You are on page 1of 13

Projeto rumo ao ita

Atualmente, ainda se utiliza o ndigo para tingir as calas de ganga, mas este corante obtido por processos industriais.

Qumica Introduo Qumica Orgnica


Introduo
Br CH CH2 CH2 CH2 N CH2 CH2 CH CH 2 CH2 CH2 CH CH C CH2 C CH2 C C CH2 C C CH2

O N H
O ndigo utilizado como corante nos bluses e nas calas de ganga.

H N O

Frmula de estrura do corante.

CH2 CH2

CH1 CH C

CH2 CH2 CH2 CH3 CH2


CH CH 2 CH2 CH2 CH2 2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 C CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2

A alizarina um corante vermelho derivado da raiz da Rubia tinctorum. A palavra alizarina, derivado do rabe al-usara, que significa sumo. A alizarina tambm o nome genrico de uma variedade de corantes, tais como o Verde Alizarina Cianina G e o Azul Brilhante Alizarina R.
FERREIRA, Hulme, McNab & Quye, 2004.

CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2CH2 CH2

CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2

CH CH C CH CH2 CH2 CH

CH2 CH2 CH2 CH CH2 C CH2 CH2 CH2 CH2 CH2

CH1

CH2 CH2 CH2 CH1 CH2

OH OH

CH2

CH2

CH2

Estruturas qumicas viram objetos do cotidiano. http://cienciashoje.uol.com.br

Estou convencido de que o conhecimento a principal ferramenta do ser humano, portanto, ele no deve ser isolado, mas sim compartilhado. A Qumica Orgnica , em suma, uma diviso da Qumica que foi proposta no ano de 1777 pelo ilustre qumico sueco Torbern Olof Bergman (1735-1784). A Qumica Orgnica era definida como um ramo qumico que estuda os compostos extrados dos organismos vivos. No ano de 1807, foi formulada a Teoria da Fora Vital pelo clebre qumico tambm sueco Jns Jacob Berzelius (1779-1848). Friedrich Whler Ela baseava-se na ideia de que os compostos orgnicos precisavam de uma fora maior (o que podemos chamar de vida) para serem sintetizados. Todavia, em 1828, o grande qumico alemo, Friedrich Whler (1800-1882) (retratado na foto ao lado), discpulo de Berzelius por sinal, a partir do cianeto de amnio (NH4OCN), produziu a ureia,que um composto orgnico; comeando, assim, a queda da teoria vital. Essa obteno ficou conhecida como sntese de Whler. Aps certo tempo, o grande qumico francs Pierre Eugne Marcellin Bertholot (1827-1907) realizou toda uma srie de experincias a partir de 1854 e em 1862 sintetizou o acetileno. Em 1866, Bertholot obteve, por aquecimento, a polimerizao do acetileno em benzeno e, assim, derrubada a Teoria da Fora Vital de uma vez por todas. Percebeu-se, ento, que a definio de Bergman para a Qumica Orgnica no era adequada. Com isso, o clebre qumico alemo Friedrich August Kekul (1829-1896) props a nova definio aceita atualmente: A Qumica Orgnica o ramo da Qumica que estuda os compostos do carbono. Esta afirmao est correta, contudo, nem todo composto do carbono orgnico, levando-se em conta o dixido de carbono (CO2), o cido carbnico (H2CO3), a grafite, os fulerenos, o diamante etc.

O
Frmula estrutural do corante Alizarina.

Por sua vez, os fencios utilizam um corante de cor prpura, o qual era obtido a partir das glndulas branquiais do molusco Murex trunculus, para tingir tecidos. Todos estes corantes eram de origem orgnica, o que demonstra que o Homem possui um domnio da qumica orgnica desde o aparecimento da civilizao.
FERREIRA, Hulme, McNab & Quye, 2004.

Na Bblia, existem descries relativas fermentao de uvas para produzir lcool etlico, assim como da utilizao do vinho para produzir vinagre. H H3C C OH
Etanol (vinho) alcooloxidase

H + O2

H3C

C OH

O + H2O

cido actico (vinagre)

Idade Mdia
O alquimista islmico Jabir Ibn Hayyan descobriu, no sculo VIII, o cido ctrico (C6H8O7). Na Europa, em plena Idade Mdia, tambm se conhecia as propriedades cidas do limo. Esta informao descrita na enciclopdia Speculum majus (Wikipedia). O cido ctrico ou cido 2-hidroxipropano-1,2,3tricarboxlico (IUPAC), um cido orgnico presente nos citrinos. utilizado como conservante natural, dando um sabor cido e refrescante na preparao de alimentos e de bebidas.
O HO O OH O OH

Histria da qumica orgnica


O princpio do domnio da qumica o domnio do fogo pelo Homo erectus. O fogo tambm permitia ao Homem aquecer-se nos dias de baixas temperaturas, assim como conservar melhor dos alimentos recorrendo ao processo de fumagem especialmente para conservar a carne e o peixe.

OH
Estrutura do cido ctrico

O desenvolvimento da qumica orgnica


Com o culminar da Qumica Tradicional do sculo XVIII, Torbern Olof BERGMANN (1735-1784), dividiu, em 1777, a Qumica em: Qumica Orgnica (Qumica dos compostos existentes nos organismos vivos); Qumica Inorgnica (Qumica dos compostos existentes no reino animal).

Civilizao egpcia
Na Civilizao Egpcia, a utilizao de produtos e tcnicas cientficas era emplamente difundida: utilizavam o ndigo (proveniente do anil) e a alizarina para tingir txteis.

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


Deste modo, surgiu a distino entre matria orgnica e matria inorgnica. No final do sculo XVIII e incio do sculo XIX, os qumicos comearam a dedicar-se ao estudo das substncia encontradas em organismos vivos. Como todas as substncias orgnicas conhecidas eram extradas de animais e vegetais, os qumicos supunham que elas no poderiam ser produzidas (sintetizadas) em laboratrio. Em suma, o tomo de carbono um elemento especial porque: Na maioria dos compostos orgnicos, o carbono encontra-se ligado a atmos de hidrognio, oxignio, azoto, enxofre e outros, embora o carbono se possa ligar praticamente a todos os elementos, quer metlicos que no metlicos. Deste modo, pode-se originar uma grande variedade de compostos orgnicos. Pode estabelecer ligaes fortes a outros tomos de carbono e assim criar cadeias longas e ramificadas ou em anis.

Teoria do vitalismo
Foi uma teoria formulada por Jons Jacob Berzelius (1807), a qual descrevia que a matria orgnica s podia ser produzida pelos seres vivos vis vitalis (fora ou energia vital) inerente na prpria vida. A base desta teoria era a dificuldade de obter matria orgnica a partir de substncias inorgnicas.

Aplicaes da qumica orgnica


Os compostos orgnicos so as substncias qumicas que contm carbono e hidrognio, podendo tambm conter elementos, tais como o oxignio, o azoto, o enxofre, o fsforo, o boro e os halognios. Usualmente no se considera molculas orgnicas os carbonatos e os xidos de carbono. Os elementos qumicos acima referidos (C, H, O, N, S, P, B e halognios) do origem a diversos compostos orgnicos que so classificados conforme as suas cadeias e funes qumicas. Ao longo dos ltimos sculos verificou-se um crescimento exponencial do nmero de compostos orgnicos conhecidos devido ao avano cientfico e tecnolgico. Para alm dos compostos orgnicos naturais, presentes nas mais diversas situaes do nosso cotidiano, a espcie humana conseguiu sintetizar um nmero muito grande de novos compostos orgnicos, sintetizados, que se tornaram responsveis por modificaes dos nossos hbitos de vida, e dos quais acabamos por nos tornar dependentes. Deste modo, a Qumica Orgnica est presente em todas as situaes do cotidiano. A Qumica Orgnica est presente nas mais diversas reas da indstria, nomeadamente: Indstria petroqumica; Indstria farmacutica; Indstria txtil; Indstria de polmeros; Indstria alimentar; Ambiente.

A primeira sntese
Em 1828, Friedrich Woler, discpulo de Berzelius, foi o primeiro cientista a sintetizar um composto orgnico (ureia) a partir de um composto inorgnico (cianato de amnio). NH+ CNO 4 D O C NH2 NH2

Cianato de amnio (inorgnico)

Ureia (orgnica)

Como Woler sintetizou um composto orgnico a partir de um composto inorgnico, ps em causa a Teoria do Vitalismo. Com o desenvolvimento da cincia e com o contributo de Berzelius percebeu-se que a definio de Bergman para a qumica orgnica no era adequada, ento o qumico alemo Friedrich August Kekul props a nova definio aceita atualmente: Qumica Orgnica o ramo da Qumica que estuda os compostos do carbono. Esta afirmao est correta, contudo, nem todos os compostos que contm carbono so orgnicos, por exemplo, o dixido de carbono, o cido carbnico, a grafite, o diamante etc, mas todos os compostos orgnicos contm carbono.

A qumica do carbono
O qumico alemo Friedrich Kekul (1829-1896) desenvolveu diversas investigaes na rea da qumica orgnica, propondo a Teoria da Tetravalncia do carbono (ano 1858). As principais caractersticas do tomo de carbono so: O nmero atmico do carbono 6 e a sua configurao eletrnica K = 2 e L = 4. Como possui quatro eltrons na ltima camada eltrons de valncia, os quais podem formar quatro ligaes covalentes. Recordemos que uma ligao covalente consiste na partilha de um par de eltrons por dois tomos. Deste modo, cada eltrons de valncia poder estabelecer uma ligao qumica a outro tomo. Assim, o tomo de carbono poder estabelecer uma ligao qumica a outro tomo. Assim, o tomo de carbono poder estabelecer quatro ligaes qumicas de forma a obedecer Regra do Octeto. O tomo de carbono, porque tem quatro eltrons de valncia, tem a capacidade de estabelecer quatro ligaes covalentes, que podem ser ligaes simples, duplas e triplas. O tomo de carbono tem a capacidade de se ligar a outros tomos, formando cadeias curtas (por exemplo, o etano) ou longas (por exemplo, os polmeros) com as mais variadas disposies. Surge um novo conceito: ismero dois compostos diferentes possuem a mesma frmula molecular mas diferente frmula de estrutura. Por exemplo, o lcool etlico e o ter dimetlico, so substncias com propriedades qumicas diferentes, mas a sua frmula molecular C2H6O. CH3CH2OH (etanol) CH3OCH3 (etoxietano)

Indstria petroqumica
As refinarias de petrleo so um local onde se manipulam compostos orgnicos, nomeadamente hidrocarbonetos, a partir dos quais se obtm matrias primas para diversas indstrias, como, por exemplo: a indstria dos polmeros (macromolculas), combustveis etc. Do petrleo pode-se obter gasolina, gasleo, leos lubrificantes, parafina, vaselina etc.

Indstria farmacutica
Atualmente, 90% dos medicamentos so de origem orgnica, como, por exemplo: o AZT (medicamento para combater o vrus da SIDA), a aspirina (analgsico) e o paracetamol (antipirtico).

Indstria dos polmeros


Os polmeros so macromolculas orgnicas, os quais podem ter uma origem natural, como, por exemplo, o algodo (constitudo por celulose), assim como podem ter uma origem sinttica, como, por exemplo, o polietileno, o polipropileno e o poliestireno. Os polmeros sintticos so produzidos industrialmente por sntese orgnica, sendo utilizados na indstria automvel, indstria do calado, materiais de embalagem, na rea da sade, assim como em produtos de uso domstico.

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


Solubilidade
1
PET

2
PEAD

3
PVC

4
PEBD

5
PP

6
PS

7
Outros

Compostos orgnicos so praticamente insolveis em gua, mas por outro lado, tendem a se dissolver em outros compostos orgnicos, sejam eles polares ou apolares. Toda regra tem exceo e alguns compostos orgnicos que so polares podem se dissolver na gua, como o cido actico, acar, lcool comum, acetona etc.

Smbolos internacionais (de reciclagem) para alguns polmeros.

Combustibilidade
A maioria dos compostos que so bons combustveis, ou seja, se queimam com facilidade, so de origem orgnica. Exemplos: gs utilizado em foges, lcool dos automveis.

Cdigo dos diversos plsticos (polmeros) que se pode encontrar no mercado. Por exemplo, um produto que possua o cdigo 5 significa que de polipropileno.

Indstria alimentar
Na indstria alimentar utilizam-se diversas substncias orgnicas de origem orgnica para conservar e melhorar as caractersticas dos alimentos, os quais so designados por aditivos alimentares. Algumas classes de aditivos alimentares so: os corantes, os aromatizantes, os conservantes, os antioxidantes etc. Todos os alimentos (carne, peixe, frutas, vegetais etc.) so constitudos por compostos orgnicos.

Temperatura de fuso e de ebulio


Em geral, as temperaturas de fuso e de ebulio dos compostos orgnicos so baixas. A baixa solubilidade dos compostos orgnicos responsvel por pontos de fuso e ebulio menores comparados aos dos compostos inorgnicos, ou seja, as interaes intermoleculares so mais fracas. Outros fatores que influenciam a temperatura de ebulio e fuso de uma substncia so o tamanho e a geometria da molcula. A geometria de uma molcula interfere em sua fora intermolecular, quanto mais forte a ligao, mais elevado se tornar o ponto de ebulio. O tamanho tambm julga, quanto maior um composto, maior sua massa molecular e, consequentemente, maior ser seu ponto de ebulio.

Ambiente
Na natureza pode-se identificar diversos compostos orgnicos como, por exemplo, a clorofila, a celulose e o b-caroteno. Por outro lado, muitas das substncias qumicas que poluem o ambiente so compostos orgnicos, como o caso dos pesticidas e dos detergentes que poluem a gua. Os cloroplastos das plantas contm um conjunto de pigmentos fotossintticos, vulgarmente designados por clorofila. A cor verde da clorofila devido a estes compostos orgnicos absorverem radiao eletromagntica da regio azul e vermelha do espectro eletromagntico, transmitindo a cor verde. A clorofila consegue transformar a energia solar em energia qumica atravs do processo de fotossntese. Neste processo a energia absorvida pela clorofila transforma o dixido de carbono e a gua em hidratos de carbono e oxignio. Alm das clorofilas, os carotenoides so pigmentos que absorvem luz em comprimentos de onda diferentes da clorofila. Estes pigmentos transferem energia luminosa para a clorofila. Os compostos orgnicos fazem parte dos seres vivos, e encontram-se presentes no organismo humano na forma de lipdeos, protenas e hidratos de carbono (60% m/m). Os hidratos de carbono, em geral (por exemplo: a celulose e a glucose), so constitudos por tomos de carbono, hidrognio e oxignio.

Quiralidade ou assimetria do carbono


Representao da quiralidade do carbono, tambm conhecido como carbono assimtrico ou quiral (carbono que apresenta 4 ligantes diferentes). Um objeto ou um sistema quiral se no pode ser sobreposto sua imagem especular, ou seja, que no se consegue dividir de modo que os dois lados da diviso sejam iguais, isto , no possui plano de simetria. Palavras-chave: Quiralidade, carbono quiral, assimetria do carbono, isometria ptica. Quiralidade do carbono
C C

C H F Br Br

C H F
Wikipdia.

Compostos orgnicos: caractersticas gerais


Os compostos orgnicos, em sua maioria, so formados pela ligao entre tomos de carbono e hidrognio. Sendo assim, a atrao entre eltrons das molculas orgnicas praticamente a mesma, essa propriedade nos leva a abordar uma caracterstica dos compostos orgnicos: a polaridade. O C H3C CH3
A cetona um composto orgnico.

O tomo de carbono e o efeito estufa


O gs carbnico (co2) permite a passagem da luz do sol, mas retm o calor por ele gerado
Acmulo co2 de co2 no ar aumenta o efeito estufa
Remoo do co2 do ar pela fotosntese de plantas e algas diminui o efeito

Efeito estufa

co2

Luz

Polaridade
Todas as regies dos compostos orgnicos formadas somente por carbono e hidrognio so apolares, por os tomos unidos demonstram uma pequena desigualdade de eletronegatividade. Quando na molcula de um composto orgnico houver outro elemento qumico, elm de carbono e hidrognio, suas molculas passaro a apresentar certa polaridade.

Calor

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


O efeito estufa um fenmeno atmosfrico natural, em que alguns gases que compem a atmosfera funcionam como o vidro de uma estufa, que deixa passar a luz solar para o interior, mas aprisionam o calor gerado dentro da estufa. Ele mantm a Terra aquecida ao impedir que os raios solares sejam refletidos para o espao e que o planeta perca seu calor, sem ele a Terra teria temperaturas mdias abaixo de 10 C negativos. O que vem ocorrendo o aumento do efeito estufa causado pelas intensas atividades humanas, sendo a principal delas a liberao do CO2 (dixido de carbono) na atmosfera. Os gases presentes na atmosfera, como o vapor de gua, que o principal gs estufa, cuja quantidade contida no ar varia muito, no tempo e no espao. O segundo em importncia o gs carbnico (CO2) como j foi mencionado. Alm desses, existem metano (CH4), oznio (O3) e xido nitroso (N2O). Os compostos de clorofluorcarbono (CFCs), fabricados pelo homem, tambm so capazes de aprisionar calor. H claros sinais de que atividades humanas esto aumentando a emisso desses gases e, consequentemente, intensificando o efeito estufa. Os gases estufa so transparentes, permitindo que a vibrao das molculas produza calor, tambm conhecidas como radiao terrestre. Esse calor gerado pelas superfcies aquecidas volta para a atmosfera, sendo absorvido pelos gases estufas, que se aquecem. Esse fenmeno faz com que a atmosfera prximo superfcie permanea aquecida durante vrias horas aps o pr-do-sol, resfriando-se lentamente durante a noite. A temperatura aumenta toda vez que dirigimos um automvel, tomamos um avio ou queimamos madeira. As rvores so grandes armazens naturais de CO2. Bilhes de toneladas de CO2 da atmosfera so absorvidos pelas florestas do planeta que, dessa forma, ajudam a estabilizar o clima mundial. Mas, quando florestas so queimadas, a substncia retida volta atmosfera. A maior parte dos gases de estufa tm fontes naturais, alm das fontes antropognicas, contudo existem potentes mecanismos naturais para remov-los da atmosfera. Porm, o contnuo crescimento das concentraes desses gases na atmosfera do origem a que, mais gases sejam emitidos do que removidos em cada ano. Tem havido um aumento considervel de 25% de CO2 na atmosfera. Os nveis de CO2 variam consoante estao, sendo esta variao mais pronunciada no hemisfrio norte, visto que apresenta uma maior superfcie terrestre, do que no hemisfrio sul. Este fato ocorre devido s interaes que ocorrem entre a vegetao e a atmosfera. Gs de efeito estufa H2O CO2 Concentrao Varivel 1-3% 370 ppm aumento de 1,5 ppm/ano Tempo de vida mdio alguns dias varivel 200-450 anos Fontes Antrpicas todas relacionadas abaixo combustvel fssil (75%) desmatamento (24%) extrao combustvel (20%) reservatrios e represas (20%) digesto animais (18%) plantaes arroz (17%) lixes e aterros (10%) excrementos animais (7%) solo (70%) transporte (14%) indstria (7%) gs refrigerante, fabricao espuma produo Mg indstria eletricidade indireto, via processos industriais, veculos Potencial de Aquecimento Global no se aplica 1 Contribuio para o efeito estufa no se aplica 52,5%

CH4

1750 ppb

12 3 anos

23

17,3%

N2O CFCs (exemplo: CFC-12) SFB O3 troposfera

312 ppb 533 ppt 4,7 ppt 25/26 ppb

120 anos 102 anos 3200 anos semanas

310 6500

5,4%

12,2% 23900 n/a 12,5% (valor incerto)

Exerccios de Fixao
01. (Unicamp-SP) H poucos anos, cientistas descobriram tque est ocorrendo um fenmeno que pode afetar muito o equilbrio da biosfera da Terra. Por essa contribuio, os qumicos Mrio Molina, Paul Crutzen e F. Sherwood Rowland receberam o Prmio Nobel de Qumica em 1995. Este fenmeno est esquematizado na figura ao lado e, em termos qumicos, pode ser representado de maneira simples pelas seguintes equaes qumicas: I. CF2Cl2(g) Cl(g) + CF2Cl(g) II. Cl(g) + O3(g) ClO(g) + O2(g) III. ClO(g) + O(g) Cl(g) + O2(g)

Sol

Antrtida

Terra

A) Que fenmeno esse? B) Considerando as equaes qumicas I, II e III, qual a substncia, resultante da atividade humana, que provoca este fenmeno? Escreva, por extenso, o nome dos elementos qumicos que constituem a molcula destas substncias. C) Qual a relao do fenmeno mostrado na figura com objetos como geladeira e aparelho de ar-condicionado e com embalagens em aerossol?

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


02. (Vunesp-SP) Chuva cida resulta da combinao de gua atmosfrica com dixido de enxofre ou com trixido de enxofre. Escreva: A) as equaes qumicas balanceadas das reaes de cada um dos dois xidos com gua. B) os nomes oficiais dos produtos das reaes dos dois xidos com gua. 03. (Unicamp-SP) As duas substncias gasosas presentes em maior concentrao na atmosfera no reagem entre si nas condies de presso e temperatura como as reinantes nesta sala. Nas tempestades, em consequncia dos raios, h reao dessas duas substncias entre si, produzindo xidos de nitrognio, principalmente NO e NO2. A) Escreva o nome e a frmula das duas substncias presentes no ar em maior concentrao. B) Escreva a equao de formao, em consequncia dos raios, de um dos xidos mencionados acima, indicando qual o redutor. 04. (Vunesp-SP) A utilizao de uma mistura slida de Pt com NiO em escapamentos de carros possibilita a oxidao completa de monxido de carbono, reduzindo a poluio atmosfrica. A mesma mistura slida promove tambm a oxidao completa (combusto) do isooctano (C8H18), o principal componente da gasolina. A) Explique por que a mistura Pt/NiO favorece a oxidao completa nos dois processos. B) Indique quais so os produtos das duas reaes. 05. (Unicamp-SP) Em um aterro sanitrio, o lixo urbano enterrado e isolado da atmosfera por uma camada de argila, conforme vem esquematizado na figura abaixo. Nessas condies, microrganismos decompem o lixo, proporcionando, dentre outras coisas, o aparecimento de produtos gasosos. O grfico abaixo ilustra a composio dos gases emanados em funo do tempo. camada de argila coletor de gases 06. (Cesgranrio-RJ) O efeito estufa um fenmeno de graves consequncias climticas que se deve a altas concentraes de CO2 no ar. Considere que, num dado perodo, uma indstria contribuiu para o efeito estufa, lanando 88 toneladas de CO2 na atmosfera. O nmero de molculas do gs lanado no ar, naquele perodo, foi aproximadamente: Dados: C = 12; O = 16; NA = 6,02 1023 A) 1030 B) 1027 26 C) 10 D) 1024 E) 1023 07. (Fuvest-SP) Em tempo de seca so comuns queimadas nas florestas. No ar atmosfrico que envolve uma queimada, a concentrao de oxignio e a de vapor de gua, respectivamente: A) aumenta diminui. B) aumenta aumenta. C) diminui aumenta. D) diminui diminui. E) diminui no se altera. 08. (FEI-SP) Despejos de resduos gasosos nas reas industriais, as queimadas, a combusto de carvo e derivados do petrleo liberam fumaa contendo poluentes como xidos de nitrognio e de enxofre, que, sob a ao da gua, formam cidos, caracterizando: A) chuvas cidas. B) inverses trmicas. C) efeito estufa. D) fotossntese. E) camada de oznio. 09. (UFPE) Na alta atmosfera e na presena de radiao ultravioleta (hv), ocorrem as seguintes reaes, conhecidas como ciclo do oznio: I. O2 + hv O + O II. O + O2 O3 III. O3 + hv O2 + O + calor. Assinale a alternativa incorreta. A) O oznio est constantemente sendo produzido e consumido. B) O oznio, ao interagir com a radiao ultravioleta, absorve calor. C) O ciclo do oznio se completa com o aumento da temperatura da alta atmosfera. D) A absoro de luz ultravioleta produz oxignio atmico. E) Estas reaes filtram parte da radiao ultravioleta que incide sobre a Terra. 10. (Pucc-SP) Considere que na coleta seletiva do lixo so separados objetos e resduos de: I. papis; II. plsticos; III. madeiras; IV. metais; V. vidros. Qual desse grupo de materiais, por ser de difcil reciclagem e decomposio, causa maior prejuzo ambiental? A) I B) II C) III D) IV E) V

Lixo solo
Composio (% por volume)

100 80 60 40 20 0

N2

CO2

CH4
Tempo (unidade arbitrrias)

O2
0 2

H2
4 6 8

N2

O2

10 12

A) Em que instante do processo a composio do gs coletado corresponde do ar atmosfrico? B) Em que intervalo de tempo prevalece a atividade microbiolgica anaerbica? Justifique. C) Se voc quisesse aproveitar, como combustvel, o gs emanado, qual seria o melhor intervalo de tempo para fazer isso? Justifique a sua resposta e escreva a equao qumica da reao utilizada na obteno de energia trmica.

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


11. (FGV-SP) Especialistas da Universidade de Atenas, observando as famosas obras-primas da Acrpole ateniense, feitas em mrmore h milhares de anos, tm constatado ser a deteriorao das ltimas dcadas superior acumulada em dezenas de sculos. A poluio atmosfrica comprovou-se ser, inequivocadamente, a causa dessa corroso. Mas, este no um fato isolado. observaes idnticas tm sido feitas por todo o planeta. Indique a afirmao correta. A) Os ventos marinhos, carregando aerossol de cloreto de sdio, depositam-no sobre os monumentos, facilitando a solubilizao do CaCO3, constituinte do mrmore. B) A chuva cida, que produto da poluio do ar por monxido de carbono, ataca o carbonato de clcio. C) O ozona, um poluente secundrio, pertencente ao grupo dos oxidantes fotoqumicos e formado pela reao entre xidos e oxignio do ar, atua nos monumentos histricos da mesma forma que nos animais, nos quais produz envelhecimento precoce. D) O mrmore fundamentalmente NaNO3, que, embora pouco solvel em gua, acaba danificado pelas intensas chuvas ocorridas ao longo de milnios, acelerando progressivamente o desgaste em virtude de caractersticas do processo de eroso hdrica. E) A ao corrosiva exercida pelo cido sulfrico formado pela interao entre SO2 (oriundo do uso de combustveis fsseis, ricos em derivados de enxofre), o oxignio do ar e a umidade. 12. (Pucc-SP) Qual dos seguintes combustveis no liberar, pela combusto, substncias nocivas sade do homem? A) Gasolina. B) Gs natural. C) Querosene. D) Hidrognio. E) Etanol. 13. (UFV-MG) A chuva cida, grave problema ecolgico, principalmente em regies industrializadas, o resultado de reaes de gases liberados na atmosfera, produzindo cidos. O xido que pode estar relacionado com a formao da chuva cida : A) CaO B) SO2 C) CuO D) Na2O E) Fe2O3 14. (Fuvest-SP) O agravamento do efeito estufa pode estar sendo provocado pelo aumento da concentrao de certos gases na atmosfera, principalmente do gs carbnico. Dentro as seguintes reaes qumicas. I. Queima de combustveis fsseis; II. Fotossntese; III. Fermentao alcolica; IV. Saponificao de gorduras. Produzem gs carbnico, contribuindo para o agravamento do efeito estufa: A) I e II B) I e III C) I e IV D) II e III E) II e IV 15. (Fuvest-SP) Entidades ligadas preservao ambiental tm exercido fortes presses para a reduo da produo de gases CFC (clorofluorocarbonos). Isso se deve, principalmente, ao fato de os CFCs: A) reagirem com H2O, produzindo cidos e chuva cida. B) reagirem espontaneamente com O2, produzindo CO2 e agravando o efeito estufa. C) escaparem para o espao provocando o fenmeno da inverso trmica. D) reagirem com oxignio a baixas presses, produzindo oznio. E) produzirem, sob a ao da luz, radicais livres que reagem com o oznio. 16. (UFMG) A queima de combustveis fsseis nos veculos automotores e nas indstrias e as grandes queimadas nas regies de florestas tropicais so duas das principais causas do aumento de concentrao de dixido de carbono na atmosfera. Esse aumento cerca de 11% nos ltimos trs anos contribui para a elevao da temperatura mdia do globo terrestre atravs do efeito estufa. Desse ponto de vista, o uso do lcool como combustvel em automveis interessante, porque ele contribui, de forma permanente, para o aumento da concentrao atmosfrica de dixido de carbono. A alternativa que melhor explica essa vantagem do uso do lcool etlico : A) A queima do etanol completa. B) A queima do etanol no produz CO2. C) O catalisador usado nos carros a etanol impede a formao de CO2. D) O replantio da cana-de-acar consome CO2. 17. (UFMG) Um dos principais poluentes produzidos pelos automveis o monxido de carbono, que resulta da queima parcial do combustvel. Uma proporo correta entre o combustvel e o ar injetados no motor fundamental no controle da emisso desse poluente. Em condies normais de uso do motor, a alternativa que apresenta, qualitativamente, a quantidade de CO produzida em funo da proporo ar/combustvel :
A) Quantidade de CO produzida

Proporo ar/combustvel

B)

Quantidade de CO produzida

Proporo ar/combustvel C) Quantidade de CO produzida

Proporo ar/combustvel D) Quantidade de CO produzida

Proporo ar/combustvel

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


18. (FGV-SP) A chuva pode ser cida devido presena no ar de: A) CO2. B) oznio. C) NH3. D) amnia. E) CO. em gua de chuva maior em 19. (ITA-SP) A concentrao de H+ (aq) qual das regies a seguir discriminadas? A) Deserto do Saara. B) Floresta Amaznica. C) Oceano Atlntico no hemisfrio sul. D) Regio onde s se usa etanol como combustvel. E) Regio onde se usa muito carvo fssil como combustvel. 20. (Pucc-SP) O metano um gs causador de exploses acidentais em minas de carvo. Em julho de 1997, foi notificado que a excessiva produo desse gs, produzido pela decomposio do lixo, provocou vazamento e infiltrao entre o solo e o asfalto nas vizinhanas de um aterro sanitrio. Temia-se pela explosiva reao de I, quando o metano reagisse com o II do ar. Completa-se corretamente o texto quando I e II so substitudos, respectivamente, por: A) ozonlise e oznio. B) nitrao e nitrognio. C) combusto e oxignio. D) hidrlise e vapor de gua. E) descarboxilao e gs carbnico. 21. (Fuvest-SP) Um rio nasce em uma regio no poluda, atravessa uma cidade com atividades industriais, onde recebe esgoto e outros afluentes, e desemboca no mar aps percorrer regies no poluidoras. Qual dos grficos a seguir mostra o que acontece com a concentrao de oxignio (O2) dissolvido em gua em funo da distncia percorrida desde a nascente? Considere que o teor de oxignio no ar e a temperatura sejam praticamente constantes em todo o percurso.
A) Concentrao de O2 B) Concentrao de O 2

Exerccios Propostos
01. Os sistemas de cogerao representam uma prtica de utilizao racional de combustveis e de produo de energia. Isto j se pratica em algumas indstrias de acar e de lcool, nas quais se aproveita o bagao da cana, um de seus subprodutos, para produo de energia. Esse processo est ilustrado no esquema abaixo.

Entre os argumentos favorveis a esse sistema de cogerao, pode-se destacar que ele: a) otimiza o aproveitamento energtico, ao usar queima do bagao nos processos trmicos da usina e na gerao de eletricidade. b) aumenta a produo de lcool e de acar, ao usar o bagao como insumo suplementar. c) economiza na compra da cana-de-acar, j que o bagao tambm pode ser transformado em lcool. d) aumenta a produtividade, ao fazer uso do lcool para a gerao de calor na prpria usina. e) reduz o uso de mquinas e equipamentos na produo de acar e lcool, por no manipular o bagao da cana. 02. A respeito dos compostos orgnicos, correto afirmar que: a) os compostos orgnicos somente podem ser sintetizados pelos organismos vivos, da a qualificao de orgnicos. b) os compostos orgnicos so compostos de carbono, embora algumas substncias que contm esse elemento sejam estudadas tambm entre os compostos inorgnicos (CO2, HCN etc.). c) a existncia de um grande nmero de compostos de carbono est relacionada com a capacidade do tomo de carbono de formar cadeias, associada sua tetravalncia, ao seu carter anftero e equivalncia das quatro ligaes. d) nos compostos de carbono, o tipo de ligao mais frequente a inica. e) os compostos orgnicos so regidos por leis e princpios prprios, no aplicveis aos compostos inorgnicos. 03. O benzeno, da frmula molecular C6H6, um lquido incolor, de odor agradvel, bastante voltil, cujos vapores so txicos. O benzeno tem a mesma frmula mnima que o: Composto Frmula molecular C2H6 C4H8 C2H2 CH4 C2H5OH A) B) C) D) E) Etano Buteno Acetileno Metano Etanol

Distncia 1 2 3 D) 1 2 3

Distncia

C) Concentrao de O 2

Concentrao de O2

Distncia 1 E) 2 3 1 2 3

Distncia

Concentrao de O2

Distncia 1 2 3

Legenda 1 _ nascente 2 _ cidade 3 _ mar

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


04. Todas as alternativas apresentam substncias formadas por molculas, exceto. a) acetona. b) gua. c) etanol. d) ferro. e) parafina. 05. Considerando-se os seguintes compostos orgnicos: I. C3H6 II. C2H5OH III. CH4 Com base nesse grfico, pode-se prever que o ponto de ebulio do butano, presso de 1atm, , aproximadamente: Dados: Massas molares em g/mol: C = 12; H = 1. a) 100 C c) 58 C e) 20 C b) 69 C d) 0 C

pode-se afirmar que a alternativa que apresenta os compostos em ordem decrescente de porcentagem de carbono presente : a) I, II e III b) I, III e II c) II, III e I d) II, I e III e) III, II e I 06. Os detergentes biodegradveis diferem dos no biodegradveis por apresentarem cadeias carbnicas ramificadas. Dos seguintes tipos de frmula: I. mnima; II. molecular; III. funcional; IV. centesimal; V. estrutural. Qual informaria a um estudante de Qumica Orgnica, se o componente de uma marca de detergente biodegradvel ou no? a) I b) II c) III d) IV e) V 07. A Qumica Orgnica sinttica iniciou seu desenvolvimento com a sntese da ureia realizada por Whler, que derrubou a Teoria da Fora Vital. Whler produziu ureia a partir de cianato de amnio, conforme a reao:

09. Um mtodo de anlise desenvolvido por Lavoisier (1743-1794) e aperfeioado por Liebig (1803-1873) permitiu determinar a composio percentual dos hidrocarbonetos. O procedimento baseia-se na combusto total em excesso de oxignio (O2) da amostra analisada, em que todo carbono convertido em gs carbnico (CO2) e todo hidrognio, transformado em gua (H2O). A queima de 0,50 g de um hidrocarboneto, em presena de oxignio em excesso, fornece 1,65 g de dixido de carbono (CO2) e 0,45 g de gua (H2O). Considerando as informaes acima, pode-se afirmar que as porcentagens em peso de carbono (C) e hidrognio (H) no hidrocarboneto so, respectivamente: a) 85% e 15% b) 95% e 5% c) 90% e 10% d) 91% e 20% e) 95% e 20% 10. (UTA-SP) Em relao ao paracetamol, um analgsico muito consumido, cuja frmula : H C H O C C H C H C C N H H O C H C H H

(NH4 ) (CNO )

H2NCONH2

A) Quais os tipos de hibridizao dos carbonos presentes no paracetamol? B) Quantas ligaes do tipo sigma e pi existem em uma molcula de paracetamol? C) Indique trs tipos de ligao sigma existentes na molcula de paracetamol. 11. (Uerj) Na composio de corretores do tipo Liquid Paper, alm de hidrocarbonetos e dixido de titnio, encontra-se a substncia isocianato de alita, cuja frmula estrutural plana representada por CH2 = CH CH2 N = C = 0. Com relao a essa molcula, correto afirmar que o nmero de carbonos com hibridao sp2 igual a: A) 1 B) 2 C) 3 D) 4 12. Considere a molcula a seguir: a H C H b C c C H H C H d H

Cianato de amnio

Ureia

A quantidade de cianato de amnio (em gramas), necessria para preparar 3,1 mg de ureia, segundo a reao de Whler, igual a: a) 0,0031 b) 0,006 c) 0,031 d) 0,31 e) 0,6 08. O grfico a seguir mostra a temperatura de ebulio presso de 1 atm em funo da massa molar de alguns alcanos.

120 90 60 30 0 30 60 90 120 150 180 0

Temperatura de ebulio de alguns alcanos

Temperatura (C)

Analise as afirmativas. I. Os valores dos ngulos de a, b e c so absolutamente iguais; II. Na molcula h somente carbonos sp2 e sp3; III. Na molcula h ligao sigma do tipo sp sp; IV. O nmero de ligaes sigma s sp3 igual ao de ligaes s sp2.

20

40

60

80

100

120

Massa molar (g/mol)

O nmero de afirmativas falsas : A) 0 B) 1 C) 2 D) 3 E) 4

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


13. (UFSC) Indique as proposies corretas. Em relao figura a seguir, podemos afirmar que:
Marco Aurlio Sismotto

representada pelo hbrido de ressonncia a seguir, que possui a seguinte estrutura:

( ( ( ( ( (

) representa os orbitais das ligaes na molcula de C2H4. ) representa os orbitais das ligaes na molcula de C2H2. ) entre os tomos de carbono existem uma ligao do tipo sp2 sp2 e uma ligao do tipo p p. ) entre os tomos de carbono existem uma ligao do tipo sp sp e duas ligaes do tipo p p. ) a geometria da molcula linear. ) a ligao, entre o carbono e o hidrognio, do tipo sp2 s.

Identifique com (V) verdadeiro ou (F) falso as proposies adiante. I. trs carbonos hbridos em sp3 e trs carbonos hbridos em sp2; II. seis orbitais no hbridos denominados p puro; III. todos os tomos de hidrognio ligados aos de carbono por meio de ligaes (s sp2); IV. trs ligaes do tipo ; V. apenas seis ligaes do tipo . 17. (UFU-MG) O anuleno um hidrocarboneto aromtico que apresenta a seguinte frmula estrutural simplificada: H H H H C C H C C H C H C H C H C C C C H H C C C H H C C C C H H H

14. (UFSM-RS) Os silicones so polmeros de grande importncia industrial. Dependendo do tamanho da molcula do polmero, podem, por exemplo, ser utilizados na fabricao de ceras impermeabilizantes e na confeco de rgos artificiais para a Medicina. A representao da cadeia polimrica :

R R A hibridizao e o ngulo correto das ligaes do silcio so, respectivamente: B) sp3, 10928 A) sp3, 120 2 C) sp , 120 D) sp2, 10928 E) sp, 180 15. (UFRN) Enquanto Rivaldo estudava, sua irm Rinete, perto da mesa, lavava a janela do quarto. Infelizmente, sem que notassem, respingou gua sanitria sobre o livro de Qumica. Certa frase desse livro, atingida por algumas gotas da soluo, teve ento trs palavras completamente apagadas. Essas trs palavras encontram-se representadas por trs reticncias entre colchetes, na frase abaixo. No acetileno (C2H2), molcula de geometria [...], o carbono forma, com outro carbono, duas ligaes [...], devido hibridizao do tipo [...]. Dado:
H C C H acetileno

R O Si O

R Si O

Sobre esse composto, pode-se afirmar que: A) tem frmula molecular C18H20, 9 ligaes pi () e ngulos de 109 entre as ligaes carbono-carbono. B) tem frmula molecular C18H18, 9 ligaes pi () e ngulos de 120 entre as ligaes carbono-carbono. C) tem frmula molecular C18H16, 9 eltrons pi () e ngulos de 109 entre as ligaes carbono-carbono. D) tem frmula molecular C18H20, 9 eltrons pi () e ngulos de 120 entre as ligaes carbono-carbono. 18. (UFPE) O trifluoreto de boro um composto bastante reativo e muito utilizado em snteses qumicas. Sabendo-se os nmeros atmicos do boro (Z = 5) e do flor (Z = 9), podemos deduzir algumas caractersticas desse composto, tais como: I. ( ) possui geometria piramidal de base triangular com o boro, no topo da pirmide, e com os trs tomos de flor, na base; II. ( ) a ligao BF polar, j que o flor um elemento mais eletronegativo que o boro; III. ( ) a molcula do trifluoreto de boro apolar por conta de sua simetria; IV. ( ) o boro apresenta hibridizao de seus orbitais do tipo sp3; V. ( ) apesar de fazer ligaes covalentes como flor, o boro ainda possui orbitais vazios, o que torna o trifluoreto de boro um cido de Lewis.

Ento, Rivaldo identificou corretamente as trs palavras apagadas pela gua sanitria, como sendo, respectivamente: A) linear, sigma, sp. B) linear, pi, sp. D) angular, pi, sp2. C) angular, sigma, sp3. 16. (UFSC) A estrutura do hidrocarboneto aromtico benzeno (C6H6).
H H C C H C H C C C H H

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


19. (UFPR) Dioxinas so substncias que esto presentes na Terra h mais de 60 milhes de anos. H mais de 200 tipos delas, constituindo o grupo mais venenoso conhecido para o ser humano e para o meio ambiente. Aparecem como subprodutos nos processos de degradao e sntese de muitas substncias em indstrias, tais como a alimentcia e a de papel e celulose. Estudos tm mostrado que as dioxinas causam cncer, reduzem as defesas imunolgicas e perturbam o equilbrio gentico e hormonal, inclusive em embries. Seu efeito to devastador que os Estados Unidos da Amrica estabeleceram como concentrao mxima permissvel 1 fentograma de dioxina por litro de gua (fento = 1 1015). A molcula mais simples de dioxina, representada adiante, a estrutura de partida para as demais e d o nome a essa classe de compostos. H C H H C C C H C C O O C C C H H C C C H H 21. (UFC-CE) Fugir da poluio das grandes cidades, buscando ar puro em cidades serranas consideradas osis em meio fumaa, pode no ter o efeito desejado. Resultados recentes obtidos por pesquisadores brasileiros mostraram que, em consequncia do movimento das massas de ar, dixido de enxofre (SO2) e dixido de nitrognio (NO2) so deslocados para regies distantes e de maior altitude. Curiosamente, esses poluentes possuem propriedades similares, que se relacionam com a geometria molecular. Assinale a alternativa que descreve corretamente essas propriedades. A) Trigonal plana; polar, sp3. B) Tetradrica; apolar, sp3. D) Angular, polar, sp2. C) Angular, apolar, sp2. E) Linear, apolar, sp. 22. (UFPR) Alm de conter alta energia, O o chocolate carrega uma energia extra H com o efeito estimulante da cafena e N seu precursor bioqumico, a teobromina. A teobromina um diurtico, relaxante O N da musculatura lisa, estimulante cardaco e vasodilatador. CH3
CH3

HARRIS, D. C. Anlise qumica quantitativa, 2001.

Com base nas informaes acima, correto afirmar. ( ) A frmula molecular da dioxina C12O2H8. ( ) Na estrutura da dioxina, aparecem apenas 6 tomos de carbono com hibridizao do tipo sp2. ( ) Os tomos de oxignio apresentam-se com uma densidade de carga eletrnica superior dos tomos de carbono adjacentes. ( ) A dioxina uma substncia muito pouco reativa, no modificando a estrutura conformacional de protenas e DNA. ( ) Nos Estados Unidos da Amrica, uma amostra de gua de volume igual a 1m3 seria considerada imprpria para o consumo se nela estivesse dissolvido 1 fentograma de dioxina. 20. (Ufscar) O Prmio Nobel de Qumica em 1996 foi atribudo descoberta da molcula C60, com forma de bola de futebol, representada na figura.

Considerando a citao e a representao da molcula de teobromina fornecidas acima: A) discuta a hibridizao dos tomos de nitrognio no anel de cinco elementos, sabendo que para o nitrognio Z = 7. B) indique o valor dos ngulos esperados entre as ligaes de todos os tomos de nitrognio, considerando apenas a hibridizao, sem levar em considerao os possveis desvios decorrentes de tenses relativas formao dos anis. 23. (UFPR) A estrutura qumica do benzoato de denatonium, uma das substncias de gosto mais amargo e que no possui toxicidade, ilustrada a seguir.

H C C C H

H C C C H O NHCCH2 CH2CH3 N CH2 C

H C C

H C C C H

CH2CH3

Marco Aurlio Sismotto

H O C C C H C

H C C C H

Observe a estrutura e indique o nmero de carbonos com hibridizaes sp, sp2 e sp3. Gabaritos Introduo Qumica Orgnica Exerccios Fixao 01 02 * 09 B 16 D 03 * 10 B 17 D 04 * 11 E 18 A 05 * 12 D 19 E 06 A 13 B 20 C 07 C 14 B 21 B * 08 A 15 E

Seguindo a descoberta dos fulerenos, os nanotubos de carbono foram sintetizados. Esses avanos esto relacionados promissora rea de pesquisa que a nanotecnologia. No C60, cada tomo de carbono est ligado a outros trs tomos. Com base nessas informaes, indique o valor da razo entre o nmero de ligaes simples e duplas e a hibridizao do carbono.

ITA/IME Pr-Universitrio

10

Projeto rumo ao ita


* 01: A) Trata-se da destruio da camada de oznio por compostos produzidos pelo homem, como os CFCs, clorofluorocarbonetos, que contm cloro. Tais compostos mantm-se muito tempo na atmosfera sem se alterar quimicamente. Eles difundem-se lentamente da superfcie terrestre, s camadas mais elevadas da estratosfera, onde radiaes UV (ultravioletas) provocam a ruptura de ligaes qumicas em suas molculas,liberando tomos de cloro. B) Como mencionado, so os clorofluorocarbonetos que liberam cloro, sob a ao de radiaes utravioletas. As equaes II e III somadas correspondem ao processo O3(g)+O(g) Cl 2O2(g)onde tomos de C l liberados em I transformam O3 em O2. CF2Cl2, diclorodifluorometano, que constitudo po carbono, flor e cloro. C) Os CFCs so usados em geladeiras e aparelhos de ar condicionado como gs refrigerante; nos aerossis (sprays) foi usado como propelente. Atualmente, por fora de acordos internacionais, no tm sido mais usado em aerossis. 02: A) SO2(g) + H2O H2SO3 SO3(g) + H2O H2SO4 B) cido sulfuroso e cido sulfrico. Obs.: mais correto representar a formao da chuva cida 1 por SO2(g) + O2(g) + H2O(l) H2SO4(aq). 2 03: A) N2(cerca de 78%); O2 (cerca de 21%) +2 2 10 10 B) N2( g) + O2( g) NO( g) monxido de nitrognio 2 2 redutor Oxidante 0 +4 2 10 N2( g) + O2 NO2( g) dixido de nitrognio Oxidante 2
redutor

07: Na combusto da matria orgnica haver consumo de O2 e formao de vapor de gua. Logo, a concentrao de O2 diminui e a de vapor de gua aumenta. 08: 2 NO2 + H2O HNO3 + HNO2 SO3 + H2O H2SO4 09: A) Correto. As equaes II e III mostram que o oznio produzido em II e consumido em III. B) Incorreto. H liberao de calor. C) Correto. H liberao de calor como mostra a equao III. D) Correto. o que informa a equao I. E) Correto. O processo de produo de O 2 atenua a intensidade das radiaes ultravioleta que penetram a atmosfera. Isso explica o fato de o ultravioleta da troposfera no ter mais a capacidade de decompor a molcula O2 para gerar O 3. O processo de formao de O 3 pode ser representado pelas equaes: O2 UV 2O O + O2 O3 O3 UV O + O2 11: A) Incorreta. Depsito de NaCl sobre o CaCO3 que constitui o mrmore, no fornece a sua solubilizao. Reao entre slidos praticamente no ocorrem. B) Incorreta. CO no interage com a gua gerando cido e, portanto, no ele que produz a chuva cida. C) Incorreta. Oznio no produto da reao entre xidos e oxignio do ar nem atua nos monumentos histricos da mesma forma que nos animais. Obtm-se oznio a partir do O2 do ar: 3O2 + energia 2O3 D) Incorreta. Mrmore CaCO3 e no NaNO3. E) Correta. 1 SO2(g) + H2O + O2 H2SO4 2 H2SO4 + CaCO3 CaSO4 + H2O + CO2 cido sulfrico mrmore 12: Os produtos da combusto da gasolina (C8H18), do gs natural (CH4), do querosene e do etanol (C 2H5OH) so CO 2 e H 2O. O dixido de carbono polui o ambiente. O produto de combusto do hidrognio no poluente, pois trata-se da gua: 1 H2 + O2 H2O 2 13: SO2 + H2O + O2 H2SO4 cido
cido da do ar chuva sulfrico

1 04: A) CO( g) + O2 CO2( g) 2

C8H18 +

25 O2( g) 8CO2( g) + 9H2O( g) 2

A mistura Pt/NiO atua como catalisador e o produto formado, CO2, o mesmo em ambos os processos. B) Na combusto do CO o produto o CO2. Na combusto do isooctano os produtos so CO2 e H2O. 05: A) No instante zero. De acordo com o grfico, nesse instante, temos cerca de 20% de O 2 e cerca de 80% de N 2 (aproximadamente, a composio do ar atmosfrico). B) De acordo com o grfico, no intervalo 1,2 a 11,5 unidades arbitrrias, devem ocorrer transformaes anaerbicas, pois estas transformaes ocorrem em ausncia de oxignio. Neste intervalo, como mostra o grfico, a porcentagem de O2 nula. C) O grfico informa que os gases combustveis emanados so o H2 e o CH4 que esto presentes no intervalo de 1,2 at 12 unidades arbitrrias. Considere que o melhor intervalo para aproveitar o gs emanado como combustvel o que corresponde mistura que contm pelo menos 50% de metano. Sendo assim, o melhor intervalo vai de 4 a 10,5 unidades arbitrrias. A equao da combusto do metano : CH4(g) + 2 O2(g) CO2(g) + 2 H2O(g) + energia 06: = 1 mol de CO2 1 mol de CO2
23

14: I. Queima do propano: C3H8(aq) + 502(l) 3 CO2(g) + 4 H2O(g)


propano

II. Fotossntese (consome CO2):


luz solar

6 CO2 + 6H2O

C6H12O6 + 6 O2

44 g de CO2

88 106 g de CO2 nCO


2

nCO2 = 2,0 106 mol

III. C6H12O6 2 C2H6O + 6O2 glicose etanol H IV. HC OR H HC ONa

6,0 10 molculas

2,0 106 mol de CO2 x

HC OR + 3NaOH HC ONa + 3ROH HC OR H HC ONa H

x = 1,2 1030 molculas de CO2

11

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


15: Os CFCs so os causadores dos buracos na camada de oznio. Interaes desses gases na estratosfera levam diminuio da concentrao de O3. Por exemplo: CCl2F2 Cl + CClF2 diclorodifluormetano tomos de
cloro isolados

* 10: A) sp 3 (que fazem apenas ligaes simples) e sp 2 (que fazem ligao dupla). B) 20 ligaes , 4 ligaes . C) s sp2 ; p sp2 ; s sp3 13: F V F V V F. 16: I F; II V; III V; IV V; V F; VI V; VII F. 18: I F; II V; III V; IV F; V V. 19: V F F V F. 20: 2 ligaes simples para 1 ligao dupla; sp2. 22: A) sp3 (ligao simples); sp2 (ligao dupla) B) O 10928 CH 3 H 10928 N N
10928 120

Cl + O3 O2 + ClO Cl + O O2 + Cl (que podem interagir novamente com O3)

16: A queima do etanol produz CO2: C2H6O + 3 O2 2 CO2(g) + 3 H2O O catalisador empregado para reduzir a formao dos poluentes fotoqumicos, alterando o sistema de emisso de gases de veculos automotivos. Nos conversores catalticos NO reduzido a N 2, CO oxidado a CO 2, bem como hidrocarbonetos no queimados so oxidados a CO2 e H2O. O replantio de cana-de-acar, ao contrrio, consome CO2 atravs da fotossntese. 6 CO2(g) + 6 H2O C6H12O6 + 6 O2 17: A) Incorreta, pois a quantidade de CO produzida decresce e depois cresce com o aumento da proporo ar/combustvel. B) Incorreta, porque a quantidade de CO produzida cresce com o aumento da proporo ar/combustvel. C) Incorreta. A quantidade de CO produzida mantm-se constante medida que aumenta a proporo ar/combustvel. D) Correta. A quantidade de CO produzida decresce com o aumento da proporo ar/combustvel, devido reao 1 CO(g) + O2 CO2(g). 2 19: Combustveis fsseis contm enxofre, que oxidado a SO2. Este oxidado a SO3 que solvel em gua, interagindo com ela e formando H2SO4. S + O2 SO3 1 SO2 + O2 SO3 2 SO3 + H2O H2SO4 H2SO4(aq) H+ + HSO (aq) 4 20: Temia-se pela explosiva reao de combusto quando o metano reagisse com o oxignio do ar. 21: O nico grfico que representa o que ocorre com a concentrao de O2 dissolvido em gua em funo da distncia percorrida desde a nascente o do item B. Quando o rio atravessa a cidade onde recebe esgoto e outros efluentes, a concentrao de O2 dissolvido decresce (DBO). Ao percorrer regies no poluidoras, a concentrao de O2 volta a crescer, at que o rio alcance o mar, onde desemboca. Introduo Qumica Orgnica Exerccios Propostos 01 A 07 A 13 * 19 * 02 C 08 D 14 B 20 * 03 C 09 C 15 B 21 D 04 D 10 * 16 * 22 * 05 B 11 B 17 B 23 * 06 E 12 D 18 *

N CH3

23: Ction: os carbonos dos anis e o carbono ligado ao oxignio esto hidrizados em sp2; as demais, em sp3. nion: todas sp2.

Anotaes

AN 16/03/13 Rev.: TM OSG.: 69253/13

ITA/IME Pr-Universitrio

12

Projeto rumo ao ita

13

ITA/IME Pr-Universitrio

You might also like