You are on page 1of 8

Circuitos Polifsicos e Magnticos

Clever Pereira (UFMG)

Laboratrio de Circuitos Polifsicos e Magnticos


PRTICA 1
DETERMINAO DO CIRCUITO EQUIVALENTE DE TRANSFORMADORES MONOFSICOS EM REGIME PERMANENTE SENOIDAL PARA OPERAO EM BAIXAS FREQUNCIAS POR MEIO DE ENSAIOS A VAZIO E DE CURTO-CIRCUITO

OBJETIVO: O objetivo da prtica determinar e validar o circuito equivalente de transformadores monofsicos em regime permanente senoidal, para operao em baixas freqncias, por meio de ensaios a vazio e de curto-circuito. PR-RELATRIO: No pr-relatrio, deve-se ter um estudo sobre o circuito equivalente do trafo e sobre os testes de curto-circuito e a vazio para a determinao dos parmetros de um trafo. RELATRIO: No relatrio, devem estar descritos todos os procedimentos e clculos efetuados para a obteno/comprovao do circuito equivalente do trafo (reais e pu), diagrama das montagens, modelo obtido, todas tabelas do anexo preenchidas e discusses/concluses sobre os valores encontrados. 1. INTRODUO A figura 1 mostra o circuito equivalente de um transformador monofsico real em regime permanente senoidal para operao em baixas freqncias.
R1 X1 k:1 R2 X2

V1

Ra

Xm

V2

Figura 1. Circuito equivalente de um transformador monofsico (modelo 1).

1 de 8

Circuitos Polifsicos e Magnticos

Clever Pereira (UFMG)

Na figura anterior, tem-se que: R1 e R2 resistncias dos enrolamentos 1 e 2 X1 e X2 reatncias de disperso dos enrolamentos 1 e 2 Ra resistncia que retrata perdas no ferro Xm reatncia que retrata corrente de magnetizao a vazio k relao de transformao nominal do trafo A figura 2 abaixo apresenta um outro circuito equivalente, onde os parmetros srie (R1, R2, X1 e X2) so agrupados em apenas um dos lados.
RT XT

k:1

V1

Ra

Xm

V2

Figura 2. Circuito equivalente de um transformador monofsico (modelo 2).

Ambos modelos so muito teis quando se deseja analisar o comportamento de um trafo monofsico frente a condies normais de carga ou de faltas no sistema eltrico. A diferena entre eles reside no fato que o primeiro (Figura 1) um circuito equivalente mais fsico, ou seja, seus parmetros esto relacionados com cada uma das partes que formam o transformador, a saber, o ncleo e os enrolamentos. J o segundo (Figura 2) um modelo mais matemtico. Nele, os parmetros RT e XT do circuito srie no representam resistncias ou reatncias (indutncias) fsicas do transformador ou de suas partes. So apenas parmetros matemticos, inseridos no modelo para representar de forma adequada o funcionamento do transformador do ponto de vista de seus terminais. Geralmente, o modelo 2 o mais utilizado para se representar os transformadores em estudos de operao ou de curtos-circuitos dentro de um grande sistema eltrico, em razo de sua simplicidade. Independentemente do modelo a ser utilizado, importante saber como se determinam seus parmetros. Se os dados completos de projeto do transformador esto disponveis, estes parmetros podem ser calculados atravs das dimenses fsicas e das propriedades dos materiais utilizados na sua construo. No entanto, normalmente quando se adquire um transformador, no se tem acesso ao seu projeto, mas simplesmente aos seus terminais externos e aos valores de placa, tais como relao de transformao, potncia e tenses nominais. Desta forma, necessria a execuo dos chamados testes a vazio e de curtocircuito, para determinar estes parmetros. Os testes a vazio tm o objetivo de determinar os parmetros do circuito paralelo (Ra e Xm). Os testes de curto-circuito determinam os parmetros dos circuitos srie (R1, X1, R2 e X2 do modelo 1 ou RT e XT do modelo 2). Para se determinar os parmetros do modelo 1 so necessrios trs testes, sendo um a vazio e dois

2 de 8

Circuitos Polifsicos e Magnticos

Clever Pereira (UFMG)

de curto-circuito, enquanto para o modelo 2 faz-se necessrio apenas dois testes, um a vazio e um de curto-circuito. O objetivo desta aula prtica a determinao dos parmetros do modelo 2 utilizando testes a vazio e de curto-circuito. A escolha deste modelo se deve sua maior utilizao prtica e sua maior simplicidade. Para fins didticos, vamos considerar o enrolamento 1 como o de alta tenso do trafo e o enrolamento 2 como o de baixa tenso.

2. TESTES A VAZIO Este teste consiste na aplicao da tenso nominal a um dos enrolamentos do trafo (em geral ao enrolamento de baixa tenso) com o outro enrolamento aberto e a medio das grandezas de circuito associadas, conforme mostra a figura 3 a seguir.
RT I1 = 0 A Ra Xm XT

k:1 I2

AW

VW W

V1

V2 = V2(nom)

Figura 3. Teste a vazio de um transformador monofsico.

Para este teste, as leituras dos aparelhos so tais que

V = V0 = V2 ( nom ) A = I0 W =P 0
Nas equaes (1) o subscrito 0 se refere a valores a vazio. 3. TESTES DE CURTO-CIRCUITO

(1)

Este teste consiste na aplicao de uma tenso a um dos enrolamentos do trafo (em geral ao enrolamento de alta) com o outro enrolamento curto-circuitado, de tal forma que a corrente no enrolamento onde se aplica a fonte de tenso seja igual sua corrente nominal, conforme mostra a figura 4 a seguir.

3 de 8

Circuitos Polifsicos e Magnticos RT A AW I1 = I1(nom) V1 V W VW Ra Xm XT

Clever Pereira (UFMG) k:1 I2 = I2(nom)

V2

Figura 4. Teste de curto-circuito de um transformador monofsico.

Para este teste as leituras dos aparelhos so tais que

V = Vcc A = I cc = I 1( nom ) W = Pcc


Nas equaes (2) o subscrito cc representa valores de curto-circuito. 4. DETERMINAO DOS PARMETROS DO TRAFO Os testes realizados nos itens 2 e 3 podem pois ser utilizados parmetros do modelo 2 de um transformador. Inicialmente determinam-se os parmetros do ramo de excitao, de perdas no ferro Ra e a reatncia de magnetizao Xm, referidos ao ' medio, em geral ao circuito de baixa tenso, respectivamente Ra e a figura 5 a seguir.
RT I1 = 0 A
' Ra ' Xm

(2)

na determinao dos ou seja, a resistncia circuito onde se fez a ' Xm , conforme mostra

XT

k:1

I0

AW

VW W

V1

V2 = V2(nom)

I0 Figura 5. Teste a vazio de um transformador monofsico com o ramo de excitao referido ao lado de baixa tenso.
' O clculo de Ra feito sabendo-se que
2 ( V0 ) = ' Ra

P0

(3)

4 de 8

Circuitos Polifsicos e Magnticos

Clever Pereira (UFMG)

Desta forma

' a

2 ( V0 ) =

P0

(4)

' A determinao do valor da reatncia X m possvel observando-se que a corrente do ' teste a vazio formada pela corrente Ia que passa na resistncia Ra e pela corrente Im que ' passa pela reatncia X m , atrasada 90 de Ia, ou seja

& = I jI I 0 a m
ou ainda,

(5)

(I 0 )2 = (I a )2 + (I m )2

(6)

' Conhecido o valor de Ra , dado pela equao (4), a corrente Ia que passa por esta resistncia pode ser determinada por

Ia =

V0 ' Ra

(7)

Substituindo-se a equao (6) na equao (5) e resolvendo para Im chega-se a


Im =

(I 0 )

(I a ) =
2

(I 0 )

V0 R' a

(8)

' pode ento ser calculado por O valor da reatncia X m

' = Xm

V0 = Im

V0 V0 (I 0 )2 ' Ra
2

(9)

Referindo estes parmetros ao lado de alta vem que


2 ' Ra = k Ra 2 ' Xm = k Xm

(10)

Calculados os parmetros do ramo de excitao, procede-se o clculo dos parmetros do ramo srie RT e XT. Reportando-se figura 4, pode-se ver que no teste de curto-circuito a relao Vcc/Icc vai ser dada por

5 de 8

Circuitos Polifsicos e Magnticos

Clever Pereira (UFMG)

Vcc = Z cc = Z T = RT + jX T I cc

(11)

Desta forma, o valor de RT pode ser calculado diretamente pelas leituras do wattmetro Pcc e do ampermetro Icc efetuadas durante o teste de curto-circuito, pois
Pcc = RT (I cc )
2

(12)

ou seja
RT = Pcc (I cc )2 Vcc = I cc

(13)

O valor de XT pode ser obtido sabendo-se que


ZT =

(RT )2 + ( X T )2

(14)

Substituindo a equao (12) na equao (13) e resolvendo para XT chega-se a


XT = ZT
2

(RT ) ==
2

Vcc I cc

2 (RT )

(15)

5. PARTE PRTICA (a) Relao dos equipamentos utilizados: Trafo Monofsico Wattmetro 1 Varivolt 1 Multmetros digitais Bobina ( ZC = (11,5 + j 0,2 ) ) (b) Para fazer no laboratrio: 1. Realizar os testes de curto circuito no trafo monofsico de 1 kVA, 220 V/110 V do nosso laboratrio. 2. Alimentar o trafo com tenso nominal no lado de alta e ligar no lado de baixa uma bobina, cuja impedncia dada por ZC (11,5 + j 0,2 ) . Medir tenso, corrente e potncia ativa nos dois lados do transformador. NOTA: Determinar o valor da impedncia sabendo-se que aos seus terminais V = Z.I. 6. ANLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS (Fazer fora do laboratrio) 1. A partir dos dados obtidos no laboratrio determinar: (a) O rendimento do trafo para a carga utilizada. (b) O circuito equivalente (modelo 2) para este trafo com todos os parmetros referidos ao lado de alta.
6 de 8

Circuitos Polifsicos e Magnticos

Clever Pereira (UFMG)

(c) Os fasores das tenses e correntes, as potncias complexas na entrada e na sada do trafo e o rendimento para o circuito eltrico constitudo de uma fonte de tenso ideal (com tenso igual tenso nominal do lado de alta do trafo) alimentando um trafo, representado pelo modelo 2 determinado em (a), que por sua vez alimenta uma carga, cuja impedncia foi determinada no laboratrio, de forma a comparar os resultados obtidos na prtica com os resultados obtidos com o uso do modelo obtido. (d) As perdas nos enrolamentos e no ferro do ncleo em relao s perdas totais, sabendo que 2 V2' 2 Penrolamento = RT .I1 Pferro = PT = Penrolamento + Pferro Ra (e) Enfim, preencher as tabelas que so dadas no final do guia.

( )

7. BIBLIOGRAFIA 1. Sen, P.C., Principles of Electric Machines and Power Electronics, John Wiley & Sons, 1989. 2. Pereira, C., Transmisso de Energia Eltrica, Notas de Aula, DEE/UFMG, 1994.

8. NOTAS No item 5.b.2 devem ser ligados 2 wattmetros digitais, um do lado da fonte e outro do lado da carga de acordo com os esquemas ilustrativos abaixo:

Trafo

R L

W A C A V V W A

CARG FONT

Fig. 3. Diagrama esquemtico para medio de potncia em sistemas monofsicos com o wattmetro digital do laboratrio. 7 de 8

Circuitos Polifsicos e Magnticos

Clever Pereira (UFMG)

9. ANEXO TABELAS A SEREM PREENCHIDAS


Testes feitos para determinao dos parmetros
Grandeza V (V) I (A) P (W) Testes A Vazio Curto 127 4,5

Valores reais e em pu encontrados para o modelo 2 RT


Em Em pu

XT

Ra

Xm

Valores medidos, calculados e erros aps a insero da carga


Grandeza Medido Calculado Erro (%) Medido (pu) Calculado (pu) Erro (%)

V1 (V)

I1 (A)

P1 (W)

V2 (V)

I2 (A)

P2 (W)

Perdas e rendimento
Enrolamento Perdas (W) Ferro Totais (%)

8 de 8

You might also like