You are on page 1of 22

Associaes comunitrias

Guia prtico e dvidas frequentes


Junho 2010

Associaes comunitrias
Guia prtico e dvidas frequentes
Junho 2010

Ministrio Pblico do Estado de Minas Gerais


Publicao da Coordenadoria de Incluso e Mobilizao Sociais - Cimos
Coordenao da Cimos Procurador de Justia Fernando Antnio Fagundes Reis Coordenao do Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor - CAO-TS Procurador de Justia Tomz de Aquino Resende Colaborao Marcelo Oliveira Costa - Promotor de Justia de Tutela de Fundaes Elaborao do contedo Eduardo de Souza Maia

Secretrio-Geral Procurador de Justia Paulo Roberto Moreira Canado Coordenao da Assessoria de Comunicao Social Miringelli Rovena Borges Editora executiva Neuza Martins da Cunha Projeto grfico, arte e diagramao Rbia Oliveira Guimares Reviso Oliveira Marinho Ventura

Apresentao
A Coordenadoria de Incluso e Mobilizao Sociais do Ministrio Pblico de Minas Gerais (Cimos), em parceria com o Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor (Caots), lana esta cartilha com o propsito de orientar os representantes das associaes comunitrias e propiciar o aprimoramento dos mtodos de gesto, contribuindo para o fortalecimento desse relevante instrumento de transformao social. O Ministrio Pblico (MP), com este propsito, realizou reunies com representantes de associaes de bairros da capital, os quais expuseram as principais dvidas e dificuldades enfrentadas no cumprimento do encargo. A edio desta cartilha responde aos questionamentos dos dirigentes das associaes e, ao mesmo tempo, aproxima o MP das entidades de defesa da sociedade civil.

O que associao?
Pode-se definir associao como pessoa jurdica de direito privado sem fins lucrativos, criada a partir da unio de ideias e esforos em torno de um propsito lcito e comum.

O que associao comunitria?

As associaes comunitrias ou de bairro so aquelas que tm como objetivo organizar e centralizar foras de moradores de uma determinada comunidade para representar, de maneira mais eficaz, interesses comuns.

Por que so criadas?


A criao de associaes de bairro motivada pela necessidade de conquistar melhores condies de infraestrutura, transporte, segurana, lazer, educao, entre outros setores, em vista da precariedade de polticas pblicas.

Como instituir uma associao comunitria?


As associaes comunitrias so criadas mediante inscrio dos respectivos atos constitutivos no Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas. Entende-se por ato constitutivo a ata da reunio em que foi decidida a criao da entidade, a qual dever observar os requisitos do art. 46 da Lei de Registros Pblicos (Lei 6.015/73) e deve ser assinada por todos os fundadores. A ata dever ainda conter o estatuto que reger o funcionamento da associao (art. 54 do Cdigo Civil), bem como a relao dos membros eleitos para integrar os seus rgos. Segundo disposto no art. 1, 2, da Lei 8.906/94, os atos constitutivos de pessoas jurdicas devem ser assinados por advogado. Depois de registrar os atos institucionais em cartrio, os dirigentes da associao devero providenciar a inscrio no Cadastro Nacional das Pessoas Jurdicas (CNPJ), depois do que a entidade estar legalmente constituda. A criao de associao, conforme prescreve a Constituio Federal (CF/88), art. 5, XVII, no depende de prvia autorizao.

Qual a estrutura mnima das associaes?


Segundo a lei, as associaes devem ser compostas por, no mnimo, trs rgos, que so: Assembleia Geral, que decidir sobre as questes de maior importncia para a entidade (para realizar uma Assemblia Geral necessrio convocar os associados, nos termos do estatuto da entidade, que votaro os assuntos colocados em discusso); rgo executivo,ou seja, Diretoria, que vai administrar a associao e representar seus associados; Conselho Fiscal, rgo de controle interno, que fiscaliza os atos de gesto da entidade.

Como se realizam as eleies?


As eleies para composio dos rgos das associaes devero observar rigorosamente a disciplina prevista em estatuto, sob pena de nulidade. Dever, ainda, ser respeitado o princpio da publicidade, ou seja, comunicar a todos os associados sobre a eleio, horrio, candidatos. Enfim, o processo deve ser transparente e com condies iguais para todos.

A que forma de controle externo esto submetidas as associaes?


As associaes, nos termos do art. 5, XVII, da CF/88, tm autonomia administrativa e financeira, sendo vedada, em regra, a interferncia em seu funcionamento. O controle por parte do Estado, contudo, admitido em caso de prtica de atos ilcitos, de que resulte leso ordem jurdica ou a direitos alheios, no servindo a autonomia como blindagem contra a fiscalizao legtima do Poder Pblico.

Quantas pessoas so necessrias para constituir uma associao?


A lei no faz referncia ao nmero mnimo de associados. No entanto, sendo as associaes constitudas pela unio de pessoas nos termos do art. 53, do Cdigo Civil (CC), conclui-se pela necessidade de, no mnimo, dois associados. H juristas que defendem a necessidade de trs ou mais associados, para que haja a formao de maioria nas votaes. H, ainda, quem defenda o nmero mnimo de seis associados: dois para compor inicialmente cada um dos rgos internos.

As associaes so isentas de custas judiciais e de emolumentos extrajudiciais (cartoriais)?


A associao comunitria, desde que comprove a precariedade de sua situao financeira, poder requerer a concesso de assistncia judiciria, nos casos em que precisar do Poder Judicirio. Se o requerimento for deferido, a associao fica isenta do pagamento de custas e despesas processuais, bem como de honorrios de sucumbncia (Lei 1.060/50). Quanto aos custos de cartrio, o Estado de Minas Gerais concede isenes totais ou parciais s entidades de assistncia social, conforme a beneficiria seja ou no declarada de utilidade pblica. A matria tratada nas Leis Estaduais 12.461/1994 e 13.643/2000.

10

Como extinguir uma associao?


As associaes podem ser extintas tanto administrativa quanto judicialmente. Na via administrativa, ou extrajudicial, a Assembleia Geral deliberar por dissolver a associao, destinando seu patrimnio, ou seja, os recursos disponveis, depois da liquidao (art. 51, CC), a entidade de fins no econmicos designada no estatuto (art. 61, CC). A via judicial se opera mediante iniciativa da prpria entidade, representada por seus dirigentes, do Ministrio Pblico ou de qualquer interessado.

11

Associao comunitria pode desfrutar de benefcios fiscais?


A Constituio Federal de 1988 instituiu poltica de imunidades tributrias em favor de entidades sem fins lucrativos que atendam aos requisitos estabelecidos em lei, abrangendo os seguintes tributos: Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), Imposto sobre Transmisso Causa Mortis ou Doao de Bens e Direitos (ITCD), Imposto sobre a Transmisso Inter Vivos de Bens Imveis (ITBI), Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores (IPVA), Imposto sobre a Renda e Proventos de qualquer Natureza (IR), Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS), Imposto sobre Servios de qualquer Natureza (ISSQN), Imposto de Importao (II), Imposto sobre Operaes Financeiras (IOF) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). As associaes gozam tambm de imunidade relativa contribuio para a seguridade social. Alm das imunidades previstas na CF/88, h outras, concedidas por meio de leis. So as chamadas isenes.

12

Quais so os requisitos para o gozo de imunidade tributria?


Segundo doutrina amplamente majoritria, os requisitos para o gozo de imunidade tributria vm previstos no art. 14 do Cdigo Tributrio Nacional (Lei 5.172/66), no se admitindo ampliao por meio de lei ordinria. A jurisprudncia, porm, no pacfica a este respeito, alternando entre o acatamento da posio doutrinria e a aceitao de requisitos institudos por lei ordinria. Exemplificativamente, a se adotar a ltima posio, a imunidade quanto cota patronal da contribuio previdenciria (art. 195, 7, CF/88) restar condicionada ao preenchimento dos requisitos trazidos pelo art. 29 da Lei 12.101/09. As isenes, por outro turno, so regulamentadas, em lei, pelos entes pblicos concedentes.

13

Quais tipos de relaes colaborativas as associaes podem firmar com o Poder Pblico?

Havendo convergncia de interesses, o Poder Pblico pode firmar com as entidades do Terceiro Setor, entre as quais as associaes, relaes colaborativas, que se podem materializar mediante convnios (art. 116, Lei 8.666/93), termos de parceria, para as entidades qualificadas como Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico (Oscip Lei 9.790/99), e contratos de gesto, para as entidades qualificadas como Organizao Social (OS Lei 9.637/98).

14

Que cautelas devem ser adotadas?

obrigatria a prestao de contas, tanto do objeto da relao jurdica quanto dos recursos oferecidos pelo Poder Pblico. Para evitar prejuzos possivelmente irreparveis, procede-se ao acompanhamento peridico do cronograma preestabelecido, exigindo-se, ainda, prestao de contas, na forma contbil.

15

Dirigente de associao pode ser remunerado?

Embora no exista vedao legal remunerao de dirigentes, a adoo de tal prtica impede a obteno ou manuteno do ttulo de utilidade pblica (art. 1, c, Lei 91/35) e do certificado de entidade beneficente de assistncia social (art. 29, Lei 12.101/09), repercutindo no gozo de imunidades e isenes tributrias. Por outro lado, se a entidade for qualificada como Oscip, os respectivos administradores, por expressa permisso legal, podero ser remunerados (art. 4, VI, Lei 9.790/99).

16

Como restabelecer associao inativa?


Quando uma entidade permanece inativa por longo perodo, a retomada de suas atividades possivelmente depender da regularizao de seus atos registrais perante o Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas, diante da vacncia dos rgos de direo.

Ento, qual o caminho?


A retomada administrativa, nesse caso, parte da convocao de Assembleia Geral para eleio de nova Diretoria e definio das estratgias de reerguimento da associao. Eleita a Diretoria, esta deve levar a ata a registro e, posteriormente, requerer a reativao do CNPJ da entidade.

17

E se o cartrio negar o registro?


Caso o cartrio se recuse a fazer o registro em razo da vacncia dos rgos de direo, dever ser requerida ao oficial a suscitao de dvida ao juiz da Vara de Registros Pblicos para que este defina se o registro dever ou no ser acatado pelo cartrio.

18

Como o Ministrio Pblico faz o controle social das associaes?


O MP exerce o controle das associaes comunitrias para garantir o fiel cumprimento da lei e do estatuto social, podendo, inclusive, requerer a dissoluo em caso de desvio ou de inatividade. Atua, portanto, para assegurar o direito de livre associativismo para fins lcitos, sem interferir na gesto ordinria, e sempre de forma subsidiria, quando os rgos de controle interno (p. ex., Assembleia Geral e Conselho Fiscal) no apresentarem soluo adequada para as irregularidades apuradas.

Como o Ministrio Pblico pode orientar as associaes?


Alm da atuao repressiva, compete ao MP, por intermdio da Promotoria de Justia de Tutela de Fundaes e Entidades de Interesse Social, fomentar e prestar auxlio s entidades do Terceiro Setor, realizando seminrios, encontros, reunies etc.

19

Contatos
Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor - CAO-TS Rua Timbiras, 2928 - 90 andar - Barro Preto 3295-7720 Coordenadoria de Incluso e Mobilizao Sociais - Cimos Rua Dias Adorno, 367 - Santo Agostinho cimos@mp.mg.gov.br 3330-9502 3330-9501

20

CAO Terceiro Setor

Rua Dias Adorno, 367 Santo Agostinho Belo Horizonte MG CEP 30190 -100 Fones: (31) 3330-9501 (31) 3330-9502 e-mail: cimos@mp.mg.gov.br www.mp.mg.gov.br/cimos

You might also like