You are on page 1of 52

Artes

Artes

Sumrio
A arte reflete a vida.............................................................................................................................7 A arte um espelho do passado, presente e futuro..........................................................................13 Grcia e Roma a arte clssica........................................................................................................17 A religio domina o mundo ocidental..................................................................................................21 O homem volta a olhar para o homem.............................................................................................25 O homem descobre novos mundos................................................................................................29 Arte nossa eterna companheira..............................................................................................31 Na infncia do homem o nascimento da arte..................................................................................35 Grcia e Roma os fundamentos da arte ocidental............................................................................37 Idade Mdia sob o domnio do Cristianismo.....................................................................................41 O renascimento o homem como o centro do universo...................................................................45 A diversificao da manifestao artstica.............................................................................................47 Referncias....................................................................................................................................51

Caros alunos
O que vamos apresentar a vocs nestas seis aulas no se limita apenas a uma seqncia histrica de fatos e de artistas. Queremos, por meio do estudo das manifestaes artsticas, em diferentes pocas e por criadores diferentes, mostrar que ela, a arte, entre outras coisas, a traduo de uma maneira de pensar e de ver o mundo de acordo com as vivncias de cada momento histrico em que elas acontecem e, mais ainda, segundo a viso subjetiva do artista que a cria. A arte no se contenta com um simples retratar o mundo; preocupa-se principalmente com um mostrar o mundo e a vida da maneira mais ampla possvel, possibilitando ao observador ver muito alm daquilo que concreto, palpvel. um ato revelador do mundo subjetivo que existe em nossa volta e em nosso mundo psquico. A arte a nica atividade humana que trabalha com a verdade em sua plenitude e no com a verdade imediata como o faz a cincia. No entanto, o homem incapaz de se defrontar com esse potencial de verdade, pois enlouqueceria, diz Nietzsche. Assim, a qualidade de uma obra de arte tanto maior quanto maior for o volume de verdades que souber oferecer, permitindo que o observador as apreenda sem que enlouquea. A arte apresenta-se como filtro da grande verdade que a vida. Eis a razo deste estudo, e a melhor maneira de entender a arte no se limita a apreci-la, mas apreci-la da melhor maneira possvel e, sobretudo, vivenci-la. Por essa razo, dividimos nossas aulas em uma parte terica e, em outra, com exemplos e atividades que facilitam o entendimento dessa grandiosa manifestao da sensibilidade humana.
Pedro Leonidas

Apresentao

A arte reflete a vida

A arte reflete a vida


A arte uma constante na vida. Ela faz parte da histria de todos ns. Aquele general autoritrio, aquele padre severo, aquela mulher bondosa e aquela criana endiabrada so todos artistas em potencial e, na verdade, certamente, em alguma poca de suas vidas, todos fizeram ou talvez ainda faam arte. O general, quando menino, pode ter desenhado um carrinho; o padre talvez tenha feito poesia; a mulher talvez pinte aquarelas, e a criana pode estar fingindo que um rob num futuro distante. Todos fizeram ou esto fazendo arte: o general desenha; o padre faz literatura; a mulher faz pintura, e o garoto representa. E tudo isso arte. Abaixo, uma definio de arte: Arte todo trabalho criativo, ou seu produto, que se faa consciente ou inconscientemente com inteno esttica, isto , com o fim de alcanar resultados belos. No entanto, sabemos que tentar definir esse conjunto complexo do fazer humano, a que chamamos de arte, extremamente difcil devido abrangncia de fatores que, para essa realizao, concorrem e as infinitas variveis que nela interferem, tanto na sua criao psquica quanto na sua execuo. Para Kandinsky, a obra de arte filha do seu tempo. Cada poca cria uma arte que lhe propcia, e cada grupo humano o faz a sua maneira, dentro do conhecimento de mundo que esse mesmo grupo venha a ter, bem como de sua capacidade tecnolgica, de sua localizao geogrfica, de seu poder econmico, de seu sistema poltico, de suas convices religiosas e das caractersticas psicolgicas que estruturam tal complexo grupal. Vamos fazer uma breve interrupo para salientar que, alm de todos esses fatores grupais, as caractersticas individuais propcias do artista so elementos fundamentais na avaliao da obra artstica, mas para que pudssemos fazer um estudo da individualidade do artista, desta ou daquela obra, necessitaramos de dados acontecimentos, histria familiar e outros da vida desse mesmo artista que viveu em pocas remotas da histria de nossa civilizao, e nada ficou registrado nessa rea. Somente com a inveno da escrita, registros mais detalhados e mais especficos vieram a acontecer. A partir da particularidades significativas sobre os artesos do mundo antigo puderam ser esclarecidas. Assim, voltemos viso de arte ainda no sentido grupal. A arte, como vimos, est sujeita poca e ao grupo cultural que lhe d origem como se pode perceber nas imagens a seguir.

Artes

Estatueta de um homem barbado Mesopotmia.

Esfinge de Qufren Egito Antigo.

Esttua de Sfocles Grcia Antiga.

Porm, muito antes das civilizaes mesopotmicas, gregas ou egpcias se estruturarem, o homem j se manifestava artisticamente, num mundo hostil, rodeado de perigos e mistrios; nossos antepassados procuravam entender aquele universo que os cercava.

A arte reflete a vida


As primeiras manifestaes artsticas do homem remontam era paleoltica (paleoltica superior) e se constituem de imagens desenhadas em paredes de cavernas, com representaes de cenas de animais e de caadas, e de negativos de mos pintadas sobre fundo vermelho ou negro. O homem aplicava as tintas com as mos, esptulas, bastonetes ou pincis rudimentares, quando no empregava a tcnica de pistolar, isto , enchia a boca de tinta e soprava por um canudo ou osso. Numerosas silhuetas de mos espalmadas (em negativo) encontradas nas cavernas foram feitas por esse processo.

Artes

Arte Pr-histrica.

Negativos de mos humanas pr-histria.

As tintas das pinturas eram conseguidas com materiais minerais terra, carvo vegetal, ossos queimados e xido de ferro misturados com gordura de animais, argilas coloridas, sangue de animais e excremento de aves. As cores eram o preto, o ocre e o vermelho. O pintor dessa poca era figurativo, isto , reproduzia a imagem na sua verdade visual: no a deformava nem a estilizava. Nas representaes de animais, observava-se a lei da frontalidade. Vejam alguns exemplos.

O homem pr-histrico, no entanto, no foi apenas pintor, foi tambm um escultor. Nesse perodo, fazia incises nas pedras e esculpia figuras femininas de formas exageradamente volumosas que estariam ligadas a rituais de fecundao. O material usado na confeco dessas figuras femininas eram o marfim, o osso, as pedras e, talvez, a argila.

A Vnus de Laussel 150 000 a 10 000 a.C.

O maior legado que deixaram, no entanto, foi o encontrado na pintura, pois, embora os desenhos rupestres representem o mais antigo registro de manifestaes artsticas que possumos, j nos deparamos com obras magistrais. Nelas nada h de primrio ou de arte primitiva. Nessas imagens nada ingnuo ou infantil. Era uma arte de adultos para adultos. O tamanho dos desenhos monumental (entre um e cinco metros de comprimento) e, muitas vezes, ao fazerem as imagens, os artistas aproveitavam a curvatura natural da rocha, relevos e salincias, integrando a corporeidade da parede forma do animal representado. Ao nos depararmos com milenares cenas de caa desenhadas em cavernas, grutas e galerias subterrneas, s vezes em labirintos de grande extenso e ocupando centenas de metros, com subdivises em cmaras separadas, numa escurido em que no penetrava a luz do dia,

A arte reflete a vida


em lugares perigosos, pois constituam tambm o habitat de animais ferozes, nos vm vrias indagaes: Por que tudo isso? Qual a razo para tanto empenho? O que se procurava alcanar com todo esse trabalho to rduo? Outro elemento que refora essa teoria so figuras que apareceram em poca um pouco mais recente. So desenhos de homens-feiticeiros inteiramente cobertos de peles, chifres, s vezes feridos por flechas, fechados em cercados ou presos em armadilhas, como se fossem o prprio animal.

Artes

Arte Pr-histrica.

Homem com mscara de cabea de ave atacado por um bisonete ferido.

Caa ao Rinoceronte.

Estudos feitos dessa poca levam a crer que esses desenhos tinham uma funo mgica, sobrenatural. Quando falamos em magia, devemos estar cientes de que, naquela poca, magia no era uma mera superstio. Poderamos mesmo dizer que magia era a cincia da poca, pois reunia os conhecimentos acessveis ao homem, o resumo de experincias coletivas e as possveis interpretaes de fenmenos naturais. Ela era o instrumento pelo qual o homem se relacionava, interferia e, at mesmo, dominava esses fenmenos. Por meio das imagens, acreditava-se que o homem-caador ganhava poder sobre o animal, possuindo-o magicamente. Era o mximo do conhecimento do homem daquela poca e auxiliava-o em sua luta pela sobrevivncia.

No era exatamente uma figura humana e sim uma figura fantasiada de animal. Entretanto, por que aqueles homens que retrataram animais com tanta perfeio no o fizeram com figuras humanas? Poderiam perfeitamente t-lo feito. Por que no o fizeram? A mais coerente explicao a de que o homemfeiticeiro, vestido com as peles de animal, estaria incorporando o poder desse animal. Era, ao mesmo tempo, a incorporao, uma unio com as foras do animal e tambm um domnio, um controle sobre essas mesmas foras. E a incorporao de um animal assinalava uma outra forma e manifestao artstica dessas eras a representao que viria a desenvolver-se no teatro. Assim como no temos registros da msica ou da dana, nada temos de como seria um esboo da representao teatral daquela poca. Pesquisas de grupos, de culturas primitivas, ainda existentes em nossos tempos (como na Amaznia, na Austrlia, na frica), levam-nos a deduzir que, como nessas culturas, o que havia era uma representao de fundo mgico, em que, pela imitao de animais, de atos de caa ou luta, de foras da natureza, iria se estabelecer uma ligao com as misteriosas foras que dominavam o pensamento desses grupos e que dominavam o homem pr-histrico.

A arte reflete a vida

Artes

O estilo megaltico na Europa:

Msicos gregos participando da Comdia Nova Grega. Templo em Hagar Qim, Malta.

Estudando as civilizaes antigas, como a egpcia, a grega e, mais precisamente, suas celebraes, vemos rituais que se constituam de representaes de animais e seres ancestrais, de deuses ligados s estaes do ano, s pocas de secas e de chuva da noite e do dia e a outros acontecimentos para eles inexplicveis. O teatro grego destaca-se como a melhor fonte de estudos para isso. Nele, vemos claramente a transformao dos rituais de celebrao ao deus Baco em representaes teatrais que, no decorrer do tempo, deixariam sua funo sacra para se tornarem profanas. O homem, em decorrncia de um maior crescimento populacional, abandona sua maneira de viver, torna-se mais sedentrio, comea a criar animais, desenvolve a agricultura e o artesanato. Suas manifestaes artsticas mais marcantes dessa poca so: construes palafticas e monumentos megalticos. Construes palafticas so habitaes rsticas de madeira, reunidas em verdadeiras cidades erguidas sobre pilotis, estacas resistentes e profundamente enterradas no fundo de lagos ou s margens de rios. Monumentos megalticos so enormes construes de pedra, toscamente lavradas e recebem as denominaes de: menir grandes blocos de pedra erguidos verticalmente; alinhamento menires enfileirados regularmente; crontiques menires dispostos em crculos; dolmens formados de duas pedras verticais sustentando uma pedra horizontal.

Vista area do Stonehenge.

Os mais famosos desses monumentos so os de Carnac, na Frana, e Stonehenge, na Inglaterra. Tinham funo religiosa ou astrolgica, segundo alguns historiadores. A pintura desse final da pr-histria torna-se mais decorativa, e do realismo figurativo tende simplificao e geometrizao. A arte aproxima-se de formas mais abstratas, mas isso veremos adiante. O que devemos dizer, como encerramento dessa aula, que, estudando a infncia do homem por meio de suas manifestaes artsticas, podemos constatar o tipo de vida do homem da poca pr-histrica, suas crenas, a fauna, a flora e muitos outros fatores pelos quais hoje sabemos que tais manifestaes existiram em nosso passado.

01.

Colagem coletiva.
Materiais

Sucata em geral e materiais diversos: papel de vrios tipos e tamanho, cola, tesoura, fita adesiva, algodo, fios e barbantes, tampinhas de garrafa, cortia, isopor, macarro, botes e outros.
Instrues

Apresentar os materiais numa caixa, explicando aos grupos que devero montar uma paisagem, de forma coletiva.

10

A arte reflete a vida


Terminada a tarefa, os participantes debatero a respeito dessa experincia: o que foi fcil, o que foi difcil, que nota dariam a sua obra de arte etc. O professor dever conscientiz-los de que acabaram de fazer um trabalho artstico. Os grupos no devero ter mais do que dez participantes. Se o nmero de alunos em sala ultrapassar esse nmero, deve dividi-los em subgrupos. Exemplo: trs grupos de dez componentes. Durao de 30 a 45 minutos em mdia.
02.

Artes

Atividades para casa.


Procurar em sua casa elementos relacionados arte (exemplo: embalagens, fotografias em revistas ou jornais, pedras, ramos de rvores, folhas, e outros mais) e apresentar aos colegas na sala de aula seguinte.

11

A arte reflete a vida

Artes
12

A arte um espelho do passado, presente e futuro

A arte um espelho do passado, presente e futuro


A maneira de o homem exprimir-se nos revela muito do mundo em que vive, de sua vida, de suas crenas, de seus medos e desejos, mas ainda fica uma pergunta: Arte isso? Um simples registro histrico, nada mais? E podemos responder de imediato. No, no apenas isso. muito mais, e para que melhor entendamos o alcance que tem, o que expressa uma obra de arte, vamos falar e explicar o que vem a ser essa faceta do comportamento humano, que o fazer artstico. E com esse objetivo em mente, vamos dar mais um passo nesta caminhada, comentando um trecho de um filme. O filme 2001 Uma Odissia no Espao. Por que escolhemos esse filme e, mais precisamente, por que este trecho do filme? Estas cenas acontecem no incio do filme. Esse filme fala do futuro da humanidade, da conquista do espao pelo homem. Mas o importante que esse espao tem um duplo sentido: fala de um espao exterior, o universo fsico como o conhecemos; e do espao interior, o universo desconhecido que constitui nosso interior, nosso espao psquico, sendo este ltimo um universo to grandioso e to misterioso quanto o espao fsico que nos envolve exteriormente. A histria do filme simples: num futuro que no se encontra muito distante, cientistas descobrem sinais de rdio que partem do planeta Jpiter. Um grupo de astronautas ento enviado, em uma nave sob o comando de um fabuloso computador de nome Hall, para investigar a origem desses sinais. Durante a viagem, acontece um problema no computador, originando, entre Hall e os astronautas, uma espcie de luta pelo controle da nave. Depois de uma srie de acontecimentos, o nico astronauta sobrevivente consegue desligar o computador e chega sozinho ao ponto de origem dos misteriosos sinais de rdio. Ento, uma srie de imagens visualmente fantsticas se sucede, imagens estas que falam do mundo interno (psquico) do astronauta. Reforamos que 2001 uma viagem. Uma viagem ao desconhecido. E esse desconhecido tem um duplo significado. Ao mesmo tempo em que retrata uma viagem nesse universo fsico, material, que conhecemos de certa maneira, porque, na verdade, muito pouco ainda dele conhecemos, tambm uma jornada para o universo interno que nos leva a pensar, a agir, enfim, a ser o que somos de acordo com nossas caractersticas individuais, as quais, tambm, muito pouco conhecemos. E, como j dissemos anteriormente, a viagem termina de uma forma misteriosa, em que o mundo interno substitui o mundo externo. E a chegada do astronauta ao objetivo fecha um ciclo de sua histria (tanto da histria individual quanto da histria do homem, pois o filme objetiva principalmente falar da evoluo humana) e o lana rumo a uma nova jornada num renascimento. Voltemos ao filme, pois este explica melhor o que procuramos dizer. Um feto resplandecente nos olha e, como num espelho, mostra-nos as portas do futuro, de um novo mundo que se vislumbra. A histria no termina. Determina que seguiremos sempre em frente, e essa mesma histria se desenvolve rumo a um futuro que ser o que fizermos dele: bom ou ruim. 2001 fala da caminhada do homem e de que essa caminhada tem rotas paralelas o mundo externo e o mundo interno. E esses mundos so os campos de abrangncia da arte. O filme 2001 uma obra de arte e,assim sendo, produzido ao mesmo tempo em que fala desses dois mundos. Vamos ver um novo exemplo de obra de arte.

Artes

Este um quadro de Guignard denominado Noite de So Joo.

Igrejas, montanhas, luzes, bales misturam-se criando um clima onrico e de encantamento. Observem mais um pouco e sintam o que lhes desperta esse quadro. A arte tem essa fantstica capacidade de acoplar vrios fatores, criando um mundo prprio, transmitindo um grande nmero de informaes e sensaes, numa revelao quase instantnea. A primeira parte do filme 2001, aquela em que o osso/ instrumento lanado ao alto e se transforma em uma nave

13

A arte um espelho do passado, presente e futuro


espacial, mostra de uma maneira magnfica essa capacidade sintetizadora, pois, na ascenso e transformao do osso, Stanley Kubrick (o diretor do filme) abrange toda a odissia humana, que vai da pr-histria ao futuro. Mas como faz isso? Como se elabora uma obra de arte? Do que e como ela feita? Para responder a essas perguntas, vamos novamente voltar s artes plsticas tradicionais. Se perguntarmos de quantos elementos se constitui a linguagem visual (um quadro por exemplo), teramos uma resposta surpreendente. So apenas cinco: a linha; a superfcie; o volume; a luz; a cor. Tais so os elementos que a constituem e, mesmo estando todos eles reunidos, nem sempre ela acontece. Vamos agora tentar simplificar e explicar os elementos acima relacionados, principiando pela linha, ou melhor, pelo ponto. Assim como o osso de nosso filme fez toda uma trajetria desenvolvimentista, o nosso ponto tambm pode fazer o mesmo. Podemos comear assim: ... e no princpio existia apenas um ponto...

Artes

sensao de movimento.

equilbrio e altura.

movimento desorganizado.

movimento.

calma, largura.

profundidade.

Mas o ponto continua viajando, e veja o que pode surgir. Pode surgir isto:

Ou isto, se quem o fez viajar foi Picasso:

e ento o ponto movimentou-se e deu origem linha

e a linha tomou formas e posies diferentes:

formas.

posies.

As linhas no tm apenas um lado palpvel, elas tambm expressam sentimentos ou produzem sensaes.

Quando fez esses desenhos, Picasso queria dar uma expresso de dor s figuras. Para isso, fez muitas tentativas at conseguir um resultado que considerou ideal, mesmo que para isso tenha deformado bastante o que representava. Olhando este desenho, logo pensamos: , realmente,

14

A arte um espelho do passado, presente e futuro


no sou um artista e jamais virei a ser. impossvel, para mim, fazer algo semelhante a isto:

Artes

Paul Klee.

Van Gogh.

Steinberg.

Realmente, no fcil, principalmente porque estamos diante de obras de alguns dos maiores artistas conhecidos. E digo conhecidos, porque provavelmente muitos artistas desconhecidos viveram e vivem entre ns. E se voc for um deles? Que tal revelar-se? Tente! Voc no tem nada a perder. Van Gogh, Paul Klee, Steinberg, Picasso um dia tambm deram o primeiro passo, fizeram pela primeira vez um rabisco, sem saber que esse simples ato os levaria depois de muitas falhas, muito estudo e muito trabalho a serem renomados artistas. Tudo de que precisamos e que devemos fazer dar este primeiro passo: fazer o primeiro risco e mergulhar neste mundo desconhecido que uma folha de papel em branco. Vamos fazer como o homem/macaco ou macaco/ homem do filme e lanar o osso. Para facilitar esses primeiros passos, apresentaremos a seguir algumas atividades.

Primeira atividade

Pedir para que cada aluno faa, numa folha de papel, dois ou trs riscos. Pedir que os alunos troquem essas folhas de papel com seus colegas do lado. Com a folha que recebeu do colega, o aluno dever compor um desenho, a partir das linhas desenhadas na folha. Comentar a experincia.
Segunda atividade

Mostrar para os alunos um desenho. O desenho dever estar de cabea para baixo. Pedir para os alunos que observem o desenho durante um minuto, percebendo todas as suas linhas. Pedir aos alunos que reproduzam o desenho, comeando por cima e copiando linha por linha, passando de uma para outra que estiver mais prxima. Escolha um objeto e coloque-o sobre a mesa. Fixe sua folha de papel sobre a mesa. Observe atentamente o objeto, procurando perceber o mximo possvel as linhas do seu contorno. Desenhe as linhas que voc percebeu; olhe somente para o objeto. Desenhe somente o que v e no o que sabe sobre o objeto.

Atividade para casa

15

A arte um espelho do passado, presente e futuro


No se preocupe se o desenho no corresponder realidade; o importante neste exerccio a percepo dos contornos (linhas). Acentuar que no se deve pensar no nome da coisa que est sendo desenhada, pensar apenas que so linhas. Comentar a experincia.

Artes
16

Grcia e Roma a arte clssica

Grcia e Roma a arte clssica


Vamos agora dar um grande salto no tempo e sair da pr-histria para pousar na Grcia, algumas centenas de anos antes da era crist. A histria grega dividida em trs perodos o arcaico, que abrange os sculos XII a VI a.C.; o clssico, os sculos VI, V e IV a.C., e o helnico, 323 a.C. a 30 a.C. A civilizao grega viveu um extraordinrio grau de criao artstica e intelectual. Os sculos V e VI a.C. (poca clssica) constituem a poca do esplendor grego. Definitivamente alcanando o equilbrio entre pensamento lgico, tcnica apurada, ideal de beleza e organizao, empreendem-se as grandes obras que viriam a se tornar os pilares da cultura ocidental. Nesse momento da histria, a arte chega a um dos clmax da nossa cultura. A arquitetura e a escultura atingem pices at hoje difceis de serem alcanados. A literatura se concretiza, e o teatro explode numa genialidade inigualvel. Afastando-se de seu perodo arcaico, surgiria, nesse canto da terra, a arte ocidental propriamente dita. Manifestam-se, nela, trs influncias: o esprito dinmico com linhas curvas, vindo da cultura crtico-mecnica; o geometrismo retilneo de origem ariana e o realismo convencional dos povos orientais. A convergncia dessas influncias sobre a Grcia modela uma raa que aprende um novo modo de viver em cidades (plis), nas quais o homem tem o interesse voltado para si mesmo, desliga-se do culto a deuses terrveis (humaniza essas diversidades) e tem como meta alcanar a beleza por meio do apolneo.

Artes

Geometrismo retilneo.

Escultura grega.

A arquitetura grega esttica, isto , baseada no princpio construtivo de peso e sustentao e dominada pelo horizontalismo. Seu melhor exemplo o templo.

Crtico-mecnica.

Prtenon, em Atenas.

17

Grcia e Roma a arte clssica

Artes

A escultura, em suas manifestaes mximas, adquire um carter realista sobretudo nos retratos e vivo sentimento dramtico. Os escultores tornam-se penetrantes psiclogos e captam com vigor expresso o carter humano.

tambm por ter levantado questes universais. Vamos, ento, falar do teatro. De incio, devemos dizer que o teatro no uma inveno grega. Ele uma manifestao artstica presente na cultura de muitos povos e desenvolveu-se espontaneamente em diferentes civilizaes. Na China e na ndia, existem registros milenares de textos teatrais. Mas do Egito que chegam as primeiras notcias de representaes dramticas. Essas representaes tiveram origem religiosa, sendo destinadas a exaltar as principais divindades da mitologia egpcia. Isso se deu 3000 a.C.! E foi o teatro egpcio que mais influenciou o grego. Foi na Grcia que essa manifestao artstica teve desenvolvimento admirvel.

Escultura grega.

Da pintura grega, no entanto, no restaram obras originais, o que nos ficou, como registro, foi a decorao de vasos.

Quanto literatura, conhecemos duas obras: a Ilada e a Odissia, ambas atribudas a Homero, um lendrio poeta. Na atualidade, duvida-se da existncia desse poeta e supe-se que esses textos sejam obras de vrios autores que viveram nos sculos VIII e VII a.C.

Teatro grego

Homero.

Mas, nesta aula, vamos nos deter ao teatro. No que as outras manifestaes artsticas desse admirvel povo sejam menos significativas, mas no queremos nos prender apenas s chamadas artes visuais (pintura, escultura etc.), e sim tentar abranger o maior nmero de manifestaes artsticas. Outro motivo que tambm justifica esse enfoque mais acentuado no teatro deve-se ao fato de o teatro grego ter atingido nveis de qualidade insuperveis at hoje e

A influncia do teatro grego na cultura ocidental avassaladora e extremamente atual. Isso se deve, sem dvida, genialidade de seus dramaturgos, mesmo que poucas obras tenham chegado at nossos tempos. Esses autores teatrais foram: squilo Prometeu Acorrentado, As suplicantes, e outras mais; Sfocles dipo, Electra, Antgona; Eurpedes As Troianas, Media, Orestes; Aristfanes As rs, As Neuras, Lisstratas. Suas obras eram apresentadas em teatros construdos ao ar livre, com capacidade para centenas de pessoas acomodadas em assentos dispostos em semicrculo, que iam se elevando medida que se distanciavam da plataforma (palco) onde os atores declamavam. squilo, Sfocles e Eurpedes so chamados de autores de tragdias (apesar de existirem indcios de que tambm escreveram peas de carter satrico). O que caracterizava a tragdia era sua linguagem elevada, evidenciando a luta do homem contra a fatalidade ou destino. Exaltavam a nobreza de sentimentos, a virtude, sua moralidade, a aceitao (submisso) da morte, suas preocupaes ticas. A finalidade da tragdia era emocionar, comover, provocar lgrimas, levar o espectador a se identificar com o heri (protagonista) e com a causa por ele sustentada, enobrecendo-se ou purificando-se; ou seja,

18

Grcia e Roma a arte clssica


lev-lo a uma catarse. J a comdia objetivava uma nova reao rir de si mesmo. Se na tragdia exaltava-se a nobreza de sentimentos, na comdia satirizavam-se os excessos, a dissipao, a falsidade, o embuste, os sentimentos mesquinhos. Riam disso, diziam eles, e riam de si mesmos, e procuravam aprender alguma coisa com isso, mostravam uma funo didtica procuravam ensinar algo ao pblico que assistia aos espetculos. E como o fazer teatro? Vamos l. Voc j viu uma criancinha dar tchau? Ou uma menina vestindo as roupas da me, admirando-se diante do espelho? Isso teatro, ou, pelo menos, o embrio do que se convenciona chamar teatro. Teatro, ento, imitao? devem estar pensando vocs. Teatro imitao, mas tambm muito, muito mais. Vamos aprender um pouco mais sobre ele. Primeiramente, o mais importante no teatro o ator. uma histria representada por atores num palco. Ele aquela pessoa que comunica um texto ao pblico. Faz isso por meio da expresso expresso pela voz, pelos movimentos e pela sensibilidade. O ator como um instrumento e, portanto, tem que ser afinado para comunicar o melhor possvel o texto que foi escrito pelo autor. O autor, podemos ento deduzir do dito acima, quem escreve a histria que ser transmitida ao pblico pelo ator. A essas histrias escritas para serem contadas no teatro, damos o nome de pea de teatro, e o lugar onde se passam chama-se palco. Assim, para que o teatro acontea ...preciso uma histria, um (ou alguns) ator (atores) para representar e um palco. E, dessa forma, surge um novo elemento que constitui o teatro o palco, que pode ser como aquele que vemos num teatro, ou apenas um tablado, ou uma simples sala que permita a representao. Resumindo, diramos, por enquanto, que teatro

Artes

DRAMATIZAO
Dividir o grupo em subgrupos. Valendo-se de um sorteio, cada grupo recebe uma histria que ter que dramatizar. Histria 1 O fantasma num quarto escuro: Meninas brincando de fantasma. No meio da brincadeira, ouvese um barulho vindo de fora. O medo torna-se real. Tomam coragem e se escondem. Entra um ladro e comea a roubar. Os meninos observam e resolvem gozar do ladro fazem barulho, aparecem vestidos de fantasmas, e o ladro se apavora e foge. Histria 2 A pescaria: Pessoas saem de barco para pescar. Arma-se uma tempestade, os pescadores tentam remar para a praia (mmica de pescaria, mmica de remar). Ansiedade. Reao segundo o temperamento de cada um. O mais corajoso pede calma, outro reza, outro chora etc. Finalmente, vem ao longe um barco que se aproxima para salv-los. Alegria. Histria 3 O espantalho: Toda noite um ladro roubava a plantao da famlia. Os meninos resolvem descobrir quem . Colocam-se no lugar dos espantalhos. Quando o ladro chega, comeam a fazer barulho e, fantasiados de espantalho, agarram-se entre si, o que amedronta o ladro, que acaba sendo preso pelos meninos. Histria 4 O milagre: Um casal no tinha tempo de arrumar a casa. Os filhos, fingindo-se de fadas, resolvem arrumar tudo durante a noite. Quando os pais acordam, no sabem quem trabalhou e acham que um milagre. No dia seguinte, a mesma coisa. Na terceira vez, os pais resolvem ficar de viglia para ver quem eram os anjos que os ajudavam. Quando descobrem que eram seus filhos, ficam muito alegres. Outras histrias podem ser criadas pelos grupos. Comentar sobre a experincia.

19

Grcia e Roma a arte clssica

Artes
20

A religio domina o mundo ocidental

A religio domina o mundo ocidental


Idade Mdia
O fim do Imprio Romano do Ocidente ocorreu com a invaso das terras pertencentes a Roma pelos chamados brbaros ou povos germnicos. As diversas raas que o constituam espalharam-se por toda a Europa, criando muitos reinos com caractersticas prprias e que viriam, muitos deles, a se transformar nos atuais pases europeus. Uma nova maneira de viver organizou-se na Europa. Nasceram as cidades e nelas surgiram o que se chamou de confraria de artesos (um conjunto de profissionais de uma mesma rea por exemplo, marceneiros, pintores, ferreiros e outros mais) organizados com o objetivo de melhor se fortalecerem em suas profisses. Nasceram as primeiras universidades e com elas uma maior expanso do ensino. Os muulmanos dominaram o Mare Nostrum (Mar Mediterrneo) que se tornou, assim, um mar proibido aos navios europeus. Foi o fim do comrcio mediterrneo e o fim tambm da civilizao greco-romana. Na verdade, as invases brbaras j haviam destrudo o poder poltico de Roma. Mas, com a dominao do Mar Mediterrneo pelos muulmanos, os habitantes da Europa Ocidental foram obrigados a procurar novas maneiras de sobrevivncia, voltando-se ento para o campo. Naquele mundo rural que surgiu, cada unidade, castelo ou mosteiro tratou de bastar-se a si mesmo, de ter uma existncia econmica prpria lavrar seus campos, tecer seus tecidos, costurar seus sapatos, enfim, realizar cada qual todas as atividades necessrias capazes de lhes garantir a independncia. Nesse mundo, a justia era aplicada pelos, senhores feudais, e a esse regime poltico-econmico deu-se o nome de feudalismo. Esse mundo fragmentado tinha apenas uma organizao, cuja estrutura nasceu em Roma e que manteve uma precria unidade: a Igreja Catlica. A Igreja Catlica, na verdade, era, na Idade Mdia, a grande fora unificadora e dominante em toda a Europa. O cristianismo foi uma religio que incorporou elementos vindos das religies mais primitivas, principalmente do judasmo: Deus nico, a histria do mundo, os Dez Mandamentos, a cosmologia etc. Em meio a tudo isso, viveu a arte antes do ano 1000. A Igreja se constitua na grande produtora e consumidora das obras artsticas. Como uma potncia econmica, foi capaz de propiciar, numa poca de profunda decadncia financeira, a produo de obras de arte, como a construo de mosteiros e templos. No entanto, o que a Igreja realmente ambicionava era fazer da arte um eficaz instrumento da f. A verdade propagada por Cristo era a verdade absoluta e no devia ser questionada diziam os religiosos da poca. E impunham uma total submisso a esses princpios. No se podia discutir a verdade estabelecida pela Igreja; o que se devia fazer era conservar esses ensinamentos tornando-os sagrados. Apenas a manifestao da santidade passou a ser valorizada: o lado divino do ser humano. O nu, to privilegiado na arte grega, foi desprezado e as figuras, deformadas, enrijecidas, para melhor expressar uma espcie de transe religioso. O cristianismo foi marcado pela transcendncia. E por transcendncia podemos entender o desejo de alcanar o cu. Isso levou a arte medieval a se distanciar do realismo grego, em que a forma humana era extremamente valorizada. Como podemos ver nas imagens a seguir:

Artes

Arte medieval.

Arte medieval.

21

A religio domina o mundo ocidental


A fase culminante do pensamento medieval foi a poca da arte gtica (Sc. XII a XV). O gtico expressou-se sobretudo na arquitetura (fundamentalmente nos templos). A pintura gtica mostrar a vida e os milagres dos santos com narrativas de brilhante colorido.

Artes

Seis cenas da vida de Cristo.

Interior da Baslica de So Francisco de Assis.

Cenas bblicas foram transformadas em pequenas peas teatrais. A vida de santos e histrias de pessoas recompensadas com o cu ou castigadas no inferno encenadas em praas pblicas e, at mesmo, no adro das Igrejas. Esse tipo de teatro religioso ainda se mantm nos nossos dias, nas representaes, ao ar livre, do Drama da Paixo de Cristo, como as que acontecem em Nova Jerusalm, no estado de Pernambuco e em Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski.

Palco renascentista. Fachada da Catedral de Colnia.

Na Idade Mdia, o teatro sofreu um forte declnio, pois a Igreja Catlica via-o com maus olhos e combatia-o violentamente. O teatro se manteve, durante essa poca, preservado pelos saltimbancos, que eram mais malabaristas e palhaos do que qualquer outra coisa. No entanto, com o decorrer do tempo, a Igreja Catlica diminuiu a perseguio s apresentaes teatrais, e ela prpria passou a utilizar o teatro como meio capaz de transmitir ao povo histrias e ensinamentos religiosos.

No ano de 1450, o alemo Johannes Gutenberg criou a impresso mecnica, utilizando tipos mveis de metal, permitindo a produo de livros de uma maneira veloz e menos complicada disseminando com maior amplitude o conhecimento. Essa inveno, as alteraes polticas e econmicas e uma sede crescente de conhecimentos estruturaram as bases para uma fase esplendorosa do mundo europeu o Renascimento.

22

A religio domina o mundo ocidental

Artes

Entrando em contato com o mundo interno


o professor pede que os alunos sentem-se da maneira mais confortvel possvel; o professor pede que os alunos coloquem as mos sobre as pernas e relaxem; sentindo que seus braos e pernas esto relaxados; o professor pede que os alunos fechem os olhos e relaxem; o professor, em voz pausada, vai lentamente levando os alunos a um relaxamento; nota: nesse relaxamento, trabalha-se com todo o corpo (dos ps cabea), principalmente, as articulaes; so dois movimentos bsicos: expanso (trs vezes) e contrao (trs vezes) dos msculos; inicia-se com o p direito; pede-se para contrair o p e, depois, relax-lo, voltando posio natural (trs vezes); em seguida, com o p esquerdo, repete-se o mesmo processo; retorna-se ao p direito e pede-se para estic-lo (expanso) e depois relax-lo; repete-se o processo anterior; fazer o mesmo com os ps, joelhos, quadris, abdmen, trax, braos, mos, ombros, pescoo e cabea; a partir desse momento, o professor dar as orientaes (ao comando da sua voz) e cada um tentar imaginar (tenta visualizar) cada comando: seu corpo comea a ficar leve... ...cada vez mais leve... ...e voc comea a levitar, saindo da sala de aula (atrs do teto)... ...levita sobre a cidade... ...afastando-se dela at se aproximar de um bosque... ...procure ver esse bosque... ...veja-o com ateno as rvores, a mata, os pssaros, os bichos, o cu, um riacho, o barulho do riacho... ...observe o melhor possvel (dar um pequeno tempo); aps um determinado tempo, solicitar a cada participante que se despea desse bosque e, lentamente, o professor deve conduzi-los ao caminho de volta (repetindo o processo de forma inversa); pedir a cada aluno que desenhe em uma folha de papel a paisagem que viram em sua experincia; deixar claro para o aluno que no deve preocupar-se com a qualidade do desenho, mas desenhar tudo o que foi lembrado. O importante o contato com essas imagens internas; comentar a experincia.

Atividades para casa


01.

A partir do desenho, o aluno deve criar uma histria com comeo, meio e fim. Debater com os colegas na aula seguinte.

02.

23

A religio domina o mundo ocidental

Artes
24

O homem volta a olhar para o homem

O homem volta a olhar para o homem


Renascimento
Por volta de 1500, a Europa sofria enormes transformaes: a navegao no Mediterrneo voltava a dinamizarse proporcionando um intercmbio comercial e cultural entre os povos que habitavam a Europa; a burguesia tornava-se mais participante na vida econmica e social; o homem passava a ser visto de uma maneira mais humanista e, neste processo, surgiu o conceito de individualismo o homem, detentor de direitos inalienveis, livre para trabalhar onde bem entendesse, para exercer com liberdade seus talentos; o mundo continuava a ser encarado como criao de Deus, mas a arte j no se prendia apenas nele ou em tudo que a ele se relacionasse, e o homem passava a assumir uma posio privilegiada. Essa transformao do universo medieval se processou lentamente, mas a sua grande conquista foi a revalorizao do homem e a rejeio da cultura do mundo medieval em troca de uma preocupao com uma cincia distanciada da religio e interessada em entender as causas das coisas por exemplo: a causa da movimentao da gua e dos ventos para se construrem melhores navios. Na arte, ento, o que realmente importava era criar a iluso de um mundo imaginrio que, de repente, adquiriria vida prpria. O Nascimento de Vnus um exemplo disso. necessrios para desenvolver uma nova forma de expresso, estilstica e graficamente diferente, tanto da cultura clssica quanto da medieval, no entanto, relacionada com ambas e delas oriunda. Podemos apresentar como exemplo a escultura La Piet, de Michelangelo Buonarroti (1475-1564).

Artes

La Piet, de Michelangelo.

O tema cristo (medieval), mas a forma como a obra foi feita clssica. O poder expressivo e a beleza do corpo humano foram os dois ideais que a Renascena encontrou realizados na arte clssica, pois o Renascimento surgiu quando o homem comeou a estudar e a valorizar o seu passado.

Nascimento de Vnus, de Boticelli.

Os artistas e pensadores do Renascimento voltavam seus olhos para a cultura clssica (cultura greco-romana), no apenas para a copi-la, mas tambm refletir sobre ela a fim de assimil-la, retirando de ambas os conhecimentos

Arte medieval.

25

O homem volta a olhar para o homem


E souberam bem distribuir a luz e as sombras, dando mais exatido s suas obras. De um modo geral, os princpios estticos do Renascimento so: a arte, como estudo da natureza, corpo humano e paisagens, deve ser apresentada sem disfarce; a pintura e a escultura so coisas do esprito e da inteligncia; o uso da perspectiva cientfica e a elaborao das teorias matemticas da proporo.

Artes

Arte renascentista.

Madona del Garofano, de Leonardo da Vinci.

Se, na pintura, Leonardo da Vinci considerado o maior nome, na escultura, o grande mestre foi Michelangelo, cujas obras, incluindo suas pinturas, pelo vigor dos desenhos e do volume, possuem carter escultrio.
Arte greco-romana.

A pintura, segundo alguns historiadores, foi a manifestao artstica que mais progrediu no Renascimento. Os pintores renascentistas ficaram famosos por suas figuras perfeitas e pelo aperfeioamento da perspectiva. Leonardo da Vinci foi um dos artistas representativos desse perodo.

A lima Ceia, de Leonardo da Vinci.

O Juzo Universal: detalhe do Cristo Juiz, de Michelangelo.

26

O homem volta a olhar para o homem


As aventuras se sucedem e a condio do homem diante das surpresas da vida relatada de uma forma sensvel e comovente.

Artes

Davi, de Michelangelo.

Mas no foi apenas em manifestaes artsticas visuais que o Renascimento nos legou grandes obras de arte. A literatura traz nomes de grande dimenso Dante Alighieri, Boccaccio, Rabelais, Lus de Cames, Miguel de Cervantes e Shakespeare. Trs deles, com o decorrer do tempo, cresceram em importncia e significado para a cultura ocidental. O primeiro, Lus de Cames, tem um significado especial para ns, brasileiros, por ser um poeta portugus que, em sua principal obra, Os Lusadas, narra o herosmo das grandes aventuras portuguesas. O segundo, Cervantes, escreveu a obra-prima Dom Quixote, que narra as aventuras de um fidalgo espanhol. Dom Quixote, um homem fora do seu tempo, era fascinado pelo mundo medieval. O mundo medieval ficara no passado, j no mais existia. Numa espcie de delrio, o j idoso Dom Quixote acredita ser cavaleiro andante e sai pelas terras da Espanha em busca da mulher amada, Dulcinia.

Dom Quixote, de Cervantes..

O terceiro deles o dramaturgo ingls William Shakespeare (1564-1616). Segundo Arnold Hauser, Shakespeare e Cervantes, so os errantes de sua poca. Falam de um mundo antigo que desaparecia a Idade Mdia, ao mesmo tempo que revelam um novo mundo, uma nova viso de mundo se estruturando o mundo renascentista. Se o personagem de Cervantes, Dom Quixote, vive perdido em um mundo de sonhos, de delrio, da fantasia em choque com a realidade; os personagens de Shakespeare vivem grandes conflitos e fraquezas espirituais, naturais em qualquer pessoa e, embora no defendam nenhuma tendncia religiosa, seus heris sempre atingem um objetivo final, moralmente virtuoso. Dentre seus principais textos, podemos citar Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo e A Megera Domada.

Dramatizao das histrias


Dividir os alunos em subgrupos. Os alunos devem relatar aos colegas do seu grupo a histria que criaram. Os alunos, em conjunto, devem criar uma nova histria tomando como base aquilo que foi apresentado nas histrias individuais. Os alunos faro uma dramatizao da histria criada coletivamente e a apresentaro aos colegas dos outros grupos. Comentar a experincia.

27

O homem volta a olhar para o homem

Artes
28

O homem descobre novos mundos

O homem descobre novos mundos


Do Renascimento at nossos dias
Nos ltimos 500 anos, e principalmente no sculo XX, o mundo passou por transformaes notveis. O comrcio martimo expandiu-se fenomenalmente: passou a ser realizado no apenas entre pases europeus, mas, ultrapassando distantes fronteiras, tambm se estabeleceu com pases da sia, como a China, a ndia e o Japo. Nos sculos XV e XVI surgiu uma nova viso de mundo antropocentrismo (sistema filosfico segundo o qual o homem era o centro do universo). Nessa mesma poca surgiu a cincia moderna. Toda a produo artstica europia do final do sculo XVI at quase metade do sculo XVIII abandonou as leis reguladoras que haviam sido seguidas no Renascimento. Enquanto os artistas renascentistas visavam linha e ao desenho, o barroco procurava o pictrico, as cores; os renascentistas preferiam estudar os planos e as superfcies, enquanto os barrocos privilegiavam a profundidade e os volumes; os renascentistas procuravam a harmonia, e o barroco, a emoo. Os temas j no eram apenas religiosos. Acontecimentos histricos, econmicos e sociais eram tambm focalizados. Um exemplo disso se percebe na obra de Rembrandt, pintor holands, que retratou com excepcional qualidade a burguesia mercantil, usando a tcnica de luz e sombra, procurando dar uma interpretao psicolgica de seus modelos ou de si prprio nos seus notveis autoretratos.

Artes

Ronda Noturna, de Rembrandt.

Auto-retrato com a Esposa, Rembrandt.

No Brasil, muitos pintores da fase barroca se destacaram, sendo o mais renomado o mineiro Manoel da Costa Athade. Mas da escultura que vem o nome de um dos nossos maiores artistas: Antnio Francisco Lisboa (17301814), chamado de Aleijadinho. O que caracterizou o sculo XIX foi a escola neoclssica, que, em sntese, representou a tentativa de restaurar as artes da antigidade clssica greco-romana. O Arco do Triunfo um exemplo da arquitetura neoclssica.

Propores do Corpo Humano, Leonardo da Vinci.

Arco do Triunfo.

29

O homem descobre novos mundos


A partir de 1820, as escolas se sucederam rapidamente: Romantismo, Realismo e Impressionismo. E aqui devemos falar um pouco a respeito da ltima escola o Impressionismo. O Impressionismo foi o movimento mais importante e revolucionrio, ocorrido na pintura ocidental, nessa poca. Para melhor entender essa escola, vejamos alguns dos seus princpios mais importantes: as cores no traduzem uma realidade permanente, elas mudam constantemente; por exemplo, o mar muda a sua cor conforme decorre o dia o mar no tem a mesma cor ao amanhecer, ao entardecer e ao anoitecer; as sombras no so pretas ou escuras, elas so luminosas e coloridas; a forma dos objetos no definida. Como exemplo de pintura impressionista, vejamos Ninfeas, de 1910, um quadro de Monet. Vejam que, no quadro, gua e flores convertem-se apenas em notas luminosas, em torno das quais o artista cria infinitas variaes tonais. Aqui, o Impressionismo quase abstrato. Alguns anos antes (1905), Monet havia pintado esse mesmo lago de seu jardim. Observem a diferena. Na pintura feita em 1905 existe uma melhor definio das formas e cores: Outras escolas vieram: o Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, entre outras. Devemos destacar o Abstracionismo. Nele, as formas e cores no possuem relao direta com as formas e cores da realidade visual. Seu maior representante Kandinsky (18631944). Abaixo, temos uma de suas obras mais famosas, chamada de Improvisao 26.

Artes

Improvisao 26, de Kandinski.

Vejam que, nesse quadro, as formas e cores esto desligadas de quaisquer modelos, dispondo-se espontaneamente segundo um ritmo prprio que nada tem a ver com a realidade objetiva. Podemos dividir a arte brasileira em duas fases: a primeira gerao, de 1922 a 1950, e a segunda gerao de 1950 para c. Nomes de alguns artistas representativos dessa poca: na pintura, Anita Malfati, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Portinari. Na literatura, Mrio de Andrade, Oswald de Andrade, Guimares Rosa, Graciliano Ramos, Jos Lins do Rego. Porm, a maior caracterstica do sculo XX a diversidade de manifestaes artsticas. Novas formas de se expressar artisticamente surgem: a fotografia, o cinema, a televiso, a publicidade e o design industrial.

Ninfeas 1905, de Monet.

30

Ninfeas 1910, de Monet.

Arte nossa eterna companheira

Arte nossa eterna companheira


Lendo um quadro
Agora vamos ver como e por que isso acontece. O quadro retrata o prprio pintor executando uma grande tela, e est, na pintura, de costas, ao seu lado as meninas e acompanhantes, ao fundo uma porta aberta onde se v um homem. Na parede do fundo, vrios quadros e um espelho com duas figuras aparecendo entre os brilhos do reflexo do vidro. Essa disposio dos elementos que constituem a obra monta um contexto riqussimo para ns, espectadores. O pintor est ligeiramente afastado do quadro. O brao que segura o pincel est dobrado para a esquerda, na direo da palheta. Essa mo est pendente do olhar. O olhar do auto-retratado (Velsquez) capta quem observa a obra e da parte o incio de um dilogo que poderia ser assim resumido: Quem observa a cena? Quem pinta? Quem retratado? com esse artifcio que Velsquez faz desaparecer o distanciamento entre obra e observador, cria a iluso de que o observador quem est sendo retratado. Nesse momento o espectador pode pensar: o pintor est olhando para fora do quadro, est olhando para mim, a mim que ele est pintando. Mas se essa pessoa que observa continuar tentando ler, entender o quadro, observar que o olhar de outras personagens parecem tambm olhar para fora; olhar para quem est sendo realmente retratado. Nesse momento o observador deve quebrar essa sensao de estar dentro do quadro e procurar olhar racionalmente e perguntar-se novamente: quem o pintor est realmente retratando? esse enigma que cria toda a magia dessa obra de Velsquez. Mas vamos observar novamente o quadro. Quem o pintor est pintando? E a resposta simples. O pintor est pintando o rei e a rainha, que aparecem refletidos no espelho, no fundo, e quase no centro do quadro. Esse vaivm de olhares traa no ar a linha que une o quadro ao ambiente ao qual ele pertence. A obra deixa de ser algo esttico, como se criasse vida, movimento. O quadro se abre para frente numa grande volta, (diz Foucault); comea no olhar do pintor do auto-retrato, vai ao espectador, leva-o ao espelho que fixa o casal real no lugar ao lado do autor no momento em que compe e ao lado do espectador, da corre aos personagens cada um recebendo e devolvendo essa maravilhosa serpentina que

Artes

As Meninas, obra em que Velsquez coloca como cenrio o seu prprio estdio no palcio real (1656, Museu do Prado).

O quadro mostra a infanta Margarida na companhia de duas damas de honra; ela visita seus pais no momento em que eles esto sendo retratados pelo artista. O pintor aparece de p, do lado esquerdo, diante de enorme tela na qual se v apenas a armao do fundo. A sala baixa apresenta paredes em tons mornos, recobertas de quadros. Num espelho brilham os vultos do rei e da rainha que esto sendo retratados. A luz jorra de uma porta, ao fundo, contrastando com a imagem negra de um oficial da crte e parente do pintor. Embora existam outras fontes de luz, vindas das janelas direita, a iluminao principal de toda a cena est concentrada no brilho especial que destaca a figura da infanta. A anlise, acima, do quadro As Meninas, feita por Michel Foucault, revolucionou toda a viso esttica das obras de arte. Foucault prova que Velsquez cria uma composio que no se restringe apenas aos limites da pintura. Nela o espectador no apenas um observador; na verdade, ele (o observador) como que sugado para dentro do quadro torna-se participante do quadro. O quadro o envolve como um lao e puxa-o para dentro de si; ocorre uma interao entre obra e espectador.

31

Arte nossa eterna companheira


se remete ao espao que atravessa o observador, volta ao quadro e retorna novamente ao que observa. como uma serpentina que se desenrola e a tudo envolve. No momento em que estamos observando essa obra, vem-nos uma sensao inicial de confuso e espanto, pois o quadro, como num passe de mgica, elimina o tempo e o espao por alguns momentos somos levados ao local em que aquela cena est acontecendo e deixamos o presente para mergulhar no passado ou o passado vem at ns e nos transporta para um novo estado de conscincia. E, ento, voltamos realidade e ao presente. Ns no apenas observamos a obra, mas a vivenciamos e, com isso, nos transformamos.

Artes

Observe bem o quadro acima e responda:


01.

Qual a sensao ao contemplar essa obra?


a) b) c) d) Tenso. Energia. Conflito. Harmonia. e) Alegria. f) Tristeza. g) Realidade. h) Fantasia.

02.

O que voc acha que o artista pensou quando realizou essa obra? O que ele quis dizer com ela?

32

Arte nossa eterna companheira


03.

Como voc se sente diante desse trabalho?

33

Artes

Arte nossa eterna companheira

Artes
34

Na infncia do homem o nascimento da arte

Na infncia do homem o nascimento da arte


Msica
O que msica? Msica, poderamos dizer, a arte dos sons, combinados de acordo com as variaes da altura, proporcionados segundo a sua durao e ordenados sob as leis da esttica. So trs os elementos fundamentais de que se compe a msica: melodia; ritmo; harmonia. Mas, como dissemos no incio, a msica a arte dos sons; assim, para melhor entend-la, primeiro falaremos um pouco a respeito de som. O que som? A definio de som que nos dada pelo Dicionrio Aurlio : Fenmeno acstico que consiste na propagao de ondas sonoras produzidas por um corpo que vibra em meio material elstico (especialmente o ar). Som a sensao auditiva criada por esse fenmeno. Sempre que pensamos em som, pensamos em msica. Som, entretanto, no apenas msica. A palavra som. O barulho de dois elementos slidos se chocando som. O vento passando por entre frestas produz som. O eco som. som tambm o barulho do mar; o balbuciar de um beb; o riso e o choro produzem sons; um grito de socorro; o arrastar de uma cadeira; a exploso de uma bomba, tudo produz som. Tudo isso som. Mas surge uma nova pergunta: quais os elementos que do forma ao som? Primeiro preciso que se diga que todos os sons provm de uma fonte que recebe o nome de fonte sonora. Por exemplo: bata palmas. Isso uma fonte sonora. Outro exemplo: assobie. Passe uma lixa sobre a madeira. Tudo isso fonte sonora. Os exemplos acima, alm de esclarecerem o que uma fonte sonora, tambm trazem um novo dado: os sons tm diferenas, so variveis em suas manifestaes. E isso acontece porque as ondas sonoras, como j vimos, no so iguais e, por isso, produzem vibraes diferentes. Essas diferenas so provocadas pelos elementos formadores do som. E quais so esses elementos formadores do som? Altura; Durao; Densidade; Intensidade; Timbre. Agora, vamos voltar ao Dicionrio Aurlio e ver como ele define cada um desses elementos. Altura propriedade de uma onda ou vibrao sonora, caracterizada pela freqncia da vibrao. Dependendo de sua altura, o som pode ser grave ou agudo. Podemos tambm dizer que so essas diferenas de altura que criam as notas musicais. Essas notas musicais so conhecidas como D, R, Mi, F, Sol, L, Si. seqncia dessas notas damos o nome de Escala Musical, e elas so, poderamos dizer, as letras do alfabeto musical com as quais o compositor vai criar as palavras, que vo compor as palavras que iro compor as frases da histria musical que o compositor desejar criar. Durao consiste no espao de tempo em que o som acontece. Ele pode ser obviamente longo, curto ou, at mesmo, estar ausente. A essas ausncias de som damos o nome de pausas. A combinao de sons e pausas damos o nome de ritmo. Densidade a qualidade daquilo que denso, isto , que tem muita massa e peso em relao ao volume. Transpondo isso para a msica, poderamos dizer que densidade a quantidade de sons acontecendo ao mesmo momento num mesmo lugar. Ex.: 1. o som de uma flauta; 2. o som de vrios instrumentos numa bateria de escola de samba. Intensidade poderamos definir intensidade como o maior ou menor grau de fora com que um som emitido. No campo da msica, podemos dizer que a maior ou a menor amplitude de vibraes, que podem ser fortes, fracas, dependendo da fora com que acontecem. Por exemplo: o som de um trovo; o barulho suave do vento nas folhas das rvores. Timbre qualidade distinta de sons da mesma altura e intensidade, e que resulta da quantidade maior ou menor dos instrumentos de percusso. Timbre, na verdade, a marca, o selo que personaliza o som; que o caracteriza; que nos permite saber se ele de um piano, de uma guitarra ou de uma corneta.

35

Artes

Na infncia do homem o nascimento da arte


Falamos o tempo todo a respeito do som porque msica simplesmente som (ou ausncia dele). E, falando do som, falamos de msica, pois som a matria-prima de que feita a msica e, para entend-la, devemos simplesmente estar atentos aos sons; sua altura; sua densidade; sua intensidade; ao seu timbre e sua durao. dele que o compositor faz uso para expressar, por meio de sua composio musical, aquilo que pretende comunicar, dizer ao ouvinte. E por meio dele que um compositor cria uma msica suave como Garota de Ipanema; empolgante como o Hino Nacional; alegre como uma marchinha de carnaval; profunda como as sinfonias de Beethoven, e envolvente e triste como o Lago dos Cisnes.

Artes

01.

O professor distribui bales vazios (bexigas) para os alunos e pede que no encham esses bales. O professor incentiva os alunos a explorarem o mximo possvel o balo vazio. Estic-lo, cheir-lo, sentir sua textura, procura tirar algum som do balo vazio. O professor ento pede que os alunos encham o balo e que voltem a explor-lo, agora cheio. O professor pede que os alunos procurem tirar algum som do balo. Experimentar as vrias possibilidades que ele apresenta. Incentivar que os alunos produzam sons graves, agudos; sons suaves e sons rpidos, ritmos diferentes; aumentar ou diminuir a densidade do som etc. Finalmente, pedido que os alunos procurem criar uma nica msica como se formassem uma orquestra. Para finalizar, comentar a experincia.

02.

03.

04.

05.

06.

07.

36

Grcia e Roma os fundamentos da arte ocidental

Grcia e Roma os fundamentos da arte ocidental


A dana 1
A dana nasceu associada s prticas mgicas do homem. Com o desenvolvimento da civilizao, o rito separou-se da dana, configurando-se assim um campo mais especfico para essa manifestao cultural. Como vimos em nossas primeiras aulas, o homem primitivo pintava nas paredes das grutas, cavernas e galerias subterrneas cenas de caa e rituais que representavam a caada. Pareciam acreditar ser possvel, pela representao pictrica, alcanar determinados objetivos, como abater um animal, por exemplo.

Artes

Homem com mscara de cabea de ave atacado por um bisonte ferido.

Caa ao Rinoceronte.

Na figura acima, vemos a representao de um ritual de caa ao rinoceronte. Nesta outra figura, o que vemos um homem com uma mscara de ave. O que est a desenhado no exatamente uma figura humana e, sim, uma figura fantasiada de animal. Podemos deduzir que o significado disso que o homem/feiticeiro, vestido com peles de animais, ou mscaras que o representem, est naquele momento incorporando o poder desse animal e, mediante a incorporao das foras dele, adquire sobre ele um domnio, um controle das suas foras.

Nessa tentativa de conquistar magicamente a caa, o homem primitivo no apenas pintava as paredes, mas tambm criava rituais com um fundo mgico, nos quais, por meio da imitao desses animais, de atos de caa ou de luta, procurava estabelecer uma ligao misteriosa com as foras da natureza e sobre elas adquirir domnio. Desses rituais originaram-se o teatro, a msica e a dana. Os primeiros registros dessas atividades ritualsticas datam do paleoltico superior. Naquela poca os homens viviam em pequenos bandos isolados, cultivando um primitivo individualismo, apenas se preocupando em coletar alimentos. No h indicaes de que cultuassem alguma divindade ou acreditassem na vida aps a morte, nem que possussem um pensamento lgico. Eles eram apenas dominados por esse pensamento mgico, rudimentar. J no neoltico, o homem adorava os espritos, cultuava e enterrava seus mortos. Nas cerimonias e cultos, a dana tinha um importante papel, sendo mesmo a arte dominante do perodo; sua execuo estava a cargo dos homens, principalmente dos magos e sacerdotes. Talvez j fossem acompanhados por alguma msica, como se depreende de uma ou outra pintura mural e pelo encontro, em escavaes, entalhados em osso, flautas e matracas, muitas vezes tambm representados em tais pinturas. A princpio, homens deviam danar nus. Quando a dana tornou-se um elemento ritual e sua execuo quase que s um privilgio de sacerdotes, eles se cobriram de amuletos na presuno, talvez, de que assim teriam mais foras para enfrentar os poderes sobrenaturais e a prpria natureza. A dana pode ser considerada a mais antiga das artes, a mais capaz de exprimir tanto as mais fortes quanto as mais simples emoes sem o auxlio da palavra. A arte da dana tambm profundamente simblica, capaz de sugerir, ilimitadamente, imagens e associaes cheias de riqueza e de vitalidade.

37

Grcia e Roma os fundamentos da arte ocidental


O Dicionrio Aurlio define dana como uma seqncia de movimentos corporais executados de maneira ritmada, em geral ao som de msica. Essa definio levaria a um dado fundamental para se entender a dana, o ritmo. Dana expressa movimentos e gestos, mas esses gestos e movimentos s obteriam um efeito mgico ou encantatrio se executados dentro de certas regras e medidas, no necessariamente regulares ou aparentes, mas que os tornassem um conjunto homogneo e fluente no tempo, quando tinham, enfim, sua durao dividida em determinados intervalos, isto , dentro de um ritmo, fator indispensvel para que essa atividade se configurasse uma dana. Vimos que ritmo uma seqncia de duraes de sons e silncios, isto , ritmo um agrupamento, uma organizao, uma combinao ou juno de duraes sonoras. Dentro da linguagem musical, ritmos so as diversas maneiras de usar o som de que um compositor faz uso para realizar sua obra. Dois elementos do ritmo so fundamentais para defini-lo: o andamento e a pulsao. O andamento est relacionado com a rapidez ou com a lentido de uma msica. A pulsao o elemento que regula uma msica. Ela corresponderia s batidas do nosso corao. ele que nos faz bater o p, ou bater palmas, procurando fazer o acompanhamento de determinada msica. Na dana, o ritmo pode ser externo ou interno. O ritmo de origem externa aquele que provm da msica ou de sons que chegam at o danarino. O ritmo interno aquele que provm do mundo interior (psquico e biolgico) do danarino. Acompanhar os batimentos cardacos pode ser um exemplo desse tipo de ritmo. Com o passar do tempo, assim como a msica e o teatro, a dana vai se distanciando do aspecto mgico ou religioso. Vai tornando-se mais complexa e tomando forma diferenciada, tpica dos variados grupos sociais dos quais se origina. Por exemplo, a dana na Grcia diferente da que executada na China. Grupos sociais diferentes criam diferentes maneiras de se expressar artisticamente, quer seja na msica, no teatro ou na dana. Na Grcia, a dana originou-se de rituais religiosos. Acreditavam os gregos no poder mgico da dana. Os vrios deuses gregos eram cultuados de diferentes maneiras e deles a msica era parte fundamental. Importante no teatro, a dana nele se manifestava por meio do coro. Em Roma, a dana nunca foi privilegiada. Na verdade, em Roma, a dana entra em total decadncia. S no Renascimento ela recupera suas qualidades e sua importncia.

Artes

A Dana na Grcia e em Roma.

Renascimento
A dana, no Renascimento, torna-se mais complexa e passa a ser executada tambm por pessoas ou grupos organizados, com estudos especficos, em palcos ou em outros espaos adequados, sendo ento conhecida como bal. At o Renascimento, a dana permanecera como uma atividade ldica executada por pares ou grupos entre nobres, aldees e plebeus. Se at essa poca a dana era algo improvisado, a partir desse momento da histria, tal divertimento adquire uma forma mais disciplinada. Comeam-se a anotar os passos das danas, para que sejam codificados e criado um repertrio de movimentos estilizados. nesse perodo que comea a ser usado o termo bal, na poca, balleto, significando um conjunto de ritmos e passos, a partir dos quais muitos outros se seguiriam. Graas a essa ordenao e codificao de movimentos da dana, tornou-se possvel estudar separadamente os seus passos, de acordo com a criatividade do coregrafo. Estavam, enfim, abertas as portas para a organizao, desenvolvimento e crescimento da dana em qualidade. No sculo XVI, o balleto era a grande moda na Itlia e, a seguir, na Frana. Nessa poca, na comemorao do casamento de uma irm da rainha Catarina, as damas da corte, at ento excludas das danas, tomaram parte, constituindo o que pode ser considerado como o primeiro corpo de baile.

38

Grcia e Roma os fundamentos da arte ocidental


Nessa poca, tambm, Beaujoyesusc (o mais importante homem de bal da corte de Carlos IX) une os elementos tradicionais de espetculos italianos com elementos teatrais, criando um gnero novo em que se incluem a dana, a mmica, a declamao, o canto, a cenografia e a cenotcnica a que chamou de ballet comique de la reine. O sculo XVII considerado o grande sculo do bal. O bal sai dos sales dos castelos e transfere-se para os palcos. Essa mudana provoca transformaes na maneira de apresentar-se, criando uma nova coreografia. No sculo XVIII, a dana readquire todo o seu esplendor, sendo executada nos palcos dos teatros por verdadeiros profissionais de ambos os sexos e uma verdadeira revoluo acontece. Surge uma frmula nova, o drama bal pantomima. Antes de continuar, faamos uma breve interrupo para procurar entender o que coreografia pantomima. Pantomima pode ser definida como a arte ou ato de expressar-se por meio de gestos, ou seja, qualquer pea teatral de qualquer gnero, em que o ator ou atores se manifestam simplesmente por gestos, expresses corporais ou fisionmicas, sem o uso da palavra. Agora vejamos o que coreografia. Coreografia a arte de compor bailados. a arte de anotar, sobre o papel, os passos e as regras do bailado. So os gestos, os movimentos, a localizao no palco que o coregrafo deseja que sejam executados pelo danarino. Voltemos agora a falar a respeito do desenvolvimento da arte da dana que interrompemos anteriormente. O uso da pantomima no bal veio trazer o que faltava a ele: um sentido ao enredo, tornado dramtico, alm da beleza dos cenrios, dos figurinos. Explicando melhor, podemos dizer que, com a pantomima, o bal pde contar uma histria com comeo, meio e fim. No entanto, a revoluo do bal s se completaria no final do sculo XVIII, com o surgimento do Romantismo. O Romantismo procurou recuperar a harmonia entre o homem e o mundo. Sendo absorvido pelo bal, o termo Romantismo, que at aquela poca falava de histrias de fadas, bruxas, ou feiticeiras, adquire um carter mais amplo. nessa poca, tambm, que se comeam a usar as sapatilhas. A decadncia do bal romntico acentua-se no comeo da segunda metade do sculo XIX, quando, ento, uma mulher iria novamente revolucionar toda a dana. Seu nome: Isadora Ducan. E ela, Isadora, faz principalmente uma grande renovao na dana; at ento ningum danara na ponta dos ps no bal, por que no danar assim: mais livre, mais solta, mais como a vida ? E a partir desse pensamento, criara-se um novo tipo de dana, sem as cadeias que a aprisionavam at aquela poca. No incio do sculo XX, o grande revolucionrio da dana foi o russo, Serge Pavlovitch Diaglhilev, que, mesmo no vendo um danarino, criou as condies mticas, como Nijinski. Nos Estados Unidos, na dcada de cinqenta, Martha Grahan cria uma nova maneira de danar; uma forma de danar independente da msica, baseando-se principalmente nos sentimentos que qualquer som consegue provocar. E com isso Martha abre espao para todas as possibilidades de danas.

Artes

01. 02. 03.

O professor pede que os alunos relaxem. O professor coloca uma msica tranqila e envolvente. O professor pede para que os alunos deixem-se levar pela msica e que medida que se sintam levados por ela comecem a movimentar-se. O professor pede, finalmente, que se levantem e soltem-se com a msica. No final discutir a respeito de tudo que foi vivenciado.

04. 05.

39

Grcia e Roma os fundamentos da arte ocidental

Artes
40

Idade Mdia sob o domnio do Cristianismo

Idade Mdia sob o domnio do Cristianismo


Cinema 1
Falaremos um pouco a respeito do cinema e, para isso, vamos inicialmente procurar imit-lo. Tentemos visualizar estas cenas: Noite de inverno em Paris; mais precisamente, o Natal j ficou para trs e faltam ainda alguns dias para o ano terminar; estamos no dia 28 de dezembro de 1895. sbado e as ruas esto repletas de pessoas. As comemoraes das festas de fim de ano criam um clima festivo e, apesar do frio da noite invernal, em meio s msicas, s luzes e alegre movimentao, num poro escuro do Gran Caf, algo inusitado, quase misterioso acontece: em uma sala escura, um pequeno grupo de pessoas olha hipnotizado para uma grande tela branca. Na verdade, a tela aos poucos deixa de ser branca, pois nela surgem imagens de pessoas saindo de uma fbrica. Logo depois, outra cena cria um verdadeiro alvoroo na sala: um trem avana em direo platia. Algumas pessoas chegam a pular de suas cadeiras, assustadas, criando um princpio de tumulto. No entanto, o trem passa e tudo continua como antes; esse foi o primeiro susto que essa inveno provocou no pblico que assistiu apresentao. Nessa noite, e com esse susto, nascia o cinema, e da em diante faria nascer um novo mundo. O homem inventara o cinema e este inventaria o mocinho, a mocinha e o bandido, criaria novos mundos no fundo dos mares, em desertos e nas estrelas. Em pocas passadas e futuras, contaria histrias alegres e tristes, mostraria o homem no seu cotidiano e seus mundos de fantasia, mostraria a realidade e o sonho. A stima arte nascia. A arte que viria representar soberbamente o sculo XX e que s nele poderia ter acontecido, pois para que ele (o cinema) fosse possvel, a humanidade j deveria encontrar-se inserida em um sistema industrial com suas incrveis invenes, como a eletricidade, a fotografia, a persistncia retiniana etc. Hoje, gravada numa pedra, no nmero 14 da rua dos Capucinos em Paris, uma inscrio eterniza aquela noite. Nela est escrito: Aqui, em 28 de dezembro de 1895, tiveram lugar as primeiras projees pblicas de fotografia animada com auxlio de cinematgrafo, aparelho inventado pelos irmos Lumire. Naquela data ficou estabelecido o nascimento do cinema e seus criadores foram os irmos Auguste e Louis Lumire; no entanto, para chegar at esse momento, toda uma histria aconteceu. E a histria do nascimento do cinema , resumidamente, esta: Sculo XVIII, reinado de Luis XIV, o mundo tem notcia do embrio do cinema: a lanterna mgica.

Artes

Lanterna mgica.

41

Idade Mdia sob o domnio do Cristianismo

Artes

Lanterna mgica
Um artefato projetou imagens, como mostra as figuras acima. Outro passo importante foi dado com a inveno do fenacistoscpio: aparelho constitudo de dois discos de papelo; num deles esto desenhadas as diferentes fases de um mesmo movimento, o outro tem fendas distribudas de maneira to regular quanto as imagens se distribuem. Fazendo girar os dois discos, tem-se a impresso de ver o movimento acontecer e repetir-se. Para melhor esclarecer, observem-se as figuras abaixo:

Um fenacistoscpio.

Logo a seguir, o terceiro passo seria dado com a inveno do teatro ptico, por Emile Reynald. Na verdade, o teatro ptico apresentou-se como um aperfeioamento de uma outra descoberta sua o praxinoscpio.

Praxinoscpio.

Teatro ptico.

42

Idade Mdia sob o domnio do Cristianismo


O que diferenciou o Teatro ptico de todas as invenes anteriores e que o aproximou do cinema foram as imagens projetadas numa tela transparente ou numa parede branca. No final do sculo XIX, vrias descobertas se sucederam, facilitando o nascimento do cinema. A eletricidade e a fotografia destacaram-se como duas dessas descobertas, facilitadoras da criao do cinematographe (cinematgrafo): um aparelho capaz de projetar numa tela imagens em movimento, por meio de uma seqncia de fotografias.

Artes

Entrada do filme

Obturador

Guia do suporte de garras

Cmera triangular

Suporte de garras Sada do filme


Cinematgrafo.

E assim, chegamos quela noite de inverno de 28 de dezembro de 1895. Aps aquela sesso, outras apresentaes se sucederam, sempre cheias. Os irmos Lumire levaram sua inveno para toda a Frana, e, logo depois, para outros pases, inclusive para os Estados Unidos. E foi nos Estados Unidos que a nova inveno tornou-se uma indstria gigantesca. No sculo XX, o cinema espalhou-se por todos os pases; novas tecnologias surgiram e a qualidade dos filmes cresceu espantosamente. A capacidade de recriar a realidade foi se tornando cada vez maior e o desejo do homem de conhecer o mundo e conhecer-se recebeu um fantstico reforo com essa nova maneira de ele expressar-se artisticamente. Falamos um pouco a respeito dos primrdios do cinema, mas agora devemos fazer novas perguntas: Afinal de contas, o que cinema? O que o diferencia das outras formas de expresso artstica? Qual a sua real importncia? A essas perguntas daremos resposta na prxima aula.

43

Idade Mdia sob o domnio do Cristianismo

Artes
44

O renascimento o homem como o centro do universo

O renascimento o homem como o centro do universo


Cinema II
Vamos iniciar esta aula com uma pergunta: o que um filme? O Dicionrio Aurlio nos d a seguinte definio: uma seqncia de imagens e/ou de cenas, em movimento ou no, registradas em filme por uma cmera cinematogrfica, para projeo posterior em tela, depois de revelada a pelcula. Outra definio de filme poderia ser: uma histria contada por meio de imagens em movimento projetadas em uma tela. Essa definio levanta uma questo: filme sempre uma histria contada? A resposta no, um filme no necessariamente uma histria contada. Alguns filmes no contam uma histria, mostram aos espectadores um determinado acontecimento; uma certa regio geogrfica, para tanto, no precisa contar uma histria, mostra apenas fatos. A esses tipos de filme damos o nome de documentrio. Mas, se pensarmos no filme tradicional, ento estaremos pensando em uma histria contada. Para contar essa histria, o filme faz uso de uma espcie de linguagem. E o que linguagem? Linguagem o uso da palavra articulada ou escrita como meio de expresso ou comunicao entre duas ou mais pessoas. Mas no apenas a palavra comunica, as imagens tambm atuam como um meio de comunicao. Assim sendo, linguagem, no cinema, significa o uso de imagens apresentadas em seqncia numa tela branca com o objetivo de comunicar, expressar, contar algo para aquele que a observa. Vamos tentar entender melhor isso. Exemplo: Cena I Uma mulher est tomando banho. Cena I1 Aparece uma mo segurando uma faca afiada. Cena I11 A mo com a faca aproxima-se da cortina do banheiro onde a mulher se encontra. Cena IV A mulher v a faca e grita. Cena V Gotas de sangue sujam uma parede. O que voc deduz disso? Voc sabe, mesmo sem ter visto, que houve um caso de agresso, um assassinato (ou pelo menos tentativa de um) e esse entendimento s foi possvel porque a seqncia de imagens comunicou a inteno do diretor do filme: um assassinato. E ele (o diretor) fez tudo isso sem o uso de palavras. As imagens contaram o fato. Bem, filme isto: uma seqncia de imagens contando uma histria. No incio da aula anterior, fizemos a descrio de um fato: a noite em que foi feita pela primeira vez a exibio de um filme para um pblico. Vamos retornar at l e transformar tal descrio em um roteiro. Syd Freld, famoso consultor de roteiro, esclarece melhor em que consiste um roteiro cinematogrfico. Diz ele:
O roteiro tem uma forma original; no um romance nem pea de teatro, mas combina elementos contidos em ambos. Um roteiro consiste em uma histria contada por meio de imagens, com dilogos e descries localizadas dentro do contexto da estrutura dramtica.

Artes

E continua, agora a respeito de estrutura.


A estrutura o fundamento de todo roteiro a espinha, o esqueleto que mantm tudo coeso. A estrutura de roteiro como um mapa rodovirio do deserto, que mostra todas as informaes de que o viajante necessita para enfrentar a jornada. tanto um guia como um apoio[...].

E agora vamos tarefa de transformar um texto em um roteiro cinematogrfico. Veja como fica.

Exterior Rua da Cidade noite


Uma rua de Paris. noite. Luzes e enfeites natalinos indicam a poca em que transcorre a cena. Ambiente festivo. Msicas e risos de pessoas. Numa vitrine, um calendrio indica que dia 28 de dezembro de 1895. A cmera caminha entre os transeuntes. Imagens de veculos puxados por cavalos; vitrines iluminadas, restaurantes, pessoas bebem, cantam, riem. Aparece uma placa identificando um restaurante como sendo um Gran Caf. A cmera entra no restaurante, passa por entre mesas, pelo balco, desce uma escada e entra numa sala semi-iluminada.

Interior Sala na Penumbra


Rostos suavemente iluminados. As pessoas olham com expresso de espanto para uma tela onde aparecem pessoas saindo de uma fbrica. Outros rostos aparecem. Expresses e gestos ansiosos nas pessoas. Na tela aparece a imagem de um trem se aproximando. A ansiedade aumenta na platia. Na tela o trem aproxima-se rapidamente. Algumas mulheres gritam. Homens riem nervosos. O trem aumenta na tela como se fosse dela sair e atropelar o pblico. Algumas pessoas gritam e levantam-se procurando fugir, derrubando cadeiras. O trem passa. Olhares de assombro. Risos. Palmas. Escurece... Esse seria o trecho de um roteiro para um hipottico filme. E o que ele faz? Ele mostra ao diretor as imagens que devem ser filmadas, o que deve ser mostrado, o clima em que devem ser feitas as filmagens ruas, restaurantes, salo da projeo do filme etc. Vamos agora conhecer dois pequenos trechos do roteiro de dois filmes: Thelma e Louise e O Exterminador do Futuro II.

45

O renascimento o homem como o centro do universo

Artes

Filme Thelma e Louise


Interior casa de Thelma dia: A polcia est grampeando o telefone, colhendo impresses digitais etc., enquanto Darryl fica sentado sem ao em sua cadeira reclinvel, com uma expresso estpida na face. Hal (para Darryl): Grampeamos o seu telefone, voc sabe. No caso de ela ligar. Max (o homem do FBI) se junta a eles andando pelo corredor. Max: Vamos deixar algum aqui na casa para o caso de ela ligar. Algum vai ficar aqui at que a encontremos. Hal: O mais importante no deixar perceber que voc sabe de alguma coisa. Queremos descobrir onde ela est. Agora, no quero entrar no terreno pessoal, mas voc tem um bom relacionamento com a sua mulher? ntimo dela? Darryl: Eu acho que sim, quer dizer, to ntimo quanto possvel com uma louca dessas. Max: Bem, se ela ligar, seja gentil. Como se estivesse contente em ouvi-la. Voc sabe, como se realmente sentisse falta dela. As mulheres adoram.

muro de seres humanos. Em cmera lenta, eles se movem em massa entre as filas brilhantes de carros espremidos, pra-choques contra pra-choques. Ondas de calor distorcem a torrente de faces. A imagem surreal, onrica... e como num sonho ela comea lentamente a fundir-se com....

Exterior Ruinas da Cidade noite


O mesmo lugar do ltimo plano, s que agora mostra uma paisagem do inferno. Os carros enferrujados esto parados em filas, e ainda pra-choques. Os contornos dos edifcios ao fundo foram quebrados por uma fora inimaginvel, como uma linha de areia pisoteadas...

Uma Cartela Surge em Fade Los Angeles, 11 de Julho de 2029 Sarah Conor (voz em off)
Trs bilhes de vidas humanas terminaram em 29 de agosto de 1997. Os sobreviventes do fogo nuclear chamaram a guerra do Juzo Final. Eles sobreviveram somente para encarar outro pesadelo: a guerra contra as mquinas... Ela pra de falar e vemos um p metlico quebrando a caveira como se fosse de loua. O roteiro no o nico elemento fundamental na criao de um filme. Muitos outros elementos so necessrios para que um filme acontea. Por exemplo: os movimentos da cmera; os ngulos cuidadosamente escolhidos para que as cenas sejam filmadas, a msica que acompanha as imagens, entre outros. Isso tudo bsico, esquecendo a funo do diretor e dos atores, sem os quais o filme torna-se impossvel (no estamos aqui falando do documentrio ou do desenho animado), pois, assim como no teatro, tambm no cinema o ator se destaca como o elemento provocador de todo o desenvolvimento da histria a ser contada.

Filme O Exterminador do Futuro II (cenas do incio do filme)


Centro de Los Angeles. Meio-dia de um dia quente de vero. A multido da hora do almoo empilha-se num

01.

Assistir a um filme, individualmente ou em grupo, escolher uma cena ou seqncia e pass-los para o papel no formato de um roteiro. Criar, em grupo ou individualmente, uma cena fictcia em forma de roteiro.

02.

46

A diversificao da manifestao artstica

A diversificao da manifestao artstica


O teatro

Artes

Interior de um teatro do sc. XIX. o Teatro Drury Lane, em Londres, segundo aquarela de Edward Dayes.

Como j de nosso conhecimento, o teatro se destaca como uma das manifestaes artsticas de primeira grandeza na cultura mundial. Dissemos que ele originou-se na Grcia. Devemos agora, entretanto, salientar que quando falamos que o teatro originou-se na Grcia, estamos falando do teatro ocidental e no estamos incluindo as manifestaes teatrais da cultura oriental. Dissemos tambm que, apesar de sua origem grega, j na Idade da Pedra encontram-se vestgios dessa forma de expresso artstica: pinturas rupestres, manifestaes ritualsticas que poderamos chamar de teatralizaes. Se afirmamos que ele teve sua origem na Grcia devido ao fato de que ali foram encontrados registros mais precisos de como os feitos se deram, sua presena em nossa cultura (a ocidental) avassaladora. O criador da tragdia francesa, Corneille, e o poeta trgico, tambm francs, Racine, grandes poetas acadmicos rivais, prosseguiram na tarefa de conquistar a perfeio na tragdia clssica, capacidade de falar a respeito da vida ou, pelo menos, tentar explic-la, at o sculo XIX. O sculo XX proporcionou as mais variadas possibilidades de explicaes ou resolues da vida, enfim, o que o teatro procura dar.

Na verdade, sempre foi esta a tentativa primeira da manifestao teatral: explicar ou tentar explicar o significado ou a razo do viver. No entanto, foi no sculo XX que um novo terico de teatro, Bertold Brecht, refez a maneira tradicional do fazer teatral. O que se pedia ou se exigia do ator era que ele fosse o mximo possvel do personagem que vivia. Por exemplo: se voc fosse interpretar um homem invadido por extremo sofrimento deveria procurar voc, o ator que o interpreta uma situao de mximo sofrimento vivido e reviv-lo naquele momento como se fosse o prprio personagem. Com isso, o ator levava a platia consigo, ao sofrimento alegria. Procurava-se o envolvimento total do espectador com o drama a que assistia. Com Brecht, tudo se modifica: o ator j no mais o personagem ele um ator, interpretando um personagem, que quer dizer, explicar, afirmar, mostrar, alguma coisa, fato ou situao. E com isso, provoca um certo distanciamento , histria e platia no se confundem, no se envolvem emocionalmente, mas analisam o que vem. quase como uma aula; o professor conta uma histria e os alunos a analisam. D-se a isso o nome de teatro didtico.

47

A diversificao da manifestao artstica


Com isso, no se quer impedir a emoo; na verdade, ela (a emoo) acontece pela momentnea descoberta da verdade. Depois de Brecht, o teatro passou pelas mais variadas modificaes e experincias possveis. O palco qualquer lugar possvel de uma atuao teatral de um ator. E tal lugar pode ser um salo, uma rua, uma casa, uma igreja etc. O texto j no precisa contar uma histria com comeo, meio e fim. Pode ser qualquer relato falado de algum (o personagem, ou ator) a respeito de qualquer coisa. O teatro, no mundo atual, como todas as artes, abre espao para o quase tudo acontecer. Veja exemplos: Na pea Macbeth (Shakespeare), Macbeth, um general do exrcito do rei, aps vencer a batalha fundamental de uma guerra, parte do campo de batalha, antes do rei; no caminho encontra trs feiticeiras que lhe dizem que ele, Macbeth, ser rei. Ora, para que ele fosse rei, o rei, ainda vivo, precisaria morrer. E ele com sua mulher, lady Macbeth, o matam e a tragdia acontece. No teatro moderno isso j no necessrio. O ator pode simplesmente falar de si mesmo, de suas experincias, da experincia de um personagem por ele autobiografado, entre outros. Mas para que tudo isso? Por que fazer teatro? As pessoas envolvidas com o teatro e o psicodrama afirmam que ns somos os atores e os autores de nossas vidas. Para eles, a vida um teatro e, como no teatro, existem vrios personagens, vrias histrias, vrias solues possveis para um mesmo problema, ou situao de vida; ou vrias possibilidades de fazer a vida continuar. Aprendendo teatro, segundo o que vimos acima, apreendemos a vida e aprendemos a viver melhor; pois aprendendo a viver um nmero maior de papis, aprendemos a vivenciar maior nmero de situaes. Exemplo disso: Se voc o tempo todo um paizo, vai procurar ajudar sempre todo mundo. No momento em que voc precisar ser ajudado, no saber como faz-lo; pois no sabe como pedir ajuda. Se num jogo teatral voc puder vivenciar o papel de filho (que precisa de ajuda), vai descobrir novas maneiras de resolver seus problemas. Outro exemplo: Voc vai ser um ator e, na histria a ser vivida, voc um filho rebelde e voc realmente um filho rebelde. No conflito que a histria vai desenvolver, voc vai ser capaz de analisar e compreender a sua prpria rebeldia e, ento, decidir se quer continuar nela ou no. E, finalmente, assim como a msica e a dana, o teatro, desde pocas remotas, sempre procurou interpretar, explicar ou absorver o mistrio da vida.

Artes

01. 02.

Dividir em subgrupos. Os participantes de cada grupo discutem e escolhem um nmero especfico de personagens, e a seguir cada um escolhe qual personagem quer ser.

48

A diversificao da manifestao artstica


03.

A partir da escolha de personagens, procura-se desenvolver uma histria, ou texto teatral, que ser vivenciado pelos personagens/atores. Apresentar a histria aos outros grupos.

Artes

04.

49

A diversificao da manifestao artstica

Artes
50

Referncias
ARMES, Roy. Panorama Histrico del Cine. Madrid: Editorial Fundamentos, 1976. ARTE NOS SCULOS. So Paulo: Abril Cultural, 1970. BATTISTONI FILHO, Duilio. Pequena Histria da Arte. Campinas: Papirus. CADERNOS de arte. Curitiba: Projeto de correo de fluxo, 1998. CADERNOS de orientao ao professor. So Paulo: Pueri Domus Escolas Associadas. CADERNOS histria da Pandora no Brasil. So Paulo: Instituto Cultural Ita, 1993. CAPUZZO, Heitor. Cinema: a aventura de um sonho. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1986. CERVANTES, Miguel de. Dom Quixote: o cavaleiro da triste figura. So Paulo: Scipione, 1997. FIELD, Syd. 4 Roteiros. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997. FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1987. GALERIA delta da pintura universal. Rio de Janeiro: Delta S. A., 1972. GNIOS da pintura. So Paulo: Abril Cultural, 1967. HISTRIA geral da arte. Espanha: Ediciones Del Prado, 1995. KANDINSKY, W. Do Espiritual na Arte. Portugal: Publicaes Dom Quixote, 1987. MENEZES, Miriam Garcia. A Dana. So Paulo: tica, 1985. MINK, Sanis. Duchmp. Alemanha: Taschen, 1996. OSTROWER, Sayga. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Campos, 1989. SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998. VENEZIA, Mike. Mestres da Arte. Curitiba, 1996.

You might also like