You are on page 1of 6

DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS

Fonte: IPPF Carta sobre os Direitos em Matria de Sexualidade e de Reproduo

Traduo e Compilao: Conceio Fortes (Consultora IEC)

PRESSUPOSTOS:

1 - O direito sade sexual e reprodutiva releva de um fundamento tico e constitui um aspecto essencial dos direitos da pessoa humana, que deve ser traduzido na melhoria da qualidade de vida das populaes; 2 - Os direitos e liberdades em matria de sade sexual e reprodutiva devem ser garantidos aos indivduos (homens e mulheres) e aos os casais de todos os estratos sociais; 3 - Os direitos sade sexual e reprodutiva, enquanto direitos humanos, so universais e intimamente associados aos restantes direitos, devendo ser concebidos globalmente, de forma equitativa e equilibrada, acordando-lhes a mesma importncia, tendo sempre em conta as particularidades nacionais, histricas e as especificidades scio-culturais e religiosas; 4 - Toda a pessoa humana e todos os povos tm direito a participar e de beneficiar do desenvolvimento econmico, social, cultural e poltico, no qual os direitos humanos e todas as liberdades fundamentais possam ser plenamente realizadas;

_______________________

DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS

1. Direito vida z Nenhuma mulher, em virtude da gravidez, deve ter a sua vida ameaada ou em risco; z Nenhuma criana deve ter a sua vida ameaada ou em perigo, em razes de sexo; z Nenhuma pessoa deve ver a sua vida ameaada ou em risco por falta de acesso aos servios de sade e/ou informao, conselhos ou servios de SSR.

2. Direito liberdade e segurana z Toda a pessoa livre de poder desfrutar e de controlar a sua vida sexual e reprodutiva, no direito pelo respeito dos outros; z Toda a pessoa tem o direito de no ser submetida a interveno mdica relativa sua SSR, sem o seu pleno consentimento e informao; z Toda a pessoa tem direito de no estar sujeita ao assdio sexual, ao medo, vergonha, culpa ou outros factores psicolgicos que prejudiquem o seu relacionamento sexual ou resposta sexual.

3. Direito igualdade/e de ser livre de todas as formas de discriminao z Ningum deve ser discriminado em relao sua vida sexual e reprodutiva e no acesso aos cuidados de sade; z Todas as pessoas tm o direito igualdade de acesso educao/informao, incluindo ao aconselhamento e servios SSR; z Nenhuma pessoa deve ser discriminada, ou vtima de violncia, nomeadamente no quadro da vida sexual e reprodutiva.

4. Direito ao respeito pela vida privada z Todos os servios de SSR, incluindo a informao e o aconselhamento, devem ser prestados com privacidade e garantia de confidencialidade das informaes pessoais dos utentes; z Todas as mulheres tm direito de efectuar a escolha autnoma em matria de reproduo, incluindo as opes relacionadas com o aborto seguro; z Toda as pessoas t o direito de exprimir a sua orientao sexual, sempre respeitando o bem estar e o direito dos outros; z Todos os servios de SSR devem estar disponveis para todos os indivduos, casais e em particular jovens, na base do respeito pelos seus direitos vida, privacidade e confidencialidade.

5. Direito liberdade de pensamento z Toda a pessoa tem direito liberdade de pensamento e de expresso relativa sua vida sexual e reprodutiva; z Toda a pessoa tem direito proteco contra quaisquer restries por motivos de pensamento, crena e religio, no acesso educao e informao relativas sua sade sexual e reprodutiva; z Os profissionais de sade (no) tm o direito de invocar a objeco de conscincia para recusar o fornecimento de servios de contracepo ou aborto e o dever de encaminhar os utentes para outros profissionais dispostos a prestar o servio solicitado (no contemplado nos casos de emergncia quando esteja em risco a vida de uma pessoa.

6. Direito informao e educao z Toda a pessoa tem direito a receber uma educao e informao correctas sobre a sua sade sexual e reprodutiva, sem esteretipos ou sexismo, de forma objectiva, crtica e pluralista; z Toda a pessoa tem o direito de receber uma educao e informao suficiente, de forma a assegurar que quaisquer decises relacionadas com a sua sade sexual e reprodutiva, sejam exercidas com o seu consentimento pleno, livre e informado; z Toda a pessoa tem direito de receber informaes completas quanto s vantagens, eficcia ou riscos associados a todos os mtodos de regulao da fertilidade e preveno da gravidez no desejada.

7. Direito de escolher casar ou no e de planear a famlia z Toda a pessoa tem direito de ser protegida contra a obrigao de se casar sem o seu pleno consentimento e de aceder aos servios de sade sexual e reprodutiva, incluindo casos de infertilidade.

8. Direito de decidir ter ou no filhos e quando z Toda a mulher tem o direito de acesso informaes, educao e aos servios necessrios a uma maternidade e aborto sem risco, que deve ser acessvel, prtico e aceitvel. z Toda a pessoa tem direito ao acesso gama mais ampla possvel de mtodos seguros, eficazes e aceitveis de regulao de nascimentos; z Toda a pessoa livre de escolher e de utilizar um mtodo seguro de proteco contra a gravidez no desejada que seja seguro e aceitvel para ela.

9. Direito aos cuidados e proteco da sade z Toda a pessoa tem direito de beneficiar de um gama completa de servios de sade sexual e reprodutiva de qualidade, incluindo a informao, o aconselhamento em matria de gravidez e esterilidade, o acesso a todos os mtodos de regulao da natalidade e aos cuidados de sade sexual e reprodutiva, bem como a continuidade na prestao dos mesmos.

10. Direito de beneficiar dos progressos da cincia z Toda a pessoa devem poder beneficiar das novas tecnologias em matria de sade reprodutiva seguras e reconhecidas, incluindo as relacionadas com a esterilidade e a contracepo. z Toda a pessoa deve estar protegida contra todos os efeitos nocivos para a sade e bem-estar, de tcnicas empregues e estar informada sobre o assunto.

11. Direito liberdade de reunio e de participao poltica z Toda a pessoa tem direito de associao que visa promover o bem estar em matria de sexualidade e reproduo, e de influenciar os governos para que a sade e os direitos nessa matria sejam uma prioridade dos mesmos.

12. Direito de no ser submetido a tortura e a tratamento desumano ou degradante z Todas as crianas tm o direito proteco contra todas as formas de explorao, especialmente da explorao sexual, da prostituio infantil e de todas as formas de abuso, violncia e assdio sexuais; z Toda a pessoa tem direito proteco contra a violao, a agresso, o abuso e assdio sexuais.

You might also like