You are on page 1of 8

Ventiladores

Unidades de Ventilao
Com Ventiladores de Dupla Aspirao

Modelo BBS (ventilador Sirocco) Modelo BBL (ventilador Limit-Load)

Tecnologia

entrimaster

ABB Fans

Ventiladores

UNIDADES DE VENTILAO
1 - Aspectos gerais
As unidades de ventilao modelo BBS, com ventiladores centrfugos de ps curvadas para frente, e BBL, com ventiladores centrfugos de ps curvadas para trs, so fruto de um sistemtico e contnuo trabalho de desenvolvimento de produto. As unidades de ventilao so projetadas para operar com ar limpo ou gases no agressivos, com temperaturas entre 30C e +80C, permitindo alcanar elevadas vazes de ar com uma construo compacta e com baixo nvel de rudo. Baseados em ventiladores modelo BSD e GTD (tecnologia ABB), suas caractersticas e limites de operao podem ser obtidos das curvas de desempenho destes modelos.

Rotores
As unidades de ventilao modelo BBS possuem rotores com ps mltiplas curvadas para frente, integralmente construdos em chapas de ao galvanizado. As unidades de ventilao modelo BBL possuem rotores com ps curvadas para trs, construdos em chapas de ao carbono com posterior pintura anticorrosiva. Especificamente projetados para desenvolver elevadas vazes de ar e mdias presses diferenciais, so esttica e dinamicamente balanceados de acordo com o grau de qualidade G 6.3 da Norma VDI 2060.

Eixos

2 - Detalhes construtivos
Unidades de Ventilao BBS/BBL 160 ... 560
Fornecidas com estrutura em perfis de alta resistncia e painis em chapas de ao galvanizado com trilhos fixados base inferior, podem ser instalados sobre coxins, diretamente ao piso ou ao teto atravs de tirantes. Seu verstil projeto dimensional permite a modificao da posio de descarga ou aspirao atravs da simples troca entre painis e acessrios. Bases para motores com regulagem para esticamento das correias so fornecidas em ao galvanizado montadas sobre o prprio corpo do ventilador para motores at carcaa 132. Possuem ainda um sistema de fixao do painel de acesso ao acionamento que permite uma fcil e rpida abertura para conexes e manuteno da unidade.

So fabricados em ao carbono retificado de alta qualidade, com dupla ponta de eixo e rasgos de chaveta nas extremidades e no ponto de acoplamento ao rotor. Aps montagem recebem cobertura de verniz anticorrosivo.

Mancais e rolamentos
Todos os ventiladores das unidades de ventilao so fornecidos com rolamentos autocompensadores projetados para uma vida til mdia de 100.000 horas de funcionamento. Valores limites de rotao e potncia esto indicados nas tabelas ou curvas dos respectivos catlogos BSD/GTD, no devendo ser ultrapassados.

4 - Acessrios
Alm da base ou trilhos para motor com dispositivo de esticamento das correias de fornecimento standard, as unidades de ventilao BBS e BBL podem ser solicitadas ainda com os seguintes acessrios:

Unidades de Ventilao BBS/BBL 630 ... 1000


So fornecidas com perfis de alta resistncia fixados sobre base nica e painis em chapas de ao galvanizado. As tampas de acesso para conexes eltricas ou manuteno so providas de fechos rpidos para fcil remoo. Devido a suas caractersticas construtivas, as unidades de ventilao BBS/BBL 630 a 1000 no permitem a alterao da posio de montagem ou de seus acessrios. Bases para motores com regulagem para esticamento das correias so fornecidas em ao galvanizado montadas sobre o prprio corpo do ventilador para motores at carcaa 132 e com trilhos fixados base comum para carcaas 160 e 180.

Porta-filtros (PF)
Do tipo gaveta, destinados a utilizao com filtros padronizados tipo placa plana, so fabricados em perfis de ao galvanizado. Fornecimento automtico quando for especificada unidade de ventilao com filtros. Para os modelos 160 a 560, as gavetas so removidas de um s lado, enquanto que para os modelos 630 a 1000, as gavetas bipartidas devem ser removidas uma de cada lado.

3 - Ventiladores
Fabricados com carcaas em chapas de ao galvanizado, possuem sistema de fechamento por cravao entre cinta espiral e lateral o que lhes confere elevada rigidez. Ventiladores tamanhos 800 a 1000 so fornecidos com suportes laterais fabricados em ao carbono com pintura em esmalte sinttico. Os bocais de aspirao foram projetados e desenvolvidos para assegurar uma perfeita continuidade aerodinmica, obtendo-se elevados rendimentos dos ventiladores.

Filtros
Filtros com dimenses padronizadas, do tipo de fibra de polister (Grau G3). Sob consulta podem ser fornecidos filtros metlicos (Grau G0) ou filtros especiais, podendo alterar as dimenses gerais das unidades de ventilao.

Veneziana na aspirao (VZA)


Fabricadas em perfis de ao galvanizado para os modelo 160 a 560 e em ao carbono para os modelos 630 a 1000, so utilizadas quando necessria proteo contra chuva ou para os filtros.

Ventiladores
Painis Isolados (ISO) Registro Veneziana de Descarga (RVD)
Painis com isolamento trmico e acstico em placas de poliuretano. De lminas opostas, so fabricados em chapas e perfis de ao carbono com posterior pintura anticorrosiva em esmalte sinttico de alta performance.

Flange (FLD) e Contra-Flange na Descarga (CFD)


Fabricadas em perfis de ao galvanizado com furao para fixao de dutos e/ou acessrios.

Registro Gravitacional de Descarga (RGD)


Fabricados em chapas e perfis de ao galvanizado, possui funcionamento automtico, com as lminas abrindo com o ventilador em movimento e fechando quando de seu desligamento.

Ligao Flexvel de Descarga (LFD)


Fabricadas com flanges em ao galvanizado e tecido plstico de alta resistncia devem ser utilizados quando necessrio eliminar qualquer possibilidade de transmisso de vibraes ou rudos do ventilador para os dutos e vice-versa.

5 - Posies de montagem das unidades de ventilao


BBS 160 ... 560 BBL 160 ... 560

BBS 630 ... 1000 BBL 630 ... 1000

A orientao para tomada de ar deve ser indicada pela sigla TA seguida da posio (0, 90 ou 270), conforme opes ao lado.

Exemplo: Unidade de Ventilao BBS 250 / LG 90 / TA 0

Ventiladores
6 - Planilha de Seleo Rpida para Unidades de Ventiladores Sirocco (BBS)
Para seleo de unidades com ventiladores Limit-Load (BBL), utilize o programa de seleo VENTOWIN, observando os seguintes limites: - Rotao mxima do ventilador: 2700 rpm; - Rotao mxima do motor: 1780 rpm (4 plos); - Carcaa mxima do motor eltrico conforme tabelas dimensionais. Caractersticas vlidas para as condies standard (ar @20C, 760 mmHg, 1,2 kg/m3), e motores eltricos trifsicos TFVE.

Nota: As selees acima so vlidas para unidades de ventilao sem filtros, Para a seleo de unidade de ventilao com filtros deve-se acrescer sua perda de carga a perda do sistema, Pode-se tomar como referncia um valor de cerca de 5 mmCA. Para utilizao de motores no especificados acima (monofsicos, a prova de exploso, ...), as unidades de ventilao podem exigir dimenses especiais. Consulte a BerlinerLuft sobre as dimenses e construo destes equipamentos. Obs.: Sujeito a alterao sem aviso prvio.

Fbrica: Rua Visconde de So Leopoldo, 402

do Brasil Ltda.

CEP 93025-400 - So Leopoldo - RS Fone/Fax: (51) 589-3912 E-mail: berlinerluft@berlinerluft.com.br

www.editorasinodal.com.br

You might also like