You are on page 1of 18

REA DE PRESERVAO PERMANENTE - APP -

rea de Preservao Permanente - APP (definio do Cdigo Florestal-Lei 4771/65)

rea protegida nos termos dos arts. 2 e 3 desta Lei, COBERTA OU NO POR VEGETAO NATIVA, com FUNO AMBIENTAL DE PRESERVAR

os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populaes humanas.

rea de Preservao Permanente - APP (Art. 2)

a) Ao longo dos rios ou de qualquer curso dgua, em faixa marginal, medida a partir do nvel mais alto alcanado pela gua por ocasio da cheia sazonal, cuja largura mnima seja:
Largura do curso dgua At 10 m 10-50 m 50-200 m 200-600 m Mais de 600 m Faixa marginal (APP) 30 m 50 m 100 m 200 m 500 m

rea de Preservao Permanente (APP)


c) Nas nascentes, ainda que

intermitentes e nos chamados olhos d'gua, qualquer que seja a sua situao topogrfica, num raio mnimo de 50 (cinqenta) metros de largura;

(Olhar Conama 303 art. 3) II - Ao redor de nascente ou olho d'gua, ainda que intermitente, com raio mnimo de cinqenta metros de tal forma que proteja, em cada caso, a bacia hidrogrfica contribuinte;
III - Ao redor de lagos e lagoas naturais, em faixa com metragem mnima de: a) Trinta metros, para os que estejam situados em reas urbanas consolidadas; b) Cem metros, para as que estejam em reas rurais, exceto os corpos d'gua com at vinte hectares de superfcie, cuja faixa marginal ser de cinqenta metros;

b) Ao redor das lagoas, lagos ou reservatrios d'gua naturais e artificiais;

Ao redor das lagoas, lagos ou reservatrios dgua naturais:

Lagos e Reservatrios Naturais Em reas urbanas consolidadas Em zona rural com at 20 ha Em zona rural com mais de 20 ha

Faixa de APP 30 m 50 m 100 m

APP medida a partir da maior cota histrica alagvel

Resoluo Conama n 302/02:


ENTORNO DE RESERVATRIOS ARTIFICIAIS Constitui rea de Preservao Permanente a rea com largura mnima, em projeo horizontal, no entorno dos reservatrios artificiais, medida a partir do nvel mximo normal:

Reservatrios artificiais: 30 metros em reas urbanas consolidadas e 100 metros para reas rurais. Reservatrios artificiais de gerao de energia eltrica com at dez hectares: 15 metros, no mnimo. Reservatrios artificiais no utilizados em abastecimento pblico ou gerao de energia eltrica, com at vinte hectares de superfcie e localizados em rea rural: 15 metros, no mnimo.

rea de Preservao Permanente (APP)

d)

No topo de morros, montes, montanhas e serras;

V - No topo de morros e montanhas, em reas delimitadas a partir da curva de nvel correspondente a dois teros da altura mnima da elevao em relao a base; VII - Em encosta ou parte desta, com declividade superior a cem por cento ou quarenta e cinco graus na linha de maior declive;

e) Nas encostas ou partes destas, com declividade superior a 45 (quarenta e cinco graus), equivalente a 100% (cem por cento) na linha de maior declive;

rea de Preservao Permanente (APP)


IV - Em vereda e em faixa marginal, em projeo horizontal, com largura mnima de cinqenta metros, a partir do limite do espao brejoso e encharcado; VI - Nas linhas de cumeada, em rea delimitada a partir da curva de nvel correspondente a dois teros da altura, em relao base, do pico mais baixo da cumeada, fixando-se a curva de nvel para cada segmento da linha de cumeada equivalente a mil metros;

rea de Preservao Permanente (APP)


f) Nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues; IX - Nas restingas: a) Em faixa mnima de trezentos metros, medidos a partir da linha de preamar mxima; b) Em qualquer localizao ou extenso, quando recoberta por vegetao com funo fixadora de dunas ou estabilizadora de mangues; X - Em manguezal, em toda a sua extenso; XI - Em duna; VIII - Nas escarpas e nas bordas dos tabuleiros e chapadas, a partir da linha de ruptura em faixa nunca inferior a cem metros em projeo horizontal no sentido do reverso da escarpa; XII - Em altitude superior a mil e oitocentos metros, ou, em Estados que no tenham tais elevaes, a critrio do rgo ambiental competente; XIII - Nos locais de refgio ou reproduo de aves migratrias; XIV - Nos locais de refgio ou reproduo de exemplares da fauna ameaados de extino que constem de lista elaborada pelo Poder Pblico Federal, Estadual ou Municipal; XV - Nas praias, em locais de nidificao e reproduo da fauna silvestre.

g) Nas bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 (cem) metros em projees horizontais; h) Em altitude superior a 1.800 (mil e oitocentos) metros, qualquer que seja a vegetao.

INTERVENO EM APP Resoluo CONAMA 369/06

Toda obra, plano, atividade ou projeto de utilidade pblica, interesse social ou de baixo impacto ambiental dever obter
do rgo ambiental competente a autorizao para interveno ou supresso de vegetao em APP

Cdigo Florestal

O rgo ambiental competente poder autorizar a supresso eventual e de baixo impacto ambiental, assim definido em regulamento, da vegetao de APP. (art. 4 , 3)

UTILIDADE PBLICA
As atividades de segurana nacional e proteo sanitria; As obras essenciais de infra-estrutura destinadas aos servios pblicos de transporte, saneamento e energia; As atividades de pesquisa e extrao de substncias minerais, outorgadas pela autoridade competente, exceto areia, argila, saibro e cascalho; A implantao de rea verde pblica em rea urbana; Pesquisa arqueolgica; Obras pblicas para implantao de instalaes necessrias captao e conduo de gua e de efluentes tratados; e Implantao de instalaes necessrias captao e conduo de gua e de efluentes tratados para projetos privados de aqicultura.

UTILIDADE PBLICA

INTERESSE SOCIAL
As atividades imprescindveis proteo da integridade da vegetao nativa, tais como preveno, combate e controle do fogo, controle da eroso, erradicao de invasoras e proteo de plantios com espcies nativas, de acordo com o estabelecido pelo rgo ambiental competente; O manejo agroflorestal, ambientalmente sustentvel, praticado na pequena propriedade ou posse rural familiar, que no descaracterize a cobertura vegetal nativa, ou impea sua recuperao, e no prejudique a funo ecolgica da rea; A regularizao fundiria sustentvel de rea urbana; As atividades de pesquisa e extrao de areia, argila, saibro e cascalho, outorgadas pela autoridade competente.

INTERESSE SOCIAL

Resoluo CONAMA 369/06: A interveno ou supresso de vegetao em APP somente poder ser autorizada quando o requerente, entre outras exigncias, comprovar: I - A inexistncia de alternativa tcnica e locacional s obras, planos, atividades ou projetos propostos; II - Atendimento s condies e padres aplicveis aos corpos de gua; III - Averbao da rea de Reserva Legal; e IV - A inexistncia de risco de agravamento de processos como enchentes, eroso ou movimentos acidentais de massa rochosa.
VEDADA A INTERVENO OU SUPRESSO DE VEGETAO EM APP DE NASCENTES, VEREDAS, MANGUEZAIS E DUNAS ORIGINALMENTE PROVIDAS DE VEGETAO salvo nos casos

de utilidade pblica dispostos no inciso I do art. 2 desta Resoluo, e para acesso de pessoas e animais para obteno de gua, nos termos do 7, do art. 4, da Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965. (art. 1 , 1 ).

Interveno de baixo impacto em APP Abertura de pequenas (Resoluo CONAMA 369/06) O QUE ? vias de acesso interno e
suas pontes e pontilhes p/ travessia de um curso de gua, ou retirada de produtos florestais na pequena propriedade ou posse rural familiar; Construo de moradia de agricultores familiares, remanescentes de pop. tradicional.

Implantao de instalaes necessrias captao e conduo de gua e efluentes tratados

INTERVENO DE BAIXO IMPACTO


Pesquisa cientfica

Plantio de espcies nativas produtoras de frutos, sementes, castanhas e outros produtos vegetais

Construo e manuteno de cercas

Outras atividades similares

Coleta de produtos no madeireiros para fins de subsistncia e produo de mudas

Interveno de Baixo Impacto em APP Resoluo Conama 369/06 A interveno ou supresso, eventual e de baixo impacto ambiental, da vegetao em APP no pode, em qualquer caso, exceder ao percentual de 5% (cinco por cento) da APP impactada localizada na posse ou propriedade. O rgo ambiental competente poder exigir que o requerente comprove, mediante estudos tcnicos, a inexistncia de alternativa tcnica e locacional interveno ou supresso proposta.

SUPRESSO DE VEGETAO EM APP SITUADA EM REA URBANA A supresso de vegetao em rea de A interveno ou supresso de preservao permanente situada em vegetao em APP situada em rea urbana depender de rea urbana depender de autorizao do rgo ambiental autorizao do rgo competente, desde que o municpio ambiental municipal, desde possua conselho de meio ambiente que o municpio possua com carter deliberativo e plano Conselho de Meio Ambiente, diretor, mediante anuncia prvia do com carter deliberativo, e rgo ambiental estadual competente Plano Diretor ou Lei de fundamentada em parecer tcnico. Diretrizes Urbanas, no caso de (art. 4, 2) municpios com menos de vinte Qualquer rvore poder ser declarada mil habitantes, mediante imune de corte, mediante ato do Poder anuncia prvia do rgo Pblico, por motivo de sua localizao, ambiental estadual competente, raridade, beleza ou condio de portafundamentada em parecer sementes. (Art. 7) tcnico. Cdigo Florestal Resoluo CONAMA 369/06

You might also like