You are on page 1of 7

Memrias Pstumas da Escravido* Eduardo de Assis Duarte UFMG

A ESCRAVIDO levou consigo ofcios e aparelhos, como ter sucedido a outras instituies sociais. No cito alguns aparelhos seno por se ligarem a certo ofcio. Um deles era o ferro ao pescoo, outro o ferro ao p; havia tambm a mscara de folha-de-flandres. A mscara fazia perder o vcio da embriaguez aos escravos, por lhes tapar a boca. Tinha s trs buracos, dous para ver, um para respirar, e era fechada atrs da cabea por um cadeado. Com o vcio de beber, perdiam a tentao de furtar, porque geralmente era dos vintns do senhor que eles tiravam com que matar a sede, e a ficavam dous pecados extintos, e a sobriedade e a honestidade certas. Era grotesca tal mscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcana sem o grotesco, e alguma vez o cruel. Os funileiros as tinham penduradas, venda, na porta das lojas. Mas no cuidemos de mscaras.

Machado de Assis 1906 O conto Pai contra Me explicita de forma inequvoca o lugar de enunciao em que se coloca Machado de Assis quanto aos temas do negro, da escravido e das relaes intertnicas presentes na sociedade brasileira de seu tempo. A crueldade inerente no submetimento dos cativos exposta na descrio dos aparelhos e, em seguida, na ficcionalizao de um dos ofcios criados pelo regime. A histria vivida pelo casal formado por Cndido Neves e Clara ressalta o contexto de violncia sistmica instituda pelo trabalho forado, que contamina toda a sociedade e afeta tanto negros quanto brancos. Publicado em 1906 no volume Relquias da casa velha, o texto contribui para a constituio de uma memria do escravismo, que tantos insistiam em apagar. No incio dos tempos republicanos, a mancha negra que toldava a imagem harmoniosa do passado colonial e dos governos imperiais brasileiros precisava ser extirpada, nem que para tanto se queimassem os arquivos do trfico. Ao trazer tona o assunto tabu logo na abertura das Relquias, o conto de Machado ganha sentido poltico de resgate e acerto de contas. Identificado a seus irmos afro-descendentes, o autor estabelece um contradiscurso ao pensamento hegemnico na poca, cuja idia mestra entronizava o escravismo benigno praticado nos trpicos pelo colonizador propenso mestiagem. Tal ideologia vai sendo aprimorada ao longo do sculo XX e prima por deturpar a verdade histrica ao tentar recobrir os mais de 300 anos de escravido com o mito da

2 democracia racial, que substitui a violncia pela tolerncia e o rebaixamento do Outro pela mestiagem. Para alm dos aparelhos de tortura e das profisses geradas pelo regime, ganha relevo nessa recuperao crtica do escravismo o fato de que ela se faz presente na obra machadiana desde os primeiros escritos. No caso dos romances, pode-se constatar que, de Ressurreio e A mo e a luva a Dom Casmurro e Memorial de Aires, a relao entre senhores e cativos est presente, dissimulada muitas vezes sob formas as mais diversas de expresso. A escravido permanece como sombra a demarcar espaos e compor perfis dramticos, fazendo-se visvel muito mais em suas implicaes e conseqncias do que em seu detalhamento cru enquanto modo de produo. Escritor de narrativas urbanas, Machado tem como alvo a elite de seu tempo, leitora de jornais e folhetins. Sua fico, apesar de aparentemente afastada do mundo do trabalho forado, toca na ferida no que esta possui de mais sensvel: a incapacidade dos senhores em gerar condies polticas e, mesmo, lideranas que garantam a continuidade do regime. Desde seus comeos, o romance machadiano representa a decadncia da classe senhorial alvejando-a no tem de mais expressivo: o pater famlias. Ao contrrio da edificao romntica presente nos textos de Jos de Alencar e tantos outros a criar homens fortes e corajosos, senhores de barao e cutelo como D. Antnio de Mariz, patriarca dos heris fundadores da nacionalidade , Machado constri um mundo em que no h mais lugar para tais arroubos. J seu primeiro romance, Ressurreio (1872), organiza-se a partir das relaes entre uma viva e um herdeiro. Com efeito, Lvia e Flix esto longe de cumprir qualquer papel de comando, por menor que seja, no sistema produtivo escravista. Beneficirios do regime, vivem do capital acumulado pelos que os antecederam e se revelam incapazes de superar o cmodo parasitismo que marca sua trajetria de herdeiros. O preo a pagar no pequeno: individualista e inseguro, o jovem mdico sem pai nem clientes se frustra no amor e, por sua vez, no deixa filhos, antecipando a esterilidade que marca Estvo, Brs Cubas, Rubio e tantos outros anti-heris machadianos. J Lvia mostra-se mais forte que o amado e o recusa em nome do orgulho ferido, preferindo a solido a um casamento desprovido de confiana e mtuo respeito. Tambm ela inaugura uma galeria de mulheres decididas no plano pessoal e amoroso, mas distantes das matriarcas do mundo rural, que comandavam com pulso de ferro o empreendimento deixado pelos esposos, ao mesmo tempo em que preparavam os filhos para o exerccio da autoridade coercitiva necessria manuteno do sistema.

3 A figura do patriarca est ausente tambm em A mo e a luva (1874). Esse vazio d lugar emergncia de um poder feminino exercido, sobretudo, nos instantes cruciais em que se decide o futuro da organizao e do capital familiar. Mulher e patrimnio se confundem e, na falta do pai, compete vontade feminina decidir pela incorporao do elemento exgeno: a baronesa viva perde tambm a filha e adota a afilhada de origem humilde como herdeira. Esta protagoniza um sutil e dissimulado embate com a lgica senhorial ao no aceitar o casamento de convenincia, que manteria os bens dentro do crculo familiar. Ambiciosa e senhora de sua vontade (p. 93), Guiomar rejeita reduzir-se a simples serva (p. 85) e, calculadamente, decide por outro homem. J a baronesa se afasta do papel de senhora autoritria e acata a escolha da filha adotiva, num procedimento inusitado frente aos parmetros do paternalismo ento vigente. Em Helena (1876), por sua vez, a morte do senhor tanto deflagra quanto subjaz aos acontecimentos, operando como elo e princpio estruturante. O esgaramento do poder coercitivo evidencia-se na dificuldade encontrada pelo herdeiro em encarnar na ntegra os mtodos do pai. E justamente esse instante de transio na governana familiar que emoldura o protagonismo da agregada, sujeito externo, vindo de um nolugar social, e detentor de um discurso muitas vezes dissonante frente ordem instituda. Identificada ao pajem, Helena aproxima-se dele na dissimulao e na operao transgressora que tensiona e sustenta a narrativa. Agregada e escravo quebram com o princpio bsico do paternalismo, entendido com poltica de domnio na qual a vontade senhorial inviolvel (Chalhoub: 2003, p. 47). Na fala de sua protagonista, o texto machadiano questiona a doxa patriarcal e pe-se a discutir valores como o da liberdade do indivduo, num momento em que a campanha abolicionista ainda no ganhara flego no pas. Iai Garcia (1878) destoa do clima existente nos romances anteriores, pois no se situa nos espaos marcados pela acumulao de capital proveniente da mo de obra escravizada. Seu mundo predominantemente o da pequena burguesia urbana, onde ganha relevo o relacionamento amigvel e no-coercitivo existente entre Lus Garcia e o escravo africano recebido em herana e, ato contnuo, alforriado. Raimundo passa a agregado e nessa condio desfruta da intimidade familiar e do carinho de Iai e de seu pai, ele prprio um dependente diante de personagens como Valria, representante do estrato social economicamente mais elevado.

4 Deste modo, os quatro romances iniciais tm em comum a ausncia do senhor de escravos moldado nos padres da colnia. Este surge nos textos enquanto memria, em aluses esparsas, como elemento ligado a um tempo ido, algo como uma pgina virada naquela organizao social. Essa ausncia indica certo empoderamento das mulheres, ao mesmo em que opera como alegoria da crise do estamento senhorial e do prprio modo de produo escravista. Mas a falta do pater famlias no significa evidentemente que o paternalismo enquanto ideologia esteja superado. Ele se faz presente tanto em Estcio, quanto em Flix ou Lus Alves. Mais que isto, deixa suas marcas nos discursos das vivas e mesmo de agregadas com Guiomar e Helena. A novidade que no pauta o discurso do narrador onisciente, nem a axiologia subjacente s narrativas. Ao contrrio, as tramas se empenham justamente em explorar as determinaes paternalistas para, atravs delas, tensionar os enredos e fazer a crtica do discurso senhorial. Confrontado alteridade, o poder dos herdeiros tem no Outro insubmisso um permanente desafio e desta relao agonstica que Machado retira o encanto de suas narrativas. Algo semelhante ocorre em Dom Casmurro (1899). Criado entre os zelos maternos e as bajulaes do agregado, Bentinho inscrito como antpoda do progenitor, cujo falecimento marca a ruptura com a vida rural e o redirecionamento do capital deixado viva e ao filho. Toda a juventude do herdeiro marcada por esta falta, a ponto de lev-lo a devanear a presena de uma autoridade masculina maior, encarnada em ningum menos que o Imperador D. Pedro II, na famosa cena em que este intercede junto D. Glria para livrar o jovem do seminrio. Incapaz de se impor por sua prpria vontade e personalidade, Bento deseja um Pai que o proteja da promessa materna e lhe prescreva um futuro sem os rigores da vida eclesistica. Essa tibieza em assumir-se como senhor de seu destino marca-o em praticamente toda a narrativa e no deixa de trazer em seu bojo certa nostalgia de um mundo em que a vontade senhorial reinava absoluta. Mais tarde, j velho, impaciente, e acompanhado de suas memrias e rancores, Bento transformado em Dom Casmurro e, nessa nova configurao, opera como duplo destronante de tantos outros senhores presentes no romance oitocentista brasileiro. Numa perspectiva comparatista v-se, com efeito, que Machado faz de Dom Casmurro uma pardia de Dom Antnio de Mariz... e, nessa linha, o famoso pessimismo ganha corpo e pe-se a destronar todo um modo de vida calcado no absolutismo senhorial. Como se v, tais romances expressam uma atitude frente escravido que no passa pelo cotidiano das senzalas ou dos quilombos, nem mesmo os urbanos, sabidamente existentes em plena corte na dcada de 1880. Conseqentemente, fica

5 distante da heroicizao do negro e de uma possvel epopia da abolio, que outros tentaram concretizar mais tarde, como Afonso Schmidt, com o seu A marcha, romance da abolio. A onda negra das fugas e revoltas; ou das alforrias em massa e incondicionais, conforme o escritor alude em crnica de Bons Dias (2007: 50), na antevspera da Lei urea, no contemplada. O posicionamento machadiano se expressa segundo toda uma potica dissimuladora. O mundo do trabalho escravo surge no em si mesmo, mas nas conseqncias, pelo vis do rebaixamento irnico e pessimista da classe senhorial. Se o leitor no encontra nos textos um heri negro, constata que este tambm no existe entre os membros da elite retratada pelo autor. A rarefao pica anti-heroicizante por natureza e atinge em cheio os personagens que estamos pontuando. E o senhor, esse Outro do negro como postula Ianni (1998), no inscrito como instituio eterna e imutvel como fazia crer a ideologia paternalista. Enquanto ser histrico, tambm ele se move, est em processo, mas rumo decadncia e ao desaparecimento. As memrias pstumas da escravido atingem um maior grau de explicitude no Memorial de Aires (1908), cuja ao se passa em 1888 e 1889. A derrocada do baro de Santa Pia escravocrata que tenta manter sob controle a transio para o trabalho assalariado ao alforriar seus cativos poucos dias antes do fim do regime , d-se em homologia com o fato histrico. como se personagem e instituio formassem um s corpo narrativo, um signo nico. A ltima cartada do fazendeiro tpica do plstico modus operandi das elites brasileiras, ao se adaptarem a mudanas de superfcie para manter intacto o cerne do processo de explorao, o que, inclusive, explica, em parte, a longevidade do escravismo no Brasil. O romance no apenas denuncia a manobra, mas contesta de frente esse discurso ao eliminar o baro e fazer com que a herdeira doe as terras aos antigos escravos, num recado direto recm-instalada Repblica sobre a urgncia de se fazer a reforma agrria no Brasil. E, mais uma vez, a narrativa machadiana elimina o senhor para substitu-lo por uma vontade feminina identificada ao subalterno. Todavia, o sentido mais fortemente poltico da postura adotada pelo escritor ao longo dos romances desvela-se em Memrias pstumas de Brs Cubas (1881), publicado em folhetins pela Revista Brasileira ao longo de 1880. Como sabido, nele o autor no apenas mata o senhor de escravos como faz dele o defunto-autor das desabusadas memrias com que, sob o disfarce da auto-crtica do narrador, Machado pe a nu a decadncia da classe senhorial. O livro vem coroar o deslocamento do pater

6 famlias experimentado nos quatro romances anteriores, igualmente centrados em conflitos envolvendo herdeiros pouco afeitos ao trabalho. Seguindo a proposta de Gledson (1986), Sidney Chalhoub considera Machado um historiador que, ao contar suas histrias, escreveu e reescreveu a histria do Brasil no sculo XIX. (2003: p. 17) Os argumentos tanto de Gledson quanto de Chalhoub fundamentam-se na leitura do tempo inscrito nos enunciados. Com efeito, as narrativas esto situadas no perodo que antecede a Lei do Ventre Livre, promulgada em 1871, e cujas discusses assinalam a crise do paternalismo escravista no Brasil. Analisando Brs Cubas, acrescenta Chalhoub: Machado cifra o significado do romance na trajetria de Brs, que o Brasil que vivera at 1869, e ento agonizara, morrera e fora entregue aos vermes em 1870 e 1871, anos de intensa movimentao poltica em torno da questo do elemento servil. (2003: p. 73) Embora acatando em parte essa interpretao, de resto coerente com a cronologia inscrita nos textos, interessa-me nesse instante pensar menos no tempo dos enunciados e mais no tempo histrico de sua enunciao. Entre 1871 e 1888, o Brasil passar por uma fase que, em maior ou menor intensidade, o paternalismo escravocrata buscar de todas as formas evitar ou, pelo menos adiar, a morte anunciada pelo princpio do ventre livre. E ser justamente na arena ideolgica desses dezessete longos anos que os textos machadianos, valendo-se em grande medida da imprensa, iro retirar de cena os patriarcas do escravismo. Ao martelar semanalmente nas pginas da Revista Brasileira, oito anos antes da abolio, as corrosivas memrias do cadver insepulto de Brs Cubas, Machado estar sendo indubitavelmente o historiador e o crtico do paternalismo que se estiola. Mas, alm disso, ser tambm, seno um militante, algum que trabalha, pela via sinuosa da fico, para um pas sem escravos. Visto unicamente do ponto de vista de sua construo formal, o romance sempre foi considerado quase uma revoluo. Confrontado ideologia paternalista fundadora do Estado-nao que permeia a fico romntica brasileira, Memrias pstumas de Brs Cubas ganha em amplitude e est para seus antecessores assim como o Deus est morto, de Nietszche, para a metafsica ocidental.

7
Referncias

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Machado de Assis afro-descendente: escritos de caramujo. Organizao, notas e posfcio de Eduardo de Assis Duarte. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas; Belo Horizonte: Crislida, 2007. CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis historiador. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. GLEDSON, John. Machado de Assis: fico e histria. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. _____. Machado de Assis: impostura e realismo. So Paulo: Companhia das letras, 1991. GOMES, Heloisa Toller. O Negro e o Romantismo brasileiro. So Paulo: Atual, 1988. IANNI, Octvio. Literatura e conscincia. In Estudos Afro-asiticos, n 15, Rio de Janeiro, 1988.

Resumo A morte do senhor de escravos faz-se presente de diversas formas nos romances de Machado de Assis. Em Brs Cubas e Memorial de Aires, compe o enredo e tem seus desdobramentos inseridos na ao. J noutras narrativas, o pater familias incorporado s tramas j morto, fazendo-se presente in absentia na vida de vivas e herdeiros, como em Helena ou Dom Casmurro. A partir desta constatao, o presente trabalho objetiva ler o motivo recorrente da morte do senhor como enunciao machadiana do fim do regime, e discutir a forma como tais romances narram as relaes entre senhores e escravos no Brasil e inscrevem a decadncia do patriarcado escravista.
*

Publicado no Suplemento Literrio Minas Gerais, edio especial em homenagem ao centenrio de morte de Machado de Assis. Belo Horizonte, maio de 2008.

You might also like