You are on page 1of 5

Evaluation of the thermal behavior of two systems of ceilings: reinforced concrete and wather layer

A..C. Silva, E. M. V. Matos, N. R. A. J. Cabral


Centro Federal de Educao Tecnolgica do Cear, Brasil

G. C. Nolasco, J. L. J. Albores
Universidad Autnoma de Chiapas, Mxico

RESUMO The objective of this work is to compare the thermal behavior of two systems of beam ceilings used in the College of Architecture of the Independent University of Chiapas Mexico. The beam ceiling base (exhibition hall) is of reinforced concrete with 10 (ten) centimeters of thickness that will be reference for comparative degree how much to the internal temperature of air in relation the construction covered with developed technology of in the College of Architecture of the UNACH that has water blade of 15 (fifteen) centimeters of thickness. As methodology one used sensory for thermal measurements (to datalogger HOBO) for the collection of data of temperature and humidity of air, the identification of a representative period, the elaboration of the graphs and its evaluation. As period of analysis, one stipulated the month of September and the day of heat bigger (day 19 of September). Through the evaluation of the gotten data one identify to difference of 3 degrees between superficial temperature of the concrete beam covered with water layer. This variation allows to say that the technology of cover with water blade can mean an alternative that if does not adjust for places with predominant hot climate, as the case of Tuxtla Gutirrez - Mexico, with maximum temperatures of up to 42 degrees. 1. INTRODUO Esta investigao visa contribuir para a preservao das condies de conforto trmico,

em um estudo de caso comparando dois sistemas de coberta. Foram escolhidas as caractersticas locais relevantes, resultando em variveis de grande importncia como uso, durabilidade, morfologia e adensamento como fatores que definem uma hiptese de ventilao e absoro de calor avaliadas a partir de coleta de dados fornecidos por sensores de temperatura e umidade do ar do tipo Data Logger Hobo instalados de maneira estratgica no local de estudo. Em seguida, as variveis de temperatura e umidade relativa foram usadas para gerar informaes sobre o comportamento trmico, atravs da aplicao de um ndice de conforto que pode ser espacializado. Aps a analise das condies trmicas, pode-se gerar um grfico- sntese que busca definir as o comportamento trmico dos dois tipos de coberta ( concreto armado e lmina de gua) de modo que seja possvel identificar o comportamento trmico das duas tipologias.A identificao e avaliao do comportamento trmico de dois sistemas utilizados para cobertas na Universidade Autnoma de Chiapas Faculdade de Arquitetura - Mxico em um dia tpico de maior calor, a principal finalidade dessa investigao. A sala de exposies foi escolhida como referncia construtiva por ser de grande importncia na realizao das atividades curriculares da Faculdade e por suas caractersticas construtivas (laje de concreto armado), que representam padro de edificao utilizado em toda a regio, importante conhecer as variaes de temperatura do ar e relacionar com as atividades exercidas para um

maior aproveitamento e identificao dos momentos trmicos mais agradveis para o exerccio de atividades por parte dos usurios. Como processo metodolgico se utilizou a determinao do perodo representativo para as medies, posteriormente embasado por reviso bibliogrfica nas reas de climatologia clssica e dinmica, MONTEIRO (1973), se determinou um perodo representativo de calor na zona de estudo e com base neste se identificou o dia tpico de anlise experimental onde se analisou o comportamento trmico dos sistemas de cobertas com concreto armado ( convencional, utilizado na sala de exposies da Faculdade de Arquitetura da Universidade Autnoma de Chiapas Mxico) e a proposta desenvolvida na universidade que utiliza uma fina camada de concreto coberta por uma lmina de gua. A base de dados capaz de auxiliar na compreenso dos fenmenos presenciados nos ambientes estudados (temperaturas superficiais do teto de concreto armado e teto com lmina de gua) foram identificadas por meio de sensor de temperatura e umidade do ar do tipo datalogger HOBO com freqncia de captura a cada 30 minutos que foram instalados em pontos estratgicos de importante representatividade nos dois sistemas de coberta. Aps a anlise dos valores identificados, foi possvel a elaborao de grficos onde se percebe claramente as variaes de temperatura superficial no dois sistemas de coberta. Partindo da interpretao desses grficos identificamos em que horrios do dia temos uma situao confortvel (dentro da zona de conforto trmico) e uma situao de muito calor (acima da zona de conforto). A identificao de perodos e variaes trmicas assim como as caractersticas particulares dos sistemas construtivos empregados atualmente nas edificaes de uso considervel ou no, permite uma melhor distribuio de acordo com as atividades e o tipo de esforo exercido fazendo com que haja um maior aproveitamento energtico, menor desgaste fsico e mental alm de permitir uma viso mais detalhada e ampla do comportamento trmico da tecnologia

empregada possibilitando uma reestruturao para casos extremos. Esse estudo parte integrante das atividades realizadas pelo Cuerpo Acadmico de Componentes y Condicionantes de la Vivienda COCOVI (FAUNACH- Mxico), em parceira com o Laboratrio de Energias Renovveis e Conforto Ambiental LERCA (CEFETCEBrasil) resultado de convnio firmado entre as instituies desde o ano de 2004. 2.METODOLOGIA Para a realizao dessa avaliao de desempenho trmico utilizamos, alm da reviso bibliogrfica, (nos temas: clima, conforto ambiental, conforto trmico, anlise climtica, coberturas em concreto, e outros) alguns procedimentos foram necessrios, para a obteno dos dados. Em forma seqencial os procedimentos foram: - a escolha do ambiente de estudo para a avaliao trmica, tendo como consideraes importantes a sua orientao, utilizao, o tipo de material empregado nas paredes e cobertura (figuras 1 e figura 2, na pgina seguinte) ; - definio do perodo de anlise; - implantao do sensor meteorolgico do tipo data-loggers hobo. Como mostra a figura 3 na pgina seguinte; - anlise dos dados e episdios, com a posterior elaborao dos grficos. Como visamos identificao das variaes trmicas no decorrer de um dia normal, a escolha de um dia de maior calor empoe uma situao mxima dentro das possibilidades locais.

Figura 3.: Sensor do tipo Data Logger Hobo, utilizado para a medio da temperatura e umidade superficial e relativa do ar nos ambientes analisados. Figura 1.: A tipologia de coberta utilizada como referencia (sala de exposies) de concreto armado com 10 (dez) centmetros de espessura.

A avaliao fsica foi fator crucial na escolha dos nossos objetos de estudo, pois assim como a sala de exposies (teto de concreto) a edificao que possui coberta com lmina de gua de igual importncia sendo esta sede de um laboratrio de pesquisa onde h fluxo constante de usurios. A tcnica de cobertura avaliada aqui foi desenvolvida dentro do um dos projetos de investigao do grupo de pesquisa COCOVI e consiste em uma lmina delgada de concreto armado (cerca de cinco centmetros) coberta por uma camada mais espessa de gua (quinze centmetros) como mostra figura 2.

O registro dos episdios de temperatura e umidade do ar nas estruturas analisadas (cobertas) foram armazenados pelos sensores do tipo datalogger HOBO, (figura 3) que foram fixados na superfcie das estruturas avaliadas (figura 4) em pontos estratgicos de grande relevncia. Os sensores previamente programados atravs do software Boxcar realizam o armazenamento de valores de umidade e temperatura do ar em intervalos de 30 segundos, posteriormente esses dados sero coletados atravs de uma memria externa mvel compatvel com o aparelho denominada Hobo shuttler ( figura 5).

Figura 2. Desenho e detalhe da estrutura de coberta com lmina de gua.

Figura 4. Em destaque (crculos) sensores fixados na estrutura de coberta armazenando valores de temperatura e umidade automaticamente.

Grfico 1. relacionando as temperaturas superficiais registradas em um dia representativo nas superfcies das cobertas de concreto e lmina de gua.

Figura 5. Memria porttil denominada Hobo shuttle, compatvel com o sensor Hobo, responsvel pelo armazenamento e transporte dos dados armazenados pelo sensor, sem que seja necessria a sua remoo para isso.

Aps a coleta, os dados e episdios sero analisados e convertidos em grficos para sua posterior avaliao e interpretao. Com o auxlio dos softwares Exel e Boxcar 3. RESULTADOS E DISCUSSO Aps a anlise e interpretao dos valores armazenados pelos sensores de temperatura e umidade do ar instalados nas superfcies das tipologias de cobertas avaliadas (concreto armado e lmina de gua), foi possvel gerar o grfico a seguir (grfico 1). cobertura de concreto x cobertura de gua (19/09/2006)

Aps a anlise dos dados armazenados, verificou-se o dia representativo de maior calor, como sendo o dia 19 de setembro de 2006, para o clima quente da regio. Tendo oscilaes uniformes entre as duas tipologias por quase todo o perodo analisado, sendo do perodo das 12:00pm at as 16:00pm crescente com seus mximos valores atingidos s 16:25pm, 29,10C mximo registrado pelo sensor em contato com a coberta preenchida por camada de gua e 26,10C mximo valor registrado pelo sensor em contato com a coberta de concreto armado para o mesmo perodo. Aps as 16:00pm comea uma queda nas temperaturas de ambas as tipologias sendo perda o decaimento energtico na coberta onde h a presena da lmina de gua mais lento nesse processo . 4. CONCLUSO Atravs da avaliao dos dados obtidos identificou-se diferena de 3 graus entre temperatura superficial do teto de concreto e a temperatura superficial do teto coberto com gua, sendo esse responsvel pela reteno de calor por mais tempo que a coberta de concreto armado. Essa variao permite dizer que a tecnologia de coberta com lmina de gua pode significar uma alternativa que no se adequa para lugares com clima quente predominante, como o caso de Tuxtla Gutirrez - Mxico, com temperaturas mximas de at 42 graus.

REFERNCIAS
AGUAS, M.P.N. e DOMINGOS, J.J.D. A Investigao no IST no mbito da norma ISO 7730. 1 Congresso Internacional de Refrigerao, Ar Condicionado, Ambiente e Energia. 1996, Lisboa, 1996. FROTA, Anesia Barros e SCHIFFER, Sueli Ramos. Manual de conforto trmico. Sao Paulo, Studio Nobel 7a edio, 2003.

LAMBERTS,R.; PREIRA, F; DUTRE,L; GOULARTS, S. Eficincia Energtica na Arquitetura (CD e Livro) PW Editores, 1998 NOLASCO, G. C.- Evaluacin del comportamiento trmico de vivienda social techada con el sistema placa-losa ubicada en el proyecto 10x10chiapas de Tuxtla Gutirrez, Revista de la Facultad de Arquitectura de la Universidad Autnoma de Chiapas. Tuxtla Gutirrez, Mxico, 2006 QUEIROZ, Tereza Cristina F.- Avaliao Ambiental das Condies de Ventilao Estudo de Caso: Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro, Oficinas de Metalrgica Naval; Tese de Mestrado em Conforto Ambiental, Programa de Ps-Graduao em Arquitetura FAU/UFRJ, Rio de Janeiro, 1996 SCIGLIANO, Srgio; HOLLO,Vilson. ndice de Ventilao Natural : conforto trmico edifcios comerciais e industriais em regies de clima quente. So Paulo , Pini . 1a edio, 2001.

You might also like