You are on page 1of 15

Hobbes versus Locke: A contribuio do estado de natureza para as perspectivas realista e pluralista das Relaes Internacionais

Geraldine M. M. B. Rosas

Resumo. Os pensadores clssicos da Teoria Poltica exercem grande influncia sobre as teorias que buscam explicar a poltica internacional. Esse trabalho pretende apontar as contribuies das obras de Hobbes e Locke para o desenvolvimento das perspectivas realista e pluralista das Relaes Internacionais. Mais precisamente, o entendimento desses autores sobre o estado de natureza fundamental devido ao paralelo que pode ser estabelecido entre a ausncia de um governo na sociedade e a realidade do sistema internacional. Palavras-chave: Hobbes. Locke. Realismo. Pluralismo. Relaes Internacionais. Abstract. Thinkers of Political Theory really influence theories that aim to explain international politics. This work intends to show how Hobbes and Locke contribute to the development of realism and pluralism in International Relations. Precisely, the view of the authors about natural state is important because of the parallel that can be made between the society anarchy and international system reality. Key-words: Hobbes. Locke. Realism. Pluralism. International Relations.

I.INTRODUO As teorias de Relaes Internacionais claramente bebem na fonte da Teoria Poltica, inspirandose em pensadores clssicos para fazerem suas consideraes acerca da poltica internacional. Compreender a forma como a poltica pensada, o surgimento do Estado e a interao entre governos e governados algo de vital importncia para um entendimento profundo das teorias de Relaes Internacionais. Tais teorias se desenvolvem de maneira autnoma, pelo menos a partir de 1920, mas resgatam muitas idias e conceitos prprios da Teoria Poltica. Notando a relevncia de conectar os dois campos, este trabalho pretende destacar a influncia da construo do estado de natureza de Hobbes e Locke em duas das principais perspectivas da poltica internacional: o realismo e o pluralismo, respectivamente. Essas duas correntes de anlise, o realismo e o pluralismo, juntamente com a perspectiva marxista, compem os trs paradigmas clssicos das Relaes Internacionais1. Em linhas gerais, o

Essa perspectiva no ser abordada aqui embora seja uma interessante viso sobre as Relaes Internacionais. De modo geral, o marxismo traz para a poltica internacional o papel das classes sociais e das relaes de dominao, entendendo a

realismo enfatiza o papel do Estado na poltica internacional, considerando o ambiente propenso ao conflito devido anarquia do sistema. O pluralismo, por sua vez, atenta para a importncia de outros atores que influenciam a tomada de deciso e, embora reconheam a anarquia, consideram possvel a cooperao no ambiente internacional (SARFATI, 2005). pelo fato de ambas as teorias constatarem a ausncia de um governo no sistema internacional, a inexistncia de uma autoridade mundial, que se torna possvel estabelecer um paralelo entre o ambiente internacional e o estado de natureza, seja na verso de Hobbes ou Locke. A fim de identificar de forma mais clara a contribuio desses pensadores clssicos para as teorias de Relaes Internacionais, este trabalho estar dividido em trs partes seguidas de algumas consideraes finais. A primeira parte apresentar uma contraposio das vises de Hobbes e Locke sobre o estado de natureza, destacando a forma como cada um dos autores entende a natureza humana na ausncia de um governo e reconhece, por razes distintas, a necessidade de criao do Estado. Posteriormente, ser estabelecido um paralelo entre o estado de natureza de Hobbes e a viso realista acerca da poltica internacional, buscando apontar as contribuies do pensamento hobbesiano para esse paradigma. A terceira parte do texto estar encarregada de fazer o mesmo tipo de relao entre a viso de Locke e a perspectiva pluralista das Relaes Internacionais, demonstrando como o realismo e o pluralismo assim como Hobbes e Locke percebem o mundo de forma completamente distinta.

II. HOBBES VERSUS LOCKE Tanto Hobbes em sua obra de 1651, Leviat, quanto Locke em Segundo tratado sobre o governo, de 1690, discutem a origem do Estado a partir da concepo de um estado de natureza, que seria uma fase anterior existncia de um governo2. Ambos os autores so contratualistas, ou seja, entendem que o Estado fruto de um contrato entre a sociedade e um governo que se estabelece. As duas obras so ricas acerca das caractersticas e desdobramentos desse governo, entretanto, o foco aqui estar na forma como os autores percebem o estado de natureza. Tal nfase se deve no ao fato das demais consideraes serem menos importantes, mas devido grande relevncia dessa questo em particular para o paralelo com as Relaes Internacionais. Para Hobbes, em primeiro lugar, os homens no estado de natureza so relativamente iguais no que tange s suas capacidades fsicas e de esprito. De maneira geral, as diferenas que podem ser observadas entre um homem e outro no so suficientes para fazer uns mais fortes e outros mais fracos.
dinmica do sistema como resultado do constrangimento do modo de produo capitalista. Para uma discusso mais aprofundada ver Nogueira e Messari, 2005. 2 importante lembrar que na ausncia de um governo inexistem tambm leis ou outros mecanismos artificiais que moldam o comportamento da sociedade.

Isso significa que, sendo todos naturalmente iguais, todos podem desejar e obter os mesmos benefcios. A igualdade entre os homens faz com que todos tenham a mesma esperana de atingir seus objetivos. Fato que quando dois homens desejam algo ao mesmo tempo e aquilo no pode ser desfrutado por ambos em razo da igualdade eles se tornam inimigos. Por serem relativamente iguais eles passam a se empenhar na destruio do outro para atingir seu objetivo, que pode ir desde o deleite de algum prazer almejado at mesmo preservao da prpria vida (HOBBES, 2006). A igualdade entre os homens e a liberdade da qual eles desfrutam no estado de natureza gera um ambiente de desconfiana, pois um desejo em comum pode fazer deles inimigos. Como o autor coloca, no h maneira melhor de garantir a preservao da vida do que atravs da antecipao. Antecipar as ameaas leva os homens a buscarem subjugar todos os outros, at que no haja mais razes identificveis para que eles temam. Nota-se que a competio e a desconfiana so dois motivos de discrdia entre os homens que podem ser observados no estado de natureza. Uma terceira razo seria ainda o desejo por glria. Independente do pretexto, a questo que, inexistindo um governo capaz de fazer com que os homens se respeitem mutuamente, o que se verifica um estado constante de guerra guerra de todos contra todos. No se trata de uma luta real, de batalhas o tempo todo, mas da contnua disposio para o estado de beligerncia (HOBBES, 2006). Outra questo por traz do estado de natureza descrito por Hobbes o fato dos homens serem movidos por paixes e desejos, como j exposto anteriormente. O ponto central que no estado de natureza essas paixes e desejos no podem ser, ou no so, proibidos j que no existem leis. Nesse momento ainda no est definido quem tem o poder para formular as leis, portanto, elas ainda no existem. No existindo, no se pode tampouco considerar algo como justo ou injusto, como bom ou ruim. Os homens, assim, vivem em liberdade, podendo usar de seu poder para garantir a preservao de sua prpria vida. No existem impedimentos externos que impeam os homens de agirem conforme seus desejos e razo (HOBBES, 2006). As idias do autor sobre a situao no estado de natureza podem ser sintetizadas de forma clara em suas prprias palavras:
Dado que a condio do homem uma condio de guerra de todos contra todos, sendo neste caso cada um governado por sua prpria razo, no havendo nada de que possa lanar mo, que no possa lhe servir de ajuda para a preservao de sua vida contra seus inimigos, segue-se que em tal condio todo homem tem direito a todas as coisas, incluindo os corpos dos outros. Ora, enquanto perdurar esse direito no poder haver para nenhum homem por mais forte e sbio que seja a segurana de viver todo o tempo que geralmente a natureza permite aos homens viver. (...) todo homem deve se esforar pela paz na medida em que tenha esperana de consegui-la. Se no conseguir, pode procurar e usar toda a ajuda e vantagem da guerra. (HOBBES, 2006:p.101)

Fica claro, ento, que diante dessa condio se faz necessria a criao do chamado homem artificial, o Estado. Tendo em vista a realidade objetiva dos homens a igualdade entre eles e a possvel escassez dos bens desejados que provoca um estado permanente de desconfiana, e considerando que a humanidade motivada por paixes, passa a ser preciso que todos concordem em sair do estado de natureza para se atingir a paz. fundamental que os homens concordem em instituir uma situao que permita a cada um seguir os ditames da razo. Para que a situao de guerra de todos contra todos seja revertida preciso que se estabelea um Estado por meio do qual uma vida segundo a razo se faz possvel (BOBBIO, 1991). assim que, para Hobbes, constitudo o Estado, para que haja uma ruptura com o estado de natureza. o desejo dos homens de sair da condio de guerra gerada pelo estado de natureza que faz com que eles estabeleam um pacto com um s homem ou uma assemblia de homens. Cada um renuncia ao seu direito particular de governar a si mesmo, entregando-o ao soberano e se deixando governar. Assim o Estado nasce dotado de grande poder e fora, tornando-se um homem ou assemblia de homens o soberano e sendo todos os demais sditos. Apenas dessa forma vivel que haja paz na sociedade que passa a estar protegida. A soberania conferida ao Estado, por meio do pacto de unio, irrevogvel, deixando para trs a condio do estado de natureza (HOBBES, 2006). Locke, por sua vez, tem uma percepo diferente acerca do que significa o estado de natureza. Ele o entende como um estado em que os homens tm liberdade para agir dentro dos limites da lei da natureza, estando isentos de pedir permisso ou depender da vontade alheia. um estado de igualdade no qual ningum tem maior poder ou jurisdio que outro, j que todos esto submetidos s mesmas condies naturais. A questo que existe uma lei da natureza que obriga a todos, a despeito da liberdade e igualdade. Tal lei a razo e ela ensina que nenhum homem deve prejudicar a outro, seja em sua vida, sade, liberdade ou posses (LOCKE, 2006). Locke parte do pressuposto que no estado de natureza impera uma relativa paz e harmonia, sendo que os homens so dotados de razo e todos desfrutam dos direitos naturais da propriedade que pode ser entendida especificamente como vida, liberdade e bens. O autor chega a dizer que existe um ... amor recproco entre os homens, sobre o qual baseia os deveres que temos uns para com os outros, donde deriva as grandes mximas de justia e caridade (LOCKE, 2006:p.24). Fica claro que ele enxerga um estado de natureza muito distinto daquele exposto por Hobbes, no qual a igualdade e liberdade provocam uma situao de constante conflito. Um dos aspectos fundamentais na argumentao de Locke a existncia de direitos naturais, inerentes aos seres humanos, independentes de haver um Estado consolidado. a razo, o desejo de todo indivduo em garantir a vida, a liberdade e os bens que fazem com que os homens possam viver 4

em harmonia mesmo na ausncia de uma autoridade superior comum. Ele enfatiza que o estado de natureza no pode ser confundido com o estado de guerra. Este ltimo caracterizado por uma situao de inimizade, malcia, violncia e destruio recproca. Por outro lado, o estado de natureza caracterizado pela paz, boa vontade, cooperao mtua e preservao, pois todos convivem com base na razo, no desejo de garantirem os direitos naturais comuns a todos (LOCKE, 2006). Tendo em vista esse ambiente natural descrito por Locke, por que seria necessrio, ento, a criao de um governo? A resposta est no fato de que, mesmo nesse estado de natureza harmonioso, pode haver inconvenientes e violaes da propriedade. possvel que surjam transgressores que desejem usurpar os direitos naturais dos outros3 e, para impedir que isso acontea, os homens resolvem estabelecer o Estado, a sociedade civil. O Estado surge, assim, com o dever de primar pela observao da lei natural, existindo exclusivamente para consolidar os direitos naturais, a harmonia caracterstica do estado de natureza (LOCKE, 2006). Os homens estabelecem, dessa forma, um contrato social, concedendo comunidade seus direitos naturais. Nesse primeiro momento do contrato, forma-se uma comunidade, quando se constitui a esfera poltica. Posteriormente, essa comunidade forma o Estado que exercer o poder executivo. importante ressaltar que, para Locke, o poder estatal no ilimitado como para Hobbes. O governo existe para que os direitos naturais sejam preservados e se isso no acontece, o povo tem o direito de romper com o contrato social. Se o Estado trai a confiana do povo e desrespeita os direitos naturais, por exemplo abusando do poder e indo contra a vida, liberdade e bens da sociedade, a populao pode se rebelar. O autor entende que, na verdade, quando isso acontece verifica-se um rompimento do contrato primeiramente por parte do Estado, estando a sociedade autorizada a no cumprir mais sua parte do acordo (LOCKE, 2006). Locke resume seu pensamento sobre o estado de natureza e sobre a passagem dessa situao para a sociedade civil da seguinte forma:
... o homem nasce com direito a perfeita liberdade e gozo ilimitado de todos os direitos e privilgios da lei da natureza, tanto quanto qualquer outro homem ou grupo de homens, e tem, nessa natureza, o direito no s de preservar a sua propriedade isto , a vida, a liberdade e as posses contra os danos e ataques de outros homens, mas tambm de julgar e punir as infraes dessa lei pelos outros (...). Contudo, uma vez que uma sociedade poltica no pode existir nem manter-se sem ter em si o poder de preservar a propriedade, e para isso punir qualquer de seus membros, s podemos afirmar que h sociedade poltica quando cada um dos seus membros abrir mo do prprio direito natural transferindo-o comunidade, em todos os casos passveis de recurso proteo da lei por ela estabelecida (LOCKE, 2006:p.69).

Mesmo considerando a existncia de direitos naturais, Locke reconhece que a propriedade e a justia so precrias, sendo preciso uma autoridade que impea a violao desses direitos.

Diante do exposto, fica explcita a diferena entre a viso de estado de natureza desenvolvida por Hobbes e Locke. Pode-se dizer que o primeiro possui uma viso mais pessimista no que tange natureza humana, considerando que os homens so basicamente egostas e, por isso, competitivos. O segundo, por outro lado, analisa de modo mais otimista a natureza humana e entende que os indivduos so naturalmente sociveis e cooperativos. Alm disso, eles encaram a constituio e o papel do Estado de formas distintas. Enquanto para Hobbes o soberano absoluto, para Locke o governo limitado e os indivduos tm o direito a fazer a revoluo4 (MASTERS, 1980). interessante notar, ainda, que algumas semelhanas podem ser observadas na concepo tanto de Hobbes como de Locke. Nos dois casos existem leis da natureza que regem as relaes entre os indivduos. Todos os homens buscam garantir a paz e preservar sua prpria vida, sendo conduzidos pela razo. De modo geral, para os dois autores os indivduos so egostas, seja na viso de Hobbes por serem movidos tambm pelas suas paixes, seja na viso de Locke que percebe que todos desejam garantir seus direitos. De toda forma, os indivduos abrem mo de seus direitos privados para estabelecerem um governo comum por buscarem a autopreservao e a paz na sociedade. Atravs de um contrato social os homens livres e iguais abdicam de seus direitos para se verem livres dos perigos da guerra. Tanto Hobbes quanto Locke acreditam que a sociedade fruto do consentimento entre os homens e enfatizam que o contrato deve estar baseado no princpio da regra da maioria (MASTERS, 1980). Mesmo havendo vrias semelhanas, as duas obras trabalhadas anteriormente apresentam perspectivas distintas em relao coexistncia humana no estado de natureza. O fato do ambiente analisado por Hobbes ser conflitivo ao passo que o estado natural de Locke cooperativo gera concluses tambm diferentes em relao s caractersticas do Estado civil e acerca das possibilidades de romper com o contrato social. Tendo em vista a contribuio desses dois autores possvel passar a uma anlise mais apropriada da influncia que essas vises exercem sobre as Relaes Internacionais. Adiante ser demonstrado o impacto das consideraes de Hobbes para a teoria realista e, em seguida, ser apresentada a relevncia de Locke para o paradigma pluralista.

III.HOBBES E A VISO REALISTA A viso hobbesiana acerca do estado de natureza possui uma grande influncia na perspectiva realista das Relaes Internacionais. possvel estabelecer um paralelo entre o estado de natureza e o

Locke considerado um dos primeiros liberais pois prev uma atuao limitada do Estado, favorecendo os direitos dos indivduos. Ele foi tambm um dos defensores da Revoluo Gloriosa, de 1688, que estabeleceu a tradio da monarquia constitucional na Inglaterra (WEFFORT,2000).

sistema internacional, j que no ambiente internacional no existe um governo central ou uma autoridade acima dos Estados. O ponto chave, como ser evidenciado, que o realismo percebe os Estados de maneira semelhante forma como Hobbes analisa os indivduos. A compreenso da obra de Hobbes fundamental para que seja possvel compreender a viso de mundo realista, notando como o sistema internacional pode tambm ser enxergado como uma guerra de todos contra todos. O paradigma realista das Relaes Internacionais surgiu no incio da dcada de 1940, a partir da obra de Carr (1946)5, intitulada Vinte anos de Crise, que formulava uma crtica ao pensamento poltico dominante da poca, chamado pelo autor de idealismo6. Posteriormente o realismo foi ganhando fora e passou a ser conhecido, sobretudo, com o livro de Hans Morgenthau (1948), Poltica entre as Naes. Durante vrios anos, essa perspectiva foi preponderante no entendimento da poltica internacional e, at os dias de hoje, possui um papel de destaque no campo. Verses mais modernas foram surgindo posteriormente, podendo ser ressaltadas as obras de Waltz (1979) e, mais recentemente, de Mearsheimer (2001), dentre outros (NOGUEIRA e MESSARI, 2005). Apesar de compreender muitas vises distintas, o paradigma realista apresenta algumas caractersticas que so gerais e de forma mais ou menos acentuada podem ser percebidas em todas as contribuies tericas que caminham nessa direo. Algumas premissas bsicas podem ser enumeradas. Em primeiro lugar, o realismo considera como principal ator das Relaes Internacionais o Estado. Ele visto como um ator unitrio que representa um conjunto, uma totalidade e racional, buscando sempre maximizar seus ganhos e minimizar suas perdas. Para traduzir essa viso utiliza-se a metfora da bola de bilhar ou da caixa-preta. Os Estados so vistos como os atores do plano internacional, sendo levadas em conta apenas as atitudes tomadas nesse mbito. Questes internas aos Estados no so relevantes e entende-se que eles agem em busca do interesse nacional (NOGUEIRA e MESSARI, 2005). Em segundo lugar, todas as obras de autores realistas consideram a anarquia do sistema, ou seja, percebem que no h no ambiente internacional uma autoridade suprema acima dos Estados. No existe no plano internacional uma autoridade que determine as regras, que tenha capacidade de impor a maneira como os Estados devem se comportar, sendo capaz, tambm, de punir aqueles que no agem de acordo com o previsto. O que se observa so mltiplos soberanos, responsveis por garantir seus prprios interesses (NOGUEIRA e MESSARI, 2005). Aqui tem incio o paralelo com o estado de
A primeira publicao da obra ocorreu em setembro de 1939. O idealismo pode ser compreendido como uma corrente de pensamento poltico que predominou no perodo entre guerras. Essa perspectiva se assenta na idia de que a guerra um ato irracional e no uma opo na poltica externa dos Estados, j que ela traz conseqncias danosas para todos. A expanso dos ideais democrticos e liberais, assim como o direito internacional, teriam um papel fundamental na promoo da paz entre as naes. O pensamento idealista pode ser bem traduzido a partir dos 14 pontos de Woodrow Wilson (JACKSON e SORENSEN, 2007).
6 5

natureza de Hobbes, onde tambm no existe um governo que estabelea as leis e que possa punir quem no as cumpre. Assim, como cada homem livre na condio natural, os Estados tambm so soberanos e capazes de agir da forma como desejarem, pois no h uma autoridade mundial. Isso faz deles, tambm, relativamente iguais, pois todos so soberanos e, a despeito de algumas diferenas de capacidades assim como os homens no estado de natureza podem ser diferentes em atributos fsicos e espirituais no computo geral todos so livres para fazerem o que desejarem. O fato de o ambiente internacional ser anrquico, conferindo aos Estados condio de agirem conforme seus interesses, gera uma constante desconfiana tendo em vista que, assim como descreve Hobbes, se um Estado desejar aquilo que pertence a outro ele livre para buscar atingir o seu objetivo. Isso faz com haja, em todo o tempo, a possibilidade dos Estados se tornarem inimigos, inexistindo um governo, ou uma autoridade, que possa impedir tal comportamento. A desconfiana faz com que a principal preocupao dos Estados seja garantir a sua sobrevivncia, aludindo preocupao em preservar a prpria vida, descrita por Hobbes. A terceira premissa realista, que deriva da anarquia do sistema, trata da sobrevivncia como o maior desejo dos Estados. O interesse nacional pode ser definido como a busca por segurana, pela sobrevivncia. Qualquer outro objetivo est condicionado permanncia do Estado no sistema, sendo essa preocupao o que rege a conduta dos Estados. Uma quarta caracterstica compartilhada pelas contribuies realistas o entendimento de que a poltica determinada por relaes de poder (capacidades dos Estados). Essa idia extrada do pensamento de Maquiavel e est vinculada noo de balana de poder (alianas que podem ser feitas entre os Estados que desejam garantir sua segurana, para equilibrar o poder de um mais forte), que remete obra de Tucdides (JACKSON e SORENSEN, 2007). Por fim, possvel apontar uma ltima premissa realista que tambm crucial para notar a forma como essa corrente de pensamento avalia a poltica internacional. Trata-se da constatao de que os Estados interagem num sistema de auto-ajuda (self-help). Isso significa dizer que, inexistindo uma autoridade para garantir o cumprimento de regras e tambm para dar segurana aos Estados, eles agem de forma auto-interessada, buscando seus prprios interesses. Os Estados se comportam de forma egosta, preocupados apenas com sua segurana, pois so eles os nicos responsveis por primar pela sua sobrevivncia (NOGUEIRA e MESSARI, 2005). Mais uma vez pode-se notar a influncia de Hobbes, ficando evidente que os realistas percebem o Estado como um ator egosta, motivado por seu desejo de sobrevivncia, assim como Hobbes percebe o indivduo no estado de natureza. Todas essas premissas podem ser observadas nas obras de tericos realistas. Carr (1946), por exemplo, inicia a discusso realista demonstrando que as Relaes Internacionais acontecem em um 8

ambiente hostil, propenso ao conflito, assim como o estado de natureza hobbesiano. Morgenthau (2003) afirma no primeiro de seus seis princpios que a poltica internacional governada por leis objetivas que refletem a natureza humana. Para ele, o comportamento dos Estados seria um reflexo das caractersticas dos indivduos na ausncia de um governo, ou seja, constantemente ameaados e prontos para o conflito. Assim como Hobbes, ele tambm aponta que a desconfiana e a competio so causas para o conflito entre os homens, destacando-se o desejo pela glria. Raymond Aron (2002), um terico realista, tambm elenca trs fatores que motivam a poltica externa dos Estados: a busca por segurana, por potncia e por glria7. Kenneth Waltz (1979), por sua vez, entende que a poltica internacional determinada pelos constrangimentos estruturais, sendo a estrutura do sistema caracterizada, sobretudo, pela anarquia. O fato de o sistema internacional ser anrquico o que condiciona o comportamento dos Estados, assim como a ausncia de um governo no estado de natureza o que determina uma guerra de todos contra todos. Tanto para Waltz quanto para Hobbes, um indivduo ou um Estado que tente ir contra tal situao s acabar pagando o preo sozinho, pois no h como reverter essa realidade na ausncia de uma autoridade superior. Por fim, possvel destacar a influncia de Hobbes ainda na obra de Mearsheimer (2001). Hobbes aponta que a melhor forma de garantir a sobrevivncia antecipar as ameaas, buscando elimin-las at que no haja mais o que temer. Mearsheimer acredita que os Estados tendem a ter uma postura ofensiva pois s deixaro de buscar segurana e sobrevivncia quando todos os demais no forem mais capazes de representar uma ameaa. Por isso os Estados tendem a buscar aumentar seu poderio at que sejam o que ele chama de hegmona global. Tendo em vista a contribuio de Hobbes para o pensamento realista preciso dizer que nem todas as correntes nas Relaes Internacionais compartilham da mesma viso. Hedley Bull, um dos principais expoentes da Escola Inglesa8, por exemplo, discorda do paralelo estabelecido entre o sistema internacional e o estado de natureza hobbesiano. Ele no acredita que o ambiente internacional se parece com o estado de natureza de Hobbes, em primeiro lugar, porque no poderiam existir refinamentos da vida. No estado de natureza de Hobbes no poderia existir indstria, agricultura, navegao, comrcio, dentre outros, pois toda fora e capacidade humanas estariam sendo empregadas nos esforos pela segurana recproca. O que se observa no sistema internacional diferente disso, j
Um exemplo de busca por glria condicionando a poltica de um Estado foi a Frana de Luis XIV. Mais do que uma Frana territorialmente extensa, o rei francs desejava reconhecimento, desejava ser visto como o maior dos reis, inclusive utilizando de vrias aes simblicas para tanto (ARON, 2002). 8 A Escola Inglesa das Relaes Internacionais tambm conhecida como Realismo ingls ou mesmo como Escola da Sociedade Internacional. Essa perspectiva enfatiza o papel do Estado como ator na poltica internacional e se preocupa em entender a ordem internacional, compreendendo que pode-se falar em uma sociedade internacional, mesmo num ambiente anrquico.
7

que existem refinamentos da vida. Fica claro, ento, que os Estados no esgotam suas capacidades e foras se dedicando a garantir a segurana. Como Bull argumenta, a anarquia no se tem mostrado incompatvel com a interdependncia entre as naes (BULL, 2002). Em segundo lugar, no estado de natureza hobbesiano inexistem noes de certo e errado, justo ou injusto, como foi demonstrado anteriormente. Bull evidencia que no sistema internacional isso no verdade, pois sempre houve nas relaes internacionais modernas uma preocupao com as noes de certo e errado na conduta dos Estados. Alm disso, existem valores que so comuns a todas as sociedades e ele acredita que esse seja o caso da sociedade internacional. Por fim, o estado de natureza descrito por Hobbes apresenta uma situao constante de guerra, entendida no como um combate real, mas como uma disposio para o combate. Essa caracterstica sim, para Bull, poderia ser aplicada s relaes internacionais, tendo em vista que os Estados parecem estar sempre dispostos a entrar em guerra contra os demais (BULL, 2002). Bull acredita, de modo geral, que um governo supremo no a nica forma possvel de garantir uma ordem no plano internacional. Sendo assim, ele aponta que um paralelo com o estado de natureza de Locke pode ser muito mais frutfero para o entendimento da poltica internacional. Alm de Bull, vrios outros tericos compartilham dessa viso e, por isso, enxergam o ambiente internacional de forma mais cooperativa, aludindo ao estado de natureza desenvolvido por Locke. A perspectiva lockiana possui bastante relevncia, principalmente, para o paradigma pluralista das Relaes Internacionais.

IV.LOCKE E A VISO PLURALISTA O paradigma pluralista surge, mais precisamente, a partir da dcada de 1970, como um desafio viso dominante no perodo, a saber, o realismo. O pluralismo enfatiza o papel dos novos atores que despontam na poltica internacional, tais como as empresas multinacionais, organizaes internacionais, organizaes no governamentais, entre outros. Nesse momento, comeam a receber destaque novos temas como as questes econmicas, sociais e ambientais, em detrimento das preocupaes com a segurana, que eram preponderantes at ento. Dessa forma, essa nova perspectiva comea a ganhar espao nas Relaes Internacionais e vai assumindo, com o passar do tempo, novos contornos, dando origem ao neoliberalismo. O importante enfatizar que a perspectiva que comea a ganhar corpo na dcada de 1970 se assemelha bastante ao estado de natureza descrito por Locke. Antes de entrar propriamente na viso pluralista interessante concluir o pensamento de Bull iniciado anteriormente. O autor acredita que o sistema internacional se parece mais com o estado de natureza de Locke e menos com o estado de natureza hobbesiano. Isso se deve ao fato de Locke 10

descrever uma sociedade sem governo, oferecendo um paralelo estreito com a sociedade de Estados. Nos dois casos inexiste uma autoridade que seja capaz de interpretar e aplicar a lei. Dessa forma, cada membro da sociedade, sejam indivduos ou Estados, responsvel por julg-la e aplic-la. Fica bvio que, como cada membro um juiz agindo em causa prpria, a justia nesse tipo de sociedade rstica e incerta. A questo central que essa forma rudimentar de vida social se difere imensamente de uma situao catica, de uma total ausncia de ordem como parece o estado de natureza de Hobbes (BULL, 2002). Assim como Bull discorda do paralelo com o estado de natureza de Hobbes, tericos pluralistas tambm percebem um sistema internacional mais prximo de Locke. O pluralismo ou liberalismo surge como uma alternativa viso realista e apresenta, tambm, algumas caractersticas bsicas. Em primeiro lugar, essa perspectiva reconhece a importncia de atores no estatais, percebendo que eles so relevantes para a poltica internacional, para a definio da agenda internacional. Como conseqncia do reconhecimento de novos atores, o pluralismo compreende tambm novos temas na pauta internacional. A segurana passa a ser vista como uma questo que tem sua importncia, mas que, diferente do pensam os realistas, no o nico assunto no qual a conduta dos Estados est pautada. Ela deixa de ter o destaque que recebia anteriormente e passa a ser vista como um tema que ocupa o mesmo lugar que aspectos econmicos, sociais, ambientais, dentre outros (JACKSON e SORENSEN, 2007). Alm disso, o pluralismo questiona a viso realista acerca do Estado, considerando em primeiro lugar que ele no pode ser entendido como um ator unitrio. Para a perspectiva liberal ou pluralista, o Estado composto por indivduos, grupos de interesse, burocracias etc, no podendo ser analisado apenas como a representao de um todo. Aquilo que se passa dentro do Estado, na poltica domstica, relevante para a compreenso da poltica internacional. Mais que isso, a poltica externa interpretada como um reflexo da poltica domstica, como resultado da interao e disputa entre os vrios grupos que compem o Estado. O pluralismo questiona tambm a racionalidade estatal, considerando a viso fragmentada que ele possui acerca do Estado. Quando se leva em conta a poltica domstica para entender a poltica internacional, vrios outros aspectos podem ser relevantes, como os conflitos de interesses entre os grupos internos, a barganha, a opinio pblica, as percepes, polticas burocrticas e etc. Dessa forma, tende-se a enfatizar muito mais do que a busca por segurana e sobrevivncia para compreender o comportamento estatal (SARFATI, 2005). Como possvel notar, o pluralismo ou liberalismo enfoca o indivduo como unidade de anlise mais significativa, diminuindo a importncia do Estado como principal ator das Relaes

11

Internacionais9. Claramente, essa perspectiva recorre s idias de pensadores clssicos como John Locke, Jeremy Bentham, Immanuel Kant e Adam Smith (NOGUEIRA e MESSARI, 2005). Contudo, apesar da grande influncia que essa corrente recebe desses autores, preciso destacar que a viso pluralista percebe o ambiente internacional assim como Locke enxerga o estado de natureza. Talvez a maior conseqncia dessa percepo seja a forma como a cooperao pode ser entendida no sistema internacional, diferindo definitivamente o paradigma pluralista do realismo. Assim como os realistas, os tericos pluralistas ou liberais reconhecem a anarquia do sistema internacional e notam que o fato de no haver uma autoridade superior aumenta a incerteza e a desconfiana entre os Estados. Entretanto, assim como Locke acredita em um estado de natureza no qual todos desejam preservar seus direitos naturais, os pluralistas acreditam que pode haver, no plano internacional, harmonia de interesses entre os Estados soberanos. Essa perspectiva mais otimista assim como a de Locke se comparada com a de Hobbes se deve a quatro fatores. Em primeiro lugar, acredita-se que com o aumento da interdependncia entre os Estados, com a expanso do comrcio e da economia internacional, torna-se mais custoso ir guerra. Em segundo lugar, a expanso da democracia pareceria evidenciar que a paz se tornava mais provvel, tendo em vista que as decises dependeriam da opinio pblica e o povo no deseja os sofrimentos que a guerra pode trazer (VIOTTI e KAUPPI, 1987). Alm disso, assim como Locke entende que o Estado civil estabelecido com o nico propsito de preservar os direitos naturais dos indivduos e impedir que estes sejam usurpados, os pluralistas depositam bastante confiana no direito internacional. Eles percebem que os Estados podem desejar voluntariamente se submeter s normas e regras do direito internacional, buscando garantias de que os demais faro o mesmo. Existem, assim, vantagens em limitar a ao dos Estados para que os direitos naturais como a vida, liberdade e posses, em Locke sejam preservados no ambiente internacional. Por ltimo, a viso mais otimista dos liberais se deve crena de que, no momento em que a perspectiva pluralista surge, o ocidente j havia sofrido demasiado com a guerra, j tendo aprendido o custo de viver em estado constante de propenso ao conflito (VIOTTI e KAUPPI, 1987). Nota-se, ento, que tanto o pluralismo quanto o neoliberalismo, que surge na dcada de 1980, encabeado principalmente por Robert Keohane, compreendem o ambiente internacional de forma mais cooperativa, em semelhana com o estado de natureza de Locke. De acordo com essa perspectiva o neoliberalismo o Estado visto como um ator movido pela razo, assim como os indivduos em
9

Posteriormente, a partir da dcada de 1980, o paradigma pluralista assume novos contornos e passa a ser chamado de neoliberalismo, reconhecendo a primazia do Estado nas Relaes Internacionais e a segurana como uma questo bastante relevante. Apesar disso, continua havendo discordncias quanto viso neorealista, sobretudo, acerca da possibilidade de cooperao (JACKSON e SORENSEN, 2007).

12

Locke, que busca maximizar os seus ganhos, garantindo seus direitos. Pelo fato de serem racionais, os Estados desejam tambm minimizar as suas perdas, percebendo que a cooperao pode trazer benefcios para todos os envolvidos. Acredita-se que possvel notar no sistema internacional uma harmonia de interesses, ou pelo menos interesses convergentes em algumas reas. Da mesma forma como Locke percebe uma harmonia de interesses mesmo no estado de natureza, nesse caso voltada para a preservao dos direitos naturais, os neoliberais acreditam haver interesses comuns que podem ser convergidos harmonicamente no ambiente internacional. Apesar da anarquia do sistema, possvel que haja cooperao entre os Estados, pois todos buscam racionalmente alcanar ganhos e o conflito claramente gera perdas para todos (NOGUEIRA e MESSARI, 2005). Diante disso, fica evidente a contribuio de Locke para a viso pluralista das Relaes Internacionais, bem como a influncia da perspectiva hobbesiana para o realismo. Assim como os dois pensadores clssicos refletem de forma diferente sobre o estado de natureza, os paradigmas apresentados revelam vises de mundo bastante distintas. Da mesma forma como Hobbes percebe o estado de natureza como um ambiente propenso ao conflito, como uma guerra de todos contra todos, o realismo identifica o sistema internacional como um lugar onde imperam a desconfiana e a insegurana, estando os Estados sempre prontos para a guerra. Por outro lado, do mesmo modo como Locke acredita em um estado natural no qual os indivduos so providos de direitos naturais aos quais buscam racionalmente garantir, o pluralismo e as teorias que derivam desse paradigma acreditam num ambiente internacional marcado por interesses comuns, tornando a cooperao algo perfeitamente possvel.

V.CONSIDERAES FINAIS O objetivo deste trabalho foi contrapor as vises de dois pensadores da Teoria Poltica sobre o estado de natureza, sobre as relaes entre os indivduos numa fase anterior existncia do Estado. A partir da contraposio das vises de Hobbes e Locke, buscou-se revelar as influncias exercidas por esses pensadores clssicos sob dois dos principais paradigmas das Relaes Internacionais: o realismo e o pluralismo. O interesse era ressaltar a contribuio do pensamento poltico desses autores para a poltica internacional. No se trata, obviamente, de esgotar as relaes que podem ser feitas entre Hobbes e o realismo e Locke e o pluralismo. Sem sombra de dvida, uma anlise mais profunda pode apontar ainda muitas outras semelhanas e influncias dessas obras clssicas para as teorias de Relaes Internacionais. Esse trabalho tratou de estabelecer, de maneira bastante ampla, um paralelo entre a viso sobre o estado de natureza de Hobbes e Locke e a compreenso de realistas e pluralistas sobre o ambiente 13

internacional. Como ficou claro, a viso de Hobbes sobre indivduos egostas, sempre dispostos guerra se assemelha bastante perspectiva realista sobre Estados que se preocupam essencialmente com sua segurana e interagem com base em relaes de poder, tornando o ambiente propenso ao conflito. Locke, por sua vez, entende que mesmo no estado de natureza os indivduos primam por garantir direitos inerentes, estando todos submetidos lei da razo, o que faz deles seres cooperativos mesmo inexistindo um governo. Da mesma forma, o paradigma pluralista acredita que existem, no ambiente internacional, interesses comuns, harmonia de interesses, o que permite que a cooperao entre os Estados tenha lugar, em detrimento de um estado de guerra constante. Nota-se, tambm, que o paralelo entre o estado de natureza e o sistema internacional possvel, pois se reconhece que o sistema anrquico, inexistindo uma autoridade suprema, assim como inexiste na situao natural um Estado constitudo. Perceber a contribuio de Hobbes e Locke para a compreenso realista e pluralista sobre o sistema de Estados aponta para algo ainda mais relevante. Como foi possvel perceber, um entendimento mais amplo das obras de Hobbes e Locke fundamental para uma compreenso exata das vises de mundo que possuem realistas e pluralistas. A questo ento notar a relevncia da Teoria Poltica para o entendimento da poltica internacional. Da mesma forma como Hobbes e Locke contribuem imensamente para as teorias apresentadas, outros autores da cincia poltica podem tambm desempenhar o mesmo papel. Este trabalho indica, apenas de forma restrita, a grande relevncia da Teoria Poltica, seus autores e obras, para o desenvolvimento do campo das Relaes Internacionais.

Referncias ARON, Raymond. Paz e guerra entre as naes. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 2002. BOBBIO, Norberto. Thomas Hobbes. Rio de Janeiro: Elsevier, 1991 BULL, Hedley. A sociedade anrquica. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 2002. CARR, E. H. Vinte anos de crise: 1919-1939. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1946. HOBBES, Thomas. Leviat: ou matria, forma e poder de um Estado eclesistico e civil. So Paulo: Editora Martin Claret, 2006. JACKSON, Robert; SORENSEN, George. Introduo s Relaes Internacionais: teorias e abordagens. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007. LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. So Paulo: Editora Martin Claret, 2006. MASTERS, Roger. Hobbes e Locke in: FITZGERALD, Ross. Pensadores polticos comparados. Braslia: Editora Universidade de Braslia,1980. 14

MEARSHEIMER, J.J. The tragedy of great power politics. Nova York: W.W. Norton & Company, 2001 MORGENTHAU, Hans. Poltica entre as naes: a luta pelo poder e pela paz. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 2003. NOGUEIRA, Joo Pontes; MESSARI, Nizar. Teorias das Relaes Internacionais: correntes e debates. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. SARFATI, Gilberto. Teorias de relaes internacionais. So Paulo: Saraiva, 2005. VIOTTI, Paul; KAUPPI, Mark. International Relations theory: realism, pluralism, globalism and beyond. Nova York: Macmillan, 1987. WALTZ, Kenneth. Theory of international politics. Nova York: McGraw-Hill, 1979. WEFFORT, Francisco. Os clssicos da poltica. So Paulo: tica, 2000.

15

You might also like