You are on page 1of 11

HEEMANN, A.

Natureza e sociedade: a controvrsia sobre os alicerces da conduta humana

Natureza e sociedade: a controvrsia sobre os alicerces da conduta humana


Ademar HEEMANN*

RESUMO
Esta reflexo procura contribuir para o entendimento das dimenses epistemolgica e tica que circundam a questo ambiental e, de um modo mais especfico, as reivindicaes dos movimentos de amor natureza. Para tanto, argumenta-se sobre a necessidade de uma compreenso da demarche que procura extrair da ordem natural os indicativos para a conduta humana. Essa mais uma inveno grega, da porque so revisitadas as rupturas com o mundo mtico e religioso. Com essa inteno construda uma problemtica em face das vises fundacionista e relativista da legitimao tica. Palavras-chave: Natureza, tica, Meio Ambiente

ABSTRACT
This reflection aims at contributing to the understanding of both the epistemological and the ethical dimension that encircle the environmental issue, and , more specifically, the demands from the movements that love nature. For this reason, it debates about the need to an understanding of the demarche that tries to extract from the natural order the clues for the human conduct. This is another Greek invention and that is why the ruptures with the mythical world are reviewed. It is bearing this intention that a question is posed according to the both the Foundationist and Relativist vision of ethical legitimization. Key words: Nature, Ethic, Environment

* E-mail: heemann@bbs2.sul.com.br

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 1, p. 9-19, jan./jun. 2000. Editora da UFPR

HEEMANN, A. Natureza e sociedade: a controvrsia sobre os alicerces da conduta humana

O alicerce Perene

milagre grego! Significou a dispensa do no-natural na explicao do universo. Essa passagem da viso mtica3 para o naturalismo metafsico no seria apenas uma substituio de dolos? Uma nova iluso?
Antigidade O soberano: uma figura divina do soberano (Autoridade irrestrita) O M ITO E A R ELIGIO ESFERAS N O RMATIVAS IN DIFEREN CIADAS 600 a C . Primrdios da filosofia grega (Racionalidade) O N ATUR ALISM O M ETAFSICO DIFEREN CIAO DA MALHA N O RMATIVA (tica, justia, religio)

Do mito ao naturalismo grego: uma troca de dolos?


Diz-se que antes do milagre grego1 o sentido da existncia s poderia se escorar em mitos e divindades. Os valores caam do cu, mediados pela voz do soberano, que de modo indiscutvel ditava o significado e o destino de todos. Com autoridade irrestrita, essa figura divina concentrava todos os poderes e legitimava o certo e o errado, o bem e o mal. No havia as delimitaes da malha normativa, mais tarde criadas, que separaram, por exemplo, a tica da religio. Essa garantia de um alicerce sobrenatural para a definio do bem, no entanto, foi irreversivelmente solapada por um pensamento desmitificador iniciado na Grcia antiga. Novas relaes, propiciadas pelo encontro das pessoas no comrcio e nas guerras, revelaram a existncia de uma infinidade de ordenamentos sobrenaturais. Cada um deles era tido como nico e eterno pelos seus seguidores. Corroda estava a confiana nesse modo de ver e pensar o mundo. Da que alguns sbios inventaram uma outra cosmoviso. Atravs de uma racionalidade introspectiva, entronizaram a natureza no lugar da divindade. Esse tipo de racionalidade deu incio grande aventura intelectual e existencial da dessacralizao do mundo. Uma ruptura abismal com a viso at ento disponvel, apesar de conservar o substrato externo ao homem para conferir significado e fundamento ao seu agir.2 O

Esquema - Do mtico-religioso razo metafsica

Agir conforme a natureza


Esse imperativo tico foi idealizado por uma demarche que aspirou, em primeiro lugar, a uma ordem explicativa para o mundo fsico. Para tanto, seus arquitetos necessitaram de um princpio material de sustentao, um ponto de partida, sem deuses e mistrios. Conceberam, ento, a idia do elemento primordial, o substrato que garantiria a compreenso de toda a realidade. Feito isso, estabeleceram, a seu modo, que a ordem do mundo fsico tambm vlida para fundar o agir humano.4 Mas o que a natureza?5 Essa indagao remete ao termo essncia: o cerne do pensamento metafsico. Aqui, o conceito6 foi intencionalmente simplificado. Trata-se, apenas, de facilitar a compreenso dessa racionalidade, que pretende transpor a ordem fsica para a ordem tica, e de como essa idia chegou e se perpetua no mundo atual.

1 O nascimento da razo metafsica, em torno de 600 a. C. 2 Adiante sero feitas novas incurses ao tema em virtude de seu interesse para o debate contemporneo, que rene, entre outros, setores ecologistas que reivindicam a existncia de valores inerentes natureza. 3 O mito, no entanto, nunca deixou de ser uma forma de conhecimento e de linguagem que, ainda hoje, continua a alimentar o pensamento. 4 O recurso para essa pretensa validao ser visto, adiante, no item A premissa oculta. Na tica a Nicmaco, Aristteles discorre sobre a virtude, que implica viver de acordo com a natureza. Aristteles. tica a Nicmaco. In: Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1973. v.9, p. 256. 5 A plurissignificao do termo natureza gera muitos equvocos e uma infindvel polmica. Ver tambm Lenoble, Robert. Histria da idia de natureza. Rio de Janeiro: Edies 70, 1990; Whitehead, Alfred North. O conceito de natureza. So Paulo: Martins Fontes, 1993 e Casini, Paolo. As filosofias da natureza. Lisboa: Editorial Presena, 1979. 6 Na gnese do conceito de natureza se entrelaam as idias de arkhe, aitia, eidos e morphe.

10

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 1, p. 9-19, jan./jun. 2000. Editora da UFPR

HEEMANN, A. Natureza e sociedade: a controvrsia sobre os alicerces da conduta humana

Segundo essa concepo metafsica, todos os seres (entes) possuem uma essncia. Significa que h um modo de ser. Agir adequadamente (tica) implica realizar o modo de ser, a essncia. a noo de projeto, de algo preestabelecido. Sob esse olhar, j existe o bem (valor), inerente natureza. No se trata, portanto, de inventlo, mas de realiz-lo. Assim, de alguma forma, o bem deve ser decifrado pelo hermeneuta7 da natureza, que interpreta seus mistrios ocultos, sua finalidade.

A causa no causada
O olhar cientfico minou a idia finalstica. Ele desmitificador. J no haveria mais sentido oculto nem finalidade tica predeterminada na natureza. Ela seria neutra. A hiptese precursora desse jeito de ver o mundo recua a Protgoras (485-410 a.C.), mas sua consolidao se deve aos pensadores da existncia. Alguns desdobramentos desse pensamento levaram a um modo ctico e pessimista de ver o mundo, denominado pelos seus detratores como ideologia do desencanto.8 Sob o teto cientfico, a causa ser entendida de maneira radicalmente diversa da perspectiva metafsica. Veja-se, por exemplo, o enunciado de que o calor dilata os corpos. A conjectura de que a dilatao de um corpo ocorre em funo da temperatura: D = f(T). A causalidade aqui entendida como a relao constante entre fenmenos, da o conceito de lei cientfica para expressla.9 Essa a base do mtodo cientfico: o reducionismo. o processo/mtodo que procura reduzir o fenmeno causa. Obtendo-se o nexo causa/efeito, tem-se a explicao. Trata-se de uma racionalidade restrita relao causal entre as variveis envolvidas no fenmeno.

Diversamente, sob a racionalidade metafsica interpretava-se a dilatao de um corpo mediante a reflexo sobre a essncia (finalidade ou propsito) do calor. a perspectiva teleolgica (telos = fim), que transfere o propsito, um atributo humano, para o mundo natural sob a denominao de causa final. O exemplo que segue10 ilustra essa transferncia. - Por que a vidraa se quebrou? Qual a causa? - A vidraa se quebrou (efeito) porque o menino atirou a pedra (causa). - Por que o menino atirou a pedra? Qual era o seu propsito? Estendendo o propsito humano para um fenmeno da natureza, tem-se a explicao teleolgico-metafsica. Assim, Aristteles11 daria conta de um fenmeno natural como a chuva atravs das causas primeiras (arkhes aiton) conforme segue.
Causas M ate rial (substancial) - O vapor Atuante (eficiente) Esfriamento do vapor Formal - inerente forma da gua cair no cho Final - H nas gotas o propsito de saciar a sede dos seres

Na ilustrao, a causa final a mais importante porque trata da orientao (saciar a sede) e da realizao do ser. Assim, para o fenmeno meteorolgico atribudo um propsito. H um propsito inserido nas gotas da chuva (saciar a sede, molhar as plantas). Da a irredutibilidade ou incomensurabilidade com o reducionismo cientfico, que explicar o fenmeno da chuva em termos de presso atmosfrica, umidade do ar, temperatura e fora da gravidade.

7 Hermeneuein, gr. = interpretar. Ver em Heemann, Natureza e tica, p. 165-174, uma abordagem hermenutica de um discurso do cientista. 8 Heemann, Ademar. O desencanto: ideologia do pessimismo? In: _____. Natureza e tica. Curitiba: 1998, p.182-194. 9 Baseado na didtica exposio de Severino, Antnio Joaquim. Filosofia. So Paulo: Cortez, 1994, p.120,121. Ver tb. Giovanni, Reale. Histria da filosofia antiga: v. 5. Lxico, ndices, bibliografia. So Paulo: Loyola, 1995. p.43-44. 10 Baseado em exemplo de Gaarder, Jostein. O mundo de Sofia: romance da histria da filosofia. So Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.126,127. 11 Sobre o conjunto de causas (aitiai), veja-se Aristteles. Metafsica, I, 3, 983a 24-33.

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 1, p. 9-19, jan./jun. 2000. Editora da UFPR

11

HEEMANN, A. Natureza e sociedade: a controvrsia sobre os alicerces da conduta humana

Princpio e fim: o fundamento


Para a viso teleolgica (finalista) h uma ordem (tica) preestabelecida na natureza, ela tem um fim em si, havendo, portanto, um projeto a ser realizado. Trata-se, ento, de saber qual essa ordem para se poder segui-la. Para tanto, o hermeneuta (intrprete) da natureza ter que mergulhar em sua reflexividade intuitiva e valerse de categorias como essncia, princpio, causa e fim. Para entender essa construo, convm esquecer, temporariamente, o conceito de causa e efeito (da cincia) bem como a viso de incio e de fim, legada pela perspectiva hebraico-crist, para visualizar a alternativa grega de um universo eterno.

Portanto, a finalidade causa (final), que j est contida no princpio. Em parte, como se entende um projeto. Nele, o princpio e o fim j esto determinados. Em suma, o que interessa para os limites dessa reflexo o entendimento do significado teleolgico, segundo o qual, inerente natureza existe a finalidade, o sentido.12 Da em diante no se admite mais nenhuma indagao. Trata-se do ltimo porqu, de uma razo auto-sustentvel. o recurso derradeiro e perene. o fundamento do agir (tico).13

Os alicerces perenes
O desfile de alicerces perenes ininterrupto.14 Na Antigidade as preocupaes cosmolgicas que originaram todos aqueles enunciados: no princpio era a gua; no princpio era o fogo; no princpio era o indeterminado; no princpio era o nmero; no princpio era o cu. Vale destacar esse ltimo enunciado, de Plato, que reaparece trs sculos mais tarde, em parte, no texto cristo (helenizado) sobre a verso hebraica da criao: no princpio era o verbo. Nessa busca pelas relaes secretas entre o homem e a natureza, os pitagricos (no VI sc. a C.) celebraram a harmonia dos nmeros na descrio do mundo natural. Enunciaram que o nmero era princpio e essncia de todas as coisas. Era uma aspirao esttica que lhes permitiu alicerar a passagem para a dimenso tica mediante o raciocnio de que o quadrado de um nmero harmnico e tem partes iguais. Logo, os Estados devero ser divididos em partes iguais e subsidiados eqitativamente. Essa lgica lhes possibilitou uma ordem

Inicialmente, o elemento primordial (physis, gr. e natura, lat.) do universo era a referncia para toda a realidade. Aristteles amplia essa construo com a idia das causas. Isso permite aproximar os termos princpio (arkhe) e causa (final, tlos), ou razo de ser.

12 Muitos homens de cincia se envolveram em dificuldades epistemolgicas ao tentaram algum tipo de concordismo entre a reduo cientfica e a metafsica e/ou religio. Da os conceitos como vitalismo , entelequia , entre outros. Um concordismo entre religio e evolucionismo se encontra na obra de Chardin, Teilhard. O fenmeno humano. So Paulo: Herder, 1965. Estaria Maturana, quando se refere ao fundamento biolgico da tica, tentando algum tipo de concordismo entre a cincia e o discurso cristo do amor? Esse assunto ser retomado mais adiante. 13 Moser, A. Y-a-t-il un fondement scientifique de ltique? Louvain, 1974. Tese de Doutorado, Universit de Louvain. 14 Embora sem aquela dimenso cosmo-teleolgica grega, persiste em pensadores como Habermas (tica da comunicao) e Maturana (tica do amor) um tipo de pretenso fundacionista que se contrape ao relativismo, ou pluralismo, como preferem alguns a exemplo de Berlin, Isaiah. Vico e Herder. Braslia: Ed. da Universidade de Braslia, 1983. Habermas e Apel dizem que uma fundao ltima da tica no nem possvel nem necessria (Erluterungen zur Diskursethik, 1991). Ao longo da presente reflexo persiste a indagao se existe algum outro tipo de fundamentao que resista interdio de D. Hume (Conferir, mais adiante, no item Falcia Naturalista).

12

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 1, p. 9-19, jan./jun. 2000. Editora da UFPR

HEEMANN, A. Natureza e sociedade: a controvrsia sobre os alicerces da conduta humana

social em sincronia com a ordem natural.15 A esse perodo de preocupaes cosmocntricas, segue-se o conhece-te a ti mesmo socrtico (469 a C.). O conceito de natureza estar centrado, da para frente, no homem. Aristteles (385-322 a C.) dir que o homem um animal racional, pois a funo prpria (ergon) do homem o uso da razo.16 Logo depois, conforme ilustrado abaixo, o estoicismo argumentar que a natureza rege tudo e a razo o distintivo da natureza humana.

derar o fenmeno da helenizao. o pensamento grego que se difunde e deixa suas marcas na dissidncia judaica que originou, mais tarde, o cristianismo. Um sinal dessa influncia est na utilizao da lngua grega para os escritos do Novo Testamento. Outro fator a ser considerado a liberdade para a nova religio, garantida pelo imperador Constantino.
a. D. Era crist Heleniza-se a dissidncia judaca (cristos) 313 d. C Medievalismo Constantino: liberdade crist Teocentrismo Sntese grego-crist sob a tutela religiosa 1400

Esquema - Da racionalidade metafsica tutela religiosa

Em conseqncia, sendo certo (o bem) o que est de acordo com a natureza, segue-se que viver moralmente implica viver segundo a razo. Ora, se a natureza definida pela razo e sendo as paixes contrrias razo, conclui-se que a virtude consiste em dominar as paixes.17 Esse racionalismo grego, mais tarde sob as vestimentas da religio, marcou de modo definitivo a nossa civilizao. Um retrocesso?

A razo tutelada
A idia da razo como princpio hermenutico da natureza foi transposta para o pensamento religioso, ficando sob a sua tutela. Foi assim que chegou at ns. Como foi possvel instaurar esse domnio, uma vez que anteriormente (600 a.C.) j havia ocorrido a ruptura com a esfera mtico-religiosa? Dentre os vrios fatores que ajudam a compreender esse retorno do elemento religioso, h que se consi-

Esses so alguns antecedentes da sntese entre a tradio judaico-crist com o pensamento grego, construda no perodo medieval, sob a primazia religiosa. Diz-se, por isso, que Plato e Aristteles foram cristianizados. Assim, pretendeu-se conciliar a razo e o pensamento religioso. Apesar da ruptura instaurada com o renascimento19 e seus desdobramentos futuros (Reforma, Iluminismo), os reflexos da sntese medieval ainda determinam, em grande parte, os rumos no debate contemporneo da legitimao tica.

Nascentes da controvrsia naturalista


Olhando novamente para trs, para a Antigidade grega, quando os sbios aparentemente j tinham superado o conflito entre os deuses e a razo, pode-se compreender a transferncia de suas preocupaes para uma

15 Baseado em Barker, Ernest. Teoria poltica grega. Plato e seus predecessores. Braslia: Ed. da UNB, 1978, p.58-63, fez-se uma primeira incurso a esse tema em Heemann, Ademar. Natureza e tica. Curitiba: Ed. da UFPR, 1998, em especial nas p.72-80. Sobre os pitagricos ver tb. Gleiser, Marcelo. A dana do universo: dos mitos da criao ao Big Bang. So Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 55-58. 16 Aristteles. tica a Nicmaco. In: Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1973. v. 9. p. 256. 17 Reale, Giovanni. Storia della filosofia atica. Milano: Vita e Pensiero, 1979, v. 1, p. 264-68. 19 O ano 1400 d.C. marca o renascer (Renascimento), movimento de retorno cultura clssica grega (sem a tutela da religio) bem como aos textos bblicos (separando-os da tradio e das categorias do racionalismo grego). O plano poltico-econmico se caracteriza pelo anticentralismo, pela decadncia do feudalismo e pela ascenso mercantilista.

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 1, p. 9-19, jan./jun. 2000. Editora da UFPR

13

HEEMANN, A. Natureza e sociedade: a controvrsia sobre os alicerces da conduta humana

outra esfera, a do conflito natureza versus sociedade. Travestido sob vrios discursos, desde os gregos, passando pelo perodo medieval e o modernismo, ele se arrasta at hoje. Um exemplo que despertou grande ateno foram os confrontos entre a etologia20 e as humanidades. Ultimamente, o enfoque tem recado nas reivindicaes teleolgicas de setores do ecologismo e de movimentos msticos de um modo geral.21
Mgico-religiosa Teleolgica Finalismo: causas mgicas, sobrenaturais e valores da divindade Metafsica Teleolgica Finalismo: causas naturais, essencialismo imutvel e valores inerentes natureza Cientfica Teleonmica Finalismo aparente: causas naturais, dinmica evolucionria, sem valores inerentes natureza

Esquema - Um pano de fundo para as concepes naturalistas22

O significante (natureza) o mesmo, mudam os significados. A plurissignificao e a generalidade do termo se alimentaria em trs fontes bsicas: mtico-religiosa, metafsica e emprica. Na aurora do pensamento metafsico, portanto, gera-se a oposio natureza versus sociedade. A natureza a fonte das leis no escritas (agrafoi nomoi), e a sociedade cria as leis escritas e mutveis (nomos). Nesse conflito, relevante o papel dos sofistas (segunda metade do sc. V a.C.), um movimento tambm visto como subversivo, iconoclasta, questionador. Ele inverte os papis: recorre natureza para julgar o prprio Estado e as leis positivas, que so frutos das convenes. Seus variados ensinamentos tambm confrontam a ordem vigente. Como todos os homens participam da natureza comum da humanidade, os sofistas atacam a distino entre gregos e brbaros, nobres e plebeus, livres e escravos. Interessam-se pela situao da mulher e minam a religio, pois acreditam que os deuses so produtos das diversas convenes. Nesse sentido, confrontam-se com Plato (427-347 a.C.), para quem a verdade e

a justia so idias eternas e implcitas nas convenes, e com Aristteles (384-322 a.C.), que admite como natural o nascimento de uns para dominar e de outros para a escravido.23 Isso ilustra o uso alternado do conceito de natureza. Ele se reinscreve nas diversas ideologias, tanto para a manuteno como para a subverso da ordem. Essa argumentao pode, por um lado, fragilizar o intento fundacionista que reivindica o alicerce perene e, por outro, pode reforar a demarche relativista, pois se o povo que faz as leis, [no] est claro que o homem a medida de todas as coisas?24 No entanto, se ainda no esmoreceu o intento de uma tica fundada, pelo menos nesse plano fatual ou natural, seria o momento de trazer em cena um outro tipo de interveno. Ela demonstrar que a lgica formal em si no pode ser utilizada como argumento fundacionista. o que ser analisado na prxima incurso. Trata-se do argumento, segundo o qual, no havendo norma que instaure o imperativo (agir conforme a natureza), tambm no ser possvel derivar logicamente da natureza aquilo que deve ser no plano tico.

A falcia naturalista O argumento lgico


Quando as normas eram legitimadas pelas tradies e pelo soberano, o porta-voz divino, poderia existir algum sentimento de segurana. Investindo-se contra as certezas do mito, produziram-se incertezas. Se o fundamento mtico j no servia, sem ele, onde escorar as crenas ticas? Naqueles tempos restou a natureza, uma instncia que no mgica nem revelada, mas construda pela razo idealista. Imaginaram os sbios que o universo seria explicado a partir de um elemento primordial (physis, natura). Esse elemento tambm seria o princpio

20 Etologia: ramo da biologia que se dedica ao estudo do comportamento. 21 H uma extensa gama de designaes relacionadas a esses movimentos que, em geral, proclamam algum tipo de sincretismo sob termos como holismo, alternativismo ou, ainda, neo-ocultismo, nova religiosidade, etc. 22 Baseado em Heemann, op. cit., p. 87. 23 Veja-se em Heemann, op. cit. p. 75,76, uma abordagem inicial desse tema, que teve como referncias Barker p. 58 - 81; Reale, Giovanni, op. cit., p.264-268 e Aristteles. A poltica. So Paulo: Atenas, p.10. 24 Schler, Donaldo. O homem que no sabia jogar. Porto Alegre: 1998, p. 37, no contexto de sua reflexo sobre Protgoras.

14

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 1, p. 9-19, jan./jun. 2000. Editora da UFPR

HEEMANN, A. Natureza e sociedade: a controvrsia sobre os alicerces da conduta humana

ordenador para o homem; seria o fundamento ultimo da tica. Nesse contexto, o bem no natural (tico) seria inerente ao plano natural. Assim, as normas ticas seriam extradas necessria e logicamente da natureza. Apesar das interdies a essa pretenso fundacionista, ela foi incrementada com outras racionalizaes ao longo dos sculos, chegando sob diferentes roupagens aos dias de hoje. A interdio da lgica formal a essa tentativa dedutora, que procura extrair o deve ser (norma tica) de um (plano natural), ser aqui ilustrada atravs de argumentos25 montados de um modo simplificado, conforme segue.
Argumento pr-amor: Premissas: 1. 2. Concluso vlida: Concluso invlida: A natureza (contm) o amor O homem um ser da natureza O homem um ser amoroso O homem deve amar

descrevem como ele . Ora, se as premissas apenas descrevem (operador ), a concluso tambm ter que descrever, permanecendo com o mesmo operador. Portanto, se na concluso surgir o deve ser, o argumento ser invlido, porquanto foi ali introduzido um operador que no est presente nas premissas. Diz-se, nesse caso, que os termos da concluso extrapolam os termos das premissas.26 Ento, restaria a pergunta sobre a possibilidade de suprir essa exigncia mediante uma premissa subtendida, que pudesse permitir uma concluso imperativa.

O recurso da premisssa oculta


H um contra-argumento do fundacionismo que alega a existncia de uma premissa inicial (pressuposta, intuitiva ou evidente por si mesma), que no aparece no argumento, mas que garante o imperativo (devo amar, por exemplo) na concluso. Tal pressuposto oculto estabelece que a natureza deve ser seguida. A contestao, por sua vez, indaga: de onde, a premissa oculta? De onde, a norma que valida o agir conforme a natureza? De onde, a norma da norma? Essa metanorma, ou ainda, essa causa no causada seria instncia derradeira, o fundamento ltimo pretendido. Esse apelo ao ltimo apoio uma exigncia da condio humana que no pode ser suprida no plano cientfico e filosfico? Um grande nmero de sbios entende ser possvel racionalizar essa questo fundamental. Referem-se a uma auto-evidncia ou concluso inevitvel. Nesse sentido, os gregos forneceram a premissa oculta. Residiria no fato de que todo o ser tende a se apropriar daquilo que o torna apto a se conservar, evitando o que lhe contrrio. Essa tendncia (oikeosis, gr.)27 poderia ser denominada, em um horizonte mais re-

Argumento pr-egosmo: Premissas: 3. A natureza egosta 4. O homem um ser da natureza Concluso: O homem um ser egosta Concluso invlida: O homem deve ser egosta

Aqui, a primeira exigncia validade do argumento a suposio da validade do contedo das premissas. Essa suposio permitir, ento, o cumprimento da exigncia bsica, ou seja: verificar exclusivamente se a concluso decorre (deriva) das suposies (premissas) enunciadas. Portanto, em um dos argumentos se afirma o amor e no outro o egosmo. Ambos descrevem contedos (antagnicos) da suposta natureza humana. No prescrevem (norma tica) o que o homem deve ser, apenas

25 Uma exposio didtica sobre a estrutura de um argumento lgico se encontra em Nahra, Cinara; Weber, Ivan Ingo. Atravs da lgica. Petrpolis: Vozes, 1997. 26 Essa a clssica interdio realizada por David Hume, em 1740, e denominada naturalistic fallacy por Moore, em 1903. Conforme Moore, George Edward. Principia ethica. Cambridge: Cambridge University Press, 1968. p. 10. Castoriadis tem utilizado a expresso deslize lgico para designar esse equvoco no mbito normativo, questionando, inclusive a pretenso fundacionista de Habermas. Cf. Castoriadis, Cornelius. A voga humanista oculta ausncia de poltica: Entrevista concedida a Fernando Barros e Silva. Folha de So Paulo, 7. set./1991. Letras, p. 6-6. Ver tb. Castoriadis. As encruzilhadas do labirinto II: os domnios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 27 Conforme Reale, Giovanni. Storia della filosofia atica. v. 1. Milano: vita e pensiero, 1979. p. 390-391.

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 1, p. 9-19, jan./jun. 2000. Editora da UFPR

15

HEEMANN, A. Natureza e sociedade: a controvrsia sobre os alicerces da conduta humana

cente, como instinto de conservao. Esse determinismo teria levado Aristteles a afirmar que o bom era aquilo para o que todas as coisas tendem. No chegar a esta concluso seria um contra-senso, uma tolice.28 No debate atual, Maturana, ao referir-se base natural como fundamento da tica do amor, afirma que no aceitar essa identidade seria um auto-engano, uma ilogicidade que equivale a no permitir se ver que las manzanas caen hacia abajo. Maturana no estaria vulnervel, como tantos outros, ao argumento demolidor, denominado guilhotina de David Hume?29 Enunciados da moda, como os que seguem, tambm no evidenciariam o pano de fundo desse conflito entre valorao humana versus valores inerentes natureza? Paisagem acalmante! A paisagem acalmante em-si-mesma ou o ser humano que se acalma em contato com ela? Santurio ecolgico! H uma relao intrnseca (inerente) entre o carter da sacralidade e o ambiente natural? Existe uma demanda que se estende da natureza provida de valor at o observador ou o observador que atribui valor natureza? Tais indagaes, nos termos dessa argumentao, podero ser respondidas de modo divergente, em funo de duas concepes gerais de natureza, conforme o esquema:30

seria, ento, aquilo que o curso da evoluo indica em termos de uma predeterminao ltima. A pretenso de se amparar na lgica formal se transforma no alvo predileto para aqueles que se valem do argumento de David Hume para desautoriz-la.

2.

Concepo teleonmica

De cunho materialista, ela se limita aos termos da metodologia cientfica. No trata, portanto, de finalismos preestabelecidos ou inerentes natureza. S reconhece finalismos funcionais e decorrentes dos processos evolutivos, porquanto as leis naturais no denotam valores. As descries de seus contedos procedem de vrios campos da cincia, tendo como pano de fundo a teoria evolucionria.

A falcia informal
Se o fundacionismo se inviabiliza nesse nvel lgico-formal, ele recupera, no entanto, sua fora persuasria na esfera emocional. Haveria uma necessidade, uma outra lgica para dar conta desse anseio do universal e perene? No sero aqui considerados os inmeros artifcios lingsticos que desbordam ou ignoram a interdio de David Hume. Basta uma breve aluso sobre essa certeza advinda de uma lgica da seduo, aqui denominada de falcia informal. A falcia informal aquela idia aparentemente espontnea e de grande fora de convencimento. Est enraizada em crenas j consolidadas e se utiliza de palavras respeitveis como natureza, dignidade da vida, tica e valores desejveis, como o amor, a solidariedade e a responsabilidade.32 o que se considera correto

1.

Concepo teleolgica

Fruto da introspeco, essa concepo pretende uma hermenutica da natureza para interpretar-lhe os significados imanentes ou inerentes. De origem grega, acoplada patrstica e escolstica, convive com alguns setores da filosofia hodierna e com a teologia. Existem tentativas de aproxim-la da teoria da evoluo.31 O bem

28 Frankena, William K. tica. Rio de Janeiro: Zahar, 1969. p. 102-103 29 Maturana, R. Humberto; Varela, G. Francisco. El rbol del conocimiento: las bases biolgicas del entendimiento humano. Buenos Aires: Editorial Universitria, s.d., p.164. Veja uma primeira crtica ao fundacionismo de Maturana em Heemann, A. Da natureza tica: esboo para uma anlise das recorrncias natureza. Cadernos de Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPR. Curitiba, n. 3, p.61-68. 1996. A expresso guilhotina explicada em Snchez Vzquez, Adolfo. tica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileiral, 1983, p. 219, 220. A norma natural no assume automaticamente o carter axiolgico. O deve ser, sob um olhar relativista, ser uma condio externa ao plano natural e decorrente da valorao humana. 30 Baseado em Heemann, op. cit, p. 87-88. 31 Como exemplo desse concordismo, citou-se, anteriormente, Teilhard de Chardin. 32 Obstculos epistemolgicos, uma expresso de G. Bachelard.

16

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 1, p. 9-19, jan./jun. 2000. Editora da UFPR

HEEMANN, A. Natureza e sociedade: a controvrsia sobre os alicerces da conduta humana

e se espera que todos nutram simpatia por eles. Dificilmente algum no ser levado pela fora persuasria de tais argumentos. Mas ateno! Trata-se apenas de um apelo psicolgico. Eles podem (e devem) receber nossa adeso, mas, sob uma perspectiva relativista, nenhum poder ser elevado categoria de fundamento da tica sob o argumento de que se trata de uma derivao da natureza. Outrossim, o apelo psicolgico elevado categoria de fundamento, por uma questo de coerncia, tambm no poderia dar lugar a legitimaes daquilo que se considera deplorvel, como, por exemplo, o egosmo, a explorao, a desigualdade de direitos, etc., que tambm podem ser ou vir a ser demonstrados como naturais? Assim, possvel sugerir que aquela certeza ou concluso inevitvel33 alardeada pelo sbio brota, isto sim, de sua filosofia espontnea,34 em especial do componente idealista, e no da objetividade e de uma lgica infalvel como pretende o seu discurso.

celeuma, a exemplo da identidade de gnero, do gene egosta, da biologia da inteligncia, etc. O equvoco, no caso da inteligncia, por exemplo, consistiria na idia de que a igualdade de direitos pressupe a ausncia de diferenas inatas. Em conseqncia, seria necessrio demonstrar que no so significativas as diferenas nos dons mentais e fsicos das pessoas. Aqui no houve um desvio na discusso? Ela deveria transcorrer no plano dos direitos, mas foi desviada (Verschiebung, segundo Freud) para o plano da verificabilidade funcional, fatual, natural, cientfica. Para uma posio relativista, no se trata de derivar a deciso axiolgica do plano natural, mas apenas de levar em conta esse plano. Incluindo a posio intuicionista36 ao que j foi analisado, podem-se apontar trs modalidades de recorrncias natureza em face da tica, conforme segue.
Plano Pre s critivo-tico (O que deve ser) Intuicionismo A intuio tem suas razes na naturez Fundacionismo Deriva logicamente da natureza Relativismo A natureza uma varivel levada em conta

A falcia contranaturalista
Trata-se de um equvoco, no debate atual, que consiste em condicionar a justificativa dos princpios ticos e a garantia dos direitos de igualdade poltica e social verificabilidade dos fatos da natureza. Emerge, principalmente, de algumas rplicas culturalistas s pretenses biologizantes na explicao de comportamentos humanos. Em reao tendenciosidade, subjacente no discurso reducionista da cincia, seus opositores cometem um tipo de falcia ao concentrarem esforos para desautoriz-lo cientificamente. O debate que deveria correr no plano dos direitos e da ideologia, de um modo geral, , ento, desviado para os fatos da natureza.35 Uma confuso entre crtica ideolgica e crtica epistemolgica? Desfilam aqui aqueles temas que causam grande

(O que ) Plano De s critivo-Natural

Se os deuses no so medida, se a natureza no o , resta o homem


Esse enunciado de Schler37 ajuda a compreender o drama da condio humana, em especial nesses tempos ps-modernos. A natureza no contm valores em

33 Expresso utilizada por Aristteles e, atualmente, por Maturana, entre outros. 34 Em dilogo com Louis Althusser, apresentada uma anlise mais desenvolvida sobre a filosofia espontnea do sbio em Heemann, op. cit., p. 154-157. 35 Baseado na reflexo desse tema em Heemann, op. cit., p. 94, 95, 103, 198, 199, tendo como principais referncias Simpsom, George Gaylord. A biologia e o homem. So Paulo: Cultrix, 1974, p. 149 e Fromm, Erich. Sexo e carter. In: O dogma de Cristo. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, p. 87-102. 36 Para o intuicionismo, os princpios ticos so auto-evidentes. 37 De uma reflexo de Schler sobre os enunciados de Protgoras. Conforme Schler, Donaldo. O homem que no sabia jogar. Porto Alegre: Movimento, 1998, p. 39, 47.

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 1, p. 9-19, jan./jun. 2000. Editora da UFPR

17

HEEMANN, A. Natureza e sociedade: a controvrsia sobre os alicerces da conduta humana

si, mas ela produziu NATURALmente um ser que valora. um produto da histria da vida, conjecturam os etlogos. Poderia ter sido moldado de outro jeito, sem as noes de tempo e de espao, sem as indagaes de causa e finalidade. Poderia ser diferente, mas no ! O homem que a est exige um significado, diria Heidegger. a manifestao do imbatvel instinto mitopoitico.38 Peirce conjectura que seria vantajoso para o animal ocupar-se com vises agradveis e estimulantes, independentemente de serem verdadeiras ou no.39 Assim, um processo que no tem compromisso com a eqidade poderia ter dado margem a uma falaciosa inclinao ao crebro que se complexificou e adquiriu a capacidade para imaginar seres ausentes ou inexistentes. Nessa linha de pensamento, Lacan dizia que o mundo das palavras cria o mundo das coisas. Ento, o significado (imagem mental) tambm pode conferir existncias imaginrias, dispensando o referente. Um crebro que funciona assim no precisar das existncias empricas. Mas nessa ligao imaginria com o mundo habitar o maior tormento que a humanidade j conheceu: a ansiedade! H uma ansiedade que decorre de uma invaso recproca. Seres externos adquirem o poder de invadir a mente que, por sua vez, tambm invade o mundo com imagens mentais. Para fazer frente a essa alternncia esquizofrnica, instala-se no rgo do pensamento a mitopoiese, uma organizao ilusria, prtica e necessria. Morin, o interdisciplinar, especula que a conscincia da morte estaria na gnese desse ilusrio. Ela seria a

mais cruel e eficiente estratgia que a vida produziu para o sucesso de seu desgnio maior: a continuidade de si mesma. Quando comeava a tornar-se humano, o homem no suportou acreditar na morte. o que atestam as sepulturas. Enterrava seus mortos com ritos, em uma atmosfera mgica, de recusa perda sofrida. A morte poderia ser vencida. Um crebro j desenvolvido permite que no sonho o morto retorne ao convvio dos vivos. Uma proeza que independe do tempo e do espao. Imagens do passado se tornam presentes e se projetam para o futuro de um modo mgico e sobrenatural. As representaes na pintura, no rito e na linguagem ampliam essa capacidade, que tambm amplia a incerteza, o conflito em face do imaginrio e do real.40 Nessa viagem sem retorno, o ser valorizante sempre quis decifrar sentidos ocultos em um universo cujo nico sentido, quem sabe, no ter sentido algum.41 Depois do desencanto, pelos menos, nenhum sentido predeterminado. o abismo aberto entre a natureza e quem dela se distanciou. Uma herica luta do senhor de todos os caminhos e sem caminho algum, porquanto todos os caminhos o levam a nada.42 Ao desnudar o ilusrio, s resta ao homem a reconquista do nada que descobriu. No desamparo da liberdade, solitrio e condenado a decidir ter que pensar em um comportamento tico voltado para o futuro, em uma tica em que a ao no se dirige a um fim j sabido. a tica em permanente construo.

38 O instinto mitopoitico uma categoria hipottica (heurstica) da etologia. Esse instinto seria o responsvel pelas indagaes fundamentais do homem e o motivador principal da gnese dos mitos, religies, ideologias e princpios ticos fundamentais. 39 Peirce, Charles Sanders. Semitica e filosofia. So Paulo: Cultrix, 1972, p. 74. 40 Baseado em Morin, Edgar. O enigma do homem. So Paulo: Crculo do Livro, 1973, p. 115-118 e citado por Heemann, op. cit. 41 Do dilogo com a reflexo de Schler, op. cit. p. 70-71, sobre o poeta Fernando Pessoa. 42 As citaes foram retiradas de Schler, op. cit., e aproximadas de uma reflexo que se encontra em Heemann, op. cit., em especial nas p. 206-214.

18

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 1, p. 9-19, jan./jun. 2000. Editora da UFPR

HEEMANN, A. Natureza e sociedade: a controvrsia sobre os alicerces da conduta humana

REFERNCIAS
ARISTTELES. tica Nicmaco. ed. In: Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1973. v. 9. ______. Metafsica, I, 3, 983a 24-33. BARKER, Ernest. Teoria poltica grega. Plato e seus predecessores. Braslia: Ed. da UNB, 1978. BERLIN, Isaiah. Vico e Herder. Braslia: Ed. da Universidade de Braslia. CASINI, Paolo. As filosofias da natureza. Lisboa: Editorial Presena, 1979. CASTORIADIS, Cornelius. As encruzilhadas do labirinto II: os domnios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. ______. Castoriadius: a voga humanista oculta ausncia de poltica. Entrevista concedida a Fernando de Barros e Silva. Folha de So Paulo, So Paulo, 07 set. 1991. Letras, p. 6. FRANKENA, William K. tica. Rio de Janeiro: Zahar, 1969. FROMM, Erich. Sexo e carter. In: O dogma de Cristo. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da histria da filosofia. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. GLEISER, Marcelo. A dana do universo: dos mitos da criao ao Big Bang. So Paulo: Companhia das Letras, 1997 HABERMAS, J. Erluterungen zur Diskursethik. Frankfurt: Suhrkamp, 1991. HEEMANN, A. Da natureza tica: esboo para uma anlise das recorrncias natureza. Cadernos de Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPR. Curitiba, n. 3, p. 61-68. 1996. _____. Natureza e tica. 2. ed. Curitiba: Ed. da UFPR, 1998. LENOBLE, Robert. Histria da idia de natureza. Rio de Janeiro: Edies 70, 1990. MORIN, Edgar. O enigma do homem. So Paulo: Crculo do Livro, 1973. MATURANA, R. Humberto; VARELA, G. Francisco. El rbol del conocimiento: las bases biolgicas del entendimiento humano. Buenos Aires: Editorial Universitria, s.d. MOORE, George Edward. Principia ethica. Cambridge: Cambridge University Press, 1968. NAHRA, Cinara; WEBER, Ivan Ingo. Atravs da lgica. Petrpolis: Vozes, 1997. PEIRCE, Charles Sanders. Semitica e filosofia. So Paulo: Cultrix, 1972 SIMPSON, George Gaylord. A biologia e o homem. So Paulo: Cultrix, 1974. SNCHEZ VZQUEZ, Adolfo. tica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1983, p. 219, 220. SCHLER, Donaldo. O homem que no sabia jogar. Porto Alegre: Movimento, 1998. SEVERINO, Antnio Joaquim. Filosofia. So Paulo: Cortez, p. 120,121, 1994. WHITEHEAD, Alfred North. O conceito de natureza. So Paulo: Martins Fontes, 1993.

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 1, p. 9-19, jan./jun. 2000. Editora da UFPR

19

You might also like