You are on page 1of 14

GESTO, TECNOLOGIAS E ESTUDOS DA GUA

Cuidando da gua com Agrofloresta


Fabiana Mongeli Peneireiro 1 gua namora com a pedra A pedra sempre feliz vai ficar A gua corre no rio e esse Rio cai no mar. O mar segura o mundo. E o mundo segura o mar de novo Os dois seguram os homens, e os Homens, ser que vo segurar? Ynkaiobi (livro das guas ndios do Xingu)

RESUMO
O que poderia ser um mundo de abundncia em vida, recursos e paz, tem se tornado um mundo de escassez, excluso e conflitos. A forma da nossa sociedade se comportar, exploratria, imediatista e degradadora resulta do afastamento do ser humano da natureza, e gera depreciao da qualidade de vida. Para cuidar da gua, ddiva to preciosa, preciso agir com responsabilidade e amor, cuidando de cada detalhe, agindo a favor da vida; preciso considerar

1. Engenheira Agrnoma, MSc em Cincias Florestais, membro da ONG Mutiro Agroflorestal

a bacia hidrogrfica como um todo, a paisagem. A vida gua organizada. Se nossas aes replicarem os princpios vitais do nosso planeta, ento nosso papel estar se cumprindo. Sem rvores no h chuva, e sem chuva no h rvores. Agrofloresta, sistema de produo baseado em princpios ecolgicos, procura reproduzir a estrutura e a funo do ecossistema original do lugar. um caminho para o convvio harmnico entre ser humano e natureza, pois alm de produzir alimentos e outras matrias-primas necessrias vida humana, tambm produz gua, terra e mantm a biodiversidade e o clima. As guas da Terra assemelham-se ao sistema circulatrio de um animal. Os seus movimentos incessantes (juntamente com o soprar do vento) transferem elementos nutrientes essenciais de uma parte para outra e eliminam os produtos residuais do metabolismo. Sem gua no pode haver vida, e sem vida no haveria gua... A objeo, que se declara com freqncia pilhagem das florestas, afirma que estas poderiam incluir algumas plantas raras que trazem cura para o cncer, ou que as rvores fixam o CO2 e que se elas forem derrubadas ns no poderemos mais desfrutar do nosso privilgio do transporte privado (por emitir CO2). Nada disso mau, apenas estpido. Estamos deixando de reconhecer o verdadeiro valor da floresta como um subsistema auto-regulador que mantm o clima da regio, e at certo ponto o da Terra, satisfatrio para a vida. Sem rvores no h chuva, e sem chuva no h rvores (Lovelock,2000). O corpo dos seres vivos formado por 70% de gua e a gua tambm cobre 70% do planeta Terra. A gua fundamental para a vida na Terra e a vida na Terra, fundamental para as manter as condies propcias para que a vida na Terra se perpetue. Trata-se de Gaia, um sistema autoregulatrio. Chegamos num ponto onde se estabeleceu uma guerra entre Gaia e ns. Quando uma espcie pe em risco o equilbrio planetrio, Gaia exclui a espcie. Gaia me generosa, mas severa para quem rompe a regra bsica. Como nos lembra Boff (2003), preciso fazermos a paz com a Terra: elaborar modos de produo em sintonia com os ciclos da natureza. Para sairmos desse cheque, fundamental que a centralidade seja a vida, o planeta, a humanidade e no o mercado. Esse o desafio com o qual, segundo Boff (2003) nos confrontaremos nos prximos anos. A soluo no se encontra na cincia e tcnica, mas numa unio de foras ao redor de uma maneira diferente de produo, consumo e distribuio de bens.

Como nos ensina Ernst Gtsch (1995), se quisermos viver bem nesse planeta, precisamos fazer com que sejamos seres queridos no sistema, que nossas aes resultem em aumentar a vida e as condies para a vida no lugar e no planeta como um todo, e no o inverso. Somos parte do planeta, ento devemos cultivar nossos alimentos e produzir tudo aquilo de que precisamos de forma a deixar um balano positivo dessa operao, ou seja, mais vida no lugar. Assim, um ambiente produtivo dever se manter sempre produtivo. Isso possvel se replicarmos os processos que a natureza nos mostra como estratgicos. Vale a pena compreendermos um pouco melhor o ciclo da gua e o comportamento da gua numa bacia hidrogrfica, para ento fazermos com que o fruto de nossas aes seja a de produzir mais vida e mais gua.

O CICLO DA GUA
A gua existe em nosso planeta numa quantidade limitada e se encontra nos estados slido, lquido e gasoso. A gua no est estagnada na natureza, ela est em constante movimento, passando de um estado para outro, fechando um ciclo. O vapor dgua sobe, forma as nuvens, que, quando pesadas, precipitam, fazendo com que a gua da chuva volte para a terra, infiltrando-se no solo at encontrar uma camada de rochas impermeveis. A gua que vai se concentrando entre as partculas do solo e vai alimentando o lenol fretico, que por sua vez forma as nascentes, os lagos, os crregos e rios, que desaguaro no mar. Uma parte da gua no estado lquido evapora e outra parte absorvida pelas plantas e voltam ao estado gasoso por meio da transpirao das plantas, fechando o ciclo. Esse fenmeno ocorre no espao e o movimento da gua se d sempre do local mais alto para o mais baixo. Nesse aspecto, torna-se relevante entendermos o conceito de bacia hidrogrfica e o comportamento da gua nessa unidade topogrfica.

O QUE UMA BACIA HIDROGRFICA?


Uma Bacia Hidrogrfica uma rea delimitada por morros e planaltos que formam as bordas mais altas da bacia e separam suas guas da bacia vizinha, por isso esses morros so chamados divisores de gua. A gua que brota das nascentes e olhos dgua da bacia aquela que choveu dentro dos limites dos divisores de gua e infiltrou no solo. A gua infiltrada caminha dentro do solo at aflorar numa nascente e formar um brejo ou um rio. O canal de escoamento da gua da bacia o rio, que fica na parte mais baixa e alimentado pelas nascentes. Uma bacia geralmente uma das componentes de uma bacia ainda maior e tambm formada por vrias bacias hidrogrficas menores, as chamadas sub-bacias, que so formadas por microbacias (dos ribeires e crregos). A microbacia a menor unidade da paisagem que limitada por divisores

de gua (pontos mais altos) e um canal de escoamento de gua (ponto mais baixo), alimentado por uma ou algumas nascentes. Todos os rios dentro de uma mesma bacia hidrogrfica esto interligados. Desta maneira, o que acontecer com as nascentes, crregos e rios acima da bacia, afeta todos mais abaixo.

COMO FUNCIONA UMA BACIA HIDROGRFICA SAUDVEL?


Uma microbacia saudvel aquela na qual a gua dos riachos corre limpa o tempo todo, onde a gua das chuvas penetra no solo para alimentar o lenol fretico e depois sai filtrada nas nascentes. Uma bacia onde a terra no arrastada pela gua da chuva, aterrando os rios e nascentes, mas que antes de chegar no rio seja filtrada pelas razes da mata ciliar. Numa microbacia saudvel, aproximadamente metade da gua que cai da chuva sai pela evapotranspirao 2 das plantas, isto , toda gua do solo, absorvida pelas razes das plantas levada at as folhas, que transpiram (ou seja, a gua vai para o ar em forma de vapor), ajudando a manter a umidade e a temperatura do ar. A outra metade da gua da chuva infiltra e fica no solo e s uma parte bem pequena cai direto nos rios. A gua que infiltra no cho se acumula numa regio subterrnea chamada lenol fretico e caminha lentamente dentro do solo at formar uma nascente. As nascentes so o afloramento do lenol fretico, onde essa gua do solo liberada para os rios bem devagar. Riachos e rios so os canais que drenam a gua da bacia para um ponto mais baixo e por onde a gua dos continentes vo at alcanar o mar. A cobertura vegetal e de folhas e galhos sobre o solo muito importante para a sade da bacia, pois absorve o impacto das gotas da chuva no solo, protegendo-o e possibilitando a infiltrao da gua. A rede de razes serve como filtro e estrutura do solo, ajudando a agregar (juntar) as partculas. O solo abaixo de uma floresta como uma esponja porque ele um solo vivo. Para que o solo seja vivo ele precisa estar cobertura de plantas vivas (que inclui a rede de razes), e tambm de matria orgnica (folhas, galhos, troncos, flores, animais mortos, etc.), que decomposta pelos muitos organismos (minhocas, besouros, fungos, bactrias, etc.). Quando a matria orgnica se decompe, so produzidos cidos hmico e flvico, dentre outros, que agem como cola, agregando as partculas do solo. Razes lenhosas, quando morrem e so decompostas, criam canais e poros, tambm contribuindo para que a gua infiltre no solo, alimentando o lenol fretico.

2. gua absorvida pelas plantas e que sai das folhas para o ar em forma de vapor

Se a matria orgnica fundamental para que o solo seja vivo e absorva gua como uma esponja, as prticas agrcolas convencionais, com arao, gradagem, subsolagem, levam perda da matria orgnica, alm de exporem o solo ao sol e chuva. Um solo exposto ao sol atinge a temperatura de 50 C e os microorganismos morrem tanto pela alta temperatura quanto por no ter mais matria orgnica para se alimentar. Com isso se conclui que plantio direto, consrcios e sistemas agroflorestais 3 so formas mais adequadas de produo para a conservao dos solos e da gua.

COMO FUNCIONA UMA BACIA DESMATADA (COM PASTO OU AGRICULTURA)?


Quando a bacia desmatada, a gua da chuva chega com fora e, ao encontrar o solo descoberto, ela rapidamente escorre em enxurrada e chega nos riachos e rios. A ao humana geralmente tem atrapalhado o caminho da gua. Com o desmatamento e exposio do solo ao sol e chuva, a maior parte da gua da chuva corre rpida por cima da terra, e no como deveria ser: por dentro da terra, brotando lentamente nas nascentes e evaporando atravs das plantas. Isso provoca mudanas crticas no ciclo da gua e no clima, as quais j estamos comeando a enfrentar, como alteraes de temperatura, umidade do ar, poeira no ar, regime de chuvas (menos chuvas ou chuvas mais irregulares), etc. Nessa situao, a tendncia aumentar o nvel das inundaes no perodo chuvoso, e baixar os nveis das nascentes e rios na seca, com implicaes ameaadoras para os animais, para a vegetao e para as pessoas. O desmatamento aumenta a descarga de gua nos grandes rios. Esta gua que corre a mais no rio deixa de evapotranspirar e formar chuvas. Este processo altera o clima na bacia e pode afetar tambm o clima de outras regies, pois, por exemplo, grande parte das chuvas que caem no sudeste e sul do Brasil (sub-tropical) se forma no centro-oeste e norte do pas (regio tropical).

POR QUE AS NASCENTES SECAM QUANDO SE DESMATA?


As nascentes esto secando pelo menor abastecimento do lenol fretico 4 pelas guas da chuva, que no infiltram mais porque o solo no est vivo (no funciona como uma esponja), alm de estar compactado pelo pisoteio do gado e mecanizao. Alm disso, um solo protegido por cobertura vegetal e matria orgnica mais fresco, e faz com que a gua da chuva seja absorvida com

3. Sistemas de produo onde se plantam rvores com espcies agrcolas 4. Lenol fretico gua subterrnea. Trata-se de uma camada do subsolo, cujos poros ficam saturados pela gua da chuva infiltrada, podendo aflorar numa nascente ou num canal (riacho ou rio).

mais facilidade, o que no acontece com o solo descoberto, o qual, por ser mais quente, repele a gua da chuva, dificultando sua penetrao (Coats, 2001). possvel que a nascente mude de lugar e at aumente logo aps o desmatamento, para, depois de um perodo, minguar ou secar. Isso ocorre porque quando a floresta que absorvia gua do lenol fretico retirada, a gua que j havia infiltrado antes do desmatamento acaba saindo toda pelas nascentes, e no mais pelas plantas. Entretanto, como o desmatamento reduz a capacidade de infiltrao de gua no solo, o lenol vai sendo aos poucos esvaziado e no tem recarga suficiente para manter a gua da nascente. Quando o solo fica descoberto, a gua no infiltra e gera eroso. A eroso carrega terra para dentro dos rios causando o assoreamento, que o entupimento dos rios com terra e areia, deixandoos cada vez mais rasos. As principais causas de assoreamento so: eroso em reas mecanizadas, preparadas para agricultura; estradas e trilhas de animais e de carros, que canalizam gua at o crrego; pisoteio do gado nos audes, rios, nascentes e veredas; desbarrancamento das margens desmatadas dos rios. Quando pensamos na conservao da gua, temos que pensar em toda a bacia e no s no crrego ou nas nascentes. Quanto mais rea florestada na bacia, melhor a produo de gua, melhor o clima e melhor a conservao da natureza. A nascente no sempre um olho dgua fixo e permanente. Nascente uma rea de tamanho e posio varivel por onde a gua do lenol fretico escapa para a superfcie o ano todo ou somente durante alguns meses. Portanto, no s as reas onde se v olhos dgua so as reas sensveis da microbacia (que devem ser vegetadas e so protegidas por lei), mas todas aquelas onde o lenol fretico est mais prximo superfcie e pode aflorar, como os campos midos, veredas, buritizais e florestas de brejo. Pensando na qualidade de vida das geraes atuais e futuras, a legislao busca mecanismos para a proteo dessas reas. Essas reas variam de bacia para bacia, porm, como regra geral, se definiu larguras mnimas para as reas de mata ciliar a serem preservadas. Na figura representando uma microbacia, ao lado, em verde esto as reas identificadas como mais sensveis, enquanto que em vermelho est a rea de mata ciliar prevista em lei (Zachia, 1998). Mata Ciliar a vegetao que ocorre onde a terra e os rios se encontram. Ela contorna os cursos dgua e muito importante por vrios motivos: alimenta os peixes; sombreia a gua,

deixando sua temperatura mais adequada para os peixes; segura com as razes as margens dos rios, evitando o desmoronamento; filtra a gua da chuva ou que venha de lavouras com contaminantes (agroqumicos); segura a terra carregada pela eroso, evitando que chegue a assorear os cursos dgua. Alm disso, a mata alimenta muitos animais, ajuda a conservar a biodiversidade, contribui para a dinmica da gua atravs da evapotranspirao e reduo do impacto da chuva no solo, alm de manter o solo vivo e poroso, permitindo a lenta infiltrao da gua no solo, que vai alimentar o lenol fretico e as nascentes. Para se conservar uma bacia hidrogrfica preciso planejar o uso da terra, de forma que a vegetao nativa deve, no mnimo, proteger as cabeceiras da bacia e suas nascentes, as margens dos rios e as partes mais inclinadas do relevo (pirambeiras e barrancos). Para garantir a sade dos rios, recomenda-se: i) eliminar os impactos: contaminao por agrotxico, audes, causas de assoreamento (eroso por solo exposto, pisoteio do gado, caminhos de animais e veculos); ii) proteger a vegetao florestal (matas ciliares e reservas florestais legais); iii) trabalhar com sistemas de produo menos impactantes, que protejam os solos, como plantio direto, consrcios e sistemas agroflorestais. As estradas devem ser feitas no alto dos morros divisores de guas, evitando desnveis para no provocar eroso, e nunca nas cabeceiras e nascentes, pois nesse local o solo fica encharcado parte do ano e a eroso da estrada, nesse caso, correr direto para a nascente, podendo aterr-la e secla. Quando uma estrada tem que atravessar um rio, deve ser feita alguma obra (como pontes, manilhas, etc.), de forma a permitir que a gua corra normalmente sob a estrada, mesmo durante a cheia mxima do rio, sem causar represamento. O represamento de rios altera a dinmica da gua dentro do solo, altera a temperatura e velocidade da gua, impede ou atrapalha a piracema dos peixes, mata rvores por afogamento (acima da barragem) e por seca (abaixo da barragem). A qualidade e quantidade de gua de uma bacia dependem diretamente da cobertura vegetal. As cidades, com a impermeabilizao do solo, a gua no infiltra, alimentando o lenol fretico. A gua da chuva vai se acumulando e corre com fora, criando as enxurradas. As enxurradas correm para os bueiros e vai lavando a cidade, carregando substncias qumicas, como leo que caem dos veculos sobre o asfalto, lixo que ficam nas caladas, sarjetas e nas ruas, como sacos plsticos, latinhas,

etc. Ao artificializarmos o ambiente urbano, canalizando os crregos e pavimentando toda a cidade, a tendncia aumentar os problemas com enchentes, j que a gua da chuva se concentrar toda nos pontos mais baixos da cidade. No contexto urbano, cuidar dos recursos hdricos um desafio grande. fundamental que criemos condies pra a infiltrao da gua no solo, assim, quanto menos impermeabilizar os quintais com pisos e cimento, melhor; se a pavimentao puder ser feita com blocos de forma a deixarem espao para que a gua infiltre, ao invs de asfalto, melhor. O planejamento da cidade imprescindvel, reservando amplas reas verdes, como parques, praas e jardins, proteo das nascentes e cursos dgua. Precisamos pensar outros modelos de cidades, de casas com amplos quintais cultivados com rvores, solo coberto com matria orgnica, casas com coleta de gua da chuva e reuso da gua cinza (das pias e ralos) como irrigao do quintal, por exemplo, dentre outras coisas.

AGROFLORESTA: O CONVVIO HARMNICO ENTRE SER HUMANO E NATUREZA. PLANTANDO GUA...


A gua organizada na vida. As plantas apresentam grande porcentagem de gua em seu corpo. Quando plantamos rvores estamos plantando gua organizada. As plantas tornam o ambiente mais mido pela sua atividade de transpirao e exsudao foliar e radicular. A natureza caminha no sentido da complexificao da energia, num crescente de quantidade e qualidade de vida consolidada (Gtsch, 1995). A agricultura dita moderna tida como uma das atividades mais impactantes do planeta. Com a prtica agrcola, o que se observa, na grande maioria dos casos, com relao s reas cultivadas, que, com o passar do tempo ela fica cada vez mais empobrecia e degradada, at que pode se tornar improdutiva sem o uso de insumos externos. A natureza funciona no sentido inverso, quanto mais passa o tempo, mais complexo torna-se o sistema e mais rico em biodiversidade, apresentando maior acmulo de biomassa e maior a fertilidade do solo. A mata ciliar o melhor lugar para o ser humano encontrar o seu alimento; porm a forma como produz atualmente seus alimentos muito destrutiva para o ambiente. possvel produzir sem destruir, e tambm aumentando os recursos para a vida no lugar, assim como fazem todos os seres vivos no planeta. O resultado do pousio de uma rea degradada prova disso. O solo degradado recupera sua fertilidade depois de um tempo em que vrias espcies atuam no lugar. O resultado das aes humanas no planeta tem sido geralmente no sentido contrrio. Onde o ser humano interage, acaba resultando menos recursos para a vida. Podemos mudar isso se mudarmos a nossa postura e a forma de atuarmos no ambiente. O primeiro passo para isso no utilizar fogo, pois como j foi visto, ele extremamente prejudicial, pois empobrece a terra ao eliminar a matria orgnica, fundamental para dinamizar a vida do solo.

Na busca de um convvio harmnico com a natureza, o agricultor-pesquisador Ernst Gtsch tem desenvolvido agroflorestas sucessionais. Trata-se de um sistema de produo inspirado no ecossistema original do lugar, seguindo a mola propulsora da natureza, que a sucesso ecolgica. Apresentam-se abaixo alguns aspectos tcnicos relevantes para o sucesso de iniciativas de restaurao utilizando agrofloresta, dentre eles (Peneireiro, 2003): escolher as espcies em funo do clima e solo (fertilidade e encharcamento); plantar alta diversidade e densidade; plantar todos os grupos sucessionais completos (considerando plantas com ciclo de vida curto, mdio e longo; e estratos baixo, mdio e alto); acumular matria orgnica no sistema; manejar no sentido de dinamizar o sistema e acelerar o processo sucessional (poda estratificada e de rejuvenescimento 5 ); as pragas mostram o que est errado (quando se plantam mudas isoladas ou mesmo sementes, sem as plantas de rpido crescimento, as formigas cortam. Quando o contexto est correto, no h ataque de pragas e doenas); as plantas de ciclo de vida curto (herbceas) e cips tambm fazem parte dos grupos sucessionais e devem estar presentes na recomposio de uma floresta a partir de agrofloresta; utilizar sempre que possvel leguminosas e plantas altamente produtoras de biomassa. Algumas experincias com agroflorestas no Cerrado mostram bons resultados quando se realiza a semeadura das rvores em alta densidade, junto com as culturas agrcolas e, com o tempo, vai sendo feito o manejo (capina seletiva e poda) veja texto em anexo. A mo-de-obra para a manuteno paga pela produo agrcola e com o manejo, o solo fica sempre coberto com matria orgnica. Convm lembrar a vida para os olhos de todas as manhs. Convm lembrar a terra onde pisam os ps de todas as cores, raas e crenas; o rio de todas as canoas, de todos os peixes,

5. poda estratificada diz respeito a poda das rvores respeitando o estrato que cada uma ocupa e poda de rejuvenescimento diz respeito poda das plantas envelhecidas, depois da frutificao para emitir brotos novos e como conseqncia deixar bastante matria orgnica cobrindo o solo.

de todas as cachoeiras que assobiam pra gente um outro sentido de vida. Convm lembrar do sopro de todos os ventos, das matas de todas as flores, do quintal de todas as infncias, de todas as vrzeas, todos os campos, todas as selvas dos bichos de todas as feras e mansas; das guas de todos os mares, todos os brejos, lagos e lagoas. Convm lembrar, acima de tudo, o direito de viver e deixar viver!!! Luiz Alberto Machado

BIBLIOGRAFIA
Boff, L. tica e moral a busca dos fundamentos. Ed. Vozes, 2003. 125p. Coats, C. Living Energies: An Exposition of Concepts Related to the Theories of Viktor Schauberger. Dublin: Gateway Books, 2001. 312 p. Comit das Bacias Hidrogrficas dos Rios Piracicaba, Capivar e Jundia. Preservao e Recuperao das Nascentes, Piracicaba, 2004. Gtsch, E. Homem e Natureza Cultura na Agricultura. Recife:Centro de Desenvolvimento Agroecolgico Sabi, 1997. Junqueira, R.P., Malta E., Peneireiro, F.M. Cuidando das guas e matas do Xingu. Instituto Socioambiental. So Paulo, 2006. Lovelock, J. Gaia: cura para um planeta doente. Cultrix. 192 p. Peneireiro, F. M. Fundamentos da Agrofloresta Sucessional. II Simpsio sobre Agrofloresta Sucessionais.Embrapa/Petrobrs. Sergipe, dezembro de 2003. Zakia, M.J.B. Identificao e Caracterizao da Zona Ripria em Uma Microbacia Experimental: Implicaes no manejo de Bacias Hidrogrficas e na Recomposio de Matas Nativas. 1998. Tese (Doutorado em Cincias da Engenharia Ambiental) - Universidade de So Paulo. Sites recomendados www.cartadaterra.org www.agrofloresta.net

10

Fabiana Mongeli Peneireiro Engenheira Agrnoma graduada pela ESALQ/USP, com mestrado em Cincias Florestais pela mesma universidade sobre sistemas agroflorestais sucessionais. membro da ONG "Mutiro Agroflorestal". Atualmente consultora autnoma, desenvolvendo trabalhos relacionados a agrofloresta e educao por todo o Brasil, tendo sua base em Braslia, onde tambm consultora do Ministrio do Meio Ambiente.

ANEXO
RESTAURAO PARASO, GO
COM AGROFLORESTAS: PRODUZINDO E CONSTRUINDO FLORESTAS, MUNICPIO DE

ALTO

Eng.a Agr.a Fabiana Mongeli Peneireiro

Em reas degradadas, geralmente com presena de braquiria, sistemas agroflorestais com grande diversidade de espcies tm sido implantados, sob orientao do agricultor-pesquisador Ernst Gtsch, na rea da ONG Oca Brasil, em Alto Paraso de Gois. Ao plantar rvores para restabelecer uma floresta, tambm so introduzidas culturas agrcolas e adubos verdes, de rpido crescimento (feijo, milho, feijo-de-porco, crotalria, guandu, mandioca, margarido, cana-de-acar) e frutferas (como banana e abacaxi, alm de vrias rvores). At que as rvores cresam, possvel colher diversas culturas para a alimentao da famlia ou para venda, o que viabiliza economicamente o plantio. Alm disso, como resultado da colheita, fica sobre o solo a matria orgnica, protegendo-o e tornando-o mais vivo. As rvores, dos diferentes grupos sucessionais, e ocupando os diferentes estratos, so introduzidas a partir de semeadura direta, em alta densidade (de modo que se possam se estabelecer 10 rvores por m2). As sementes das rvores, aps a quebra de dormncia, so misturadas com terra e umedecida, na consistncia de uma farofa, que ento distribuda, em linhas, no terreno. As espcies agrcolas so plantadas de acordo com o espaamento geralmente recomendado. Conforme o sistema vai se desenvolvendo, necessrio fazer manejo, que consiste na capina seletiva (retirada de capins e ervas que rapidamente amadurecem), e poda. Essas aes permitem que as plantas fiquem sempre vigorosas e produzem matria orgnica para ao sistema. Com o tempo, a grande densidade de rvores vai se reduzindo com o manejo, at que fiquem aquelas mais vigorosas.

rea de agrofloresta com 2 meses de idade em Alto Paraso - GO.

Plantio de mandioca com sementes de rvores e leguminosas (detalhe: as gemas da maniva so orientadas no sentido das sementes, e um pouco inclinada para as razes se desenvolvam no sentido contrrio).

rvores crescendo junto com as culturas agrcolas, como mandioca, abacaxi e cana.

Aparentemente, uma agrofloresta jovem pode se parecer a um plantio agrcola, mas junto esto crescendo o abacaxi, a cana, e as inmeras rvores introduzidas por sementes, como se pode ver nas fotos abaixo.

A foto ao lado representa uma agrofloresta com 5 meses, na Oca, em Alto Paraso GO. A mandioca se desenvolve junto o abacaxi, margarido, cana, e as rvores, introduzidas por sementes (veja fotos abaixo, obtidas no mesmo, sistema e no mesmo dia)

12

As fotos acima representam as rvores crescendo na agrofloresta a partir de semeadura direta, em alta densidade. Detalhe da cobertura do solo com matria orgnica.

Detalhes do plantio na agrofloresta com 5 meses de idade, na Oca, em Alto Paraso.

Agrofloresta com 3 anos de idade, na Oca, em Alto Paraso. A banana est em franca produo e h rvores com at 10 metros de altura, como o guapuruvu e o pau-balsa.

Nesse sistema possvel uma convivncia harmnica entre o ser humano e todos os outros seres vivos da natureza. Contrariamente da monocultura, esse sistema de produo ao mesmo tempo de que gera produo, recupera o solo e restabelece uma floresta produtiva. Excerto do livro "Homem e Natureza - Cultura na Agricultura"- Centro Sabi 1995)
"...Aprofunda-te na matria! Abre os teus sensos! Tentas perceber as formas dadas pela prpria natureza! E tu chegars a criar laos mais ntimos com ela. Isto acarretar mais sensibilidade nos tratos, nas relaes com nossos irmos (seres vivos) no campo e na floresta, bem como nas relaes entre os seres humanos. Assim, a agricultura voltar a ser o que ela era, pelo sentido da palavra: cultura. Uma tentativa culta de conseguir o necessrio daquilo que precisamos para nos alimentarmos, alm das outras matrias-primas essenciais para nossa vida, sem a necessidade de diminuir e empobrecer a vida no lugar, na terra. Isto implica em considerarmos um gasto mnimo de energia, onde no cabem maquinria pesada,

13

agrotxicos, fertilizantes qumicos e outros adubos, trazidos de fora do sistema. A agricultura, dessa forma, passa a ser uma tentativa de harmonizar as atividades da agricultura com processos naturais de vida, existentes em cada lugar que atuamos. Para conseguirmos isto, preciso que haja em ns mesmos uma mudana fundamental, uma mudana da nossa compreenso da vida (Ernst Gtsch).

fabiana_agroeco@yahoo.com.br

14

You might also like