da Famlia e das Sucesses 1 Frequncia 16 de Janeiro de 2009 - Durao da prova: 3 horas I (Valores: 7: 3; 4)
(C), solteira, maior, natural de Hu Nan Provncia, R P. China, residente em Zhu Hai de Guang Dong Provncia, R.P. da China, vem requerer nos termos dos arts. 123, 114 e segs do Decreto-Lei n. 65/99/M, de 25 de Outubro, Contra (B), com ltima residncia conhecida na Estrada Marginal do Hipdromo, Edf. XX San Chun, X andar X, Macau; a Regulao do poder paternal relativo ao menor (D) com os seguintes fundamentos: (...). matria de facto foi dada por assente a seguinte factualidade: a. O menor (D) nasceu em 14 de Maio de 1994 e filho da Requerente (C) e do Requerido (B). b. Requerente e Requerido mantiveram entre 1993 e 1994 uma relao de unio de facto. c. No ano de 1994, a Requerente, que ento e encontrava em Macau na situao de indocumentada, foi recambiada, aps o nascimento do menor (D), para a China Continental. d. Actualmente a Requerente vive na China Continental, na cidade de Zhuhai. e. Desde que a Requerente foi recambiada que o menor tem vivido com a sua av paterna (A), a qual, desde Julho de 2001, exerce funes de tutora daquele. f. O pai do menor, aqui requerido, encontra-se preso num estabelecimento prisional do continente chins, terminando o cumprimento da pena no ano de 2013. g. A requerente trabalha como gerente de uma empresa, auferindo RMB$15.000,00 por ms e titular de depsitos bancrios de cerca de RMB$45.000,00 e dispe de residncia fixa. h. A av do menor recebe dois subsdios do governo, um no montante de MOP$1420,00 e outro na quantia de MOP$1250,00. i. O menor encontra-se a estudar na 4a classe, tem boas notas e apresenta um crescimento normal para a idade. Procedida a conferncia, a elaborao do relatrio social, o Ministrio Pblico foi de parecer no sentido de procedncia do pedido. Finalmente, o Tribunal decidiu a regulao do poder paternal nos seguintes termos: a. O menor fica entregue ao cuidado e guarda da me; b. A av paterna do menor, (A) poder visit-lo aos fins-de-semana, comunicando previamente essa inteno me daquele; c. O requerido, caso pretenda visitar a menor, dever sujeitar essa pretenso a prvio conhecimento da me do mesmo e, em caso algum, poder prejudicar os perodos de estudo e descanso daquele. (...)
(Cfr. AcTSI n 239/2004)

1. Como se poderia ter estabelecido a filiao de D? 2. Concorda com a deciso do tribunal? Independentemente disso, fundamente a deciso. II (Valores: 3)
Lei n. 7/2008, Lei das relaes de trabalho, SECO VII, Licena de maternidade: Artigo 54.:

1. A trabalhadora tem direito, por motivo de parto, a cinquenta e seis dias de licena de maternidade.(...) 4. A trabalhadora deve comunicar ao empregador a ocorrncia do parto, com a maior brevidade possvel, e disso fazer prova mediante a apresentao de atestado mdico passado por mdico com licena emitida pelo Governo da RAEM ou por mdico aceite pelo empregador. (...) Qual o valor desta prova para efeitos do estabelecimento da filiao? Qual ao papeldas presunes no estabelecimento da paternidade?

21

III (Valores: 6: 4, 2) Os recorrentes alegam nuclearmente: Foi o presente recurso interposto da deciso de fls. 19v, a qual indeferiu o pedido feito pelos Requerentes, ora Recorrentes, por considerar no estarem reunidas as condies para a adopo, Salvo o devido respeito, entendem os ora Recorrentes que a lei no prev um prazo mnimo de convivncia entre o adoptando e o adoptante, necessrio para que a adopo venha a ser decretada; Com efeito, a fixao de um prazo mnimo poderia levar suposio que uma vez decorrido, nada mais importava averiguar; Os recorrentes, por requerimento que deu entrada no Tribunal Judicial de Base, em 13 de Maro de 2006, requererem a adopo da menor de oito anos de idade, C. Tendo ficado a constar no seu requerimento de adopo que: a) a menor nasceu no Canad, no dia 10 de Abril de 1997; b) aquando do seu nascimento os seus pais biolgicos recusaram-se a ficar com a menor; c) os ora Recorrentes, porque amigos de ambos os pais, acolheram a menor, tendo estes comeado a viver com esta a partir de Maio de 1997; d) aquando do regresso dos ora recorrentes a Macau, em Dezembro de 2003, os mesmos trouxeram a menor, passando todos a viver em Macau; e) em 14 de Dezembro de 2005, os ora recorrentes requereram junto do Instituto de Aco Social a adopo da menor; f) tendo, em 27 de Fevereiro de 2006, sido atribuda a confiana administrativa da menor aos ora Recorrentes; Assim sendo, a deciso ora recorrida fez, salvo o devido respeito, uma errada interpretao do disposto no artigo 1827 do Cdigo Civil, porquanto o dispositivo legal em causa no prev um prazo mnimo de convivncia entre o adoptando e o adoptante. Termos em que, e no sentido em que supra se concluiu, dever ser dado provimento ao presente recurso, revogando-se a deciso ora recorrida, substituindo-a por outra que julgue o pedido dos Requerentes, ora Recorrentes, procedente nos termos ento peticionados.
(Cfr. Ac TSI n 289/2006)

1. De que depende (considerando o referido e o no referido) a adopo da menor? 2. A deciso tomada que deu razo aos Requerentes ora Recorrentes: concorda? IV (Valores: 4: 2;2) 1. Qual a relevncia jurdica e prtica do Artigo nico do Decreto-Lei n 102/99/M, de 13 de Dezembro? 2. Casamento segundo os usos e costumes chineses: relevncia do ponto de vista do sistema matrimonial de Macau e seu regime jurdico. Boa Sorte! Notas: 1. Fundamente devidamente todas as respostas! (2. Os textos utilizados foram processados para este efeito, respeitando os originais.)

22

2008
Universidade de Macau -Faculdade de Direito Direito da Famlia e das Sucesses Segunda poca: Exame Final Data: 28 de Junho de 2008 Durao: 3 horas I (Valores: 8)

I RELATRIO (A), na aco de divrcio que intentou contra o ru (B), vem interpor recurso da sentena proferida, (). II FACTOS Com pertinncia, tm-se por assentes os factos seguintes: Fruto do relacionamento entre a A. e o R. nasceram dois filhos: (C), nascido em 4 de Dezembro de 1988, e (D), nascido em 10 de Dezembro de 1990. Posteriormente, em 3 de Dezembro de 1992, a A. e o R. casaram civilmente em Macau. No incio do casamento, o relacionamento do casal processou-se em termos de relativa normalidade. Aps algum tempo, as relaes entre ambos comearam a deteriorar-se. O R. comeou a ausentar-se frequentemente da casa sem dar qualquer explicao A. apesar de para tal interpelado por diversas vezes. A A. veio a descobrir que o R. tinha uma amante com quem mantm um relacionamento sexual e amoroso extraconjugal. A A. confrontou o R. com essa factualidade. A partir de ento, passou a haver frequentes discusses entre a A. e o R. devido ao comportamento desleal deste para com a A.. Acresce que, em Julho de 2001, o Ru abandonou a casa de morada de famlia. Depois disso, nunca mais o R. voltou para casa, ou sequer se dignou procurar ou tentar saber da situao da A.. Desde o abandono do lar por parte do R., este deixou de prestar qualquer ajuda financeira ou de contribuir para os encargos da vida familiar quer da A., quer dos seus filhos menores. a A. quem sozinha, e com o seu parco rendimento, suporta todos os encargos inerentes vida dos menores. No existe por parte da A. qualquer inteno de restabelecer uma vida em comum com o R., sendo antes seu firme propsito quebrar definitivamente os laos conjugais que formalmente os unem. A deciso de requerer judicialmente a dissoluo do casamento foi para a A. difcil de tomar. Foi com mgoa e desgosto que a A. se viu forada, por culpa do R., a requerer o divrcio. * Para efeitos da fixao de alimentos provisrios e da regulao do exerccio do poder paternal, o Tribunal d como provada a seguinte matria de facto com base na prova documental carreada aos autos: A A. sofre de incapacidade auditiva. A A. recebe mensalmente MOP$3.600 a ttulo de subsdio atribudo pelo Instituto de Aco Social.

23

A A. vive actualmente com os dois filhos menores na fraco autnoma adquirida pelo R.. O R. aufere mensalmente MOP$5.500,00. O R. vive actualmente numa fraco autnoma arrendada e paga mensalmente MOP$1.000,00 de renda. Aps a separao entre a A. e o R., os menores tem vindo a viver com a A., a quem a A. tem vindo a dar os necessrios cuidados. Os menores deixaram de estudar e no se dedicam a qualquer actividade profissional. O R. aceita tanto que o exerccio do poder paternal lhe seja confiado como aceita que o exerccio do poder paternal seja confiado A. caso em que est disposto a pagar MOP$2.500,00 de alimentos. Os menores pretendem que o exerccio do poder paternal seja confiado A.... (Do Ac. TSI n. 248/2005, de 19 de Janeiro, de 2006, com ligeiras alteraes) Considera procedente o pedido de divrcio? Com que fundamento e com que efeitos? II (Valores: 8: 6; 2) Por hiptese, R., do caso anterior, morreu no dia 30 de Abril passado, em unio de facto, com a amante (F), com quem passou a viver desde o divrcio, tendo nascido um filho desta unio (G). Tinha feito uma doao a F de 100 000 patacas. Deixou, alm da casa, arrendada a R. por deciso judicial, na sentena de divrcio, por uma renda de 1000 patacas, que no foi paga desde Janeiro de 2006, a casa avaliada em 900 000 de patacas, um automvel adquirido em segunda mo, com o valor de 92 000 patacas, e dvidas de 20 000 patacas, de bens de consumo adquiridos e das despesas do lar no pagas, e o recheio da casa em que vive no valor de 100 000 patacas. C, filho mais velho, j com um descendente, Hildo, que no conhecia o av, repudiou a herana. R. tinha feito testamento, deixando a quota disponvel ao filho G e o automvel a F. 1. Quem sucede a R. e em que direitos? Proceda partilha da herana. 2. Qual o destino do arrendamento da casa em que viviam? Pode F manter o arrendamento? III (Valores: 4) Por hiptese, R., no testamento, declarava ainda que G era seu filho, estando apenas registada a maternidade de F. Como se pode estabelecer a paternidade e como se teria estabelecido a maternidade e a filiao de G? E de C e D? Quais os efeitos do estabelecimento da filiao e quem tinha e passa a ter o exerccio do poder paternal?

Boa Sorte!

24

Universidade de Macau -Faculdade de Direito Direito da Famlia e das Sucesses Primeira poca: Exame Final Data: 23 de Maio de 2008 Durao: 3 horas I (Valores: 8)

I RELATRIO (A), na aco de divrcio que intentou contra o ru (B), vem interpor recurso da sentena proferida, (). II FACTOS Com pertinncia, tm-se por assentes os factos seguintes: Fruto do relacionamento entre a A. e o R. nasceram dois filhos: (C), nascido em 4 de Dezembro de 1988, e (D), nascido em 10 de Dezembro de 1990. Posteriormente, em 3 de Dezembro de 1992, a A. e o R. casaram civilmente em Macau. No incio do casamento, o relacionamento do casal processou-se em termos de relativa normalidade. Aps algum tempo, as relaes entre ambos comearam a deteriorar-se. O R. comeou a ausentar-se frequentemente da casa sem dar qualquer explicao A. apesar de para tal interpelado por diversas vezes. A A. veio a descobrir que o R. tinha uma amante com quem mantm um relacionamento sexual e amoroso extraconjugal. A A. confrontou o R. com essa factualidade. A partir de ento, passou a haver frequentes discusses entre a A. e o R. devido ao comportamento desleal deste para com a A.. Acresce que, em Julho de 2001, o Ru abandonou a casa de morada de famlia. Depois disso, nunca mais o R. voltou para casa, ou sequer se dignou procurar ou tentar saber da situao da A.. Desde o abandono do lar por parte do R., este deixou de prestar qualquer ajuda financeira ou de contribuir para os encargos da vida familiar quer da A., quer dos seus filhos menores. a A. quem sozinha, e com o seu parco rendimento, suporta todos os encargos inerentes vida dos menores. No existe por parte da A. qualquer inteno de restabelecer uma vida em comum com o R., sendo antes seu firme propsito quebrar definitivamente os laos conjugais que formalmente os unem. A deciso de requerer judicialmente a dissoluo do casamento foi para a A. difcil de tomar. Foi com mgoa e desgosto que a A. se viu forada, por culpa do R., a requerer o divrcio. * Para efeitos da fixao de alimentos provisrios e da regulao do exerccio do poder paternal, o Tribunal d como provada a seguinte matria de facto com base na prova documental carreada aos autos: A A. sofre de incapacidade auditiva. A A. recebe mensalmente MOP$3.600 a ttulo de subsdio atribudo pelo Instituto de Aco Social. A A. vive actualmente com os dois filhos menores na fraco autnoma adquirida pelo R.. O R. aufere mensalmente MOP$5.500,00.
25

O R. vive actualmente numa fraco autnoma arrendada e paga mensalmente MOP$1.000,00 de renda. Aps a separao entre a A. e o R., os menores tem vindo a viver com a A., a quem a A. tem vindo a dar os necessrios cuidados. Os menores deixaram de estudar e no se dedicam a qualquer actividade profissional. O R. aceita tanto que o exerccio do poder paternal lhe seja confiado como aceita que o exerccio do poder paternal seja confiado A. caso em que est disposto a pagar MOP$2.500,00 de alimentos. Os menores pretendem que o exerccio do poder paternal seja confiado A.... (Do Ac. TSI n. 248/2005, de 19 de Janeiro, de 2006, com ligeiras alteraes) Considera procedente o pedido de divrcio? Com que fundamento e com que efeitos? II (Valores: 8: 6; 2) Por hiptese, R., do caso anterior, morreu no dia 30 de Abril passado, em unio de facto, com a amante (F), com quem passou a viver desde o divrcio, tendo nascido um filho desta unio (G). Tinha feito uma doao a F de 100 000 patacas. Deixou, alm da casa, arrendada a R. por deciso judicial, na sentena de divrcio, por uma renda de 1000 patacas, que no foi paga desde Janeiro de 2006, a casa avaliada em 900 000 de patacas, um automvel adquirido em segunda mo, com o valor de 92 000 patacas, e dvidas de 20 000 patacas, de bens de consumo adquiridos e das despesas do lar no pagas, e o recheio da casa em que vive no valor de 100 000 patacas. C, filho mais velho, j com um descendente, Hildo, que no conhecia o av, repudiou a herana. R. tinha feito testamento, deixando a quota disponvel ao filho G e o automvel a F. 1. Quem sucede a R. e em que direitos? Proceda partilha da herana. 2. Qual o destino do arrendamento da casa em que viviam? Pode F manter o arrendamento? III (Valores: 4) Por hiptese, R., no testamento, declarava ainda que G era seu filho, estando apenas registada a maternidade de F. Como se pode estabelecer a paternidade e como se teria estabelecido a maternidade e a filiao de G? E de C e D? Quais os efeitos do estabelecimento da filiao e quem tinha e passa a ter o exerccio do poder paternal?

(Cont. do Exame Final, 23 de Maio de 2008)

Boa Sorte!

26

Universidade de Macau -Faculdade de Direito Direito da Famlia e das Sucesses Primeira poca: Segunda Frequncia Data: 23 de Maio de 2008 Durao: 3 horas I (Valores: 10: 8; 2)

I RELATRIO (A), na aco de divrcio que intentou contra o ru (B), vem interpor recurso da sentena proferida, (). II FACTOS Com pertinncia, tm-se por assentes os factos seguintes: Fruto do relacionamento entre a A. e o R. nasceram dois filhos: (C), nascido em 4 de Dezembro de 1988, e (D), nascido em 10 de Dezembro de 1990. Posteriormente, em 3 de Dezembro de 1992, a A. e o R. casaram civilmente em Macau. No incio do casamento, o relacionamento do casal processou-se em termos de relativa normalidade. Aps algum tempo, as relaes entre ambos comearam a deteriorar-se. O R. comeou a ausentar-se frequentemente da casa sem dar qualquer explicao A. apesar de para tal interpelado por diversas vezes. A A. veio a descobrir que o R. tinha uma amante com quem mantm um relacionamento sexual e amoroso extraconjugal. A A. confrontou o R. com essa factualidade. A partir de ento, passou a haver frequentes discusses entre a A. e o R. devido ao comportamento desleal deste para com a A.. Acresce que, em Julho de 2001, o Ru abandonou a casa de morada de famlia. Depois disso, nunca mais o R. voltou para casa, ou sequer se dignou procurar ou tentar saber da situao da A.. Desde o abandono do lar por parte do R., este deixou de prestar qualquer ajuda financeira ou de contribuir para os encargos da vida familiar quer da A., quer dos seus filhos menores. a A. quem sozinha, e com o seu parco rendimento, suporta todos os encargos inerentes vida dos menores. No existe por parte da A. qualquer inteno de restabelecer uma vida em comum com o R., sendo antes seu firme propsito quebrar definitivamente os laos conjugais que formalmente os unem. A deciso de requerer judicialmente a dissoluo do casamento foi para a A. difcil de tomar. Foi com mgoa e desgosto que a A. se viu forada, por culpa do R., a requerer o divrcio. * Para efeitos da fixao de alimentos provisrios e da regulao do exerccio do poder paternal, o Tribunal d como provada a seguinte matria de facto com base na prova documental carreada aos autos: A A. sofre de incapacidade auditiva. A A. recebe mensalmente MOP$3.600 a ttulo de subsdio atribudo pelo Instituto de Aco Social. A A. vive actualmente com os dois filhos menores na fraco autnoma adquirida pelo R..
27

O R. aufere mensalmente MOP$5.500,00. O R. vive actualmente numa fraco autnoma arrendada e paga mensalmente MOP$1.000,00 de renda. Aps a separao entre a A. e o R., os menores tem vindo a viver com a A., a quem a A. tem vindo a dar os necessrios cuidados. Os menores deixaram de estudar e no se dedicam a qualquer actividade profissional. O R. aceita tanto que o exerccio do poder paternal lhe seja confiado como aceita que o exerccio do poder paternal seja confiado A. caso em que est disposto a pagar MOP$2.500,00 de alimentos. Os menores pretendem que o exerccio do poder paternal seja confiado A.... (Do Ac. TSI n. 248/2005, de 19 de Janeiro, de 2006, com ligeiras alteraes) 1. Considera procedente o pedido de divrcio? Com que fundamento e com que efeitos? 2. Sabendo que foi por danos no patrimoniais, resultantes do divrcio que a Autora pediu a condenao do Ru a pagar importncia no inferior a MOP$50.000,00, condenaria o Ru no pedido? II (valores: 10: 6; 2; 2) Por hiptese, R., do caso anterior, morreu no dia 30 de Abril passado, em unio de facto com a amante (F) com quem passou a viver desde o divrcio, tendo nascido um filho desta unio (G). Tinha feito uma doao a G de 100 000 patacas. Deixou, alm da casa, arrendada a R. por deciso judicial, na sentena de divrcio, por uma renda de 1000 patacas, que no foi paga desde Janeiro de 2006, a casa avaliada em 900 000 de patacas, um automvel adquirido em segunda mo, com o valor de 92 000 patacas, e dvidas de 20 000 patacas, de bens de consumo adquiridos e das despesas do lar no pagas, e o recheio da casa em que vive no valor de 100 000 patacas. C, filho mais velho, j com um descendente, Hilda, que no conhecia o av, repudiou a herana. R. tinha feito testamento, deixando a quota disponvel ao filho G e o automvel a F. 1. Quem sucede a R. e em que direitos? Proceda partilha da herana. 2. Qual o destino do arrendamento da casa em que viviam? Pode F manter o arrendamento? 3. A unio de facto constitui uma relao jurdica familiar? (Cont. da Segunda Frequncia, 23 de Maio de 2008)

Boa Sorte!

28

Faculdade de Direito da Universidade de Macau

Direito da Famlia e das Sucesses 1 Frequncia: 8 de Janeiro 2008 Durao da prova: 3 horas I Valores: 6

Suponha que Maria, solteira, vem ter consigo dizendo-lhe que teve um filho, Tiago, em 18/10/94, no sabendo quem era o pai e no tendo condies econmicas para o criar, optou por o dar a uma amiga, Cristina, que o registou como seu. Hoje, 08/01/2008, Maria sentindo-se com condies psicolgicas e econmicas estveis, quer reaver o filho. Sabendo ainda, que a Cristina e o Tiago se opem a qualquer tentativa de alterao da relao de filiao materna, e ainda, afirmando que a Maria s se preocupou em reaver o filho, aps saber que este estava muito rico por lhe ter sado o jackpot num dos casinos de Macau. Cristina e Tiago, tratam-se mutuamente como me e filho, so tidos como tais pelos parentes dela e nas relaes sociais. Quid juris? II Valores: 7 Deu-se como provado os seguintes factos: Gilberto nasceu em 28/06/99 na maternidade do Hospital Conde S. Janurio, tendo da transitado para um centro de acolhimento e observao. O pai da criana, de paradeiro incerto, nunca a visitou e a me, que padecia de debilidade mental grave, necessitando de apoio de terceiros para sobreviver, encontrava-se internada, em regime definitivo, numa instituio psiquitrica, j tendo antes, de resto, sido hospitalizada por mais de uma vez. Neste contexto, o Instituto da Aco Social instaurou, no dia 22/11/2002, junto do tribunal competente uma aco declarativa constitutiva com vista atribuio da confiana judicial. No decurso do processo, o pai, notificado por editais, no compareceu em juzo e a me foi submetida a exames mdicos que concluram pela sua forte debilidade mental e pela mtua prejudicialidade dos contactos entre me e o filho; alis, comprovou-se ainda pericialmente a sua inaptido para manter uma ocupao regular, no reunindo condies para tratar de si prpria autonomamente, embora tal desejo tenha sido desatendido por orientao mdica, a me manifestou vrias vezes o desejo de estabelecer contactos com o filho. O MP deu parecer favorvel confiana judicial do menor com vista adopo. Tendo sido todos estes factos tidos em conta, o Tribunal indeferiu o pedido de confiana com base no entendimento de que me, sendo inimputvel, no poderia ser dirigido um qualquer juzo de censura tico-jurdica (em qualquer uma das suas modalidades, isto , dolo ou negligncia) que, ainda no seu entendimento, a aplicao de qualquer uma das hipteses previstas no art. 1831., n. 1 als. c), d) e e), CCM, parece pressupor. Na verdade, juzo de censura que suporia que a me pudesse e devesse ter actuado de forma diferente (em conformidade com os interesses do filho menor), o que (porque sem capacidade de culpa) no era possvel ou exigvel. Quid juris?

29

III Valores: 7 (3; 4) Antnio, irmo de Eduardo, aps a morte deste, casou com sua cunhada, Berlinda. Esta tinha do primeiro casamento uma filha Carla, de 16 anos. Dois anos depois, Berlinda morre, vtima, de um acidente de automvel e Antnio casou com Carla. Sendo que, esta encontrava-se, no momento da celebrao do casamento, em manifesto estado de demncia. Algum tempo depois, Antnio ausentou-se para o estrangeiro, nunca mais tendo dado notcias. Doze anos mais tarde, Carla, perfeitamente lcida, conheceu Daniel, com quem contraiu casamento. Daniel era um perigoso criminoso, que j havia cumprido vrias penas de priso por crimes graves, mas que soube esconder isso de Carla, interessado como estava em casar-se com ela, devido a grande fortuna pessoal de que esta dispunha. Trs anos depois do seu casamento, Carla descobre a verdade acerca do passado criminal de Daniel e deseja ver-se imediatamente livre do seu casamento, receosa do carcter do seu marido. a) Existiam impedimentos ao casamento de Antnio com Berlinda? E ao de Antnio com Carla? Em caso afirmativo, enumere as consequncias, no esquecendo nem a legitimidade nem os prazos para arguio dos mesmos. b) Pode efectivamente Carla ver-se livre do seu casamento com Daniel? De que modo?

Boa sorte!

30

2007
Faculdade de Direito da Universidade de Macau Direito da Famlia e das Sucesses 1 Frequncia 5 de Janeiro de 2007 Durao da prova: 3 horas

I Valores 8 Comente a deciso do tribunal que no decretou a adopo singular por considerar imprescindvel o consentimento dos pais, que o recusaram. Os factos dados como provados foram os seguintes: - o menor, nasceu em 07/07/1999, era filho de um casal com mais de seis filhos; - a casa dos progenitores tinha uma nica diviso totalmente degradada; - os pais eram reputados como pessoas honestas e trabalhadoras, mas extremamente pobres; - em Novembro de 1999, o Servio Social, alertado para a situao de risco em que se encontrava o menor, efectuou uma visita casa dos progenitores do menor; - de acordo com relatrio mdico de 11/10/1999, o menor apresentava mau estado de nutrio, palidez acentuada, fontanela aberta a 5 dedos (sinais de raquitismo), mostrando um desenvolvimento fsico no compatvel com a idade real e sinais de bronquite. Foi parecer mdico que se tratava de uma situao gravosa, necessitando de medidas de recuperao fsica da criana; - por deciso de 10/11/1999, o menor foi colocado no Bero da Esperana, onde permaneceu at 29/03/2001; durante tal perodo os pais visitaram sempre o menor, fazendo-o com menos assiduidade nos ltimos meses; - os pais recusaram sempre a ideia da adopo, incluindo numa circunstncia em que, por terem muitos filhos, foram contactados para darem um filho para o efeito, recebendo dinheiro; - os pais do menor demonstraram sempre apego afectivo ao filho; - houve confiana judicial, nos termos do art. 1827. conjugado com o art. 1831.; - houve boa integrao do menor na famlia da candidata a adoptante; O menor foi baptizado pela candidata e era tratado por nome diverso daquele com o qual foi registado pelos progenitores; - no obstante, o Tribunal de 1 instncia no decretou a adopo, pois considerou necessrio o consentimento dos pais, mas decidiu confiar o menor guarda e cuidados da requerente da adopo, atribuindo aos progenitores um direito de visita. II Valores (8: 4, 4) Antnio e Berta, ambos maiores, comearam a viver juntos em meados de 2004, tendo Berta engravidado em Maro do ano seguinte. O tempo foi passando e, nos fins de Dezembro de 2005, Berta comeou a sentir as contraces do parto. Antnio estava presente e, emocionado com os acontecimentos, decidiu casar imediatamente, ao que Berta se ops, declarando preferir a unio de facto ao casamento. Antnio chamou quatro dos seus amigos para servirem de testemunhas. Anunciou porta de casa que se ia realizar um casamento urgente e, enquanto uma das testemunhas fazia a acta do casamento, forou com as mos Berta a baixar a cabea em sinal de assentimento, ao mesmo tempo que a impedia de falar e dirigiu-lhe a mo com
31

a sua para assinar a acta de casamento. As testemunhas, distradas, no repararam em nada, inclusive porque Antnio alegou que Berta, devido sua situao, no podia manifestar a sua vontade sozinha. No tendo notado nenhuma irregularidade, o Conservador do Registo Civil homologou atempadamente o casamento. Antnio era filho no reconhecido do pai de Berta, que o reconheceu em Novembro de 2006. Chocada com o conhecimento desse facto, Berta consegue escapar-se apertada vigilncia que o marido lhe move e procura-o hoje a si para anular o casamento, em funo do parentesco entre ela e o marido. Pergunta-se: 1. Existiu algum impedimento ao casamento de Antnio e Berta? Em caso afirmativo, diga qual, classifique-o e enumere as suas consequncias. 2. Existe algum outro facto que Berta possa invocar como causa de anulao do seu casamento? Fundamente a sua resposta. III Valores (4) Comente a seguinte afirmao ..Qual o destino dos embries criogenizados se a inseminao post-mortem for proibida? Destruio? Dao a outro casal? Nesta ltima hiptese, que legitimidade para proibir viva ser inseminada com o embrio (seu e do marido) mas, simultaneamente, permitir que uma outra mulher seja inseminada com esse mesmo embrio?

Boa sorte!

32

2.2. Outros casos 2.2.1. Primeiro Semestre


I Albertina, de 28 anos, ao preparar o seu casamento, tratou de obter o seu certificado de baptismo, e obteve igualmente o assento de nascimento. No assento de nascimento, Albertina cuja paternidade nunca foi estabelecida, verificou que filha de Antnio. At ento no possua qualquer documento onde constasse a sua filiao paterna, mas unicamente a sua filiao materna, sendo filha de Lusa, actualmente com 65 anos. A obteno do assento de nascimento, teve lugar em 10 de Outubro de 2008, e hoje, 21 de Outubro do mesmo ano, Albertina pretende estabelecer a paternidade na medida em que veio a saber que Antnio, actualmente a residir em Taiwan, muito rico, tendo feito a sua fortuna no imobilirio em Macau. Pode Albertina vir a estebelecer esta filiao? Se sim, como e com que efeitos? II Em 14 de Maio de 2006, foi intentada no Tribunal, pelas descendentes de Antnia (falecida em 4 de Maro de 2006) aco de investigao de paternidade dirigida contra Belmira, na qualidade de viva de Jos (falecido em 26 de Outubro de 2005), pretendendo as autoras que a dita Antnia seja reconhecida como filha de Jos. Ficou fixada a seguinte matria de facto: - A Antnia nasceu em 10 de Outubro de 1970, na frequesia de Sto Antnio, Macau, e foi registada como filha de Maria, mas sem indicao do outro progenitor. - Desde 1967, que a me da Antnia, a Maria, mantinha relaes de sexo completo com o R., as quais se prolongaram at ao nascimento de Antnia em 1970. - A Maria era tida por todos como moa sria, no se lhe conhecendo outro homem a no ser o R, durante a sua curta estadia por este mundo. - O R sempre tratou a Antnia como filha, frente de toda a gente, menos frente de Belmira e da famlia desta - Visitava a Antnia com regulariedade na casa da av materna desta, responsabilizando-se pelo seu sustento e educao. Contribuindo mensalmente com uma quantia para as despesas dela na casa da av. 1. Na festa de casamento da Antnia, R. apresentou-se como o pai da Antnia, e dirigiu a festa do casamento, na qualidade de pai da noiva. 2. O R. tratava as filhas de Antnia como suas netas. 3. O R. custeou as despesas hospitalares e a do funeral da Antnia quando esta faleceu. 4. At ao seu falecimento ia regularmente visitar a campa de Antnia e pr l flores. Pronuncie-se sobre a viabilidade do pedido da Autora e dos efeitos da sua procedncia, sabendo que o propsito principal desta aco a obteno de benefcios patrimoniais. (A resoluo ser feita como se estivssemos na data em que ocorreu a interposio da aco 14 de Maio de 2006)
33

III Antnia, 23 anos de idade, filha de Maria e de Jos, ao tratar dos documentos necessrios tendo em vista celebrao do seu casamento, catlico, com Mrio, teve conhecimento atravs do assento de baptismo que o seu pai era o Timteo, industrial muito conhecido na comunidade. Ora, perante este facto, Antnia diligenciou junto da me e de amigos no sentido de apurar a verdade, pelo que veio a saber que o Timteo fora namorado de sua me e teve relaes sexuais com ele, em exclusividade, no perodo legal de concepo, resultando a gravidez de que ela veio a nascer. Por outro lado, durante alguns meses, o Timteo tratou-a como filha. Entretanto o Timteo, seis meses aps o nascimento da filha, foi trabalhar para Taiwan, abandonando a namorada e a filha, tendo Maria, um ano depois, refeito a sua vida com Jos, tendo este perfilhado a Antnia. Passados dez anos sobre o nascimento de Antnia o Timteo regressou a Macau rico e montou vrias empresas. No entanto a Maria por ter uma vida familiar estabilizada nunca o procurou. Suponha agora que a Antnia vem ter consigo e lhe confessa que quer interpor uma aco de investigao de paternidade, pois o pretenso pai biolgico muito rico. Quid iuris? Fundamente a sua resposta legal e doutrinalmente. IV Em 14 de Maio de 2006, foi intentada no Tribunal, pelas descendentes de Antnia (Falecida em 4 de Maro de 2004) aco de investigao de paternidade dirigida contra Belmira, na qualidade de viva de Jos (falecido em 26 de Outubro de 2005), pretendendo as autoras que a dita Antnia seja reconhecida como filha do Jos. Ficou fixada a seguinte matria de facto: A Antnia nasceu em 10 de Outubro de 1970, na freguesia de Santo Antnio, Macau e foi registada como filha de Maria, mas sem indicao do outro progenitor. Desde 1967, que a me da Antnia, a Maria, mantinha relaes de sexo completo com o R., as quais se prolongaram at ao nascimento da Antnia em 1970. A Maria era tida por todos como moa sria, no se lhe conhecendo outro homem a no ser o R., durante a sua curta estadia por este mundo. O R. sempre tratou a Antnia como filha, frente de toda a gente, menos frente de Belmira e da famlia desta. Visitava a Antnia com regularidade na casa da av materna desta, responsabilizando-se pelo seu sustento e educao, contribuindo mensalmente com uma quantia para as despesas dela na casa da av. 1. Na festa de casamento da Antnia, R. apresentou-se como o pai da Antnia, e dirigiu a festa do casamento, na qualidade de pai da noiva. 2. O R. tratava as filhas da Antnia como suas netas. 3. O R. custeou as despesas hospitalares e a do funeral da Antnia quando faleceu. 4. At ao seu falecimento, ia regularmente visitar a campa da Antnia e pr l flores.
34

Pronuncie-se sobre a viabilidade do pedido da Autora e dos efeitos da sua procedncia, sabendo que o propsito principal desta aco a obteno de benefcios patrimoniais. V Manuel e Carla, casados civilmente em 18 de Dezembro de 2000, sem filhos, de 30 e 21 anos respectivamente, pretendendo adoptar uma criana, souberam da existncia de Deolinda, uma menina de 13 anos, que vivia com uns tios, a quem propuseram que viesse viver com eles, posto o que, passado algum tempo e se se dessem bem, poderiam adopt-la. Dois anos depois afeioados a Deolinda, Manuel e Carla requereram a adopo da menina. Ao ser esclarecida pelo juiz dos efeitos da adopo, Deolinda declarou que no queria ser adoptada. Apesar disso o juiz decretou a adopo, por considerar que a mesma era muito nova para saber o que queria. Hoje com 18 anos de idade, Deolinda pretende saber se pode libertar-se daquela relao. Como a aconselharia? VI Comente a deciso do tribunal, sendo que se deram como provados os seguintes factos: - A menor, nascida em 7/02/93, segunda filha de 7 irmos uterinos, foi viver com os avs maternos quando tinha apenas um ms e meio de idade, altura em que o pai iniciou uma nova relao marital e a me toxicodependente, se dedicava prostituio; - Correu processo tutelar no Tribunal Judicial uma vez que o av materno era alcolico e manifestava agressividade fsica e verbal e se suspeitava de prticas de prostituio no seio da famlia, designadamente por parte das tias maternas que culminou em deciso de 5/03/99, segundo a qual a menor foi confiada aos cuidados e guarda da requerente; - Durante o perodo em que a menor se encontrou guarda da requerente, a situao progrediu favoravelmente, estabelecendo-se fortes laos de afectividade entre elas e relacionando-se como se de verdadeira filha e me se tratassem; - No mbito do processo de adopo, apurou-se que os progenitores se desinteressaram da sorte da filha, no a vendo desde 6 ou 7 anos; resultou ainda que, o pai no tinha a inteno de ficar com ela nem sequer de a procurar (no se opondo adopo), embora a me tenha, agora, manifestado a vontade de querer a menor, dizendo que tinha ficado espera de receber um papel da segurana social ( semelhana daquilo que tinha j ocorrido a propsito de outros dos seus filhos); - O processo culminou na deciso de adopo, tendo sido decretada a manuteno de identidade da adoptante e a alterao dos apelidos da adoptada; - Para o efeito, foi dispensado o consentimento dos progenitores, nos termos do art. 1831., n. 1, alnea c) e n. 2 e 1833., n. 2. Quid juris?

35

VII Suponha que Maria vem ter consigo dizendo-lhe que teve um filho, Tiago, em 18/10/96, no sabe quem o pai e que aquele (Tiago) viveu com ela desde o seu nascimento at 27/11/96. Em 28/11/96, o menor foi entregue por Maria a uma ama. Afirma que tinha uma ligao estreita com o seu filho, pois pagava ama MOP$1.500,00 mensalmente, alm de pagar a sua alimentao, roupa, fraldas e medicamentos; para alm disso, o Tiago costumava passar os fins-de-semana com ela em casa de familiares tendo estes uma ligao afectiva muito forte com o seu filho. Em 13/12/98 o tribunal, em processo de confiana judicial, considerou que se encontrava em perigo a segurana, a sade, a formao moral e a educao do Tiago, confiando-o a Ana. Neste processo no teve oportunidade de carrear todos os factos que dispunha para os autos, pelo que, na opinio dela, o tribunal no poderia decretar a confiana judicial. Ana veio a adoptar o Tiago, por deciso judicial em 12/12/99, sem o seu conhecimento e quer reaver o seu filho. Maria, afirma ainda que houve conluio entre a ama e Ana para que esta situao se precipitasse e que pode apresentar testemunhas. Quid iuris? Comente a deciso do tribunal que no decretou a adopo singular por considerar imprescindvel o consentimento dos pais, que o recusaram. VIII Os factos dados como provados foram os seguintes: - O menor, nasceu em 07/07/1999, era filho de um casal com mais de seis filhos; - A casa dos progenitores tinha uma nica diviso totalmente degrada; - Os pais eram reputados como pessoas honestas e trabalhadoras, mas extremamente pobres; - Em Novembro de 1999, o Servio Social, alertado para a situao de risco em que se encontrava o menor, efectuou uma visita casa dos progenitores do menor; - De acordo com relatrio mdico de 11/10/1999, o menor apresentava mau estado de nutrio, palidez acentuada, fontanela aberta a 5 dedos (sinais de raquitismo), mostrando um desenvolvimento fsico no compatvel com a idade real e sinais de bronquite. Foi parecer mdico que se tratava de uma situao gravosa, necessitando de medidas de recuperao fsica da criana; - Por deciso de 10/11/1999, o menor foi colocado no Bero da Esperana, onde permaneceu at 29/03/2001; durante tal perodo os pais visitaram sempre o menor, fazendo-o com menos assiduidade nos ltimos meses; - Os pais recusaram sempre a ideia da adopo, incluindo numa circunstncia em que, por terem muitos filhos, foram contactados para darem um filho para o efeito, recebendo dinheiro; - Os pais do menor demonstraram sempre apego afectivo ao filho; - Houve confiana judicial, nos termos do art. 1827. conjugado com o art. 1831.; - Houve boa integrao do menor na famlia da candidata a adoptante; - O menor foi baptizado pela candidata e era tratado por nome diverso daquele com o qual foi registado pelos progenitores; - No obstante, o Tribunal de 1 Instncia no decretou a adopo, pois considerou necessrio o consentimento dos pais, mas decidiu confiar o menor
36

guarda e cuidados da requerente da adopo, atribuindo aos progenitores um direito de visita. IX Felcia e Guilherme, ela de 15 anos ele de 18 anos, casaram civilmente em Abril de 1999. Guilherme ignorava a verdadeira idade de Felcia, uma vez que esta, com uma aparncia fsica desenvolvida para a idade, aparentava os 18 anos que afirmava ter. Em Maio de 2005, Guilherme descobriu a verdadeira idade de Felcia e, desgostoso com a sua mentira, resolveu invalidar o casamento. Mas o tempo foi passando e s hoje o vem consultar a si para o livrar daquele casamento que contraiu enganado. Resolva o problema do Guilherme. X Antnio, com 15 anos de idade, e Berta com 18 anos contraram casamento em fins de Dezembro de 1999. O Conservador do Registo Civil recusou-se a fazer a transcrio do casamento. Pouco tempo depois, Berta ausentou-se para o estrangeiro e Antnio vem a contrair novo casamento em Maio de 2002 com Carlota, j depois de ter atingido a maioridade. Entretanto, Berta regressa e pretende desfazer-se do seu casamento com Antnio. a) Existiam impedimentos aos casamentos de Antnio com Berta e com Carlota? Em caso afirmativo, indique quais e classifique-os. b) Pode Berta propor aco de anulao do seu casamento com Antnio? c) Em fins do Vero de 2004, Carlota comeou a ser vtima de maus-tratos por parte do marido, descobrindo simultaneamente que Antnio j era casado com Berta, quando havia contrado matrimnio com ela. Carlota deseja agora aproveitar esta ocasio para anular o seu casmento. Comente as probabilidades de procedncia de Carlota nessa aco. XI Diana, de 16 anos, contrai casamento civil com Eduardo, maior, em Janeiro de 2000. Diana apenas pretendia casar-se unicamente para se ver livre da tutela dos pais e obter a emancipao, ao passo que Eduardo visava, atravs do casamento, obter um prometido emprego na empresa dos pais de Diana, ainda antes do casamento, mas, interessado como estava nas vantagens materiais que contava retirar do casamento, no procurou explicar-se com Diana. Esta veio a saber, no princpio de 2004, que seu marido, ao contrrio do que fazia supor, no era uma, mas sim duas vezes, divorciado e sempre por culpa exclusivamente sua, uma vez que, em qualquer dos anteriores casamentos, sempre se mostrara muito violento e agressivo, devido, em parte, ao seu alcoolismo, o que por todos os meios, sempre ocultara a Diana e aos seus pais. Tendo j obtido aquilo que desejava quando contrara matrimnio, Diana pretende socorrer-se deste pretexto para invalidar o casamento. Comente as probabilidades de Diana nesta aco e pronuncie-se sobre a validade do seu casamento.

37

XII Antnio, emigrante nos Estados Unidos da Amrica, principia a namorar, por carta, Beatriz, residente em Taipa, por indicao de uns seus parentes, residentes em Macau. Em virtude de conhecer uma antiga rixa existente entre a sua famlia e a famlia de Antnio, Beatriz sempre assinou as suas cartas com o nome de sua amiga Carlota (que era, alis, filha no reconhecida do av materno de Antnio), embora, por diversas vezes, tivesse enviado a Antnio fotografias suas. Pessoa volvel, Beatriz rapidamente se desinteressou do seu namoro com Antnio, passando este a corresponder-se com Carlota, sem que esta, no entanto, desfizesse o engano. Antnio e Carlota vm posteriormente a contrair casamento, por procurao, em Setembro de 1999. XIII A e B pretendem celebrar casamento, so menores de 17 anos, estudantes e sem recursos prprios. Antes consultados pelos filhos, os pais de ambos opem-se ao casamento que, apesar disso, vem a ser celebrado em 1 de Julho de 2006, como casamento urgente, na eminncia de parto e aps gravidez at ali escondida. O casamento urgente no vem a ser homologado. Estando ambos de boa f quais os efeitos deste casamento. XIV Antnio, irmo de Eduardo, aps a morte deste, casou com sua cunhada, Berlinda. Esta tinha do primeiro casamento uma filha Carla, de 16 anos. Dois anos depois, Berlinda morre, vtima, de um acidente de automvel e Antnio casou com Carla. Sendo que, esta encontrava-se, no momento da celebrao do casamento, em manifesto estado de demncia. Algum tempo depois, Antnio ausentou-se para o estrangeiro, nunca mais tendo dado notcias. Doze anos mais tarde, Carla, perfeitamente lcida, conheceu Daniel, com quem contraiu casamento, Daniel era um perigoso criminoso, que j havia cumprido vrias penas de priso por crimes graves, mas que soube esconder isso de Carla, interessado como estava em casar-se com ela, devido a grande fortuna pessoal de que esta dispunda. Trs anos depois do seu casamento, Carla descobre a verdade acerca do passado criminal de Daniel e deseja ver-se imediatamente livre do seu casamento, receosa do carcter do seu marido. a) Existiam impedimentos ao casamento de Antnio com Berlinda? E ao de Antnio com Carla? Em caso afirmativo, enumere as consequncias, no esquecendo nem a legitimidade nem os prazos para arguio dos mesmos. b) Pode efectivamente Carla ver-se livre do seu casamento com Daniel? De que modo? XV Um residente de Macau, com nacionalidade Norte Americana, ofereceu-se para combater na Guerra do Iraque, Casado h pouco tempo com uma jovem tambm residente de Macau, resolve contribuir com material gentico, para que no caso de lhe vir a acontecer alguma coisa (morte ou impotncia), a sua esposa
38

possa vir a conceber um ou mais filhos. Sabe-se que quando partiu Guerra, a esposa de tal residente j tinha no ventre um filho seu. O residente de Macau vem a falecer no Iraque. A viva, aps 3 meses da morte do combatente, apesar do espanto dos amigos, vem a celebrar casamento com uma residente de Macau na Holanda, sabendo que o casamento celebrado entre pessoas do mesmo sexo inexistente em Macau. Regressada a Macau com a sua companheira, ela quer engravidar-se do ex- marido, e quer que a sua companheira venha a adoptar o rebento que eventualmente venha a nascer desta procriao. Datas: Morte do Pai: 20/12/2007, nascimento da criana: 20/2/2008 Casamento: 20/3/2008, Regresso a Macau: 20/9/2008

39

40

2.2.2. Segundo Semestre


XVI A e B contraram casamento em 1998, aps haver celebrado conveno antenupcial, em que se estipulava a comunicabilidade dos bens adquiridos a ttulo gratuito depois do casamento. A e B foram habitar um pequeno apartamento, herdado por B se passou a ocupar habitualmente, perante a passividade de A, pessoa pouco enrgica. Durante todo o ano seguinte B, dedicou-se a dotar a fbrica de novas maquinarias e promoveu o fabrico de componentes informticos, tendo em vista o cumprimento dos contratos que tinha celebrado com empresas da especialidade. Em 2005, A e B desentendem-se acerca de questes pessoais e A manifesta o seu desagrado quanto ao desejo de B de se dedicar montagem e comercializao de computadores, utilizando para tal a localizao privilegiada da fbrica, onde se tornava necessrio, por isso, remodelar profundamente as instalaes existentes. Desatendendo atitude de A, B contrai uma dvida de algumas milhares de patacas, iniciando simultaneamente as diligncias necessrias venda do apartamento que levara para o casamento, afim de angariar o resto do capital necessrio montagem do empreendimento que se propusera. A, naturalmente, deseja impedir essa venda, ao que B replica com o estipulado na conveno antenupcial. Por volta de meados deste ano, a entidade bancria, onde B contrara o emprstimo, veio demandar do casal o pagamento do mesmo. a) Pode A impedir que se realize a venda do apartamento de B? b) Dispe A de alguns meios para invalidar os actos praticados por B at 2005, bem como de evitar a concretizao da inteno de B? c) Admitindo que todos os bens do casal so os constantes do texto da hiptese, quais so os que respondem pela dvida originada pelo emprstimo? Supondo que seja necessrio execut-lo(s), a execuo imediatamente possvel? XVII A Autora intentou uma aco de divrcio contra o R com base nos seguintes factos: O A. e R casaram no dia 15 de Novembro de 1974 segundo o regime de comunho geral de bens. O R. foi vtima de acidente vascular cerebral em Agosto de 1999 e teve alta hospitalar em fins de Setembro de 1999. Em princpios de 2000 o R foi para Portugal tendo em vista a recuperao do acidente vascular cerebral. Em meados de Maro regressou a Macau e instalou-se na casa onde o casal tinha o domiclio comum. Na primeira semana de Abril o R disse em voz alta porta de casa que a A. se prostitua e era disso que ela gostava. O R. ope-se a que os filhos do casal visitem a A. O R impediu a Autora de instalar o telefone que os filhos lhe ofereceram. O R. detentor de telemvel para seu uso pessoal e exclusivo. Suponha que estes factos so dados como provados pelo tribunal. Decida sobre o pedido da autora. Fundamente legal e doutrinalmente a sua deciso.

41

XVIII Ernesto e Fernanda contraram casamento em Novembro de 1999, sem celebrarem conveno antenupcial. Ernesto engenheiro civil e Fernanda pintora e escultora de grande nomeada. Desde os princpios de 2002, Ernesto tem vindo a emitir opinies pouco agradveis sobre as obras plsticas de Fernanda, chegando mesmo a destruir algumas. Por outro lado, Fernanda vem a saber que seu marido a desacredita frequentemente nos meios artsticos que frequenta, chamando-lhe pirosa. Fernanda soubera ainda que seu marido mantivera, em 2001, relaes extraconjugais com Tesse, cantora no hotel Y. Ao pretender sabre de Ernesto a razo dessas atitudes, Fernanda violentamente agredida por este. Fernanda pretende divorciar-se. Aponte quais os fundamentos que lhe assistem, bem como os factos relativamente aos quais deve ser definida a culpa de Ernesto. XIX A, instaurou no tribunal de Competncia Genrica da RAEM (Novembro de 2001) a presente aco de divrcio contra sua mulher B, pedindo que, na sua procedncia, se decretasse o divrcio de ambos e se declarasse ela a exclusiva culpada. Invocou como fundamentos, o abandono do domiclio conjugal por parte da r e a separao de facto dos dois, h mais de dois anos consecutivos. A r contestou, alegando que foi o autor que a abandonou a ela e aos filhos do casal, e que ele vive desde h muito amantizado com outra mulher, pedindo que o divrcio fosse decretado e se declarasse o A como nico culpado. Foi dado como provados os seguintes factos: - Que A e B esto separados h mais de dois anos; - B, abandonou o lar conjugal; - Antes da separao (1995), A fazia vida com a companheira com quem ainda hoje vive, como marido e mulher, o que caracteriza uma situao de adultrio existente no s antes da ruptura do casamento mas tambm a data da propositura da aco e, portanto, no ocorrida h mais de dois anos; - O A, nos dois anos depois da separao, emigrou para a Formosa, e sempre que vinha a Macau se acolhia em casa da sua actual companheira, com ela vivendo como marido e mulher, em comunho de cama, mesa e habitao. Coloque-se na posio do juiz do processo e elabore a sentena

42

You might also like